sábado, 19 de novembro de 2016

Mercúrio na 9ª Casa, por Howard Sasportas

Quando Mercúrio entra na 9ª Casa leva suas asas junto consigo, pois este é um território grande para cobrir. Um Mercúrio de 8ª Casa esconde-se profundamente e espreita tudo; na 9ª Casa, Mercúrio ganha percepção e sabedoria "subindo" ou ficando ao longe, olhando tudo à distância e com maior perspectiva. Acreditando que a vida e o cosmos podem ser "retratados intelectualmente", quem tem Mercúrio nesta casa tenta (ou deveria tentar) descobrir ou entender as leis e os princípios que governam a existência pesquisando as leis maiores. Uma ânsia natural para expandir e aumentar a mente através do estudo, da leitura e de viagens deixam pessoas com este posicionamento mais ocupadas do que nunca neste campo.

Normalmente existe o desejo de ensinar e compartilhar aquilo que percebem e descobrem bem como inspirar outros com aquilo que os inspirou. Este posicionamento dá filósofos, cléricos, escritores, editores, educadores e relações públicas.

Aderir com fanatismo às suas próprias crenças ou versões da verdade é o perigo de um Mercúrio mal aspectado nesta casa. Os fatos que sustentam a crença adotada são normalmente aceitos mas as outras crenças também são bem vistas. Em alguns casos, parentes que moram longe podem ser importantes na vida, ou uma grande viagem pode ter uma influência significativa em como a pessoa pensa. Problemas com Mercúrio na 9ª também podem significar fofocas e desavenças com genros, sogras, noras, sogros, tios, primos etc.

Gêmeos na 9ª pode ter que explorar diferentes filosofias e culturas a fim de satisfazer sua sede de conhecimento e experiência. Virgem aqui inclina a pessoa a explorar determinadas filosofias e culturas com maior profundidade. Com Virgem, a lei estabelecida pode ser tomada demais ao pé da letra numa tentativa de viver a vida diária de acordo com uma rígida interpretação das escrituras. Virgem acredita naquilo que pode ser visto ou testado e pode ter problemas ao tentar catalogar os inexplicáveis mistérios da vida.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Mercúrio na 8ª Casa, por Howard Sasportas

A 8ª Casa instiga o curioso Mercúrio a explorar e aprender aquilo que está oculto ou menos óbvio na vida, a investigar nossos segredos e se lançar em mistérios para encontrar o marco zero. Trata-se de uma mente-detetive que gosta de observar tudo com olhos que enxergam no escuro. Colocando-se em posição de observação, Mercúrio na 8ª Casa aprecia os tipos de intercâmbio que ocorrem entre as pessoas — no banco, na bolsa de valores, no quarto ou atrás das portas. Podem entrar no mundo do dinheiro e das finanças ou voltar suas atenções para a psicologia e o oculto, sempre fascinados pelos mistérios do sexo e da morte; muitas vezes revelam-se também adeptos em comunicar e partilhar com os outros qualquer coisa que seja obscura, sutil ou profunda, preferindo, porém, manter seus próprios pensamentos e motivações em segredo. Para quem tem Mercúrio na 8ª, a experiência não é um rápido sanduíche devorado entre dois compromissos, mas algo para ser saboreado e cuidadosamente digerido.

Muitos textos astrológicos advertem quem tem Mercúrio nesta casa (sobretudo com um mau aspecto de Netuno) para que examinem todos os contratos, antes de assiná-los, a fim de evitar ma1 entendidos. Aquilo que a pessoa acredita estar sendo dito ou prometido pode ser diferente daquilo que a outra pessoa está lendo. O mesmo se aplica para cuidados com testamentos e heranças; problemas com Mercúrio na 85 às vezes se manifestam como confusões com parentes a este respeito. Qualquer dificuldade advinda de explorações sexuais da infância ou da adolescência com irmãos, irmãs ou vizinhos devem ser consideradas, bem como encontros prematuros com a morte de pessoas próximas a elas. Suas próprias mortes podem estar ligadas a doenças do sistema respiratório ou nervoso e, neste caso, deve se dar atenção a estas áreas.

Com Mercúrio ou Virgem nesta casa, a mente volta-se para investigações exploratórias e trabalhos de pesquisa. Quem tem este posicionamento pode ser frio e distante em assuntos que tendem a fazer outras pessoas tremerem de paixão e medo. Para Virgem, o desejo sexual pode ser apontado para qualquer área específica de enfoque enquanto Gêmeos é curioso (e talvez tenha muitas opiniões) sobre quase tudo a este respeito.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Mercúrio na 7ª Casa, por Howard Sasportas

A maneira dual de Mercúrio de conseguir informações e depois distribuí-las novamente, opera de forma clara quando este planeta está situado na 7ª Casa; há muito que aprender através do contato com outras pessoas e também o mesmo tanto para ensinar e compartilhar com elas. Mercúrio na 7ª naturalmente deseja se comunicar e trocar idéias com tipos diferentes de pessoas. Conseguir chegar a entender aquilo que os outros pensam é seu passatempo favorito. Para contar seus próprios pensamentos e opiniões leva só um segundo.

Mercúrio na 7ª Casa vive procurando um parceiro que seja intelectualmente estimulante. É claro que a tendência é encontrar tantas pessoas interessantes em diferentes aspectos que fica difícil escolher uma. Tampouco Mercúrio na 7ª é imune às armadilhas de projeção: alguns tentam "importar" outra pessoa para pensar, falar e tomar decisões por elas, ou podem atrair alguém meio alienado, no qual não se pode confiar ou que seja difícil de ser dominado. Tão penoso quanto possa parecer, há um ganho secundário por terem eles mesmos escapado de serem subjugados.

Sendo bastante cuidadosos ao se aproximar demais de toda a delicada e misteriosa área dos relacionamentos "de cabeça", é preciso algum grau de objetividade e desapego para manter um envolvimento a longo prazo. Com Mercúrio na 7ª Casa muitos problemas podem ser "superados" se discutidos e analisados. Algumas pessoas com este posicionamento são justamente (ou será que eu deveria dizer injustamente) críticos e julgadores destas "pequenas coisas" com que seus parceiros os aborrecem. Felizmente as lembranças do deus Mercúrio nos trazem à mente o fato de que o que equilibra essas coisas é um senso de humor apurado.

Gêmeos na 7ª Casa às vezes pode indicar mais de um relacionamento importante na vida, ou um relacionamento que sofre uma tal transformação que fica quase como novo. Virgem é mais cautelosa e discernente em sua escolha de parceiros embora qualquer um que "precise salvar" ou goste de salvar os outros atue com extrema lealdade.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Mercúrio na 6ª Casa, por Howard Sasportas

O conhecimento é adquirido no processo de manipular os casos da vida do dia-a-dia e mantendo a saúde e o bem-estar do corpo.

Com Mercúrio nesta posição, muito pode ser aprendido do corpo, especialmente quando pequenas coisas não andam bem. Mas quem tem este posicionamento precisa aprender a fazer as perguntas certas no devido tempo, tal como: "Por que será que eu sempre sinto esta dor nas costas quando você entra na sala?" Ou: "Por que minha dor de cabeça piora no sábado à noite?" No próprio domínio da 6ª Casa, Mercúrio despacha mensagens da mente inconsciente para a mente consciente via males ou dores que a maioria de nós interpreta como dica para tomar uma aspirina. Informações a respeito do ambiente também podem ser obtidas através do barômetro do corpo se apenas aprendermos a ler corretamente o instrumento. Carl Jung, que muitas vezes usou sua intuição deste modo quando tratava de pacientes, tinha Mercúrio no sensível signo de Câncer na 6ª, em sextil com a igualmente receptiva Lua em Touro na 3ª, O psicólogo Arthur Janov promoveu uma forma de tratamento chamada "terapia primai", na qual os pacientes eram encorajados a descarregar seus mais profundos sentimentos e emoções expressando isso fisicamente através do grito, aos berros, batendo, mordendo etc.; ele nasceu com Mercúrio em Virgem na 6ª, sendo Virgem regente na cúspide da 6ª Casa e Gêmeos na cúspide da 3ª, a casa da comunicação.

Problemas de saúde podem estar ligados aos nervos, ao excesso de preocupações, a atividades em demasia e a pouco repouso. Ioga, técnicas de relaxamento, meditação e atenção com a respiração podem ajudar a reduzir o estresse de um corpo e de Uma mente sobrecarregados. Mercúrio na 6ª é, às vezes, um caso de mente (Mercúrio) sobre matéria (o elemento Terra da 6ª). Imagens mentais positivas para afirmar a saúde apressam o processo de cura e podem mesmo servir como prevenção.

Mercúrio na 6ª Casa descreve de que forma usamos nosso tempo e como, com Mercúrio nesta posição, há um excesso de necessidade de se manter ocupado. Procure as prioridades: quanto tempo é desperdiçado com um monte de buscas e atividades que no fim não levam a lugar algum?

Ajuda se o trabalho for mentalmente cativante e permite algum movimento e mobilidade (sobretudo se Gêmeos está na cúspide da 6ª Casa). Virgem na 6ª distingue-se em empregos que requerem precisão e atenção a detalhes (e mesmo uma obsessão fetichista por determinada marca de sabão em pó de preferência a outra). Se Mercúrio na 6ª Casa está mal aspectado, cuidado com fofocas, intrigas e diz-que-diz entre os colegas de trabalho e a tendência de comentar, no trabalho, desavenças com parentes próximos.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Mercúrio na 5ª Casa, por Howard Sasportas

Tentativas criativas, hobbies e recreações significam tornar-se mais consciente do self e do ambiente. Algumas formas de expressão artística podem ser o meio pelo qual essa pessoa vê, pensa, sente e se comunica. O incomparável Mozart, o expressivo poeta simbolista Verlaine e o pintor renascentista Rafael tinham Mercúrio nesta casa. Para quem tem esse posicionamento, a experiência é mais bem entendida e digerida se puder ser descrita em palavras poéticas, desenhos, canções ou danças. O conhecimento é transmitido de geração a geração desta maneira.

Expandir a mente através do conhecimento e desenvolver a habilidade de se comunicar e transmitir idéias contribui para uma auto-realização maior com Mercúrio nesta posição. Divertimentos mentais, como o xadrez, o pôquer e outros jogos de estratégia e astúcia, podem ser tomados como típicos de Mercúrio na 5ª Casa. Ginástica, barras e exercícios de pistas, bem como esportes que requeiram a precisão de todo o time, tais como o basquete (Wilt Chamberlain dos Harlem Globetrotters tinha Mercúrio em Virgem na 5ª) também aparecem.

A impaciência de Mercúrio e sua necessidade de variedade podem manifestar-se numa vida romântica ativa (Virgem aqui vai atrás de qualidade, mas Gêmeos na 5ª Casa, na tradição das grandes farsas francesas, pode enganar meia dúzia de cada vez). A chama do romance provavelmente arderá por mais tempo se a outra pessoa for mentalmente estimulante. Bajular quem tem Mercúrio na 5ª sobre a atualidade e a grandeza de seus conhecimentos ou sua maneira brilhante de apresentar as coisas vai levá-lo longe.

Pais com este posicionamento forçam normalmente as habilidades intelectuais de seus filhos e é bem provável que ambos tenham muito que aprender uns com os outros. A relação pais e filhos pode aparecer quando a criança cresce e se torna mais capaz de se comunicar e trocar idéias. Mercúrio na 5ª Casa dá um bom educador ou professor para jovens e já vi muitas vezes este posicionamento em mapas de pessoas que trabalham excepcionalmente bem com adolescentes.

Gêmeos na cúspide ou contido na 5ª Casa realça os escritos, as falas e a agilidade mental e física. Virgem nesta posição muitas vezes indica tendências criativas e práticas tais como a carpintaria, a comida refinada, a costura para si mesmos, a cerâmica etc.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Mercúrio na 4ª Casa (Gêmeos e Virgem no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas

Mercúrio na 4ª Casa tende a indicar um ambiente familiar intelectual ou acadêmico, em que a ênfase é ser sensível e racional talvez às custas dos sentimentos, do calor humano e do físico. A inteligência pode ser herdada da linha da família. Se a 4ª Casa é tomada pelo pai, este, de alguma maneira, vai ter de suportar a projeção de Mercúrio: ele pode ter vivido de uma forma expressiva, articulada, crítica, ou talvez enganosa e evasiva, como alguém que está sempre "indo e vindo". Atitudes mentais poderiam ser misturadas com as do pai. É possível inclusive haver mais de um pai — o pai verdadeiro e um padrasto ou outra figura qualquer que preencha a figura de um pai.

Mudanças de residência nos primeiros anos de vida podem trazer à tona qualidades ocultas de flexibilidade e adaptabilidade. Algumas pessoas com esse posicionamento tendem a preferir um tipo de vida nômade. Se Mercúrio recebe aspectos difíceis na 4ª Casa é possível haver mais alterações do que normalmente, brigas e amarguras no lar dos primeiros anos de vida e também no ambiente de outros lares mais adiante na vida. Atividades mentais e educativas podem acontecer dentro de casa. Estando bem na segunda metade de sua vida, a pessoa se beneficiaria em continuar aprendendo e estudando.

Gêmeos no Fundo-do-Céu descreve uma alma curiosa e incansável, muitas vezes com uma natureza dual. Dane Rudhyar compara este posicionamento com uma palmeira ou uma sequóia que tem muitas raízes mas nenhuma delas fica muito longe da superfície.5 A pessoa poderia perder o self numa teia ou num emaranhado de idéias, pensamentos ou numa massa de pequenos fragmentos de informações inconseqüentes e contraditórios. Falando de forma positiva, existe uma premente persistência em ordenar e entender o self e o ambiente ao redor. O lar pode ser usado como local em que se trocam idéias e se congregam os vizinhos. Às vezes, há dois lares, um na cidade e outro no campo.

Virgem no Fundo-do-Céu indica uma natureza profundamente autocrítica. Um desejo de aprimorar ou de melhorar o self é a base sobre a qual a vida é construída. Isto se exterioriza por uma preocupação com benfeitorias no lar e com uma casa que funcione com eficiência. Virgem na cúspide da 4ª Casa pode usar o lar como base de operações para trabalhar. Deve-se ter um cuidado especial com problemas de saúde na família.

domingo, 13 de novembro de 2016

Mercúrio na 3ª Casa, por Howard Sasportas

Mercúrio é muito forte na 3ª Casa, uma vez que no zodíaco natural esta é uma de suas casas. O posicionamento por signo e os aspectos que recebe vão descrever a maneira de pensar da pessoa, sua forma de aprender e digerir as experiências. Um Mercúrio de 3ª Casa num signo de Fogo ou aspectado por Marte, Júpiter ou Urano, indicam uma mente mais extrovertida e rápida do que se Mercúrio estivesse num signo de Terra ou aspectado por Saturno que retarda e aprofunda o processo de pensar. Mercúrio num signo de Água ou aspectado pela Lua ou por Netuno aprende mais por osmose, absorção e apreciação estética e emocional do que analiticamente, da maneira passo a passo. Uma "boa cabeça" é normalmente definida como aquela que pensa racional e logicamente; porém, examinando a 3ª Casa esta pode nos revelar outros tipos de mentes, tão boas ou melhores, que operam de maneira diferente dos padrões do sistema educacional tradicional. Dificuldades de aprendizado podem ser vistas por aspectos de Urano, Netuno ou Plutão ao Mercúrio de 3ª Casa, e muitas vezes provêm do fato de que a mente da pessoa não é do tipo favorecido pelas técnicas convencionais de ensino.

Em geral, um Mercúrio de 3ª Casa quando não mal aspectado revela um intelecto vivo, espirituoso e observador, adepto de comunicação e respostas rápidas (apartes) com boa atenção para detalhes. Quem tem este posicionamento é terrivelmente capaz de selecionar fatos que justifiquem ou apoiem o caso que eles querem apresentar. (Oscar Wilde com Mercúrio em Escorpião na 3ª escreveu certa vez: "A verdade raramente é pura e nunca é simples." Quem tem Mercúrio na 3ª normalmente tem ao menos alguma coisinha a dizer a respeito de tudo. Se você não acredita, pergunte a eles e espere um minuto.

O relacionamento com parentes e vizinhos será mostrado pelos aspectos de Mercúrio nessa casa. Mercúrio com aspectos difíceis de Saturno ou Plutão, por exemplo, poderia indicar algum problema profundamente enraizado com estas pessoas. É oportuno examinar muito bem esses aspectos, pois eles costumam ilustrar exemplos que ainda serão usados na idade madura. Certa vez, fiz o mapa de uma mulher com Mercúrio em conjunção com Plutão na 3ª Casa e cujo irmão mais novo morreu quando ela tinha apenas seis anos. Aos vinte e oito anos a moça ainda acreditava que alguma coisa que ela havia dito ou feito havia sido a causa da morte do irmão.

Gêmeos na 3ª Casa geralmente transmite um estilo ágil e alerta à mente. Há uma habilidade inata para o aprendizado de línguas. No entanto, há também uma tendência para dar opiniões antes do conhecimento dos fatos.

Talvez por uma disposição de ansiedade, Virgem na 3ª Casa tenta manipular os assuntos e as ações diárias com eficiência e cautela. Habilidades críticas e analíticas são avolumadas com uma aptidão de selecionar a palavra certa ou a frase precisa para exprimir um conceito ou um sentimento.