terça-feira, 7 de junho de 2016

Revoluções Solares: A sobreposição da Casa VIII anual nas casas natais, por Alexandre Volguini.

A VIII Casa anual na I Casa natal pressagia geralmente lutas, preocupações relativas a obrigações ou finanças, o enfraquecimento da saúde ou o luto. Essa sobreposição marca também, com frequência, o ano da morte.

A VIII na II, com os maléficos, leva a temer a perda dos ganhos ou, mais exatamente, o desaparecimento de uma das fontes de renda (perda do emprego, encerramento de uma empresa etc). Com os benéficos, a sobreposição prenuncia, pelo contrário, o aumento dos ganhos através de eventos provenientes da VIII Casa, tais como doações, presentes, heranças, ganhos de processos etc.

A VIII na III corresponde tanto a uma mudança nas aplicações como à morte de irmãos, primos ou colegas. Com Mercúrio ou o regente da III Casa afligido, essa sobreposição provoca, no decorrer do ano, a perda de cartas, manuscritos ou outros papéis.

A VIII na IV é encontrada frequentemente nos anos em que se verifica uma morte na família e venda ou perda de imóveis. A presente sobreposição parece ser particularmente perigosa nos temas de agricultores, já que, com os maléficos ou com configurações desfavoráveis, provoca a destruição das colheitas.

A VIII na V marca geralmente o fim de uma afeição ou a morte de um filho (algumas vezes, essa sobreposição não leva à morte física, mas à separação entre o nativo e seu filho, já que este último deixa de existir fisicamente junto ao sujeito). Nos temas de velhos atores, essa configuração corresponde ao fim de sua carreira artística. Com os planetas benéficos, ela marca a sorte no jogo, em loterias, especulações etc. ...e deveria ser traduzida como signo de capitais (VIII) em expansão (V).

A VIII na VI aumenta as despesas domésticas, sobretudo referentes à saúde, ou pressagia o falecimento de tios e tias ou ainda de empregados ou servidores. Com os benéficos, essa sobreposição favorece a saúde, pois significa literalmente a morte (VIII) das doenças (VI). É necessário ser bastante prudente caso se redija um testamento ou um ato de doação durante o ano marcado por esta sobreposição, já que esses documentos causarão arrependimentos ou tenderão a ser mal redigidos.

A VIII na VII, com os maléficos, pressagia uma ruptura de relações com uma pessoa próxima e, algumas vezes, o falecimento desta pessoa. Frequentemente, essa configuração age da mesma maneira que a sobreposição inversa (isto é. aquela da VII Casa anual na VIII natal).

A VIII na VIII acentua as indicações natais.

A VIII na IX deveria ser considerada como indício do apelo à competência de um tribunal superior nos temas das pessoas que sofrem um litígio, e como signo das aplicações no estrangeiro ou em títulos e empréstimos estrangeiros. Se consideramos a IX Casa no sentido da religião ou das concepções filosóficas, essa sobreposição deveria ser interpretada como uma grande evolução das concepções que compreendem a rejeição (morte) de certas crenças ou conceitos.

A VIII na X indica as obrigações materiais ou morais que oneram e podem tomar a situação difícil. Se o conjunto da Revolução Solar for verdadeiramente ruim, essa sobreposição poderá marcar o aniquilamento de uma situação ou a perda de um emprego. Com o apoio dos planetas e das configurações favoráveis, pode anunciar a melhora da situação em função de auxílio advindo do cônjuge ou de um empréstimo.

A VIII na XI anuncia o perigo de morte entre os amigos. Com os maléficos, essa sobreposição deveria ser interpretada como signo da "morte dos projetos"; com Plutão, parece indicar a transformação profunda dos projetos e das aspirações do sujeito sob a influência dos acontecimentos e das circunstâncias que terão lugar no decorrer do ano; com os benéficos, ela pode trazer vantagens perceptíveis da parte dos amigos.

A VIII na XII significa tanto a necessidade de organizar certas dívidas ou obrigações como a diminuição das preocupações. Se a Revolução Solar é ruim para a saúde, essa configuração parece predispor às quedas, às síncopes ou ao agravamento do estado crônico. Com os benéficos ou boas configurações, essa sobreposição pode indicar um ano durante o qual chega ao fim um longo período desfavorável da existência do sujeito e durante o qual este último entra numa época melhor (é fácil observar-se tal coisa quando se comparam as Revoluções Solares de vários anos sucessivos). Neste último caso, essa configuração anuncia literalmente a morte dos aborrecimentos.

Revoluções Solares: A sobreposição da Casa VII anual nas casas natais, por Alexandre Volguini.

A VII Casa anual na I Casa natal significa que a vida social desempenha um papel importante durante o ano. Nos signos mutáveis, essa sobreposição denota tendências mais ou menos contraditórias: às vezes, o próprio sujeito não sabe bem o que deseja, hesita entre seus desejos ou ideias e as sugestões provenientes do meio ambiente. É também indício de um empreendimento muito grande do cônjuge.

A VII na II parece favorecer (ou desfavorecer, de acordo com os planetas) os ganhos provenientes de diferentes fontes: a VII Casa, nesta posição, associa à fonte principal dos ganhos do sujeito uma possibilidade de ganhos simultâneos. Algumas vezes, essa sobreposição age como a da II Casa anual na VII natal (da qual falamos mais acima), mas, na maioria das vezes, anuncia a multiplicação das fontes de ganhos ou indica o dinheiro proveniente dos processos.

A VII na III predispõe às divergências de opiniões com o cônjuge ou com os sócios. Como a III é a Casa das amantes nos temas masculinos — e, algumas vezes, dos amantes, nos temas femininos -, essa configuração marca frequentemente a traição do cônjuge ou do sujeito. Uma vez que a significação principal da VII Casa é a de dar um complemento ao nativo (ou à coisa representada pela I Casa), enquanto a III governa os deslocamentos, essa sobreposição anuncia geralmente a necessidade de repetir uma viagem ou de fazer várias diligências para ter êxito em assuntos litigiosos.

A VII na IV, dignificada, essa sobreposição favorece os contratos e as relações de negócios com as pessoas de idade (já que a IV Casa natal é a do fim da vida). Ela parece ter também uma relação com os processos de sucessão, com as hipotecas imobiliárias e com os contratos.  No Ocidente, é frequentemente esquecido o fato de que o signo de Gêmeos (signo inicial da III Casa) é, antes de tudo, o signo da polaridade sexual e da atração sexual.

A VII na V implica, nos temas dos celibatários, a questão da regularização de uma ligação (que pertence ao domínio da V Casa) através do casamento (uma das significações principais da VII Casa). Dignificada, essa sobreposição é muito favorável para os contratos relacionados, de alguma forma, com a arte, as joias e os prazeres, assim como para os concursos. Algumas vezes, ela marca a rivalidade amorosa ou o casamento dos filhos (o que depende do conjunto do tema).

A VII na VI com os maléficos, leva sempre a temer complicações das doenças ou recaídas. Se a VI Casa é considerada no sentido do trabalho obrigatório, essa sobreposição marca o aumento do trabalho: ela pode ser encontrada, por exemplo, no tema de um empregado que é obrigado a assumir uma parte do trabalho de seu colega enfermo. Como a VI Casa é a dos animais domésticos, essa configuração influencia também o cruzamento dos pequenos animais. Por último, às vezes, ela age como a sobreposição inversa da VI Casa anual na VII natal.

A VII na VII reforça as indicações do tema natal.

A VII na VIII, de modo geral, diz respeito aos resultados favoráveis ou não dos processos, ou denota contratos referentes a dinheiro capitalizado (compra ou venda de ações, rendimentos etc). Com Netuno, essa configuração pode conduzir à descoberta de uma falta cometida pelo cônjuge ou sócio. Com Marte, a sobreposição pressagia discussões e até mesmo desavenças, quer a respeito de dinheiro, quer acerca de uma coisa passada ("morte" em analogia com a natureza da VIII Casa). Com Urano, trata-se do perigo de perda ou roubo de um título, ação, rendimento etc. ...ou mesmo de um objeto antigo.

A VII na IX trata das associações, dos contratos e das aproximações feitas com estrangeiros ou no decorrer de longas viagens; relaciona-se igualmente a uma colaboração científica e literária.

A VII na X significa, muito frequentemente, que a situação depende de processos ou de uma associação. Com os maléficos, indica lutas e concorrência na profissão ou pela situação; além disso, é indício das flutuações de negócios causadas por intervenções de outrem. Essa posição pode também marcar o casamento ou o novo casamento da mãe no tema dos filhos.

A VII na XI leva os solteiros a serem os acompanhantes de honra nos casamentos. Nos signos de Fogo ou com os planetas voluntários, é indício da necessidade de lutar pela realização de seus projetos e ambições. Indica igualmente mudanças nas relações com os amigos; com Vênus, é possível prever aproximações; com Saturno, afastamentos; com Netuno, complicações caóticas que tornam muito incertas as relações etc.

A VII na XII é desfavorável para a vida social e provoca complicações e aborrecimentos relativos aos processos, contratos, associações ou à vida conjugai. Algumas vezes, a configuração marca o enfraquecimento geral da saúde do cônjuge ou sócio, ou ações desleais, intrigas e mentiras deste, ou ainda uma união secreta, oculta.

Revoluções Solares: A sobreposição da Casa VI anual nas casas natais, por Alexandre Volguini.

A VI Casa anual na I Casa natal é habitualmente uma indicação de pouco livre-arbítrio no decorrer do ano que se inicia (pois a VI é a Casa da subordinação). É o signo de um mau ano para todos os empreendimentos independente^. Se o conjunto da Revolução Solar exerce uma má influência sobre a saúde, essa sobreposição leva a temer as doenças perigosas, mas passageiras (isto é, que não assumirão um caráter crônico).

A VI na II, com certa frequência, leva a temer interrupções e irregularidades nos ganhos. Essa sobreposição parece prejudicar o poder do trabalho do sujeito, a menos que sua profissão tenha uma relação direta com a VI Casa (isto é, com as doenças, a alimentação, os animais domésticos, os navios ou as pequenas sociedades cooperativas).

A VI na III com os maléficos, trata-se do perigo de contrair uma doença no decorrer de um deslocamento (com Marte ou Netuno, será uma doença contagiosa, como a gripe; com Saturno, um resfriado; com Urano, um acidente etc). Muito frequentemente, essa sobreposição deveria ser interpretada como sinal de má saúde dos irmãos, irmãs ou dos vizinhos. Dignificada, ela é particularmente propícia aos representantes do comércio, livreiros, conferencistas e a todas as pessoas cuja profissão depende da III Casa.

A VI na IV nos temas dos fazendeiros, prejudica as colheitas (pois essa sobreposição pode ser interpretada como de "doenças dos terrenos"). Algumas vezes, essa sobreposição age como a da IV Casa anual na VI Casa natal.

A VI na V diz respeito aos desgostos na vida sentimental, às doenças ou aos problemas advindos dos prazeres, bem como à má saúde das crianças. Numa boa configuração, essa sobreposição pode indicar um emprego ou trabalho fácil ou agradável.

A VI na VI deveria ser julgada, como todas as sobreposições análogas, de acordo com o tema natal.

A VI na VII é uma má posição (a menos que seja corrigida pelos planetas benéficos) para a saúde do cônjuge, assim como para as associações, os contratos e os processos. É necessário evitar começar processos e ser muito prudente na assinatura dos contratos durante o ano marcado por essa sobreposição, pois ela parece predispor à ocorrência de erros ou omissões lamentáveis.

A VI na VIII leva frequentemente a temer a "morte" ou uma suspensão (momentânea ou não) de uma função vital, sobretudo se essa sobreposição é acentuada por várias configurações planetárias. É encontrada, com frequência, no momento da menopausa. Ligada à II e à X Casas, essa sobreposição leva ao temor da perda do emprego (se, evidentemente, o sujeito é um assalariado). Algumas vezes, indica preocupações com as aplicações e dificuldades para reaver um dinheiro emprestado.

A VI na IX não favorece as viagens, e estas são realizadas em más condições ou são a causa de preocupações, de aborrecimentos ou mesmo de doença. Se se considera a IX Casa em seu significado espiritual, essa sobreposição marca épocas de ceticismo, de dúvidas ou de elaboração lenta e difícil das concepções religiosas.

A VI na X reduz a liberdade de ação, traz inquietações consecutivas à situação ou à posição social e marca obstáculos e dificuldades nos empreendimentos profissionais. É necessário um concurso feliz dos planetas para que tal sobreposição não seja negativa.

A VI na XI deve ser considerada como indício de um perigo de ver comprometidos desejos, ambições e projetos. Com o regente da III Casa vantajosamente colocado ou aspectado (ou ainda benéfico por natureza), essa sobreposição conduz a uma proposta de trabalho advinda de amigos. Com os maléficos, ameaça um dos amigos com uma doença ou um acidente perigoso.

A VI na XII predispõe às novas formas de manifestação das perturbações e doenças crônicas. É também indício de uma alimentação inadequada ao sujeito e este último deve atentar melhor para a sua higiene e para as condições gerais em que vive.

Revoluções Solares: A sobreposição da Casa V anual nas casas natais, por Alexandre Volguini.

A V Casa anual na I Casa natal anuncia tendências amorosas e acentua a sensualidade. Nos temas femininos, essa sobreposição é frequentemente encontrada nos anos de gravidez ou de nascimento da criança. É prudente, acerca dessa sobreposição, não fazer nenhuma dedução sem estudar os dados da parte do céu que se sobrepõe à V Casa natal.

A V na II favorece os ganhos no jogo, loteria ou nas especulações, assim como grandes gastos de dinheiro nos prazeres, porque, em suma, é a promessa do máximo das satisfações advindas do dinheiro (evidentemente, sem a intervenção dos maléficos,-sobretudo de Saturno).

A V na III marca geralmente uma ligação carnal (nos temas masculinos) ou viagens de recreação. Essa sobreposição favorece a produção literária, já que promete satisfações provenientes dos escritos de todos os gêneros e da correspondência. Algumas vezes, essa posição corresponde ao ano dos noivados dos irmãos, irmãs ou primos ou ainda anuncia um nascimento entre estes últimos.

A V na IV implica frequentemente a questão de noivados na família. Sustentada por influência planetária benéfica, essa sobreposição provoca o embelezamento do lar.

A V na V age como todas as sobreposições análogas, acentuando as significações da Casa natal.

A V na VI pode corresponder, segundo as configurações planetárias que despertam   este   ou   aquele significado dessa sobreposição, à atração sentimental ou sexual por uma pessoa socialmente inferior ao sujeito, ao perigo de uma doença contagiosa, ou a preocupações devidas à doença de uma criança. Por outro lado, como a VI é a Casa dos pequenos animais domésticos, é possível observar, »por essa sobreposição, a alegria que eles proporcionam.

A V na VII anuncia a sorte ou a alegria em matéria de casamento, associação, contrato e outros fatores relativos ao domínio da VII Casa. Essa posição pode marcar também o casamento de um sócio.

A V na VIII é sinal de presentes dados ou recebidos e das satisfações que proporcionam. Essa sobreposição deveria ser considerada favorável aos jogos de azar e às especulações se os maléficos ou os planetas afligidos a ela não acrescentam a sua influência.

A V na IX conduz à expansão da consciência, às satisfações pelas viagens, à ciência, à magistratura ou à religião, ou ainda ao êxito nos estudos (pois a V Casa é também a Casa da instrução técnica). Nos temas dos artistas, essa sobreposição facilita os giros pelo estrangeiro; nas Revoluções Solares dos chefes de Estado, favorece a política externa e a expansão colonial. Como a V é igualmente a Casa do amor, isso promete frequentemente algumas satisfações sentimentais numa viagem ou logo depois dela, ou, ainda, uma separação na vida privada.

A V na X como a V Casa é a da criação, no sentido mais amplo desta palavra, e a X é a Casa da situação e da profissão, essa sobreposição favorece as iniciativas no domínio da atividade profissional ou as iniciativas relativas à posição social. Ela parece ter uma relação muito íntima com as recompensas e com as consequências das ações do nativo. Trata-se de uma boa sobreposição para requerer e obter uma condecoração, caso, evidentemente, as configurações planetárias não lhe causem malefício. Por vezes, diz respeito à repercussão da vida sentimental sobre a posição social (noivados mais que o casamento), assim como aos êxitos das crianças.

A V na XI promete geralmente prazeres advindos de amigos ou relações, ou por seu intermédio, bem como o nascimento de novos projetos, desejos, aspirações, esperanças ou ambições relativos às crianças. Contudo, com os maléficos, essa sobreposição pode tornar-se ameaçadora para os significados da V Casa e agir no sentido da oposição desta Casa à sua posição natal.

A V na XII anuncia satisfações mescladas com desgostos; por exemplo, um amor que não corresponde exatamente às aspirações ou uma criança cuja saúde causa preocupações. É, em geral, uma posição desfavorável para o jogo e para as especulações. Nos temas femininos, essa sobreposição parece estar particularmente relacionada com os problemas da gravidez.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Revoluções Solares: A sobreposição da Casa IV anual nas casas natais, por Alexandre Volguini.

A IV Casa anual na I Casa natal dominam aqui as questões familiares ou relativas à residência. Com frequência, essa sobreposição refere-se aos segredos pessoais ou de família ou, por outro lado, implica as questões de bens imobiliários. Parece que a influência da família sobre o sujeito é acentuada por tal configuração.

A IV na II como a IV é a Casa dos bens imobilizados ou aplicados, essa sobreposição permite julgar as economias que o sujeito fará no decorrer do ano. Algumas vezes, ela age como a II Casa anual na IV natal.

A IV na III, algumas vezes, marca o ano no qual é suspensa uma correspondência de longa data; pode marcar também a ocupação com papéis (III) relativos às propriedades fundiárias ou ainda a conclusão de uma obra literária. As questões referentes à residência parecem influenciar o espírito do sujeito.

A IV na IV ressalta, como todas as sobreposições análogas, os significados e as promessas da IV Casa natal.

A IV na V parece ser uma sobreposição favorável para todas as pessoas que habitam no lar do sujeito. Em casos específicos, isso pode indicar a geração de uma criança (pois a IV Casa significa também as causas e as coisas ocultas), sobretudo num tema feminino.

A IV na VI mostra inquietação pela saúde dos pais ou por assuntos domésticos. Frequentemente, é indício de uma doença na família ou do fim de uma enfermidade do sujeito.

A IV na VII, algumas vezes, é o signo de expiração de um contrato ou de um arrendamento, ou do fim de um processo. As pessoas que têm litígios acerca de uma sucessão apresentam, muitas vezes, essa sobreposição.

A IV na VIII revela perigo de morte na família ou, por vezes, regulamentação de uma sucessão em curso. Nos temas femininos, essa sobreposição corresponde frequentemente ao ano da menopausa, pois a VIII é a Casa do sexo.

A IV na IX, com certa frequência, significa viagens para um dos membros da família. Essa sobreposição permite julgar os resultados práticos obtidos no domínio das ciências divinatórias e das previsões do futuro nos temas dos ocultistas.

A IV na X é uma sobreposição importante para todos aqueles cuja situação depende de terrenos, minas, imóveis e outras significações da IV Casa. Como a IV é a Casa das causas e das origens e a X a Casa dos atos do sujeito, essa sobreposição impele o nativo a agir segundo as suas tendências impulsivas (sobretudo nos signos de Fogo) ou segundo a sua vocação (com o reforço da triplicidade de Ar).

A IV na XI mostra o fim daquilo que se espera; os planetas determinam, em cada caso particular, se se trata da realização dos projetos e das esperanças que existem no momento do aniversário ou não. Algumas vezes, mudança do lugar de residência por uma viagem.

A IV na XII é sinal de preocupações, aborrecimentos domésticos e de descontentamento em assuntos do lar. Nas Revoluções Solares dos soberanos e dos chefes de Estado, essa sobreposição permite que se avalie a força da oposição e das intrigas contra o poder, assim como dos movimentos clandestinos.

Revoluções Solares: A sobreposição da Casa III anual nas casas natais, por Alexandre Volguini.

A III Casa anual na I Casa natal favorece o desenvolvimento mental, os estudos e a criação das idéias pessoais.

A III na II tem uma relação clara com a correspondência ou com os deslocamentos ligados ao dinheiro. Parece que essa sobreposição tende a tornar o espírito absorvido pelos ganhos.

A III na III ressalta as indicações da Casa natal.

A III na IV corresponde frequentemente à mudança de domicílio. Devem ser procuradas aqui as causas dos deslocamentos e das viagens do sujeito (caso estejam indicados).

A III na V prenuncia um ano favorável para as produções literárias, bem como para a instrução das crianças. Essa sobreposição anuncia, antes de tudo, as pequenas viagens de recreação. Com os planetas sentimentais ou sensuais, é muitas vezes indício de declarações ou de cartas de amor.

A III na VI indica deslocamentos causados pelo emprego. O espírito preocupado com o trabalho ou com a saúde. As pequenas viagens por motivos de saúde.

A III na VII diz respeito aos deslocamentos do cônjuge ou dos associados ou ainda ao recebimento de novidades sobre um processo. Se essa Casa é forte e está bem situada, essa sobreposição pode conduzir à proposta de uma associação.

A III na VIII prenuncia deslocamentos causados por morte ou correspondência relativa às aplicações financeiras. Se o sujeito trabalha numa obra literária, a conclusão desta. Essa sobreposição aconselha a prudência nos compromissos, nos contratos e nas promessas. Às vezes, o fim das relações epistolares.

A III na IX favorece a política, a filosofia e a religião. Com os maléficos, perigo nos deslocamentos. Tudo o que diz respeito à correspondência com o estrangeiro ou às pessoas designadas pela IX Casa (magistrados, padres, cunhados etc.) depende também dessa posição.

A III na X facilita os pedidos destinados a trazer distinções e condecorações ao sujeito, assim como todos os escritos suscetíveis, de alguma maneira, de influenciar a fama. Quase sempre essa sobreposição pode ser considerada como indício das diligências mais ou menos oficiais e das formalidades que o nativo deverá cumprir no decorrer do ano.

A III na XI indica correspondência de amigos e tudo o que pode ser esperado dela. Esta sobreposição parece também trazer mudanças nos projetos e nas esperanças do sujeito.

A III na XII mostra deslocamentos fatigantes. Diligências aborrecidas. Espírito preocupado. Bem colocada, esta sobreposição favorece tudo o que diz respeito aos estudos de ocultismo.

Antes de concluir a III Casa anual, observemos que, se a cúspide dessa Casa se encontra num signo fixo, há pouca possibilidade de que o sujeito viaje no decorrer desse ano. Se várias configurações incitam às viagens, a questão destas será abordada durante todo o ano, será muito falada, mas elas não ocorrerão, sobretudo se a Lua e o regente da III Casa ocupam também um signo fixo.

domingo, 5 de junho de 2016

Revoluções Solares: A sobreposição da Casa II anual nas casas natais, por Alexandre Volguini.

A II Casa anual na I natal indica ganhos que dependem do sujeito, de sua saúde, de suas ações, de seu livre-arbítrio etc. Num tema afligido, é indício da redução da liberdade individual como consequência de finanças insatisfatórias ou de negócios pecuniários muito absorventes.

A II na II reforça as indicações do tema natal e cria um ano favorável para a sua realização; ver, por conseguinte, as possibilidades indicadas pelo mapa de nascimento.

A II na III prenuncia os ganhos dependentes dos, ou ligados aos, deslocamentos, transportes, escritos, irmãos, irmãs ou outras coisas indicadas por essa Casa, assim como os ganhos provenientes de ocupações intelectuais.

A II na IV corresponde, seja à mudança de locais ou condições em que se trabalha, seja ao "final" de um empreendimento ou emprego (por conseguinte, ao "final dos ganhos", com os maléficos, evidentemente), seja, por último, aos ganhos que dependem dos parentes ou das propriedades.

A II na V configura boa ou má posição para as especulações. Ganhos de alguma forma relacionados, ou com os prazeres, ou com a arte, ou com a instrução (pois a V Casa é a Casa das escolas e da instrução). Algumas vezes, essa sobreposição com os benéficos, ou planetas bem colocados, parece favorecer a sorte com o dinheiro, em geral, e na loteria, em particular; mas, para afirmar-se com certeza, é necessário que a V Casa anual esteja bem-disposta. Contudo, devemos sempre ser prudentes nas deduções caso a V Casa anual ou radical seja desfavorável ou esteja regida por Marte, Saturno, Urano e Netuno.

A II na VI é frequentemente indício de uma falha qualquer nos ganhos, seja porque o sujeito tem a possibilidade de ganhar mais do que ganha, seja porque, pelo contrário, seus ganhos são insatisfatórios em função de circunstâncias desfavoráveis. Se essa Casa contém um maléfico, é possível temer a ocorrência de uma verdadeira crise financeira, assim como o comprometimento de uma situação, em virtude de uma má administração. Bem situada, essa configuração marca os ganhos provenientes de um emprego subordinado. Pode-se dizer, de maneira geral, que essa sobreposição é mais propícia para os empregados do que para as pessoas com uma situação independente. É observada muitas vezes nas pessoas jovens que começam a trabalhar pela primeira vez em sua vida, isto é, em pessoas que têm seu primeiro trabalho remunerado.

A II na VII prenuncia os ganhos que dependem das associações, dos negócios coletivos ou ainda dos contratos. Com os benéficos, essa sobreposição pode levar a apoios financeiros de que o sujeito tem necessidade; com os maléficos, é" preciso temer as rupturas de contrato ou alguma perda devida a outrem. É possível dizer facilmente que essa sobreposição relaciona-se com os ganhos do cônjuge.

A II na VIII os maléficos parecem ser particularmente perigosos com esta sobreposição, já que sua influência é aumentada pela oposição entre a II Casa anual e sua posição natal; há a ameaça, com essa oposição, de "morte dos ganhos", isto é, da perda do emprego, do desemprego ou da falência. Bem disposta, esta Casa parece, pelo contrário, corrigir os defeitos da II natal.

A II na IX frequentemente indica ganhos que de alguma forma dependem de leis, de regulamentos ou ainda de viagens. Às vezes, essa sobreposição refere-se a dinheiro proveniente de lugar longínquo ou colocado em ações ou rendas estrangeiras.

A II na X é geralmente favorável para os resultados financeiros das ocupações do sujeito.

A II na XI prenuncia que os ganhos exigem o auxílio de amigos e de relações ou dependem, de alguma maneira, deles. Bem situada, é um bom sinal de realização, no decorrer do ano, das ambições financeiras do sujeito. Algumas vezes, trata-se do indício de um empréstimo advindo de amigos ou dirigido a estes pelo sujeito.

A II na XII só é favorável para os ganhos provenientes de ocupações que exigem o isolamento ou segredo (como a dos policiais ou das enfermeiras) ou que dependem do ocultismo ou das sociedades secretas; mesmo estes casos só são favorecidos se essa sobreposição for sustentada pelos benéficos ou pelos planetas bem-situados. Em geral, é indício de ganhos medíocres e não satisfatórios para o nativo. Algumas vezes, é indício de uma situação difícil em virtude de pesados encargos ou dívidas.

Revoluções Solares: As sobreposições das casas anuais nas casas natais, por Alexandre Volguini.

Cada Casa da Revolução Solar pode ser interpretada em suas relações com o tema natal - fato que fornece uma variedade quase incalculável de indicações (variedade comparável à das domiciliações derivadas). É necessário ter bastante experiência pessoal para fazer a análise completa de todas as sobreposições e aconselhamos vivamente aos principiantes que examinem somente as sobreposições das Casas que contêm planetas; caso contrário, estarão correndo o risco, literalmente, de perder-se entre todas as configurações possíveis. De modo geral, os planetas marcam mais fortemente na vida aquilo que é anunciado pela sobreposição das Casas, o que torna mais fácil o estudo e a verificação; mas todos os pequenos fatos, mesmo os mais insignificantes, estão habitualmente inscritos nas relações entre as Casas anuais e as Casas natais.

Quando uma Casa da Revolução Solar se sobrepõe a duas Casas natais, é necessário combinar as indicações fornecidas por essas três Casas, embora dando preferência àquela que se encontra na cúspide (com 5o de aproximação). Por exemplo, a II Casa anual vai de 7° 51' a 29° 21' de Gêmeos e se situa na VI e VII Casas de natividade; como a cúspide desta última Casa está a 18° 19' de Gêmeos, deverá ser dada preferência às significações fornecidas pela cúspide da II e da VI Casas. Mas, se a VII natal começa a 3-4° da cúspide, a sobreposição anterior é praticamente dispensável.

Ver também:
O Ascendente da Revolução Solar nas Casas Natais
 e  
Revolução Solar: O SIGNIFICADO DA ORIENTAÇÃO DO MEIO-DO-CÉU ANUAL, por Alexandre Volguini

sábado, 4 de junho de 2016

Regentes da Décima Segunda Casa, por Marion March & Joan McEvers

Esta é a última Casa do zodíaco. É uma Casa cadente e de conclusões; seu signo natural é Peixes e seu regente natural é Netuno. Como Netuno é o planeta da ilusão e da iluminação, dos impulsos espirituais ou escapistas, sentimos um certo mistério na décima segunda Casa. Peixes é sensível, intuitivo, compassivo e disposto ao sacrifício; um pouco de tudo isso se junta para tomar a décima segunda Casa a mais inspiradora de todas. Porém, precisamos nos lembrar de que esta é a Casa que precede o Ascendente. O Ascendente descreve o corpo exterior, o que está à vista de todos; a décima segunda é a sua parte oculta, a área onde você é capaz de enganar o mundo e a si mesmo. Psicologicamente, é o seu subconsciente — lé dentro armazenados nos bancos da memória, estão todos os traumas e todas as alegrias em relação a tudo que lhe aconteceu desde o nascimento. Se você vai usar a chave certa para encarar o seu ego mais interior é uma decisão que só você pode tomar.

Alguns mapas têm um ritmo mais favorável e uma necessidade mais profunda de um exame interior; basicamente, porém, todos podem optar entre o conhecimento e a ignorância. Em termos práticos, ou cotidianos, a décima segunda Casa pode mostrar muitas das atividades que você conduz nos bastidores, aquilo que você faz sozinho ou em total privacidade; também pode revelar se você presta serviços ou trabalha em alguma profissão assistencial, como funcionário de hospital, médico, enfermeiro etc. O serviço da décima segunda Casa tem uma conotação maior de doação e sacrifício do que o da sexta — por exemplo, obras de caridade. Também descreve locais de confinamento ou instituições em que você fica preso ou afastado da realidade. Num sentido mais positivo, mostra a área onde você pode descobrir seu
verdadeiro eu, onde encontra inspiração e fé.

Regente da décima segunda na primeira: Este posicionamento, mais do que qualquer outro, mostra uma profunda necessidade de exame interior, à medida que você percebe que só se conhecendo é possível representar aquilo que você definiu como sua imagem. Isto não significa, necessariamente, que você vá encarar o seu subconsciente, mas sim que sente o ímpeto de explorar o que está por baixo da superfície.

Regente da décima segunda na segunda: Evidentemente, todo posicionamento planetário pode ser usado de forma positiva ou negativa, mas às vezes fica muito evidente qual a forma de uso. É o caso desse posicionamento. O uso positivo ajuda-o a descobrir seus verdadeiros valores, a utilizar seus talentos e recursos e a desfrutar de suas posses para tomar a vida mais divertida. O uso negativo tem o mesmo efeito de Saturno na segunda Casa — sempre com medo de acabar num asilo para indigentes, fazendo do dinheiro e dos objetos materiais um fim e não um meio.

Regente da décima segunda na terceira: Sua necessidade de comunicar ao mundo seus mais íntimos pensamentos é uma forma de expressão desse posicionamento, que aparece no mapa de muitos escritores. Muitas vezes, no entanto, o funcionamento é exatamente o inverso: você usa sua natureza sensível e a sua aguda percepção para deixar que os outros comuniquem com você. Em alguns casos, você é o manipulador de bastidores, falando e, de alguma forma, se comunicando através dos outros. Alguns escritores que usam pseudônimos têm esse posicionamento. É possível que haja envolvimentos secretos que acabam quase sempre vindo a público, já que a terceira é uma Casa aberta, de comunicação livre.

Regente da décima segunda na quarta: A necessidade de ser você mesmo se evidencia claramente em sua natureza, assim como a necessidade de ter tempo para você mesmo, ou pelo menos um local — um cantinho da casa — que possa chamar de seu. Você é muito reservado e, a menos que tenha um Ascendente em fogo, os outros o julgam quieto e até tímido. Muitas vezes se retira para o seu pequeno mundo, principalmente se o regente da décima segunda for Netuno, Vênus, Plutão ou a Lua. Também pode ser que você seja do tipo caseiro e até tente trabalhar ou desenvolver uma carreira dentro de casa. Em alguns casos, esse posicionamento lhe confere a responsabilidade de cuidar do genitor representado pela quarta Casa.

Regente da décima segunda na quinta: A aplicação prática mais óbvia desse posicionamento é a possibilidade de você ter alguns envolvimentos amorosos secretos. Se você vai ser capaz de ter prazer com esses envolvimentos, ou se eles vão continuar secretos, só pode ser apurado pelo exame do mapa em sua totalidade. Algumas vezes ocorre o efeito inverso. Temos alunos e clientes com o regente da décima segunda na quinta, mas, como os planetas não foram bem integrados no mapa, eles fogem de quaisquer envolvimentos românticos, dizendo que namorar é imaturo ou infantil. Em vez disso, usam a energia nos esportes, no trabalho ou em ambos. Pode ser que você sofra decepções com seus filhos, ou, o que ocorre com muita frequência. pode ser que você seja enérgico demais com eles; em consequência, eles não conseguem corresponder às suas expectativas ou exigências.

Regente da décima segunda na sexta: Pode ser que você seja aquele trabalhador pé-de-boi, que tenta fugir do seu eu interior ficando sempre tão ocupado que nunca tem tempo de olhar para dentro de si. Tanto pode ser trabalho remunerado como voluntário. Em alguns casos, principalmente se o regente não for forte no mapa, pode ser que você decida que o trabalho não é seu forte; ao contrário, pode aposentar-se prematuramente ou então trabalhar o suficiente para sobreviver e dedicar o resto do tempo a assuntos mais profundos. Pode ser que parte do trabalho executado por você consista em tomar conta de alguém doente ou deficiente, ou substituir alguém nessas condições. Se o planeta regente da décima segunda Casa gerar muita tensão, é preciso que você encontre algum trabalho ou hobby para integrar a energia e usá-la de forma positiva; caso contrário, o resultado pode ser uma doença.

Regente da décima segunda na sétima: Pode ser que um parceiro seja a chave para a sua autocompreensão e, dependendo dos aspectos, para que encare honestamente a si mesmo e às suas necessidades. Se Saturno ou Plutão estiverem envolvidos, pode ser que você tenha um relacionamento profundo e total, um vínculo que só a morte é capaz de desfazer. Como acontece tantas vezes na astrologia, pode ocorrer o inverso, quando planetas mais leves ou inconstantes regem a décima segunda Casa.

Regente da décima segunda na oitava: Os textos antigos simplesmente dizem: "Problemas com heranças ou morte de inimigos secretos." A abordagem da astrologia sem dúvida mudou com o passar dos anos. As heranças podem ter o seu papel, mas não é preciso haver problemas com elas; na realidade, pode ser que elas lhe possibilitem ir ao encalço de seus mais profundos desejos e necessidades. Existe a possibilidade de você obter apoio (oitava Casa) de fontes ou
sociedades secretas como a Máfia.

Regente da décima segunda na nona: Grande parte do seu sustento interior vem da religião; muitos líderes religiosos têm esse posicionamento.

Regente da décima segunda na décima: A interpretação mais evidente é que sua carreira pode se orientar em termos da décima segunda Casa — medicina, enfermagem, trabalho em prisões ou na igreja. A conclusão óbvia é que a sua carreira poderá ajudá-lo a adquirir visão interior, em especial no campo psicológico — onde você não apenas recebe treinamento para ajudar os outros, mas precisa, antes de mais nada, ser analisado. Até que ponto você aplica esse aprendizado a suas necessidades, e até que ponto você realmente quer encarar o seu subconsciente, depende da integração do seu mapa e de como você decida usá-lo. Há muitos casos em que o trabalho lhe fornece propósito e aumenta sua confiança íntima, porém também pode ser usado como desculpa para não se encarar de frente — o velho álibi de estar muito ocupado, de ter que cumprir obrigações.

Regente da décima segunda na décima primeira: Pode ser que seus amigos sejam um fator-chave no seu processo de autoconhecimento e autoconfiança, a menos que o regente seja Netuno, ou que a qualidade dos aspectos torne muito difícil trabalhar com o mapa — nesse caso, é preciso precaver-se contra amigos que desaparecem nas horas más. Pode ser que você seja um manipulador de bastidores de alguma grande organização, como a CIA ou organizações secretas semelhantes. Ou um mestre em negociações secretas. Pelo que pudemos observar, o que ocorre com mais frequência com esse posicionamento é que você mantém seus objetivos (décima primeira) bem ocultos (décima segunda), ou que seus desejos e esperanças (décima primeira) são muito nebulosos, precisando ser mais bem compreendidos (décima segunda).

Regente da décima segunda na décima segunda: Esse posicionamento, mais do que qualquer outro, lhe dá força inata, como um manancial onde você pode buscar água sempre que necessário. Não é que você entenda, necessariamente,suas motivações ou necessidades subconscientes, mas quando as coisas vão mal você sabe instintivamente o que fazer. É um dos posicionamentos mais intuitivos do regente da décima segunda. Podemos usar as energias planetárias de muitas formas; a utilização negativa, entretanto, em geral é mais fácil que a positiva.


sexta-feira, 3 de junho de 2016

Regentes da Décima Primeira Casa, por Marion March & Joan McEvers

Uma parte do lado diurno (acima do horizonte) do horóscopo, a décima primeira Casa fica do lado oriental do meridiano e é a última das três Casas dos relacionamentos. De acordo com o seu signo natural, Aquário, e seu regente Urano, representa os relacionamentos sociais e mentais, aqueles com os quais você compartilha interesses — em outras palavras, seus amigos. Como é a Casa seguinte ao ponto mais alto que você atinge, a décima, ela revela os resultados da sua ambição e dos seus objetivos; descreve os fins e metas que você espera alcançar através de sua carreira ou status (décima). Como Casa sucedente, não se relaciona com o início, mas sim com o seguimento do que quer que você tenha começado na décima. Pelo fato de Aquário preferir o envolvimento gdois, a décima primeira mostra as organizações e as associações com amigos. A quinta Casa é onde você dá amor, portanto a décima primeira, oposta àquela, é onde você o recebe. Da mesma forma, a quinta é onde você assume riscos deliberadamente e a décima primeira indica circunstâncias sobre as quais você tem pouco ou nenhum controle.

Outra razão pela qual a décima primeira representa circunstâncias além do seu controle é que Urano é o planeta do inesperado; assim, nunca se pode ter certeza absoluta de como se vai reagir à sua energia. Urano representa o seu ímpeto de liberdade e a décima primeira reflete essa necessidade.

Regente da décima primeira na primeira: Com esse posicionamento, os amigos são importantes para você. Você raramente perde de vista seus objetivos: com aspectos desafiadores, pode ser que se aventure onde ninguém tem coragem de ir. Essencialmente, você é bastante voltado para objetivos e muitas vezes escolhe bem cedo o seu caminho na vida, avançando com firmeza sem tolerar interferências, mesmo que demore um pouco a integrar a energia a seu tipo de vida. Quando há aspectos desfavoráveis, você pode ter tendência a tratar mal os outros, até aprender que pode chegar aonde quer usando tato, diplomacia e um pouco de charme. Em alguns casos, para alcançar suas metas, você fecha os olhos para o que não quer ver. Os amigos podem  desempenhar um papel importante na sua vida. Se o planeta for Netuno e tiver aspectos desafiadores, precavenha-se para não ser enganado por pessoas que só são amigas nas épocas de prosperidade.

Regente da décima primeira na segunda: É possível que, em alguma época da sua vida, você faça negócios com amigos. Esse posicionamento também indica que você poderá ganhar a vida trabalhando numa grande organização; se o planeta for Júpiter ou Netuno, talvez um grupo religioso — uma igreja ou uma obra de caridade. Por outro lado, pode ser que você absolutamente não trabalhe, e que seu sistema de valores dependa completamente das pessoas com as quais tem mais convivência. Se houver confirmação de outros fatores do mapa, pode ser que você se deixe facilmente influenciar por seus pares e que precise trabalhar para desenvolver seus próprios valores, talentos e recursos. A chance de você fazer uma carreira ligada ao governo é altamente provável, pois a décima primeira Casa representa o congresso, o parlamento.

Regente da décima primeira na terceira: É quase certo que você vai fazer amigos entre seus vizinhos, colegas de escola e conhecidos do dia a dia. A menos que o planeta regente da décima primeira receba aspectos muito desafiadores, em geral você se dá bem com seus irmãos e mantém com eles um relacionamento amistoso por toda a vida. Pode ser que seus objetivos e ambições estejam ligados à área de viagens e comunicações; os aspectos envolvidos indicarão a maneira como você pode ter êxito em seus empreendimentos. Várias figuras de destaque nos esportes têm esse posicionamento.

Regente da décima primeira na quarta: Invariavelmente, seus amigos passam um bocado de tempo na sua casa, e você vai à casa deles com frequência. Em nossos arquivos temos muitos mapas de pessoas da "geração das flores" com esse posicionamento. Achavam a vida comunal bastante satisfatória e gostavam da proximidade diária com os amigos. É possível que você viva numa casa fornecida pelo governo. Suas esperanças, desejos e objetivos podem estar diretamente associados à aquisição da casa própria, de propriedades ou de imóveis. Temos vários alunos com esse posicionamento que trabalham com investimentos imobiliários. Com bastante frequência, o genitor representado pela quarta Casa também é seu amigo, ou quem o motiva a atingir seus objetivos.

Regente da décima primeira na quinta: Você ama de verdade os seus amigos, e o sentimento é recíproco, principalmente se o planeta estiver funcionando bem no mapa. Aqui, mais uma vez, muitas pessoas cujos objetivos estão relacionados com esportes têm esse posicionamento. Suas metas podem estar estreitamente vinculadas ao campo da criatividade e do entretenimento. Desde que o regente não esteja muito pressionado, os filhos são uma fonte de alegrias; muitas vezes, a sua vida social se liga à deles.

Regente da décima primeira na sexta: Este é o posicionamento clássico de quem se doa desinteressadamente — doando a si próprio ou doando seus serviços. Muitas vezes você trabalha  para organizações de caridade, em alguns casos remuneradamente, mas em geral apenas doando seu tempo e energia para ajudar os outros. Talvez você seja o cantador de bingo nas reuniões dos veteranos de guerra, o grão-mestre de uma ordem filantrópica ou o presidente de uma associação de pais e mestres. Em outro plano, você pode prestar algum tipo de serviço ao governo — serviço civil, por exemplo. Temos muitos mapas de pessoal da marinha e do exército com o regente da décima primeira na sexta. Muita gente com esse posicionamento trabalha em restaurantes ou bares.

Regente da décima primeira na sétima: O interesse que você tem por ideias novas e de grande projeção pode ser canalizado para algum tipo de cruzada pública. Você procura um parceiro com quem possa se relacionar numa base amigável; para você, um intercâmbio de iguais é tão importante quanto o é a segurança para outras pessoas. Se o planeta for Urano, Plutão ou Marte, esse intercâmbio pode às vezes ser desequilibrado, porém o espírito de camaradagem sempre tem importância em qualquer relacionamento duradouro. Você consegue fazer seus amigos sentirem-se as pessoas mais importantes do mundo. Muitas vezes toma-se representante de alguma organização de caridade ou sem fins lucrativos, pois quando consegue integrar o planeta regente no resto do mapa, o seu charme é capaz de fazer qualquer um abrir a bolsa.

Regente da décima primeira na oitava: Pode ser que você tenha a sorte de receber uma herança deixada por algum amigo. Com aspectos muito desfavoráveis. pode acontecer de você ser destituído, de uma forma ou outra, de uma posição social confortável, ou ser vítima de mexericos e comentários desairosos por parte de pessoas que julgava serem seus melhores amigos. Até você aprender a lidar com esses desafios, as pessoas com quem se relaciona podem se aproveitar de você; se não se afumar, pode achar mais fácil tomar um caminho não muito desejável, optando pela linha de menor resistência. É claro que precisaria haver outras indicações no mapa de uma forte dependência dos outros. Você acha a amizade importante e procura o apoio dos que lhe são íntimos. Se o planeta estiver bem aspectado, seus amigos o amparam de todas as formas possíveis. Se a Lua, Vênus, Marte ou Plutão estiverem envolvidos, pode ser que a sua necessidade de receber amor dependa muito dos seus envolvimentos sexuais, e nesse caso a posição da oitava Casa (sexo) é mais forte do que a décima primeira Casa (amigos e amor recebido). Como a décima primeira é a Casa das circunstâncias sobre as quais não temos nenhum controle e a oitava é a Casa da morte, esse posicionamento pode indicar morte acidental ou inesperada.

Regente da décima primeira na nona: Você procura amigos que tenham os mesmos pontos de vista que você, que compartilhem seus princípios morais e éticos. Contudo, muitas vezes seus amigos são estrangeiros, ou você vive longe do lugar onde nasceu, apreciando as culturas estrangeiras e experimentando situações domésticas diferentes e estimulantes. Muitas vezes o dinheiro vindo de sua carreira (a décima primeira e a segunda, a partir da décima) se relaciona com países distantes. Suas metas e esperanças podem se concentrar na aquisição de uma boa educação; você pode se sentir atraído pela advocacia ou pelo ministério. Se o planeta for Júpiter ou Vênus, será fácil se relacionar com a família do cônjuge em base em geral bastante amistosa.

Regente da décima primeira na décima: Muitas vezes a sua carreira se liga, de alguma forma, ao governo. Muitos senadores e deputados têm esse posicionamento. Pode ser que você escolha seus amigos entre aqueles que julga poderem ajudar sua carreira; se usar esse posicionamento de forma positiva, seus amigos e conhecidos não vão medir esforços para ajudá-lo a subir. Em contrapartida, você vai auxiliá-los na realização de seus desejos e esperanças. Você vai conhecer a maior parte dos seus amigos através da profissão ou da carreira. Com aspectos muito desafiadores, ou se houver mau uso da energia, é possível que você chegue até o topo e depois caia devido a circunstâncias imprevistas.

Regente da décima primeira na décima primeira: Sua determinação em atingir suas metas é muito forte, se os aspectos forem estimulantes. Caso contrário, pode ser que você ande à deriva, sonhando indolentemente pela vida. Parece que a vida sorri para você, principalmente quando o planeta é Júpiter ou Vênus; muitas vezes existe inclinação pela arte, em geral com bastante sucesso. Você se identifica muito com seus amigos, que ocupam um lugar importante na sua vida, é bastante sociável e filantrópico, e quase sempre se pode contar com sua contribuição para uma boa causa — financeiramente ou doando o seu tempo. Dependendo dos aspectos, naturalmente, pode ser que você tenha amigos controvertidos ou incomuns.

Regente da décima primeira na décima segunda: Suas metas e objetivos podem estar relacionados com a profissão médica, a pesquisa, ou algum tipo de atuação nos bastidores. Vários escritores têm esse posicionamento. Havendo aspectos desafiadores, pode ser que você não escolha seus amigos com cuidado; eles podem mostrar-se traiçoeiros ou invejosos de sua posição. Mesmo sendo bastante sociável, parece que você precisa de algum tempo para si mesmo todo dia, para recarregar as baterias e para entrar em contato consigo mesmo. Isso se aplica principalmente quando há outras indicações nesse sentido no mapa.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Regentes da Décima Casa, por Marion March & Joan McEvers

Angular e de bens materiais, representada por Capricórnio, a décima Casa é naturalmente regida por Saturno, o planeta da ambição. Qualquer área influenciada por Saturno, por regência ou posicionamento, é onde você pode se sentir inseguro ou carente, e qualquer área em que você se sinta inadequado gera uma tendência à supercompensação. Dessa forma a décima Casa, que se relaciona com a realização, é urna área em que você tenta se provar, com afinco especial. É a Casa mais elevada no mapa, o ponto mais ao sul, enfatizando o caráter de culminação, o máximo que você pode se empenhar. Por isso, tradicionalmente, ela mostra a profissão, o status, a reputação e, psicologicamente, as verdadeiras necessidades do ego.

Como a quarta Casa é o lar, a décima (oposta à quarta) é o mundo, a comunidade ou a sua esfera de influência. A quarta Casa representa um dos genitores, em geral o mais protetor; a décima revela o outro genitor, o mais investido de autoridade, que lhe impõe limitações quando criança. Mais tarde, simboliza qualquer pessoa que represente um padrão de autoridade, como o seu empregador, o governo etc. Enquanto a sexta Casa mostra o tipo de trabalho que você executa, a décima indica a sua carreira ou profissão, o ponto mais alto que você pode alcançar.

Regente da décima na primeira: O que quer que você consiga na vida vai ter de ser por sua própria conta. Pode ser que durante algum tempo você ande a reboque dos outros, mas, no fim das contas, para satisfazer seu ego, vai precisar agir por esforço próprio. O regente e seus aspectos vão indicar quanto tempo vai demorar, ou quanto você vai ter que trabalhar para chegar aonde deseja. Com esse posicionamento, existe em geral uma vontade de aparecer; urna atividade de bastidores, como a de um produtor ou diretor, não é o suficiente para você. Por essa razão, muitos políticos, bem como gente de cinema e teatro, têm o regente da décima na primeira. Como você se empenha muito para atingir o máximo do seu potencial, tome cuidado para não se tomar muito egocêntrico ou voltado para si mesmo, principalmente se o planeta envolvido for Marte. No caso de aspectos fluentes ou bem integrados, o sucesso pode chegar com facilidade, podendo não significar para você como as realizações conseguidas com o suor do seu rosto.

Regente da décima na segunda: É provável que você ganhe dinheiro com sua carreira; quanto, e até que ponto isso vai ser importante para você, depende do destaque do regente no mapa e da sua habilidade para integrar os aspectos com o máximo proveito possível. Seus recursos e valores desempenham um importante papel no tipo de profissão que você escolhe.

Regente da décima na terceira: A sua carreira deveria implicar alguma forma de comunicação, pois você sente grande necessidade de se expressar. Esse posicionamento não é tanto o de atores vivendo um papel onde verbalizam opiniões e sentimentos dos outros, como o de pessoas que precisam expressar seu ego por meio da afirmação definida de sua própria postura. Com esse posicionamento, é muito frequente a sua profissão depender de um parente, ou envolver um parente. A sua carreira pode exigir uma boa dose de deslocamentos.

Regente da décima na quarta: Este é o posicionamento clássico de escritores, ou de qualquer profissão que possa ser desenvolvida em casa. Muitas vezes a sua carreira tem uma vinculação com a terra — agricultura, arqueologia, geologia, imóveis. Também pode ser que você trabalhe com seus pais, ou com um deles, ou que assuma os negócios deles. Pode ser que você decida fazer alguma coisa para demonstrar seu amor por seu país, do seu próprio jeito.

Regente da décima na quinta: Muita gente envolvida com teatro e cinema tem esse posicionamento. Colocam seu talento artístico inato e sua criatividade (quinta) na sua carreira (décima). Algumas vezes não é você quem fica famoso, mas sim seus filhos, ou você ajuda a carreira de seus filhos; é o caso de muitas mães de artistas.

Regente da décima na sexta: Quando o regente da vida profissional está na Casa do trabalho, na maioria das vezes o trabalho se torna a profissão. Pode ser que você trabalhe em contabilidade para pagar o seu aluguel, termine seus estudos, faça seus exames e se tome um contador formado. Ou, como aconteceu com uma de nossas clientes, você pode ser secretária num escritório imobiliário, fazer um curso de vendas e conseguir um registro como corretora de imóveis, vindo a ganhar um bom dinheiro e acabar montando a sua própria agência. Como a sexta também é a Casa da saúde, muitos médicos e pessoas que trabalham em hospitais têm essa colocação, assim como pessoas envolvidas com a área de nutrição e higiene. Em alguns casos você não tem uma carreira, mas gosta de prestar serviços e seu posicionamento na comunidade se volta para o serviço local e comunitário. Pode ser que você faça carreira militar.

Regente da décima na sétima: Pode ser que a sua carreira implique muitos contatos com o público, ou que você se envolva profissionalmente com seu parceiro. Pode ser que seu cônjuge desempenhe um papel importante na sua carreira. Um outro aspecto dessa configuração é ter uma profissão na qual você lide diretamente com pessoas. Você precisa de um intercâmbio com o público; alguns vendedores extremamente bem-sucedidos têm esse posicionamento.

Regente da décima na oitava: A não ser que os aspectos ao regente sejam muito difíceis de integrar, você vai receber apoio de fontes externas, do seu parceiro ou do público, principalmente no caso de lidar com bens de consumo público. Esta colocação é excelente para qualquer ocupação que precise desse tipo de apoio: o dramaturgo que precisa de retaguarda financeira para produzir sua peça, o ator que precisa do aplauso e da aprovação do público, o político que precisa do dinheiro dos outros para sua campanha e do voto do povo para ser eleito. Em muitos casos, você não tem necessidade de trabalhar para ganhar a vida, mas pode se dedicar a obras de caridade, pois a renda do seu parceiro é suficiente para que os dois vivam dela; ou o seu cônjuge pode ter morrido, deixando-lhe dinheiro suficiente para que você desfrute de um bom padrão de vida.

Regente da décima na nona: As necessidades do seu ego estão imbuídas da sua filosofia de vida. Não importa o que faça, você raramente transige em relação a suas ideias e ideais. Se o regente for Saturno e Júpiter reger a nona Casa, a religião pode desempenhar um papel muito importante. Com o regente da décima na nona, as viagens sempre são importantes para você. Pode ser que você escolha uma carreira em que possa viajar bastante, como ter urna agência de viagens, ou trabalhar nesse ramo; seguir uma carreira militar, se Marte estiver envolvido; entrar na aviação, principalmente se Urano estiver proeminente no mapa. Uma boa quantidade de comissários de bordo têm esse posicionamento. Como a nona também é a Casa da educação superior, essa colocação é frequente no mapa de professores universitários em todos os níveis. Muitas vezes acontece de você vir a dar aulas numa área em que já teve uma experiência bem-sucedida — por exemplo, o engenheiro aposentado que passa a dar aulas de engenharia para adultos num curso médio.

Regente da décima na décima: Grande parcela da sua vida pode se centrar em tomo da necessidade de provar a si mesmo e aos outros que você é alguém, que é importante, e que pode, precisa e vai ter sucesso. Você pode fazer isso de várias maneiras, pois as possibilidades são tantas quanto as pessoas — o que torna você diferente dos outros é o fato de esta ser a motivação da sua vida. Como a décima Casa representa um dos genitores, pode ser que sua carreira seja consequência da orientação ou ajuda deles. É possível que você siga os passos de seus pais, assumindo uma empresa familiar. Temos visto acontecer o contrário com a mesma frequência — você passa a vida toda provando a um genitor ausente que passa muito bem sem ele. Isso se aplica especialmente ao caso de pais divorciados, quando a mãe fica com a guarda de um filho e este tenta provar a ela que pode sustentá-la tão bem ou melhor que o pai. Quanto mais desafiadores forem os aspectos ao regente, com tanto mais empenho vai ser feita essa tentativa.

Regente da décima na décima primeira: Pode ser que a sua carreira ou seu lugar na sociedade sejam muito orientados para um grupo. Muitas pessoas que frequentam as colunas sociais e que transformam em carreira o fato de pertencerem a todo tipo de organizações têm esse posicionamento. Também é o caso de alguns políticos, como deputados e senadores, que trabalham em grupos organizados, como o senado, a câmara de deputados, as assembleias legislativas ou o parlamento, em outros países. Você também pode se envolver em trabalho grupal em sindicatos. Em geral, os amigos desempenham um papel importante na sua vida profissional — pode ser que você trabalhe com um amigo, ou que algum amigo lhe dê respaldo moral e financeiro.

Regente da décima na décima segunda: Grande parte da sua atividade profissional pode ocorrer por trás dos bastidores, como é o caso de diretores, produtores e todos os outros que trabalham em cinema e teatro mas que nunca são vistos "de frente". Pode ser que você escolha uma carreira da décima segunda Casa — entre outras, medicina, enfermagem, trabalho em prisões. Em nossa clientela temos vários médicos com essa colocação no mapa. Esse também é um posicionamento mais ou menos típico de escritores, já que grande parte de seu trabalho é feito em solidão, se possível a portas fechadas. Muitas vezes você é uma eminência parda, a pessoa que faz muitas sugestões, toma decisões mas nunca é realmente vista pelo público, já que os pronunciamentos são feitos pela pessoa oficialmente investida de poder. Esse posicionamento indica, frequentemente, que você é muito reservado, se não misterioso, no que concerne a sua carreira, como no caso de alguém que trabalhe na CIA. Em nível psicológico, pode ser que você não deseje revelar as verdadeiras necessidades de seu ego.



quarta-feira, 1 de junho de 2016

Regentes da Nona Casa, por Marion March & Joan McEvers

Cadente, uma das Casas da vida, a nona é representada por Sagitário e naturalmente regida por Júpiter. O calor e o alcance do fogo de Sagitário se combinam com a atitude otimista e expansiva de Júpiter, fazendo com, que esta Casa seja a da sua mente superior e da sua abordagem filosófica e idealista da vida. Apesar do desejo de Júpiter de crescer e se expandir, e apesar da necessidade de Sagitário de apontar sua flecha para as estrelas, as aspirações são mantidas dentro dos limites tradicionais da sua educação. (A nona Casa é oposta à sua terceira Casa, do ambiente e da primeira educação.) Como está do lado ocidental do meridiano, onde você se envolve com os outros e muitas vezes depende deles, o tamanho dos seus passos será proporcional ao apoio que receber dos outros. A menos que o regente desta Casa seja Urano ou Plutão, ou que o regente esteja tão pressionado que você se tome um rebelde sem causa, você vai ter seus objetivos e almejar concretizá-los. Se o regente formar aspectos fortes com Júpiter, a religião vai desempenhar um papel importante ou prover as linhas gerais pelas quais você pauta sua conduta.

Como está implícito na flecha que simboliza Sagitário, os objetivos da nona Casa são amplos e de longo alcance; assim, são reveladas aqui as viagens longas e as transações com o exterior. Como a nona Casa é a terceira a partir da sétima, que representa o seu parceiro conjugal, ela é considerada a Casa da família do seu cônjuge. Pela mesma lógica, é a quinta Casa a partir da quinta, ou seja, os filhos de seus filhos — isto é, seus netos.

Regente da nona na primeira: Você é o tipo de pessoa que tem a sua própria filosofia de vida e não hesita em dar a conhecer suas ideias às pessoas com as quais entra em contato. Se houver confirmação de outros fatores do mapa, você procura adquirir uma boa educação e pode até decidir arejar seus pensamentos ensinando. Se o planeta for Júpiter, Netuno ou a Lua, é possível que você seja bastante religioso e até opte pela vida religiosa, tomando-se padre, freira, ministro ou rabino. Quando o Sol, Marte ou a quita Casa são fortes, pode ser que você se sinta atraído pelos esportes e, com a correta aplicação da energia, pode se sobressair nessa área. Você pode também escolher uma profissão na área jurídica mas, se o planeta estiver muito aflito, pode agir contra a lei.

Regente da nona na segunda: Pode-se dizer que você investe o seu dinheiro de acordo com as suas convicções. Ou a sua filosofia é bem materialista, ou você está mais do que disposto a usar seus rendimentos para apoiar suas teorias e conceitos. Em outro nível, pode ser que você ganhe a vida através de viagens, do comércio exterior ou, possivelmente, do ensino ou da religião. A maioria das suas viagens vão ser feitas com propósitos de negócios, e grande parte da sua despesa vai ser reembolsada, ou passível de dedução no imposto de renda.

Regente da nona na terceira: Este é o posicionamento clássico do escritor ou do professor, porque une a Casa das ideias (nona) e a Casa da comunicação (terceira); se houver confirmação de outros fatores do mapa, você tem facilidade em divulgar seu conhecimento e até em redigir os livros que transmitem a sua matéria a seus alunos. A não ser que o regente receba aspectos muito desfavoráveis, você adora viajar e está sempre pronto a fazer as malas e partir de uma hora para outra. Com muita frequência esse posicionamento faz de você um missionário, já que precisa comunicar suas crenças, principalmente para as pessoas que moram em lugares bem longínquos.

Regente da nona na quarta: É muito provável que, em alguma época da sua vida, você resida no exterior. Você tem profundo interesse pelas culturas, povos e questões estrangeiras, e em geral se dá bem com as pessoas que tenham interesses diferentes. Com aspectos desafiadores, pode ser que você encontre dificuldades legais em relação a imóveis. Existe uma possibilidade remota de que, por não cumprir a lei, você viva num estado de confinamento, principalmente se o planeta envolvido for Marte, Urano ou Saturno. Geralmente você conserva durante toda a vida a filosofia ou religião que lhe ensinaram na infância, a menos que Urano seja o regente da nona Casa e que esteja muito pressionado. Mesmo assim, pode indicar apenas que você tenha sido criado num ambiente muito liberal, aprendendo a procurar respostas para as muitas perguntas que faz.

Regente da nona na quinta: A sua filosofia é "viva e deixe viver". Pode até ser que você tenha atitudes um pouco inconsequentes. Pode ser que você expresse a sua filosofia através de uma atividade criativa no campo musical. Em outro nível, é possível que você ensine religião ou filosofia, ou se destaque na área desportiva, porque está combinando a energia solar da quinta Casa com a energia expansiva jupiteriana da nona Casa.

Regente da nona na sexta: A sua filosofia é a do dia a dia, a sua religião é prática — o suficiente para viver com ela confortavelmente. Pode expressar-se de muitas formas diferentes, mas é sempre fácil e funcional, raramente é profunda e muitas vezes é bem humorada. Você pode trabalhar como professor, conferencista ou em importação/exportação. O seu trabalho pode estar relacionado com o exterior, e pode até ser que você viaje a trabalho para lugares bem fora de mão.

Regente da nona na sétima: Para você, é muito importante ter um parceiro que compartilhe suas opiniões ideológicas e tenha a mesma formação. Entretanto, se o planeta for Urano, Plutão ou Marte, você pode deliberadamente escolher alguém cuja filosofia seja totalmente diferente da sua — alguém com quem possa debater de vez em quando para aguçar e definir a sua própria perspectiva. Ou, em outro plano, a sua filosofia pode ser influenciada ou determinada pelo seu parceiro e pelo seu relacionamento. Geralmente esse é o posicionamento das pessoas envolvidas com a lei — os que fazem a lei, os que transgridem a lei e os que defendem a lei. Você pode ser atraído pelo ministério. Você pode sentir atração por alguém de nacionalidade diferente da sua; ocorre também frequentemente uma ativa participação na vida social da família de seu cônjuge, os seus afins. Se eles e você se dão bem ou não, vai depender dos aspectos ao planeta envolvido.

Regente da nona na oitava: É provável que sua filosofia de vida esteja associada à metafísica ou ao ocultismo; certamente você se sente fascinado pelos mistérios mais profundos da vida e do além. Altamente intuitivo e perceptivo, em especial se Netuno ou a Lua estiverem envolvidos, você parece ser capaz de "se sintonizar". Se o planeta estiver bem integrado no mapa, pode ser que você descubra que, ouvindo os seus palpites e a "pequena e suave voz interior", inapelavelmente vai tomar as decisões certas e escolher o melhor caminho.

Regente da nona na nona: Vários transgressores da lei têm esse posicionamento. No lado positivo, esse posicionamento pode indicar excepcional talento para ensinar — uma capacidade para se sintonizar com a mente dos alunos e transmitir no comprimento de onda certo. Isto é particularmente válido se o planeta for Mercúrio, Urano, Netuno ou a Lua. Você pode ser um viajante ou uni explorador, sempre à procura de novos mundos para conquistar.

Regente da nona na décima: É muito frequente o engajamento em carreiras que envolvam viagens, possivelmente ao exterior. Você parece ter afinidade com o exterior; se houver confirmação de outros fatores do mapa, pode se sair bem como embaixador, diplomata ou adido de embaixada. Vários astronautas americanos têm esse posicionamento. Se o planeta for Mercúrio, Júpiter, o Sol ou a Lua, pode ser que, depois de uma bem-sucedida carreira, você passe a transmitir aos outros os seus conhecimentos sobre aquela área. Quando a energia é expressa da forma mais física, é possível que você se tome um superastro dos desportos ao entretenimento. A filosofia que você adota pode vir a influenciar o seu governo; você pode desempenhar um papel fundamental na política mundial.

Regente da nona na décima primeira: Grande parte dos seus amigos têm os mesmos antecedentes, uma formação muito semelhante à sua e a mesma perspectiva de vida que você tem, principalmente se o planeta regente receber aspectos fluentes. Se estiver desafiado, parece que você se sente atraído por pessoas que pensam de modo radicalmente diferente do seu, o que, por outro lado, pode encorajá-lo a aprender e a ampliar seu campo de visão. Com a aplicação correta da energia, você pode ser um diplomata ou exercer uma função estratégica no governo. Em outro plano, pode usar seu conhecimento legal como ponte para a política, principalmente se o planeta regente for o Sol, a Lua ou Mercúrio. Quando a energia é mal aplicada, pode haver uma tendência a dissipar o seu talento numa vida de festas e atividades sociais, viajando de um lado para outro com os amigos, nunca se fixando realmente em algum projeto.

Regente da nona na décima segunda: Você baseia sua filosofia nos seus mais profundos sentimentos e na força que extrai de suas convicções. Você acha que não precisa coletar dados de fatores externos para moldar suas crenças. Escrever pode ser uma expressão — uma ocupação bastante reservada, bem de acordo com a décima segunda Casa; ou a pesquisa em profundidade, possivelmente na área médica. Se a energia não for adequadamente integrada no mapa, pode ser que você tenha grandes dúvidas acerca de seus preceitos e crenças e existe a possibilidade de que recorra à psicanálise, trabalhando a sua postura emocional e espiritual no intuito de descobrir quem realmente é. Mesmo que outros fatores no mapa indiquem uma personalidade extrovertida, sociável e até superficial, um lado de sua natureza permanece oculto e reservado. Pode ser que você viaje a lugares distantes para estudar e aprender filosofia ou tradições ocultas e metafísicas. Um eterno pesquisador, você quer aprender tudo o que a vida tem a oferecer.