Quem tem Netuno na 7ª Casa encontra dificuldades na área dos relacionamentos pessoais, dificuldades essas que podem servir para mudar ou transformar sua consciência e entendimento da vida. Através das alegrias da intimidade e do conforto íntimo, ou através de qualquer dor, desilusão ou perda ocorrida no relacionamento, eles podem renascer para um novo nível de conhecimento.
Há muitas manifestações diversas desse posicionamento. Algumas pessoas procuram um deus ou uma deusa para adorar, reverenciar ou que as salve. Para amenizar sentimentos de solidão e isolamento elas muitas vezes anseiam pelo perdão de outra pessoa. Em vez de assumir a responsabilidade de se tornar uma pessoa completa, dona de si, o parceiro pode ser tomado por alguém que melhor as complemente. Nesse sentido, elas amam os outros por precisarem deles para algo. Levada a extremos, a outra pessoa passa a ser como uma roupa que se veste ou uma parte do equipamento que usam, aquilo que Martin Buber chama de relacionamento Eu-Coisa. Netuno não fica muito feliz com essa situação — o nobre ideal de amor deste planeta é apenas amar e não pedir algo em troca. Se os que têm Netuno na 1ª Casa se tornam demasiado dependentes de outra pessoa, podem achar que, de uma maneira ou de outra, o parceiro vai deixá-los ou que o relacionamento será rompido. Conseqüentemente, precisam desenvolver para si mesmos aquilo que procuravam na outra pessoa e aprendem um tipo de amor abnegado em troca. O domínio onde Netuno está no mapa é onde mais nos é solicitado.
A outra variedade de Netuno na 7ª Casa são aqueles que estão procurando alguém para quem possam bancar os salvadores. Sua idéia de relacionamento é resgatar e redimir a outra pessoa. Daí a reputação desse posicionamento de atrair tipos de vítimas como alcoólatras, drogados, viciados, criminosos, pessoas instáveis com um passado difícil e suspeito etc. Alguns serão atraídos por artistas ou tipos inspirados, tais como gênios musicais ou profetas religiosos, que necessitam de grande quantidade de amor materno e de faxineiras atrás deles. Muitas vezes, aquele que cuidou e salvou acaba se sentindo martirizado e desgostoso.
Inconscientemente, algumas pessoas com Netuno na 7ª Casa acreditam que, deixando de fazer algo, elas conseguem se limpar e purificar. Como no caso da agenda secreta, podem apaixonar-se por alguém que não é livre ou que é completamente inatingível, como uma pessoa casada, por exemplo. Obviamente, isso envolve ajustes para a pessoa que tem este Netuno ou, talvez, uma renúncia total a esse relacionamento. Em alguns casos que vi, quem tem Netuno na 7' Casa tem preferência por relacionamentos platônicos, nos quais os desejos da carne são "transcendidos".
Quem tem este posicionamento muitas vezes é chamado a dar muito nos relacionamentos, a fazer sacrifícios pelo parceiro e a aceitar as limitações que a outra pessoa não consegue resolver facilmente. Às vezes, mostram um tipo de amor altruísta que é puro e digno de verdadeiro respeito. No entanto, outras vezes eles podem se permitir serem massacrados como se não tivessem nenhum direito no relacionamento. A linha divisória de Netuno entre abnegação autêntica e tolerância, ou em ser apenas um capacho, é muito difícil de se definir.
Não é surpresa, com Netuno na 7ª Casa, uma noção muito romântica e idealizada do que o relacionamento deveria ser, que não combina bem com o duro trabalho envolvido. Uma ânsia de perfeição no parceiro e no próprio relacionamento significa que os que têm Netuno na 7' Casa podem ser pessoas muito difíceis de se conviver. Inconscientemente, eles tendem a ser extremamente críticos quanto aos defeitos da outra pessoa que não combinam com seu conceito de como o parceiro deveria ser ou com suas noções sobre o Amor. Alguns mostram a fachada de um casal perfeito em público quando, na verdade, estão muito longe de ser o ideal. Pensando positivamente, pode haver um encontro espiritual e a união de duas pessoas, além de uma fantástica harmonia psíquica entre elas. No entanto, não importa quão divinamente equilibrada a união possa parecer, há sempre a necessidade de ajustes para com as diferenças trazidas à tona por idiossincrasias pessoais. Duas almas gêmeas também podem discutir sobre o modo como a outra espreme o tubo de pasta de dentes.
Depois de varrermos a fantasia, o glamour, o êxtase e as românticas noções de amor, o que Netuno nos deixa? Afinal, este planeta representa um tipo de amor livre, um amor não pegajoso ou que engole as pessoas envolvidas. Não se trata de uma união baseada em convenções sociais mas em reciprocidade, uma união que respeita as necessidades do outro por aceitação, não por aprovação. Como Marilyn Ferguson escreve em The Aquarian Conspirancy ("A Conspiração Aquariana"), o amor é um contexto, não um comportamento.1 Num meio termo, quer pedindo que a outra pessoa se ajuste a nós, quer nós sempre nos ajustemos à outra pessoa, está o tipo de amor que Netuno pressente.
Além de se referir somente ao casamento e a relacionamentos íntimos, a 7ª Casa é a maneira como estamos na sociedade em geral. Netuno na 7ª Casa encontra os outros a partir do amor, da sensibilidade e da abertura, ou apresenta um falso rosto bom para qualquer ocasião. Grande número de artistas e músicos cujos mapas tive a oportunidade de elaborar, têm este posicionamento, bem como pessoas que aconselham e ajudam os outros de alguma maneira. Se Netuno está mal aspectado, pode haver o perigo de escândalos ou problemas com ações judiciais. A pessoa pode ser um "bode expiatório", isto é, ser abertamente punida e abominada por aquilo de que os outros secretamente se acham culpados.
sábado, 4 de fevereiro de 2017
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Netuno na 6ª Casa, por Howard Sasportas
Existem alguns conflitos básicos entre os princípios de Netuno (Peixes) e os da 6ª Casa. Netuno anseia por totalidade, infinidade e ilimitação, enquanto a 6ª Casa (o domínio natural de Virgem) divide tudo em partes componentes, examina uma coisa de cada vez e esclarece o que cada coisa é comparando-a a outra. Enquanto Netuno está sempre despedaçando para depois ser novamente juntado de modo novo e melhor, a 6ª Casa gosta de tudo rotulado, de tudo bem guardado em seu lugar certo. É claro que não podemos ter as coisas de ambas as maneiras e, assim, um ou outro princípio vai ter de se curvar. Às vezes, a necessidade de funcionar com ordem e eficiência da 6ª Casa suprime os anseios netunianos de relaxar, de se deixar ir e fluir livremente. Outras vezes, o efeito solvente de Netuno mina a estrutura e a organização da vida de cada dia e do próprio corpo. Na verdade, o desafio para quem tem Netuno na 6ª Casa é como funcionar dentro de limites e fronteiras definidas e ainda assim não pode perder de vista sua conexão com tudo o que está à sua volta.
Netuno na 6ª Casa indica um sistema nervoso sensível e delicado, aquilo que alguns escritores chamam de um fraco limite etérico ou "aura avariada". Como resultado, quem tem este posicionamento é propenso à invasão de forças externas, ou são mais suscetíveis a germes e doenças que ficam no ar. Eles seriam bem prudentes em fazer exercícios ou desenvolver técnicas que fortalecessem o sistema nervoso, e deveriam ter o cuidado de descobrir quais alimentos são mais saudáveis para seus organismos. Essas pessoas precisam encontrar o equilíbrio entre a indulgência indiscriminada (sem limites) e a supervalorização na dieta e na vida (limites demais). Normalmente, são sensíveis às drogas e ao álcool e bastam pequenas doses para sentirem seus efeitos.
As doenças são muitas vezes de origem emocional, difíceis de diagnosticar claramente. Alguns casos que acompanhei foram incorretamente diagnosticados, receberam as receitas erradas, sendo tratados de algo que não tinham. Alguns podem se beneficiar seguindo tratamentos de medicinas alternativas ou complementares, tais como a homeopatia, a naturopatia, a acupuntura etc., que chegam à prevenção e à cura num nível mais sutil que a medicina alopática em geral.
De modo inverso, quem tem Netuno na 6ª Casa pode ter habilidades de cura e às vezes escolhe trabalhos nos quais consegue dar vazão a esses dons. Alguns são profundamente conscientes do corpo como um instrumento do espírito. Como acontece com muitos outros posicionamentos de 6ª Casa, a doença pode ser entendida como uma mensagem de que algo na vida não está certo e precisa ser melhorado. A fé e as atitudes da pessoa vão desempenhar um papel importante durante a convalescença. Às vezes, o despertar psicológico ou espiritual e o entendimento que vem como resultado da doença, vai alterar profundamente todas as suas inclinações na vida.
Portanto, uma doença como o câncer não pode ser atribuída a nenhum posicionamento planetário, nem por paralelos existentes entre o dilema de um Netuno de 6ª Casa e os problemas causados por tecidos malignos dentro do corpo. Devido à exposição a raios X, à ingestão de várias toxinas ou apenas por uma falha de funcionamento, o corpo produz células não corretamente adequadas às necessidades de todo o organismo. Normalmente, uma pessoa sadia e forte pode combater a imperfeição, mas se o sistema está enfraquecido ou estressado, então as células continuam a funcionar mal. Multiplicando-se sem restrições, ele produz mais células malignas — nenhuma delas programada para agir em conjunto, visando manter o sistema como um todo. O crescimento maligno pode, eventualmente, minar o corpo todo. O relacionamento correto das células com o sistema do corpo como um todo é análogo à questão surgida com Netuno na 6ª Casa: de que forma funcionar como indivíduo separado e ainda ajustar-se e fazer concessões às necessidades dos que nos rodeiam.
Sacrifícios podem vir a ser feitos na esfera do trabalho, e eles são muitas vezes sensíveis à atmosfera reinante no escritório. Em alguns casos, podem ser considerados o bode expiatório pelo que acontece de errado ou a vítima de um engano do patrão ou de um colega. Por outro lado, seus colegas podem dirigir-se a eles para pedir conselhos e salvação. Sem bem aspectado, existe normalmente uma harmonia íntima e enaltecedora com associados. Alguns procuram um emprego que lhes dê toda a felicidade na vida. Nos poucos casos que vi, eles tiveram de trabalhar muito antes de receber o reconhecimento ou a remuneração que mereciam por ele. O emprego pode vincular ao uso de habilidades netunianas - carreiras em medicina e cura, em química, um trabalho que exija imaginação artística e, em alguns casos, trabalhos em bares ou no mar.
Freqüentemente, tais pessoas não estão muito interessadas na praticidade da vida do dia-a-dia. Qualquer desculpa serve para evitar a chateação de tarefas sem graça, como passar aspirador na casa, e deveres aborrecidos, como pagar contas antes do vencimento. No entanto, alguns podem ficar obcecados com os trabalhos domésticos diários, como se o paraíso na Terra fosse alcançado através da boa organização na vida. (É possível que quem disse que limpeza é qualquer coisa que nos aproxima da divindidade tenha Netuno nesta casa.) Alguns vão fazer tarefas práticas como forma de servir aos outros. O serviço de casa poderia também ser usado como válvula de escape ou um modo de evitar outras áreas da vida que precisam ser espanadas. É bom escolher seus auxiliares com muito cuidado, bem como o mecânico de seu carro — estamos abertos à decepção no que se refere à casa de Netuno. Outra vez, desilusão e dor no domínio de Netuno ajudam-nos a reconhecer nossas limitações e imperfeições e nos abre para um conhecimento maior e mais completo de nós mesmos e da vida em geral.
Num sentido altamente positivo, quem tem Netuno na 6ª Casa pode ter uma visão divinamente inspirada e trazê-la à manifestação concreta. Ele também pode ver a divindade em tudo. Existe um ditado que diz: "Em cada partícula de poeira estão presentes Budas sem-número."
Netuno na 6ª Casa indica um sistema nervoso sensível e delicado, aquilo que alguns escritores chamam de um fraco limite etérico ou "aura avariada". Como resultado, quem tem este posicionamento é propenso à invasão de forças externas, ou são mais suscetíveis a germes e doenças que ficam no ar. Eles seriam bem prudentes em fazer exercícios ou desenvolver técnicas que fortalecessem o sistema nervoso, e deveriam ter o cuidado de descobrir quais alimentos são mais saudáveis para seus organismos. Essas pessoas precisam encontrar o equilíbrio entre a indulgência indiscriminada (sem limites) e a supervalorização na dieta e na vida (limites demais). Normalmente, são sensíveis às drogas e ao álcool e bastam pequenas doses para sentirem seus efeitos.
As doenças são muitas vezes de origem emocional, difíceis de diagnosticar claramente. Alguns casos que acompanhei foram incorretamente diagnosticados, receberam as receitas erradas, sendo tratados de algo que não tinham. Alguns podem se beneficiar seguindo tratamentos de medicinas alternativas ou complementares, tais como a homeopatia, a naturopatia, a acupuntura etc., que chegam à prevenção e à cura num nível mais sutil que a medicina alopática em geral.
De modo inverso, quem tem Netuno na 6ª Casa pode ter habilidades de cura e às vezes escolhe trabalhos nos quais consegue dar vazão a esses dons. Alguns são profundamente conscientes do corpo como um instrumento do espírito. Como acontece com muitos outros posicionamentos de 6ª Casa, a doença pode ser entendida como uma mensagem de que algo na vida não está certo e precisa ser melhorado. A fé e as atitudes da pessoa vão desempenhar um papel importante durante a convalescença. Às vezes, o despertar psicológico ou espiritual e o entendimento que vem como resultado da doença, vai alterar profundamente todas as suas inclinações na vida.
Portanto, uma doença como o câncer não pode ser atribuída a nenhum posicionamento planetário, nem por paralelos existentes entre o dilema de um Netuno de 6ª Casa e os problemas causados por tecidos malignos dentro do corpo. Devido à exposição a raios X, à ingestão de várias toxinas ou apenas por uma falha de funcionamento, o corpo produz células não corretamente adequadas às necessidades de todo o organismo. Normalmente, uma pessoa sadia e forte pode combater a imperfeição, mas se o sistema está enfraquecido ou estressado, então as células continuam a funcionar mal. Multiplicando-se sem restrições, ele produz mais células malignas — nenhuma delas programada para agir em conjunto, visando manter o sistema como um todo. O crescimento maligno pode, eventualmente, minar o corpo todo. O relacionamento correto das células com o sistema do corpo como um todo é análogo à questão surgida com Netuno na 6ª Casa: de que forma funcionar como indivíduo separado e ainda ajustar-se e fazer concessões às necessidades dos que nos rodeiam.
Sacrifícios podem vir a ser feitos na esfera do trabalho, e eles são muitas vezes sensíveis à atmosfera reinante no escritório. Em alguns casos, podem ser considerados o bode expiatório pelo que acontece de errado ou a vítima de um engano do patrão ou de um colega. Por outro lado, seus colegas podem dirigir-se a eles para pedir conselhos e salvação. Sem bem aspectado, existe normalmente uma harmonia íntima e enaltecedora com associados. Alguns procuram um emprego que lhes dê toda a felicidade na vida. Nos poucos casos que vi, eles tiveram de trabalhar muito antes de receber o reconhecimento ou a remuneração que mereciam por ele. O emprego pode vincular ao uso de habilidades netunianas - carreiras em medicina e cura, em química, um trabalho que exija imaginação artística e, em alguns casos, trabalhos em bares ou no mar.
Freqüentemente, tais pessoas não estão muito interessadas na praticidade da vida do dia-a-dia. Qualquer desculpa serve para evitar a chateação de tarefas sem graça, como passar aspirador na casa, e deveres aborrecidos, como pagar contas antes do vencimento. No entanto, alguns podem ficar obcecados com os trabalhos domésticos diários, como se o paraíso na Terra fosse alcançado através da boa organização na vida. (É possível que quem disse que limpeza é qualquer coisa que nos aproxima da divindidade tenha Netuno nesta casa.) Alguns vão fazer tarefas práticas como forma de servir aos outros. O serviço de casa poderia também ser usado como válvula de escape ou um modo de evitar outras áreas da vida que precisam ser espanadas. É bom escolher seus auxiliares com muito cuidado, bem como o mecânico de seu carro — estamos abertos à decepção no que se refere à casa de Netuno. Outra vez, desilusão e dor no domínio de Netuno ajudam-nos a reconhecer nossas limitações e imperfeições e nos abre para um conhecimento maior e mais completo de nós mesmos e da vida em geral.
Num sentido altamente positivo, quem tem Netuno na 6ª Casa pode ter uma visão divinamente inspirada e trazê-la à manifestação concreta. Ele também pode ver a divindade em tudo. Existe um ditado que diz: "Em cada partícula de poeira estão presentes Budas sem-número."
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
Netuno na 5ª Casa, por Howard Sasportas
Na 5ª Casa, Netuno ganha um pouco e perde um pouco. Por um lado, este posicionamento confere uma imaginação rica e viva, gosto criativo e uma habilidade natural para exteriorizar os sentimentos de maneira grandiosa e exuberante. Por outro lado, as circunstâncias que ele atrai para a sua vida podem requerer que dê e receba o que os outros querem e necessitam, em vez de ser ou fazer aquilo que ele mesmo quer. Mas quando isso coincide — isto é, quando o que ele quer dar é aquilo que os outros querem e precisam receber — então, provavelmente, nada mais no mapa vai igualar a alegria e a realização prometidas por esse posicionamento.
Voltemos ao tanque de areia. O primeiro problema é se o pequeno Netuno está livre para sair e ir brincar. "Coitada da mamãe, trabalha tanto em casa! Eu deveria ficar aqui e ajudá-la." "Não, não pense em mim", diz a pobre mãe. "Vai ser bom para você sair com seus amiguinhos; eu não me incomodo mesmo (suspiro)." De um modo culpado, mas excitante, Netuno flutua no ar e vai brincar no playground, delirando já com toda a alegria que vai ter. Mas o que é isso? ninguém está lá: "Estranho, onde será que eles foram? (pausa) O que será que estou perdendo? Bem, também posso brincar sozinho." Ele entra no tanque de areia cheio de inspiração para os castelos que tem em mente, quando Mercúrio aparece. "Desculpe Netuno, mas sua mãe me mandou. Ela precisa de você em casa. Você pode me emprestar sua pazinha?"
Às vezes, por mais que quem tenha Netuno na 5ª Casa (ou Peixes) procure o prazer, mais ele se esquiva. Não é sempre tão desolador — mas ele muitas vezes é chamado a fazer sacrifícios nesta área de criatividade. Alguns podem deixar de lado uma carreira nas artes por uma existência mais estável ou rotineira; outros podem abrir mão de uma existência mais estável e rotineira por uma carreira nas artes. Mas, seja esta uma carreira pensada neste campo ou não, eles se beneficiarão de qualquer idéia criativa que apareça num momento de folga que lhes dê a oportunidade de expressar seus sentimentos, suas emoções e sua esplêndida imaginação.
No amor, são normalmente muito ardorosos, enchendo o ser amado de qualidades divinas; assim, embarcam no maior romance de todos os tempos. O escritor F. Scott Fitzgerald nasceu com Marte conjunção Netuno na 5ª Casa, e seu relacionamento com Zelda foi o Grande Romance Americano da época. Além de demonstrar seus sentimentos de maneira criativa, ele também ostentava abertamente (5ª) seu prazer de beber (Netuno). (Nos mesmos moldes, o atorcantor-comediante Dean Martin também tem um Netuno de 5ª Casa.) Como Scotty e Zelda (neste caso ela se mostrou um pouco netuniana demais), Netuno nesta casa pode trazer complicações ao amor. Uma das versões é apaixonar-se por uma pessoa inatingível. Sendo assim, o bem-amado pode ser idealizado e idolatrado à distância, ou devidamente sacrificado com um talento apenas superado pela nossa Dama das Camélias. Muitas vezes eles identificam o amor com uma causa: "Esta pessoa necessita de mim para salvá-la ou fazer com que se realize." Ou, ao contrário: "O amado vai me salvar e me redimir." Pensando mais positivamente, pessoas com Netuno na 5ª Casa possuem, pela expansividade e pelo número de seus amores, um dom natural para ajudar e curar os outros.
Sacrifícios podem ter de ser feitos por crianças. Se há aspectos difíceis, os que têm essa posição podem se sentir martirizados pela paternidade: "Se não fossem os filhos, eu poderia ter feito..." Eles podem idealizar um filho ou fazer do filho a sua fonte de salvação. "Se o filho me ama apesar de tudo, se o filho é maravilhoso e tem muito sucesso, então minha vida foi redimida." Obviamente, tem de haver boa vontade por parte do pai com este posicionamento para libertar o filho a fim de deixá-lo viver sua própria vida. O filho pode refletir as qualidades netunianas ou piscianas — no sentido de possuir excepcionais habilidades criativas ou artísticas, ou a mais desafiante das manifestações deste planeta ou signo — incapacidade mental, física ou emocional. O importante é o "crescimento espiritual" recebido através da experiência com crianças. Não importa em que esfera da vida esteja posicionado, Netuno pode indicar uma espécie de sofrimento que tem o efeito de aliviar o indivíduo. Invariavelmente, o pai que perde ou tem de deixar o filho vai ser profundamente afetado e alterado através daquilo que Netuno tem a ensinar. Algumas pessoas com Netuno na 5ª Casa trabalham bem com crianças perturbadas ou incapacitadas, e com adolescentes.
Obviamente, se Netuno estiver mal aspectado, eles terão de ter muito cuidado com jogos e especulações. Por natureza, Netuno não dá nenhuma garantia.
Voltemos ao tanque de areia. O primeiro problema é se o pequeno Netuno está livre para sair e ir brincar. "Coitada da mamãe, trabalha tanto em casa! Eu deveria ficar aqui e ajudá-la." "Não, não pense em mim", diz a pobre mãe. "Vai ser bom para você sair com seus amiguinhos; eu não me incomodo mesmo (suspiro)." De um modo culpado, mas excitante, Netuno flutua no ar e vai brincar no playground, delirando já com toda a alegria que vai ter. Mas o que é isso? ninguém está lá: "Estranho, onde será que eles foram? (pausa) O que será que estou perdendo? Bem, também posso brincar sozinho." Ele entra no tanque de areia cheio de inspiração para os castelos que tem em mente, quando Mercúrio aparece. "Desculpe Netuno, mas sua mãe me mandou. Ela precisa de você em casa. Você pode me emprestar sua pazinha?"
Às vezes, por mais que quem tenha Netuno na 5ª Casa (ou Peixes) procure o prazer, mais ele se esquiva. Não é sempre tão desolador — mas ele muitas vezes é chamado a fazer sacrifícios nesta área de criatividade. Alguns podem deixar de lado uma carreira nas artes por uma existência mais estável ou rotineira; outros podem abrir mão de uma existência mais estável e rotineira por uma carreira nas artes. Mas, seja esta uma carreira pensada neste campo ou não, eles se beneficiarão de qualquer idéia criativa que apareça num momento de folga que lhes dê a oportunidade de expressar seus sentimentos, suas emoções e sua esplêndida imaginação.
No amor, são normalmente muito ardorosos, enchendo o ser amado de qualidades divinas; assim, embarcam no maior romance de todos os tempos. O escritor F. Scott Fitzgerald nasceu com Marte conjunção Netuno na 5ª Casa, e seu relacionamento com Zelda foi o Grande Romance Americano da época. Além de demonstrar seus sentimentos de maneira criativa, ele também ostentava abertamente (5ª) seu prazer de beber (Netuno). (Nos mesmos moldes, o atorcantor-comediante Dean Martin também tem um Netuno de 5ª Casa.) Como Scotty e Zelda (neste caso ela se mostrou um pouco netuniana demais), Netuno nesta casa pode trazer complicações ao amor. Uma das versões é apaixonar-se por uma pessoa inatingível. Sendo assim, o bem-amado pode ser idealizado e idolatrado à distância, ou devidamente sacrificado com um talento apenas superado pela nossa Dama das Camélias. Muitas vezes eles identificam o amor com uma causa: "Esta pessoa necessita de mim para salvá-la ou fazer com que se realize." Ou, ao contrário: "O amado vai me salvar e me redimir." Pensando mais positivamente, pessoas com Netuno na 5ª Casa possuem, pela expansividade e pelo número de seus amores, um dom natural para ajudar e curar os outros.
Sacrifícios podem ter de ser feitos por crianças. Se há aspectos difíceis, os que têm essa posição podem se sentir martirizados pela paternidade: "Se não fossem os filhos, eu poderia ter feito..." Eles podem idealizar um filho ou fazer do filho a sua fonte de salvação. "Se o filho me ama apesar de tudo, se o filho é maravilhoso e tem muito sucesso, então minha vida foi redimida." Obviamente, tem de haver boa vontade por parte do pai com este posicionamento para libertar o filho a fim de deixá-lo viver sua própria vida. O filho pode refletir as qualidades netunianas ou piscianas — no sentido de possuir excepcionais habilidades criativas ou artísticas, ou a mais desafiante das manifestações deste planeta ou signo — incapacidade mental, física ou emocional. O importante é o "crescimento espiritual" recebido através da experiência com crianças. Não importa em que esfera da vida esteja posicionado, Netuno pode indicar uma espécie de sofrimento que tem o efeito de aliviar o indivíduo. Invariavelmente, o pai que perde ou tem de deixar o filho vai ser profundamente afetado e alterado através daquilo que Netuno tem a ensinar. Algumas pessoas com Netuno na 5ª Casa trabalham bem com crianças perturbadas ou incapacitadas, e com adolescentes.
Obviamente, se Netuno estiver mal aspectado, eles terão de ter muito cuidado com jogos e especulações. Por natureza, Netuno não dá nenhuma garantia.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
Netuno na 4ª Casa (Peixes no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas
Alguém com esse posicionamento me disse um dia que se sentia como se tivesse engolido um espelho. Do mais profundo de seu íntimo, quem tem Netuno na 4ª Casa absorve e reflete as influências atmosféricas ao seu redor. Na medida do possível, deveria ter muito cuidado ao selecionar o ambiente em que vive. E claro que a discriminação e a livre escolha nem sempre se encontram no mesmo cardápio que Netuno.
Trata-se de um posicionamento difícil de explicar. Eu o tenho visto funcionando de diversas maneiras. Algumas das pessoas com esta posição, sem levar em conta os aspectos de Netuno, me relataram os encantos idílicos de sua primeira infância — crianças brincando no jardim, o afeto da família e sua união, o colo da mãe, o colo do pai, as histórias do avô etc. E, para muitas pessoas, um Netuno positivo na 4ª Casa indica esse tipo de ambiente familiar cheio de amor e compreensão, ótima base para seu desenvolvimento futuro. No entanto, alguns parecem perder muito tempo de seus anos ansiando por voltar àquilo e comparando os problemas e as aflições da vida adulta com os bons velhos tempos. Outros se sentiam tão unidos à família que nunca desenvolveram um sentido mais individualista a respeito de quem são. A maneira como pensam ou sentem, seus gostos, opiniões e inclinações refletem aqueles que vivenciaram na primeira infância, e ponto final. Eles vêm normalmente de famílias que os terapeutas chamam de "envolventes": famílias que vivem amarradas dentro de sistemas fechados, onde há regras implícitas não formuladas, nas quais ninguém pode se comportar de modo diferente daquele que se espera para não aborrecer os outros ou causar demasiada desarmonia. O preço de Netuno para permanecer dentro da segura estrutura dessa família é o de sua própria liberdade e identidade pessoal.
Outros com este posicionamento começam contando as alegrias de sua primeira infância e, então, abaixam a cabeça e a voz para dizer: "Mas aí tudo mudou, quando meu pai perdeu o emprego, meu irmão ficou muito doente e mamãe teve um caso... etc." Netuno volta para seus velhos truques, pedindo sacrifícios e ajustes. Num mapa que calculei, de uma mulher com Netuno na 4ª Casa, lembro-me de que ela descrevia as delícias de sua infância assim: "Tudo era tão maravilhoso, eu desejava poder ter aqueles dias felizes novamente, exceto, é claro, aquela vez que voltei da escola e encontrei meu pai bêbado, caído no chão, e mamãe se mandou..." Na casa de Netuno, os espetáculos coloridos favoritos da pessoa são cor-de-rosa.
Dar um sentido a tudo isso não é fácil, mas há coisas concretas a serem ditas a respeito de Netuno na 4ª Casa. Por exemplo, este posicionamento aparece em mapas de pessoas que, quando crianças, tiveram de ficar muito quietas e controladas a fim de não perturbar um parente com doença crônica. Em outros casos que vi, elas cresceram num ambiente coletivo — num pensionato ou num orfanato. Às vezes o lar era uma instituição onde os pais trabalhavam, de modo que a criança ficava com eles. Ela tinha a possibilidade de observá-los constantemente dando atenção e carinho a outras pessoas, e isso lhe causava ciúme, insegurança e dor.
Aspectos difíceis de Netuno podem indicar famílias que se separaram ou se dissolveram de alguma maneira. Em certos casos, um Netuno de 4ª Casa pode até significar o sacrifício de abandonar o país natal. Sigmund Freud, por exemplo, que saiu da Áustria para fugir dos nazistas, nasceu com Netuno em Peixes na 4ª Casa (Saturno em Gêmeos na 8ª em quadratura com seu Netuno de 4ª Casa, e todos nós sabemos o que ele pensava a respeito de tendências ocultas no ambiente do lar da primeira infância). Da mesma maneira, Netuno na 4ª Casa poderia indicar o abandono dos padrões tradicionais e familiares da pessoa, como foi o caso do duque de Windsor (Netuno em Gêmeos na 4ª regente de Peixes na 1ª). Outros irão procurar seus "lares e famílias espirituais", não necessariamente vinculados a laços de sangue. A casa pode ser usada como ponto de reunião para grupos de meditação, sessões psíquicas e como retiro para artistas e músicos. Quem tem Netuno na 4ª Casa pode ser muito feliz vivendo junto ao mar.
Se a 4ª Casa representa o pai (o parente oculto) então teremos algo da projeção netuniana. Para alguns, mostra um pai muito sensível, carinhoso e sentimental, muitas vezes poético e romântico. O pai pode ser idealizado em demasia e depois tornar-se um desapontamento quando examinado com mais realismo algum tempo depois. Poderia indicar um pai omisso ou ausente, alguém de quem a criança tem apenas uma vaga lembrança e uma imagem pouco nítida. Vi casos em que o pai pertencia mais ao mundo do que à criança; ele era um clérigo, ou um médico ocupado, um famoso cantor de óperas, um político, um ator conhecido ou um diplomata. Nesses casos, as crianças são solicitadas a sacrificar o pai pessoal, e muitas vezes têm de achar dentro de si mesmas o tipo de amor e amparo que viam seus pais darem de tão boa vontade a outros.
Netuno na 4ª Casa às vezes pode ser indício de que há esqueletos nos armários da família, ou seja, um alcoólatra, um drogado ou um pai com distúrbios mentais; se não for o pai, pode ser um parente próximo. Em alguns mapas que vi, com este posicionamento, havia uma incerteza sobre quem era realmente o pai. Destes, apenas dois, depois de muitos anos, descobriram que o homem que achavam que era seu pai na verdade não o era.
Este posicionamento sugere profundas ansiedades espirituais, que aparecem na segunda parte da vida. Hermann Hesse, o escritor que imortalizou a procura espiritual em seu livro Siddhartha, tinha Netuno em Touro na 4ª Casa, regente de Peixes na 3ª, a casa dos escritos e da comunicação.
De acordo com muitos livros de astrologia, os últimos anos de quem tem Netuno na 4ª Casa podem ser marcados por uma reclusão pacífica, durante os quais as pessoas calmamente se desagregam da vida. Há, no entanto, o perigo de poderem regressar à posição de crianças indefesas, especialmente se sentirem que nunca ninguém se preocupou com suas necessidades quando elas eram pequenas. A maneira como começamos a vida é muitas vezes a maneira como a terminamos — a não ser que possamos trazer esses modelos inconscientes da infância para a luz do conhecimento e fazer algo para mudá-los. Com Netuno na 4ª Casa, é melhor fazer isso antes do que depois.
Peixes na cúspide ou contido na 4ª Casa é o mesmo que Netuno ali. Com Peixes no Fundo-do-Céu, a procura de uma identidade mais ampla e completa é provavelmente o melhor alicerce sobre o qual construímos a vida.
Trata-se de um posicionamento difícil de explicar. Eu o tenho visto funcionando de diversas maneiras. Algumas das pessoas com esta posição, sem levar em conta os aspectos de Netuno, me relataram os encantos idílicos de sua primeira infância — crianças brincando no jardim, o afeto da família e sua união, o colo da mãe, o colo do pai, as histórias do avô etc. E, para muitas pessoas, um Netuno positivo na 4ª Casa indica esse tipo de ambiente familiar cheio de amor e compreensão, ótima base para seu desenvolvimento futuro. No entanto, alguns parecem perder muito tempo de seus anos ansiando por voltar àquilo e comparando os problemas e as aflições da vida adulta com os bons velhos tempos. Outros se sentiam tão unidos à família que nunca desenvolveram um sentido mais individualista a respeito de quem são. A maneira como pensam ou sentem, seus gostos, opiniões e inclinações refletem aqueles que vivenciaram na primeira infância, e ponto final. Eles vêm normalmente de famílias que os terapeutas chamam de "envolventes": famílias que vivem amarradas dentro de sistemas fechados, onde há regras implícitas não formuladas, nas quais ninguém pode se comportar de modo diferente daquele que se espera para não aborrecer os outros ou causar demasiada desarmonia. O preço de Netuno para permanecer dentro da segura estrutura dessa família é o de sua própria liberdade e identidade pessoal.
Outros com este posicionamento começam contando as alegrias de sua primeira infância e, então, abaixam a cabeça e a voz para dizer: "Mas aí tudo mudou, quando meu pai perdeu o emprego, meu irmão ficou muito doente e mamãe teve um caso... etc." Netuno volta para seus velhos truques, pedindo sacrifícios e ajustes. Num mapa que calculei, de uma mulher com Netuno na 4ª Casa, lembro-me de que ela descrevia as delícias de sua infância assim: "Tudo era tão maravilhoso, eu desejava poder ter aqueles dias felizes novamente, exceto, é claro, aquela vez que voltei da escola e encontrei meu pai bêbado, caído no chão, e mamãe se mandou..." Na casa de Netuno, os espetáculos coloridos favoritos da pessoa são cor-de-rosa.
Dar um sentido a tudo isso não é fácil, mas há coisas concretas a serem ditas a respeito de Netuno na 4ª Casa. Por exemplo, este posicionamento aparece em mapas de pessoas que, quando crianças, tiveram de ficar muito quietas e controladas a fim de não perturbar um parente com doença crônica. Em outros casos que vi, elas cresceram num ambiente coletivo — num pensionato ou num orfanato. Às vezes o lar era uma instituição onde os pais trabalhavam, de modo que a criança ficava com eles. Ela tinha a possibilidade de observá-los constantemente dando atenção e carinho a outras pessoas, e isso lhe causava ciúme, insegurança e dor.
Aspectos difíceis de Netuno podem indicar famílias que se separaram ou se dissolveram de alguma maneira. Em certos casos, um Netuno de 4ª Casa pode até significar o sacrifício de abandonar o país natal. Sigmund Freud, por exemplo, que saiu da Áustria para fugir dos nazistas, nasceu com Netuno em Peixes na 4ª Casa (Saturno em Gêmeos na 8ª em quadratura com seu Netuno de 4ª Casa, e todos nós sabemos o que ele pensava a respeito de tendências ocultas no ambiente do lar da primeira infância). Da mesma maneira, Netuno na 4ª Casa poderia indicar o abandono dos padrões tradicionais e familiares da pessoa, como foi o caso do duque de Windsor (Netuno em Gêmeos na 4ª regente de Peixes na 1ª). Outros irão procurar seus "lares e famílias espirituais", não necessariamente vinculados a laços de sangue. A casa pode ser usada como ponto de reunião para grupos de meditação, sessões psíquicas e como retiro para artistas e músicos. Quem tem Netuno na 4ª Casa pode ser muito feliz vivendo junto ao mar.
Se a 4ª Casa representa o pai (o parente oculto) então teremos algo da projeção netuniana. Para alguns, mostra um pai muito sensível, carinhoso e sentimental, muitas vezes poético e romântico. O pai pode ser idealizado em demasia e depois tornar-se um desapontamento quando examinado com mais realismo algum tempo depois. Poderia indicar um pai omisso ou ausente, alguém de quem a criança tem apenas uma vaga lembrança e uma imagem pouco nítida. Vi casos em que o pai pertencia mais ao mundo do que à criança; ele era um clérigo, ou um médico ocupado, um famoso cantor de óperas, um político, um ator conhecido ou um diplomata. Nesses casos, as crianças são solicitadas a sacrificar o pai pessoal, e muitas vezes têm de achar dentro de si mesmas o tipo de amor e amparo que viam seus pais darem de tão boa vontade a outros.
Netuno na 4ª Casa às vezes pode ser indício de que há esqueletos nos armários da família, ou seja, um alcoólatra, um drogado ou um pai com distúrbios mentais; se não for o pai, pode ser um parente próximo. Em alguns mapas que vi, com este posicionamento, havia uma incerteza sobre quem era realmente o pai. Destes, apenas dois, depois de muitos anos, descobriram que o homem que achavam que era seu pai na verdade não o era.
Este posicionamento sugere profundas ansiedades espirituais, que aparecem na segunda parte da vida. Hermann Hesse, o escritor que imortalizou a procura espiritual em seu livro Siddhartha, tinha Netuno em Touro na 4ª Casa, regente de Peixes na 3ª, a casa dos escritos e da comunicação.
De acordo com muitos livros de astrologia, os últimos anos de quem tem Netuno na 4ª Casa podem ser marcados por uma reclusão pacífica, durante os quais as pessoas calmamente se desagregam da vida. Há, no entanto, o perigo de poderem regressar à posição de crianças indefesas, especialmente se sentirem que nunca ninguém se preocupou com suas necessidades quando elas eram pequenas. A maneira como começamos a vida é muitas vezes a maneira como a terminamos — a não ser que possamos trazer esses modelos inconscientes da infância para a luz do conhecimento e fazer algo para mudá-los. Com Netuno na 4ª Casa, é melhor fazer isso antes do que depois.
Peixes na cúspide ou contido na 4ª Casa é o mesmo que Netuno ali. Com Peixes no Fundo-do-Céu, a procura de uma identidade mais ampla e completa é provavelmente o melhor alicerce sobre o qual construímos a vida.
terça-feira, 31 de janeiro de 2017
Netuno na 3ª Casa, por Howard Sasportas
Netuno está onde queremos nos ligar novamente com um sentido de totalidade e unidade na vida. Em contrapartida, o tipo de mente normal da 3ª Casa é aquela que analisa, compara, discrimina e observa a relação de uma coisa com a outra. Enquanto Netuno na 3ª Casa pode (quase) fazer isso, a mente também precisa ser usada para outros propósitos "mais elevados", como um veículo ou olho através do qual a alma olha para fora. Em nível mais profundo, quem tem Netuno na 3ª Casa sabe que, divorciada do amor, a mente é como uma tesoura que corta a vida em pedacinhos.
Num determinado plano, Netuno na 3ª Casa pode confundir e dispersar a mente, dando lugar a pensamentos vagos e confusos. No entanto, outras vezes, a mente netuniana mostra um excepcional faro para as correntes invisíveis e as sutilezas do ambiente. Ela sente "mensagens" ou nuances ocultas e significados por trás de tudo o que é dito ou trocado. O que perdem em termos de precisa habilidade analítica, eles ganham sendo capazes de ver o quadro maior mais claramente.
Há alguns perigos que se deve ter em mente. Seu desejo de ver o que é lindo e divino nas redondezas pode produzir um tipo de percepção seletiva na qual apenas o que é bom é visto, enquanto o que não se enquadra nesta categoria não é notado. Eles podem estar tão abertos à mente e à opinião de outros que são capazes de achar que estão pensando seus próprios pensamentos, quando na verdade estão captando o ponto de vista de outra pessoa que se encontra no local. Em alguns casos, eles servem de porta-vozes para outras pessoas. Às vezes acreditam que o conhecimento vai redimi-los e, em conseqüência, podem estudar avidamente e ainda assim nunca achar que sabem o bastante; ou então querem que pessoas venham até eles e digam algo que os inspire.
Netuno na 3ª Casa pode não se sentir bem expressando-se através de canais de comunicação normais. O que eles têm a dizer ou aquilo que vivenciaram pode ser demonstrado mais amplamente através da dança, da poesia, do canto ou do retrato que pintam ou do retrato que fazem com a máquina fotográfica. Muitas vezes, são tímidos nos primeiros anos da escola. Observei este posicionamento em alguns casos de dislexia. Eles podem também ser tão confusos a ponto de ir a encontros no dia errado, tomam nota de números e endereços errados e, invariavelmente, perder-se ou ficar no meio do caminho em viagens curtas. Em casos extremos, pode indicar instabilidade mental, alucinações e paranóia, nas quais imaginam toda espécie de coisas acontecendo "lá fora" que, na verdade, são projeções de seu mundo interior.
Sacrifícios têm de ser feitos no domínio de Netuno e, na 3ª Casa, isso pode vincular uma necessidade de ajuste e de se ter uma extraordinária sensibilidade para com um irmão que, por alguma razão, é um problema ou está em dificuldade. Em certos casos que observei, o fantasma de um irmão morto assombra os pais, e a criança que está viva fica confusa com aquele passamento. Se um irmão ou uma irmã morreu, quem tem Netuno na 3ª Casa pode carregar um sentimento de culpa, imaginando ser parcialmente responsável pela sua morte. (Netuno confunde os limites entre o self e os outros, e, na 3ª Casa, a pessoa pode sentir que ele ou ela é responsável por tudo o que acontece no seu meio ambiente.) Os pais podem ajudar o filho com Netuno na 3ª Casa respeitando sua imaginação e também falando da forma mais honesta e clara possível, tendo em mente o que é apropriado para cada idade.
Tenho visto também Netuno na 3ª Casa e mapas de crianças sem irmãos que anseiam pela companhia do irmão ou da irmã que nunca tiveram. Alguns tentam suavizar a solidão e sentir-se mais completos inventando amiguinhos imaginários. Em alguns casos de crianças adotadas, Netuno encontra-se na 3ª, como se elas não tivessem muita certeza de estar ou pertencer verdadeiramente àquele lugar. Em alguns exemplos desse posicionamento, sacrifícios precisam ser feitos na área da educação. Pessoas com esta posição podem ser obrigadas a deixar a escola para trabalhar para a família, ou o dinheiro era pouco e um irmão ou uma irmã mais velhos tiveram que fazer isso.
Algumas pessoas que conheço com Netuno na 3ª Casa mostram grande habilidade como professores — especialmente ao trabalharem com crianças com problemas de aprendizado. Encontram meios de se comunicar e de entender a criança que outros professores não conseguem compreender.
Num determinado plano, Netuno na 3ª Casa pode confundir e dispersar a mente, dando lugar a pensamentos vagos e confusos. No entanto, outras vezes, a mente netuniana mostra um excepcional faro para as correntes invisíveis e as sutilezas do ambiente. Ela sente "mensagens" ou nuances ocultas e significados por trás de tudo o que é dito ou trocado. O que perdem em termos de precisa habilidade analítica, eles ganham sendo capazes de ver o quadro maior mais claramente.
Há alguns perigos que se deve ter em mente. Seu desejo de ver o que é lindo e divino nas redondezas pode produzir um tipo de percepção seletiva na qual apenas o que é bom é visto, enquanto o que não se enquadra nesta categoria não é notado. Eles podem estar tão abertos à mente e à opinião de outros que são capazes de achar que estão pensando seus próprios pensamentos, quando na verdade estão captando o ponto de vista de outra pessoa que se encontra no local. Em alguns casos, eles servem de porta-vozes para outras pessoas. Às vezes acreditam que o conhecimento vai redimi-los e, em conseqüência, podem estudar avidamente e ainda assim nunca achar que sabem o bastante; ou então querem que pessoas venham até eles e digam algo que os inspire.
Netuno na 3ª Casa pode não se sentir bem expressando-se através de canais de comunicação normais. O que eles têm a dizer ou aquilo que vivenciaram pode ser demonstrado mais amplamente através da dança, da poesia, do canto ou do retrato que pintam ou do retrato que fazem com a máquina fotográfica. Muitas vezes, são tímidos nos primeiros anos da escola. Observei este posicionamento em alguns casos de dislexia. Eles podem também ser tão confusos a ponto de ir a encontros no dia errado, tomam nota de números e endereços errados e, invariavelmente, perder-se ou ficar no meio do caminho em viagens curtas. Em casos extremos, pode indicar instabilidade mental, alucinações e paranóia, nas quais imaginam toda espécie de coisas acontecendo "lá fora" que, na verdade, são projeções de seu mundo interior.
Sacrifícios têm de ser feitos no domínio de Netuno e, na 3ª Casa, isso pode vincular uma necessidade de ajuste e de se ter uma extraordinária sensibilidade para com um irmão que, por alguma razão, é um problema ou está em dificuldade. Em certos casos que observei, o fantasma de um irmão morto assombra os pais, e a criança que está viva fica confusa com aquele passamento. Se um irmão ou uma irmã morreu, quem tem Netuno na 3ª Casa pode carregar um sentimento de culpa, imaginando ser parcialmente responsável pela sua morte. (Netuno confunde os limites entre o self e os outros, e, na 3ª Casa, a pessoa pode sentir que ele ou ela é responsável por tudo o que acontece no seu meio ambiente.) Os pais podem ajudar o filho com Netuno na 3ª Casa respeitando sua imaginação e também falando da forma mais honesta e clara possível, tendo em mente o que é apropriado para cada idade.
Tenho visto também Netuno na 3ª Casa e mapas de crianças sem irmãos que anseiam pela companhia do irmão ou da irmã que nunca tiveram. Alguns tentam suavizar a solidão e sentir-se mais completos inventando amiguinhos imaginários. Em alguns casos de crianças adotadas, Netuno encontra-se na 3ª, como se elas não tivessem muita certeza de estar ou pertencer verdadeiramente àquele lugar. Em alguns exemplos desse posicionamento, sacrifícios precisam ser feitos na área da educação. Pessoas com esta posição podem ser obrigadas a deixar a escola para trabalhar para a família, ou o dinheiro era pouco e um irmão ou uma irmã mais velhos tiveram que fazer isso.
Algumas pessoas que conheço com Netuno na 3ª Casa mostram grande habilidade como professores — especialmente ao trabalharem com crianças com problemas de aprendizado. Encontram meios de se comunicar e de entender a criança que outros professores não conseguem compreender.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
Netuno na 2ª Casa, por Howard Sasportas
Como Urano nessa posição, Netuno na 2ª Casa requer um sentimento e uma compreensão mais profunda para tudo o que diz respeito a dinheiro, a posses e a recursos. Netuno tem um efeito dissolvente onde quer que esteja num mapa e, na 2ª Casa, qualquer forma tangível ou exterior de segurança pode estar sujeita à sua influência. Inconscientemente, a pessoa tende a se sentir culpada por ganhar dinheiro ou conseguir acumular posses, acreditando que o que pertence a um deveria pertencer a todos. De modo inverso, pode achar que o mundo lhe deve uma vida: o que é das outras pessoas deveria, por direito, ser dele também. Quer goste ou não, o aquoso Netuno cria fluidez na esfera da 2ª Casa.
Vi uma série de manifestações desse posicionamento. Às vezes ele indica confusão e nebulosidade ao lidar com finanças e investimentos. Forças imprevisíveis minam a especulação — o que parecia seguro acaba sendo uma fraude. Em alguns casos, ladrões entram à noite e tiram aquilo que os que têm este posicionamento acham que deveria ser deles, ou podem receber um cheque bem gordo num dia e no outro uma conta para pagar no mesmo valor. Ou, generosos com um erro, têm coração mole para histórias tristes e sempre estão enfiando a mão no bolso para distribuir uns trocados ou então tiram o talão de cheques para fazer uma doação voltada para uma boa causa.
Posídon tinha muitas riquezas no mar e, ainda assim, desejava o poder terreno de Zeus. Os que têm Netuno na 2ª Casa podem não estar satisfeitos com aquilo que já têm e sempre querem mais — especialmente quando um outro o tem. Eles podem adorar dinheiro e posses como a chave para o paraíso na Terra, ou dar valor ao dinheiro porque este lhes permite viver suas fantasias. Mesmo quando conseguem o status material que esperavam alcançar, podem descobrir que não era tudo o que imaginavam que seria. Ainda está faltando alguma coisa.
Afinal, em vez de procurar segurança e bem-estar fora de si mesmos, eles podem ter de reconsiderar seus sistemas de valores e olhar para dentro de si, para aquilo que alguns chamam de "planos espirituais mais elevados", a fim de se realizarem. É possível até que tenham de provar isso inconscientemente, perdendo aquilo que ganharam ou que tem valor afetivo como se sentissem que dando tudo o que têm estão no caminho certo para o renascimento e a redenção.
Observei que essas pessoas muitas vezes são inseguras de seu valor interior. Elas podem não ter a noção exata de seus dons inatos, como de sua sensibilidade e simpatia, de sua imaginação artística e criativa e da habilidade que têm para curar e confortar os outros. Dinheiro poderia ser ganho através de "profissões netunianas", tais como a de ator, de modelo, de escultor, de pintor, de poeta, de bailarino, de fotógrafo, de curador e de vendedor de bebidas ou drogas etc. Profissões como químico, clérigo ou o ingresso na marinha mercante podem estar ligadas a um Netuno de 2ª Casa.
Finalmente, há uma tendência para impregnar o mundo material com um significado simbólico e emocional. Um objeto ou uma posse pode ter um valor, não tanto pelo que é mas pelos sentimentos que lhes inspira. Muitas vezes, eles percebem a essência subjacente na própria forma.
Vi uma série de manifestações desse posicionamento. Às vezes ele indica confusão e nebulosidade ao lidar com finanças e investimentos. Forças imprevisíveis minam a especulação — o que parecia seguro acaba sendo uma fraude. Em alguns casos, ladrões entram à noite e tiram aquilo que os que têm este posicionamento acham que deveria ser deles, ou podem receber um cheque bem gordo num dia e no outro uma conta para pagar no mesmo valor. Ou, generosos com um erro, têm coração mole para histórias tristes e sempre estão enfiando a mão no bolso para distribuir uns trocados ou então tiram o talão de cheques para fazer uma doação voltada para uma boa causa.
Posídon tinha muitas riquezas no mar e, ainda assim, desejava o poder terreno de Zeus. Os que têm Netuno na 2ª Casa podem não estar satisfeitos com aquilo que já têm e sempre querem mais — especialmente quando um outro o tem. Eles podem adorar dinheiro e posses como a chave para o paraíso na Terra, ou dar valor ao dinheiro porque este lhes permite viver suas fantasias. Mesmo quando conseguem o status material que esperavam alcançar, podem descobrir que não era tudo o que imaginavam que seria. Ainda está faltando alguma coisa.
Afinal, em vez de procurar segurança e bem-estar fora de si mesmos, eles podem ter de reconsiderar seus sistemas de valores e olhar para dentro de si, para aquilo que alguns chamam de "planos espirituais mais elevados", a fim de se realizarem. É possível até que tenham de provar isso inconscientemente, perdendo aquilo que ganharam ou que tem valor afetivo como se sentissem que dando tudo o que têm estão no caminho certo para o renascimento e a redenção.
Observei que essas pessoas muitas vezes são inseguras de seu valor interior. Elas podem não ter a noção exata de seus dons inatos, como de sua sensibilidade e simpatia, de sua imaginação artística e criativa e da habilidade que têm para curar e confortar os outros. Dinheiro poderia ser ganho através de "profissões netunianas", tais como a de ator, de modelo, de escultor, de pintor, de poeta, de bailarino, de fotógrafo, de curador e de vendedor de bebidas ou drogas etc. Profissões como químico, clérigo ou o ingresso na marinha mercante podem estar ligadas a um Netuno de 2ª Casa.
Finalmente, há uma tendência para impregnar o mundo material com um significado simbólico e emocional. Um objeto ou uma posse pode ter um valor, não tanto pelo que é mas pelos sentimentos que lhes inspira. Muitas vezes, eles percebem a essência subjacente na própria forma.
domingo, 29 de janeiro de 2017
Netuno na 1ª Casa, por Howard Sasportas
Na 1ª Casa, Netuno difunde os limites entre um sentido do self como entidade separada e outras pessoas. Em casos extremos, os que têm Netuno na 1ª Casa são como espelhos: eles só refletem quem ou o que está à sua frente. Por derivarem suas identidades daquilo que as pessoas querem ou necessitam que elas sejam, os outros podem dirigir-se a elas para a sua salvação: "Enfim, aqui está uma pessoa que realmente me entende e que gosta de mim, e que é naturalmente tudo o que eu preciso em outra pessoa." No entanto, a lua-de-mel acaba quando observam que o Netuno na 1ª Casa se ajusta, se abre e se adapta de maneira semelhante a tudo o que está à sua volta, e não só a elas. Com todo o direito, devemos louvar o Netuno de 1ª Casa por sua notável sensibilidade para com os outros, mas também devemos nos preocupar com sua falta de um claro ou bem-definido sentido de sua própria identidade e direção de vida. Não tendo cristalizado um sentido de self, eles se apropriam do que é dos outros.
Em geral, a 1ª Casa força a perceber o self como indivíduo distinto e único, o que conflitua com a tendência netuniana de dissolver e imergir de volta a um estado de totalidade indiferenciada. Quando eles acabam de construir algo ou de estabelecer um sólido passo à frente, os acontecimentos parecem conspirar para corroer ou minar os alicerces — e toda a estrutura vem abaixo. Não importa por que razões, uma pessoa com Netuno na 1ª Casa está sendo chamada ao sacrifício ou a deixar de lado o sentido de ser um self separado. Esse tipo de falta de self ou estado de falta de ego é a meta de muitos seguidores místicos, e esse posicionamento de Netuno pode ser "natural" a respeito. Mas pode-se perguntar, com todo o direito e antes de mais nada, se Netuno nesta casa teve alguma vez um self para abandonar.
O problema pode originar-se dos primeiros vínculos com a mãe. Não é possível crescer separados e entregues à nossa própria sorte, a menos que alguma outra pessoa nos tenha amado o bastante para fazer-nos sentir que valemos algo para sermos "alguém". Uma intimidade simbiótica com a Mãe é o primeiro estágio deste processo; nos primeiros anos, temos necessidade de uma mãe aconchegante, cuidadosa e boa, a fim de desenvolver a coragem e as forças para crescer e nos transformar num indivíduo autônomo. Se isso não acontece, não só ficamos com medo de sermos nós mesmos, mas tendemos a procurar um "modelo perfeito" em outra pessoa que não tivemos quando crianças, ajustando-nos desproporcionadamente para conseguir isso. O problema porém é que: se não somos suficientes, então ninguém mais é suficiente.
No entanto, se quando crianças temos a segurança do amor de nossa mãe, eventualmente começamos a sentir que podemos seguir em frente com um pouco menos. Além disso, queremos explorar mais o ambiente, aventurando-nos e fazendo experiências. Nesse estágio, a Mãe precisa nos deixar ir por nossa própria conta, ou então poderemos nos sentir culpados pela nossa necessidade de isolamento.
Com Netuno na 1ª Casa, algo poderia dar errado em algum desses dois estágios importantes de simbiose e separação. Se não havia um laço bastante seguro com a mãe, então os que têm essa posição tendem a ter receio de desenvolver uma identidade forte e individual. Mas se foram proibidos por ela de se separarem, eles podem nunca ter tido a oportunidade de descobrir se estão em seu próprio direito. Com a ajuda de terapias ou de qualquer das muitas formas de auto-exploração conhecidas hoje em dia, nunca é tarde para começar.
Com Netuno na 1ª Casa, a personalidade ou a classe pode representar qualquer das possíveis conotações de Netuno. Enquanto sua prolixidade os faz parecer misteriosos ou enigmáticos, alguns vagam sem destino pela vida. Outros escolhem para si o papel de mártires e então se ressentem se os demais se aproveitam deles. Alguns são presa fácil de quem se oferece para salvá-los ou resgatá-los. Outros podem voltar-se para drogas fortes e para o álcool, numa tentativa de aliviar as mais duras realidades da vida, e acabam considerando-se ainda piores no fim.
No entanto, há muitas maneiras positivas de expressar Netuno. Por poderem englobar setores além dos limites do ego normal da existência, eles podem ser capazes de expressar sentimentos e imagens coletivas através de uma espécie de mediunidade artística. Suas visões podem verdadeiramente dar inspiração a outras pessoas incapazes de ver tão facilmente nessas dimensões. E esse posicionamento muitas vezes aparece em mapas de excelentes advogados e de pessoas dedicadas à cura; os limites não muito nítidos de Netuno os capacitam a "se sintonizarem" e a ajudarem os outros. Alguns dedicam toda a sua vida a melhorar ou a redimir o planeta.
Se Netuno está próximo do Ascendente, a pessoa talvez possa nunca ter desejado nascer, em primeiro lugar. Ela vai precisar aprender a dizer sim à vida para anular o efeito de uma persistente ansiedade por voltar à totalidade oceânica do útero. Como alternativa, esses desejos podem ser projetados para a frente, numa direção espiritual, dando vida à ansiedade mística por estados mais altos de consciência.
Com Netuno na 1ª Casa, é possível que se verifique alguma confusão no nascimento e nos primeiros anos de vida. Tenho visto esse posicionamento em mapas de pessoas cujos nascimentos foram envoltos em mistério ou mantidos em segredo. As primeiras condições podem não contribuir para o seu sentimento de confiança e de segurança na vida, como se elas fossem chamadas a sacrificar o amor e a atenção que normalmente são dispensados à criança recém-nascida. Doenças em tenra idade tendem a acentuar ainda mais o pouco apego à vida que têm em seus corpos.
Em geral, a 1ª Casa força a perceber o self como indivíduo distinto e único, o que conflitua com a tendência netuniana de dissolver e imergir de volta a um estado de totalidade indiferenciada. Quando eles acabam de construir algo ou de estabelecer um sólido passo à frente, os acontecimentos parecem conspirar para corroer ou minar os alicerces — e toda a estrutura vem abaixo. Não importa por que razões, uma pessoa com Netuno na 1ª Casa está sendo chamada ao sacrifício ou a deixar de lado o sentido de ser um self separado. Esse tipo de falta de self ou estado de falta de ego é a meta de muitos seguidores místicos, e esse posicionamento de Netuno pode ser "natural" a respeito. Mas pode-se perguntar, com todo o direito e antes de mais nada, se Netuno nesta casa teve alguma vez um self para abandonar.
O problema pode originar-se dos primeiros vínculos com a mãe. Não é possível crescer separados e entregues à nossa própria sorte, a menos que alguma outra pessoa nos tenha amado o bastante para fazer-nos sentir que valemos algo para sermos "alguém". Uma intimidade simbiótica com a Mãe é o primeiro estágio deste processo; nos primeiros anos, temos necessidade de uma mãe aconchegante, cuidadosa e boa, a fim de desenvolver a coragem e as forças para crescer e nos transformar num indivíduo autônomo. Se isso não acontece, não só ficamos com medo de sermos nós mesmos, mas tendemos a procurar um "modelo perfeito" em outra pessoa que não tivemos quando crianças, ajustando-nos desproporcionadamente para conseguir isso. O problema porém é que: se não somos suficientes, então ninguém mais é suficiente.
No entanto, se quando crianças temos a segurança do amor de nossa mãe, eventualmente começamos a sentir que podemos seguir em frente com um pouco menos. Além disso, queremos explorar mais o ambiente, aventurando-nos e fazendo experiências. Nesse estágio, a Mãe precisa nos deixar ir por nossa própria conta, ou então poderemos nos sentir culpados pela nossa necessidade de isolamento.
Com Netuno na 1ª Casa, algo poderia dar errado em algum desses dois estágios importantes de simbiose e separação. Se não havia um laço bastante seguro com a mãe, então os que têm essa posição tendem a ter receio de desenvolver uma identidade forte e individual. Mas se foram proibidos por ela de se separarem, eles podem nunca ter tido a oportunidade de descobrir se estão em seu próprio direito. Com a ajuda de terapias ou de qualquer das muitas formas de auto-exploração conhecidas hoje em dia, nunca é tarde para começar.
Com Netuno na 1ª Casa, a personalidade ou a classe pode representar qualquer das possíveis conotações de Netuno. Enquanto sua prolixidade os faz parecer misteriosos ou enigmáticos, alguns vagam sem destino pela vida. Outros escolhem para si o papel de mártires e então se ressentem se os demais se aproveitam deles. Alguns são presa fácil de quem se oferece para salvá-los ou resgatá-los. Outros podem voltar-se para drogas fortes e para o álcool, numa tentativa de aliviar as mais duras realidades da vida, e acabam considerando-se ainda piores no fim.
No entanto, há muitas maneiras positivas de expressar Netuno. Por poderem englobar setores além dos limites do ego normal da existência, eles podem ser capazes de expressar sentimentos e imagens coletivas através de uma espécie de mediunidade artística. Suas visões podem verdadeiramente dar inspiração a outras pessoas incapazes de ver tão facilmente nessas dimensões. E esse posicionamento muitas vezes aparece em mapas de excelentes advogados e de pessoas dedicadas à cura; os limites não muito nítidos de Netuno os capacitam a "se sintonizarem" e a ajudarem os outros. Alguns dedicam toda a sua vida a melhorar ou a redimir o planeta.
Se Netuno está próximo do Ascendente, a pessoa talvez possa nunca ter desejado nascer, em primeiro lugar. Ela vai precisar aprender a dizer sim à vida para anular o efeito de uma persistente ansiedade por voltar à totalidade oceânica do útero. Como alternativa, esses desejos podem ser projetados para a frente, numa direção espiritual, dando vida à ansiedade mística por estados mais altos de consciência.
Com Netuno na 1ª Casa, é possível que se verifique alguma confusão no nascimento e nos primeiros anos de vida. Tenho visto esse posicionamento em mapas de pessoas cujos nascimentos foram envoltos em mistério ou mantidos em segredo. As primeiras condições podem não contribuir para o seu sentimento de confiança e de segurança na vida, como se elas fossem chamadas a sacrificar o amor e a atenção que normalmente são dispensados à criança recém-nascida. Doenças em tenra idade tendem a acentuar ainda mais o pouco apego à vida que têm em seus corpos.
Assinar:
Postagens (Atom)