segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Plutão (mitologia) [Josilene Sousa]
Plutão, em Roma, era o nome do deus grego Hades, deus do submundo e também das riquezas (v. plutocracia). Irmão de Júpiter, Netuno, Ceres, Vesta e Juno, faz parte da primeira geração dos deuses olímpicos.
De acordo com a mitologia, quando os três filhos de Cibele e Saturno fizeram a partilha do universo, Netuno ficou com os mares, Júpiter tomou posse do Olímpo, e Plutão ficou conseqüentemente com os Infernos (também chamado Hades). O deus governou o reino da morte sozinho até se apaixonar pela bela deusa Proserpina.
Embora o relacionamento entre os dois parecesse ter começado mal pois Plutão sequestrou a deusa, separando-a de sua família, deixando-a inconsolável, sua união era calma e amorosa, ao contrário do casamento de seus irmãos Jupíter e Juno.
Embora identificado com Hades, o deus grego do mundo dos mortos, representa o seu aspecto benfazejo, e presidia as riquezas agrícolas. Hades era tão temido que ninguém ousava pronunciar seu nome, e quando era para se referir a ele, usavam outras definições. Dentre muitas, a mais conhecida é Plutão.
Por bastante tempo, o apelido substituiu o verdadeiro nome de Hades, dando origem ao deus romano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário