sexta-feira, 27 de maio de 2011

Júpiter em sextil com Netuno: Vamos ao jogo?, por Claudio Fagundes

Em 4 de junho, às 2:27, Júpiter entra em Sextil com Netuno. O trânsito perdurará até 13 de junho e o ápice será no dia 8.

Este é um momento em que as pessoas estarão mais preocupadas em cumprir os seus ideais na vida, e cada um irá formular seus objetivos em termos muito idealistas. Além disso, todos estarão menos preocupados com os aspectos negativos da vida neste momento e mais dispostos a apreciar seus aspectos positivos. Há sempre o perigo de adotar uma atitude de Poliana em relação aos problemas reais da vida.

As pessoas não sentem que satisfazer as suas próprias necessidades é tão urgente como é habitual agora. Em geral, querem ajudar os outros que são menos afortunados. Ajudar os outros dá uma grande sensação de realização pessoal que se sobrepõe a qualquer sacrifício pessoal que se pode ter que fazer. Por este motivo muitos se envolverão no trabalho com instituições de caridade ou outras instituições que ajudam os menos afortunados.

Com este trânsito, as preocupações religiosas, filosóficas e espirituais são muitas. Há um forte impulso para experimentar os aspectos mais elevados da existência, mas essa necessidade não pode ser satisfeita pelas religiões ortodoxas, assim crescerá o envolvimento de pessoas em grupos místicos e espirituais que florescem agora, religiões pouco ortodoxas e muitas vezes especulativas.

As pessoas estarão procurando encontrar alguém que lhes possa revelar algo, uma revelação mágica e misteriosa sobre a vida ou sobre si mesmo. As pessoas em geral procuram uma chave para o Universo. Estarão propensas a acreditar em muitas "verdades inquestionáveis", dogmas e especulações sobre o divino e/ou sobre a vida após a morte.

Em um nível bem material este trânsito pode significar um desejo de jogar. O dinheiro que você recebe durante este trânsito pode ser melhor descrito como "vem fácil, vai fácil." Mas o perigo aqui é jogar ou investir com base em expectativas exageradas ou uma falsa crença de que nada pode dar errado. Infelizmente isso não é verdade, assim, seja tão cuidadoso como você geralmente é.

Júpiter em Touro: Um momento de reflexão sobre seus valores pessoais, por Claudio Fagundes

Dia 4 de junho, às 10:56, Júpiter entra nos domínios de Touro.

Esse trânsito tem sido associado tradicionalmente a fazer dinheiro ou ganhar riqueza, como se fosse o momento ideal para crescer na esfera dos bens materiais e recursos pessoais. Mas, em um sentido mais amplo e mais adequado, o trânsito indica um momento de reflexão sobre aquilo que se valoriza. Se for dinheiro ou posses materiais o que você valoriza, você vai sentir-se impelido a tentar aumentar esses valores. Se os seus valores são mais espirituais - que envolvem ideias, um padrão de justiça, ou seja - você vai tentar aumentar esta dimensão da sua vida. Depende daquilo que cada um valoriza. Touro associa-se diretamente à Casa dos Valores, a Casa 2, e a tendência aqui é buscar, cada qual, aquilo que

Este momento é para entender como você usa os seus recursos, como dito, um momento de reflexão sobre os valores. Infelizmente, aqui há um grande potencial para que se administrar mal os recursos próprios durante trânsito, especialmente se não está claro sobre o que se precisa e deseja. É muito fácil ficar preso em um detalhe, algo que acontece no momento, ao invés de procurar tornar sua vida mais agradável e gratificante.

O que se deve fazer neste momento é olhar para as metas globais de forma honesta e ver o que realmente deve ser feito, a fim de alcançá-las. Vai ser relativamente fácil fazer as mudanças necessárias em seus recursos para ajudar a atingir seus objetivos, então planeje essas mudanças com sabedoria.

Esta não é uma chamada para o ascetismo total. Se você quiser comprar algo que é muito caro, talvez um pouco auto-indulgente, não há nenhuma razão porque você não deve ir atrás dela. Apenas certifique-se que você realmente quer isso, que não é meramente um símbolo de algo que você pensa que quer. Muitas pessoas adquirem bens, simplesmente com o fim de demonstrar status social. Para adquirir, por razões desse tipo aqui seria realmente um desperdício. No entanto, durante este tempo os recursos materiais podem dar um grande conforto, e você pode extrair um prazer real e honesto com eles.

Em um sentido mais amplo, você vai aprender mais sobre si mesmo neste momento através do encontro de seu sentido de posse e ter de lidar com ele. Gerenciar o mundo material será de grande valia na promoção da compreensão de si mesmo. Por esta razão, este é um bom período na sua vida para investir o dinheiro ou extrair deles um gozo merecido.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Plutão em trânsito com Marte Natal, por Robert Hand

Plutão em conjunção com Marte

Este trânsito ocorre dando um contacto violento que "obriga" a ser hostil com os outros, geralmente contra a habitual forma de ser.

Estando Marte mal-aspectado na Carta Natal agora pode aflorar uma tendência de procurar coisas e pessoas negativas. Pode surgir circunstâncias que conduzem a conflitos.

Devem ser evitados os ambientes negativos; aglomerações ou contacto com pessoas violentas ou compulsivas.

Sem dúvida, este trânsito também pode ser bem útil para todo o trabalho que requeira esforço e será mais positivo se este trabalho duro reverter em benefícios para o grupo e se a pessoa não busca satisfação pessoal. Os esforços podem influenciar os outros para melhorar suas condições e com a força da convicção, obtém-se o apoio para levar a cabo um fim comum.

---

Plutão em oposição a Marte

Trata-se de um período de grande tensão, com perigo de violência. Dada a intensidade dessas energias a nível emocional, é muito difícil vivenciar o momento. É possível que seja desperta uma fúria agressiva para lutar por algo valioso perdido. Pode resultar em atitudes anti-sociais por considerar ou imaginar uma verdadeira injustiça.

Há predisposição aos acidentes e a atrair a agressividade e a violência dos outros. Tendência à irritabilidade, aos enjôos, que são incompreensíveis. deve-se evitar as discussões.

De um ponto de vista construtivo, talvez seja necessário trabalhar com um grupo de pessoas pelo bem-estar dos outros, ou ter que produzir grandes mudanças no ambiente ao redor. Deve-se evitar o envolvimento com aquilo que é escuso, com pessoas suspeitas, maliciosas, ou destrutivas da sociedade. Pelo contrário deve-se buscar trabalhar mais para os outros e menos para si, desta maneira transforma-se o ego e sente-se a força de um novo ser.

Sexualmente, a pessoa pode ser tanto excessivamente luxuriosa, ou totalmente repressiva. Em relação à saúde, poderá surgir uma úlcera ou a necessidade de uma intervenção cirúrgica para limpar ou extrair algo com a finalidade de curar.

---

Plutão em quadratura com Marte

Indica um período de conflitos onde haverão fortes desgostos e a possibilidade de acidentes; é um momento perigoso e do ponto de vista psicológico, pode haver uma grande frustração nas ambições ou sofrer alguma perda.

Deve-se procurar transmutar as paixões ocultas, evitar a violência ou a destruição, confiar na justiça. Por conseguir facilidades financeiras, é possível tratar com desconsideração aos demais e atuar de modo muito egoísta. É uma época em que podem aparecer os inimigos ocultos e causarem agressões e violência.

É um momento difícil; as pessoas em volta não estão dispostas a cooperar e até podem querer destruir a posição dos outros. Não se deve permitir que os demais imponham obrigações indesejáveis. Se no momento está sendo feita alguma coisa contra os próprios desejos, um erro está sendo cometido. A tendência agora é de produzir danos a si e aos demais de forma consciente ou inconsciente.

Do ponto de vista da saúde, pode ser uma época em que é necessário sofrer uma intervenção cirúrgica, talvez na cabeça, porém, em qualquer parte do corpo físico, poderá ser imperativo extrair algo que causa danos e é necessário purificar e limpar.

---

Plutão em sextil com Marte

É um excelente trânsito para o trabalho e a realização pessoal, certamente apresentar-se-ão excelentes oportunidades. Traz poder de persuasão e para transformar os acontecimentos para algo de acordo com o próprio modo de ver as coisas.

O nível de energia estará alto e a pessoa tem condições de sustentar esforço durante longos períodos. Conseqüentemente, poderá conseguir grandes progressos na realização de seus objetivos.

Quando esta energia é utilizada em conjunto com outras pessoas para atingir objetivos comuns, seus efeitos positivos são ainda maiores do que as incursões individuais (embora estas sejam também fortalecidas).

Estão especialmente favorecidos os trabalhos ligados a obras de construção civil, reformas e mudanças no meio ambiente. Qualquer atividade ligada a reconstrução, restauração e regeneração seja de coisas, atividades, idéias ou pessoas (inclusive de si) estão favorecidas.

---

Plutão em trígono com Marte

Indica um período de um ano ou mais de ação dinâmica e construtiva com melhoramentos notáveis das condições ambientais, profissionais e em qualquer outra atividade de interesse pessoal.

Os esforços realizados podem influir nas pessoas à volta e, com a força das convicções, é possível receber a ajuda ou cooperação de muita gente. Existe habilidade e disposição para levar a cabo múltiplas tarefas com grande acúmulo de trabalho e sem descanso. Há capacidade para realizar tarefas que tenham relação com reconstruções, reparos, renovação ou restauração, já que a energia de Plutão é fundamentalmente de regenerar e a energia de Marte, de agir e executar.

Pode ser um momento de empregar recursos consideráveis para chegar ao fim que se propõe e que conduz a um melhor desenvolvimento das capacidades pessoais.

Se o nativo tem passado por uma larga experiência de frustrações e descrença a nível pessoal, ou se sente desencorajado, este período marca o ressurgimento de novos brios e energias, de sentir novamente confiança em si mesmo.

Plutão em trânsito com Vênus Natal, por Robert Hand

Plutão em conjunção com Vênus

Este trânsito pode durar um ano ou mais. Durante este período poderá produzir experiências sexuais ou sentimentais intensas e emocionais. Se a conjunção se encontra mal aspectada por outros planetas na Carta Natal ou em trânsito, melhor tomar muito cuidado com manobras escusas ou falsas nas relações íntimas. Porém se está bem aspectado, pode ser uma experiência gratificante e que incrementa os bons sentimentos nos relacionamentos. De qualquer modo, é bom prevenir-se a respeito da tendência que este contato traz a respeito de ciúmes e um sentido de possessividade, porque isso conduz a reações negativas que repercutem nos relacionamentos.

Outro efeito deste trânsito está relacionado com as finanças dos outros, com o dinheiro de uma associação, com o pagamento de impostos, seguros ou pensão alimentar. No caso de atividades grupais, é possível impor autoridade, porém ao mesmo tempo com simpatia, de modo amável e usando o carisma de um incrível poder de atração que o trânsito promete. De um ponto de vista estético, às vezes surge um interesse em encontrar novos usos para objetos velhos que tinham sido abandonados.

Este trânsito pode transformar a sua vida afetiva e ser realmente uma experiência única. Um amor nesta época pode ser sumamente apaixonado, dissipador e compulsivo, onde não cabe a razão e são mais fortes os impulsos inconscientes. As relações sentimentais e sociais podem atuar para o bem e para o mal, assim é necessário prestar atenção a este trânsito pelo perigo que encerra. Há uma necessidade de regenerar o lado afetivo de sua natureza que se não é satisfeita com a relação existente pode produzir a ruptura. O impulso sexual é muito forte que só sublimando-o com um trabalho criativo pode superar-se.

Este contato permite incursionar pela arte, a música, a cultura em geral, unindo-se a grupos que tenham relação com isso ou com a psicologia, onde podem surgir amizades profundas que darão considerável impacto na sua vida. Podem reaparecer sentimentos que há muito foram "enterrados" para ser reexaminados e descarregá-los do inconsciente como uma purificação.

---

Plutão em oposição a Vênus

Os sentimentos estarão realmente à prova. As relações familiares ou conjugais podem sofrer graves tensões que tornam necessário ceder, transigir ou cooperar se é desejado manter a união. No casal, um dos cônjuges pode tornar-se muito possessivo e ciumento, deixando aflorar sentimentos passionais e ressentimentos mantidos há muito tempo.

Existe o perigo de querer dominar os demais ou, pelo contrário, de ser dominado através, talvez, da gratificação sexual. Se nesta época, conhece-se alguém interessante, sente-se forte e irresistivel atração; essa pessoa terá um poderoso efeito sobre a vida em geral, seja para o bem, seja para o mal, assim é melhor assegurar-se de que seja para o bem e isto dependerá da honestidade dos próprios sentimentos.

Porém se existe uma relação anterior a este trânsito, pode ocorrer agora a sua finalização porque é difícil suportar as pressões inconscientes que estão atuando. ãs vezes, com Plutão, se ganha perdendo e em lugar de seguir com a obsessão de dominar os demais, de tramar, manipular ou forçar para que os outros se submetam à vontade, talvez seja o momento de perguntar-se se vale a pena fazê-lo.

Do ponto de vista da saúde pode significar irritações ou infecções na pele e que são difíceis de curar, sendo melhor consultar o médico em seguida à sua manifestação.

---

Plutão em quadratura com Vênus

Representa uma época de intensas dificuldades e tensões do ponto de vista emocional, sexual e financeiro. As relações familiares podem gerar conflitos cruéis. ãs vezes assinala uma mudança significativa nos relacionamentos; talvez seja necessário transigir para mantê-los. Certa situação pode produzir ressentimentos, ciúmes e possessividade, impulsos sexuais exagerados, contribuindo para a ruptura dos relacionamentos mais estáveis.

Se á uma relação de casamento, pode ser que apareça uma terceira pessoa que interponha no relacionamento, fazendo-o balançar. Um amor secreto pode levar a mudanças compulsivas, assim como a viver estados emocionais muito elevados e profundos. As relações formadas com este trânsito são instáveis enquanto durem os efeitos desta influência.

As mulheres em especial devem tomar absoluto cuidado com quem se relacionam. Devem evitar situações e ambientes que propiciem a violência.

Existe o perigo de sofrer extorsão a respeito de assuntos financeiros.

Uma forma de descarregar positivamente esta energia é trabalhando em um grupo ligado à arte, à cultura, à música ou ao trabalho de ação social ou comunitário.

---

Plutão em sextil com Vênus

Este trânsito traz dias para experimentar fortes emoções, para aprofundar os sentimentos com quem se ama.

Pode ocorrer uma intensa relação amorosa e a manifestação profunda da sexualidade. Se com este trânsito se inicia uma relação, esta será particularmente forte, intensa e com possibilidade de experimentar algum fato que transcendental para a vida de ambos.

Poderá explodir inspiração nas atividades artísticas ou criativas. A pessoa, sob este trânsito, pode ser excepcionalmente atraente e com fortes sentimentos de amor e assim criando oportunidades para viver um romance. Há mais felicidade em contato com pessoas jovens e iniciativa a este respeito, porque dá força aos sentimentos.

É um tempo de intensa necessidade de amor e de vida sexual ativa. Sem dúvida, é necessário ter precaução com os abusos, porque este trânsito pode degenerar em algo puramente sensual e dar importância só ao prazer físico. O amor e a criatividade tem o poder de transformar a vida e este é o verdadeiro sentido deste contato. De todos os modos, um forte sentimento de atração, de estar numa "louca paixão" e sentir felicidade, podem ser as possibilidades.

Incrementa a popularidade, porque atrai os demais. Também é favorável para uma intensa vida social, com grande variedade de gente. Pode dar uma tendência a integrar grupos relacionados com a arte, a música, o trabalho social ou com a cultura em geral. Uma profunda amizade pode surgir como resultado do impacto produzido pelo contato com grupos de psicologia ou esotéricos.

Sentimentos que já foram "enterrados" no passado podem surgir novamente para consideração e exame e logo liberados, trazendo paz e compreensão.

---

Plutão em trígono com Vênus

Assinala o começo de uma nova etapa na vida afetiva, sendo possível que surja uma nova personalidade. Agora começa a aparecer uma habilidade que permite apreciar novas coisas em diferentes níveis na vida.

Os sentimentos tornam-se mais fortes, talvez menos conscientes, e atuam de certo modo compulsoriamente.. É uma período que se destaca por ter uma forte atração sexual e pode marcar o começo de uma forte relação sentimental, fortemente embasada em sexo.

Intensa e romântica experiência emocional, um desejo veemente de possuir, de ter, de querer, de unir-se com alguém. É possível que sentimentos abandonados no passado retornem para serem revividos ou liberados.

A vida social se vê ampliada através do contato com uma grande variedade de pessoas ou de grupos relacionados com a arte, a cultura ou com o trabalho comunitário.

Os assuntos comerciais, relacionados com seguros, heranças ou dinheiro em sociedade, estão favorecidos.

Plutão em trânsito com Mercúrio Natal, por Robert Hand

Plutão conjunção com Mercúrio

Em muitos aspectos, este será um momento de aprendizagem na vida. As ideias e opiniões sobre muitas questões podem mudar radicalmente a partir do que eram no passado. A pessoa pode dedicar-se em convencer os outros a adotar seu ponto de vista. Em ambos os casos, todo o pensamento, comunicação e intercâmbio com os outros assumirá grande significado e intensidade.

A preocupação com a verdade se aprofunda durante este trânsito. A pessoa quer chegar ao fundo de qualquer questão que lhe diz respeito, deixando que nada fique em seu caminho. Obviamente esta é uma boa referência para qualquer tipo de investigação, especialmente se a pessoa está investigando algo oculto ou secreto. A percepção é aguçada para que possa ver com mais clareza os fatos e tirar proveito de seu conhecimento.

Depois de ter pesquisado completamente a respeito de qualquer assunto, a pessoa pode querer dizer aos outros o que aprendeu. Como mencionado acima, este trânsito dá o poder de influenciar as pessoas e trazê-las para o seu ponto de vista. Entretanto, se tentar convencer as pessoas de uma posição estreita e egoísta, sem ter como causa uma preocupação real com a verdade, poderá provocar uma oposição às suas ideias, o que poderia derrotá-lo. As energias plutonianas não devem ser aproveitadas para motivos egoístas.

Mesmo se a pessoa não quiser coagir os outros com suas ideias, os outros poderão tentar fazer isso com a pessoa. Há necessidade, sempre, de reconhecer se os motivos são egoístas, ou se eles realmente podem ajudar a aprender. É bom ouvir os que querem ajudar, porque podem mostrar muito. O que pode forçar a reavaliar as próprias ideias e ajudar a ver seus pontos fracos, mas não significa que se deve automaticamente render a ideias de alguém.

No seu melhor aspecto, este trânsito pode trazer uma nova compreensão mais ampla sobre a vida, se a pessoa é flexível o suficiente para aprender, mesmo quando se é o professor. Flexibilidade é muito importante, porque o maior perigo deste trânsito é tornar-se vítima de uma obsessão, ou ideal fanático. Então, a pessoa só vai envolver-se em disputas furiosas com outras pessoas que a consideram como uma ameaça que deve ser combatida.

---

Plutão em oposição à Mercúrio

Marca um período de solidão e isolamento; a comunicação com os demais pode ser muito difícil se existe uma vontade de pressionar os outros. Também, pontos de vista dogmáticos e obstinados podem tornar difícil a relação racional.

É possível envolver-se em alguma coisa secreta. Pode ser que uma grave informação seja levada às claras.

Deve-se evitar relacionar-se com pessoas obscuras.

---

Plutão em quadratura com Mercúrio

Período marcado por uma forte tensão mental. A pessoa pode ver-se obrigada a ter que abandonar velhas idéias e conceitos, a cercar-se de gente que intelectualmente muito diferente ou ter que trocar compulsivamente de trabalho. Pode vir uma sensação de solidão e isolamento porque á uma demora em compreender a realidade dos outros seres humanos.

Sem dúvida, este trânsito, também pode resultar positivo se a mesma energia é aplicada para encarar a situação que cerca e entender o que está ocorrendo. Idéias novas e até misteriosas talvez atraiam agora; experiências psíquicas ou telepáticas podem suceder-se ainda que nem sempre se apresentem como experiência agradável. Existem casos de conseqüências trágicas pelo mal uso de certas energias, durante esta influência.

Alguma experiência notável pode obrigar a realizar uma transformação no pensamento com intensificação do estudo.

Podem ocorrer denúncias graves que colocam em descoberto algo que estava oculto.

A saúde pode ser afetada por fenômenos de natureza metereológica.

---

Plutão em sextil com Mercúrio

Trata-se de um bom período para uma revisão profunda e intelectual nas crenças e ideais. É o monento adequado para botar para fora coisas encroadas. O poder mental está agudo e a percepção sensível.

A estrutura mental também está em condições de ser fortemente exigida. A pessoa não fica satisfeita com superficialidades e não descansará enquanto nào compreender tudo bem direitinho nos seus mínimos detalhes.

Este é também um bom tempo para observar como a mente trabalha, porque traz o desejo de explorar as profundidades secretas. As comunicações com outras pessoas adquire um tom sério agora e pode ser que sirvam de veículo para alguma transformação em seu meio-ambiente. Se surgirem idéias que parecem invalidar as crenças pessoais, o desejo de encontrar a verdade analisará a tudo profundamente.

O trânsito traz, também, uma certa habilidade em influenciar as pessoas. As palavras impressionam por causa da convicção com que são pronunciadas.

Idéias, conceitos e filosofias ligadas ao misterioso ou então dedicadas a explicar o mundo de um ponto de vista oculto, chamarão atenção. É um excelente momento para estudar este tipo de assunto, ou mesmo assuntos ligados à psicologia.

---

Plutão em trígono com Mercúrio

O efeito deste trânsito pode durar um ano ou mais e indica um período de agudo conhecimento intelectual e maior penetração mental. Permite sintonizar a mente com agudez em um estudo de investigação. É um contato excelente para aprofundar a mente e necessita e ajuda a compreender as forças que estão por trás dos acontecimentos.

Cursos de especialização podem ajudar a incrementar a capacidade mental e pode existir um interesse intelectual nos estudos científicos ou psicológicos. Existe interesse nos mistérios ocultos de todo o tipo.

Se a pessoa tem habilidade para escrever, esta é uma boa época para fazê-lo sobretudo se o assunto escolhido relaciona-se com a investigação de mistérios, ou coisas mágicas, ou psicológicas que penetrem no fundo do ser. É um bom momento para psicoterapia.

É possível, também, que seja necessário ocultar os planos até o momento correto para o êxito da operação. Podem aparecer experiências notáveis com alguém, produzindo uma abertura da consciência e da alma; isso poderá ocorrer, quem sabe, com um amigo ou um mestre espiritual. É um momento propício para a busca interior.

Plutão em trânsito com a Lua Natal, por Robert Hand

Plutão em conjunção com a Lua

Transtornos emocionais podem ocorrer na vida familiar; uma profunda mudança pode afetar ao lar e à família. Os assuntos relacionados com a vida privada têm um profundo efeito sobre o desenvolvimento psicológico. Este trânsito pode significar um uma grande mudança emocional ao remover processos internos que afetam o subconsciente desde a infância. É possível que energias reprimidas tragam a necessidade de um urgente tratamento psicoterapêutico.

Pode haver uma transformação em muitas atitudes mentais e emocionais a medida que as experiências deste período sejam assimiladas. Existe a possibilidade de agir de modo secreto ou em alguma atividade oculta.

Intensa vida emocional com uma mulher. Pode ser, também, que uma mulher desencadeie uma acirrada luta pelo poder.

É possível ou necessária uma mudança de residência, ou ter que realizar uma profunda reforma numa edificação.

Do ponto de vista da saúde, pode aparecer algum problema no aparelho digestivo.

---

Plutão em oposição com a Lua

Tendências subconscientes, originadas em desagradáveis experiências passadas, podem surgir nesta época produzindo transtornos emocionais na vida familiar. Podem haver tensões ligadas aos pais ou parentes íntimos.

Existe um forte desejo de dominar com as emoções a outras pessoas surgindo conflitos.

Nas relações amorosas, os ciúmes, a ameaça de abandono e a culpa, são pressões que no longo prazo produzem conseqüências fatais para a relação.

Há um forte impulso a querer dominar a situação ou a exercer uma influência mais poderosa no meio-ambiente.

Podem ocorrer mudanças na estrutura familiar.

---

Plutão em quadratura com a Lua

Trata-se de um período de transformação emocional ou de natureza doméstica. Este trânsito ocorre apenas uma vez na vida e se relaciona com importantes experiências na vida emocional e familiar.

Profundas mudanças psicológicas devem ser compreendidas em lugar de escondê-las ou desconhecê-las. Algum problema emocional enraizado profundamente pode emergir. Pode ocorrer uma forte tensão com os pais ou com quem a pessoa esteja estreitamente relacionada. É possível que seja necessário mudar de residência ou ter que realizar modificações importantes na atual.

Tudo isso é reflexo de mudanças da psique, pois toda mudança interna causa mudança externa. Em geral existe a necessidade de "eliminar" atitudes, condicionamentos e hábitos emocionais que já são antiquados e deste modo regenerar a mente subconsciente.

Para ambos os sexos, uma mulher pode ter uma poderosa influência nesta época.

---

Plutão em sextil com a Lua

Indica um período de auto-regeneração emocional e abandono de hábitos auto-destrutivos. Renova-se a vida pessoal para um bom caminho e perspectiva.

É possível que ocorra uma reconciliação com pessoas de maior significado na vida do nativo (por exemplo: os pais). Há consciência da necessidade de renovar os hábitos alimentares, melhorá-los.

As emoções são muito profundas e intensas, porém não oferecem dificuldades, pelo contrário, mostram aspectos da personalidade que estavam ocultos e permite tomar consciência deles.

As mudanças emocionais e não racionais, produzem-se a nível familiar, afetando a vida pessoal e a natureza psicológica do indivíduo. As mudanças físicas que ocorrem à volta, durante esta vigência, geralmente, são manifestações externas do processo interno de mudança que está ocorrendo na pessoa, adapta-se o meio ambiente externo e próximo aos sentimentos novos. Deve-se sempre lembrar: quanto mais a pessoa procura controlar os sentimentos mais tensa e agressiva ela se torna.

---

Plutão em trígono com a Lua

Assinala um período de transformações tanto de ordem emocional, como nos fatos ligados à vida cotidiana. Como a Lua rege os hábitos inconscientes e tudo que trazemos conosco desde nosso passado, este trânsito de Plutão permite que aflore aquilo que estava reprimido.

Compreensão intuitiva de respostas emocionais automáticas que se formaram no passado e foram condicionadas pela família ou pela sociedade em geral. A modificação de hábitos auto-destrutivos, o abandono de relações que prejudicam e a correção da conduta que levava a cometer erros no passado, conduzem a uma profunda mudança nas atitudes.

Pode aparecer uma relação, fortemente ligada à atração sexual, emocionalmente profunda, muito estável, será vivida como uma grande experiência e fará descobrir motivações ocultas na psique.

Uma mudança de casa ou de atividade pode mudar os costumes e permitir o desenvolvimento de capacidades inatas.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Plutão em trânsito com o Sol Natal, por Robert Hand

Plutão em conjunção com o Sol

Este trânsito se caracteriza por um incremento da força de vontade; também pode manifestar-se numa luta pelo poder ou o desejo de ser superior aos outros, tratando de manipular outras pessoas ou ter que discutir com alguém que pressiona injustamente, obrigando a exercer os direitos.

É possível que surjam grandes negócios com importantes empresas e em atividades científicas ou tecnológicas de vanguarda.

Em outro nível de tipo prático, poderá surgir o interesse na reparação de algo imperfeito.

Pode ocorrer também, durante estes dias, o encontro com uma pessoa de características plutonianas, ou seja, que tenha algum segredo que precisa ser revelado, ou que esteja ocultando alguma informação importante; ou, ainda, alguém que manifeste sinais de decadência, como pode ser um mendigo, um delinqüente criminoso. Com este trânsito é bem possível que este encontro traga infortúnio.

Produz-se uma grande transformação na vida em geral e na auto-expressão pessoal. O ciclo de Plutão é de 245 anos, para que faça a volta ao zodíaco, assim, pode ser que a conjunção com o Sol Natal não ocorra em toda uma vida. Quando o faz pode tomar a forma de uma intensa experiência interna que permite aflorar à superfície o começo de uma mudança fundamental, cujas conseqüências duram muito tempo, tanto para a pessoa, como para os que a cercam.

É um período em que se realiza a eliminação ou o descarte do que já não é útil ou não serve ou se consegue dar ao velho uma nova aplicação que pode resultar engenhosa.

É possível que a pessoa agora trabalhe arduamente como nunca antes o fez, porque deseja levar a cabo suas ambições custe o que custar, porém terá que atuar com muita habilidade, porque terá que suportar muitos obstáculos e perigos latentes, sobretudo quando a conjunção recebe aspectos inarmônicos de outros planetas.

De todos os modos, o planeta da regeneração e morte é uma força tremenda para produzir a "eliminação" de tudo o que está desgastado e é inútil, ainda que não sirva para adquirir ou fazer o que necessita. Pelo contrário, esta energia usada com fins egoístas, provoca antagonismos e frustrações, podendo chegar à própria violência advinda de outros. Também não serve esta energia para suprimir ou eliminar aquelas estruturas ou condições que todavia não estão prontas para desaparecer e assim não haverá nenhum progresso.

---

Plutão em oposição ao Sol

Período de intensa transformação. É possível submeter-se a circunstâncias e manifestar todas as energias para um propósito determinado ou ver frustrada sua expressão criativa por uma repressão do meio-ambiente. É um período difícil para as relações com os demais, pela luta por poder que este contato estimula.

Pode existir um forte conflito com pessoas que representam autoridade e exige prudência o contato é perigoso.

Pode significar separação ou isolamento ou solidão.

De um ponto de vista positivo, pode trazer muita ambição e uma energia fantástica para levar algo adiante, não sem encontrar resistências e oposições dos outros. É provável o êxito porque este trânsito não é desafortunado, não obstante, deve-se evitar os conflitos porque a oposição pode levar ao fracasso.

Plutão pode obrigar a realizar um novo começo.

---


Plutão em quadratura com o Sol

Os efeitos deste trânsito podem durar, aproximadamente, dois anos. Marca um período de profunda transformação na vida da pessoa. Há um desafio à força do caráter, ao amadurecimento e à integridade motivado por condições que reprimem a autêntica expressão criativa.

Este contato pode criar uma crise existencial e, para quem não se conhece a fundo, pode produzir uma grande mudança na vida. Podem surgir poderosas perturbações através de circunstâncias que escapam completamente do controle, trazendo um novo sentido de valores e outro direcionamento na existência.

Estimula a ambição e o desejo de poder a um grau inusitado. Se na personalidade existem traços de crueldade, esta é a época em que descarrega-se a energia com maior força para aniquilar tudo aquilo que se oponha. Em casos extremos, pode-se chegar a estar envolvido com assuntos de vida ou de morte.

Toda espécie de vida subversiva pode encontrar estímulo neste momento. Se a contabilidade ou o caixa do negócio está na mão de terceiros: cuidado! É necessário absoluto controle para saber se tudo está ocorrendo da maneira correta. Os empregados podem estar trabalhando nas sombras.

Os trânsitos de Plutão não são óbvios, baseiam-se em mudanças ocultas, primeiramente internas e profundas, para explodir na luz quando consumadas. Por isso é que também, a tremenda mudança que sofre o indivíduo não é evidente para os demais. Se a pessoa atua no sentido correto e voluntariamente, ou seja, seguindo a direção natural da mudança em gestação, não haverá conflito interno e a pessoa não se verá forçada pelas circunstâncias.

Sob situações perigosas, sem dúvida este trânsito pode produzir muitos danos, possivelmente através de agressões. Disso deduz-se ser melhor evitar conflitos que possam desencadear qualquer enfrentamento.

Em sua conexão com questões domésticas, Plutão tem a ver com os encanamentos e esgotos da casa, assim sendo poderão ocorrer problemas com relação a isso.

Plutão significa eliminação, assim é necessário ajudar a liberar essa energia eliminando coisas acumuladas do passado e que não têm mais qualquer finalidade na vida. Também é bom controlar o próprio sistema de evacuação para eliminar sem dificuldade o que não é essencial e limpá-lo de obstáculos. Plutão "excita" tudo que toca e as bactérias do organismo se reproduzem mais rápido que o normal. Algumas pessoas estão mais predispostas a doenças venéreas ou à infecção intestinal durante este período.

ãs vezes existe a possibilidade de desencadear-se algum perigo oculto ou secreto em prejuízo da pessoa, dependendo dos posicionamentos do tema natal. Também é verdade que, neste período, dever-se-ia evitar qualquer contato com a magia.

---

Plutão em sextil com o Sol

Os efeitos de Plutão em trânsito são muito potentes e afetam as condições que envolvem a vida da pessoa. O sextil com o Sol Natal ajuda a realizar uma mudança criativa na vida e é nesta época que se apresentam oportunidades para dar certos passos que levam à concretização dos objetivos pessoais.

Uma parte do passado está chegando ao fim e agora os verdadeiros propósitos pessoais tornam-se mais evidentes; portanto importantes mudanças podem ocorrer, alterando os objetivos de vida.

Abrem-se oportunidades para trabalhar criativamente dentro de grupos ou organizações e apresenta-se a possibilidade de estabelecer-se profissionalmente. Podem ser experimentadas posições de liderança, dinamismo e construtividade. Sob esta influência as decisões da pessoa possuem forte poder de influência.

Existe a possibilidade de incrementar o interesse pela ciência e pela tecnologia. A cooperação com os demais, voltada para o bem comum, é a filosofia que se deve aplicar com este contato de Plutão.

De um ponto de vista mais prático, é possível que surja o desejo de fazer reparos na residência ou reconstruir algo, uma manifestação externa do desejo interno de modificar ou reconstruir certas estruturas anacrônicas e deterioradas.

---

Plutão em trígono com o Sol

Sem dúvida os trânsitos de Plutão, em geral, não são tão óbvios como os dos demais planetas. Eles são sutis. Muitas vezes se baseiam em mudanças internas mais que externas, porém sempre são extremamente poderosas.

No caso do trígono, marca um período favorável no sentido que alguma situação passada pendente agora poderá ser resolvida definitivamente. A força com que se encara os problemas, provem de um caráter íntegro e incorruptível; existe mais perspectiva, capacidade de discriminação e convicção.

Pode ser um dos período mais importantes da vida porque os propósitos de vida, auto-expressão e capacidade de captação, gradualmente se movem até uma nova dimensão. existe mais poder de influência, força e efetividade, com isso obtém-se o respeito dos demais.

É possível alcançar um maior poder dentro de uma organização de qualquer natureza. Pode-se conduzir a grandes reformas estruturais. Os assuntos que se iniciam nesta época põem em movimento energias que duram muitos anos, produzirão satisfação e darão significado à vida. Na verdade é um período de regeneração que pode resultar em uma positiva mudança para evoluir e crescer em todos os sentidos.

É um trânsito que sugere começar um empreendimento de grande envergadura, também para dedicar-se à investigação científica ou realizar estudos avançados sobre tecnologia. Pessoalmente é possível assumir a liderança de algo importante, pois existe capacidade para comandar, atrair a colaboração dos demais e arbitrar as partes.

De um ponto de vista da saúde é uma boa época para produzir a eliminação de resíduos, depurar o organismo e até autocurar-se.

Plutão em trânsito pelo Ascendente Natal, por Robert Hand

Plutão em conjunção com o Ascendente

A personalidade sofre uma importante transformação desenvolvendo uma nova imagem própria e o desejo e mudar o estilo e vida causa, também, a transformação dos relacionamentos. A aparência pessoal sofre uma transformação em sua maneira de ser, provável mudança no estilo de vestuário e de penteado.

Com este trânsito emergem à superfície aspectos da personalidade que foram mantidos ocultos por serem considerados "maus, feios ou débeis" e que realmente não puderam ser suprimidos porque se incorporaram ao ser. Aparecem estranhos comportamentos, sutis compulsões ou respostas inconscientes difíceis de compreender, o que pode afetar tanto ao nativo como as pessoas que cercam. Neste caso a ajuda da psicoterapia e tratamentos similares poderá ser efetiva.

Para fazer uma profunda transformação Plutão exige que renunciemos ou deixemos para trás o passado e ainda que seja difícil fazer isso há necessidade de realizá-lo voluntariamente do contrário á possibilidade de perdas.

Há uma tendência a cercar-se de pessoas que introduzem uma influência regenerativa ou renovadora se, na dinâmica dos trânsitos diários de Plutão, este se encontra harmonizado; ou negativa e degenerativa se este se encontra pressionado ou se o Ascendente, no Mapa de Nascimento, recebe aspectos dinâmicos.

Os relacionamentos podem sofrer grandes transformações e, sob pressão da outra parte, poderá trazer a ruptura porque o nativo está a fim de tomar o controle da situação e não tolerar mais a vontade dos outros. Na realidade trata-se de uma ruptura com as restrições advindas do passado.

---

Plutão em oposição ao Ascendente

Este trânsito pode significar uma transformação radical seja através do casamento, seja através de uma sociedade de tipo comercial.

Nos relacionamento afetivos, agora é conveniente por as cartas na mesa, sem ocultar nada e discutir tudo o que se havia calado. A ruptura da relação é a última possibilidade, se não se encaram os problemas com honestidade e se aprende a compartilhar.

Podem vir à tona conflitos e intrigas ocultos que envolvem inimigos poderosos.

É possível tornar-se alvo de inveja por seus conhecimentos e habilidades próprias e neste caso pode vir uma transformação para melhor.

Plutão em oposição com o Ascendente, faz com que as pessoas mais íntimas atuem de maneira coercitiva, impedindo atuar com inteira liberdade.

Indica a incapacidade para expressar sentimentos emocionais nos relacionamentos afetivos. É possível que se sinta que a outra pessoa é demasiadamente ditatorial, com exagerado senso de posse e de zelo, desejando (a outra pessoa) controlar completamente a relação. Isso pode determinar a ruptura definitiva.

Este contato pode repercutir na saúde, porque é um criador de tensões. Um psicólogo pode ajudar a esclarecer dificuldades ou é possível encontrar numa relação de amizade uma ajuda que possa ser retribuída também em ajuda. Em todos os casos as pessoas são muito importantes e podem ajudar a transformar a vida. Entretanto, existe a possibilidade de relacionar-se com pessoas que têm certo poder tanto de um ponto de vista mundano como de outro mais espiritual.

---

Plutão em quadratura com o Ascendente

Este trânsito pode assinalar conflitos e litígios por questões de dinheiro.

Há necessidade de ter precauções e evitar qualquer situação de perigo ou de violência potencial. Deve-se chegar a tomar providências e medidas extremas se existe a possibilidade de conflitos e enfrentamentos com alguém. Evite-se, também, a táticas escusas e aéticas, secretas ou subversivas, para fazer algum dano a alguém. Este é um trânsito que produz conflitos com os demais e lutas pelo poder que podem transformar completamente a vida da pessoa.

Relações que acabam para sempre, novas relações que tomam seus lugares. A pessoa sente a necessidade da mudança. Aqueles que se ofendem com um trato ditatorial, podem transformar-se em inimigos.

É um período fortemente emocional, de prova e alteração na vida íntima. Tendência a um comportamento coercivo.

---

Plutão em sextil com o Ascendente

Incrementa a força de vontade e o desejo de ambição pessoal, assim é possível realizar algumas mudanças para proveito próprio. É uma época positiva e de oportunidade na sua vida, em que é possível alcançar um posição de autoridade entre os companheiros e amigos.

As circunstâncias e o contato com pessoas do círculo de amizade, com quem são compartilhadas suas inquietudes pessoais, podem conduzir a mudanças que não se pensava fazer anteriormente, porém que são para o benefício de todos. Não se deve usar essas mudanças para benefício pessoal porque podem trazer consequências desastrosas ou criar inimizades.

ãxito através de pessoas influentes ou de associações poderosas. Habilidade para persuadir aos outros, uma força que fascina ou que influencia os demais, às vezes a um nível massivo.

No plano afetivo poderá surgir uma relação íntima muito intensa que influirá de tal modo que modificará a vida de ambos, começando uma nova fase em seus destinos.

Agora é possível influir poderosamente sobre os outros podendo fazer com que as pessoas mudem de ideia, de comportamento, de vida. Aqui, principalmente, está a responsabilidade de agir sem fins egoístas.

---

Plutão em trígono com o Ascendente

Com Plutão em trígono com o Ascendente a pessoa terá momentos emocionalmente muito intensos e levará a vida muito a sério.

Os relacionamentos com os outros serão, também, muito intensos mas a pessoa preferirá estar com poucos e íntimos amigos.

Estabelecer-se-ão vínculos profundos e irá sentir uma forte interação emocional. Mas será difícil mudar o pensamento porque estará muito obstinado sobre seus próprios princípios.

Entretanto, é muito fácil realizar transformações completas na própria vida e é possível revolver o mundo e as pessoas que estiverem próximas.

A energia sexual fluirá com muita facilidade e o poder de sedução durante esta fase de sua vida estará muito acentuado.

Plutão em trânsito com o Meio do Céu Natal, por Robert Hand

Plutão em conjunção com o Meio-do-Céu

Mudança de vocação ou uma nova direção na carreira. Adoção de novos métodos e procedimentos na atividade profissional. Na realidade, a vocação de muitas pessoas é aquela que elas consideram uma distração ou uma diversão e esta é a época de decidir-se definitivamente. É possível que agora surjam questionamentos tais como: para que serve o que estou fazendo? Aonde vou com isso? Plutão brinda com a oportunidade que a pessoa necessita, trazendo à luz as energias que induzem a sair da atual situação para seguir numa nova direção; inclusive dando um bom impulso para o êxito.

Geralmente, sob este trânsito, a vitória chega depois de uma amarga luta e muito auto-sacrifício. O perigo pode estar no sentido que o êxito desperte antagonismos, enfrentamentos ou oposições de autoridades que podem dificultar a ação. Se esta posição é utilizada de forma egoísta ou para oprimir os outros, é provável que tudo termine num total fracasso.

---

Plutão em oposição ao Meio-do-Céu

Uma lenta transformação de atitudes a partir do lar. Existe uma necessidade de regenerar os hábitos subconscientes e as atitudes emocionais referentes aos assuntos familiares.

Mudanças a nível psicológico relacionadas com o afloramento na consciência de experiências vividas na infância. Efeitos psicológicos relacionados com o passado, da relação com os pais, amadurecem e trazem a libertação de neuroses.

Podem aparecer de surpresa, ou de modo misterioso, objeto e pessoas ligados ao passado mais remoto.

Esta é a época de começar a reconstruir a vida do lar no sentido de libertar-se do passado, pode ocorrer uma importante mudança de residência ou a necessidade profunda de consertar a casa.

Cuidado com os maus aspectos sobre Plutão.

---

Plutão em quadratura com o Meio-do-Céu

Quando Plutão transita em quadratura com o Meio-do-Céu Natal indica a necessidade de exercer um esforço especial para ir adiante. É muito possível encontrar motivação para realizar esse esforço adicional porque haverá mais ambição do que nos demais momentos da vida.

Será muito importante seguir padrões éticos aceitos pela comunidade em que se relaciona.

Existe o risco acentuado de qualquer deslize ser extremamente prejudicial à honra pessoal frente à sociedade e ao prestígio social e profissional. Qualquer problema dessa natureza poderá comprometer a reputação e desviar o caminho da realização pessoal. Cuidado, pois não serão poucas as oportunidades para agir incorretamente.

Este trânsito é considerado por diversos autores com sendo muito negativo. Geralmente, obriga a mudanças drásticas que afetam tanto na esfera profissional como na ordem familiar. Mas pode haver, também, um sentido positivo neste posicionamento quando a pessoa percebe a necessidade de regenerar, transformar ou recuperar os seus assuntos profissionais ou domésticos. Assim sendo, ao contrário da opinião quase unânime dos autores, é oportuno e interessante pensar que poderá ser gerada, a partir desta energia, uma situação positiva, se houver o tratamento adequado, e não forem causadas demasiadas perturbações ou a pessoa não angariar a resistência dos outros.

Poderá ocorrer um forte desejo de obter o reconhecimento dos demais por aquilo que é feito e disposição para lutar pelo poder onde se realiza a atividade profissional. É possível acontecer a perda de um cargo com a obtenção de uma nova posição ou não.

Poderão ocorrer problemas nas relações com autoridades ou com superiores que podem se demonstrar extremadamente exigentes ou, então, torna-se muito difícil entendê-los.

As mudanças são inevitáveis. Assim, não se deve gastar muita energia lutando para que elas não aconteçam. Deve-se procurar lutar para que elas ocorram num sentido que permitam obter melhores condições.

---

Plutão em sextil com o Meio-do-Céu

Este trânsito desperta as ambições, o desejo de querer um posição melhor e mais poder em seu ambiente profissional. Dá força de vontade e coragem para superar condições desfavoráveis; dá engenhosidade, autodisciplina e concentração para realizar tarefas difíceis que anteriormente foram imaginadas, mas que eram impossíveis de ser realizadas.

De um ponto de vista comercial ou profissional, é uma época favorável para aplicar elementos de tecnologia avançada para melhorar os métodos de trabalho. Pode ocorrer uma mudança na carreira ou no trabalho como consequência de uma transformação de objetivos pessoais. Atividades científicas de investigação podem ser, ou passar a ser, desenvolvidas em casa. É possível, agora, obter ajuda financeira para levar adiante algum projeto pessoal. Podem surgir oportunidades para melhorar a residência ou mudar o domicílio para outro lugar por razões pessoais e profissionais.

De um ponto de vista mais interno, Plutão permite eliminar problemas psicológicos advindos do passado e viver com maior liberdade, sem pressões excessivas.

Sente-se a necessidade de privacidade e de guardar reserva a respeito de questões profissionais e familiares.

---

Plutão em trígono com o Meio-do-Céu

Este trânsito permite que se tenha mais controle ou autoridade sobre os demais, seja no nível familiar ou profissional. Confere poder, capacidade para agir com energia e determinação. Muita gente pode ser influenciada ou fascinada pela capacidade geral em manejar com assuntos os mais diversos. É um bom momento para trabalhar em grupo e para conseguir muita efetividade junto aos demais.

A habilidade em raciocinar pelo coletivo e a necessidade de ter contato com muitas pessoas são também qualidades relativas a este momento.

Durante esta influência deverão ocorrer, lentamente, certas mudanças na área profissional que influirão de tal modo que a pessoa ver-se-á obrigada a tomar outros rumos.

É necessário entender que, sob esta influência, se é instrumento de energias que estão além do pessoal e que têm relação com o grupo ou a comunidade e que tudo o que se faça deve ser pelo bem comum e não com um interesse egoísta.

As mudanças também podem ocorrer para libertar de situações rígidas ou de formas de expressão a fim e transformar as condições ambientais da pessoa.