sábado, 4 de junho de 2011

Mapa Natal - Sol em Peixes.

A sensibilidade emocional captura instantaneamente o estado de espírito do ambiente em redor, agregando-o a si. Essa absorção de emoções, essa facilidade de incorporar as emoções dos outros como próprias, contra-indica o conviver com a negatividade. Em ambientes negativos, frequentes mágoas surgirão, as lágrimas serão inevitáveis. Mas essa sensibilidade tem seus aspectos positivos. Pela facilidade de criar empatia os sentimentos humanos, desenvolve-se uma profunda compreensão das necessidades das outras pessoas. Ajudar os outros, sempre que possível, é algo que faz bem para o espírito. Existe um mundo particular construído de fantasias e não compartilhado com ninguém.

De todos os signos, Peixes é aquele mais enfático e sintonizado com o amor e com a pessoa amada. Pelo amor é capaz de qualquer sacrifício, mas devem ser estabelecidos limites para que seja mantida a individualidade própria. A tendência à fusão leva a incorporar em si, como suas, características da outra pessoa. Deve ser tomado um especial cuidado para não idealizar ou fantasiar demais a pessoa amada.

Mapa Natal - Sol em Aquário.

Gosto por novas idéias e novas coisas. Individualismo e liberdade de espírito, mas necessita trabalhar e compartilhar a vida com outras pessoas. Os amigos são muito importantes. Apesar de gostar de novidades não muda prontamente seu pensamento o que pode confundir as pessoas que julgam ser volúvel de mente àquele que vive sempre atrás de novidades. Possível o estudo da ciência e da tecnologia. Possível conflito entre as próprias necessidades e as necessidades do grupo.

Nos relacionamentos de natureza afetiva e sexual é uma pessoa muito compreensiva e que pode ajudar à outra pessoa em eventuais dificuldades emocionais. Simpatia e tolerância. Aprecia uma larga variedade de experiências sexuais e durante a relação a outra pessoa parece estar com uma infinidade de aventuras diferentes. Respeito à liberdade da outra pessoa.

Mapa Natal - Sol em Capricórnio

A pessoa que apresenta no Mapa Natal o Sol localizado em Capricórnio é muito séria desde a mais tenra idade. Na infância tende a agir e parecer sempre como se fosse uma pessoa adulta e quando cresce tende a parecer mais velha do que realmente é. Antes que se possa esperar começa a assumir responsabilidades. ãs vezes sente vontade de botar todo mundo para trabalhar porque acha que todo mundo tem mesmo que trabalhar e duro.
Deseja ser importante e objetiva coisas reais. Traz dentro de si a ambição em tudo que faz e trabalha duro para autosuperar-se, sempre tendo garantido antes a certeza de que seus objetivos são estritamente reais.

Trata-se de uma pessoa prática. Gosta de resolver problemas de aplicação prática. É muito ligada no real e pouco interessada em fantasias. O que não é real não tem valor.

Nas relações afetivas transmite firmeza e segurança. Quando assume um compromisso é para leva-lo adiante. Mas não decide facilmente em assumi-los e na verdade tem que ser usada uma boa dose de persuasão convincente para que seja firmado algum compromisso.

Quando assume um relacionamento não é uma pessoa fácil de se lidar, porque vive exigindo mais e mais da outra pessoa e também de si mesma. Ninguém é mais consistente ou forte, o conceito de fraqueza humana só existe para julgar as outras pessoas e, principalmente, nos relacionamentos mais íntimos. Na verdade para uma felicidade mais de longo prazo, seria bom procurar uma pessoa de estilo e personalidade diferente, alguém que constantemente areje o relacionamento e traga originalidade. Em troca pode ser oferecida a estabilidade e base emocional à outra pessoa. Enquanto um oferece uma firme influência, o outro puxa para fora daquele a grande expressão emocional dentro do relacionamento.

Quem tem Sol em Capricórnio tende a refrear sentimentos que gostaria de comunicar, então há necessidade de ter uma companhia com sensibilidade e que saiba penetrar e explorar as profundidades do ser sem tocar nas áreas sensíveis e que são consideradas intocáveis para serem compartilhadas. Fora a vulnerabilidade interna, Sol em Capricórnio deve ser um mestre de seus sentimentos de modo a esculpir artesanalmente os relacionamentos.

Mapa Natal - Sol em Sagitário.

Trata-se de uma pessoa que adora o jogo do amor. Alguém que transborda de energia e necessita abrir as portas de seu coração e deixar sair toda essa paixão. Precisa ser livre por causa disso, trata-se aqui de uma forte necessidade. O mundo não poderia lhe impor restrições mas, infelizmente, impõe. Por essa razão é necessário aprender a lidar com essas situações em que não se pode agir conforme se tem vontade. É preciso saber muito bem discrimimar quando e onde é possível expandir-se largamente, como Sagitário gosta de fazer. Infelizmente, terá que aprender e trabalhar em si o autocontrole e a disciplina.

Nos relacionamentos afetivos seria uma coisa terrível apaixonar-se por uma pessoa ciumenta e possessiva. Seria o desperdício da própria vida permanecer ao lado de alguém assim. Seria o caminho da infelicidade e da irrealização. Quem tem o Sol em Sagitário precisa expressar sua paixão e para isso é necessário liberdade. O seu modo apaixonado de ser, pode levar ao casamento precoce, mas, para que a felicidade seja completa, é necessário que a escolhida seja madura o suficiente para deixar espaço à liberdade vital que este posicionamento exige.

Mapa Natal - Sol em Escorpião.

Sentimentos intensos e fortes e é difícil falar neles porque eles são também bastante complicados. Como resultado á uma certa tendência a ser uma pessoa quieta que passa grande parte do tempo pensando em seus sentimentos. Quando perde o equilíbrio, explode à tona muita ira mas, felizmente, isso não é muito frequente. Quando sobrevém a raiva de algo ou alguém é muito difícil esquecer e superar, mesmo que seja alguém muito especial. Há muita sensibilidade e os sentimentos são muito facilmente feridos e a tendência é não fugir nem se esconder e sim enfrentar. Escorpião é um dos maiores brigões do zodíaco e geralmente impõe sérios reveses ao adversário. Os sentimentos de amor são muito intensos, as emoções nunca são suaves. Acha uma falta muito grave brincar com os sentimentos alheios. Há grande atração pelo obscuro e sobrenatural e deseja conhecer o que se passa por dentro da cabeça das pessoas. Quer aprender o máximo possível sobre a natureza humana. Algumas vezes é uma pessoa difícil de compreender e por essa razão não faz amizades facilmente, mas os amigos que tem geralmente são para a vida toda.

Escorpião é o signo mais identificado com a sexualidade. Sente a vida intensamente e precisa expressar sua paixão em tudo que faz. Nos relacionamentos afetivos quer tudo ou nada e deixa isso claro imediatamente. Há muita habilidade e poder para manipular as pessoas. A pessoa sente-se tentada a usar o seu magnetismo sexual para obter vantagens materiais ou psicológicas sobre a pessoa com quem se relaciona.

Mapa Natal - Sol em Libra

Pessoa afetiva e calorosa que gosta de estar com outras pessoas. Gosta de fazer as coisas acontecerem. Necessidade de estar com os outros para expressar-se. Bom gosto e amor à beleza. Bom paladar. Dificuldade de tomar decisões. Necessidade de paz e harmonia em seu ambiente.

Desejo de relacionamentos que cresçam e se desenvolvam continuamente. Devem ser evitadas pessoas acomodadas; a pessoa ideal deve ter um espírito aventureiro e dinâmico.

Mapa Natal - Sol em Virgem.

Tendência a tomar muito cuidado em tudo que faz. Alto valor à limpeza e arrumação. Quando isto se perde é como se perdesse o respeito de si, porque há um alto padrão a ser seguido. O mesmo padrão é esperado nos outros, quando vê algo errado em alguém ou em algo, não há hesitação em apontá-lo. Mas deve ser considerado o momento certo de fazer isto porque a crítica aberta atrai maus sentimentos.

Há interesse em aprender o máximo possível a respeito do mundo. Há um interesse especial pelos instrumentos de fazer as coisas, as ferramentas. Os padrões de perfeição estimulam os cuidados, se não é possível fazer perfeito, é melhor não fazer. Há um certo cuidado com a saúde, talvez em excesso. As regras são seguidas com perfeição, talvez isso tolha a criatividade. Meticulosidade.

Nos relacionamentos afetivos há o cuidado e alimentação da outra pessoa são motivo de preocupação. Gosta da troca de cuidados mútuos, sempre de um para o outro. A negligência advinda da outra pessoa é imperdoável.

Mapa Natal - Sol em Leão.

Quem tem este posicionamento gosta de ser o centro das atenções. Geralmente é uma pessoa afetiva e calorosa, que trabalha duro para impor seus próprios meios aos outros.

Deverá sempre tomar muito cuidado para não magoar os amigos, pois considera-se muito importante e gostando de ter o respeito de todos deverá aprender também a respeitar.

É um posicionamento de persistência. A pessoa gosta de escolher um objetivo e seguir em frente. Gosta de assumir a liderança naquilo que faz.

Leão é o signo do amante e o Sol aqui posicionado dá graça, generosidade e charme. Aqui a pessoa gosta de dar e receber amor livremente.

Nos relacionamentos afetivos deverá estar plenamente consciente do que a outra pessoa gosta ou desgosta. Não pode esperar receber o afeto no mesmo estilo que oferece.

Poucas pessoas são assim tão abertas e diretas. Provavelmente domina todas as relações em se estabelece, é leal. Deverá evitar o ciúme e a possessividade.

Mapa Natal - Sol em Câncer.

Pessoa emocional e sensível aos meios sutis de comunicação. Percebe os maus sentimentos presentes nos ambientes. Necessita muito de suporte emocional e de um lugar seguro como lar, sem isso só existe insegurança. Em situações de insegurança emocional torna-se facilmente uma pessoa egoísta; em situações emocionais mais sólidas tenderá para a generosidade. Envolvimento com as velhas coisas familiares, coisas trazidas da mais tenra infância. Gostaria de ter um lugar quieto, um refúgio secreto onde possa estar só.

Nos relacionamentos afetivos é uma pessoa que se protege muito, reserva-se. Gosta de relações muito privadas e detesta interferências externas. Cuida do bem-estar físico da outra pessoa. Deve procurar alguém que não seja muito independente, alguém que goste de receber cuidados. Cultiva lembranças e recordações, um certo fetichismo emocional. É muito importante equilibrar a vida emocional.

Mapa Natal - Sol em Gêmeos.

Mente rápida e ágil. Curiosidade para saber as respostas de cada pergunta o mais rápido possível. Falta de persistência. Necessidade de desenvolver a concentração. Gosto por novidades. Desprezo pelo longo prazo. Gosto por jogos intelectuais. Espírito brincalhão que deve tomar cuidado para não magoar. Mudanças rápidas e frequentes de estado de espírito. Gosto por ler e escrever.

Gosto pela variação, mas não obrigatoriamente de parceria sexual. Sexo não é a forma maior e melhor de expressão. Devem ser evitados parceiros para os quais sexo é indicador de sucesso da relação. Sexo é recreação, é algo leve. É muito importante o amor fraternal pelos amigos.

Mapa Natal - Sol em Touro.

Paciência. Preferência por aquilo que decorre de modo mais lento para possa ser observado realmente. Trabalho cuidadoso e lento. Gosto por conforto e por estar confortável.

Tendência a comer demais e deve tomar cuidado especialmente com doces para não engordar. Com o amor ao conforto e às coisas mais fáceis, possivelmente faz de tudo para evitar situações extremas, mas é bom lembrar que há necessidade de novas experiências para evoluir.

Preguiça e indolência. Paixão e afeição. Facilidade de dar e receber amor. Placidez. Em determinadas ocasiões, quando perde a calma e vem a raiva, a ira leva a atitudes fortes, passionais e temperamentais.

Habilidade para o lado prático da vida. Preocupação com o longo prazo.

Nos relacionamentos afetivos necessita de muita segurança emocional e consistência. Possessividade. Gosta de tomar "porções generosas" de amor. A companhia ideal é alguém que seja emocionalmente adaptável e goste da variedade sexual, trazendo assim o novo para dentro do relacionamento.

Mapa Natal - Sol em Aries

Pessoa energética. Torna-se difícil esperar por outras pessoas e mostra impaciência com eventos que não ocorrem tão rapidamente como o esperado. Preferência por trabalhar para si, porque as outras pessoas parecem muito lentas. Com isso vem a possibilidade de assumir coisas demais e não conseguir dar conta. Pessoas que tentam impor as suas idéias ou métodos são intoleráveis para quem tem o Sol em Aries. Gosto por estar na frente, na liderança, mas toma riscos desnecessários. É necessário aprender a ouvir o que as pessoas estão falando para evitar maiores problemas. A raiva vem fácil e vai embora também com certa facilidade. Comunicação direta e simples ao se comunicar com outras pessoas. Deve ser tomado especial cuidado para não ferir os sentimentos das pessoas. Gosto pela competição.

O calor sexual costuma motivar os relacionamentos. Tendência a ter muita energia física e sexual que pode provocar uma variedade de sentimentos na outra pessoa. Pode ser uma boa ideia segurar-se um pouco. Os sentimentos da outra pessoa, suas necessidades e seu ritmo, devem ser respeitados. Exercitar a calma pode ser muito bom, por causa da voracidade que muitas vezes atrapalha o prazer.

O Sol nas Diferentes Casas Terrestres no Mapa Natal

Sol na Casa 1

Forte personalidade que imediatemente causa impressão nas pessoas. Energia e decisão. Impaciência e irritação. Alto nível de auto-confiança. Tentativa de fazer mais do que realmente pode. Físico forte e boa saúde. É necessário aprender a aceitar as próprias limitações e a controlar as suas energias.

Trata-se de quem escolhe mais rapidamente que os outros a sua companhia. Não é necessário muito esforço para impressionar a pessoa por quem há interesse desde o primeiro encontro. Pessoa direta e honesta em sua aproximação com as pessoas. Tendência a dominar a outra pessoa no relacionamento. É bom tentar ser mais tolerante. Deve haver cuidado especial com os sentimentos de amor porque pode causar danos sem intenção. Força, personalidade forte, mas cuidado ao usar este poder dentro dos relacionamentos.

---

Sol na Casa 2

Amor à segurança. Gosto pelos ambientes confortáveis e objetos familiares. Apego por suas próprias coisas porque elas fazem sentir-se bem. Apego material. Desejo de colecionar. Forte sentido de valor. Sistemática de recolher bens materiais. Dificuldade psicológica de repartir o que é seu. Possessividade de pessoas e coisas. Ciúmes. Forte senso de integridade e seguridade.

Estilo de amar concreto. Só se entrega ao amor depois de ter recolhido evidências tangíveis de seus afetos. Poucas palavras de amor não são bastantes sem um presente ou uma lembrança de valor material. Procura amor entre as pessoas honestas e leais. Precisa lembrar constantemente que a outra pessoa tem uma individualidade e precisa ter liberdade para ser ela mesma. É fundamental diminuir as cenas e os sentimentos de ciúme. Individualidade.

---

Sol na Casa 3

Mente ativa e curiosa. Espírito relaxado e que necessita de constantes mudanças. Gosto por experimentar coisas novas. Necessidade de aprender a disciplina porque não gosta de despender muito tempo na mesma atividade. Sabe fazer de tudo um pouco. Pode alcançar um bom desenvolvimento mental a partir da cultura. As comunicações tendem a assumir um papel importante na carreira. Gosto por jogo de palavras e quebra-cabeças. Os relacionamentos circunstanciais, tais como, irmãos, primos e vizinhos assumem um papel importante na vida da pessoa.

Não necessita de presença física constante nos relacionamentos. Capacidade para conduzir o relacionamento à distância através de telefone e correspondência. Facilidade de transmitir amor através de imagens e idéias. Imaginação viva e grande potencial de fantasia sexual. Capacidade de colocar em palavras aparentemente vagas, o poder do amor. Compreensão teórica do amor.

---

Sol na Casa 4

O aconchego e a segurança do lar é muito importante: é um refúgio. Quando existem situações desconfortáveis no meio-ambiente externo, torna-se extremamente necessário recorrer a esse esconderijo de calor emocional. A decorrência disso é a insegurança e o temor que fazem sempre estar com "um pé atrás".

Conforto é sinônimo de segurança emocional e a família proporciona isso em seu cenário tradicional: o lar.

A quietude é outro meio de defesa: "quanto menor os ruídos emitidos menor a chance de chamar a atenção".

O relacionamento afetivo flui melhor em ambientes onde se apresenta certo nível de familiaridade.

Há uma certa tendência a "adotar" a outra pessoa e "alimentá-la", pois o conceito de nutrição está implícito na Casa 4.

---

Sol na Casa 5

A pessoa quer ter seus próprios princípios e sua própria maneira de ser, quer ser ela mesma, e resiste a tudo e a todos que tentam fazê-la conformar-se com padrões que não consegue aceitar. O posicionamento traz o prazer pela competição e muita energia para isso. Pode parecer que não leva nada a sério, mas não é verdade.

A vida é coisa muito séria e há o desejo de ter nela uma excelente performance. Existe um forte senso de orgulho e por isso surge tanta raiva quando torna-se alvo de um insulto.

Há um forte senso de honestidade e um modo direto de agir com as pessoas. Há um imenso prazer em ser o centro das atenções e gosto pela liderança, mas é necessário compreender que isso não é viável em todos os ambientes que frequenta. Uma pessoa pode ser líder por um tempo, mas não sempre e em todo lugar. Pessoa calorosa e emocionalmente explícita.

Atitude aberta e saudável frente ao sexo. Integra-se na experiência sexual com criatividade e fascinação. Fazer amor é uma forma positiva e prazeirosa de recreação. Há necessidade de ser livre para engajar-se em vários tipos de exploração ou experimentação sexual. É difícil separar sua vida sexual da vida cotidiana, muito de seu prazer deriva do sexo a assim como de outras formas de prazer. Nas atividades criativas há possibilidade de desenvolver esse talento ligado ao prazer. Por todas essas razões torna-se fundamental ser livre de fixações sexuais e de clausuras, porque isso faz perder muito de sua energia vital. A pessoa que deve ser escolhida como companhia deve ser alguém que acompanhe, sem hesitação, sua natureza solar e ser livre de espírito.

---

Sol na Casa 6

Quem tem o Sol colocado em seu Mapa Natal na Casa do Trabalho de da Saúde traz dentro de si um pouco de timidez e por essa razão torna-se muito difícil ver-se como sendo o centro das atenções. Daí a preferência por trabalhar dentro da quietude de linhas paralelas e laterais. Mas o que deve ser feito, deve ser feito bem e quem tem este posicionamento tem altos padrões e quer todo o seu trabalho realizado da maneira mais rápida e perfeita possível. Existe um certo interesse em aprender a usar o ferramental e o instrumental que possam auxiliar na execução de tarefas cotidianas. Existe, também, o interesse em aprender técnicas e modelagem ou algo similar. Entretanto com a escolha e o aperfeiçoamento de um ofício, é possível tornar-se mestre em termos de habilidade mental. Nesta área também se apresenta realizando o trabalho com extremo cuidado.

A pessoa com este posicionamento precisa ser mais autoconfiante e menos autocrítica. A exigência por altos padrões de desempenho em tudo que procura realizar leva a maior parte da culpa pela insegurança e pela autoflagelação.

De tempos em tempos a saúde pode mostrar-se delicada. É necessário aprender como cuidar de si através do cuidado com a saúde e com a higiene pessoal. Com um bom cuidado a saúde será tão boa quanto deve ser.


No campo afetivo, o posicionamento do Sol na Casa 6 (Casa do Trabalho e da Saúde - ou então - Casa do Cotidiano), indica que um bem sucedido desenvolvimento sexual tem que passar pela montagem de toda uma estrutura de pontos de referência que indiquem a qualquer momento onde está e como está. A força dentro de "affair" amoroso é a capacidade de construir algo sólido no relacionamento.

O amor, para ser completo, tem que estar estruturado sobre um forte sentimento de amizade, sem isto a mais apaixonada noite pode parecer vazia. Lealdade e consideração são mais importantes que o desempenho em técnicas sexuais; são requeridos uma série de pré-requisitos para que haja um relacionamento completamente satisfatório.

---

Sol na Casa 7

A pessoa com esta configuração precisa de outras pessoas para trabalhar e estar bem. Há grande habilidade para ajustar as próprias necessidades às necessidades de outras pessoas. Deve no mínimo agir em par, pois assim o seu rendimento em todas as esferas da vida será mais produtivo. Muito social, aprende muito cedo a dar-se para os outros, por essa razão existe uma grande habilidade para ajudar as pessoas. Tem muita facilidade de ver ambos os lados de uma controvérsia e por isso pode ajudar aos outros e a resolver seus problemas. Pode desenvolver uma profissão que envolva aconselhamento. Deve aprender a ser mais independente.

Para o relacionamento afetivo é importante escolher alguém que seja muito parecido de vários pontos de vista, porque existe a inclinação à dependência e, com uma pessoa parecida, a situação ficaria mais equilibrada. Sugere-se assim um envolvimento em todos os diferentes níveis de vida para que haja um relacionamento completo e satisfatório.

---

Sol na Casa 8.

Pessoa séria que sabe o que deve fazer para crescer. A vida passa por muitas e diversas fases de desenvolvimento, cada qual com seu motivo. Atração pelo mistério e pelos aspectos ocultos da vida. Espírito pesquisador e contínua busca por respostas. Algumas vezes a seriedade e intenção perturbam outras pessoas. Profundidade de ser. Dedicação a aprender tudo sobre dinheiro. Dificuldade, quando jovem, em distinguir o que é seu e o que é dos outros; mas durante a juventude aprenderá muito bem esta lição. Na maturidade deve seguir uma carreira que esteja ligada a administrar dinheiro e propriedades de outras pessoas. Incomum responsabilidade com o dinheiro dos outros.

A expressão física da sexualidade é muito importante. Palavras não substituem o toque, e a pessoa fica sabendo mais do outro com um breve abraço do que com uma longa conversação. Por causa do seu talento e intuição, é possível obter um considerável poder subliminar sobre os outros, ou seja, um controle sobre os outros sem que estes percebam.

---

Sol na Casa 9

Forte curiosidade e desejo de ver suas perguntas respondidas. Interesse nos estudos sobre o mundo: história, geografia, astronomia e, mesmo, filosofia como extensão. Há possibilidade de interessar-se por leis. Gosto por longas viagens e percorrer lugares desconhecidos. ãnsia de saber. Tolerância com as faltas alheias. As pessoas críticas são intoleráveis. Pensamento precoce no amanhã.

Energia sexual vigorosa e entusiástica. O amor afeta o estado de espírito. A outra pessoa deve ser escolhida entre aquelas que sejam mais energéticas. Há necessidade de tomar cuidado com os detalhes da relação sexual (com os contraconceptivos, por exemplo) porque a tendência é "deixar rolar" por causa do entusiasmo. Se a outra pessoa for prática, ajuda um bocado.

---

Sol na Casa 10

Forte necessidade de realização e de controlar o próprio destino. Dificuldades de seguir a ordens de outras pessoas. Necessidade de um trabalho autônomo ou no qual possa ser chefe de si. Necessidade de independência. O relacionamento com o pai ou com alguém que assuma este papel é muito importante para o desenvolvimento pessoal.

Probabilidade de envolvimento afetivo com pessoas do ambiente de trabalho. Gosto pela companhia de quem pode ajudar na vida profissional. Tendência a criar uma reputação positiva no ambiente de trabalho. A vida profissional tende a consumir toda a energia, há necessidade de momentos de quebra da rotina e dedicação ao bem-estar emocional.

---

Sol na Casa 11

Sociabilidade e prazer pelas relações sociais. Procura por pessoas que, a despeito das diferenças, tenham coisas em comum. Facilidade para o trabalho em grupo, sem que isso signifique, obrigatoriamente, em submissão. Capacidade de liderança. Idealismo e busca de grandes realizações. Forte senso de realidade e, com a maturidade, desenvolve-se um senso incomum de compreensão dos limites das possibilidades. Justiça e trabalho pelas causas comuns.

Para relacionamento devem ser escolhidas pessoas que gostem do convívio social; pessoas que busquem a solidão devem ser descartadas. Há muito envolvimento com o mundo exterior aos relacionamentos afetivos e por essa razão estes devem ser abertos, pois, se não, levam à infelicidade e a não realização afetiva. Deve buscar a liberdade no amor.

---

Sol na Casa 12

Timidez e preferência por estar na retaguarda sempre que possível. Gosto de ser uma pessoa oculta, estar no oculto, viver no oculto. Dificuldade para encontrar novas pessoas ou por estar na frente de um grupo. É difícil ter uma comunicação aberta e direta mesmo quando não há nada a temer. Compaixão pelos outros, gosto pelo mistério e pelos segredos, pela imaginação e pela fantasia. Na infância provavelmente brincou com amigos imaginários, mas sempre sabendo muito bem a diferença entre o que é real e o que é fantasia. Há indicação sobre a possibilidade de uma experiência extremamente dolorosa durante a infância ou juventude. Essa experiência pode ser associada, na mente da pessoa, a alguma punição por algo que fez, e pode surgir o medo de acontecer de novo. Pode vir uma profunda sensação de sentir-se uma pessoa má, o que não é verdade. Há uma incomum compreensão do sobrenatural. Dificuldades em apresentar-se em público traz a vontade de agir nos bastidores.

Forte sentido de privacidade e individualidade. Antítese da popularidade. Os sentimentos internos só aparecem em circunstâncias íntimas. Pessoa naturalmente reticente que não gosta de sair atrás de novos relacionamentos. Gosto pelas situações íntimas, mas só com quem é íntimo. Atração por especulações e atividades atrás de portas fechadas.

---

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Sol nas Casas de uma Revolução Solar, por Alexandre Volguini

O Sol na I Casa anual favorece a atividade pessoal e leva o sujeito a ser mais apreciado que nos outros anos. Além dessa indicação favorável para o sucesso pessoal, é necessário observar cuidadosamente a Casa governada pelo Sol, já que essa Casa da Revolução Solar será sempre importante no decorrer do ano. O Sol parece agir nessa posição com mais força por sua regência que pela casa ocupada.

O Sol na II Casa anual parece simplificar os ganhos e torná-los mais fáceis (evidentemente, se ele não está muito afligido). Essa posição aumenta a sorte nos negócios, mas leva com frequência o sujeito a ambicionar demais. Nas mulheres casadas, é uma promessa de aumento dos ganhos do marido.

O Sol na III Casa favorece mais um dos parentes (irmão, irmã, primo etc.) que o próprio sujeito. Para este último, é o signo de êxito (ou de fracasso, se ocorrem numerosos maus aspectos) nas diligências mais ou menos oficiais ou junto a pessoas de alta categoria. É possível também considerar, de acordo com os aspectos recebidos pelo Sol nesta Casa, o sucesso nos estudos.

O Sol na IV Casa influencia não somente as coisas desta Casa (os parentes, as propriedades etc.) mas também, de modo mais específico, o último trimestre do ano: ele indica, segundo seus aspectos e as casas governadas, a sorte ou a infelicidade, assim como os acontecimentos que ocorrem no decorrer do trimestre. Não afligida, essa posição facilita todas as ações imobiliárias.

O Sol na V Casa pressagia a expansão, seja da consciência — caso ele governe o Ascendente, a III ou a IX Casa —, seja da situação — se é regente da II ou da X Casa -, seja das relações - se rege a XI Casa. De modo geral, pode-se considerar essa posição como contrária à fecundação nos temas femininos. Acrescentemos que, tendo em vista a relação do Sol com a esterilidade, é duvidoso que haja aqui um significado bastante característico, ao considerar-se essa Casa do ponto de vista das crianças. Nesse sentido, ele age como qualquer outro planeta: bem-aspectado, favorece as relações do sujeito com seus filhos; afligido, pressagia aborrecimentos provenientes desse lado. Como, na maioria dos casos, encontra-se uma mescla de bons e de maus aspectos, é difícil fazer prognósticos sérios a esse respeito baseando-se unicamente na posição do Sol nessa Casa, sem levar em consideração o conjunto do tema anual.

O Sol na VI Casa é uma posição desfavorável, seja para a saúde, seja, mais frequentemente, para as coisas indicadas pela Casa que ele governa na Revolução Solar. Em maus aspectos com Marte e ligado (pela regência ou pelos aspectos) com a X Casa, existe o perigo de o sujeito prejudicar-se em suas ocupações por ações precipitadas, destinadas a melhorar a situação ou a obter uma promoção.

O Sol na VII Casa favorece mais o cônjuge ou o sócio que o sujeito. É uma boa posição para a atividade política ou social. Algumas vezes, é indício do esclarecimento da situação matrimonial ou das relações com os sócios ou colegas. Em algum litígio ou rivalidade, essa posição designa um adversário fortemente equipado e perigoso, que dispõe de apoios influentes. Esse perigo amplia-se em caso de oposição do Ascendente ao Sol.

O Sol na VIII Casa é um dos indícios de morte no decorrer do ano. Com os aspectos benéficos, essa configuração favorece as aplicações, o ganho de processos, a conclusão favorável dos litígios, o aumento das rendas e a diminuição das dívidas.

O Sol na IX Casa parece sobretudo aumentar a ambição. Essa posição é evidentemente favorável, caso o Sol não esteja muito afligido, para todas as questões governadas por essa parte do céu (evolução espiritual, estudos, grandes viagens etc).

O Sol na X Casa é um bom indício de sucesso profissional. A fama do sujeito tende a aumentar e, se disso tiver necessidade, ele terá sempre o crédito e as proteções necessárias. Essa posição é frequentemente encontrada nos anos de progresso ou naqueles que contêm uma ação brilhante qualquer. Se recebe aflições, sua boa influência estará, evidentemente, diminuída, mas o progresso poderá, ainda assim, ocorrer, só que com dificuldades.

O Sol na XI Casa facilita a realização dos projetos e das esperanças (se não estiver muito afligido), particularmente dos projetos e das ambições relacionados com a Casa que governa na Revolução Solar. De modo muito frequente, as ambições são ampliadas no decorrer do ano. É também indício da existência de um amigo importante na vida do sujeito durante o ano que se inicia.

O Sol na XII Casa parece relacionar-se com os mal-estares e com as perturbações que têm um papel, por assim dizer, "benéfico" — a doença desembaraçando o organismo das toxinas ou a manifestação de uma enfermidade oculta que obriga o sujeito a prestar atenção nela e a tratá-la. Nesse caso, o Sol "ilumina" e torna evidentes os mal-estares incubados no organismo. Essa posição facilita, de maneira evidente, o êxito nas coisas governadas por essa Casa. Se o Sol está muito afligido, tal posição é ameaçadora para a saúde, pois marca o desgaste do organismo.

Sistemas de Divisão de Casas, por Dane Rudhyar

O método usado na astrologia moderna para determinar as cúspides das doze Casas é particularmente caótico. Literalmente, o termo cúspide se refere ao começo de uma área do espaço ou de um período de tempo. Entretanto, alguns astrólogos contemporâneos pensam que o termo se deva aplicar ao meio de uma Casa. Cyril Fagan também chegou a essa conclusão, mas ele teve suficiente lucidez de espírito para sugerir, na sistematização que defendeu, que o termo devia ser substituído por "mediana". O que costuma levar um astrólogo a pensar na cúspide como a seção média de uma Casa astrológica é a crença de que as características de uma Casa são reveladas mais explícita e eficientemente depois que um planeta alcançou o meio dessa Casa.

Estão aqui envolvidos dois conceitos. O primeiro, que é de importância fundamental, se refere à própria natureza da astrologia. Marc Edmund Jones há muito tempo definiu a astrologia como "a ciência de todos os começos". Num sentido metafísico, isso significa que um mapa astrológico pode ser considerado a fórmula arquetípica ou "germinal" que estabelece o conjunto de potencialidades liberado no primeiro ato de manifestação - no criativo Fiat, o Verbo do princípio - que é a origem de todo o ciclo existencial. O que a astrologia estuda é, portanto, o ponto de origem e, nele revelada, a forma arquetípica de um começo particular da vida ou, em geral, de todo acontecimento significativo e originador do qual procede uma determinada série de desenvolvimentos. Se assim for, todo fator astrológico deve, igualmente, relacionar-se ao começo de alguma série de acontecimentos ou de uma determinada fase de desenvolvimento. Isto se aplica ao primeiro grau de um signo do zodíaco e de uma Casa, tanto quanto à conjunção de dois planetas assinalando o início de sua relação cíclica. É no primeiro momento de qualquer ciclo que o caráter arquetípico desse ciclo se revela ao astrólogo.

O outro conceito, relacionado com o primeiro, é o de que, se o momento mais característico de uma Casa está no seu ponto médio, isso quer dizer que as Casas são concebidas em termos de tempo, e não de espaço. O astrólogo pode achar que leva algum tempo para uma pessoa que inicia um processo compreender plenamente e se identificar com as características desse processo. Mas, ainda assim, isto só seria válido em termos dos resultados existenciais e não das causas formativas arquetípicas. A meu ver, a astrologia trata essencialmente de causas formativas, ou melhor ainda, de conjuntos de potencialidades que estão sendo liberadas, e só secundariamente de acontecimentos externos. Isto é certo, seja como for, a respeito do que chamo de astrologia humanista, centrada na pessoa. Nesse caso, as Casas podem ser encaradas como representantes de áreas de espaço centrados na pessoa através das quais os corpos celestes se movimentam. Esses movimentos celestes, claro está, representam um fator temporal; mas o que é arquetípico e formativo é o campo espacial através do qual o movimento ocorre. Da mesma forma, enquanto os planetas estão em movimento constante a longo dos dias e dos anos, o que de mais importante os mapas astrológicos revelam não é o movimento de cada planeta, mas a configuração que esses planetas compõem por ocasião do início de uma vida individual, ou seja, o momento de sua primeira respiração. Os movimentos são "existenciais"; a ordem planetária total é "arquetípica". Ela estabelece a forma estrutural de individualidade e do destino.

As cúspides mais importantes das Casas são os quatro ângulos - Ascendente, Descendente, zênite e nadir. Esses ângulos iniciam os quatro setores do moderno mapa bidimensional. Os fatores formativos essenciais operam nesses quatro pontos. O horizonte define claramente a separação entre o lado de cima e o lado de baixo, entre o visível e o invisível; ele não pode ser o ponto médio de alguma coisa. Só quando o astrólogo o concebe antes de tudo como um movimento ascensional do Sol é que ele pode ampliar o conceito de horizonte para fazê-lo incluir o período da alvorada. O conceito espacial de horizonte é o de uma linha nítida de demarcação; o Sol a está cruzando, do mesmo modo como um corredor cruza a linha de partida e a de chegada.

A ambigüidade relacionada com a mistura de conceitos de tempo e espaço pode ser testemunhada por todo o campo da astrologia. Ela fica particularmente evidente quando se enfoca o problema de determinar a longitude das cúspides. Vários sistemas têm sido ideados e empregados, mas os de uso mais freqüente dão os mesmos graus do zodíaco para o horizonte e o meridiano. O ponto em que diferem é nos cálculos das cúspides intermediárias - isto é, a cúspide da segunda, terceira, quinta e sexta Casas e seus opostos polares. O sistema mais amplamente usado hoje em dia é o de Plácido, que encontra as cúspides das Casas intermediárias dividindo em três segmentos iguais os semi-arcos do Sol e todos os fatores zodiacalmente expressos - ou seja, o tempo que o Sol leva para ir do ponto do nascente para o ponto do meio-dia. O sistema de Campano e o de Regiomontano dividem de dois modos diferentes o espaço entre o horizonte e o meridiano. O sistema de Porfírio divide em três o número de graus que separa o horizonte e o meridiano.

Existem outros sistemas, particularmente o das "Casas iguais", que só leva em consideração o horizonte e divide os dois hemisférios criados por esse horizonte em seis Casas, cada uma das quais contendo o mesmo número de graus zodiacais. Esse sistema, a meu ver, é totalmente indefensável, porque não leva em conta o fato de que tanto o eixo vertical como o horizontal são absolutamente necessários à interpretação da existência humana. Usar só o horizonte como base de referência eqüivale hoje a considerar a posição deitada como sendo a única significativa para o indivíduo.

A dificuldade suscitada por praticamente todos esses sistemas é que no círculo ártico e acima dele - bem como no antártico - os mapas astrológicos assumem uma forma muito peculiar, e em muitos casos nem podem ser feitos, porque durante vários meses o Sol não se levanta nem se põe. Visto que o zodíaco na astrologia tradicional do Ocidente é o caminho do Sol, como se poderia graduar o zodíaco nas cúspides das Casas acima do horizonte quando o Sol e os planetas não se erguem acima do horizonte? Se as Casas forem seções iguais de espaço - não do zodíaco - em torno do indivíduo, sempre haverá leste, oeste, zênite e nadir, e o horizonte sempre separa o lado de cima do céu de seu lado de baixo; mas em algumas ocasiões só há estrelas e não planetas no hemisfério acima ou abaixo do horizonte.

O astrólogo de antigamente, centrado em sua localidade, que vivia em regiões semitropicais ou mesmo em zonas temperadas, não tinha de enfrentar esses problemas. Para ele, o Sol se elevava todos os dias, e sua astrologia se baseava nesse fato da experiência, fato primordial e tido como favas contadas. Mas hoje a situação é diferente. Temos de edificar nossa astrologia em novas bases, e precisamos levar em consideração que cada hemisfério da Terra e as regiões polares precisam ter seu próprio tipo de astrologia. Quando nada, temos de reinterpretar alguns dos fatores astrológicos básicos na relação das situações astronômicas em cada uma dessas regiões.

A astrologia que tem como centro a pessoa, entretanto, baseia-se em conceitos fundamentais que são válidos em qualquer parte; pois em qualquer lugar de nosso globo o homem tem consciência do horizonte e do zênite. Toda criança nasce no centro de sua própria estrutura espacial, que ela levará consigo para onde for. O único problema, do ponto de vista astrológico, é verificar tudo o que ela possa observar e experimentar, à medida que os planetas e as estrelas percorrem os doze setores dessa estrutura espacial.

Saturno através das casas, por Stephen Arroyo (3)

... continuação de Saturno através das casas, por Stephen Arroyo (1)
Saturno através das casas, por Stephen Arroyo (2)...


CASA VII - Tal como o trânsito de Saturno por qualquer outra casa, esta posição pode manifestar-se simultaneamente a diversos níveis. Alguns dos meus clientes começaram a fazer sociedades neste período que, regra geral, se consolidaram financeiramente quando Saturno entrou na VIII casa. Todas as relações são levadas mais a sério e a pessoa começa, muitas vezes, a assumir maior responsabilidade na manutenção de determinada relação. O ponto focal da atenção na maior parte dos casos parece ser, contudo, o das relações fundamentais pessoais ou o do casamento. Quando Saturno cruza o descendente e começa o seu semiciclo acima do horizonte, compreendemos as nossas necessidades de relação com os outros, as nossas limitações e os nossos deveres; este período assinala também a entrada do indivíduo numa fase mais florescente de participação pública e social. Se uma pessoa tem por garantida uma relação importante ou sente que determinada relação não está a satisfazer as suas necessidades, é esta a altura para enfrentar realisticamente a situação. (O trânsito de Saturno por Vénus natal é semelhante.) Saturno devolve-nos à realidade das áreas de vida indicadas pela sua posição e devemos tentar estabelecer uma perspectiva sólida bem definida das relações que têm um forte impacte em todo o nosso estilo de vida e na nossa identidade. (Repare-se que quando Saturno transita em conjunção com o descendente está, ao mesmo tempo, em oposição com o Ascendente.) Se se espera demasiado de uma relação ou do casamento, se se sente que ela é impraticável do modo que para nós é importante, é altura de enfrentar os factos com objectividade e isenção. Nesta fase, desenvolve-se, muitas vezes, uma certa frieza e reserva nas atitudes e no comportamento nas relações íntimas, e o nosso companheiro pode interrogar-se sobre os motivos que parecem levar-nos a abandonar o estilo habitual de relacionação. Se se puder explicar que estamos apenas a distanciar-nos um pouco do outro por algum tempo, a fim de adquirirmos uma perspectiva mais clara da relação e da medida em que queremos participar nela, o companheiro, pelo menos, não imaginará coisas piores do' que a situação real. Não há dúvida de que este período pode ser um teste para muitos casamentos e relações íntimas, mas o stress que arrasta consigo depende da qualidade e do nível de autenticidade que tenha caracterizado essas relações no passado.

Na minha experiência, em contraste com algumas afirmações astrológicas tradicionais, o divórcio não é mais comum neste período do que durante aquele em que Júpiter transita pela VII casa; parece, até, menos comum do que neste último período, visto que o trânsito de Júpiter assinala uma época em que uma pessoa procura florescer e expandir os limites das suas relações. Mas o trânsito de Saturno através da VII casa é um período de decisões e empenhamentos (ou reempenhamentos) no âmbito das relações e talvez que o mais importante nesta fase seja a capacidade que se adquire para ver mais objetivamente o nosso companheiro como uma pessoa totalmente diferente de nós, mais do que como apêndice ou apenas um objecto ao qual dirigimos as nossas projeções. Em resumo, se determinada relação for suficientemente saudável e flexível para que possamos sentir na íntegra a nossa identidade e relacionarmo-nos com os outros e com a sociedade em plena consciência, então ela é, decerto, praticável. Eis o que compreenderemos durante este período, embora essa compreensão possa surgir somente depois de alguns severos testes de qualidade da relação. De outro modo, devemos redefinir nesta fase a própria relação e a perspectiva que dela temos, e tomar decisões sobre a energia que devemos utilizar para a tornar praticável.

CASA VIII - Este período pode acentuar uma destas dimensões de vida ou todas elas: financeira, sexual-emocional, psicológica ou espiritual. Como a VIII casa está associada a Plutão e a Escorpião, este período é particularmente importante como tempo de acabar com velhos padrões de vida e embora abandonando algum intenso desejo ou ligação — de experimentar uma espécie de renascimento no final. A necessidade de disciplinar os desejos e de estruturar as ligações emocionais torna-se clara, quer através de circunstâncias que nos impelem a enfrentar certos factos pela pressão da frustração, quer pela compreensão íntima das ramificações últimas dos nossos desejos e do modo como usamos todas as formas de poder — financeiro, sexual, emocional, oculto e espiritual. Muitas pessoas sentem este período como um tempo de profundo sofrimento, cuja causa é difícil identificar. Algumas comparam-no a uma travessia do Inferno ou do Purgatório, na qual os seus desejos e ligações se refinam e a sua consciência das energias mais profundas da vida é despertada. Trata-se, em resumo, de um período para enfrentar os ultimatos da vida, as experiências medulares tantas vezes ignoradas e desprezadas. Muitos indivíduos parecem preocupar-se com as realidades essenciais da vida da alma, do Além e da morte. É um tempo para enfrentar o facto inexorável da morte com mais realismo — e a consciência da inevitabilidade da morte leva, muitas vezes, as pessoas a dedicarem-se à expressão das suas últimas vontades, fazendo testamentos e dispondo dos seus bens. Neste período, são também frequentes outras reorganizações financeiras, mas, regra geral, o indivíduo procura proteger-se e estabelecer um certo tipo de «segurança da alma» ao mais profundo nível possível.

Trata-se igualmente de uma fase em que se compreende a importância da vida sexual e das implicações do modo como as energias sexuais têm sido canalizadas. Em alguns casos, é um período de frustração sexual, forçando a pessoa a tornar-se mais reservada e disciplinada; noutros casos, o indivíduo agirá conscientemente, de modo a cortar com determinados escapes ou atividades sexuais anteriormente importantes, compreendendo o valor de conter a força sexual dentro de si próprio, a não ser que ela seja usada com um propósito construtivo e curativo. É também um tempo em que muitas pessoas se absorvem em estudos de ocultismo, práticas espirituais e em vários tipos de investigação. Parece-me que uma das chaves para este período pode obter-se entendendo que a VIII casa é a XII a contar da IX: por outras palavras, o trânsito de Saturno por esta casa traz à superfície os resultados dos nossos esforços para viver os nossos ideais e crenças. Isto manifesta-se então como transformação — quer agradável, quer dolorosa, por causa do sofrimento exigido para a redefinição dos ideais de vida.

CASA IX - O trânsito de Saturno pela IX casa é, em primeiro lugar, um período de assimilação das experiências de muitos anos e da sua relacionação com algum ideal, alguma filosofia ou algum regime de automelhoramentos significativos. É vulgar as pessoas encetarem um processo estruturado de obtenção de maiores conhecimentos, quer através de viagens, de frequência escolar, de assistência a conferências ou serviços religiosos, ou apenas mediante o estudo individual concentrado. Conheço casos em que a pessoa combinava mais do que uma destas possibilidades, por exemplo, frequentando uma escola num país estrangeiro. Basicamente, trata-se de um período para investigar e definir as nossas crenças últimas, tendência que nos pode levar a estudos filosóficos, religiosos ou metafísicos, ou a teorias jurídicas ou sociais. As nossas crenças precisam de ser definidas durante esta fase porque nos servirão depois como ideais para guiar a nossa vida e iluminar o nosso rumo.

Trata-se, em resumo, de um período em que a maior parte das pessoas sente uma forte ânsia de se aperfeiçoar. Para alguns, isto significa que deverão adequar a sua vida a um ideal mais elevado; para outros, que sentem a necessidade de viajar pelo mundo ou de estudar diversos temas, a fim de atingirem uma perspectiva mais ampla sobre a existência. Para outros, ainda, particularmente aqueles que tendem a aceitar noções socialmente definidas do que significa o aperfeiçoamento próprio, é um período em que começam ou, pelo menos, se empenham mais profundamente em determinado curso escolar. É uma fase excelente para a aplicação séria das energias mentais e é vulgar que durante ela as ambições relacionadas com a influência sobre os outros, através do ensino oral ou escrito, se consolidem de maneira definida. Deve notar-se também que a IX casa é a XII a contar da X; por isso, representa os resultados do modo como trabalhamos em ordem a realizar as nossas ambições, o que se manifesta como impaciência ou insatisfação, ou como a compreensão simples de que precisamos de trabalhar mais, agora, para exprimir o conhecimento que obtivemos de realizações passadas ou de atividades vocacionais. Este período constitui também uma preparação para a fase seguinte da X casa, no sentido em que as ambições que procuramos realizar dependerão, em grande parte, dos ideais a que agora aderirmos.

CASA X — O trânsito de Saturno pelo Meio do Céu e a sua entrada na X casa trarão, regra geral, para o primeiro plano, uma séria preocupação com as ambições, as esperanças de atingir algo ha carreira, o papel na sociedade e a autoridade que se possui, e a estrutura do trabalho específico através do qual tentamos atingir os nossos objetivos. Por vezes, pode ser sentido como um período de frustração nessas áreas de vida ou como um período de ansiedade, quando estamos sobrecarregados com deveres que nos desagradam, nomeadamente no caso em que a carreira ou estrutura vocacional que construímos é demasiado opressiva ou não é suficientemente realista para satisfazer a nossa verdadeira natureza. Contrariamente àquilo que algumas tradições astrológicas nos levariam a crer, esta fase não indica necessariamente que as nossas ambições vão ser contrariadas; mostra apenas que é tempo de trabalharmos mais na definição do seu alcance e significado. Na verdade, algumas pessoas experimentam uma culminação muito positiva dos seus objetivos de carreira neste período,- com reconhecimento social e realização consideráveis. Isto, contudo, não me parece acontecer — digo-o pela experiência que tenho — com tão grande regularidade como as teorias de Lewi indiciam, embora seja comum. É também um período para obter uma perspectiva isenta daquilo que realmente fizemos, diferente da nossa reputação (que é, muitas vezes incorreta) ou daquilo que pensamos que fizemos. Se virmos a X casa como a XII a contar da XI, podemos ainda deduzir que esta fase mostra os resultados (XII casa) nas nossas associações, objetivos e sentido individual (XI casa). Se a carreira ou estrutura vocacional parece frustrante nesta fase, isso provém, geralmente, do facto de não termos incorporado nela suficientemente os nossos objetivos e os nossos ideais pessoais socialmente válidos. Mas podemos começar a fazer isso quando Saturno entrar na XI casa.

CASA XI - O significado da XI casa raramente é esclarecido na maior parte dos textos astrológicos e as palavras-chave dadas para esta casa são, com frequência, vagas e confusas. Parece-me, antes do mais, que esta casa simboliza o nosso sentido individual, isto é, o modo como vemos a nossa função na sociedade e como nos queremos desenvolver no futuro a um nível pessoal. Esta casa é provavelmente aquela que está mais virada para o futuro, e as pessoas que têm nela o Sol ou outros planetas importantes tendem a preocupar-se muito com o futuro, quer quanto ao que desejam tornar-se, quer quanto ao modo como a sociedade se desenvolve e àquilo a que irá chegar.

Por isso, o trânsito de Saturno por esta casa indica um período em que compreendemos o que fizemos, o que não fizemos e aquilo que devemos fazer, especialmente em relação aos outros ou à sociedade como um todo. É uma fase para descobrir o que estamos a dar aos outros, agora que dispomos de um lugar na sociedade (X casa). É um período em que é importante pensar nos nossos objetivos; não tanto em objetivos de carreira, mas nos objetivos pessoais, aquilo que queremos ser, que papel sentimos que nos é mais adequado na comunidade dos seres humanos. É um período para definir os nossos desejos e esperanças íntimos, o sentido do que desejamos para nós próprios em relação com as necessidades dos outros. É, por isso, um tempo de assumirmos mais responsabilidade no modo como nos relacionamos com as outras pessoas, preocupação esta que leva a uma atitude mais sóbria, não só para com as amizades e associações individuais, como também para com os compromissos tomados com grupos de pessoas. Em alguns casos, podemos ter necessidade de acabar com várias amizades ou associações; mas, noutros, descobriremos uma ânsia de assumir nelas mais responsabilidade. Por exemplo, uma senhora dedicou-se a organizar (Saturno) excursões para grupos de celibatários quando Saturno transitava pela sua XI casa. Como pode ver-se pela associação desta casa com o signo de Aquário, é um período para oferecer aos outros aquilo que aprendemos durante o trânsito de Saturno pelas dez casas anteriores.

CASA XII - Como afirmei no princípio deste capítulo, o trânsito de Saturno por esta casa, juntamente com o seu trânsito pela I, coincide com uma importante fase de transição na vida de toda a gente. A fase de Saturno na XII casa é um período em que defrontamos resultados de todos os pensamentos, ações, desejos e atividades que foram nossos durante o último ciclo saturnino através das outras casas. O modo pelo qual nos temos exprimido no mundo (1 casa) levou-nos inevitavelmente ao confronto com este particular tipo de karma. Se é este o primeiro trânsito de Saturno pela XII casa durante esta vida, então a fase da vida que termina com este período pode ser uma que começou numa vida passada. Mas, em qualquer caso, trata-se do fim de um velho ciclo; e, por isso, muitas vezes nos sentimos descontentes, confusos, desorientados, presos num quadro emocional e mental, à medida que as velhas estruturas começam a desmoronar-se. Por outras palavras, as ambições, valores, prioridades e crenças que em tempos deram significado e direção à nossa vida, começam a dissolver-se quando Saturno entra nesta casa; e a sensação de estarmos perdidos, de não termos base sólida em que assentemos os pés, é geralmente muito forte durante o primeiro ano desta fase, até que se consolidem novos valores e novas atitudes, mais apurados, perante a vida. Trata-se, assim, de um período para a definição dos ideais e da orientação espiritual última, e muitas pessoas ocupam-no experimentando novas perspectivas, depois de se terem libertado de velhas ligações que agora se demonstram como vazias e inertes. Trata-se, em resumo, de um período de trabalho na clarificação das dimensões transcendentes e subtis da vida que, embora sejam difíceis de exprimir, constituem a mais oculta fonte de força que nos ajuda a combater pelo desenvolvimento no meio das batalhas e dos obstáculos da vida.

A XII casa tem sido denominada casa do isolamento porque, neste período, é bastante comum um certo tipo de isolamento físico. Mas o mais comum é a pessoa, pelo menos durante a primeira metade do período, sentir-se numa prisão emocional, isolada do mundo exterior que parece distante e irreal. É um período em que nos devemos voltar para nós próprios, a fim de despertar fontes interiores de energia emocional e espiritual; e, muitas vezes, parece que se não optarmos conscientemente neste sentido surgem circunstâncias que nos levam a experimentar uma certa forma de isolamento pessoal e não nos deixarão outra escolha senão a de refletir sobre as nossas vidas de uma perspectiva distante. Mas, na maior parte dos casos que conheço, a pessoa anseia pelo isolamento, por se afastar das preocupações do mundo exterior, quer isso tome a forma da fuga para o mosteiro ou de uma simples retirada das muitas associações e atividades que dantes tinham sentido. É um período excelente para o estudo de temas espirituais, místicos ou ocultos, e muitas pessoas sentem-se também particularmente atraídas para a expressão musical, poética ou visionária, visto que aquilo que sentem não pode exprimir-se em termos lógicos ou racionais, mas somente através de imagens, vibrações e intuições. Verifica-se também, com frequência, um impulso para atividades humanitárias ou eminentemente sociais, como meio de descobrir um sentido para a vida.


Os problemas de saúde, não raros neste período, são, regra geral, de ordem psicossomática, queixas difíceis de diagnosticar que só uma terapia psicológica/espiritual resolverá. A energia física é, muitas vezes, baixa, devido ao desgaste emocional proveniente da desagregação de toda a antiga estrutura da personalidade. O velho dissolve-se, a fim de deixar espaço para o nascimento de uma nova orientação de vida, de uma nova estrutura de vida. Contudo, o mais desorientador neste período é o facto de se caracterizar pela espera, pelo sonho, pela exploração interior, tempo durante o qual o indivíduo não tem limites firmes nem uma base sólida a que se fixe. Uma pessoa espera e prepara o nascimento da nova estrutura, mas não começará a construí-la enquanto Saturno não tiver cruzado o Ascendente para entrar na I casa. No entanto, se uma pessoa extrair força interior da compreensão de que um novo EU se está a criar, a libertar-se de inúmeros estorvos, então, quando Saturno atravessa a XII casa e se aproxima do Ascendente, podemo-nos tornar cada vez mais inspirados, cada vez mais felizes.

Saturno através das casas, por Stephen Arroyo (2)

... continuação de Saturno através das casas, por Stephen Arroyo (1)

CASA I - Quando Saturno atravessa esta casa está a criar-se uma nova ordem, após a velha ter sido dissolvida, enquanto Saturno se encontrava na casa XII. À medida que Saturno se aproxima e entra em conjunção com o Ascendente, sente-se, muitas vezes, algo que nos devolve à Terra, que nos leva a compreender os resultados das nossas ações e dos modelos de comportamento passado e que, por isso, nos pode impelir a assumir maior responsabilidade por nós próprios e pelas nossas ações do que anteriormente. Regra geral, algumas circunstâncias externas compelem-nos a enfrentar factos ou situações imediatas importantes que talvez tenham sido desprezados ou tidos como certos no passado. Este tipo de experiência é o início de uma longa fase de compreensão de certas verdades práticas acerca de nós próprios. Como, nessa altura, muitas pessoas se tornam mais conscientes das suas faltas e necessidades de desenvolvimento no futuro, este período é, muitas vezes, assinalado por uma busca ativa de recolha de informação fora de nós, a fim de se obter um quadro mais claro daquilo que realmente somos, de quem realmente somos. Pode procurar-se esta informação nos amigos, mas recorre-se com frequência a um conselheiro, a um psiquiatra, a um astrólogo ou a outro tipo de terapeuta. Em resumo, trata-se de um período em que as pessoas se tornam mais realistas acerca de si próprias, em que tentam obter uma perspectiva sobre o gênero de pessoa que querem ser e em que começam a construir esse novo Eu através de um esforço concentrado e de uma honesta auto-apreciação. É um período em que prestamos atenção a nós próprios com considerável seriedade, um tempo em que começamos a conhecer-nos mais profundamente do que antes, um tempo para aprender mais acerca das nossas capacidades. O trânsito de Saturno pelas casas XII e I é também, muitas vezes, um período de crise pessoal, um processo de renascimento que pode levar mais de cinco anos. Durante todo este período, a estrutura da velha personalidade é inapelavelmente deixada para trás, mas o tipo de nova estrutura e de novo rumo que daremos à vida e pelo qual nos exprimiremos depende, em grande parte, do nível de honestidade com que sejamos capazes de nos confrontarmos a nós próprios. Creio que este período em que Saturno está na XII e na I casas deve ser considerado como abrangendo uma das principais fases de transição da vida e, por isso, é aconselhável relacionar o significado de Saturno na I casa com o trânsito de Saturno pela XII, mais do que ver cada uma das fases como um período de tempo isolado.

O termo «recomposição» descreve bem Saturno na I Casa porque — quando Saturno abandona a XII — o indivíduo se sente muitas vezes como um recém-nascido, aberto a tudo com uma curiosidade insaciável, mas também sem muita disciplina ou estrutura definida de personalidade. As novas potencialidades que aparecem durante a fase da XII casa ainda não estão integradas num todo coerente e funcional. Quando Saturno entra na I casa, sente-se com frequência a necessidade de nos tornarmos outra coisa, de trabalhar ativamente no nosso próprio desenvolvimento, mais do que permanecer num estado de abertura — passiva, no entanto —, simbolizada pela XII casa. Então, muitas vezes, a pessoa aplica um considerável esforço na moldagem de um novo sentido de identidade, de um novo e mais profundo nível de confiança; e quando Saturno se aproxima do extremo da I casa, teremos uma experiência ou conheceremos alguém que nos levará à experiência da compreensão da nossa própria totalidade com uma clareza maior. Este novo sentimento de integração e de fortaleza interior baseia-se num mais profundo sentido dos valores perenes e num maior sentido das responsabilidades pessoais e da individualidade essencial.

Enquanto Saturno se cruza com o Ascendente e permanece na I casa, verificam-se também frequentemente assinaláveis mudanças físicas. É comum uma perda de peso sem esforço, por vezes mesmo exagerada. A energia física é muito baixa, manifestando-se em cansaço, má digestão e em períodos depressivos. Contudo, devemos compreender que é este o período que encerra as maiores oportunidades para a construção de um novo corpo, bem como de uma nova personalidade; essa construção exige, todavia, disciplina, perseverança e muito trabalho. Tenho visto pessoas robustas e saudáveis a desbaratarem as suas energias para nada durante este trânsito, por não se decidirem a melhorar os seus hábitos de saúde e a disciplinar os seus regimes de vida e de alimentação. Por outro lado, também tenho visto pessoas fracas e doentes iniciarem um regime de vida ao longo deste período que as leva a alcançar um estado de excelente saúde e de abundante energia, mesmo antes de Saturno abandonar a I casa.

Por outras palavras, o trânsito de Saturno pela I casa pode ser considerado como a fase-chave do ciclo saturnino, visto que é durante este período de vida que começamos, de facto, a criar o tipo de pessoa que queremos ser e a compreender que tipo de pessoa o nosso karma quer que sejamos. Por isso, todas as atividades e envolvimentos de uma pessoa no mundo exterior durante o resto do ciclo de vinte e nove anos se desenvolverão diretamente a partir dos valores a que o indivíduo adere e do tipo de carácter que durante este período se constrói. O trânsito de Saturno pela I casa pode, de facto, ser considerado um «período de obscuridade» no sentido em que o indivíduo presta atenção, em primeiro lugar, a si próprio, desprezando o envolvimento ativo em atividades e em ambições que prontamente seriam detectadas pelo público (embora existam algumas excepções a este comportamento). Mas claro que é quase sempre necessário uma pessoa voltar-se para si própria e retirar-se, em certa medida, dos envolvimentos do mundo externo durante qualquer período de acentuada transformação pessoal e desenvolvimento acelerado. Deve também salientar-se que é bastante comum o indivíduo começar a interessar-se, neste período, por qualquer objectivo de longo prazo que eventualmente se transformará numa vocação ou ambição fundamentais, visto que o planeta da ambição e da carreira (Saturno) está na casa dos novos avanços (I). Aquilo que antes eram as principais ambições e os principais objetivos a longo prazo desmoronam-se, regra geral, ou são vistos como sem sentido quando Saturno está na XII casa, ao passo que novos objetivos e interesses vocacionais começam a tomar forma quando Saturno atravessa a I. A pessoa não compreende, muitas vezes, que estes novos interesses desempenharão papel importante nas atividades fundamentais dos anos futuros; no entanto, o indivíduo parece com frequência guiado em direção a tipos específicos de trabalho, mesmo que sinta uma certa resistência ao prosseguimento de tais atividades. No fim de contas, Saturno é geralmente sentido como «a mão do destino» que toca as nossas vidas, e tal sensação é mais uma prova de que «a mão do destino» nos ajuda a definir a nossa orientação futura.

CASA II - Quando Saturno entra na II casa, termina o período caracterizado pela preocupação com a identidade. E verifica-se, muitas vezes, uma acentuada sensação de alívio, bem como um sentimento mais forte de que agora há que deitar mãos ao trabalho para se produzir. Muitas pessoas exprimem esta alteração dizendo algo como isto: «Estou cansado de pensar em mim próprio e nos meus problemas; sinto que já sei quem sou e insistir mais nesta questão não passaria de comodismo. O que pretendo agora é fazer qualquer coisa no mundo real, executar algo definido e ganhar algum dinheiro.» Por isso, a pessoa que tem Saturno em trânsito pela II casa sente, regra geral, um forte impulso para estruturar a sua situação financeira, para se aplicar no aumento ou racionalização de rendimentos, poupanças, investimentos ou meios de vida. Trata-se, habitualmente, de um período em que a pessoa começará a pôr em prática planos para um novo negócio, a dedicar-se a qualquer tipo de aprendizagem (formal ou informalmente) ou a adquirir treino prático que possa vir a torná-lo capaz de ganhar mais dinheiro. É, por outras palavras, um período de lançamento dos alicerces da segurança e da estabilidade no mundo material; e embora o rendimento do indivíduo possa não ser muito grande enquanto se dedica a esses esforços preparatórios e possa haver forte ansiedade quanto a dinheiro ou outros factores de segurança, o que, regra geral, se diz acerca desta posição de Saturno, com respeito a dívidas, pobreza e grandes atribulações é — sei-o pela minha experiência — consideravelmente exagerado. A maior parte das pessoas sentem, de facto, a pressão de Saturno nesta área das suas vidas, mas a maior parte dos meus clientes têm enfrentado essa pressão de um modo muito prático e não têm sido vítimas de desastres financeiros particularmente graves. Uma das minhas clientes até ganhou quinze mil dólares num concurso, quando Saturno estava na sua II casa; e muitos outros clientes meus abriram negócio ou encetaram novas atividades durante este período e vieram a tornar-se notavelmente prósperos.

O que muitas vezes acontece nesta fase é que as necessidades financeiras se tornam mais reais e algumas lições práticas acerca da sobrevivência são assimiladas pela pressão da necessidade. O nível de capacidade para satisfazer as necessidades materiais no princípio desta fase terá grande impacte no tipo de coisas que se sentirão neste período. A primeira coisa a ter presente é que Saturno é lento, mas seguro. E os benefícios materiais podem eventualmente resultar de uma perspectiva exata e paciente das questões práticas. Os lucros podem não ser imediatamente aparentes; mas se uma pessoa enfrentar a necessidade de estabelecer urna estrutura financeira e de segurança sem ignorar os custos pessoais, aquilo que edificar pode servir muito bem durante muitos anos. O trânsito de Saturno pela II casa não se limita, no seu significado, às coisas materiais; como é, todavia, nesta área de vida que a maior parte das pessoas o sentem imediatamente, dediquei um pouco mais de espaço a esta dimensão. Pode dizer-se, contudo, que se trata de um período de lenta mas segura acumulação de todos os tipos de recursos, quer materiais, quer psicológicos, que podem contribuir para a autoconfiança, baseada no conhecimento do apoio e força que se procuraram e da compreensão e recursos profundos a que se possa recorrer ao longo da vida. É também um período para avaliar de que modo usamos as nossas ideias e talentos específicos no passado (a II casa e a XII a contar da III), se nos foram úteis e nos permitiram produzir algo ou se apenas se demonstraram inúteis ou impraticáveis. Se foram válidos e uma pessoa se dedicar às tarefas que tem entre mãos, experimentará, muitas vezes, uma consolidação da sua situação financeira, quando Saturno começa a abandonar esta casa.

CASA III - Quando Saturno começa a atravessar a III casa, a sensação de que muitas das questões práticas que nos tinham ocupado a atenção estão agora resolvidas permite-nos começar a dirigir a energia para um nova aprendizagem que nos abrirá a profundidade da preparação profissional e nos permitirá conhecer o valor das nossas ideias. Este período é, regra geral, sentido como menos pesado do que o trânsito de Saturno pela casa da Terra anterior, embora a importância relativa da fase da III casa dependa de a pessoa ser intelectualmente orientada ou dedicada a um trabalho que envolva comunicação ou viagens. Existe, muitas vezes, uma tendência para a preocupação sem objectivo e qualquer insegurança acerca das opiniões próprias ou da profundidade do conhecimento pessoal torna-se geralmente aparente. É um período em que nos devemos concentrar na aprendizagem de factos novos, de ideias novas, de novos talentos, que deem profundidade e praticabilidade à expressão da inteligência. Trata-se de um período excelente para a investigação ou para qualquer gênero de pensamento profundo; geralmente, dedica-se mais esforço à estruturação dos planos educacionais próprios, aos métodos de escrita ou de ensino ou ao modo de expressão das ideias pessoais. Assinala-se uma maior ênfase na análise séria, no pensamento prático e na capacidade de exprimir ideias com mais rigor. Muitas pessoas verificam que estão acordadas até mais tarde, a ler, e algumas que se registou uma alteração não só no seu método de comunicação, como até no tom de voz. Tais mudanças são causadas pelo sentimento que a pessoa tem de que precisa de construir uma estrutura mais sólida sobre a qual baseie as suas ideias e opiniões. Por isso, muitas vezes o indivíduo se dedica móis a atividades educacionais ou a investigações particulares que possam servir este objectivo. De facto, mesmo que muitas das ideias, factos e técnicas aprendidas durante este período possam não ter grande uso no futuro, o conhecimento dessas técnicas pontos de vista proporcionam uma base de conhecimento que pode habilitar a pessoa a comparar e a avaliar teorias, conceitos e métodos à luz da sua experiência pessoal.

Nesta fase, é também indispensável uma aprendizagem ou uma pesquisa de âmbito mais vasto, a fim de aprofundar o sentido pessoal de segurança quanto à inteligência; de outro modo, a pessoa pode ter estado apenas a exprimir opiniões ou ideias em abstrato, sem a experiência imediata que lhes dá credibilidade. Em muitos casos, trata-se ainda de um período de viagens, resultante das exigências da profissão, de deveres familiares ou de outras responsabilidades. É também um período de «reatar elos perdidos», não só nas áreas intelectuais da vida, mas também nas relações com outras pessoas. Durante esta fase, o indivíduo definirá exatamente quais os limites das várias relações com amigos e conhecidos.

CASA IV - O trânsito de Saturno pela IV casa é um período para indivíduo se concentrar nos alicerces da segurança e da sobrevivência, um período para confrontar as necessidades básicas de um sentimento de pertença e de tranquilidade. A pessoa tende a olhar mais seriamente o seu lugar na comunidade e tenta, muitas vezes, estabelecer um sentido de solidez e de ordem no ambiente do lar. Isto pode significar, naturalmente, muitas coisas diferentes para pessoas diferentes, mas são, regra geral, duas as áreas de atenção no que respeita ao lar: 1) o estado físico e a arquitetura da casa podem parecer inadequados aos objetivos pessoais. O indivíduo pode então decidir modificá-la de algum modo, umas vezes construindo seja o que for dentro da própria residência ou no jardim, outras vezes mudando mesmo de casa; e 2) as obrigações para com a família tornam-se mais reais e insistentes. A pessoa sentir-se-á oprimida no ambiente que a rodeia, sensação que pode constituir um aviso de que é necessário definir melhor os limites não só da vida doméstica, como das próprias ambições (X casa oposição polar com a IV). Na verdade, o trânsito de Saturno pela IV casa é um período em que se devem lançar os alicerces de quaisquer ambições a longo prazo determinar a base de operações necessária para a carreira pessoal.

Isto pode levar à redefinição do negócio, da profissão ou, pelo menos, à reestruturação do ambiente em que se trabalha. Uma última nota acerca da IV casa é que as pessoas parecem, muitas vezes, experimentar o karma direto durante este período, relacionado com os seus esforços criativos e/ou casos amorosos do passado Explica-se tal facto se repararmos que a IV casa é a XII a contar passados V.

CASA V - O trânsito de Saturno pela V casa é, de certo modo, semelhante ao da casa anterior do fogo -- casa I — porque se trata de um período de maior seriedade acerca de nós próprios e, muitas vezes, de vitalidade e vivacidade reduzidas. Como a V casa está associada a Leão e ao Sol, este trânsito afeta marcadamente o sentido de alegria, de espontaneidade e de bem-estar. Algumas pessoas queixam-se de que nunca têm grandes alegrias neste período e que se sentem falhas de amor e de apreço. Estes sentimentos são compreensíveis se soubermos que o significado essencial deste trânsito é o de nos tornar conscientes do modo como usamos a nossa vitalidade em cada área de vida: a nossa energia física e sexual, a nossa energia emocional e todas as outras formas de poder criativo. Não que experimentemos subitamente todos os tipos de bloqueios e inibições que nunca antes sentíramos; trata-se mais de compreendermos, neste período, que bloqueios e medos têm habitualmente prejudicado as nossas energias ou interferido com a expressão das nossas forças criativas e da nossa natureza amorosa. Trata-se, em resumo, de um período para confrontar os medos e hábitos que nos fizeram sentir sem força, criativamente frustrados, incapazes de amar ou de ser amados. É uma fase de aprofundamento do nosso modo de auto--expressão e em que devemos trabalhar para causar uma funda impressão nos outros, através de uma ação responsável e disciplinada, mais do que apenas mediante exibições dramáticas ou sem conteúdo.

A pressão de Saturno durante este período devolve-nos a nós próprios e tem por efeito habilitar-nos a desenvolver as nossas fontes interiores de amor e criatividade, em vez de olharmos para o mundo exterior em busca de satisfação para estas necessidades. O sentimento de solidão ou de falta de amor pode, contudo, levar-nos inconscientemente a procurar mais atenção da esposa, dos filhos, do amante ou dos outros; mas podemo-nos tornar demasiado exigentes — regra geral, sem o compreendermos — e, assim, afastar aquelas pessoas de quem queremos estar mais perto, estimulando nelas um sentimento de rejeição.

Nesta fase podem, todavia, exprimir-se as mais profundas afeição e lealdade, através de uma honestidade responsável, do sentido do dever e de um esforço bem dirigido. Por isso, esta fase pode ser de grande satisfação, visto que a pessoa estará em condições de compreender que não existe amor real neste mundo sem um sentido de responsabilidade que o acompanhe. A expressão do amor aos outros pode tornar-se mais fraternal e protetora; tais sentimentos tornam-se essencialmente fortes nas atitudes para com as crianças, porque se trata de um período de contacto com as necessidades reais dos filhos e com os mais profundos deveres para com eles. Muitas vezes, é-se atraído para tipos saturninos que serão possíveis amantes, pois o indivíduo sente nessas pessoas um tipo de estabilidade emocional que habitualmente lhe falta. isto pode tomar a forma de atracão por uma pessoa mais velha ou, simplesmente, por alguém que tenha uma forte ligação com Saturno ou Capricórnio. A distanciação, a reserva e o temperamento prático de um saturnino podem ser muito atraentes durante este período, já que uma pessoa aprende lentamente a ser mais isento e objectivo consigo próprio, na tentativa de satisfazer as necessidades emocionais. Em alguns casos, uma pessoa com Saturno em trânsito pela V casa sentir-se-á inclinada a usar os outros (muitas vezes inconscientemente, admitindo que está «apaixonada»), a fim de tentar aliviar o sentimento de solidão e fugir ao confronto com a falta de uma capacidade de amar profunda responsável.

Uma compulsiva pressão interior para criar algo nesta fase pode desafiar-nos a disciplinar os nossos hábitos de trabalho criativo e a esforçarmo-nos mais por abrir um canal por onde flua essa energia. Se se têm ambições na área das artes criativas, por exemplo, este é o período ideal para respeitar um horário regular de trabalho e para começar a confiar mais no esforço e na organização consistentes, do que em lampejos transitórios de «inspiração». É uma fase para compreender que qualquer ato criativo que possamos realmente executar nasce através de nós, mais do que diretamente de nós. Por outras palavras, poderemos compreender que — se é o nosso karma a criar alguma coisa — apenas fazemos um esforço dirigido que permite às forças criativas exprimirem-se por si próprias. Isto é, no entanto, difícil de conseguir, visto que, regra geral, temos muito pouca fé e confiança durante este período e, assim, uma tendência para nos fecharmos ou recearmos o fracasso. Tendemos a tomar a vida, em todas as suas dimensões, demasiado a sério, porque também a nós nos tomamos demasiado a sério. E, por isso, este período é, muitas vezes, um tempo de bloqueio criativo, em que mesmo escritores e artistas consumados experimentam uma considerável falta de coragem para trabalhar. Mas esta fase pode ser também de solidificação da autoconfiança e dos métodos de expressão criativa, se compreendermos que a inspiração é comum, mas o trabalho não, que 95 % da criatividade não passa de trabalho duro. Como .o escritor Henry Miller escreveu no seu diário: «Quando não puderes criar, trabalha!» Também o escritor William Faulkner, a quem uma vez perguntaram em que alturas escrevia, respondeu: «Só escrevo quando sinto disposição para escrever ... e sinto-a todas as manhãs!»
Como a V casa é também a casa do jogo, dos passatempos e dos divertimentos, o trânsito de Saturno através dela tem, por consequência, impacte nestas áreas de vida. É vulgar, neste período, o excesso de trabalho, visto que é muito difícil para a pessoa arranjar tempo para se divertir. Mesmo que tire umas «férias», pode acontecer que não repouse, porque o seu espírito continua ocupado com pensamentos sérios. Noutros casos, aquilo que costumava ser um passatempo torna-se mais produtivo e mesmo, às vezes, uma atividade regular e estruturada.

Se considerarmos a V casa como a XII a contar da VI, veremos ainda outros reflexos deste trânsito: tornam-se manifestos os resultados do trabalho anterior e a eficiência com que desempenhamos os nossos deveres, quer como um prazer, a um profundo nível de satisfação, e como um fluxo regular de energia criativa, quer como dissipação e aventura, numa tentativa fútil de atingir aquilo que nunca realmente merecemos através de um esforço aplicado.

CASA VI - O trânsito de Saturno pela VI casa é um período de auto-ajustamento e de mudança no pensamento, no trabalho e nos hábitos de saúde. A pessoa é, regra geral, impelida de dentro ou pressionada pelas circunstâncias a tornar-se mais organizada e disciplinada em muitas áreas práticas da vida, mas particularmente na do trabalho e da saúde. Mudança de emprego ou mudanças na estrutura de trabalho são vulgares, como são incomodativos problemas crônicos de saúde. Conheci uma pessoa notavelmente desorganizada e ineficaz que se tornou muito mais disciplinada no seu trabalho durante este período, a ponto de exclamar: «Não posso acreditar no que tenho feito estes dias! Estou eficientíssimo!» Saturno, aqui, obriga-nos a determinar por nós próprios o que tentamos fazer e a escolher entre o importante e o acessório. Na verdade, a faculdade de destrinça é, por vezes, tão ativa durante este período que o indivíduo sofre de depressão ou de padecimentos psicossomáticos, provenientes de um excessivo autocriticismo. Este autocriticismo é também motivado por começarmos a ver nesta fase o que sentem a nosso respeito as pessoas com quem vivemos e trabalhamos. Veremos se somos realmente úteis ou se somos considerados como fardos. Por outras palavras, como a VI casa é a XII a contar da VII, torna-mo-nos mais conscientes dos resultados das várias relações na nossa vida.

A fase da VI casa do ciclo de Saturno respeita essencialmente à autopurificação a todos os níveis. Muitos dos problemas de saúde que surgem durante este período podem ser diretamente relacionados com os hábitos alimentares das pessoas e, por isso, com um alto nível de toxemia. Parece que o corpo tenta libertar-se das impurezas e, se não cooperarmos com este processo de purificação, os sintomas físicos acabam por se manifestar. O trânsito de Saturno através da VI casa é um excelente período para corrigirmos o regime alimentar, para fazermos exercícios de rotina e para adquirirmos hábitos de saúde, ou para encetarmos uma prolongada dieta depurativa ou de jejum. O principal facto a ter presente neste período é que quaisquer problemas de saúde (ou problemas relacionados com o trabalho) são lições específicas que nos mostram quais as mudanças necessárias nos nossos hábitos de vida e nos preparam para outra fase que começa quando Saturno passa sobre o descendente natal e entra na VII casa.

(continua numa próxima postagem)

Saturno através das casas, por Stephen Arroyo (1)

Os conceitos-chave aqui mencionados (de A a G) podem também aplicar-se à compreensão dos trânsitos de Saturno através das casas do horóscopo de nascimento, com a seguinte distinção: o trânsito de Saturno em aspecto exato com um planeta natal simboliza o processo de definição de uma dimensão específica da personalidade e mostra aquilo que uma pessoa sente como a faceta mais autenticamente essencial do ego, enquanto o trânsito de Saturno pela casa natal representa um período de definição da perspectiva pessoal de toda essa área de experiência e de atividade. Muitas vezes, as mudanças representadas pelos trânsitos de Saturno nas casas natais são mais visíveis do que os trânsitos de Saturno pelos planetas natais, embora existam muitas excepções à regra. Se uma pessoa nasceu com qualquer planeta «acidentalmente dignificado», isto é, localizado na casa a que está associado, o período em que Saturno transita por essa casa será especialmente importante e poderoso porque Saturno estará em conjunção com este planeta durante o mesmo período em que ocupa a casa com ele relacionada. Por outras palavras, se uma pessoa nasceu com Vénus na VII casa, quando Saturno estiver em conjunção com Vénus estará também na VII casa, dando-nos, assim, dois símbolos separados de um processo similar de definição e estruturação da consciência pessoal de camaradagem e das necessidades de amor. Isto é aquilo a que chamo um «tema» no horóscopo, visto que a pessoa experimentaria esta pressão para enfrentar sentimentos e atividades no âmbito das relações com os outros mais realisticamente, como um tema principal na sua vida, por muitos meses e talvez mesmo por mais de dois anos. Mas, em qualquer caso, a posição de Saturno mostra invariavelmente qual o campo de experiência pessoal que o indivíduo tenta (ou deve tentar) estruturar e definir com maior clareza e em que área de atividade da vida deve procurar construir uma perspectiva sólida e duradoura.

Para perspectivar o significado de Saturno numa dada casa é necessário considerar o seu ciclo através das doze casas como um ciclo completo de experiência de vida e de maturação. Mas é também importante conhecer o motivo pelo qual uma pessoa acentua determinado ponto de partida ou foco durante esse ciclo. A posição natal de Saturno é, naturalmente, um ponto focal em todo o ciclo e no processo de desenvolvimento que simboliza. Embora o primeiro trabalho de Grant Lewi acerca do ciclo de Saturno constitua um notável progresso ao aplicar na prática o conhecimento astrológico e contenha valiosos exercícios de penetração, creio que sobrevaloriza apenas um dos modos de encarar o ciclo de Saturno o seu significado em relação ao êxito temporal e aos objetivos de carreira. Se, tal como Lewi, uma pessoa empregar os trânsitos de Saturno através das casas como um indicador apenas desta área da experiência de vida, então — tal como ele acentuará a IV casa como o foco de novos avanços que podem conduzir ao êxito, quando Saturno cruzar a X casa. Nesta perspectiva, o trânsito de Saturno pela I, II e III casas — considerado por Lewi um «período de obscuridade» — não é tido como importante, salvo na medida em que é um período de preparação para as ambições que, mais tarde, aparecerão recortadas com maior clareza. Se usarmos a astrologia somente como instrumento de orientação vocacional ou talvez de direção de pessoal numa grande companhia ou num departamento de Governo, a perspectiva e os conceitos de Lewi serão suficientes e, regra geral, bastante corretos; mas para quem aconselha seres humanos a um nível mais íntimo e subtil, quando os seus sentimentos e necessidades mais próprios devem ser tomados em consideração, de pouco valerá dizer a alguém que está a entrar num período de «obscuridade» que durará sete anos e que, durante esse período, apenas terá de esperar com paciência pela descoberta de um trabalho ou de uma vocação mal definida (mas, claro, absolutamente maravilhosos!) que eventualmente darão à sua vida excitação e significado profundos.

O tipo de conselheiro astrológico que insiste nas promessas, por ser aquele terreno em que se pode dizer algo de positivo e esperançoso, é o tipo de astrologia que geralmente se demonstra como sem sentido e destinada, no fim de contas, a encobrir as deficiências de compreensão ou a absoluta ignorância do conselheiro. Incutir tão ilusórias esperanças num cliente não, é de facto, aconselhar; é apenas encorajar a pessoa a concentrar-se na fantasia, mais do que nos factos e sentimentos imediatos, um gênero de prática astrológica que se parece muito com os métodos dos adivinhos, aos quais a maior parte dos astrólogos não quer, nem por sombras, ser associada. De todos os símbolos planetários usados em astrologia não há nenhum que chame mais fortemente a nossa atenção para enfrentar a realidade, aqui e agora, do que Saturno. Por isso, creio que podemos tentar um processo mais construtivo de explicar o ciclo de Saturno aos clientes, aos amigos ou a nós próprios, quando tentamos compreender as nossas experiências.

O melhor meio de considerar o ciclo de Saturno é tomar em conta a totalidade do ciclo, o processo completo e interminável de desenvolvimento simbolizado com particular ênfase na posição de Saturno em trânsito na I casa, visto que a I casa representa a área mais pessoal e individual do horóscopo de nascimento. Considerando a I casa como a mais importante fase de todo o ciclo e não apenas o princípio de um «período de obscuridade», poder-se-á avaliar a importância do ciclo de Saturno como indicador não só de alterações vocacionais e de carreira, mas também de um desenvolvimento interior ao nível psicológico e espiritual. Será nesta perspectiva que abordaremos os trânsitos de Saturno pelas várias casas natais, mas, antes de entrarmos nos pormenores de cada uma delas, vamos delinear um processo alternativo de considerar o trânsito de Saturno pelos quadrantes do horóscopo, mais amplo e mais psicologicamente orientado do que os significados dados por Lewi. Explicações semelhantes foram fornecidas por Marc Robertson no seu livro The Transit of Saturno, e baseiam-se em conceitos inicialmente desenvolvidos por Dane Rudhyar. Estas ideias são as seguintes:

No QUADRANTE I (CASAS I, II E III): Saturno revela a nossa capacidade de desenvolvimento de ser essencial e da autoconsciência.

No QUADRANTE II (CASAS IV, V E VI): Saturno revela as nossas condições para o desenvolvimento da capacidade de compreensão e do modo de auto-expressão.

No QUADRANTE III (CASAS VII, VIII E IX): Saturno revela a nossa capacidade de desenvolvimento do método de relacionação com os outros e da nossa consciência dos outros como indivíduos.

No QUADRANTE IV (CASAS X, XI E XII): Saturno revela a nossa capacidade de desenvolvimento do poder da nossa influência sobre os outros ou sobre a sociedade em geral, e da sua expressão.

Deve notar-se que estes conceitos são gerais no essencial e servem para dar ao astrólogo uma ideia genérica do significado do ciclo de Saturno; na maior parte dos casos, o melhor é ter presente este quadro geral como base para a compreensão das experiências específicas mostradas pela exata posição nas casas de Saturno em trânsito.

Outro ponto que vale a pena mencionar é que o significado de um trânsito de Saturno através de determinada casa pode mudar visivelmente, à medida que o trânsito se processa. Quando Saturno começa a entrar numa casa (o que o indivíduo sente muitas vezes quando Saturno fica a uns 6° da cúspide dessa casa, embora o planeta possa estar ainda tecnicamente na casa anterior), uma pessoa experimenta uma ânsia mais intensa de fazer qualquer coisa na área de vida indicada do que sentirá mais tarde. A faceta problemática da posição de Saturno em determinada casa parece ser, regra geral, mais aparente no primeiro ano em que Saturno a ocupa. Depois, em muitos casos, parece que a pessoa foi impelida a aprender o suficiente sobre o modo de se adequar com mais realismo a esta área de vida, o que lhe permitirá assimilar novos ensinamentos. Claro que a rapidez com que se aprendem as lições saturninas depende do indivíduo e este princípio não pode ser transformado num dogma; muitas vezes, porém, uma pessoa sentirá mais o peso do trânsito de Saturno quando o planeta estiver na primeira metade de determinada casa. A frustração e a pressão para agir de certa maneira pode ser, então, mais forte. Depois, quando a pessoa atinge mais estabilidade e tem outra compreensão neste campo de experiência, a pressão continua mas já não é sentida com tanta intensidade. Este princípio é especialmente verdadeiro no que respeita a casas onde não estão situados os planetas natais porque — quando uma pessoa tem efetivamente planetas numa determinada casa a conjunção exata de Saturno com esses planetas assinala, com frequência, o período de máxima intensidade. Se uma pessoa encontrar o modo exato de enfrentar as pressões interiores e exteriores sentidas durante a primeira fase do trânsito, então a segunda fase pode ser vista como um período de assimilação mais profunda dos importantes progressos obtidos.

Quando Saturno em trânsito se encaminha para o fim de uma casa e está prestes a entrar na seguinte (por outras palavras, quando está a uns 6º da cúspide da próxima casa) verifica-se, muitas vezes, um acontecimento, uma experiência ou uma compreensão claramente relacionados com o período a acabar e com o significado básico da casa que Saturno abandona. Muitas vezes acontecerá qualquer coisa que simboliza nitidamente uma consolidação dos esforços dos dois ou três anos anteriores e, em muitos casos, o que acontece — embora seja, com frequência, importantíssimo — não coincidirá com quaisquer outros trânsitos ou progressões fundamentais. Por outras palavras, em muitíssimos casos não se descobrirá nenhum fator astrológico primacial, além do facto de Saturno abandonar determinada casa, para simbolizar o que se passa. O que acontece, seja o que for, é, muitas vezes, acompanhado por uma sensação de alívio, ou de catarse ou satisfação, uma espécie de desimpedimento da pista que antecede a partida de Saturno para a casa seguinte. Menciono este fenômeno com algum pormenor porque o tenho visto repetidas vezes acontecer com grande regularidade — e um astrólogo procurando freneticamente um trânsito específico, uma progressão, uma direção que possa ser «responsabilizada» por tal experiência. Na verdade, o mesmo fenômeno acontece também com a Lua em progressão, quando este planeta se prepara para abandonar determinada casa e entrar na seguinte. Poderia encher todo um livro com um dos meus casos sobre estas ocorrências comuns, mas agora devemos abordar os significados específicos de Saturno em trânsito nas várias casas.

(continua numa próxima postagem)

Netuno em trânsito com o Meio do Céu, por Robert Hand

Netuno em conjunção com o Meio-do-Céu

Durante este período existe uma certa confusão a respeito do que se quer fazer da vida e as ambições ficam um tanto diluídas. ãs vezes, os esforços profissionais não têm sentido prático e pouco contato com a realidade das coisas. Pode haver uma sensação do que se faz ser inconveniente ou inadequado. Pode-se sentir, também, que o trabalho é demasiado restritivo e que não permite desenvolver outras atividades mais atrativas.

É possível que se assuma, sob esta influência, uma maneira e viver talvez insólita, que embora seja admissivel agora, com o tempo pode tornar-se ridícula.

Não se deve lamentar se as coisas vão mal, nem sentir-se derrotado; cada coisa a seu tempo e este é um tempo de descobrir que se tem sido, talvez, demasiado egoísta e cuidado apenas de si e seus objetivos pessoais.

Poderá aparecer, neste tempo, algum conflito de natureza psicológica atrapalhando às responsabilidades profissionais e as relações familiares. O trabalho pode, de repente, ver-se relacionado com a arte, mesmo que o segredo profissional e as intrigas possam ser outros ingredientes do trabalho cotidiano.

Pode ser que surja uma forte atração por assuntos religiosos ou espirituais e uma tendência a idealizar uma figura masculina de alguém, que pode ser o pai, um mestre, um guru.

---

Netuno em oposição ao Meio-do-Céu

A Casa 4, cuja cúspide (o Ponto Nadir) tem relação, entre outras coisas, com a estrutura ou fundamento básico do nativo. A chegada de Netuno em oposição ao Meio-do-Céu, ou seja, em conjunção com o Nadir , começando um processo de dissolução a fim de produzir um reorientação na vida da pessoa.

É característico deste momento, o nativo passar por um processo de desilusão em relação a si próprio. Pode sentir-se repentinamente débil, uma sensação de ineficácia de suas ações, ou ter problemas pessoais ou no lar, coisas que preocupam e repercutem na atividade profissional de tal modo que prejudicam e dificultam seu bom desenvolvimento.

É possível que apareçam certos temores a respeito do lar, ou ter problemas de natureza doméstica, que causem inundações, avarias em encanamentos ou esgotos, perdas de gás de cozinha, etc. Algum membro da família pode adoecer e merecer cuidados. A tranqüilidade do lar pode ser abalada por um assalto ou furtos se Netuno está mal aspectado na carta celeste do momento.

Se a pessoa está em processo de aquisição de uma propriedade, deve assegurar-se de que tudo está em ordem para evitar possíveis perdas, enganos ou embargos.

Existe a tendência de querer mudar de residência para um outro país. Pode surgir uma tendência dissipadora no lar, uma desordem que perturbe as emoções e energias. Essa situação pode chegar a ser angustiante e afetar o trabalho. A pessoa pode começar a perguntar-se: Onde estão as verdadeiras responsabilidades tanto em casa como no trabalho?

Alguns assuntos importantes na vida chegam a um final definitivo e isso é um efeito positivo do trânsito. A pessoa não deve afligir-se; o importante é conservar a harmonia interna. As velhas coisas deixaram de ser atrativas e tornaram-se frívolas; agora deseja-se algo mais excitante na vida doméstica, algo que seja diferente e mais emocionante. Inclusive, é possível que surja um desejo inadiável de fazer as malas e ir viver só ou com alguém que ofereça melhores alternativas.

O resultado deste trânsito sensibiliza o lar e traz a necessidade de uma reorientação.

---

Netuno em quadratura com o Meio-do-Céu

Neste momento a imagem pública pode ver-se afetada por transações ocultas que trazem repercussões na posição social ou prejudiquem a ocupação ou profissão. Se as coisas vão mal no trabalho, este trânsito pode significar uma época de confusão, de temor ou dúvidas. em que se questionará se realmente vale a pena o que se faz e se isso realmente tem valor pessoal.

Enganos ou auto-enganos em questões profissionais ou domésticas podem ocorrer. Na realidade, o nativo pode ser vítima dos outros porque mostra debilidade, falta de responsabilidade e sem desejo de lutar. Existe o temor de enfrentar os outros e, por isso, o nativo tenta se esquivar ou escapar daquilo que deveria ser uma obrigação. A falta de confiança em si pode levar à simulação e a querer conquistar a simpatia dos demais; tenta conseguir o que quer por meio de pessoas astutas ou de quem utiliza meios desonestos.

Tendência a que se sucedam no lar problemas que se relacionam com a perda de água e/ou gás.

Não é um período favorável para aquelas atividades que tenham a ver com a arte, ou onde estejam envolvidas capacidades psíquicas ou intuitivas.

É melhor não revelar os planos pessoais até que esteja certa a possibilidade de colocá-los em ação, porque pode haver uma conspiração contra. É um momento para tomar cuidado com os inimigos secretos, pessoas invejosas de seus êxitos e que possam querer agir para prejudicar a reputação e os interesses. Podem haver intrigas ocultas ou circunstâncias pouco usuais que trarão problemas.

---

Netuno em sextil com o Meio-do-Céu

Este trânsito pode manifestar-se de diferentes maneiras, dependendo das tendências individuais. É possível que resulte em ser uma guia interno intuitivo voltado para os assuntos mundanos, profissionais ou domésticos. A influência também pode despertar um forte interesse pela vida espiritual, trazendo menos egoísmo.

A pessoa sob esta influência demonstra muita sensibilidade. Sob este trânsito é possível que modifique os objetivos de vida, tornando-se mais idealista e pouco prática, porém é assim que encontra satisfação na vida. Não deve confiar demais em seu intelecto racional e sim em suas emoções. Deve aprender a responder melhor às suas faculdades intuitivas e deste modo terá contato com coisas impossível de ser compreendidas pela mente racional.

Desenham-se novas ocupações criativas gerando interesse e é possível que as aplique no dia-a-dia de trabalho.

Esta posição é excelente para buscar uma nova residência, um lugar ideal, com mais espaço ou onde possa desenvolver atividades artísticas. Também é bom para fazer reformas ou ampliar a residência atual.

O desejo de meditação ou de solidão em casa precisa ser respeitado.

---

Netuno em trígono com o Meio-do-Céu

É um período onde os ideais altruístas são fortalecidos. É provável que as inclinações materiais ou práticas tenham, agora, um enfoque mais espiritual.

Existe a tendência de querer prestar um serviço aos outros, a trabalhar em alguma instituição de ajuda social, cuidar de pessoas doentes, etc. Pode ser, também, que tenha que cuidar de alguém da família ou de uma pessoa amiga.

Não se deve esperar recompensas ou agradecimentos pelos esforços realizados, porque esta influência não é justamente para que o próprio ego se veja reconfortado e sim para trabalhar a satisfação de uma forma desinteressada e gratuita, de maneira modesta e reservada. Tampouco, a pessoa deve se sacrificar sempre pela família ou por outras pessoas para assim gratificar seu ego, porque com o tempo isto torna a pessoa depressiva e sem alegria.

Netuno traz uma certa dose de negativismo, mesmo com aspectos considerados bons como este, assim que o principal modo de manejá-lo é incrementar o lado positivo da vida e da personalidade; mantenha o nível e esteja alerta quando se realizam contatos com outras pessoas.