Uma das coisas mais importantes que me ajudaram a aprender a astrologia tradicional foi entender a diferença entre objetividade e subjetividade em um mapa. Em certo sentido, a astrologia tradicional é mais objetiva, enquanto a astrologia moderna é mais subjetiva. Esses termos podem significar uma série de coisas diferentes, então deixe-me explicar um pouco mais de onde eu venho. A principal distinção é esta: na astrologia moderna, a carta natal é geralmente tomada como uma imagem de sua mente. Na astrologia tradicional, o mapa é uma imagem do seu lugar no mundo como um todo, apenas parte do que é sua mente.
Vamos tirar dois exemplos. Na astrologia moderna, a segunda casa é levada a indicar "valores". Agora, os valores são algo experimentado através da mente: eles pertencem a julgamentos que fazemos sobre as coisas. Mas pense em todas as coisas do mapa que têm valor pessoal ou moral, ou são pessoas reais ou coisas que valorizamos: dinheiro, parentes, pais, filhos, prazeres, relacionamentos, espiritualidade, educação, honra e prestígio, amigos. Há também coisas sobre as quais valoramos negativamente: escravidão e doença, morte, depressão e inimigos. Nós colocamos valores positivos ou negativos em todas essas coisas, e não há nenhuma maneira de podemos incorporar tudo isso para a simbologia da segunda casa. Em vez disso, eles refletem pessoas separadas e experiências na vida, e muitos deles estão fora do nosso controle geral e não se reduzem a opiniões de nossas mentes: são realidades objetivas.
Da mesma forma, tome a décima primeira casa. Tradicionalmente, esta é a casa dos amigos e das amizades - não a nossa atitude em relação aos amigos, mas os amigos e a amizade que se experimenta. Todos valorizamos a amizade de uma maneira geral, mas como as pessoas realmente experimentam amizades, e como são os amigos, não se limitam apenas às suas próprias mentes. Algumas pessoas têm muitos e duradouros amigos com suas próprias personalidades; outros têm amizades difíceis e instáveis, independentemente dos seus sentimentos. E, portanto, esta é uma diferença fundamental entre a astrologia moderna e tradicional: ao interpretar um mapa, não podemos assumir que essas coisas estão meramente na mente do nativo, mesmo que o nativo tenha que pensar sobre elas e tomar decisões sobre elas.
Quando eu aprendi pela primeira vez a astrologia horária, eu tinha apenas um visão moderna. Eu lia nos livros que um mapa horário geralmente refletirá os bons ou maus sentimentos e expectativas do cliente, e isso correspondia ao meu pressuposto geral de que o objetivo de um mapa era refletir a mente. Mas quando eu fiz minhas próprias perguntas a cartas horárias, como "Ele me ama?" ou "Vou ficar com este emprego?" eu descobri que não conseguiria dizer a diferença entre uma resposta sim ou nenhuma, entre um resultado bom e ruim na minha própria mente. Olhei para Saturno e me perguntei: "isso indica minhas preocupações, ou isso significa que ele não me ama antes de tudo?"
Você pode ver algo com a mesma diferença na astrologia natal. Lembro-me de interpretar os gráficos dos parentes e escrever todas as delimitações possíveis: Plutão, a Lua, Vênus em Gêmeos, Urano na décimo primeira, e assim por diante. Muitas vezes, muitas delimitações se contradisseram. Mas por quê? Porque eu pensei que tudo no gráfico tinha que indicar, da mesma forma, o que estava na personalidade. E então, senti-me completamente perdido. Eu me preocupei que talvez eu simplesmente não entendesse a astrologia bem o suficiente, e que, depois de muitos estudos, entendi. Mas isso também não funcionou.
A abordagem tradicional diz que a maioria das coisas que aparecem em seu mapa não está em sua mente. São parte de sua vida, e você os experimenta, mas eles não são você. A sétima casa é sua parceira e esposa, e não seus sentimentos sobre elas; a décima primeira é seus amigos e amizades, e não seus sentimentos sobre eles; a segunda casa é suas posses pessoais (e às vezes, aliados), e não seus sentimentos sobre eles; e assim por diante. Em vez disso, todas essas interpretações que eu pensava fazerem parte das mentes subjetivas dos meus parentes, eram realmente descrições de assuntos objetivos de suas vidas. É verdade que todos os planetas do seu mapa são parte de suas experiências: mas as experiências ocorrem quando se interage com o mundo objetivo. Em um mapa natal, então, nem todas as colocações planetárias indicam a mente do nativo, mas os diferentes planetas são interpretados para diferentes áreas da vida, minimizando as aparentes contradições e confrontos. Então, o Sol não pode ter nada a ver com você em particular na sua natividade, porque o Sol não é você: se ele está na nona, ele pode ter algo a ver com viagens, estrangeiros ou espiritualidade, mas não sua mente interior e personalidade. Vênus também não é você, mas porque ela significa amor e relacionamentos de uma maneira geral, será relevante para seu sentido de romance e relacionamentos ao fazer sua delineação particular. Caso contrário, por sua localização e regência, ela simplesmente pode indicar sua irmã ou pais, ou uma doença, e assim por diante.
Isso leva a ser algo bastante tradicional, mas realmente sensato: podemos ser objetivos sobre a vida subjetiva das pessoas. Você já pediu o conselho de um amigo? Muitas vezes confiamos em nossos amigos para nos dizer se estamos indo bem ou nos estamos desviando: precisamos de um conselho, uma opinião externa. O mesmo acontece com a astrologia: quando se fala com um cliente ou olhando um mapa, podemos ser honestos sobre se as coisas estão indo bem ou não, e muitas vezes se alguém (nosso amigo, um cliente) é uma vítima de desejos. Na verdade, seria irresponsável dizer a um amigo ou cliente que ele pode criar sua própria realidade, que não há nada de bom ou ruim, e que todas as coisas aparentemente negativas são apenas uma oportunidade positiva ou uma experiência de aprendizado. É verdade que podemos tratar todas as coisas ruins como uma experiência de aprendizado, mas, a menos que reconheçamos coisas convencionalmente ruins, não podemos estabelecer contato realista com um cliente ou dar conselhos.
Uma consequência aparentemente estranha disso é que as técnicas tradicionais não funcionam a menos que você adote essa mentalidade. Quando meu próprio professor, Robert Zoller, expressou essa visão, não fazia sentido para mim. Se uma técnica funciona, não deveria funcionar? Mas o fato é que, se você não tratar as coisas de forma objetiva, e especialmente se você tratar tudo intuitivamente, ou como algo unicamente na mente de alguém, você não perceberá todos os tipos de eventos importantes na vida das pessoas, e você não poderá descrevê-los ou dar as respostas às perguntas subjetivas das pessoas com precisão. Agora, a maioria dos astrólogos modernos realmente fazem isso na prática: quando os astrólogos examinam os trânsitos e as direções, eles olham eventos e temas objetivos nas vidas das pessoas, dos quais eles devem enfrentar e lidar. Mas grande parte da concepção dos astrólogos modernos não lhes permite ver oficialmente essas coisas como objetivas ou como coisas que não estão diretamente no nosso controle. Isso pode criar problemas com delineação. Pois, se assumimos que o mapa é uma imagem da nossa mente, então, como sempre levamos nossa mente conosco, podemos assumir que todos os tipos de delineamentos tradicionais são errados: se uma interpretação tradicional diz que haverá dificuldade com a décima primeira Casa, você pode estar tentado a pensar que haverá problemas sempre e todos os dias com a décima primeira, porque é uma característica da sua mente. Mas, tradicionalmente, esse tema da décima primeira casa só pode ser muito ativo quando aplicamos certas técnicas preditivas - porque não é um conteúdo permanente em sua mente.
Para lhe dar um exemplo, uma vez tive um cliente com um mapa algo incomum. À primeira vista, as coisas não pareciam muito boas do ponto de vista convencional: praticamente todo planeta estava em detrimento. Por outro lado, praticamente todos os planetas também estavam vislumbrando os outros de maneira a promover a recepção. Então eu disse ao cliente que parecia que sua vida estava cheia de eventos e assuntos onde, embora ele geralmente fosse bem sucedido (por causa das recepções), as coisas não duraram muito ou encontraram muitas mudanças (por causa dos detrimentos) . "Sim", ele disse, "eu sempre percebi isso. Eu trabalho freelance e sou bem sucedido no que eu faço, mas muitas coisas na vida parecem durar pouco tempo. Sempre me perguntei se era algum problema comigo." De um ponto de vista tradicional, eu poderia então aconselhar alguns caminhos: trabalhar duro para superar essa tendência à mudança e desintegração, ou abraçá-lo e vê-lo como uma oportunidade para fazer muitas coisas diferentes e ter uma experiência mais variada e rica - mas ele não deveria considerar era uma questão de seu caráter e algo que era sua culpa.
Essas idéias afetam diretamente nossa leitura do mapa, na forma de distância crítica: a capacidade de questionar nossos pressupostos e nos remover emocionalmente do mapa. A distância crítica está relacionada ao uso de regras de interpretação, mas também ao uso dos valores convencionais. Quanto mais assumimos uma visão subjetiva do mapa, mais nos convidamos a unir nossos próprios valores e visões e associações que fazemos com ele (o mapa): tentamos unir nossa própria mente com a mente do mapa, porque tudo está na mente. Essa tentação convida pensamentos ilusórios, como quando há uma situação difícil no mapa, mas queremos dar boas notícias às pessoas, ou falar sobre seu potencial evolutivo, em vez de apontar algo objetivamente incomum ou difícil.
Outro exemplo é quando olhamos para o nosso próprio mapa, o que muitas vezes é difícil mesmo nas melhores circunstâncias. Quando as coisas no mapa não são apenas coisas em nossas próprias mentes, podemos estar atentos às coisas boas e más, não valorizando o bem ou o mal demais, porque ambos são temporários e não têm uma capacidade absoluta de afetar nossa busca de ser feliz.
O mesmo acontece quando olhamos para mapas mundanos ou mapas de eventos. É muito fácil deixar nossos próprios julgamentos de valor influírem no julgamento de algum evento político. Mas e se esse evento não estiver em conformidade com nossos próprios valores políticos? Quando os astrólogos interpretam o significado de um evento mundano, suas opiniões geralmente refletem seus próprios valores pessoais. A astrologia tradicional nos permite uma distância crítica - não apenas nessa ou aquela situação, mas em princípio para todas as situações.
Benjamin Dykes, in Traditional Astrology for Today - An Introduction, Cazimi Press, Minneapolis, Minessota, EUA, 2011. Capítulo 3. Tradução de Claudio Fagundes.
O livro está à venda aqui:
https://www.amazon.com/Traditional-Astrology-Today-Benjamin-Dykes/dp/1934586226/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1497110339&sr=8-4&keywords=benjamin+dykes
sábado, 17 de junho de 2017
Dos doze signos do zodíaco, e das suas múltiplas divisões, por William Lilly
O zodíaco está dividido em doze partes iguais, a que chamamos signos, e às quais damos os nomes de criaturas vivas, quer devido às suas propriedades em comum com as criaturas vivas, ou porque a posição das estrelas nesses pontos se assemelha às efígies e ao aspecto das criaturas vivas; os seus nomes são os seguintes:
Cada um destes signos contém trinta graus ou partes em longitude. Assim, resulta que o zodíaco inteiro consiste de 360 graus, cada grau contém 60 minutos, aos quais também chamamos escrópulos, cada minuto contém 60 segundos, e assim por diante se se quiser, mas em astrologia fazemos apenas uso dos graus, minutos e segundos.
Estes signos são de novo divididos de muitas maneiras; primeiro, em quatro quadrantes ou quartos, correspondendo às quatro estações do ano.
O quadrante Vernal ou da primavera é sanguíneo, quente e úmido, e contém os primeiros três signos, viz. Áries, Touro e Gêmeos.
O quadrante Estival ou de verão é quente, seco e colérico, e contém o quarto, quinto e sexto signos, viz. Câncer, Leão e Virgem.
O quadrante Outonal ou da colheita é frio, seco e melancólico, e contém o sétimo, oitavo e nono signos, viz. Libra, Escorpião e Sagitário.
O quadrante Hiemal, Brumal ou de inverno é frio, úmido e fleumático, e contém o décimo, décimo primeiro e décimo segundo signos, viz. Capricórnio, Aquário e Peixes.
Estão novamente divididos por elementos, pois alguns signos são por natureza do fogo, quentes e secos, viz. Áries, Leão e Sagitário, e estes três signos constituem a Triplicidade do Fogo.
Outros são secos, frios e de terra, viz. Touro, Virgem e Capricórnio, e constituem a Triplicidade da Terra.
Outros são aéreos, quentes e úmidos, viz. Gêmeos, Libra e Aquário, que constituem a Triplicidade do Ar.
Outros são aquáticos, frios e úmidos, viz. Câncer, Escorpião e Peixes, e são chamados a Triplicidade da Água.
Mais uma vez, alguns signos são masculinos, diurnos, e portanto quentes, como Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário.
Alguns são femininos, noturnos, portanto frios, viz. Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.
A utilidade disto é a seguinte: se se tiver um planeta masculino num signo masculino, ele torna a pessoa mais masculina; assim como, se o planeta masculino estiver num signo feminino, o homem ou a mulher é menos corajoso, etc.
Mais uma vez, alguns signos são chamados boreais, setentrionais ou do Norte, porque declinam do equinócio para Norte, e estes são, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem; e estes seis signos contêm metade do zodíaco, ou o seu primeiro semicírculo.
Alguns signos são chamados austrais, meridionais ou do Sul, pois declinam para Sul a partir do equinócio, e estes são Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
Cardeais — Os signos são novamente divididos em Cardeais, Fixos e Mutáveis, sendo Áries, Câncer, Libra e Capricórnio cardeais, porque quando o Sol entra em Áries e Libra o tempo e a estação do ano alteram-se e mudam rapidamente e porque é a partir do momento em que o Sol entra em qualquer destes signos que denominamos as estações do ano.
É a partir da entrada do Sol em Áries e Libra que surge o equinócio da Primavera e do Outono; com a entrada do Sol em Câncer e Capricórnio surge o solstício do Verão e do Inverno.
Portanto os signos equinociais são Áries e Libra, e os solsticiais ou tropicais são Câncer e Capricórnio.
Signos fixos — Os signos fixos ficam a seguir aos equinociais e aos tropicais e são fixos porque quando o Sol entra neles, a estação do ano é fixa, e sente-se mais claramente o calor ou o frio, a umidade ou a seca.
Mutáveis — Signos que estão posicionados entre os cardeais e os fixos, e que retêm as propriedades ou a natureza pertencente ao signo anterior e ao seguinte, e são Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.
São chamados bicorpóreos ou de dois corpos, porque representam dois corpos, como em Gêmeos dois Gêmeos, em Peixes dois Peixes.
O correto conhecimento do que foi dito é muito importante em astrologia, e deve ser compreendido desta forma: se, na pergunta ou na figura do céu, o planeta que é regente do ascendente estiver num signo cardeal e o signo ascendente também o for, denota uma pessoa instável, sem capacidade de resolução, facilmente mutável, pervertida, uma pessoa oscilante e inconstante.
Vamos admitir que o ascendente é fixo, e que o regente desse signo também está num signo fixo, pode-se julgar que a pessoa tem vontade firme e não é abalável; ou, como se costuma dizer, alguém que manterá firmemente o que disse ou fez, seja bom ou mau.
Se o signo ascendente for mutável, e o regente desse signo também estiver num signo mutável, pode-se julgar que o homem ou a mulher não são nem de vontade muito forte nem facilmente alteráveis, mas um meio termo.
Os signos também são divididos em:
Bestiais ou quadrúpedes, viz. Áries, Touro, Leão, Sagitário e Capricórnio; estes são representados por criaturas de quatro patas.
Férteis ou prolíficos, viz. Câncer, Escorpião e Peixes.
Signos estéreis, Gêmeos, Leão e Virgem.
Signos humanos ou corteses, Gêmeos, Virgem, Libra e Aquário.
Signos ferozes são Leão e a última parte de Sagitário.
Signos mudos ou de voz lenta, Câncer, Escorpião e Peixes; mais ainda se Mercúrio estiver em qualquer deles, em conjunção, quadratura ou oposição a Saturno.
A utilidade disto é se o significador, ou o regente do ascendente estiver em Áries, Touro, Leão, Sagitário ou Capricórnio, há no temperamento dessa pessoa qualquer coisa da natureza do animal que representa o signo em que ele se encontra; assim, se ele estiver em Áries, o homem é precipitado, audacioso e lascivo; se em Touro, persistente e resoluto, e de temperamento algo lamacento, viciado por alguma imperfeição privada, etc., e assim com o resto.
Vamos admitir que alguém apresenta esta pergunta, se terá filhos, então se a Lua e os significadores principais estiverem em signos prolíficos e fortes, não há dúvida que os terá; o mesmo fazer se a pergunta disser respeito à esterilidade, viz. se o ascendente ou a quinta casa forem daqueles signos que chamamos signos estéreis, geralmente representam poucos ou nenhum filho.
Nas perguntas, se ascenderem Gêmeos, Virgem, Libra ou Aquário, ou se o regente do ascendente estiver em signos humanos, então podemos julgar que o homem terá uma postura civilizada, será muito afável e de fácil conversação com todos, etc.
William Lilly, in Astrologia Cristã.
O livro, em seu primeiro livro, pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com.br/Astrologia-Crist%C3%A3-Livro-B%C3%A1sica-ebook/dp/B014VL3VP4/ref=sr_1_fkmr0_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1497124732&sr=1-1-fkmr0&keywords=William+Lilly%2C+in+Astrologia+Crist%C3%A3
Estes signos são de novo divididos de muitas maneiras; primeiro, em quatro quadrantes ou quartos, correspondendo às quatro estações do ano.
O quadrante Vernal ou da primavera é sanguíneo, quente e úmido, e contém os primeiros três signos, viz. Áries, Touro e Gêmeos.
O quadrante Estival ou de verão é quente, seco e colérico, e contém o quarto, quinto e sexto signos, viz. Câncer, Leão e Virgem.
O quadrante Outonal ou da colheita é frio, seco e melancólico, e contém o sétimo, oitavo e nono signos, viz. Libra, Escorpião e Sagitário.
O quadrante Hiemal, Brumal ou de inverno é frio, úmido e fleumático, e contém o décimo, décimo primeiro e décimo segundo signos, viz. Capricórnio, Aquário e Peixes.
Estão novamente divididos por elementos, pois alguns signos são por natureza do fogo, quentes e secos, viz. Áries, Leão e Sagitário, e estes três signos constituem a Triplicidade do Fogo.
Outros são secos, frios e de terra, viz. Touro, Virgem e Capricórnio, e constituem a Triplicidade da Terra.
Outros são aéreos, quentes e úmidos, viz. Gêmeos, Libra e Aquário, que constituem a Triplicidade do Ar.
Outros são aquáticos, frios e úmidos, viz. Câncer, Escorpião e Peixes, e são chamados a Triplicidade da Água.
Mais uma vez, alguns signos são masculinos, diurnos, e portanto quentes, como Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário.
Alguns são femininos, noturnos, portanto frios, viz. Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.
A utilidade disto é a seguinte: se se tiver um planeta masculino num signo masculino, ele torna a pessoa mais masculina; assim como, se o planeta masculino estiver num signo feminino, o homem ou a mulher é menos corajoso, etc.
Mais uma vez, alguns signos são chamados boreais, setentrionais ou do Norte, porque declinam do equinócio para Norte, e estes são, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem; e estes seis signos contêm metade do zodíaco, ou o seu primeiro semicírculo.
Alguns signos são chamados austrais, meridionais ou do Sul, pois declinam para Sul a partir do equinócio, e estes são Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
Cardeais — Os signos são novamente divididos em Cardeais, Fixos e Mutáveis, sendo Áries, Câncer, Libra e Capricórnio cardeais, porque quando o Sol entra em Áries e Libra o tempo e a estação do ano alteram-se e mudam rapidamente e porque é a partir do momento em que o Sol entra em qualquer destes signos que denominamos as estações do ano.
É a partir da entrada do Sol em Áries e Libra que surge o equinócio da Primavera e do Outono; com a entrada do Sol em Câncer e Capricórnio surge o solstício do Verão e do Inverno.
Portanto os signos equinociais são Áries e Libra, e os solsticiais ou tropicais são Câncer e Capricórnio.
Signos fixos — Os signos fixos ficam a seguir aos equinociais e aos tropicais e são fixos porque quando o Sol entra neles, a estação do ano é fixa, e sente-se mais claramente o calor ou o frio, a umidade ou a seca.
Mutáveis — Signos que estão posicionados entre os cardeais e os fixos, e que retêm as propriedades ou a natureza pertencente ao signo anterior e ao seguinte, e são Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.
São chamados bicorpóreos ou de dois corpos, porque representam dois corpos, como em Gêmeos dois Gêmeos, em Peixes dois Peixes.
O correto conhecimento do que foi dito é muito importante em astrologia, e deve ser compreendido desta forma: se, na pergunta ou na figura do céu, o planeta que é regente do ascendente estiver num signo cardeal e o signo ascendente também o for, denota uma pessoa instável, sem capacidade de resolução, facilmente mutável, pervertida, uma pessoa oscilante e inconstante.
Vamos admitir que o ascendente é fixo, e que o regente desse signo também está num signo fixo, pode-se julgar que a pessoa tem vontade firme e não é abalável; ou, como se costuma dizer, alguém que manterá firmemente o que disse ou fez, seja bom ou mau.
Se o signo ascendente for mutável, e o regente desse signo também estiver num signo mutável, pode-se julgar que o homem ou a mulher não são nem de vontade muito forte nem facilmente alteráveis, mas um meio termo.
Os signos também são divididos em:
Bestiais ou quadrúpedes, viz. Áries, Touro, Leão, Sagitário e Capricórnio; estes são representados por criaturas de quatro patas.
Férteis ou prolíficos, viz. Câncer, Escorpião e Peixes.
Signos estéreis, Gêmeos, Leão e Virgem.
Signos humanos ou corteses, Gêmeos, Virgem, Libra e Aquário.
Signos ferozes são Leão e a última parte de Sagitário.
Signos mudos ou de voz lenta, Câncer, Escorpião e Peixes; mais ainda se Mercúrio estiver em qualquer deles, em conjunção, quadratura ou oposição a Saturno.
A utilidade disto é se o significador, ou o regente do ascendente estiver em Áries, Touro, Leão, Sagitário ou Capricórnio, há no temperamento dessa pessoa qualquer coisa da natureza do animal que representa o signo em que ele se encontra; assim, se ele estiver em Áries, o homem é precipitado, audacioso e lascivo; se em Touro, persistente e resoluto, e de temperamento algo lamacento, viciado por alguma imperfeição privada, etc., e assim com o resto.
Vamos admitir que alguém apresenta esta pergunta, se terá filhos, então se a Lua e os significadores principais estiverem em signos prolíficos e fortes, não há dúvida que os terá; o mesmo fazer se a pergunta disser respeito à esterilidade, viz. se o ascendente ou a quinta casa forem daqueles signos que chamamos signos estéreis, geralmente representam poucos ou nenhum filho.
Nas perguntas, se ascenderem Gêmeos, Virgem, Libra ou Aquário, ou se o regente do ascendente estiver em signos humanos, então podemos julgar que o homem terá uma postura civilizada, será muito afável e de fácil conversação com todos, etc.
William Lilly, in Astrologia Cristã.
O livro, em seu primeiro livro, pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com.br/Astrologia-Crist%C3%A3-Livro-B%C3%A1sica-ebook/dp/B014VL3VP4/ref=sr_1_fkmr0_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1497124732&sr=1-1-fkmr0&keywords=William+Lilly%2C+in+Astrologia+Crist%C3%A3
Algumas Escolas de Pensamento, por Benjamin Dykes
No último capítulo, mencionei que muitos astrólogos contemporâneos estão tentando ressuscitar o pensamento tradicional. Agora, nem todas as pessoas tradicionais ou os astrólogos concordavam em suas filosofias de vida ou com a astrologia. Aqui vou descrever cinco escolas básicas de pensamento (e discutirei algumas delas ainda mais tarde), mas tenha em mente que muitas pessoas tiveram pontos de vista que se sobrepuseram a diferentes categorias - nem todos se encaixam em uma única caixa, então ou agora.
Aristotélico-Ptolemaico. Eu uso esse nome porque essa abordagem se baseia na física de Aristóteles, bem como na justificativa científica de Ptolomeu para a astrologia em seu Tetrabiblos. De acordo com essa visão, os planetas fazem com que as coisas aconteçam, são agentes causais. Por exemplo, Marte causa eventos marciais porque ele produz calor e secura excessivos, e os eventos do tipo marcial têm essas qualidades. Portanto, a astrologia é praticamente um ramo da física, e é, de certo modo, parte das ciências naturais. Os astrólogos modernos que adotam termos da física, como ondas, campos de força e assim por diante, ou que acreditam que os conceitos físicos modernos podem ser adotados para justificar a astrologia, pertencem a este campo. Para a maior parte, essa visão também permite a liberdade e a escolha humanas, tal como as compreendemos convencionalmente (embora não seja a liberdade indeterminada da vontade). Por exemplo, talvez os planetas só causem certas tendências amplas, mas estas podem ser substituídas ou gerenciadas através do nosso poder de escolha. Nossa capacidade de escolher com sabedoria dependerá de como os planetas nos fizeram ter um certo temperamento ou atitude, de modo que nossas escolhas estão, de certa forma, condicionadas pelo poder causal dos planetas.
Estoico. Embora nem todos os que expressaram essa visão possam ter se identificados como estoicos, podem ser facilmente vinculados à filosofia estoica. De acordo com este ponto de vista, o universo é governado e determinado - talvez até os seus melhores detalhes - por uma inteligência ou mente cósmica permeável. Aqui, os eventos ao nosso redor são causados de todas as maneiras normais (por meio de fenômenos naturais, escolha e assim por diante), mas não são os planetas que os causam. Em vez disso, a Mente Cósmica estabeleceu os planetas como seres ou objetos que significam coisas. Isto é semelhante aos medicamentos, onde os sintomas são causados por processos naturais, mas um médico interpreta esses sintomas como sinais, a fim de fazer diagnósticos e prognósticos adequados. Então, nesta visão, a astrologia é uma ciência de interpretação e é divinacional, não faz parte das ciências físicas. Esta escola também argumentou que, embora tenhamos o poder de escolha, de uma perspectiva cósmica, tudo é causalmente determinado, mesmo as escolhas. Esta é a abordagem mais determinista das abordagens, mas astrologicamente há alguma margem de manobra. Por exemplo, mesmo que um planeta signifique algo, isso só pode significar um tipo de coisa - os detalhes do que é, pode ser um pouco para ganhar.
Platônico. Esta categoria se sobrepõe um pouco com outras visualizações. Platão não era realmente um astrólogo, mas seus interesses levaram nessa direção, e ele acreditava que a vida ética e social humana deveria se basear em certa medida no universo astrológico. As partes inferiores de nossa alma (emoções, instintos e corpo) são, em grande medida, governadas por forças físicas ditadas por deuses planetários e movimentos celestiais que estão entre nós e o mundo superior divino. Nosso poder de razão, que pode gerenciar essas forças inferiores um pouco, não é tão constrangido, e é adequado para estudar e compartilhar com as realidades eternas que estão acima da esfera dos planetas. No seu melhor e mais alto nível, a astrologia pode ser uma ferramenta para que as pessoas iluminadas tenham acesso à mente de Deus e à realidade eterna, porque os movimentos planetários mapeiam essencialmente, de forma temporal, os pensamentos eternos de Deus. (Isso está perto da visão estoica). Mas a astrologia e suas idéias também podem ser usadas para ajudar as pessoas menos iluminadas, que poderiam usar as idéias organizacionais dos mundos superiores para entender e gerenciar suas vidas neste mundo inferior. Platão parece sugerir que os astrólogos devem ajudar as autoridades políticas a governar justamente os cidadãos. Além disso, porque Platão acreditava na reencarnação e na ideia de que certos poderes planetários guiam nossa alma, algumas características de seu pensamento são próximas de certos pontos de vista astrológicos modernos.
Cristão. Esta quarta visão baseou-se em noções anteriores, bem como em um novo desenvolvimento teológico do 1º e 2º Séculos AD: isto é, a introdução de um "livre arbítrio" indeterminado que é libertado das forças de necessidade na Terra e que pode radicalmente criar e mudar a direção da vida. De acordo com esta escola, o livre arbítrio humano é uma imagem espelhada fraca da vontade radicalmente livre de Deus. No entanto, a maioria das pessoas normalmente não exercem seu livre arbítrio, mesmo quando pensam que estão exercendo. A maioria de nós está atolada no pecado e no mundo sensual (como em Platão). Mas, às vezes, recebemos ajuda de Deus no exercício do livre arbítrio e, na sua forma mais forte, isso permite a existência de santos e esclarecidos: ao contrário das pessoas normais que estão sujeitas ao mundo natural (e cujas vidas podem ser amplamente descritas pela astrologia). As pessoas, realmente, não podem ser capturadas e descritas por qualquer carta astrológica, já que escolhas e ações derivam do livre arbítrio. Assim, a astrologia pertence propriamente a questões como o clima, a saúde e as ações normais de pessoas pouco consideradas. Essa visão também está próxima de uma visão genérica gnóstica, que diz que a maioria das pessoas é ignorante da realidade final e está sujeita a governadores planetários maléficos - mas os gnósticos esclarecidos são libertados moralmente e espiritualmente porque têm acesso a reinos acima dos planetas. Pode-se ver ecos de Platão aqui.
Mágico. Esta visão tem tantas fontes que é difícil definir com precisão: ela se baseia em magias populares, presságios, platonismo, hermetismo e muito mais. Em sua forma "inferior", usa horários planetários auspiciosos, talismãs, plantas análogas, gemas, música e discursos apropriados, para interagir com os poderes planetários e criar circunstâncias mundiais favoráveis para o praticante. Em suas formas "superiores", pode incluir todas essas práticas, mas para o fim de tornar-se sábio, espiritualmente avançado e viver uma vida virtuosa. Na Renascença, Marsilio Ficino defendeu o uso da magia astrológica para reengenharia e equilíbrio da alma, então sua magia astrológica levou a missão de transformação psicológica e espiritual através do uso de rituais astrológicos. (Isso me surpreende que os astrólogos mais modernos não defendam isso.) Este é o "outro mundo" das escolas, e não está realmente incluído ou aludido nos livros de texto astrológicos padrão: é preciso consultar grimórios e outros textos mágicos para aprender as técnicas.
Estas são as cinco abordagens tradicionais básicas da astrologia, e acho que você provavelmente poderá ver muitos ecos nas atitudes modernas. Para terminar, gostaria de descrever uma certa visão da astrologia da Idade Média, que ainda é relevante hoje. Até o século 13, os pensadores cristãos desenvolveram uma mistura de compromisso de vontade livre radical e tendências ptolemaicas e aristotélicas. A grosso modo ele fez as seguintes reivindicações. (1) A astrologia cumpre a definição de uma ciência, porque usa experiência e razão, com deduções de axiomas, regras e assim por diante, para explicar as coisas. (2) Porque seus objetos de estudo (ou seja, os planetas) estão entre as melhores e melhores coisas, é uma das mais altas hierarquias. (3) Os planetas são agentes causais, e suas influências afetam combinações de forma e matéria na terra. (4) A astrologia é compatível com a liberdade, provê a liberdade total. De acordo com este ponto de vista, algumas de nossas ações e escolhas são causalmente afetadas por nossa fisiologia, caráter e assim por diante, e estas podem ser entendidas como astrológicas. Mas o livre arbítrio e a salvação não estão sujeitos a causas físicas e, portanto, a astrologia não pode fazer coisas como descrever nossa natureza espiritual. Portanto, a astrologia pertence ao clima, ao corpo e a outros eventos mundanos que não estão sob nosso controle direto, e até mesmo algumas questões de personalidade e caráter; mas não pertence ao nosso livre arbítrio e nossa capacidade de ser salvo.
Essa última parte é muito importante, porque ainda convivemos com ela. Nesta visão de compromisso, quanto mais santo e abençoado você é, menos astrologia se aplica a você: para aqueles que têm o mais alto grau de autodeterminação e vontade livre e conexão espiritual, não estão sujeitos a causas astrológicas, além de coisas físicas como doenças e tempo. Mas quanto menos iluminado e menos livre e menos espiritual você é, mais astrologia se aplica a você. Esta mesma atitude agora aparece entre alguns astrólogos modernos, mas em vez de ser "abençoada" ou "santa", dizemos que somos "conscientes" ou "evoluímos". Em outras palavras, a astrologia moderna é essencialmente uma astrologia secular para os não salvos. Longe de ser uma descoberta moderna especial baseada em Jung ou nos teósofos, ela vem diretamente das universidades católicas medievais e escritores anteriores também. Com base em uma vontade indeterminada e radicalmente livre, provavelmente permanecerá conosco, desde que as pessoas acreditem nesse tipo de livre arbítrio.
Benjamin Dykes, in Traditional Astrology for Today - An Introduction, Cazimi Press, Minneapolis, Minessota, EUA, 2011. Capítulo 2. Tradução de Claudio Fagundes.
Aristotélico-Ptolemaico. Eu uso esse nome porque essa abordagem se baseia na física de Aristóteles, bem como na justificativa científica de Ptolomeu para a astrologia em seu Tetrabiblos. De acordo com essa visão, os planetas fazem com que as coisas aconteçam, são agentes causais. Por exemplo, Marte causa eventos marciais porque ele produz calor e secura excessivos, e os eventos do tipo marcial têm essas qualidades. Portanto, a astrologia é praticamente um ramo da física, e é, de certo modo, parte das ciências naturais. Os astrólogos modernos que adotam termos da física, como ondas, campos de força e assim por diante, ou que acreditam que os conceitos físicos modernos podem ser adotados para justificar a astrologia, pertencem a este campo. Para a maior parte, essa visão também permite a liberdade e a escolha humanas, tal como as compreendemos convencionalmente (embora não seja a liberdade indeterminada da vontade). Por exemplo, talvez os planetas só causem certas tendências amplas, mas estas podem ser substituídas ou gerenciadas através do nosso poder de escolha. Nossa capacidade de escolher com sabedoria dependerá de como os planetas nos fizeram ter um certo temperamento ou atitude, de modo que nossas escolhas estão, de certa forma, condicionadas pelo poder causal dos planetas.
Estoico. Embora nem todos os que expressaram essa visão possam ter se identificados como estoicos, podem ser facilmente vinculados à filosofia estoica. De acordo com este ponto de vista, o universo é governado e determinado - talvez até os seus melhores detalhes - por uma inteligência ou mente cósmica permeável. Aqui, os eventos ao nosso redor são causados de todas as maneiras normais (por meio de fenômenos naturais, escolha e assim por diante), mas não são os planetas que os causam. Em vez disso, a Mente Cósmica estabeleceu os planetas como seres ou objetos que significam coisas. Isto é semelhante aos medicamentos, onde os sintomas são causados por processos naturais, mas um médico interpreta esses sintomas como sinais, a fim de fazer diagnósticos e prognósticos adequados. Então, nesta visão, a astrologia é uma ciência de interpretação e é divinacional, não faz parte das ciências físicas. Esta escola também argumentou que, embora tenhamos o poder de escolha, de uma perspectiva cósmica, tudo é causalmente determinado, mesmo as escolhas. Esta é a abordagem mais determinista das abordagens, mas astrologicamente há alguma margem de manobra. Por exemplo, mesmo que um planeta signifique algo, isso só pode significar um tipo de coisa - os detalhes do que é, pode ser um pouco para ganhar.
Platônico. Esta categoria se sobrepõe um pouco com outras visualizações. Platão não era realmente um astrólogo, mas seus interesses levaram nessa direção, e ele acreditava que a vida ética e social humana deveria se basear em certa medida no universo astrológico. As partes inferiores de nossa alma (emoções, instintos e corpo) são, em grande medida, governadas por forças físicas ditadas por deuses planetários e movimentos celestiais que estão entre nós e o mundo superior divino. Nosso poder de razão, que pode gerenciar essas forças inferiores um pouco, não é tão constrangido, e é adequado para estudar e compartilhar com as realidades eternas que estão acima da esfera dos planetas. No seu melhor e mais alto nível, a astrologia pode ser uma ferramenta para que as pessoas iluminadas tenham acesso à mente de Deus e à realidade eterna, porque os movimentos planetários mapeiam essencialmente, de forma temporal, os pensamentos eternos de Deus. (Isso está perto da visão estoica). Mas a astrologia e suas idéias também podem ser usadas para ajudar as pessoas menos iluminadas, que poderiam usar as idéias organizacionais dos mundos superiores para entender e gerenciar suas vidas neste mundo inferior. Platão parece sugerir que os astrólogos devem ajudar as autoridades políticas a governar justamente os cidadãos. Além disso, porque Platão acreditava na reencarnação e na ideia de que certos poderes planetários guiam nossa alma, algumas características de seu pensamento são próximas de certos pontos de vista astrológicos modernos.
Cristão. Esta quarta visão baseou-se em noções anteriores, bem como em um novo desenvolvimento teológico do 1º e 2º Séculos AD: isto é, a introdução de um "livre arbítrio" indeterminado que é libertado das forças de necessidade na Terra e que pode radicalmente criar e mudar a direção da vida. De acordo com esta escola, o livre arbítrio humano é uma imagem espelhada fraca da vontade radicalmente livre de Deus. No entanto, a maioria das pessoas normalmente não exercem seu livre arbítrio, mesmo quando pensam que estão exercendo. A maioria de nós está atolada no pecado e no mundo sensual (como em Platão). Mas, às vezes, recebemos ajuda de Deus no exercício do livre arbítrio e, na sua forma mais forte, isso permite a existência de santos e esclarecidos: ao contrário das pessoas normais que estão sujeitas ao mundo natural (e cujas vidas podem ser amplamente descritas pela astrologia). As pessoas, realmente, não podem ser capturadas e descritas por qualquer carta astrológica, já que escolhas e ações derivam do livre arbítrio. Assim, a astrologia pertence propriamente a questões como o clima, a saúde e as ações normais de pessoas pouco consideradas. Essa visão também está próxima de uma visão genérica gnóstica, que diz que a maioria das pessoas é ignorante da realidade final e está sujeita a governadores planetários maléficos - mas os gnósticos esclarecidos são libertados moralmente e espiritualmente porque têm acesso a reinos acima dos planetas. Pode-se ver ecos de Platão aqui.
Mágico. Esta visão tem tantas fontes que é difícil definir com precisão: ela se baseia em magias populares, presságios, platonismo, hermetismo e muito mais. Em sua forma "inferior", usa horários planetários auspiciosos, talismãs, plantas análogas, gemas, música e discursos apropriados, para interagir com os poderes planetários e criar circunstâncias mundiais favoráveis para o praticante. Em suas formas "superiores", pode incluir todas essas práticas, mas para o fim de tornar-se sábio, espiritualmente avançado e viver uma vida virtuosa. Na Renascença, Marsilio Ficino defendeu o uso da magia astrológica para reengenharia e equilíbrio da alma, então sua magia astrológica levou a missão de transformação psicológica e espiritual através do uso de rituais astrológicos. (Isso me surpreende que os astrólogos mais modernos não defendam isso.) Este é o "outro mundo" das escolas, e não está realmente incluído ou aludido nos livros de texto astrológicos padrão: é preciso consultar grimórios e outros textos mágicos para aprender as técnicas.
Estas são as cinco abordagens tradicionais básicas da astrologia, e acho que você provavelmente poderá ver muitos ecos nas atitudes modernas. Para terminar, gostaria de descrever uma certa visão da astrologia da Idade Média, que ainda é relevante hoje. Até o século 13, os pensadores cristãos desenvolveram uma mistura de compromisso de vontade livre radical e tendências ptolemaicas e aristotélicas. A grosso modo ele fez as seguintes reivindicações. (1) A astrologia cumpre a definição de uma ciência, porque usa experiência e razão, com deduções de axiomas, regras e assim por diante, para explicar as coisas. (2) Porque seus objetos de estudo (ou seja, os planetas) estão entre as melhores e melhores coisas, é uma das mais altas hierarquias. (3) Os planetas são agentes causais, e suas influências afetam combinações de forma e matéria na terra. (4) A astrologia é compatível com a liberdade, provê a liberdade total. De acordo com este ponto de vista, algumas de nossas ações e escolhas são causalmente afetadas por nossa fisiologia, caráter e assim por diante, e estas podem ser entendidas como astrológicas. Mas o livre arbítrio e a salvação não estão sujeitos a causas físicas e, portanto, a astrologia não pode fazer coisas como descrever nossa natureza espiritual. Portanto, a astrologia pertence ao clima, ao corpo e a outros eventos mundanos que não estão sob nosso controle direto, e até mesmo algumas questões de personalidade e caráter; mas não pertence ao nosso livre arbítrio e nossa capacidade de ser salvo.
Essa última parte é muito importante, porque ainda convivemos com ela. Nesta visão de compromisso, quanto mais santo e abençoado você é, menos astrologia se aplica a você: para aqueles que têm o mais alto grau de autodeterminação e vontade livre e conexão espiritual, não estão sujeitos a causas astrológicas, além de coisas físicas como doenças e tempo. Mas quanto menos iluminado e menos livre e menos espiritual você é, mais astrologia se aplica a você. Esta mesma atitude agora aparece entre alguns astrólogos modernos, mas em vez de ser "abençoada" ou "santa", dizemos que somos "conscientes" ou "evoluímos". Em outras palavras, a astrologia moderna é essencialmente uma astrologia secular para os não salvos. Longe de ser uma descoberta moderna especial baseada em Jung ou nos teósofos, ela vem diretamente das universidades católicas medievais e escritores anteriores também. Com base em uma vontade indeterminada e radicalmente livre, provavelmente permanecerá conosco, desde que as pessoas acreditem nesse tipo de livre arbítrio.
Benjamin Dykes, in Traditional Astrology for Today - An Introduction, Cazimi Press, Minneapolis, Minessota, EUA, 2011. Capítulo 2. Tradução de Claudio Fagundes.
sexta-feira, 16 de junho de 2017
A Natureza dos Signos, por Helena Avelar e Luis Ribeiro
Cada signo representa um conjunto particular de qualidades, definidas pela estação do ano a que pertence, bem como pelo seu lugar na sequência do Zodíaco. Este posicionamento confere-lhe um temperamento específico, que é a base da sua natureza.
Assim, à semelhança dos planetas, os signos podem ser classificados de várias formas: pela fase da estação (princípio, meio ou fim), ou seja, segundo o seu modo; pelas qualidades primitivas, ou seja, elemento e temperamento; pelo gênero, masculino ou feminino, e pela facção, noturno ou diurno; e pelo planeta sob o qual operam, o planeta regente.
Os modos
Os signos que iniciam as estações denominam-se móveis ou cardinais, pois "movimentam" e "impulsionam" as características da estação. Aos signos do meio da estação dá-se o nome de fixos ou sólidos, pois estabilizam e "fixam" as características dessa época do ano. Os signos finais são chamados comuns, duplos, bicorpóreos, ou mutáveis, porque representam a zona de mudança da estação; nesta fase, o clima partilha características de duas estações, a que finaliza e a que se aproxima.
Estes três tipos — móvel (cardinal), fixo e duplo — representam, portanto, o modo de atuação do signo.
Os signos móveis, que iniciam as estações, são caracterizados por um forte impulso para a ação, um gosto por movimento e uma certa agitação. Representam ações repentinas e objetivas, mas que terminam tão rapidamente como começam.
Os signos móveis (cardinais) são Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio.
Se o modo móvel (cardinal) descrever:
Os signos fixos, que assinalam o meio da estação, caracterizam-se por estabilidade e durabilidade; é-lhes atribuído algum conservadorismo e uma certa inércia. Representam ações cautelosas, defensivas mas também persistentes e coerentes.
Os signos fixos são Touro, Leão, Escorpião e Aquário.
Se o modo fixo descrever:
O temperamento dos signos
Os signos femininos e noturnos são naturalmente reservados e contemplativos. De natureza introvertida, expressam-se de forma mais resguardada e defensiva. Têm como base a segurança e a preservação.
Assim, à semelhança dos planetas, os signos podem ser classificados de várias formas: pela fase da estação (princípio, meio ou fim), ou seja, segundo o seu modo; pelas qualidades primitivas, ou seja, elemento e temperamento; pelo gênero, masculino ou feminino, e pela facção, noturno ou diurno; e pelo planeta sob o qual operam, o planeta regente.
Os modos
Os signos que iniciam as estações denominam-se móveis ou cardinais, pois "movimentam" e "impulsionam" as características da estação. Aos signos do meio da estação dá-se o nome de fixos ou sólidos, pois estabilizam e "fixam" as características dessa época do ano. Os signos finais são chamados comuns, duplos, bicorpóreos, ou mutáveis, porque representam a zona de mudança da estação; nesta fase, o clima partilha características de duas estações, a que finaliza e a que se aproxima.
Estes três tipos — móvel (cardinal), fixo e duplo — representam, portanto, o modo de atuação do signo.
Os signos móveis, que iniciam as estações, são caracterizados por um forte impulso para a ação, um gosto por movimento e uma certa agitação. Representam ações repentinas e objetivas, mas que terminam tão rapidamente como começam.
Os signos móveis (cardinais) são Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio.
Signos Móveis ou Cardinais |
- O comportamento de um indivíduo: indica impulsividade, impaciência, dificuldade em respeitar limites, recursos e pessoas; propensão para a atividade, passando facilmente das ideias à ação.
- Um objeto: este será leve, dinâmico, talvez aguçado; função ligada à ação.
- Um acontecimento: sugere dinamismo mas também tendência a mudar rapidamente.
- Um período de tempo: indica rapidez, imediatismo.
Os signos fixos, que assinalam o meio da estação, caracterizam-se por estabilidade e durabilidade; é-lhes atribuído algum conservadorismo e uma certa inércia. Representam ações cautelosas, defensivas mas também persistentes e coerentes.
Os signos fixos são Touro, Leão, Escorpião e Aquário.
Os Signos Fixos |
- O comportamento de um indivíduo: indica forte motivação para a segurança, ações com continuidade, defesa e autocontrole, mas também teimosia, reações lentas, cautelosas, defensivas e muito controladas; rigidez e dificuldade em fazer cedências.
- Um objeto: será pesado, sólido, pouco móvel; função ligada à manutenção e conservação.
- Um acontecimento: indica algo que tem um impacto duradouro.
- Um período de tempo: sugere uma espera longa.
Os Signos Comuns ou Duplos ou Mutáveis |
Se o modo comum ou duplo (ou mutável) descrever:
- O comportamento de um indivíduo: indica vivacidade, curiosidade e capacidade de adaptação; também estão presentes uma certa incoerência e dispersão.
- Um objeto: indica algo do dia-a-dia, comum (de pouco valor) e com mais que uma função.
- Um acontecimento: sugere ações em simultâneo ou uma ação com múltiplos impactos.
- Um período de tempo: será intermédio: nem tão longo como o fixo nem tão imediato como o cardinal.
O temperamento dos signos
Os Signos e os Elementos |
Os Signos, os Elementos e os Temperamentos |
Os signos femininos e noturnos são naturalmente reservados e contemplativos. De natureza introvertida, expressam-se de forma mais resguardada e defensiva. Têm como base a segurança e a preservação.
Os signos de Ar veiculam o temperamento Sanguíneo, mais fluido e agitado que o anterior; têm uma expressão dinâmica, de cariz social e relacional. A sua base é o intelecto, a comunicação e a curiosidade.
Os signos de Terra veiculam o temperamento Melancólico, o que lhes confere um grande foco na ação prática e funcionalidade. São de natureza construtiva, apreciam solidez e expressam-se de forma planificada e pragmática.
Os signos de Água veiculam o temperamento Fleumático, mais instável e flutuante que o melancólico e baseado na sensibilidade e nas emoções. A sua expressão é fluida, mas susceptível a alterações súbitas. A sua base é o conforto emocional e a segurança afetiva.
É da combinação entre o temperamento e o modo que as características base do signo são definidas, ou seja, a natureza fundamental do signo é caracterizada por: gênero e facção (que nos signos estão intimamente associadas), qualidades primitivas (das quais deriva o elemento e o temperamento) e o modo.
Natureza dos Signos |
Os planetas regentes
Cada signo está também sob domínio de um planeta, o qual se designa planeta regente. Este atua como uma espécie de chave-mestra do signo e contribui fortemente para a sua caracterização. Os regentes dos signos são os que se observam na figura.
Planetas Regentes |
Assim, os signos regidos por Marte (Carneiro e Escorpião) apresentam as características marciais de conquista, acutilância e agressividade; os regidos por Vénus (Touro e Balança) apresentam características de calma, placidez e conforto, etc.
Como é óbvio, estas tonalidades planetárias devem ser contextualizadas dentro da natureza fundamental do signo. Desta forma, a tonalidade assertiva de Marte manifesta-se de forma mais extrovertida no signo de Carneiro (Masculino, de Fogo e Cardinal) do que no de Escorpião (Feminino, de Água e Fixo), em que se manifesta como atitudes defensivas.
O tema dos regentes é de suma importância na interpretação astrológica e será devidamente desenvolvido nos capítulos que se seguem.
Ao combinar a tonalidade do planeta regente com as características base obtemos a natureza do signo.
A natureza dos signos
Carneiro — Masculino, Diurno, de Fogo, Colérico (Quente e Seco), Cardinal ou Móvel, regido por Marte. A combinação do Fogo e do modo Cardinal gera uma expressão muito rápida e dinâmica, com grande fulgor e energia. O regente, Marte, confere-lhe uma natureza corajosa, que exacerba as suas características até ao ponto da agressividade.
Touro — Feminino, Noturno, de Terra, Melancólico (Frio e Seco), Fixo ou Sólido, regido por Vênus. Este signo, que combina o elemento Terra com o modo Fixo, apresenta uma postura conservadora, estável, tenaz, mas também inerte e com tendência para teimosia. O seu regente, Vênus, confere-lhe um toque de graciosidade e tolerância.
Gêmeos — Masculino, Diurno, de Ar, Sanguíneo (Quente e Úmido), Mutável, Duplo ou Comum, regido por Mercúrio. O Ar Mutável deste signo representa o movimento e a rapidez, com laivos de instabilidade e dispersão. Acrescenta-se a esta dinâmica a natureza multifacetada e vivaz do regente, Mercúrio, exacerbando-lhe a variabilidade e o movimento.
Caranguejo — Feminino, Noturno, de Água, Fleumático (Frio e Úmido), Cardinal ou Móvel, regido pela Lua. A combinação do modo Cardinal com elemento Água gera uma expressão dinâmica mas pouco exteriorizada, que resulta num comportamento sentimental e defensivo. A regência da Lua adiciona-lhe uma natureza oscilante, ondulatória, com variações cíclicas.
Leão — Masculino, Diurno, de Fogo, Colérico (Quente e Seco), Fixo ou Sólido, regido pelo Sol. Por ser Fixo e de Fogo, este signo tem uma expressão afirmativa, caracterizada pela constância e solidez, que chega a ser impositiva. O Sol como regente confere-lhe um cariz de poder, irradiância e grandiosidade.
Virgem — Feminino, Noturno, de Terra, Melancólico (Frio e Seco), Mutável, Duplo ou Comum, regido por Mercúrio. A Terra Mutável deste signo combina as características de concretização e versatilidade, gerando uma eficiência multifacetada. Mercúrio, o regente, acrescenta-lhe rapidez e uma certa ligeireza.
Balança — Masculino, Diurno, de Ar, Sanguíneo (Quente e Úmido), Cardinal ou Móvel, regido por Vénus. O elemento Ar combinado com o modo Cardinal gera neste signo uma expressão fluida e dinâmica. Vênus confere suavidade, um toque de beleza e expressão artística.
Escorpião — Feminino, Noturno, de Água, Fleumático (Frio e Úmido), Fixo ou Sólido, regido por Marte. Este signo alia a emotividade e sensibilidade do elemento Água à estabilidade e teimosa do modo Fixo, originando uma expressão defensiva e perseverante na qual as emoções ocupam o foco central. Marte, o regente, contribui com a sua natureza bélica.
Sagitário — Masculino, Diurno, de Fogo, Colérico (Quente e Seco), Mutável, Duplo ou Comum, regido por Júpiter. O Fogo Mutável dá origem a uma expressão multifacetada, afirmativa mas direcionada para vários objetivo em simultâneo. A natureza de Júpiter, o regente, acrescenta-lhe sentido de justiça e temperança, o que estabiliza um pouco esta combinação.
Capricórnio — Feminino, Noturno, de Terra, Melancólico (Frio e Seco), Cardinal ou Móvel, regido por Saturno. Este signo Cardinal e de Terra combina a ação com o impulso construtivo, o que origina uma natureza essencialmente pragmática. Saturno confere ponderação e persistência, gerando uma expressão resistente, rigorosa, disciplinada mas conservadora.
Aquário — Masculino, Diurno, de Ar, Sanguíneo (Quente e Úmido), Fixo ou Sólido, regido por Saturno. O Ar Fixo associa as características de fluidez e dinamismo com a constância e a perseverança, dando origem a uma expressão distanciada, individualista e com grande tendência à abstração. A natureza ponderada de Saturno, somando-se a esta dinâmica, gera uma expressão estruturada, mentalmente sólida mas por vezes divergente.
Peixes — Feminino, Noturno, de Água, Fleumático (Frio e Úmido), Mutável, Duplo ou Comum, regido por Júpiter. Este signo de Água Mutável alia a sensibilidade à variabilidade, o que origina uma multiplicidade de expressões e sentimentos. Júpiter associa a sua temperança a esta dinâmica, gerando idealismo e moderação.
A natureza do signo define tudo aquilo que este representa: comportamentos, objetos, lugares e regiões, direções do espaço, partes do corpo, etc.
Por exemplo, o signo de Gémeos representa um comportamento curioso e comunicador (elemento Ar), multifacetado (mutável); mas também indica um terreno montanhoso e com colinas ou locais de jogo e divertimento; no corpo humano representa os braços e as mãos.
Características adicionais
A natureza do signo pode ainda ser complementada por um conjunto de outros atributos secundários. Estas características secundárias enriquecem a descrição do signo e são aplicadas quando é necessário uma descrição mais pormenorizada ou específica de uma pessoa, ação ou tendência representada pelo signo.
Desta forma, os signos são também:
- Bestiais (no sentido de besta, animal) ou quadrúpedes: Carneiro, Touro, Leão, Sagitário e Capricórnio.
- Humanos: Gêmeos, Virgem, Balança, Aquário e a primeira metade de Sagitário.
- Feroz ou selvagem: Leão.
Esta classificação está associada às figuras, animais ou humanas, que constituem os signos e em termos interpretativos diz respeito a pequenas tonalidades no seu comportamento.
Os signos quadrúpedes apresentam um comportamento similar ao animal que os simboliza, pelo que têm uma expressão mais brusca e mais física. Os signos humanos (os que são representados por figuras humanas) descrevem um comportamento mais social e uma maior propensão para a comunicação e para o uso da mente. O signo de Leão é ainda caracterizado como feroz, por ser representado por um animal selvagem, sendo-lhe por isso atribuídas características mais assertivas e acutilantes.
- Férteis: Caranguejo, Escorpião e Peixes.
- Estéreis: Gémeos, Leão e Virgem.
- Moderadamente férteis: Touro, Balança e Sagitário.
- Moderadamente estéreis: Carneiro, Capricórnio e Aquário.
Esta classificação é utilizada quando se procura obter um número ou uma quantidade, por exemplo, no estudo de um mapa para determinar o número provável de filhos ou de irmãos. Como facilmente se apreende, os signos férteis correspondem a muitos, os estéreis a nenhum (ou, nalguns casos, apenas a um) e os restantes a poucos (apenas um ou dois).
- De voz forte: Carneiro, Touro, Gémeos, Leão, Balança e Sagitário.
- De voz média: Virgem, Capricórnio e Aquário.
- Mudos: Caranguejo, Escorpião e Peixes.
Esta classificação caracteriza o poder de oratória do indivíduo e é geralmente aplicada ao signo Ascendente e ao posicionamento do planeta Mercúrio, devido à sua ligação com a fala/comunicação. Os signos de voz forte facilmente projetam a sua voz, os de média têm uma voz normal e os mudos tendem a ser mais apagados na sua expressão vocal.
- Amargos: Carneiro, Leão e Sagitário.
- Doces: Gémeos, Balança e Aquário.
- Salgados: Caranguejo, Escorpião e Peixes.
- Acres: Touro, Virgem e Capricórnio.
Esta classificação serve para as descrições de alimentos, remédios e outros elementos de natureza médica.
Estes são os atributos utilizados com mais frequência na prática astrológica. Importa ter em mente que estes atributos devem ser integrados num contexto interpretativo adequado. Como facilmente se compreende, não faz sentido incluir atributos como "amargo" ou "fértil" na descrição de um comportamento; da mesma forma, na descrição de um objeto, o uso de atributos como "precipitado" ou "emotivo" são igualmente absurdos.
- Ascensão rápida ou oblíqua: Capricórnio, Aquário, Peixes, Carneiro, Touro e Gêmeos.
- Ascensão longa ou reta: Caranguejo, Leão, Virgem, Balança, Escorpião e Sagitário.
Esta classificação refere-se ao tempo que cada signo demora a erguer-se no céu. Devido à inclinação do eixo da Terra os signos não demoram o mesmo tempo a levantar-se. O uso prático desta divisão será abordado mais adiante.
Extraído de: Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007.
Pode ser adquirido em nova edição aqui: https://www.facebook.com/prismaedicoes/
segunda-feira, 12 de junho de 2017
Representação e Símbolos dos Signos, por Helena Avelar e Luis Ribeiro
Alguns signos são simbolizados por uma figura animal, como o Carneiro, o Touro, o Caranguejo, o Leão, o Escorpião e os Peixes. Outros por figuras humanas, como os Gémeos, a Virgem, a Balança (uma jovem segurando uma balança) e o Aquário, também chamado aguadeiro (um jovem que verte água de uma ânfora). Há ainda signos representados por figuras mitológicas: o Capricórnio, um animal metade cabra metade peixe, e o Sagitário é um centauro, metade homem metade cavalo (algumas versões substituem o centauro por um arqueiro a cavalo).
Estas figuras têm origem em atribuições muito antigas que chegaram até nós através da mitologia greco-romana. No entanto, os signos são mais antigos que estas civilizações e a sua proveniência original perde-se nos tempos.
Na prática, os signos, tal como os planetas, são representados por símbolos, que são geralmente representações estilizadas das figuras que lhes dão nome.
Estas figuras têm origem em atribuições muito antigas que chegaram até nós através da mitologia greco-romana. No entanto, os signos são mais antigos que estas civilizações e a sua proveniência original perde-se nos tempos.
Na prática, os signos, tal como os planetas, são representados por símbolos, que são geralmente representações estilizadas das figuras que lhes dão nome.
A forma de representar os signos mudou bastante ao longo dos tempos. Atualmente existem muitas variações artísticas, mas o desenho base dos símbolos é sempre o mesmo.
Segue-se uma tabela com os símbolos dos signos, que o estudante deve memorizar.
Os signos dividem o círculo zodiacal em doze partes iguais, cada uma com 30 graus. Por outras palavras: a circunferência do Zodíaco (360 graus) é dividida em 12 segmentos de 30 graus, os signos.
Cada signo começa aos 0 graus e 0 minutos e termina aos 29 graus e 59 minutos (os 30 graus de um signo correspondem aos 0 graus do signo seguinte).
Na notação zodiacal usam-se graus e minutos de circunferência: os graus são representados pelo símbolo ° e os minutos por ' . Ao posicionarmos um planeta no Zodíaco, diremos que o planeta está posicionado a um determinado número de graus e minutos de um determinado signo. Esta forma de posicionamento é denominada longitude zodiacal.
Por exemplo, se a Lua estiver posicionada aos doze graus e quarenta e um minutos de Sagitário, será representada da seguinte forma:
A posição de um planeta num signo modifica-se com o tempo. Para uma correta interpretação astrológica é necessário saber com precisão não apenas o signo, mas também o grau e o minuto exato em que o planeta se encontra num dado momento.
Por exemplo, no horóscopo da poetisa Florbela Espanca, Saturno está posicionado a 03° e 28' do signo de Escorpião, ou seja, a sua longitude zodiacal é de:
Em resumo:
— O Zodíaco é gerado pelo movimento aparente do Sol ao redor da Terra.
— É o segmento do céu onde se movimentam o Sol, a Lua e os planetas.
— Está dividido em 4 estações que por sua vez são divididas em 3 partes cada uma (começo, meio e fim); originam-se assim os 12 signos (4 estações de 3 signos cada).
— Esta divisão tem por base os pontos dos equinócios e dos solstícios (os pontos de início das estações do ano).
— Cada signo é um segmento de 30° do Zodíaco (que no total perfaz 360°, uma circunferência).
— A posição dos vários elementos astrológicos nos signos é denominada longitude zodiacal e é expressa em graus e minutos de signo.
Extraído de: Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007.
Pode ser adquirido em nova edição aqui: https://www.facebook.com/prismaedicoes/
domingo, 11 de junho de 2017
A História da Astrologia Tradicional em Poucas Páginas (Final), por Benjamin Dykes
O Renascimento da Astrologia Tradicional (séculos XX- XXI)
A astrologia prática foi mais ou menos reinventada e popularizada em torno da virada do século 20 por pessoas como Alan Leo, Marc Edmund Jones e outros. Mas aqui eu gostaria de dizer algumas coisas sobre o ressurgimento da astrologia tradicional. Na minha opinião, houve quatro grandes tendências.
Primeiro, no início do século XX, os estudiosos europeus do grego trabalhavam em um novo projeto ambicioso, que era a catalogação e publicação de textos astrológicos gregos: o resultado era um grande trabalho multi-volume chamado CCAG (o "Catálogo de Códices Astrológicos em Grego"). Esses estudiosos eram historiadores e filólogos, e não astrólogos; mas suas publicações permitiram que os astrólogos tenham tido maior acesso a muitos textos antigos pela primeira vez. Um dos resultados mais importantes foi a publicação dos chamados "edições críticas". Uma edição crítica é um livro criado a partir de todos os manuscritos conhecidos e edições impressas de algum trabalho, de modo a formar o que assumimos como versão original (ou próxima do original). Algumas edições críticas de autores helenísticos que resultaram deste amplo esforço incluem a Antologia de Valens, os Tetrabiblos de Ptolomeu e os Apotelesáticos de Hephaistio. Mais tarde, no século, o historiador David Pingree publicou uma edição sobrevivente do Carmen de Dorotheus do árabe, com muitos fragmentos e passagens relacionados em grego. Outros criaram uma edição latina crítica de Firmicus Maternus.
Em segundo lugar, os astrólogos foram reintroduzidos a William Lilly através da reimpressão de 1985 de Christian Astrology, promovida por Olivia Barclay no Reino Unido.
Isso não só colocou a astrologia tradicional (tardia) no mapa, mas fez a astrologia horária uma peça central definidora da prática tradicional no mundo moderno.
Em terceiro lugar, o ímpeto de Barclay e outros desenvolvimentos produziu número de professores influentes (muitos deles estudantes de Barclay), tais como
como Deborah Houlding, John Frawley, Sue Ward e Barbara Dunn. Por outro lado, Robert Zoller trabalhou de forma independente desde o início da década de 1980 para promover a astrologia natal medieval (especialmente o trabalho de Bonatti). Muitas pessoas que trabalham profissionalmente como astrólogos tradicionais hoje são alunos desses importantes professores (eu era estudante de Zoller).
Em quarto lugar, vários tradutores tornaram os trabalhos mais antigos disponíveis em linguagens modernas. Estes incluem David Pingree, Charles Burnett, Robert Schmidt, James Holden, Meira Epstein, Robert Hand e eu. O número de obras tradicionais agora disponíveis em tradução explodiu nos últimos anos. Uma característica importante de alguns desses tradutores é que eles não estão simplesmente interessados em publicar textos, mas em ressuscitar uma maneira tradicional de pensar, que ainda está logo abaixo da superfície, mesmo nas mentes modernas.
Agora que olhamos a astrologia tradicional em termos de períodos históricos, vejamos algumas de suas perspectivas típicas sobre a vida e o que elas acreditavam que o papel da astrologia era.
O livro está à venda aqui: https://www.amazon.com/Traditional-Astrology-Today-Benjamin-Dykes/dp/1934586226/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1497110339&sr=8-4&keywords=benjamin+dykes
A astrologia prática foi mais ou menos reinventada e popularizada em torno da virada do século 20 por pessoas como Alan Leo, Marc Edmund Jones e outros. Mas aqui eu gostaria de dizer algumas coisas sobre o ressurgimento da astrologia tradicional. Na minha opinião, houve quatro grandes tendências.
Primeiro, no início do século XX, os estudiosos europeus do grego trabalhavam em um novo projeto ambicioso, que era a catalogação e publicação de textos astrológicos gregos: o resultado era um grande trabalho multi-volume chamado CCAG (o "Catálogo de Códices Astrológicos em Grego"). Esses estudiosos eram historiadores e filólogos, e não astrólogos; mas suas publicações permitiram que os astrólogos tenham tido maior acesso a muitos textos antigos pela primeira vez. Um dos resultados mais importantes foi a publicação dos chamados "edições críticas". Uma edição crítica é um livro criado a partir de todos os manuscritos conhecidos e edições impressas de algum trabalho, de modo a formar o que assumimos como versão original (ou próxima do original). Algumas edições críticas de autores helenísticos que resultaram deste amplo esforço incluem a Antologia de Valens, os Tetrabiblos de Ptolomeu e os Apotelesáticos de Hephaistio. Mais tarde, no século, o historiador David Pingree publicou uma edição sobrevivente do Carmen de Dorotheus do árabe, com muitos fragmentos e passagens relacionados em grego. Outros criaram uma edição latina crítica de Firmicus Maternus.
Em segundo lugar, os astrólogos foram reintroduzidos a William Lilly através da reimpressão de 1985 de Christian Astrology, promovida por Olivia Barclay no Reino Unido.
Isso não só colocou a astrologia tradicional (tardia) no mapa, mas fez a astrologia horária uma peça central definidora da prática tradicional no mundo moderno.
Em terceiro lugar, o ímpeto de Barclay e outros desenvolvimentos produziu número de professores influentes (muitos deles estudantes de Barclay), tais como
como Deborah Houlding, John Frawley, Sue Ward e Barbara Dunn. Por outro lado, Robert Zoller trabalhou de forma independente desde o início da década de 1980 para promover a astrologia natal medieval (especialmente o trabalho de Bonatti). Muitas pessoas que trabalham profissionalmente como astrólogos tradicionais hoje são alunos desses importantes professores (eu era estudante de Zoller).
Em quarto lugar, vários tradutores tornaram os trabalhos mais antigos disponíveis em linguagens modernas. Estes incluem David Pingree, Charles Burnett, Robert Schmidt, James Holden, Meira Epstein, Robert Hand e eu. O número de obras tradicionais agora disponíveis em tradução explodiu nos últimos anos. Uma característica importante de alguns desses tradutores é que eles não estão simplesmente interessados em publicar textos, mas em ressuscitar uma maneira tradicional de pensar, que ainda está logo abaixo da superfície, mesmo nas mentes modernas.
Agora que olhamos a astrologia tradicional em termos de períodos históricos, vejamos algumas de suas perspectivas típicas sobre a vida e o que elas acreditavam que o papel da astrologia era.
Benjamin Dykes, in Tradicional Astrology for Today, The Cazimi Press, Minneapolis, Minnesota, 2011. Tradução de Claudio Fagundes.
O livro está à venda aqui: https://www.amazon.com/Traditional-Astrology-Today-Benjamin-Dykes/dp/1934586226/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1497110339&sr=8-4&keywords=benjamin+dykes
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