terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Netuno na 10ª Casa (Peixes no Meio-do-Céu), por Howard Sasportas

Netuno tem diversas faces na 10ª Casa, a da carreira e a da apresentação diante do público. Uma das manifestações de Netuno aqui recai sobre aqueles que são idealizados e adorados pelo público em geral. De alguma maneira, eles prendem a imaginação coletiva ou vêm representar um movimento ou uma força que passa pela sociedade. Há muitos exemplos interessantes. Por exemplo, Karl Marx, cujo nome evoca toda uma filosofia de vida e de história e que imaginou um estado ideal sob o comunismo, nasceu com Netuno em Sagitário na 10ª. John F. Kennedy, que, como presidente, personificou um novo visual da América e foi adorado por muitos como herói, nasceu com Netuno em Leão. Assassinado enquanto ainda trabalhava, Kennedy também veio a representar a vítima sacrificial deste lado de Netuno. Num certo sentido, tanto Marx como Kennedy nos deram suas identidades pessoais para representar algo maior que eles próprios: a ansiedade coletiva por redenção.

Um Netuno de 10ª Casa pode personificar vários outros princípios, desde a representação do que é belo, glamouroso e de estilo até o que é proscrito e o escândalo público. Clint Eastwood, que personifica a imagem do perfeito herói rude, e Bruce Lee, o mestre de kung-fu, que personifica o eterno vencedor, nasceram com Netuno em Virgem na 10ª Casa. Além de política e cinema, outras carreiras netunianas incluem serviço social, artes, moda, fotografia, música, dança, trabalhos religiosos e curas.

No entanto, o fogoso Netuno na 10ª Casa pode indicar incerteza ou confusão sobre qual carreira seguir. Alguns estarão insatisfeitos com p trabalho se ele não for inteiramente absorvente e inspirador. Alguns dos que conheci trabalharam duro e devotadamente para receber menos reconhecimento ou remuneração do que mereciam. Um homem com este posicionamento trabalhou para uma grande companhia que fazia negócios escusos e corruptos, mas ele foi o único a ser preso e condenado por isso. Alguns vão achar que a salvação depende de encontrar o trabalho certo ou de servir às necessidades de outros. Em alguns casos, eles são obrigados a abandonar suas carreiras por causa de influências sobre as quais não têm controle. Novamente Netuno nos cutuca para dar o passo para o crescimento espiritual e a expansão neste sentido, como se ficássemos redimidos e purificados por termos deixado e sacrificado aquilo a que mais estávamos ligados.

Se tomarmos a 10ª Casa como representando a mãe, ela provavelmente vai receber a projeção netuniana. Ela pode ter sido vista como mártir ou vítima, alguém que se despojou de sua própria identidade em benefício da manutenção da família. Em alguns casos que pude observar, a mãe tinha potenciais artísticos ou criativos que foram abafados por esse motivo. A criança pode se sentir culpada por ser feliz enquanto a mãe é tão frustrada, insatisfeita e desgraçada, ou então pode culpar-se pela condição da mãe. Há casos também em que a mãe pode ser tão supersensível e delicada que a criança acaba sendo uma mãe para a própria mãe. Embora o desejo de servir reflita um propósito em si mesmo, quem tem Netuno na 10ª Casa tende a encontrar uma ligação entre a escolha de um serviço de vocação mais tarde na vida e as experiências com a mãe durante a infância.

Em outros casos, um dos' pais pode ser visto como o salvador ou o redentor, ou ainda alguém tão idealizado que a criança se acha indigna de viver com essa imagem. Talvez Netuno pedisse que a mãe fosse sacrificada por uma série de razões. Se a mãe se afasta, se está doente, se tem de trabalhar horas a fio fora de casa ou morre, então a criança precisa "abandonar" a mãe, pelo menos em sua forma física. Mais tarde, na vida, a criança pode buscar a mãe ideal perdida, ou se sentir inadequada por ter sido privada dela. Mais positivamente, a mãe representa a graça e a generosidade, agindo como modelo de delicadeza e compaixão para com o filho.

Peixes no Meio-do-Céu na 10ª Casa é semelhante a Netuno na mesma casa.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Netuno na 9ª Casa, por Howard Sasportas

Netuno na 9ª Casa busca redenção e salvação através de uma crença. Quem tem este posicionamento anseia por juntar-se a algo maior que o self através de uma adesão devotada a uma filosofia, a uma religião, a um culto ou à figura de um guru. Há também uma atração irresistível por qualquer pessoa ou qualquer coisa que prometa as chaves do paraíso. Normalmente, sua filosofia ou religião requer alguma forma de sacrifício e de renúncia do ego, de suas posses ou de outros vínculos. Muitos com este posicionamento se beneficiarão enormemente ao seguir tais doutrinas. Outros podem juntar-se a grupos muito estranhos, ligados a algum culto ou esotéricos, e se perderem através desses envolvimentos. Alguns podem acreditar que conseguirão a iluminação ao imitarem perfeitamente um guru, e tornam-se vítimas do que é conhecido como "a doença de Buda" - vestir, comer e pensar exatamente como o mestre, e esquecer a importância de serem eles mesmos. Erroneamente, eles acreditam que se se comportarem como um ser iluminado também serão iluminados, esquecidos de que o comportamento é um subproduto da consciência, e não o contrário. Em outras palavras, seu "estado de espírito" os faz acreditar que estão realizados. Maus aspectos de Netuno na 9ª Casa (especialmente da 12ª) sugerem a possibilidade de "inflação espiritual": alguém que acredita ser o mensageiro de Deus ou que o culto que adotou é aquele que monopoliza a verdade.

Com Netuno nesta posição, existe a possibilidade de desapontamentos com sistemas filosóficos. Se eles estão procurando aquela única coisa que será a resposta para tudo, então podem ficar bastante desapontados. Numa certa sociedade de meditação para cujos discípulos fiz mapas, muitos deles tinham Netuno na 9ª Casa: seu guru era um alcoólatra. Geralmente, com Netuno, colocar a esperança em algo exterior para nos salvar, mesmo que seja um sistema filosófico ou uma crença muito inspirada, pode ser uma falha até que aquilo que é pensado externamente seja encontrado dentro do self.

Netuno na 9ª Casa é indício de uma mente muito aberta e impressionável, de uma imaginação vivida e de um interesse naquilo que Maslow chamou de "os mais remotos limites da natureza humana". Eles sentem que poderiam ser bem mais do que são se apenas conseguissem encontrar um meio de expandir mais e de utilizar plenamente suas faculdades e potenciais.

Os que têm Netuno na 9ª Casa podem ficar confusos sobre qual direção tomar na educação superior. Em muitos casos que observei, havia indecisão e dúvida sobre a que assunto dar maior relevância. Alguns podem acreditar que a educação é a resposta para tudo, ou encontrar um professor que seja seu guru "especial". Outros podem se desiludir com a Universidade ou o curso que freqüentam, ou se considerarem de algum modo vítimas do sistema. Poucas pessoas que conheço com este posicionamento tiveram problemas com drogas ou álcool enquanto cursavam a Universidade.

Keats escreveu que ele "nunca se sentiu seguro de qualquer verdade a não ser pela clara percepção de sua beleza". A idéia de que "beleza é verdade, verdade é beleza" é uma descrição bastante apropriada de um dos sentidos de Netuno na 9ª Casa. Da mesma maneira, para quem tem este posicionamento, a expressão criativa pode ser inspirada por imagens religiosas ou transcendentais, ou por sutis dimensões de experiência, e poderiam servir como canais para despertar outros para isso. O filosófico escritor Goethe nasceu com Netuno na 9ª Casa. Bob Dylan, cujas canções inspiraram toda uma geração, nasceu com Netuno nessa casa regente de Peixes na 3ª Casa (a da comunicação). Netuno aí pode também indicar fama internacional como ator, artista ou músico, como no caso de Marlon Brando, de Henri Matisse e de Jimmy Hendrix.

Netuno expressa-se com relação a viagens e a grandes jornadas. Para alguns, viajar significa fugir para evitar algo no seu meio ambiente. Outros podem fazer peregrinações para encontrar a iluminação e são atraídos por certos países dotados de algum encanto, como se fosse a Meca dos muçulmanos. Podem conjecturar sobre um lugar, ir lá e achar que é muito diferente do que imaginavam. Alguns podem sentir um laço espiritual com um país que não o deles. Deve-se ter cuidado para não ser decepcionado por outros quando em países estrangeiros.

Se Netuno está mal aspectado, pode haver complicações com parentes ou por alguém que de algum modo é considerado como uma responsabilidade da pessoa.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Netuno na 8ª Casa, por Howard Sasportas

Se Netuno não pode estar em seu domicílio, a 12ª Casa, sua casa favorita é a de seu irmão mais íntimo, Plutão, a 8ª. A maior característica de Netuno é a perda de limites e de isolamento. E onde há melhor lugar para isso do que na casa do sexo, da partilha e da intimidade? E, pensando em aliviar a perene e divina saudade de casa de Netuno, a associação da 8ª Casa com a morte até que resolve o caso de uma forma bastante satisfatória.

Freud nos alertou a respeito de como coisas aparentemente inocentes podem ser símbolos de nossos desejos e interesses sexuais. Por exemplo: se você sonha em fumar um cigarro, é mesmo num cigarro que está pensando? No entanto, pode ser também o caso de o sexo ser um símbolo. Com Netuno (ou Peixes) na 8ª Casa, o sexo, em vez de ser apreciado apenas por si só, muitas vezes é usado para aliviar outros interesses psicológicos de peso.

Para quem tem Netuno nesta casa, o sexo é uma maneira de se misturar a outras pessoas, de transcender os limites do self isolado. Seja através da perda dos próprios limites ou engolfando os de outros, eles aliviam muito mais do que simplesmente uma tensão fisiológica. Remanescentes dos ritos de Dioniso, nos espasmos do amor físico, muitas pessoas satisfazem a necessidade de abandono e de esquecimento de si mesmos. O sexo é também uma maneira de soltar as rédeas do controle pessoal e da responsabilidade pelo seyf. Eles são capturados e cativados por outro e levados embora por uma força mais poderosa que eles próprios. Trata-se de uma forma de adoração e de reverência, de um tipo de sedução divina, que lhes traz de volta aquele algo que existe e que é maior do que eles.

Com Netuno na 8ª Casa, a intimidade física é também uma pausa para a solidão, e muito da promiscuidade e indiscrição associados a este posicionamento pode advir desse motivo. Alguns podem também achar que entregar-se sexualmente seja uma maneira de servir, agradando ou mesmo curando os outros. Pode também ser um modo muito conveniente de fugir de problemas de outras áreas da vida.

Vi muitos casos de pessoas com este posicionamento confusas a respeito de sua identidade sexual. Netuno é tão disperso, tão adaptável, tão fluido e tão modelador por aquilo que o contém que fica difícil saber exatamente o que querem. Inversamente, aspectos problemáticos de Netuno (de Saturno, por exemplo) também sugerem um temor de se deixar levar — uma tensão entre apegar-se a limitações ou perdê-las. Alguns podem até sentir necessidade de transcender seus desejos libidinosos a fim de canalizar essas energias em outras direções. Para outros, o sexo pode parecer um desapontamento e nada maravilhoso como aparece no cinema ou como se lê nos livros ou se ouve dos amigos. Outros ainda podem achar que seu caminho para a purificação e a redenção passa pelo sacrifício das relações sexuais com alguém por quem são fortemente atraídos. Alguns casos que acompanhei pareciam sempre fantasiar e desejar pessoas com quem não estavam envolvidos, em vez de sentirem-se assim com a pessoa com quem tinham uma relação no momento. Netuno nem sempre está satisfeito com o que tem. Além disso, se conhecemos a pessoa bem demais, seu estranho magnetismo pode eventualmente se desgastar.

Muitos destes processos aplicam-se à troca de valores entre as pessoas. Muitas vezes elas esperam ganhar benefícios materiais de um parceiro, mas, na verdade, o que se adquire é normalmente algo de natureza menos tangível. Estranhas complicações e circunstâncias decepcionantes podem afetar toda a área de dinheiro e finanças do parceiro. Por vezes, eles podem estar influenciados em demasia ou mesmo decepcionados pelos valores de outras pessoas, ou ter inveja daquilo que os outros têm e que eles não têm. No final, sua maior satisfação virá, não das posses de outras pessoas, mas de ajudar os outros a desenvolverem seus valores e recursos naturais.

É de bom alvitre que estejam bem à testa de seus negócios, e cuidados devem ser tomados na seleção de sócios ou parceiros. Netuno muitas vezes traz confusão e, ao assinar contratos, ambas as partes devem esclarecer exatamente todos os pontos do acordo. Perdas e ganhos econômicos terão importante impacto psicológico e, como resultado, poderia impeli-los a encontrar sua segurança e salvação íntimas em outros valores além dos materiais. De qualquer maneira, eles são bem advertidos para se aconselharem antes de fazer investimentos financeiros ou de assinar qualquer documento com relação a heranças e impostos.

Se Netuno está em alguma casa de Água, a pessoa é extremamente sensível e influenciada por sentimentos e tendências ocultas que estejam no ar. Dependendo dos aspectos de Netuno, a experiência de forças intangíveis e não-materiais pode operar de maneira construtiva ou destrutiva (Adolf Hitler tinha Plutão em conjunção com Netuno na 8ª Casa). Em caso positivo, a pessoa será guiada e inspirada como que do nada, ou poderá estar aberta para receber valiosas instruções através de sonhos. E como se conseguissem pegar um reino invisível, onde a visão e a compreensão mais ampla estivessem à disposição na hora em que esse conhecimento mais amplo se faz mais necessário. Por esta razão, eles também podem servir como fontes de conforto e de inspiração para outros que estão passando por crises. No entanto, a abertura psíquica desse posicionamento tende a se manifestar de maneira menos desejável. Em alguns casos, eles podem se sentir "possuídos", como se tivessem sido tomados por algo muito poderoso alheio a eles. Às vezes é possível que recebam guias decepcionantes ou enganosos de outras dimensões.

Uma vez que Netuno quer voltar para casa, e a 8ª Casa é a casa da Morte, quem tem este posicionamento tende a nutrir fantasias de autodestruição, quando a vida se torna difícil demais. Isso é normalmente exteriorizado pelo mau uso de drogas ou do álcool. (Marilyn Monroe nasceu com Peixes na cúspide da 8ª Casa, não só a causa da morte mas de toda a confusão e incerteza que a cercou, o que reflete a influência de Peixes ali.) A menos que Netuno tenha maus aspectos de Saturno, não existe o medo da morte, uma vez que o desejo de transcender os limites é muito forte. Nessa mesma linha, haverá muitas vezes interesse pela metafísica e pelo ocultismo.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Netuno na 7ª Casa, por Howard Sasportas

Quem tem Netuno na 7ª Casa encontra dificuldades na área dos relacionamentos pessoais, dificuldades essas que podem servir para mudar ou transformar sua consciência e entendimento da vida. Através das alegrias da intimidade e do conforto íntimo, ou através de qualquer dor, desilusão ou perda ocorrida no relacionamento, eles podem renascer para um novo nível de conhecimento.

Há muitas manifestações diversas desse posicionamento. Algumas pessoas procuram um deus ou uma deusa para adorar, reverenciar ou que as salve. Para amenizar sentimentos de solidão e isolamento elas muitas vezes anseiam pelo perdão de outra pessoa. Em vez de assumir a responsabilidade de se tornar uma pessoa completa, dona de si, o parceiro pode ser tomado por alguém que melhor as complemente. Nesse sentido, elas amam os outros por precisarem deles para algo. Levada a extremos, a outra pessoa passa a ser como uma roupa que se veste ou uma parte do equipamento que usam, aquilo que Martin Buber chama de relacionamento Eu-Coisa. Netuno não fica muito feliz com essa situação — o nobre ideal de amor deste planeta é apenas amar e não pedir algo em troca. Se os que têm Netuno na 1ª Casa se tornam demasiado dependentes de outra pessoa, podem achar que, de uma maneira ou de outra, o parceiro vai deixá-los ou que o relacionamento será rompido. Conseqüentemente, precisam desenvolver para si mesmos aquilo que procuravam na outra pessoa e aprendem um tipo de amor abnegado em troca. O domínio onde Netuno está no mapa é onde mais nos é solicitado.

A outra variedade de Netuno na 7ª Casa são aqueles que estão procurando alguém para quem possam bancar os salvadores. Sua idéia de relacionamento é resgatar e redimir a outra pessoa. Daí a reputação desse posicionamento de atrair tipos de vítimas como alcoólatras, drogados, viciados, criminosos, pessoas instáveis com um passado difícil e suspeito etc. Alguns serão atraídos por artistas ou tipos inspirados, tais como gênios musicais ou profetas religiosos, que necessitam de grande quantidade de amor materno e de faxineiras atrás deles. Muitas vezes, aquele que cuidou e salvou acaba se sentindo martirizado e desgostoso.

Inconscientemente, algumas pessoas com Netuno na 7ª Casa acreditam que, deixando de fazer algo, elas conseguem se limpar e purificar. Como no caso da agenda secreta, podem apaixonar-se por alguém que não é livre ou que é completamente inatingível, como uma pessoa casada, por exemplo. Obviamente, isso envolve ajustes para a pessoa que tem este Netuno ou, talvez, uma renúncia total a esse relacionamento. Em alguns casos que vi, quem tem Netuno na 7' Casa tem preferência por relacionamentos platônicos, nos quais os desejos da carne são "transcendidos".

Quem tem este posicionamento muitas vezes é chamado a dar muito nos relacionamentos, a fazer sacrifícios pelo parceiro e a aceitar as limitações que a outra pessoa não consegue resolver facilmente. Às vezes, mostram um tipo de amor altruísta que é puro e digno de verdadeiro respeito. No entanto, outras vezes eles podem se permitir serem massacrados como se não tivessem nenhum direito no relacionamento. A linha divisória de Netuno entre abnegação autêntica e tolerância, ou em ser apenas um capacho, é muito difícil de se definir.

Não é surpresa, com Netuno na 7ª Casa, uma noção muito romântica e idealizada do que o relacionamento deveria ser, que não combina bem com o duro trabalho envolvido. Uma ânsia de perfeição no parceiro e no próprio relacionamento significa que os que têm Netuno na 7' Casa podem ser pessoas muito difíceis de se conviver. Inconscientemente, eles tendem a ser extremamente críticos quanto aos defeitos da outra pessoa que não combinam com seu conceito de como o parceiro deveria ser ou com suas noções sobre o Amor. Alguns mostram a fachada de um casal perfeito em público quando, na verdade, estão muito longe de ser o ideal. Pensando positivamente, pode haver um encontro espiritual e a união de duas pessoas, além de uma fantástica harmonia psíquica entre elas. No entanto, não importa quão divinamente equilibrada a união possa parecer, há sempre a necessidade de ajustes para com as diferenças trazidas à tona por idiossincrasias pessoais. Duas almas gêmeas também podem discutir sobre o modo como a outra espreme o tubo de pasta de dentes.

Depois de varrermos a fantasia, o glamour, o êxtase e as românticas noções de amor, o que Netuno nos deixa? Afinal, este planeta representa um tipo de amor livre, um amor não pegajoso ou que engole as pessoas envolvidas. Não se trata de uma união baseada em convenções sociais mas em reciprocidade, uma união que respeita as necessidades do outro por aceitação, não por aprovação. Como Marilyn Ferguson escreve em The Aquarian Conspirancy ("A Conspiração Aquariana"), o amor é um contexto, não um comportamento.1 Num meio termo, quer pedindo que a outra pessoa se ajuste a nós, quer nós sempre nos ajustemos à outra pessoa, está o tipo de amor que Netuno pressente.

Além de se referir somente ao casamento e a relacionamentos íntimos, a 7ª Casa é a maneira como estamos na sociedade em geral. Netuno na 7ª Casa encontra os outros a partir do amor, da sensibilidade e da abertura, ou apresenta um falso rosto bom para qualquer ocasião. Grande número de artistas e músicos cujos mapas tive a oportunidade de elaborar, têm este posicionamento, bem como pessoas que aconselham e ajudam os outros de alguma maneira. Se Netuno está mal aspectado, pode haver o perigo de escândalos ou problemas com ações judiciais. A pessoa pode ser um "bode expiatório", isto é, ser abertamente punida e abominada por aquilo de que os outros secretamente se acham culpados.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Netuno na 6ª Casa, por Howard Sasportas

Existem alguns conflitos básicos entre os princípios de Netuno (Peixes) e os da 6ª Casa. Netuno anseia por totalidade, infinidade e ilimitação, enquanto a 6ª Casa (o domínio natural de Virgem) divide tudo em partes componentes, examina uma coisa de cada vez e esclarece o que cada coisa é comparando-a a outra. Enquanto Netuno está sempre despedaçando para depois ser novamente juntado de modo novo e melhor, a 6ª Casa gosta de tudo rotulado, de tudo bem guardado em seu lugar certo. É claro que não podemos ter as coisas de ambas as maneiras e, assim, um ou outro princípio vai ter de se curvar. Às vezes, a necessidade de funcionar com ordem e eficiência da 6ª Casa suprime os anseios netunianos de relaxar, de se deixar ir e fluir livremente. Outras vezes, o efeito solvente de Netuno mina a estrutura e a organização da vida de cada dia e do próprio corpo. Na verdade, o desafio para quem tem Netuno na 6ª Casa é como funcionar dentro de limites e fronteiras definidas e ainda assim não pode perder de vista sua conexão com tudo o que está à sua volta.

Netuno na 6ª Casa indica um sistema nervoso sensível e delicado, aquilo que alguns escritores chamam de um fraco limite etérico ou "aura avariada". Como resultado, quem tem este posicionamento é propenso à invasão de forças externas, ou são mais suscetíveis a germes e doenças que ficam no ar. Eles seriam bem prudentes em fazer exercícios ou desenvolver técnicas que fortalecessem o sistema nervoso, e deveriam ter o cuidado de descobrir quais alimentos são mais saudáveis para seus organismos. Essas pessoas precisam encontrar o equilíbrio entre a indulgência indiscriminada (sem limites) e a supervalorização na dieta e na vida (limites demais). Normalmente, são sensíveis às drogas e ao álcool e bastam pequenas doses para sentirem seus efeitos.

As doenças são muitas vezes de origem emocional, difíceis de diagnosticar claramente. Alguns casos que acompanhei foram incorretamente diagnosticados, receberam as receitas erradas, sendo tratados de algo que não tinham. Alguns podem se beneficiar seguindo tratamentos de medicinas alternativas ou complementares, tais como a homeopatia, a naturopatia, a acupuntura etc., que chegam à prevenção e à cura num nível mais sutil que a medicina alopática em geral.

De modo inverso, quem tem Netuno na 6ª Casa pode ter habilidades de cura e às vezes escolhe trabalhos nos quais consegue dar vazão a esses dons. Alguns são profundamente conscientes do corpo como um instrumento do espírito. Como acontece com muitos outros posicionamentos de 6ª Casa, a doença pode ser entendida como uma mensagem de que algo na vida não está certo e precisa ser melhorado. A fé e as atitudes da pessoa vão desempenhar um papel importante durante a convalescença. Às vezes, o despertar psicológico ou espiritual e o entendimento que vem como resultado da doença, vai alterar profundamente todas as suas inclinações na vida.

Portanto, uma doença como o câncer não pode ser atribuída a nenhum posicionamento planetário, nem por paralelos existentes entre o dilema de um Netuno de 6ª Casa e os problemas causados por tecidos malignos dentro do corpo. Devido à exposição a raios X, à ingestão de várias toxinas ou apenas por uma falha de funcionamento, o corpo produz células não corretamente adequadas às necessidades de todo o organismo. Normalmente, uma pessoa sadia e forte pode combater a imperfeição, mas se o sistema está enfraquecido ou estressado, então as células continuam a funcionar mal. Multiplicando-se sem restrições, ele produz mais células malignas — nenhuma delas programada para agir em conjunto, visando manter o sistema como um todo. O crescimento maligno pode, eventualmente, minar o corpo todo. O relacionamento correto das células com o sistema do corpo como um todo é análogo à questão surgida com Netuno na 6ª Casa: de que forma funcionar como indivíduo separado e ainda ajustar-se e fazer concessões às necessidades dos que nos rodeiam.

Sacrifícios podem vir a ser feitos na esfera do trabalho, e eles são muitas vezes sensíveis à atmosfera reinante no escritório. Em alguns casos, podem ser considerados o bode expiatório pelo que acontece de errado ou a vítima de um engano do patrão ou de um colega. Por outro lado, seus colegas podem dirigir-se a eles para pedir conselhos e salvação. Sem bem aspectado, existe normalmente uma harmonia íntima e enaltecedora com associados. Alguns procuram um emprego que lhes dê toda a felicidade na vida. Nos poucos casos que vi, eles tiveram de trabalhar muito antes de receber o reconhecimento ou a remuneração que mereciam por ele. O emprego pode vincular ao uso de habilidades netunianas - carreiras em medicina e cura, em química, um trabalho que exija imaginação artística e, em alguns casos, trabalhos em bares ou no mar.

Freqüentemente, tais pessoas não estão muito interessadas na praticidade da vida do dia-a-dia. Qualquer desculpa serve para evitar a chateação de tarefas sem graça, como passar aspirador na casa, e deveres aborrecidos, como pagar contas antes do vencimento. No entanto, alguns podem ficar obcecados com os trabalhos domésticos diários, como se o paraíso na Terra fosse alcançado através da boa organização na vida. (É possível que quem disse que limpeza é qualquer coisa que nos aproxima da divindidade tenha Netuno nesta casa.) Alguns vão fazer tarefas práticas como forma de servir aos outros. O serviço de casa poderia também ser usado como válvula de escape ou um modo de evitar outras áreas da vida que precisam ser espanadas. É bom escolher seus auxiliares com muito cuidado, bem como o mecânico de seu carro — estamos abertos à decepção no que se refere à casa de Netuno. Outra vez, desilusão e dor no domínio de Netuno ajudam-nos a reconhecer nossas limitações e imperfeições e nos abre para um conhecimento maior e mais completo de nós mesmos e da vida em geral.

Num sentido altamente positivo, quem tem Netuno na 6ª Casa pode ter uma visão divinamente inspirada e trazê-la à manifestação concreta. Ele também pode ver a divindade em tudo. Existe um ditado que diz: "Em cada partícula de poeira estão presentes Budas sem-número."

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Netuno na 5ª Casa, por Howard Sasportas

Na 5ª Casa, Netuno ganha um pouco e perde um pouco. Por um lado, este posicionamento confere uma imaginação rica e viva, gosto criativo e uma habilidade natural para exteriorizar os sentimentos de maneira grandiosa e exuberante. Por outro lado, as circunstâncias que ele atrai para a sua vida podem requerer que dê e receba o que os outros querem e necessitam, em vez de ser ou fazer aquilo que ele mesmo quer. Mas quando isso coincide — isto é, quando o que ele quer dar é aquilo que os outros querem e precisam receber — então, provavelmente, nada mais no mapa vai igualar a alegria e a realização prometidas por esse posicionamento.

Voltemos ao tanque de areia. O primeiro problema é se o pequeno Netuno está livre para sair e ir brincar. "Coitada da mamãe, trabalha tanto em casa! Eu deveria ficar aqui e ajudá-la." "Não, não pense em mim", diz a pobre mãe. "Vai ser bom para você sair com seus amiguinhos; eu não me incomodo mesmo (suspiro)." De um modo culpado, mas excitante, Netuno flutua no ar e vai brincar no playground, delirando já com toda a alegria que vai ter. Mas o que é isso? ninguém está lá: "Estranho, onde será que eles foram? (pausa) O que será que estou perdendo? Bem, também posso brincar sozinho." Ele entra no tanque de areia cheio de inspiração para os castelos que tem em mente, quando Mercúrio aparece. "Desculpe Netuno, mas sua mãe me mandou. Ela precisa de você em casa. Você pode me emprestar sua pazinha?"

Às vezes, por mais que quem tenha Netuno na 5ª Casa (ou Peixes) procure o prazer, mais ele se esquiva. Não é sempre tão desolador — mas ele muitas vezes é chamado a fazer sacrifícios nesta área de criatividade. Alguns podem deixar de lado uma carreira nas artes por uma existência mais estável ou rotineira; outros podem abrir mão de uma existência mais estável e rotineira por uma carreira nas artes. Mas, seja esta uma carreira pensada neste campo ou não, eles se beneficiarão de qualquer idéia criativa que apareça num momento de folga que lhes dê a oportunidade de expressar seus sentimentos, suas emoções e sua esplêndida imaginação.

No amor, são normalmente muito ardorosos, enchendo o ser amado de qualidades divinas; assim, embarcam no maior romance de todos os tempos. O escritor F. Scott Fitzgerald nasceu com Marte conjunção Netuno na 5ª Casa, e seu relacionamento com Zelda foi o Grande Romance Americano da época. Além de demonstrar seus sentimentos de maneira criativa, ele também ostentava abertamente (5ª) seu prazer de beber (Netuno). (Nos mesmos moldes, o atorcantor-comediante Dean Martin também tem um Netuno de 5ª Casa.) Como Scotty e Zelda (neste caso ela se mostrou um pouco netuniana demais), Netuno nesta casa pode trazer complicações ao amor. Uma das versões é apaixonar-se por uma pessoa inatingível. Sendo assim, o bem-amado pode ser idealizado e idolatrado à distância, ou devidamente sacrificado com um talento apenas superado pela nossa Dama das Camélias. Muitas vezes eles identificam o amor com uma causa: "Esta pessoa necessita de mim para salvá-la ou fazer com que se realize." Ou, ao contrário: "O amado vai me salvar e me redimir." Pensando mais positivamente, pessoas com Netuno na 5ª Casa possuem, pela expansividade e pelo número de seus amores, um dom natural para ajudar e curar os outros.

Sacrifícios podem ter de ser feitos por crianças. Se há aspectos difíceis, os que têm essa posição podem se sentir martirizados pela paternidade: "Se não fossem os filhos, eu poderia ter feito..." Eles podem idealizar um filho ou fazer do filho a sua fonte de salvação. "Se o filho me ama apesar de tudo, se o filho é maravilhoso e tem muito sucesso, então minha vida foi redimida." Obviamente, tem de haver boa vontade por parte do pai com este posicionamento para libertar o filho a fim de deixá-lo viver sua própria vida. O filho pode refletir as qualidades netunianas ou piscianas — no sentido de possuir excepcionais habilidades criativas ou artísticas, ou a mais desafiante das manifestações deste planeta ou signo — incapacidade mental, física ou emocional. O importante é o "crescimento espiritual" recebido através da experiência com crianças. Não importa em que esfera da vida esteja posicionado, Netuno pode indicar uma espécie de sofrimento que tem o efeito de aliviar o indivíduo. Invariavelmente, o pai que perde ou tem de deixar o filho vai ser profundamente afetado e alterado através daquilo que Netuno tem a ensinar. Algumas pessoas com Netuno na 5ª Casa trabalham bem com crianças perturbadas ou incapacitadas, e com adolescentes.

Obviamente, se Netuno estiver mal aspectado, eles terão de ter muito cuidado com jogos e especulações. Por natureza, Netuno não dá nenhuma garantia.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Netuno na 4ª Casa (Peixes no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas

Alguém com esse posicionamento me disse um dia que se sentia como se tivesse engolido um espelho. Do mais profundo de seu íntimo, quem tem Netuno na 4ª Casa absorve e reflete as influências atmosféricas ao seu redor. Na medida do possível, deveria ter muito cuidado ao selecionar o ambiente em que vive. E claro que a discriminação e a livre escolha nem sempre se encontram no mesmo cardápio que Netuno.

Trata-se de um posicionamento difícil de explicar. Eu o tenho visto funcionando de diversas maneiras. Algumas das pessoas com esta posição, sem levar em conta os aspectos de Netuno, me relataram os encantos idílicos de sua primeira infância — crianças brincando no jardim, o afeto da família e sua união, o colo da mãe, o colo do pai, as histórias do avô etc. E, para muitas pessoas, um Netuno positivo na 4ª Casa indica esse tipo de ambiente familiar cheio de amor e compreensão, ótima base para seu desenvolvimento futuro. No entanto, alguns parecem perder muito tempo de seus anos ansiando por voltar àquilo e comparando os problemas e as aflições da vida adulta com os bons velhos tempos. Outros se sentiam tão unidos à família que nunca desenvolveram um sentido mais individualista a respeito de quem são. A maneira como pensam ou sentem, seus gostos, opiniões e inclinações refletem aqueles que vivenciaram na primeira infância, e ponto final. Eles vêm normalmente de famílias que os terapeutas chamam de "envolventes": famílias que vivem amarradas dentro de sistemas fechados, onde há regras implícitas não formuladas, nas quais ninguém pode se comportar de modo diferente daquele que se espera para não aborrecer os outros ou causar demasiada desarmonia. O preço de Netuno para permanecer dentro da segura estrutura dessa família é o de sua própria liberdade e identidade pessoal.

Outros com este posicionamento começam contando as alegrias de sua primeira infância e, então, abaixam a cabeça e a voz para dizer: "Mas aí tudo mudou, quando meu pai perdeu o emprego, meu irmão ficou muito doente e mamãe teve um caso... etc." Netuno volta para seus velhos truques, pedindo sacrifícios e ajustes. Num mapa que calculei, de uma mulher com Netuno na 4ª Casa, lembro-me de que ela descrevia as delícias de sua infância assim: "Tudo era tão maravilhoso, eu desejava poder ter aqueles dias felizes novamente, exceto, é claro, aquela vez que voltei da escola e encontrei meu pai bêbado, caído no chão, e mamãe se mandou..." Na casa de Netuno, os espetáculos coloridos favoritos da pessoa são cor-de-rosa.

Dar um sentido a tudo isso não é fácil, mas há coisas concretas a serem ditas a respeito de Netuno na 4ª Casa. Por exemplo, este posicionamento aparece em mapas de pessoas que, quando crianças, tiveram de ficar muito quietas e controladas a fim de não perturbar um parente com doença crônica. Em outros casos que vi, elas cresceram num ambiente coletivo — num pensionato ou num orfanato. Às vezes o lar era uma instituição onde os pais trabalhavam, de modo que a criança ficava com eles. Ela tinha a possibilidade de observá-los constantemente dando atenção e carinho a outras pessoas, e isso lhe causava ciúme, insegurança e dor.

Aspectos difíceis de Netuno podem indicar famílias que se separaram ou se dissolveram de alguma maneira. Em certos casos, um Netuno de 4ª Casa pode até significar o sacrifício de abandonar o país natal. Sigmund Freud, por exemplo, que saiu da Áustria para fugir dos nazistas, nasceu com Netuno em Peixes na 4ª Casa (Saturno em Gêmeos na 8ª em quadratura com seu Netuno de 4ª Casa, e todos nós sabemos o que ele pensava a respeito de tendências ocultas no ambiente do lar da primeira infância). Da mesma maneira, Netuno na 4ª Casa poderia indicar o abandono dos padrões tradicionais e familiares da pessoa, como foi o caso do duque de Windsor (Netuno em Gêmeos na 4ª regente de Peixes na 1ª). Outros irão procurar seus "lares e famílias espirituais", não necessariamente vinculados a laços de sangue. A casa pode ser usada como ponto de reunião para grupos de meditação, sessões psíquicas e como retiro para artistas e músicos. Quem tem Netuno na 4ª Casa pode ser muito feliz vivendo junto ao mar.

Se a 4ª Casa representa o pai (o parente oculto) então teremos algo da projeção netuniana. Para alguns, mostra um pai muito sensível, carinhoso e sentimental, muitas vezes poético e romântico. O pai pode ser idealizado em demasia e depois tornar-se um desapontamento quando examinado com mais realismo algum tempo depois. Poderia indicar um pai omisso ou ausente, alguém de quem a criança tem apenas uma vaga lembrança e uma imagem pouco nítida. Vi casos em que o pai pertencia mais ao mundo do que à criança; ele era um clérigo, ou um médico ocupado, um famoso cantor de óperas, um político, um ator conhecido ou um diplomata. Nesses casos, as crianças são solicitadas a sacrificar o pai pessoal, e muitas vezes têm de achar dentro de si mesmas o tipo de amor e amparo que viam seus pais darem de tão boa vontade a outros.

Netuno na 4ª Casa às vezes pode ser indício de que há esqueletos nos armários da família, ou seja, um alcoólatra, um drogado ou um pai com distúrbios mentais; se não for o pai, pode ser um parente próximo. Em alguns mapas que vi, com este posicionamento, havia uma incerteza sobre quem era realmente o pai. Destes, apenas dois, depois de muitos anos, descobriram que o homem que achavam que era seu pai na verdade não o era.

Este posicionamento sugere profundas ansiedades espirituais, que aparecem na segunda parte da vida. Hermann Hesse, o escritor que imortalizou a procura espiritual em seu livro Siddhartha, tinha Netuno em Touro na 4ª Casa, regente de Peixes na 3ª, a casa dos escritos e da comunicação.

De acordo com muitos livros de astrologia, os últimos anos de quem tem Netuno na 4ª Casa podem ser marcados por uma reclusão pacífica, durante os quais as pessoas calmamente se desagregam da vida. Há, no entanto, o perigo de poderem regressar à posição de crianças indefesas, especialmente se sentirem que nunca ninguém se preocupou com suas necessidades quando elas eram pequenas. A maneira como começamos a vida é muitas vezes a maneira como a terminamos — a não ser que possamos trazer esses modelos inconscientes da infância para a luz do conhecimento e fazer algo para mudá-los. Com Netuno na 4ª Casa, é melhor fazer isso antes do que depois.

Peixes na cúspide ou contido na 4ª Casa é o mesmo que Netuno ali. Com Peixes no Fundo-do-Céu, a procura de uma identidade mais ampla e completa é provavelmente o melhor alicerce sobre o qual construímos a vida.