sábado, 7 de janeiro de 2017

Saturno na 6ª Casa, por Howard Sasportas

Esta posição geralmente confere habilidade de organização e administração, bem como a capacidade de prestar atenção aos detalhes. Ao mesmo tempo, uma necessidade compulsiva de arrumar tudo à sua volta de uma determinada maneira pode indicar algum medo mais profundo e uma desconfiança em relação à vida, que deveria ser conhecida e examinada.

Com este posicionamento, a vida diária e sua rotina pode ser sentida como opressiva e excessivamente pesada. Administrar assuntos mundanos, tais como pagar a conta da luz, dirigir um automóvel e deixar a casa limpa e arrumada pode tornar-se tão complicado e premente quanto planejar a execução de uma alta estratégia militar. Essas pessoas precisam de rotina e de ritual, mas ainda assim correm o perigo de se sentirem frustradas e presas às estruturas que elas mesmas criaram.

Então manifestam-se problemas na área da saúde e do bom funcionamento do corpo. Para alguns, problemas de saúde restringem ou limitam a liberdade individual; por exemplo, seguir dietas especiais ou praticar certos esforços físicos que devem ser limitados para não causar maiores conseqüências. Com Saturno na 6ª Casa, os sintomas de doenças devem ser examinados como símbolos ou mensagens que forçam ao conhecimento do si-mesmo, oferecendo um despertar e uma mudança. O corpo concretiza o sistema de equilíbrio na forma de doença, numa tentativa de mostrar onde está acontecendo algo deslocado em todo o modelo de vida. Problemas específicos de doenças podem aparecer através de áreas saturninas — a pele, os ossos, os joelhos e as juntas. Alguns médicos ou curadores observaram que essas pessoas que sempre querem fazer alguma coisa mas que se controlam (Saturno) são as mais propensas a ter artrites e reumatismos. Em alguns casos, a doença de Parkinson foi detectada como medo guardado, outro traço saturnino. Quem tem Saturno nesta casa pode participar da própria saúde não só de maneira direta, com dietas e exercícios, mas também ajustando e examinando atitudes psicológicas rígidas ou temerosas demais. Ao encarar esses desafios, não apenas essas pessoas vão ficar mais fortes, mas também mais sábias. Este posicionamento pode descrever "saúde excêntrica" e levá-las a ter um cuidado especial com tudo o que comem ou colocam em seus corpos. Algumas fazem carreira em profissões ligadas à saúde e à cura (médicos e massagistas).

Com Saturno mal aspectado, pode haver problemas na área do trabalho. É possível que se manifeste um sentido crítico demais em relação àqueles com quem trabalham, ou o temor de não serem aceitos ou de serem inadequados aos olhos de colegas e de chefes. Partes obscuras ou não integradas de suas próprias psiques podem ser projetadas naqueles que encontram no ambiente de trabalho ou nas pessoas que empregam para lhes prestar serviços. Quem tem Saturno na 6ª Casa acha seu lugar num esquema de coisas desenvolvendo e sintonizando suas habilidades. Isso não virá necessariamente sem dedicação e esforço, ou sem um servil e humilde aprendizado.

Embora possa parecer trivial, seu relacionamento com cachorrinhos e pequenos animais pode ter importância com este posicionamento. A morte ou a perda de um cão amigo ou de um gato amado pode abrir a caixinha de Pandora de discussões de níveis psicológico e filosófico.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Saturno na 5ª Casa, por Howard Sasportas

Enquanto Marte e Júpiter correm para dentro do tanque de areia para começar logo seus castelos, Saturno na 5ª Casa entra nele muito hesitante e com um olhar preocupado no rosto. "O que vai acontecer se o meu castelo não for bom? Tenho a certeza de que ninguém vai gostar dele. Será que eu tenho de fazer um? Eu deveria; afinal, todas as outras crianças estão fazendo. Todo mundo gostou do castelo que John fez; talvez eu devesse fazer um igual ao dele." Neste ínterim Marte já acabou o dele e Júpiter está quase terminando o seu (é maior que o de Marte). Saturno ainda está ruminando. "Será que esta é a melhor pá para se usar? Quais são os princípios básicos na construção de castelos de areia? Preciso organizar tudo primeiro." Júpiter e Marte já saíram do tanque de areia e estão brincando nas balanças quando o sol se põe, enquanto Saturno fixa firmemente os alicerces de seu castelo no devido lugar...

Mais tarde na vida, os que têm Saturno na 5ª Casa têm a mesma dificuldade em expressar livremente sua individualidade e criatividade pessoal. Desesperadamente, querem ser amados por se sentirem especiais e por sua originalidade, e mesmo assim sentem que é exatamente por serem diferentes que afastam os outros. O que foi que deu errado?

Por alguma razão, eles tiveram "a criança brincalhona" dentro de si rejeitada. A psicóloga Karen Horney acredita que, da mesma maneira que a semente de uma pêra se transforma numa pêra, os seres humanos crescem naturalmente para seus potenciais intrínsecos, contanto que certas circunstâncias adversas não atrapalhem o caminho para que isso aconteça. Muitas vezes, no entanto, as crianças só se sentem amadas e aceitas quando conseguem viver aquilo que seus pais desejam que elas sejam. Antes de se arriscarem a revelar quem são, elas escondem sua própria individualidade para agir de acordo com a expectativa dos pais. Sua energia então é dirigida para a imagem daquilo que deveriam ser, em vez de desabrochar livremente. Uma espécie de alienação do self real ocorre e o fluxo espontâneo do self é bloqueado pela rigidez, pela dúvida e pela insegurança. Elas acabam observando da forma como observam a si mesmas, enquanto sua verdadeira luz permanece escondida por trás de uma nuvem. A discrepância entre seu self real e sua identidade planejada deixa-as infelizes e incertas com o que produzem. Em última instância, o desafio de Saturno nesta posição é encontrar uma forma de libertar seus espíritos criativos. A Mãe e o Pai não estão mais observando-as. Quem tem Saturno na 5ª Casa precisa dar permissão a si mesmo para deixar aparecer de vez em quando a criança brincalhona e espontânea que tem escondida dentro de si.

Muitas vezes essas pessoas não têm os hobbies ou divertimentos nas horas de folga que poderiam ter para adicionar esse algo mais à alegria da vida, e através dos quais poderiam definir melhor sua individualidade. Da mesma maneira, são inseguras no domínio do coração; romance dá gosto à vida e nos faz sentir importantes e especiais. No entanto, quem tem Saturno na 5ª Casa não tem certeza de si mesmo, nem para apreciar um bom pedaço de torta de morango. Temerosos de serem rejeitados, eles se resguardam demais e têm medo de parecer bobos para ficar à vontade nestas situações. Para Saturno na 5ª Casa, ficar alegre é uma dureza.

Eles também têm medo de que aquilo que dão à luz seja inaceitável, uma vez que esse posicionamento está associado com a relutância em ter filhos ou problemas com eles. Eles temem que seus filhos não gostem deles ou que eles próprios não vão gostar de seus filhos. Os testes e as restrições impostas ao criar filhos vão ser fortemente sentidos com este posicionamento, de forma que é aconselhável eles planejarem muito bem quando vão querer começar uma família. É bem provável que aprendam tanto de seus filhos como estes deles.

Curiosamente, elaborei mapas de alguns artistas profissionais e atores com Saturno nesta posição, como se tivessem que pôr para fora esta expressão criativa. Outros podem fazer carreira em organizações ou administração de artes ou em profissões que lidem com crianças ou jovens.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Saturno na 4ª Casa (Capricórnio no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas

A 4ª Casa representa a base de operações a partir da qual conhecemos a vida; isso normalmente significa o nosso lar, mas também pode se aplicar ao ambiente familiar, raízes e raça. Saturno nesta casa implica em dificuldades e restrições que dizem respeito a estas áreas.

E possível que a criança com Saturno na 4ª Casa tenha vivenciado seu ambiente de primeira infância como não muito favorável, e a atmosfera dentro do lar tenha parecido fria, sem amor e de algum modo deprimente. Em alguns casos que vi, a família de origem empobreceu ou passou por dificuldades materiais enquanto a criança crescia. Em outros casos, o dinheiro não era problema, mas havia falta de intimidade emocional na família que obscurecia o sentido de integração e de bem-estar da criança.

De qualquer maneira, crianças com esse posicionamento podem se sentir rejeitadas ou que a vida não é para elas. Alguns requisitos básicos de amor e de segurança não foram encontrados e, conseqüentemente, elas começam a se perguntar o que há de errado com elas. Estão famintas e não são alimentadas, ou querem colo e carinho mas parece que ninguém está junto a elas quando mais precisam. Elas começam a se achar inadequadas, defeituosas ou que falharam de alguma maneira, e seus sentimentos de "quem sou eu?" acabam se colorindo com essas desconfianças. O "eu" que reside dentro dos que têm Saturno na 4ª Casa é um "não é bastante bom para mim".

Enfim, para crianças com esse posicionamento, o sentido de segurança e de "tudo bem" não é facilmente encontrado fora delas. Em vez disso, elas terão de encontrar sua própria força, solidez, sustentação e amabilidade dentro de si mesmas. Se conseguirem isso, então, Saturno na 4ª Casa, é verdadeiramente uma bênção em matéria de disfarces pois, uma vez estabelecido nosso sentido de valor vindo de dentro, o mundo exterior nunca mais vai poder tirar isso de nós. Este é o precioso presente que um Saturno da 4ª Casa nos dá.

Em geral, isso é um problema com o pai. Às vezes, ele nunca está presente. Outras, encontra-se fisicamente presente mas está psicologicamente ausente. Ele pode ser sentido como frio, convencional, crítico, materialista e rígido, ou um fardo e uma responsabilidade devido a uma doença, a problemas pessoais etc. Crianças com este posicionamento podem sentir que de alguma maneira falharam com o pai ou, o que é pior, que transgrediram não só com ele, mas com toda a família, com toda a raça, com o ambiente e, até mesmo com Deus. Elas crescem não só com um incômodo sentimento de culpa de que não são boas o bastante, mas também com muita raiva guardada e com um ressentimento dirigido aos que acham que não gostam delas ou que as julgam. Desatar este tipo de nó nunca é fácil e leva muito tempo, se é que pode ser conseguido algum dia. Um grande passo é dado quando elas perguntam a si mesmas: "Do que é que eu realmente preciso?" Elas podem achar que isso não é tão diferente daquilo que pensavam que o pai severo estava tentando enfiar-lhes goela abaixo. Ou, quando descobrem aquilo de que necessitam, começam a construí-lo ou a providenciá-lo para si mesmas e deixam o pai deprimente, ou quem quer que seja, de lado, por não lhes ter dado o que queriam. Falando positivamente, um bem aspectado Saturno na 4ª Casa poderia indicar um pai que mostra qualidades de força, profundidade, paciência e adaptação ao senso comum, aos rigores e às alegrias do mundo material.

Quem tem Saturno na 4ª Casa fica numa posição duvidosa. Muitas vezes, eles se sentem inteiramente inadequados e desconfiam dos outros, e ainda assim anseiam por algo permanente e estável em suas vidas. Alguns podem compensar esse sentimento de insegurança adquirindo terras e propriedades. Em nível mais mundano, Saturno na 4ª Casa sugere deveres e responsabilidades na esfera doméstica e problemas para estabelecer um lar. Como sempre, onde se encontra Saturno, trabalho duro, persistência e fazer o máximo de situações limitadas acaba sendo um bom negócio.

Pessoas com este posicionamento podem levar muito tempo para conseguir sua identidade e força interior; mas, uma vez encontradas, são sólidas e duram muito. Ao fazer os mapas de pessoas idosas com Saturno nesta casa, observei que na segunda metade de suas vidas elas muitas vezes descobrem aquilo que sentem que é seu verdadeiro trabalho ou missão, e se dedicam a um projeto ou a um estudo com grande afinco
.
Capricórnio no Fundo-do-Céu é semelhante em muitas coisas a Saturno na 4ª Casa. A vida é construída com uma profunda necessidade de estabilidade e com a busca de um autêntico sentido do próprio valor, de propósito e de validade. Procurar essas coisas pelo lado de fora pode provar-se incerto e desapontador.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Saturno na 3ª Casa, por Howard Sasportas

Uma das principais ocupações dos que têm Saturno na 3ª Casa é expressar-se de maneira a poderem ser entendidos. O ambiente da primeira infância pode ter sido sentido como pouco amigável ou perigoso em termos de segurança pessoal, e por este motivo não conduz a intercâmbios fáceis e abertos com os outros. Como resultado, eles podem ficar remoendo a crença de que ninguém entende o que dizem, ou escondem sentimentos e pensamentos por medo de que sejam ma1ªinterpretados ou usados contra eles. Podem parecer tímidos, distantes, arrogantes ou bobos quando, na verdade, apenas não conseguem se comunicar.

Tais inseguranças a respeito de sua dificuldade de expressão e inteligência têm várias repercussões. Compensando um sentimento de inadequação nesta área, eles podem querer testar a si próprios desenvolvendo um preciso e exato estilo, verbal ou mental. Saturno na 3ª Casa muitas vezes manifesta um tipo de processo de raciocínio sério e ordenado ligado ao lado esquerdo do cérebro, que é lógico e racional. Para disfarçar essa falta de jeito nos assuntos da 3ª Casa, tomam-se antiintelectuais e menosprezam os que 'se acham o máximo' ou os 'pseudo-intelectuais'. Eles podem ter grande dificuldade para "conversas jogadas fora", ou ficam tagarelando sem parar a fim de evitarem revelar aquilo que realmente está se passando em suas cabeças.

Enquanto os que têm Júpiter na 3ª Casa vivem feliz e calmamente no seu meio ambiente, ansiosos para ver o que os espera na próxima esquina, Saturno na 3ª Casa limita a livre-expressão do movimento de uma pessoa. Isso pode provir de uma experiência da primeira infância num ambiente em que a pessoa não se sentia segura ou que não lhe permitia qualquer flexibilidade. Às vezes, em decorrência de um malfadado sentido de restrição ou solidão durante o crescimento. Se as crianças são afastadas demais de tarefas normais durante certos estágios do desenvolvimento (a fase primata), sua curiosidade natural e o desejo de explorar, de imitar e de treinar a habilidade das mãos vai diminuir gradualmente.1 Quem tem Saturno na 3ª pode beneficiar-se de terapias ou de técnicas que os capacitem a reexperimentar os tipos de movimentos e a mobilidade a eles negada na infância por alguma razão.

Tenho visto muitos exemplos de Saturno na 3ª Casa em que a falta de irmãos menores causou sentimentos de privação ou isolamento na infância. Ao mesmo tempo, algumas pessoas com esse posicionamento contam que consideravam seus irmãos e irmãs como opressores e restringentes. No caso de quem tem Saturno na 3ª Casa ser o irmão mais velho, ele deve ter sido sufocado com a responsabilidade de tomar conta dos irmãos mais novos ou de servir de bom exemplo para eles.

Com base em quaisquer das razões descritas acima, quem tem Saturno na 3ª Casa pode ter problemas no início de sua educação e um difícil ajuste ao período escolar em geral. Para alguns, o colégio pode ser sentido como uma espécie de exílio ou banimento. Pode também haver atrasos, obstáculos e desafios em pequenos passeios ou viagens em geral. Enquanto Júpiter apenas "pega seu chapéu e vai andando", Saturno quer ter a certeza de que tudo foi reservado com antecedência. Júpiter chega à casa de um amigo para passar o fim de semana e descobre que há uma festa em andamento. Saturno chega na mesma casa no fim de semana seguinte para descobrir que o pai de seu amigo acaba de ficar doente.

Novamente, a ênfase de Saturno na 3ª Casa não é a de se estar condenado a uma vida de misérias, claudicando por aí com muletas e perdendo o trem. Este posicionamento é, antes de mais nada, um convite para desenvolver as potencialidades de uma mente profunda e estável, para melhorar a capacidade de se comunicar mais claramente com os outros e descobrir o tipo de alegria que o aprendizado de alguma coisa pode trazer. Quem tem Saturno bem aspectado na 3ª Casa pode naturalmente exibir esses traços ou ter menos problemas chegando mais a bons termos com Saturno do que outros com este mesmo posicionamento.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Saturno na 2ª Casa, por Howard Sasportas

O posicionamento de Saturno num mapa indica onde há expectativa de dificuldades, limitações e testes. Na 2ª Casa, insegurança e sentimentos de inadequação são vividos na esfera do dinheiro, das posses, dos valores e dos recursos materiais. Acreditando que seu senso de valor ou segurança não pode ser fornecido por outros, eles têm uma "necessidade premente" de fazê-lo por si mesmos. Mesmo quando casam com dinheiro ou o herdam, ainda assim têm maior satisfação naquilo que ganham por si mesmos. Como no caso do príncipe Charles, com Saturno em Virgem na 2ª, alguns podem nascer em meio ao dinheiro e mesmo assim se sentirem "observados" ou testados no que diz respeito à sua administração, isto é, com que conhecimento e eficácia aplicam o dinheiro.

A quebra financeira não é, de fato, uma situação muito agradável, servindo, às vezes, como impulso para forçar as pessoas a desenvolverem mais suas habilidades e potencialidades se o dinheiro não for problema. Também vi casos em que pessoas com Saturno na 2ª Casa acumularam um enorme volume de dinheiro e posses, mas ainda assim se sentiam ansiosos e ameaçados em sua segurança. Por isso, esta posição de Saturno pode indicar "o acumulador" - tudo tem que ser guardado e escondido em cavernas, por medo de que seja roubado.

Em nível mais profundo, quem tem Saturno na 2ª Casa não é muito seguro de seu próprio valor inato, ou falta-lhes confiança em sua habilidade para lidar efetivamente com o mundo material. Alguns podem compensar isso esforçando-se por provarem a si próprios seu valor, através de sinais convencionais externos de sucesso: "Eu preciso estar bem. Comprei uma boa casa num determinado bairro e tenho dois carros na garagem." Outros disfarçam essas preocupações menosprezando a importância do dinheiro e da esfera material da vida em geral.

Os recursos internos de Saturno na 2ª Casa são os de cautela planejada, tato, perseverança e paciência. Desenvolver estas qualidades provará sua produtividade. Não importa onde Saturno esteja num mapa, é ali que temos a capacidade de transformar dificuldades em forças. Encarando os desafios do mundo material e encontrando seu próprio valor dessa maneira, quem tem Saturno na 2ª Casa é estimulado a maiores realizações e a uma mais profunda avaliação da vida em geral.

Um exemplo desse posicionamento é o guru Maharaji que, com a idade de quatorze anos, veio da Índia para os Estados Unidos. Saturno está em Sagitário na 2ª Casa e ele ganhou dinheiro ensinando sua religião e filosofia num país estrangeiro (Sagitário).

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Saturno na 1ª Casa, por Howard Sasportas

Quem tem Saturno na 1ª Casa demonstra relutância em encarar a vida. Essas pessoas se aventuram cautelosamente esperando o pior e estão sempre preocupadas em não atingir a meta; mas elas têm que se desafiar. É como se tivessem um homenzinho sobre seus ombros sempre lhes repetindo: "Sinto muito, mas ainda não está bom o suficiente. Você sabe que pode fazer melhor." Elas imaginam que os outros estão constantemente julgando e avaliando sua atuação quando, na verdade, é seu próprio senso de autocrítica que lhes traz o maior problema.

Saturno na 1ª Casa pode sentir seu corpo físico desajeitado, grosseiro e desconfortável. Ou então, os que têm esta posição acham suas personalidades inadequadas e carentes de graça social. Por causa de sua dificuldade em se sentir bem e relaxados podem apresentar-se de maneira austera ou desajeitada ou, então, a menos que sejam cuidadosos, temendo parecerem bobos, desenvolvem uma postura dignificante em tudo o que fazem. Mesmo parecendo frívolos e superficiais por fora, eles podem estar mascarando algo inseguro e problemático. Outros podem interpretar sua falta de confiança e reticência como frieza ou animosidade.

Normalmente, eles têm (ou tendem a desenvolver) um grande senso de responsabilidade e de vontade de trabalhar muito na vida. Isso pode originar-se da necessidade de provarem o próprio valor ao mundo — um desejo de receberem uma espécie de aprovação coletiva no seu OK final. Por essas razões, podem ser ambiciosos, exibindo uma determinação de aço para fazerem algo de si mesmos.

Muitas vezes, bem cedo na vida eles vivem dificuldades ou restrições. Podem ter sentido o ambiente de infância inseguro ou inadequado para sua livre expressão e criatividade pessoal, como se fossem esmagados cada vez que saíssem da linha. Outros podem ter sido sufocados com preocupações e responsabilidades inapropriadas para suas tenras idades. Mais tarde na vida eles normalmente conseguem desenvolver esta alegria e espontaneidade que lhes faltou quando crianças.

Fisicamente, quem tem Saturno ascendente permanece magro e muitas vezes tem uma estrutura óssea facial diferente. Se Saturno está a poucos graus do Ascendente, o parto pode ter sido difícil, como se a pessoa resistisse à encarnação. Todas as novas fases da vida podem ser encaradas com o mesmo grau de cuidado, trauma e medrosa expectativa. E, ainda assim, se colocam suas metas sensível e realisticamente, eles normalmente conseguem realizar seus objetivos na vida.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Saturno e Capricórnio através das Casas, por Howard Sasportas

Enquanto Júpiter evoca um sentido de expansão e otimismo na casa em que está localizado, Saturno quase descobre o pólo oposto da experiência. Em vez de sentir que a vida é essencialmente benévola e confiável nesta área, antecipamos as dificuldades, o desapontamento e a restrição no domínio de Saturno e, conseqüentemente, entramos nesta área com medo e precaução. Muitas vezes revelamos um sentido de liberdade e ilimitadas possibilidades na esfera de Júpiter, enquanto que no domicílio de Saturno encaramos as restrições e as limitações, além de um incômodo senso de dever, de responsabilidade e os "deveria" e "poderia" da vida.

O velho tirano é uma das faces de Saturno. Temeroso de que seus próprios filhos pudessem superá-lo, Cronos (o equivalente grego de Saturno) os devorava. A este respeito, o posicionamento de Saturno, por casa, é onde, devido ao conservadorismo ou ao medo, não permitimos que nossos impulsos criativos reinem livremente. Receando o desconhecido, o não experimentado ou qualquer novidade, mantemos o status quo nesta área da vida mesmo dentro daquilo que já existe e que talvez não seja uma grande maravilha. Autocrítica e auto-aniquilamento; a tal ponto nos preocupamos em não dar um passo em falso no domínio de Saturno que, em nome da nossa segurança, restringimos severamente nossas ações. Como Cronos, inibindo, julgando e censurando-nos, devoramos os frutos de nossa própria expressão criativa.

Cronos brandia uma foice, trazendo à mente o provérbio que diz: "Do jeito que você semeia, você colhe" do qual sua vida é a própria ilustração: tendo castrado e destronado o próprio pai, Urano, Cronos mais tarde foi derrubado por um golpe de seu próprio filho, Zeus. Desse mesmo modo, no mapa, o planeta Saturno representa a justiça exata e sem perdão. Gememos e sofremos quando neglicenciamos ou evitamos o que Saturno requer; mas ele sempre nos recompensa devidamente por qualquer esforço, trabalho pesado, persistência e paciência que ponhamos nele. Podemos tentar disfarçar ou aliviar a dor associada à falta de realização na casa de Saturno, negando a importância desta área da vida. Mais cedo ou mais tarde, no entanto, nosso sentido de inadequação ou falta de totalidade nesta posição nos atinge em cheio no ponto em que mais dói.

Mais do que um tirano, Saturno é também associado ao arquétipo do Velho Sábio, um rei do Mestre-escola Celestial, que usa a dor como mensageira para nos informar dos nossos próprios aspectos que necessitam de atenção e desenvolvimento. Afastar-se dessa esfera aumenta, em vez de diminuir, o desconforto; mas ouvir aquilo que Saturno está tentando nos ensinar ou mostrar gradualmente, transforma nosso sentido de inadequação em sentimentos de integração total, solidez e valor próprio. Encarando o desafio de Saturno, nos reforçamos e somos compensados com um maior conhecimento e realização. Como resultado, nos tornamos mais tarde mestres nesta mesma área de vida que tivemos maior dificuldade em superar. O incomparável poeta alemão Goethe (nascido com Saturno ascendente em Escorpião) retratou o sentido da verdadeira essência deste planeta numa simples frase: In der Beschrünkung zeigt sich erst der Meister (É na autolimitação que o mestre se mostra primeiro). Como uma espora na barriga de um burro, Saturno força-nos a desenvolver determinadas qualidades e características que provavelmente nunca nos teríamos incomodado em desenvolver se não obrigados por pressões internas ou externas.

O cabrito montanhês é outro símbolo de Saturno e somos virados para a casa em que Saturno se encontra. Em seus laboriosos esforços para ascender ao topo da montanha, o cabrito encontra muitos altos e baixos, mas acaba chegando à sua meta. Antes de dar um novo passo, o cabrito se certifica de estar bem firme no passo anterior. Qualidades positivas, tais como pensamentos cuidadosos e cautelosos, tato, perseverança e uma saudável aceitação da realidade, do dever e da responsabilidade são todos encontrados no terreno de Saturno.

Ter Saturno numa casa é semelhante a ter Capricórnio na cúspide ou contido nessa casa. A casa em que Saturno está sentado vai influenciar qualquer casa que tenha Capricórnio. Por exemplo, a dra. Elisabeth Kübler-Ross nasceu com Saturno em Escorpião na 8ª Casa e Capricórnio na cúspide da 11ª. Ela é renomada por suas profundas palestras (11ª) a respeito da morte, de morrer e do luto (8ª).

Saturno é co-regente de Aquário e pode também ter influência em qualquer casa em que se encontre o signo de Aquário. No mapa da dra. Kübler-Ross, Aquário se encontra na cúspide da 12ª Casa — seu trabalho pioneiro começou a ser elaborado primeiramente em hospitais e instituições de caridade. No entanto, em geral, a influência de Urano parece ser mais forte em Aquário do que em Saturno.