sábado, 8 de julho de 2017

A Pesagem de Dignidades e Debilidades, por Helena Avelar e Luís Ribeiro

O sistema de pesagem

A avaliação das dignidades ou debilidades essenciais dos planetas faz-se através de um sistema de pontuação. A um planeta em trono são atribuídos 5 pontos, a um planeta exaltado 4 pontos, em triplicidade 3 pontos, em termo 2 pontos e em face 1 ponto. Quanto às debilidades, o exílio corresponde a -5 pontos e a queda a -4.

Pontuações das dignidades e debilidades essenciais

Para fazer a “pesagem” de um dado planeta determina-se se este se encontra em alguma das suas dignidades e, caso isso se verifique, atribui-se-lhe a respectiva pontuação. Tem-se idêntico procedimento para as debilidades, atribuindo a correspondente pontuação negativa.

A soma final da pontuação, positiva e negativa, de cada planeta mostra-nos o nível de dignidade ou debilidade desse planeta.

Por exemplo, Mercúrio a 16° de Caranguejo encontra-se no seu próprio termo e na sua própria face. Recebe, portanto, 2 pontos pelo termo e 1 pela face, perfazendo um total de 3 pontos. Como Mercúrio não tem debilidades neste signo, não lhe são retirados quaisquer pontos.

Outro exemplo: Júpiter a 4º de Gémeos está na sua triplicidade participante e na sua face. Recebe por isso 3 pontos pela triplicidade e 1 pela face, perfazendo um total de 4 pontos. Contudo, Júpiter está também em exílio neste signo, pelo que perde 5 pontos. O resultado final é de 1 ponto negativo.

Se a pontuação final do planeta for positiva, o planeta está dignificado.

Quantos mais pontos positivos o planeta acumular, mais segura será a sua dignidade, pois um planeta em trono ou exaltação que tenha também dignidade de triplicidade, termo ou face, reforça o seu poder. O mesmo acontece quando um planeta acumula triplicidade com termo e com face, pois assim a natureza do planeta é reforçada. Planetas aparentemente “neutros” num horóscopo podem revelar-se mais fortes do que aparentavam.

Assim, um planeta com pontuação positiva é considerado em boas condições. Com pontuação acima de 4 pontos considera-se forte. Acima de 5 pontos é considerado muito forte.

Um planeta com pontos negativos está debilitado. Embora a debilidade possa ser atenuada por dignidades menores, o planeta continuará a ter alguma dificuldade na sua expressão.

Note-se que o estado de debilidade é sempre atribuído pelo exílio e queda, que se opõem às dignidades maiores (regência e exaltação); as dignidades que amenizam este estado são sempre menores (triplicidade, termo ou face), não tendo força suficiente para anular o estado de debilidade.

Desta forma, um planeta com pontuação negativa é considerado em más condições. Com pontuação abaixo de 4 pontos negativos diz-se que está nitidamente debilitado.

Nalgumas situações, a debilidade é superada pela dignidade, caso em que obtemos um planeta com alguma força.

Por serem opostos, o trono e a exaltação nunca coincidem com as respectivas debilidades (exílio e queda). No entanto, podem ocorrer sobreposições entre as debilidades e as outras dignidades: um planeta em exílio ou queda pode ao mesmo tempo estar em triplicidade, termo ou face. Neste caso as dignidades secundárias amenizam o estado de debilidade do planeta em exílio ou queda; em casos pontuais podem até recuperar-lhe a dignidade.

Por exemplo, consideremos Vénus a 12° de Virgem. Nesta posição, Vénus está no signo oposto ao da sua exaltação (Peixes), pelo que está em queda. A pontuação de um planeta em queda é de 4 pontos negativos. Contudo, Vénus tem triplicidade em Virgem e no grau 12 está também no seu próprio termo e face. Ganha, assim, 3 pontos da triplicidade, 2 do termo e 1 da face, o que perfaz um total de 6 pontos. Se descontarmos os 4 pontos negativos restam-nos, ainda assim, 2 pontos positivos. Desta forma, verificamos que um planeta aparentemente debilitado pode, se contarmos com as dignidades menores, ter alguma dignidade.

Na prática, aquilo que Vénus representa no horóscopo, seria pouco afectado pela debilidade, encontrando formas estáveis e equilibradas de se expressar.

Noutros casos, as dignidades e as debilidades anulam-se, ficando o planeta com um total de 0 pontos. Nestes casos consideramos que está ligeiramente enfraquecido.

Por exemplo, Vénus a 8º de Escorpião está em exílio, pelo que tem 5 pontos negativos; no entanto, por estar num signo de Água tem triplicidade diurna, o que lhe confere 3 pontos, e neste grau de Escorpião está no seu termo, o que lhe acrescenta mais 2 pontos. A soma dos 5 pontos negativos com os 5 positivos (3 + 2) é igual a zero. Podemos então considerar que a debilidade inicial do planeta é atenuada por dignidades menores. Continua a haver dificuldade de expressão, mas esta torna-se menos notória.

Existe ainda um caso especial: quando um planeta não tem quaisquer dignidades na posição onde se encontra, é denominado peregrino. O termo peregrino significa “de passagem”. O planeta não tem nada de seu naquela área do Zodíaco, pelo que está sujeito aos “senhores” que ali governam e tem pouco poder de ação. E também considerado uma espécie de debilidade, que se agrava caso acumule com o exílio e a queda.

Nota: alguns autores dão a designação de peregrino a um planeta que não tenha dignidades nem debilidades na posição que ocupa. Contudo, a maioria parece concordar em atribuir a designação de peregrino a um planeta sem dignidades, independentemente de estar ou não debilitado.O próprio termo parece apontar para esta conclusão, pois sugere a ideia de vagabundo, sem laços nem responsabilidades.

O Sol está peregrino em todo o signo de Touro no 1º e 2º terços de Gémeos, todo o signo de Caranguejo, 2º e 3º terços de Virgem, todo o signo de Balança (onde está também debilitado por queda), Io e 3º terços de Escorpião, 1º e 2º terços de Capricórnio, todo o signo de Aquário (onde está também debilitado por exílio) e todo o signo de Peixes.

A Lua está peregrina nos signos de Carneiro, Gémeos e Leão, no 2º e 3º terços de Balança, 1º e 3º terços de Sagitário e 1º e 2º terços de Aquário.

Mercúrio está peregrino em Carneiro dos 0º aos 12° e dos 20° aos 29°; em Touro dos 14° aos 29°, no 1º e 2º terços de Caranguejo, em Leão dos 0º aos 17° e dos 24° aos 29°, em Escorpião dos 0º aos 11° e dos 19° aos 29°, em Sagitário dos 10° aos 17° e dos 21° aos 29° (neste signo tem também exílio), em Capricórnio dos 8º aos 29°, e em Peixes dos 0º aos 16° e dos 19° aos 29° (neste signo tem também exílio e queda).

Vénus está peregrino em Carneiro dos 0º aos 6º e dos 12° aos 20° (neste signo também tem exílio), em Gémeos dos 0º aos 12° e dos 17° aos 29°, em Leão dos 0º aos 6º e dos 11° aos 29°, em Sagitário dos 0º aos 12° e dos 17° aos 29°, e em Aquário dos 13° aos 29°.

Marte está peregrino em Gémeos dos 0º aos 10° e dos 24° aos 29°, em Leão no 1º e 2º terços, em Balança dos 0º aos 28° (neste signo tem também exílio), em Sagitário dos 0º aos 26°, e em Aquário dos 0º aos 20° e dos 25° aos 29°.

Júpiter está peregrino em Touro dos 0º aos 14° e dos 22° aos 29°, em Virgem dos 0º aos 17° e dos 21° aos 29° (onde tem também exílio), em Escorpião dos 0º aos 19° e dos 24° aos 29°, e em Capricórnio dos 14° aos 29° (onde acumula com a debilidade de queda).

Saturno está peregrino no 1º e 2º terços de Touro, em Caranguejo dos 0º aos 26° (onde acumula com exílio), em Virgem dos 0º aos 28°, em Escorpião dos 0º aos 24°, e em Peixes dos 10° aos 27°.

Variantes do sistema de pontuação
O sistema de pontuação que apresentamos é o mais corrente, particularmente a partir do fim da Idade Média. No entanto, alguns autores árabes, como Ali Ben Ragel e Al-Biruni, davam maior importância ao termo do que à triplicidade. Neste sistema de pontuação (aparentemente mais antigo) o termo recebia 3 pontos e a triplicidade 2.
Na literatura astrológica medieval existem ainda referências a outros sistemas, mas estes parecem não ter tido uma expressão prática relevante.


Exemplo prático: pesagem das dignidades essenciais

Vejamos quais são as dignidades e debilidades dos planetas no horóscopo do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

Natividade de Friedrich Nietzsche

Começa-se por anotar a posição zodiacal de cada planeta e, usando a tabela de dignidades essenciais, atribui-se as respectivas pontuações.

Saturno encontra-se a 0°46’ de Aquário. Nesta posição recebe 5 pontos por estar em regência e mais 3 por ser triplicidade diurna deste signo de Ar. Não tem quaisquer debilidades. Saturno tem, portanto, 8 pontos no total.

Júpiter está a 26"02 de Peixes. Também tem regência, pelo que recebe 5 pontos, mas não tem mais nenhuma dignidade pelo que não lhe são acrescentados mais pontos. Como também não tem debilidades, não lhe é subtraído qualquer ponto. Tem no total 5 pontos.

Marte está a 27°56’ de Virgem. Por estar num signo de Terra, ganha 3 pontos como triplicida- de participante; tem ainda 2 pontos por estar no seu próprio termo. Como não tem debilidades, acumula um total de 5 pontos.

O Sol localiza-se no signo de Balança, a 22°07’. Neste signo o Sol não tem qualquer dignidade. Como está em queda recebe 4 pontos negativos. Tem um total de -4 pontos.

Vénus está a 6°22’ de Virgem. Recebe 3 pontos por triplicidade diurna por estar num signo de Terra, mas são-lhe retirados 4 pontos por estar no signo da sua queda. A sua pontuação final é de -1 ponto.

Mercúrio encontra-se a 4°09’ de Balança. Neste signo de Ar recebe 3 pontos por ser triplicidade noctur- na. Não tem mais dignidades nem debilidades, perfazendo um total de 3 pontos.

A Lua está a 9°02’ de Sagitário. Nesta posição zodiacal a Lua não tem quaisquer dignidades ou debilidades, pelo que tem 0 pontos.

Comparando os resultados, verificamos que Saturno é o planeta mais dignificado, com um total de 8 pontos. Seguem-se Júpiter e Marte, ambos com 5 pontos, e Mercúrio com 3 pontos de dignidade. Todos estes planetas se encontram dignificados, pelo que tudo o que significarem no mapa terá uma expressão estável e construtiva.

Por outro lado, o Sol e Vénus têm pontuações negativas, encontrando-se debilitados. Aquilo que significam no mapa terá uma expressão mais difícil e trabalhosa.

A Lua tem 0 pontos, pelo que não está dignificada; nestes casos, considera-se que o planeta está ligeiramente debilitado.

Estão peregrinos a Lua em Sagitário, sem dignidades nem debilidades, e o Sol em Balança, onde acumula o estado de peregrino com o de queda.

Com este sistema de pontuação podemos determinar com facilidade o estado de “operacionalidade” dos planetas.

Estes sistemas de pontuação servem para medir a qualidade de expressão de um planeta. São auxiliares de delineação, pelo que os seus resultados não podem ser interpretados por si mesmos. A dignidade ou debilidade do planeta só faz sentido no contexto geral do horóscopo.\
O sistema de pontuação e o cálculo "matemático" serve apenas para auxiliar o astrólogo na avaliação de dignidade e debilidade. Fornece uma noção aproximada do poder efetivo dos planetas e não deve ser aplicado de forma rígida. Há que recordar que este método quantitativo é um auxiliar da interpretação, que é qualitativa.
Na prática, não vale a pena perder tempo em comparações demasiado pormenorizadas sobre a pontuação dos planetas. A ideia é ter uma noção da sua força relativa e aplicar essa informação à interpretação (devidamente contextualizada) do planeta.

O almuten

A palavra almuten é uma corruptela de um termo árabe que significa “o vitorioso” ou “o vencedor”. Em Astrologia, considera-se almuten o planeta que mais dignidades possui num determinado ponto de um horóscopo.

A título de exemplo, consideremos no horóscopo de Nietzsche o planeta Mercúrio, que está a 4°09’ de Balança. Através da tabela de dignidades essenciais vamos determinar que planetas têm dignidade neste grau do Zodíaco.

Como se trata do signo de Balança, Vénus é o regente, recebendo por isso 5 pontos.

Em Balança, a exaltação é Saturno, pelo que lhe são atribuídos 4 pontos; como Balança é um signo de Ar, Saturno tem também triplicidade diurna, pelo que soma mais 3 pontos. Na tabela verificamos que o grau 4 de Balança é também termo deste planeta, que assim recebe ainda mais 2 pontos. Saturno soma portanto 9 pontos no total.

As restantes triplicidades do elemento Ar são Mercúrio (noctur- na) e Júpiter (participante) pelo que ambos adquirem 3 pontos nesta posição.

Falta apenas ver qual é a face neste grau zodiacal. Consultando a tabela, verificamos que os primeiros 10° de Balança estão sob o domínio da Lua, que recebe assim 1 ponto.

Comparemos os resultados:

Pontuações dos planetas nos 4°09'de Balança
Saturno é claramente o planeta com mais pontuações naquele grau; concluímos, portanto, que Saturno é o almuten de Mercúrio neste horóscopo. Isto significa que na interpretação de Mercúrio temos de adicionar um “tom” saturnino (de contenção, reserva e profundidade de pensamento) à expressão mais ligeira e social de Mercúrio em Balança.

Note-se que neste cálculo não foram tomadas em conta as debilidades (Balança é o exílio de Marte e queda do Sol). 0 cálculo do almuten visa determinar o planeta com mais poder num determinado grau (ou seja, o planeta que mais "manda" naquele ponto), pelo que as debilidades não têm de ser consideradas.

O cálculo do almuten também é utilizado para determinar qual é o planeta que tem mais poder sobre pontos não-planetários do horóscopo, por exemplo, o Ascendente.

Vejamos de novo o exemplo de Nietzsche, que tem o Ascendente a 29°09’ de Escorpião.

O regente do signo é Marte, que por isso recebe 5 pontos. Como se trata de um signo de Água, Marte também tem triplicidade noturna, somando mais 3 pontos. O total perfaz 8 pontos.

Vénus também tem triplicidade (diurna) em signos de Água, pelo que recebe 3 pontos, aos quais se acrescentam mais 1, pois também tem face nos últimos 10° de Escorpião. Soma no total 4 pontos.

A Lua tem 3 pontos por ser triplicidade participante e Saturno tem 2, por este grau de Escorpião estar no seu termo.

Os resultados são: 


Pontuações dos planetas nos 29°09 'de Escorpião

Concluímos então que Marte é o almuten do Ascendente. Como Marte jã é o regente, esta conclusão vem confirmar o seu poder sobre aquele ponto do horóscopo.

Como se pode verificar, o almuten corresponde sempre ao trono ou à exaltação do respectivo signo, corroborando assim o poder de uma das dignidades maiores.

Acabamos de ver como o almuten indica o planeta mais poderoso num determinado ponto do horóscopo. Podemos também utilizar o cálculo do almuten para determinar o planeta que tem domínio sobre um conjunto de pontos do mapa (planetas, Casas, etc.) e que sintetiza as suas qualidades combinadas.

Estes pontos não são escolhidos ao acaso, mas devido à sua significação comum para um tema em estudo. Por exemplo, num mapa natal, o almuten da Lua e de Mercúrio dá indicações sobre o tipo de estrutura mental que caracteriza o indivíduo (como é óbvio, as informações fornecidas pelo almuten devem ser ponderadas com outros factores interpretativos, que estudaremos adiante).

Para exemplificar, vamos então calcular o almuten da Lua e de Mercúrio no horóscopo de Nietzsche.

A Lua está a 9°02’ de Sagitário. Neste signo Júpiter tem regência, triplicidade noturna e termo, pelo que acumula um total de 10 pontos (5+3+2). Saturno tem apenas triplicidade participante, recebendo 3 pontos. O Sol tem triplicidade diurna, pelo que recebe também 3 pontos. Mercúrio tem face neste grau, o que lhe vale 1 ponto.

Mercúrio, por seu turno, está a 4°09’ de Balança. Vénus é a regente, pelo que tem 5 pontos. Saturno é a exaltação, a triplicidade diurna e o termo, acumulando assim 9 pontos (4+3+2). Júpiter é a triplicidade participante, recebendo portanto 3 pontos. Mercúrio é a triplicidade diurna, o que lhe confere 3 pontos. A Lua tem dignidade de face, recebendo por isso 1 ponto.

Se colocarmos estes cálculos numa tabela, obtemos o seguinte resultado:

Tabela de cálculo do almuten Lua-Mercúrio
Júpiter é o planeta com maior pontuação, sendo por isso o almuten. Contudo, Saturno está a pouca distância (apenas 1 ponto a menos) pelo que podemos considerá-lo um co-almuten, ou seja, adiciona a sua tonalidade à de Júpiter. A importância destes dois planetas é ainda reforçada pela grande diferença de pontuação em relação aos restantes planetas.

Na prática, podemos concluir que a mentalidade de Nietzsche é “tingida” por uma mescla de Júpiter (“pensamento filosófico”, fé e misticismo) e Saturno (“pensamento científico”, ceticismo e crítica). O resultado desta complexa mistura é, aliás, bem patente nos seus escritos.

Nota: Esta consideração de um segundo almuten (co-almuten) só é válida quando consideramos o almuten de vários pontos combinados. No caso do almuten de um único ponto, só se considera um co-almuten se dois planetas empatarem "ex-aequo" na pontuação de dignidades.
O almuten é um complemento especializado da interpretação. Usa-se apenas em casos particulares, em que é necessário fazer interpretações muito detalhadas. Nunca se usa de forma indiscriminada, seja aplicando o cálculo a um ponto isolado, seja na síntese de vários pontos do mapa. Em suma, não vale a pena calcular almutens para conjuntos aleatórios de pontos, pois os resultados serão desprovidos de significado.
Por outro lado, o almuten (como, aliás, tudo em Astrologia) nunca é interpretado isoladamente; há sempre que considerar o contexto geral do horóscopo.
De nada serve dizer, por exemplo, que um dado planeta é o almuten do Ascendente, começando de imediato a tirar conclusões deste fato; há que conhecer em pormenor a dinâmica desse planeta e do próprio Ascendente, para que a informação fornecida pelo almuten faça sentido. Só quando devidamente contextualizada, esta informação pode complementar e aprofundar a interpretação básica do horóscopo.

Tabela de dignidades e debilidades essenciais


Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007.

Pode ser adquirido em nova edição aqui: https://www.facebook.com/prismaedicoes/ 












quinta-feira, 6 de julho de 2017

A Criação [de Filhos], por Abu Ali Al-Khayyat

Antes de tudo, é necessário saber o conhecimento da criação, para o qual você deve considerar os senhores da triplicidade (1) do ASC, e os senhores da triplicidade do Sol de dia, [e os senhores da triplicidade da Lua pela noite] (2) e os senhores da triplicidade do Sol de dia [ou da lua de noite] do signo da Lua nova ou da Lua cheia (3) que ocorreu antes da natividade, também Júpiter e Vênus, e os planetas diurnos se a natividade for diurna e os planetas noturnos se a natividade for noturna.

(1) Segundo Dorotheus, os senhores das triplicidades são os seguintes. Fogo: de dia, Sol, Júpiter e Saturno; de noite, Júpiter, Sol e Saturno. Terra: de dia, Vênus, Lua e Marte; de noite, a Lua, Vênus e Marte. Ar: de dia, Saturno, Mercúrio e Júpiter; de noite, Mercúrio, Saturno e Júpiter. Água: de dia, Vênus, Marte e Lua; de noite, Marte, Vênus e  Lua. 
2. Este e o seguinte complemento são solicitados, uma vez que fazem parte das regras especificadas nos terceiro e quinto parágrafos abaixo.
3. O texto latino tem consistentemente coniunctio "conjunção" e praeventio 'antecipação' para a conjunção e oposição do Sol e Lua. Para tornar a tradução inglesa mais compreensível, usei os termos familiares "Lua Nova" e "Lua cheia".

E você começará os estudos com os senhores da triplicidade do ASC, isto é, o primeiro e o segundo senhores. E se um deles estiver em no ASC, ou o MC, ou o 11ª casa, ou na 4ª casa, (4) livre de impedimentos e de estrelas maléficas, significa boa criação, se Deus estiver disposto.

Mas, se ambos são cadentes e impedidos pelo maligno [estrelas] (5), "olhe para os senhores da triplicidade do Sol, se é uma natividade diurna, ou os senhores da triplicidade da Lua, se é um Natividade noturna. Se eles estão em bons signos, livres de impedimentos e dos [aspectos] com as infortunas [maléficos], eles significam uma boa criação.

(4) O latim tem loco 'lugar', que foi o termo original para um dos doze segmentos do horóscopo, mas a terminologia moderna exige "casa".
(5) O latim geralmente usa os adjetivos "ruim" ou "bom" sem expressar o substantivo "estrelas" (ou seja, 'planetas'). Este uso é restrito em inglês, então eu adicionei o substantivo apropriado em colchetes.
Mas se estes estão impedidos e em casas ruins, olhe para os senhores da triplicidade da Parte da Fortuna.(6) Se eles estão em boas casas, [livres] de impedimentos e fizerem aspectos com o Sol e a Parte da Fortuna em nasceres diurnos, ou [com] a Lua nas natividades noturnas, significam boa criação.

(6) Abu 'Ali assume que o leitor sabe como calcular esta Parte. A fórmula é Lua - Sol + ASC para nascimentos diurnos e Sol - Lua + ASC para nascimentos noturnos.

Mas se estes são impedidos e estão em casas malévolas, considere os senhores da triplicidade do signo da Lua Nova, se, obviamente, a natividade for uma natividade [precedida pela] Lua Nova; ou [os senhores] do signo da Lua Cheia, se a Lua Cheia precedesse [a natividade]. Se eles estão em ângulos ou em [casas] sucedentes dos ângulos, [e não estiverem] atacados por nenhum impedimento ou raio [aspecto] dos maléficos, eles significam boa criação.

Mas se eles estão impedidos e em casas malignas, olhe para Júpiter ou para Vênus, porque se um deles estiver em um ângulo ou [uma casa] sucedente de um ângulo, livre de [aspectos de] más [estrelas] e de impedimentos, significa boa criação.

Mas se ambos são impedidos e em casas malignas, olhe para a Lua. Se é livre de maléficos e impedimentos, e há um planeta diurno no ASC ou no MC em nasceres diurnos ou um planeta noturno nas natividades noturnas, significa boa criação.

E se você encontrar a Lua impedida ou localizada em uma casa inadequada, considere qual planeta tem a maior significação entre os senhores da triplicidade do ASC e da triplicidade do Sol de dia ou da Lua de noite, e a triplicidade da
Parte da Fortuna, e a triplicidade do signo da Lua Nova ou da Lua cheia [a que precede imediatamente à natividade]. Se eles estão em ângulos ou {casa] sucedentes de ângulos, livres de [os aspectos das] estrelas [planetas] do mal e impedimentos, isso significa boa criação. E se eles são impedidos e em casas malignas, eles significam má criação e impedimento, e um breve período de vida.

E o nativo viverá enquanto o número de graus que existem entre o planeta Almuten (7) do nativo e as maléficas [estrelas, planetas] em dias, meses ou anos. Em suma, de forma semelhante, se o Almuten sobre o nativo é cadente, e o grau do ASC e da Lua são aplicados (8) aos maléficos, o nativo viverá de acordo com o número de grau que há entre o grau de ASC e o maléfico [tantos] dias, meses ou anos.

(7) O texto latino é aliutez, o que é quase correto (a palavra árabe é al-iubtazz "que melhorou alguém"), mas a alusão corrompida Almuten se tornou estabelecida na literatura. O Almuten é o planeta mais forte e, portanto, o governante sobre o que for especificado.

(8) Ou talvez, "perto de"

Da mesma forma, se o grau do Sol ou da Lua [estiver] em conjunção, ou em quadratura, ou oposição a uma infortuna [maléfico], e há poucos graus entre eles, o nativo viverá [tantos] dias, meses ou anos de acordo com o número de graus que há entre eles. Da mesma forma, se o Senhor do Tempo, ou seja, o luminar, na seita (9), é encontrado em conjunção, ou quadratura, ou oposição às porções, significa uma vida breve, a menos que uma forte fortuna a aspecte.

(9) Mais comumente chamado de "Luz do Tempo" [luminar da natividade diurna (Sol) ou da noturna (Lua)].

E se a Lua for sitiada entre dois maléficos, dos quais um está no ASC e o outro - está na 7ª casa do céu, e, especialmente, quando há um maléfico perto de um dos ângulos, e a Lua está impedida em um dos ângulos, significa um curto espaço de tempo. Além disso, quando os senhores da triplicidade do ASC, do Sol, da Lua, da Parte da Fortuna e dos signo do Lua Nova, ou da Lua cheia [imediatamente anterior à natividade] estão impedidos de alguma maneira, além de serem cadentes dos ângulos, significam boa criação, mas não sem trabalho árduo e dificuldades.

E quando o primeiro e o segundo senhores da triplicidade do ASC estão cadentes dos ângulos e também estão impedidos, significam uma curta duração do nativo, especialmente se Saturno estiver em ângulo nas natividades noturnas ou Marte nas diurnas [Natividades]. Mas se a Lua está em recepção, significa bondade de criação e benevolência dos homens para com ele, e muitos irmãos e aliados e amigos. E se não estiver em recepção, significa o contrário. Além disso, quando a Parte da Fortuna está com a Lua, e [sob] os aspectos de Vênus nas natividades noturnas ou de Júpiter nas natividades diurnas, significa boa criação, e especialmente se a Parte estiver em uma boa casa.

E assim, quando o planeta que significa criar está oriental e, em um signo masculino e em natividades diurnas, ou ocidental e em um signo feminino em uma natividade noturna, sua força será maior e seu testemunho quanto à boa criação é mais veraz. E quando o ASC e seu senhor são impedidos, e a Lua e seu senhor, isso significa vida breve e fugaz e morte rápida. E isso ocorrerá especialmente naquele momento em que, em um ano [particular], a profecção do ano (10) chega a um ângulo dentro da metade orbe [moieties].

(10) Um antigo método de previsão estabelecido, por exemplo, por Paulo de Alexandria no sua "Introduction to Astrology", Cap. 31. Veja também "Astrologia Cristã" de William Lilly, pp. 715-733. A profecção anual começa com o ASC e avança no zodíaco 30° por ano, realizando uma revolução em 12 anos. Consulte as fontes que acabamos de mencionar para obter detalhes técnicos sobre o uso.

Mas se o nativo emerge de seu primeiro ano, e você vê [que ele tem] uma natividade que significa ter uma curta duração de vida, você direcionará o signo ascendente para a conjunção, ou quadratura ou a oposição das estrelas desfavoráveis [planetas maléficos], dando a cada signo um mês; e se desta vez também for passado um ano, então será o signo da morte. E faça por si mesmo um testemunho da qualidade da comida e da criação do quinto signo e do seu senhor, e do lugar da Lua no terceiro dia e no sétimo dia da natividade. (11) Pela boa fortuna ou impedimento destes [testemunhos] sabe-se a bondade ou a destruição da criação, e o seu aumento ou diminuição, se Deus quiser.

(11) Ou, como diríamos, no 2º e 6º dias após o nascimento. (Os antigos contaram cada aniversário como 1, no dia seguinte como 2, etc.)


Abu Ali Al-Khayyat, in The Judgments of Nativities. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente)

O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/0866903399/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1


.


terça-feira, 4 de julho de 2017

Signos, por Benjamin Dykes

Você pode achar estranho que até mesmo os signos poderiam ser tratados de forma diferente na astrologia tradicional, mas é verdade. As duas principais diferenças que vejo são estas: primeiro, os signos não são tradicionalmente vistos em termos psicológicos, principalmente; em segundo lugar, existe uma variedade grande e rica de categorias para os signos que são usados ​​em determinadas circunstâncias. Antes de dizer mais alguma coisa, deixe-me mostrar-lhe três breves descrições de Capricórnio de textos tradicionais:

"O signo de Capricórnio é um domicílio de Saturno, mas está na exaltação de Marte em seu Vigésimo Oitavo grau, mas na queda de Júpiter na décima-quinto grau. No entanto, o sua primeira face [é] de Júpiter, a segunda é de Marte, a terceira é do Sol. A sua natureza: frio e seco, da terra, melancólica, um sabor ácido, feminino, noturno, cardinal, invernal, no seu início começa a aumentar o período do dia, de uma forma corpórea redonda, ciumento; de duas vontades e naturezas (para a primeira parte [é] terroso e seco, por vezes ferais poderosos e [homens] estéreis, a segunda parte aquosa, que flui (como uma cachoeira), de muitos filhos, sórdido); significa uma terra gramada e o que é como a grama; de uma boa vida, uma voz medíocre, tendendo a raiva, cauteloso, assustado, triste, libidinoso, [sombrio]. Em um homem, os joelhos. Em terras, Etiópia e nas margens do Indus, [Makran, Sind, Omã e Bahrain] e Hind até o Hijaz ".
"Sobre regiões, Capricórnio representa a Etiópia e Makran e Sind, e o rio de Makran, e a costa do Mar que segue nessas regiões, e Omã, e os dois mares (Bahrain) até Hind, as suas fronteiras até Sind, e de Ahwaz, e os limites da terra dos romanos. E sobre lugares ele significa palácios e portais e portões e jardins, e todo lugar irrigado, também rios e corredeiras de rios, e canais de irrigação e de antigas cisternas e as margens de rio acima nas quais há árvores, e da costa em que existem plantações e locais que há cães e raposas, animais selvagens e animais predadores presentes, e o alojamento-lugares ou locais de estrangeiros e escravos residem, e lugares em que os incêndios estão acesos "
"E isso significa um homem que sabe como levar uma vida boa, e um fácil de raiva, e quem sabe bem como cuidar e fornecer seus próprios assuntos, e até mesmo as dos outros. E eu vou saber bem como aconselhar Aqueles que procuram conselho dele; e um homem inteligente em coisas boas e ruins, se eu quisesse; e também um homem que está triste muitas vezes e com facilidade. "
Não parece muito familiar, não é? É verdade que há elementos e indicações de gênero e alguns traços de personalidade. (Traços de personalidade de Bonatti são provavelmente baseados em Capricórnio Ascendente: como sendo a regência de Saturno dá praticidade, aconselhamento sóbrio e tristeza, e como sendo a exaltação de Marte mostra-se com explosivos acessos de raiva), mas depois há outras coisas como geografia, arquitetura e tipos de grama, considerações astronômicas como a duração do dia, animais, partes do corpo, fertilidade, gostos, e assim por diante. O que está acontecendo aqui?

O que está acontecendo é isso. Embora algumas características dos signos sejam tiradas diretamente de coisas como a forma do animal do zodíaco (tais como Leâo indicando feral) ou a partir da posição do signo cardinal. Quando Áries ascende (tal como Capricórnio sendo um signo do sul), os signos são principalmente pano de fundo e estruturas básicas para os planetas que neles estão e da casa que ocupam. Às vezes o signo, desta maneira, indica um lugar físico, que é útil em horária e astrologia mundana; às vezes ele se refere ao estilo global de energia pela qual as casas e planetas vão operar, o que é útil em todos os ramos. Aqui estão o que eu consideraria as quatro principais formas tradicionais de se aproximar dos signos:

1. Eles agem como locais de dignidade para certos planetas.

2. Eles indicam qualidades elementares (triplicidades) e estilos de suas energias (os quadruplicidades). Estas podem ser traduzidas em características psicológicas em determinadas situações. Vou mencionar isso abaixo.

3. Eles têm especificado indicações que são relevantes, muitas vezes, apenas para circunstâncias específicas: sendo quadrúpedes, sendo real, sendo de voz plena, "prolífico" ou ter muitos filhos, sendo do norte, e assim por diante. Eu vou omitir outros significados, porque nos levaria muito longe em técnicas interpretativas.

4. Como eles ascendem e provêm uma estrutura para certas técnicas preditivas como tempos ascensioniais e direções primárias.

Para dar alguns exemplos rápidos, um planeta em Capricórnio pode ou não pode estar em uma de suas próprias dignidades; em um mapa horário para analisar um conflito que pode ser importante que Capricórnio seja um signo cardinal; e para um objeto perdido é um signo de terra ou indica certos locais físicos; em questões de fertilidade, importa que não é um dos signos prolíficos; ao interpretar um eclipse ou cometa em Capricórnio, sua relação com certas regiões do mundo será de importante. Só às vezes que os traços de personalidade de Capricórnio tornam-se relevantes, especialmente quando está no Ascendente.

Um ponto interessante a se notar é os astrólogos antigos que não usam as triplicidades (os elementos) tão frequentemente como nós fazemos para uma delineação padrão, embora isso tenha mudado um pouco na Renascença e início dos períodos modernos. Em vez disso, as quadruplicidades são geralmente enfatizadas (hoje chamado de "modos"). Dê uma olhada nas seguintes citações de Ibn Ezra e Sahl:

As quadruplicidades

"Se um planeta está em um signo fixo, denota tudo fixo [e] estável. E se estiver em um cardinal, é que vai ser transformado. E se fosse em um um signo mutável, significa uma coisa em parte estável e em parte mutável ". (Ibn Exra)

"Se planetas estão em signos fixos, eles significam fixidez, isto é, a firmeza e estabilidade da pergunta em assuntos relativos ao que vem a ser. E se eles estavam em signos mutáveis, eles significam assuntos desprendidos e oscilações, e outras coisas poderão ser anexadas a esse assunto (ou alguma outra coisa). E se eles estavam em signos cardinais, significarão rapidez nas conversões ou mudanças nas matérias seja no bom ou no mau sentido." (Sahal bin Bishr)

Um pequeno ponto sobre vocabulário: o que nós normalmente chamamos signos cardeais hoje foram chamados de "móveis, conversíveis, mutantes", e assim por diante, porque eles mostram mudanças e movimentos rápidos. Os signos fixos foram chamados às vezes como "firmes" ou signos "sólidos". O que chamamos de signos mutáveis, normalmente, são os signos "bicorpóreos", "comuns" ou, signos que mostram uma porque essas duas qualidades são compartilhadas em comum realizadas em conjunto pelo signo. Ptolomeu deu uma explicação inicial do isso com base nas estações do ano: o primeiro mês de uma estação (cardinal) mostra uma mudança mais dramática do anterior, o segundo mês (fixo) mostra uma intensificação e solidificação do tempo e temperaturas que são típicas da estação, e o último mês (mutável) oscila para trás e para frente entre a atual estação, e dá dicas de uma nova.

Então, geralmente, as quadruplicidades são usadas para mostrar um tipo de estilo estrutural da energia dentro de cada elemento e para cada planeta. Isto foi usado por astrólogos tradicionais para falar sobre se a vida de um nativo implica em mais mudanças, estabilidade ou vai vacilar. Por exemplo, se os planetas e principais posicionamentos em um mapa natal (o Ascendente, luminares, regente do Ascendente, planetas angulares, talvez) estão em signos mutáveis, isso pode mostrar alguém cuja vida encontra um monte de oscilações, indo e voltando, indecisão (talvez porque eles podem ver as coisas de diferentes perspectivas), e assim por diante. Vou dar exemplos neste meu estudo de caso (Capítulo 14).



Capítulo 7
Benjamin Dykes, in Traditional Astrology for Today - An Introduction, Cazimi Press, Minneapolis, Minessota, EUA, 2011. Tradução de Claudio Fagundes.

O livro está à venda aqui:
https://www.amazon.com/Traditional-Astrology-Today-Benjamin-Dykes/dp/1934586226/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1497110339&sr=8-4&keywords=benjamin+dykes


segunda-feira, 3 de julho de 2017

Casas Derivadas, por Clélia Romano

Usando de bom senso e moderação, podemos arguir sobre um segundo significado de cada casa, ou o que esperar dela, tomando cada casa como Ascendente da matéria investigada e julgando as casas seguintes da maneira usual. Tal técnica é sobreposta à técnica radical e o significado primário de cada casa não deve ser esquecido.

Darei alguns exemplos a seguir. Se o assunto for:

Filhos:

A Casa 2 representa os filhos do governador, ou juiz, ou chefe, porque é a quinta casa a partir da Casa 10.

A Casa 3 representa os filhos dos amigos, a Casa 7 os filhos dos irmãos, a Casa 9 os filhos dos filhos, ou seja netos, a Casa 11 os filhos do parceiro, os enteados, a Casa 12 a morte dos filhos.

Finanças:

A Casa 4 representa as posses dos irmãos, a Casa 5 as posses do pai ou mãe, ou o dinheiro dos imóveis, a Casa 6 representa o dinheiro dos filhos, a Casa 7, as posses dos empregados, a Casa 8, as posses dos parceiros ou inimigos declarados, a Casa 11, as posses advindas do exercício profissional ou as posses do chefe ou da mãe, a Casa 12 as posses dos amigos.

Doenças:

A Casa 3 representa as doenças do chefe, a Casa 4 as doenças dos amigos, a Casa 8, as doenças dos irmãos, a Casa 10 as doenças dos filhos, a Casa 11, as doenças dos empregados, a Casa 12 as doenças do parceiro.

E assim por diante, à medida que se queira esclarecimentos sobre um assunto, busca-se a casa correspondente. Se quisermos saber sobre a morte de um vizinho, usaremos a casa oito a partir da terceira, que no caso seria a 11, a mesma casa que responderia sobre a morte dos irmãos.

Tal procedimento é muito usado em astrologia horária quando o cliente, ou querente, pergunta sobre o assunto de outrem com quem mantém uma relação determinada, mas em astrologia natal lança também luz sobre assuntos que por vezes passaram despercebidos.



Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011.

O livro pode ser adquirido aqui: http://www.astrologiahumana.com/