segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O Sol na 1ª Casa, por Howard Sasportas



Quem nasceu com o Sol na 1ª Casa nasceu um pouco antes do nascer do Sol, quando as forças criativas do dia e da luz ganham a supremacia sobre a escuridão e a noite. Quando o Sol beira o horizonte, o planeta desperta, o oculto se torna visível, tem início uma maior atividade e as pessoas saem de suas camas para o mundo. O Sol nesta posição tem um efeito obviamente estimulante na vida e os nascidos nesta hora têm um impacto semelhante na vida. Estas pessoas devem influenciar e chamar a atenção dos outros, irradiar seu poder de tal maneira que os outros se sintam atraídos por sua energia e calor. Devem enfrentar a vida com vigor, entusiasmo e determinação para fazerem algo de si mesmos. Em vez de se apoiarem no esteio da família para se sentirem importantes e terem um sentido de identidade eles têm que forjar seu próprio lugar ao Sol e serem reconhecidos e respeitados por aquilo que eles mesmos fazem, criam ou deixam acontecer. Estas pessoas não devem ficar sem serem notadas. Elas requerem uma posição na vida que exercite sua autoridade natural e preencha seu desejo de reconhecimento.

Sua constituição física deve ser forte se o Sol estiver na lª Casa, mas isso vai depender muito do signo em que se encontra e dos aspectos que sofre. Quando o Sol e o Ascendente se encontram no mesmo signo, os astrólogos dizem que a pessoa é um duplo Áries, um duplo Touro etc. Nesse caso, elas normalmente exemplificam e personificam claramente as qualidades de tal signo. Por exemplo, o grande emancipador e advogado da liberdade pessoal, Abraham Lincoln, nasceu com o Sol ascendente no igualitário Aquário. O astro da televisão americana Ed Asner nasceu com o Sol ascendente em Escorpião. Falando corajosamente contra o que ele achava uma injustiça política que não podia tolerar (Sol em Escorpião na 1ª) ele desagradou a alta direção do show business e praticamente acabou com sua carreira e com sua vida (Sol em Escorpião rege Leão na 10ª Casa, a da carreira e da reputação).

Se o Sol está bem aspectado na 1ª Casa, a influência do ambiente da primeira infância vai ser de apoio aos desejos da pessoa para expressar sua individualidade. Normalmente, esses nascimentos são cercados de muita atenção, como se colaborassem com sua necessidade de ser importantes. Uma expressão negativa do Sol na 1ª poderia ser a arrogância de sua personalidade, um extremo egocentrismo e um orgulho excessivo. Os que não conseguem expressar ou desenvolver uma maneira sadia de fugir de seus poderes e autoridade podem tornar-se amargos e cínicos. Antes de se ressentirem quando seu valor não é admitido inquestionavelmente, eles deveriam reconhecer que tanto a admiração como o apreço dos outros têm que ser, antes de mais nada, conquistados.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário