Uma das principais ocupações dos que têm Saturno na 3ª Casa é expressar-se de maneira a poderem ser entendidos. O ambiente da primeira infância pode ter sido sentido como pouco amigável ou perigoso em termos de segurança pessoal, e por este motivo não conduz a intercâmbios fáceis e abertos com os outros. Como resultado, eles podem ficar remoendo a crença de que ninguém entende o que dizem, ou escondem sentimentos e pensamentos por medo de que sejam ma1ªinterpretados ou usados contra eles. Podem parecer tímidos, distantes, arrogantes ou bobos quando, na verdade, apenas não conseguem se comunicar.
Tais inseguranças a respeito de sua dificuldade de expressão e inteligência têm várias repercussões. Compensando um sentimento de inadequação nesta área, eles podem querer testar a si próprios desenvolvendo um preciso e exato estilo, verbal ou mental. Saturno na 3ª Casa muitas vezes manifesta um tipo de processo de raciocínio sério e ordenado ligado ao lado esquerdo do cérebro, que é lógico e racional. Para disfarçar essa falta de jeito nos assuntos da 3ª Casa, tomam-se antiintelectuais e menosprezam os que 'se acham o máximo' ou os 'pseudo-intelectuais'. Eles podem ter grande dificuldade para "conversas jogadas fora", ou ficam tagarelando sem parar a fim de evitarem revelar aquilo que realmente está se passando em suas cabeças.
Enquanto os que têm Júpiter na 3ª Casa vivem feliz e calmamente no seu meio ambiente, ansiosos para ver o que os espera na próxima esquina, Saturno na 3ª Casa limita a livre-expressão do movimento de uma pessoa. Isso pode provir de uma experiência da primeira infância num ambiente em que a pessoa não se sentia segura ou que não lhe permitia qualquer flexibilidade. Às vezes, em decorrência de um malfadado sentido de restrição ou solidão durante o crescimento. Se as crianças são afastadas demais de tarefas normais durante certos estágios do desenvolvimento (a fase primata), sua curiosidade natural e o desejo de explorar, de imitar e de treinar a habilidade das mãos vai diminuir gradualmente.1 Quem tem Saturno na 3ª pode beneficiar-se de terapias ou de técnicas que os capacitem a reexperimentar os tipos de movimentos e a mobilidade a eles negada na infância por alguma razão.
Tenho visto muitos exemplos de Saturno na 3ª Casa em que a falta de irmãos menores causou sentimentos de privação ou isolamento na infância. Ao mesmo tempo, algumas pessoas com esse posicionamento contam que consideravam seus irmãos e irmãs como opressores e restringentes. No caso de quem tem Saturno na 3ª Casa ser o irmão mais velho, ele deve ter sido sufocado com a responsabilidade de tomar conta dos irmãos mais novos ou de servir de bom exemplo para eles.
Com base em quaisquer das razões descritas acima, quem tem Saturno na 3ª Casa pode ter problemas no início de sua educação e um difícil ajuste ao período escolar em geral. Para alguns, o colégio pode ser sentido como uma espécie de exílio ou banimento. Pode também haver atrasos, obstáculos e desafios em pequenos passeios ou viagens em geral. Enquanto Júpiter apenas "pega seu chapéu e vai andando", Saturno quer ter a certeza de que tudo foi reservado com antecedência. Júpiter chega à casa de um amigo para passar o fim de semana e descobre que há uma festa em andamento. Saturno chega na mesma casa no fim de semana seguinte para descobrir que o pai de seu amigo acaba de ficar doente.
Novamente, a ênfase de Saturno na 3ª Casa não é a de se estar condenado a uma vida de misérias, claudicando por aí com muletas e perdendo o trem. Este posicionamento é, antes de mais nada, um convite para desenvolver as potencialidades de uma mente profunda e estável, para melhorar a capacidade de se comunicar mais claramente com os outros e descobrir o tipo de alegria que o aprendizado de alguma coisa pode trazer. Quem tem Saturno bem aspectado na 3ª Casa pode naturalmente exibir esses traços ou ter menos problemas chegando mais a bons termos com Saturno do que outros com este mesmo posicionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário