sábado, 15 de abril de 2017

Diz Marcos Monteiro, em seu livro Introdução à Astrologia Ocidental, à página 102:

"À relação entre signos do mesmo elemento, distantes entre si 120º, chamamos de trígono. Os signos estão em trígono e qualquer coisa dentro de um deles está em trígono com qualquer coisa em um dos outros (isso é verdadeiro para todas as relações que vou mencionar)."

Ou seja, para o autor, INDEPENDENDO DO ORBE, os planetas dentro de um signo de mesma triplicidade (ou elemento) estão sempre em trígono, mesmo se um deles estiver no grau 1 de um signo e o outro estiver no grau 29. Seguindo o mesmo critério, quaisquer coisas que estiverem dentro de signos em oposição, quadratura ou sextil, estarão, respectivamente, em oposição, quadratura e sextil entre si.

Já Clélia Romano, em seu livro Fundamentos da Astrologia Tradicional, às páginas 100-101 diz:

"Orbe é o grau de influência dos raios de um planeta de acordo com sua importância astrológica.". Cita os orbes de cada planeta e mais adiante diz: "Portanto, dentro destes orbes os aspectos são considerados como existentes."

Há uma controvérsia aí entre os dois autores. Um (Marcos) não considera os orbes para determinar aspectos e, sim, as características dos signos em que estão. Já Clélia considera os orbes e diz que para existir aspectos entre os planetas tem que estar dentro dos orbes.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

No livro do Marcos Monteiro, "Introdução à Astrologia Ocidental", nas páginas 161-2:

"Há um espaço antes da cúspide, normalmente de cinco graus (que pode ser considerado um pouco maior ou menor dependendo do tamanho da casa), que é considerado como se pertencesse à casa. É como se fosse o jardim da frente, ou a varanda, da casa. Ainda não estamos dentro da propriedade, mas já não estamos na rua nem na casa do vizinho. Este espaço tem que estar, necessariamente, no mesmo signo que a cúspide."

terça-feira, 11 de abril de 2017

Aspectos Separativos e Aspectos Aplicativos, por Claudio Fagundes

Os planetas estão se mexendo sempre. O Mapa Natal é uma fotografia do céu no momento da primeira respiração.

Os planetas no Mapa Natal estão fazendo ângulos uns com os outros. Alguns desses ângulos (60º, 90º, 120º e 180º e a conjunção que seria 0º) são considerados aspectos.

Quando, por exemplo, um planeta faz 60º com outro, eles estão num aspecto que se chama de sextil. Agora, quase nunca o aspecto sextil é de 60º exatos. Os planetas ou estão de separando do aspecto exato, diz-se que estão em aspecto separativo. Ou estão se aproximando do aspecto exato, diz-se então que estão em aspecto aplicativo. O mesmo vale para os outros aspectos.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Símbolos, Gênero e Qualidade, por Clélia Romano

Os planetas masculinos regem os signos masculinos, com exceção de Mercúrio que pode ser masculino e feminino e de Marte, que é um planeta masculino com regência (noturna) sobre um signo feminino, Escorpião.

Mercúrio é considerado masculino para alguns autores quando perto de um planeta masculino ou num signo masculino, e é considerado feminino se estiver junto a um planeta feminino ou um signo feminino. Outros autores consideram que Mercúrio é masculino quando ascende a Leste antes do Sol, isto é quando é oriental, e feminino quando está à frente do Sol na ordem dos signos, isto é quando é ocidental.

Um planeta masculino tem maior importância em natividades diurnas, enquanto que os planetas femininos são mais importantes para as natividades noturnas.

A Lua é feminina, o luminar do setor noturno, benéfica enquanto crescendo até cheia e maléfica quando minguando até nova, pois vai se aproximando da combustão. Nesta situação ela não pode ser vista, e a invisibilidade é considerada um maleficio.

Vemos também que o Sol é masculino, diurno e benéfico. Entende-se por benéfico o planeta que traz boas influências para a vida. No entanto, o Sol causa grande maleficio ao planeta que estiver muito próximo a ele, numa órbita de 17 graus à frente ou atrás, seja ele um maléfico ou um benéfico.

Quanto a Mercúrio, já foi dito que ele pode ser feminino ou masculino. Quanto a benéfico ou maléfico depende da posição que ocupa em relação ao Sol, se está retrógrado, se está em sua primeira estação, isto é iniciando a retrogradação, momento em que é mais maléfico do que quando está em sua segunda estação, preparando-se para tomar o rumo direto.

Vênus é benéfica, feminina e noturna.

Marte é o menor maléfico, masculino (exceto na visão de Ben Ragel e Ibn Ezra) e noturno.

Saturno é o maléfico maior, diurno e masculino.

Marte e Saturno são considerados maléficos por serem contra a vida, um por seu excessivo frio e o outro por seu excessivo calor. Marte é o maléfico menor e Saturno o maléfico maior.

Como vemos, lidamos com vários pares de opostos: masculino/ diurno, feminino/noturno e maléfico/benéfico.

Extraído de:
Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, pp. 39-40. http://www.astrologiahumana.com/

Os Signos e as Doenças, por William Lilly

"Os signos também são relacionados a determinadas partes do :orpo e regem doenças específicas relacionadas a tais partes.

De acordo com William Lilly:

Áries: pústulas, furúnculos, bexigas no rosto, lábios leporinos, pólipos, lúpus, epilepsia, dores de cabeça, de dentes e calvície.

Touro: Irritações da garganta, tumores benignos do couro cabeludo, fluxos que correm para a garganta, abscessos nas amígdalas, pústulas nessas áreas.

Gêmeos: Enfermidades nos braços, ombros, mãos, sangue, veias, mentes perturbadas.

Câncer: Deficiências no peito, estômago e mamilos, digestão deficiente, tuberculose, tosses com catarro, úlceras estomacais, câncer no peito.

Leão: Todas as doenças das costelas e flancos, tais como pleurisia, convulsões dores nas costas, tremores e paixões do coração. violentas febres, fraqueza ou doença no coração, inflamações oculares, a peste e a icterícia.

Virgem: Lombrigas, gases, cólicas, obstruções intestinais, enfermidades nos testículos, qualquer doença no abdômen.

Libra: Doenças nos rins, cálculos ou areias, infecções e doenças na região lombar e nos quadris, úlceras na bexiga ou rins, coluna fraca, corrupção do sangue.

Escorpião: Areia e cálculo na bexiga, hérnia, fistula nas partes secretas, hemorróidas, gonorréia, priapismo, tudo que afeta as partes privadas no homem e na mulher, defeitos no útero.

Sagitário: Rege as coxas e as nádegas, todas as fístulas e feridas nessas partes do corpo, sangue quente e febres com fundo bacteriano, quedas de cavalos ou ferimentos causados por estes ou por animais de quatro patas; danos pelo fogo, falta de moderação nos esportes.

Capricórnio: Governa os joelhos e todas as doenças relativas a ele, como distensões e fraturas, lepra, urticária e sarna.

Aquário: Governa as pernas, os tornozelos e todas as enfermidades nestas partes, coagulação nas veias ou perturbando o fluxo do sangue, cãibras.

Peixes: Todas as doenças dos pés, tais como gota. Impigies, erupções cutâneas, bolhas e úlceras procedentes de contaminação no sangue, constipações e doenças úmidas."


William Lilly. Citado por: Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, pp. 37-38. http://www.astrologiahumana.com/