Vamos lembrar do caminho do Sol (o meu ponto de vista aqui é de alguém no hemisfério norte, para simplificar o texto). Quando ele chega em 00°00'01” de Câncer, o dia é o maior possível. A partir daí, ele se desloca, aumentando as noites e diminuindo os dias, até chegar em 00° de Capricórnio, quando o dia é mínimo e a noite é máxima.
Aí, o Sol volta a aumentar os dias e diminuir as noites, até voltar a 0° de Câncer.
Quando o Sol está a um grau de distância do início de Câncer, indo para Capricórnio, o dia tem a mesma duração de quando ele estava a um grau de distância de Câncer, mas se aproximando.
Isso acontece em qualquer ponto da eclíptica. Dois pontos notáveis são 0° de Áries e 0° de Libra. Quando o Sol está num deles, o dia e a noite têm a mesma duração (que é, claro, a mesma duração do dia e da noite quando o Sol está no outro ponto).
Então: se cortarmos a eclíptica com um eixo entre o ponto 0° de Câncer e o ponto 0° de Capricórnio, pontos com distâncias iguais ao eixo vão ter dias e noites com durações iguais.
É como se o Sol subisse para Câncer por uma escada e descesse de Câncer a Capricórnio por outra escada, e os degraus das escadas fossem equivalentes.
Agora vem a parte que normalmente confunde quem estuda o assunto pela primeira vez: estes pontos equivalentes parecem estar ligados, como se um fosse uma posição alternativa do outro.
Tecnicamente, um grau está no antiscion do outro.
Vamos observar a figura para esclarecer isso.
Antiscion |
Vamos imaginar que o Sol esteja em 10º de Touro. O dia e a noite vão voltar a ter a mesma duração quando ele estiver em 20º de Leão.
Então, 10º de Leão e 20º de Touro estão em antiscion. Se um planeta estiver em 10º de Leão, seu antiscion vai estar em 20º de Touro, e assim para todos os graus do Zodíaco.
A dignidade essencial dos planetas não muda, é claro, mas sua interação com os outros planetas (e com as cúspides das casas), sim.
As posições mais importantes, quando falamos de antiscion (o plural da palavra é antiscia) são conjunção (um planeta no antiscion do outro. Isso é recíproco, é claro. Um planeta em 10º de Leão e um em 20º de Touro estão em conjunção por antiscion, ou um está no antiscion do outro. Não há diferença) e oposição (um planeta em 10º de Leão e o outro em 20º de Escorpião estão em oposição por antiscion, porque 20º de Escorpião está oposto a 20º de Touro, anticion de 10º de Leão, e – o que dá no mesmo, 10º de Leão está oposto a 10º de Aquário, antiscion de 20º de Escorpião. Novamente, não faz diferença).
Muitos autores chamam a conjunção por antiscion simplesmente de antiscion e a oposição por antiscion de contrantiscion. Eu não sigo essa nomenclatura por dois motivos. Primeiro, é um aumento desnecessário de termos; depois, não há motivo para excluir completamente os outros aspectos. Com certeza são menos importantes e menos fortes, mas a princípio, ao menos, devem ter alguma relevância – embora eu não me lembre de ter percebido nenhuma até hoje.
A significação da conjunção e da oposição por antiscion são bastante parecidas com as da conjunção e da oposição, com algumas diferenças sutis.
As mais importantes são:
1) De forma geral, antiscia são mais fracas que seus correspondentes corporais;
2) Se o contexto permitir, eles significam coisas ocultas, ou escondidas;
3) É mais difícil que eventos obviamente ligados ao corpo, como a morte e gravidez, sejam simbolizados por antiscia.
Marcos Monteiro, Introdução à Astrologia Ocidental, Edição do Autor, 2013.
O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com.br/gp/product/B00SKNUZIQ/ref=s9u_simh_gw_i1?ie=UTF8&pd_rd_i=B00SKNUZIQ&pd_rd_r=A2XN3S8N61PC6N801MY0&pd_rd_w=X9bTN&pd_rd_wg=z7T8V&pf_rd_m=A1ZZFT5FULY4LN&pf_rd_s=&pf_rd_r=G6KVWQTGRY7KDNE92MPP&pf_rd_t=36701&pf_rd_p=a400fac2-f1d8-4385-8890-1dcda8c10b5e&pf_rd_i=desktop
Nenhum comentário:
Postar um comentário