sábado, 18 de junho de 2016

Direções, por Catherine Aubier

Chamam-se direções certos métodos de previsão. Existem três deles:

1) Direções simbólicas. Consistem em se fazer os planetas ou as cúspides de casas do Tema natal avançar um grau por ano de vida.

2) Direções secundárias. Chamadas também "progressões", estão baseadas numa frase da Bíblia: "Eu te darei um ano por cada um de teus dias". Tomamos, nas efemérides, a posição dos planetas no dia do nascimento e os fazemos progredir um dia por ano de vida.

Quando se estabelece um Tema completo a partir das direções secundárias, chama-se a isso Tema progredido! E um método muito utilizado nos países anglo-saxônicos.

Em seguida, comparam-se (nos dois casos) as posições obtidas com o Tema natal.

Por exemplo, a direção mais utilizada é Sol Vênus: o ano em que um desses dois planetas chega à conjunção (ou sextil) com o outro indica frequentemente um momento determinante da vida afetiva.

3) Direções primárias. As mais antigas. As mais complicadas também, pois necessitam de cálculos trigonométricos.

Baseadas na rotação da Terra em torno de si mesma, essas direções dependem ao mesmo tempo da hora e do local de nascimento; é por isso que são utilizadas às vezes para se retificar a hora. Sua elaboração complexa necessita de tábuas específicas e explicações que ultrapassam o âmbito desta obra. Para entendê-las é preferível consultar o livro de G. Gouchon, Les directions primaires simplifiées.

A onda crescente de programas de astrologia por computador permitirá, sem dúvida, aos praticantes utilizar novamente este método, que caiu em desuso devido à complexidade dos cálculos que exige.

A interpretação das direções é aproximadamente a mesma daquela dos trânsitos. Por exemplo, uma direção do Sol em conjunção com Saturno (ou de Saturno em conjunção com o Sol) terá uma significação semelhante àquela de um trânsito de conjunção Saturno sobre o Sol.

Tendência a ter Bens Materiais, por Catherine Aubier

Os bens materiais são da alçada da casa II. Os planetas eventualmente situados nessa casa mostram a atitude da pessoa em relação ao dinheiro. Júpiter, por exemplo, indicará,, em caso positivo, abundância, em caso negativo, grandes despesas e dilapidação; Saturno, em caso positivo, significará economia, em caso negativo, avareza ou avidez.

Os acontecimentos da existência em relação ao dinheiro são indicados por trânsitos planetários na casa II, tocando o planeta que aí se encontra, ou ainda aquele que é regente da casa II.

Quando vários planetas ou mesmo um stellium planetário se encontram na casa II, geralmente esse é o indício de uma profissão relacionada com o mundo financeiro.

Dharma, por Catherine Aubier

Segundo a tradição hindu, nosso carma nos atribui uma série de papéis, ou dharmas, que são simplesmente as diferentes circunstâncias da vida — tanto as pequenas como as grandes. Nosso primeiro dever consiste em assumir o dharma geral do nosso destino, e o dharma dos momentos, seja o de um rei, de um mendigo, artesão ou o de um sábio. E preciso desempenhar esse papel completamente, isto é, cumprir a ação adequada, dar a resposta certa, adaptada à situação em curso, assim como a nossas próprias possibilidades e limitações. Cada situação implica um dharma diferente — pai, esposo, empregado, amigo, etc...

Nenhum fenômeno, por mais insignificante que seja, pode ser isolado ou dissociado da totalidade do universo. A mínima partícula é uma consequência dessa fatalidade, é o resultado de tudo o que se desenrolou desde a origem do cosmo. Nesta interdependência universal, em que o mais irrisório incidente tem infinitas repercussões, o nosso dharma particular consiste, no fundo, em executar fielmente, passo a passo, a viva partitura pela qual nós viemos ao mundo — seja ela branca ou preta, fácil ou difícil.

Astrologia e Determinismo, por Catherine Aubier

Eis um problema que deriva diretamente da definição precedente relativa ao destino. Na verdade, a questão é a mesma: Nós somos determinados? Qual é o papel de nosso livre-arbítrio?
Com um mínimo de reflexão, temos que admitir que o ser humano, desde seu nascimento, encontra-se condicionado por fatores que não têm nada a ver com a astrologia: escolhemos nascer brancos, pretos ou amarelos, em uma fazenda, um castelo ou uma habitação popular, de pais ricos ou pobres, intelectuais, funcionários ou comerciantes? E não é tudo: intervêm igualmente a época (período de paz ou guerra), o clima e, acima de tudo, a hereditariedade, a genética, etc.

A astrologia, envolvendo-nos com as condições do céu no momento de nosso nascimento, acrescenta aí um condicionamento suplementar.

Nosso livre-arbítrio consiste justamente em nos elevarmos acima desses condicionamentos, conhecendo-os e conhecendo-nos, para nos libertarmos melhor deles. Aliás, é evidente que a astrologia nos predispõe a uma forma de reação, sem, no entanto, impingi-la a nós. Segundo a tradição, "astra inclinant, non necessitant" (os astros predispõem, mas não determinam). Além disso: "O sábio domina seus astros".

Poder-se-ia concluir que a evolução para um melhor conhecimento de si mesmo e a busca de uma certa sabedoria anulam a noção de fatalidade. E está claro, também, que os indivíduos de personalidade fraca encontram um certo conforto moral em acusar o destino pelos reveses que a vontade ou a reconsideração permitiriam evitar.

Astrologia e Destino, por Catherine Aubier

A astrologia foi considerada, durante muito tempo, um meio de se conhecer e prever o destino de um indivíduo, e a ideia de que cada um de nós é dominado por um poder oculto e infalível, que dirige o curso de nossa existência e nos leva fatalmente a viver certas situações, está ainda bem arraigada no pensamento de muita gente.

Era na posição do Meio do Céu e dos planetas que aí se encontram que os astrólogos costumavam ler o destino, positivo ou negativo, de cada um. Hoje, com o surgimento em particular da astropsicologia e da astrologia condicionalista, essas opiniões estão em plena evolução, e os astrólogos tendem a acreditar que o Tema representa o que somos e que "aquilo que nos acontece é o que somos". Ainda mais porque, segundo os antigos, "somente os heróis têm um destino..."

Pessoas Chegadas à Desordem, por Catherine Aubier

Parece ser principalmente obra de Gêmeos, Câncer, Peixes cuja Lua é dominante, um Marte poderoso, um Saturno fraco.

Assim, sendo a desordem frequentemente própria da infância e da adolescência, neste caso não se deve tentar justificá-la pela astrologia.

Desequilíbrio de um Tema, por Catherine Aubier

Há o risco de desequilíbrio num Tema toda vez que uma tendência está muito mais presente que as outras: stellium importante, planetas agrupados em uma mesma zona do círculo zodiacal, elemento dominante em comparação com os outros. Nesse caso, a pessoa deve encontrar um equilíbrio por sua própria vontade, às vezes "enriquecendo" a zona ausente.

Por exemplo, os nativos que têm um stellium em Peixes "compensam-no" com freqüência exercendo uma profissão tipicamente de Virgem (signo oposto): contabilidade, finanças, informática, área fiscal, etc...

Possibilidade de Desemprego, por Catherine Aubier

Traduz-se por fortes perturbações na casa VI, notadamente por uma presença dissonante de Saturno ou de Marte. Todavia, é preciso ser particularmente circunspecto, pois a casa VI diz respeito também aos problemas de saúde.

Os períodos de desemprego podem ser descobertos a partir de trânsitos planetários negativos (de Saturno, em geral): com o Sol, com o MC ou com o regente da VI.

Tempo Positivo e Negativo, por Dane Rudhyar

Essas coisas indubitavelmente são metafísicas demais, e no entanto tão tensamente práticas! Referem-se a uma das mudanças básicas que caracterizam nosso período de transição, uma mudança muito complexa já que às vezes parece estar dirigida a um caminho e em outras, justamente na direção oposta. Desde o século VI a.C., a humanidade tentou repolarizar-se de acordo com uma nova visão mental e abstrata. Seus melhores filósofos e cientistas salientaram o fator "forma". Forma que não deve ser confundida com "corpo", é meramente o resultado sintético de relacionamento puramente abstrato. No entanto, a forma, quando manifestada no ordenamento de elementos materiais num "corpo" (ou objeto), implica uma extensão no espaço. Portanto, o espaço, como um princípio cósmico, tem sido enfatizado fundamentalmente durante os últimos vinte e cinco séculos.

Por outro lado, o tempo real foi deixado para segundo plano. O tempo, para a humanidade arcaica, significava uma linha de modificações sucessivas pelas quais passavam os corpos materiais. O tempo era significativo à medida que parecia ser o causador da desintegração fatal de corpos e energias. Portanto o tempo era análogo ao destino. Saturno era o deus do destino e do carme — o regente implacável cujos decretos significavam interrupção e morte. Interrupção significa emoção, e nascimento também. Todas as grandes mudanças, todos os momentos em que o tempo parece atuar com poder e significado especiais, são causas de intensas emoções. Portanto os valores temporais aparecem, para o indivíduo "natural", como valores emocionais. O tempo (Saturno) opera — como veremos adiante — através de mudanças de sentimentos (Lua). As fases da Lua moldam a vida dos sentimentos do homem, como os ciclos solares afetam a atuação da força vital básica em todos os corpos vivos.

O tempo, desse modo associado com fases, carrega sempre consigo o significado de interrupção (conforme o simbolismo de Saturno), e assim, da trágica inabilidade de perpetuar a consciência, o amor, a juventude e todos os símbolos semelhantes da forma orgânica funcionando perfeitamente. Em outras palavras, o tempo, a princípio associado ao nascimento das coisas (Idade de Ouro) e à felicidade, parece ter estado por muitos séculos essencialmente ligado à ideia de morte e da fatalidade, de não se ser capaz de manter a própria identidade (o que significa manter uma forma definida). O tempo de Saturno tem sido considerado cada vez mais (especialmente no decorrer da era cristã) como o poder que se opõe à vida, um poder anti-holístico.

Isto em si é altamente significativo. Aquilo que na verdade gera os todos e dá nascimento a almas tem sido considerado quase exclusivamente como a causa de toda destruição! Obviamente, o tempo é tanto causa do nascimento quanto causa da morte. Mas porque "este mundo" foi considerado mau e ilusório, o nascimento não parecia ser um vento especialmente alegre — e, curiosamente, a morte foi ainda mais temida, o que na verdade seria um tanto ilógico, não fosse o fato de a morte ter sido ensinada como significando, em tantos casos, o nascimento do inferno! A filosofia oculta e tipos mais profundos de misticismo enfatizaram o ensinamento de que, enquanto o homem comum, identificando sua individualidade com seu corpo material, se defrontava com a extinção da consciência pessoal na morte, o adepto, tendo conseguido transferir sua consciência de ser do corpo para a forma abstrata (ou protótipo astral), não conhecia o fim da personalidade na morte. Seu corpo material desintegrar-se-ia sob a influência de Saturno, mas, tendo estabilizado seu ser numa forma abstrata, ele era capaz de enganar Saturno. Ele permanecia o mesmo self — menos um veículo material para expressão. A totalidade do todo permanecia, apesar de ter cessado o poder operacional do todo (em termos de atividade terrena).

Assim, a fatalidade da interrupção foi superada por meio do domínio da forma. O ser humano, ao construir sua "forma de imortalidade", ou desembaraçando-a dos elementos substanciais que lhe davam corpo, foi capaz de reter sua identidade a despeito de todas as mudanças, a despeito do tempo. Tendo construído sua própria estrutura espacial como uma fortaleza inexpugnável, ele pôde desafiar o tempo. Isto s6 pôde ser feito com o uso da mente. Vários níveis mentais resultariam em vários tipos de imortalidade. Um grande livro, lembrado através das eras, é um tipo de imortalidade pessoal para seu autor. O adepto, entretanto, era capaz de atingir um tipo mais integral de imortalidade, funcionando além da morte em seu "corpo crístico" ou "corpo de ressurreição" ou corpo nirmanakaya etc.

Infelizmente, o tipo criativo de mente (ou seja, a mente considerada em relação com o processo de fazer todos) logo foi obscurecido pelo tremendo desenvolvimento do tipo lógico de mente, ou intelecto analítico. Através da análise, o espaço perdeu sua totalidade (ou seja, sua conexão com o poder holístico do tempo), e passou a ser mecanicista e estritamente causal. Tornou-se infinito, portanto sem significado. Foi concebido como estendendo-se infinitamente em todas as direções. A causalidade e o mecanicismo levaram à formulação das leis da termodinâmica e à ideia de entropia. O universo era visto como "declinando". Também aqui o tempo estava se tornando a fatalidade da interrupção — em vez do poder de dar origem a todos.

No entanto, ultimamente tem vindo à tona uma tendência a restabelecer a cosmologia em termos não diferentes dos antigos Dias e Noites de Brahma. O universo não está sendo apenas concebido como um todo, mas, em vez de ser visto como um todo em explosão, está adquirindo o poder de autorregeneração, períodos de contrações alternando com períodos de expansões (Sir James Jeans, op. cit., p. 138). Parece provável que uma nova compreensão da essência do tempo possa levar os cientistas a teorias mais aprofundadas e satisfatórias.

Entretanto para nós o ponto principal a ser compreendido é que há duas concepções fundamentais de tempo possíveis: o tempo negativo é o concebido como a fatalidade da cessação. O tempo positivo, ou tempo holista, é o poder de fazer todos. A primeira visão é subjetiva e emocional. Ela diz: "eu estou aqui, inteiro, vivo, consciente, e tudo isto vai terminar! Cada fase é um passo em direção à morte, e assim tudo é sofrimento e tudo em vão". Assim fala o indivíduo que viu a identidade individual como uma miragem. "Todas as entidades compostas degeneram", disse o Buda. Decorrendo disso, logicamente, que a única atitude sábia a se tomar é retirar a consciência de todos os compostos que mudam e habitar na "forma abstrata" pura, na totalidade pura além (ou dentro) de todos os todos. Este é o estado Nirvana.

A concepção positiva de tempo vê tempo como o eterno nascimento de todos que não morrem necessariamente, mas podem continuar combinando-se entre si, formando totalidades cada vez maiores ao longo do processo. Através da participação na consciência, o indivíduo pode tornar-se parte orgânica de um todo maior, e assim atingir a imortalidade dentro daquele todo, como agente funcional da totalidade do todo maior. Esse tipo de imortalidade difere em significado da imortalidade estritamente pessoal, porque não se baseia na superação do tempo, mas na identificação com o poder criativo de cada momento.

O homem deveria viver plenamente cada momento, e em primeiro lugar seu momento de nascimento fundamental e seu Destino inteiro. Como ele pára de resistir ao tempo, e, ao contrário, aceita a mensagem criativa de cada momento, cada momento é visto como um nascimento. E então, ao viver criativamente, vive num processo constante de fazer todos. Ele não está tentando escapar das limitações de nenhum momento fugindo para o espaço, mas preenche o espaço e a forma determinada pela potência de cada momento, e ao fazê-lo renova constantemente sua totalidade. Ele cria, com a mesma leveza e alegria, tanto nos momentos que definem sua totalidade, como a da juventude, quanto naqueles outros momentos que definem sua totalidade como a da maturidade, da velhice ou da morte. Todos esses tempos, em si, são igualmente oportunidades de fazer todos. A cada momento, o homem é um todo combinando com todos os outros todos dentro do Todo universal. Quando a estrutura-espaço conhecida como seu corpo não é mais capaz de definir uma nova série de fazer todos, a estrutura se decompõe em seus elementos, que se recombinam dentro do Todo para continuar a alegria de nascer de outro modo. Mas no momento exato em que a estrutura do corpo perde seu poder holista e sucumbe, neste mesmo momento, nascem miríades de estruturas no universo. Pode nascer uma estrela, e aquele que preencheu o tempo e identificou-se com suas ondas cíclicas é carregado até lá para o nascimento imediato, de acordo com a plenitude do poder de fazer todos que ele tenha desenvolvido em sua estrutura-espaço então terminada (por exemplo, espécie, raça, família e agrupamentos de todo tipo).

____________________________________________________
Extraído do livro Astrologia da Personalidade, de Dane Rudhyar. 

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Consciente e Inconsciente, por Catherine Aubier.

Na grande aproximação que se operou em nossos dias entre a astrologia e a psicanálise, o inconsciente é associado, no plano individual, à Lua e, no nível coletivo, a Plutão. Em uma perspectiva de coerência e de complementaridade, parece natural ligar a função consciente ao Sol (a dupla Sol-Lua evocando igualmente os conceitos junguianos de animus e anima).

Numa abordagem mais vasta, o Sol é considerado por todas as grandes tradições espirituais da humanidade como o mais evidente símbolo do Deus criador, da unidade transcendente, do centro original de toda manifestação. É a energia de vida e o coração do espaço infinito. Em função disso, a relação metafísica entre Sol e consciência ultrapassa de longe a postura estritamente psicológica e o conteúdo puramente existencial da dupla consciente-inconsciente. A consciência de que tratamos aqui representa o fundamento do próprio ser de nossa realidade mais íntima, o imutável além e aquém das aparências e das metamorfoses. Essa consciência se parece com nossa certeza de ser, anterior a toda qualificação e a toda diferenciação (eu sou tal pessoa, tenho tal sexo, tal idade, nacionalidade, competência, etc ...), independentemente de todo atributo relativo e limitado — um pouco comparável à ficha em branco onde não figura ainda qualquer menção de estado civil. O Sol ilumina indiferentemente todos os espetáculos, brilha da mesma maneira "para os bons e para os maus". E o perfeito símbolo do puro testemunho, do espectador imóvel e inalterável, sempre presente na retaguarda de nossas experiências e de nossos estados psicológicos — de vigília, de sonho ou de sono profundo. É ao mesmo tempo o centro de nossa pessoa — a sucessão de fenômenos subjetivos constitui o nosso ego — e o centro do cosmos inteiro (o Ascendente corresponderia à persona, no sentido junguiano do termo).

Facilidade de Compreensão, por Catherine Aubier

Quando se trata de uma compreensão essencialmente intelectual, o papel de Mercúrio é determinante. Por exemplo, associado a Virgem, indica faculdades lógicas e hiperracionais. Situado em Capricórnio, revela uma inteligência penetrante, preocupada em ir ao fundo das coisas.

Com Leão, é o senso da síntese que o dirige; com Libra, a faculdade de compreender os pontos de vista mais antinômicos, e, com Escorpião, uma perspicácia lúcida e mordaz. Mas a compreensão pode ser igualmente mais intuitiva, sobretudo se há bons aspectos Mercúrio-Netuno e uma coabitação benéfica entre Mercúrio e Peixes, ou ligada a um senso psicológico nato: Escorpião ou Plutão poderosos no Tema. Em todos os casos, deve-se poder descobrir uma abertura de espírito ou um campo de consciência largo.

Mapa Composto (Composite), por Catherine Aubier

Nome dado a uma recente técnica de comparação de Temas, que consiste em construir um Tema astral a partir de pontos-médios de planetas de cada um dos dois Temas. Por exemplo, o Ascendente do "composto" será o ponto-médio dos Ascendentes dos dois Temas a comparar, o Sol será colocado no ponto-médio dos dois Sóis, e assim por diante para cada planeta. O Tema assim obtido representa o tipo de relação vivido pelo casal. Mas atenção: os especialistas deste método determinam que ele só é válido e utilizável quando se trata de um casal constituído. Inútil calcular um composto a cada encontro!

A interpretação se faz sem levar em conta os signos, mas estudando essencialmente os aspectos e as eventuais angularidades planetárias. A realização de um composto à mão não apresenta dificuldades particulares, mas trata-se de um trabalho bastante longo e minucioso; entretanto, a maioria dos programas informatizados de astrologia utilizáveis em um microcomputador pessoal o incluem.

Netuno nos Signos

Netuno em Leão.

Geração que cultua a idealização da autoexpressão e busca de um áspero individualismo e da autossuficiência. Entretanto existe pouca autoconfiança. Sério conflito entre necessidade de autoexpressão e o ideal netuniano de desprendimento e de não envolvimento.

Gosto pelo esporte e idealização de amores fúteis. O subconsciente julga os sucessos amorosos por padrões ingênuos. A realização amorosa e sexual depende da criatividade expressa pelos estilos pessoais dos parceiros.


Netuno em Virgem.

Geração silenciosa que precisa de bons empregos, tornar-se bem sucedida, respeitada e com sólida posição social. Idealização do trabalho.

Forte demanda de atenção da outra pessoa. Desejo de amor idealizado.


Netuno em Libra.
Quem tem este posicionamento pertence à geração da idealização dos relacionamentos sem que haja uma confiança no próprio. Contra-cultura. Reavivação do espiritual. Grupos sociais.

Igualdade sexual. Compreensão dos sentimentos dos outros. Satisfação mútua no ato sexual.


Netuno em Escorpião.

Quem tem este posicionamento pertence a uma geração ligada ao mistério a ao estranho. Interesse geral pelo ocultismo. Ação de poderosas forças de natureza psicológica.


Netuno em Sagitário.


Este posicionamento produz uma geração extremamente idealista. Há necessidade de valores religiosos e espirituais mais elevados, capacidade para explorar os poderes da mente, revisar leis existentes e buscar o significado mais profundo da vida. A geração traz ideias novas a respeito da educação, interessa-se pelas culturas estrangeiras e sente-se a vontade com o conceito de uma religião universal.

A sexualidade baseia-se em ideias simples e descomplicadas. Mas isso não se aplica em casos de envolvimentos em relacionamentos sutis e complexos.


Netuno em Capricórnio.

Quem nasce com este posicionamento pertence a uma geração que sofre forte influência dos pais. Tradicionalismo, convencionalismo e consciência. Profundo senso de responsabilidade e de autodisciplina. Tentativa de aplicar toda a criatividade em coisas práticas e tangíveis. Possibilidade de incorporar a imaginação espiritual e poética na vida cotidiana.

Netuno nas Casas

Netuno na Casa 1.

Verdadeira sensibilidade que impressiona facilmente às pessoas. Absorção do estado de espírito de outras pessoas e do ambiente. Facilidade em assumir diferentes papéis. Percepção do sentimento dos outros. Prazer com fantasias, possibilidade de criar um universo paralelo e privado.

O ar sonhador tem certamente apelo romântico e sexual. Dificuldades de definir os relacionamentos e tendência a criar situações confusas. Extremamente mutável no amor. É fundamental procurar expressar os sentimentos com clareza para que a outra pessoa possa situar-se dentro do mundo de sua imaginação.


Netuno na Casa 2.

Provavelmente tem muito a aprender a cerca do valor do dinheiro e das propriedades. É possível que sinta que dinheiro não é importante e por isso não sabe o seu valor nem o que representa. Aprender a usar o dinheiro e outros recursos materiais é uma das mais importantes lições da vida e quando mais cedo aprendê-la melhor será. Mas dependendo dos demais posicionamentos da Carta Natal, este posicionamento poderá significar também um instinto especial para fazer dinheiro, mas isso não significa que não viva situações de insegurança. Antes de mais nada é fundamental relaxar com matérias de dinheiro e aprender a usá-lo apenas naquilo que necessita. Deve-se tomar muito cuidado até aprender a sua real atitude frente ao dinheiro.

Os valores idealizados podem entrar em conflito com a realidade física nos relacionamentos afetivos. Exige pureza de sentimentos e despreza o amor com ligações financeiras. A estabilidade financeira, entretanto, pode ser muito importante para manter um relacionamento, particularmente se houverem outros problemas. Há uma grande nebulosidade envolvendo o assunto dinheiro.


Netuno na Casa 3.

Excelente imaginação. Habilidade para usar a criatividade escrevendo, falando possivelmente agindo e, mesmo, aprendendo sobre o mundo. É necessário aprender a diferenciar realidade e fantasia, não acreditar no que os outros dizem sem ver com os próprios olhos. Distorção intencional da verdade. Possível dificuldade nas relações com irmãos e irmãs, provavelmente por causa de mal-entendidos.
Ênfase no entendimento intelectual dos relacionamentos afetivos. Perda de palavras porque será muito difícil de encontrar respostas concretas. Amor muito falado mas de realização física muito complicada. É difícil explicar o prazer.


Netuno na Casa 4.

Forte intuição a cerca do que se passa dentro da profundidade das pessoas, mas a percepção dos sentimentos dos outros pode ser confusa. O que chega pela intuição tende a confundir. Frequente necessidade de estar só com a imaginação. Idealização e endeusamento dos pais (ou de um deles) pode ser a causa de muitos desapontamentos, tornando difícil o relacionamento com eles. Os padrões idealistas podem afetar a vida doméstica, trazendo ansiedades com relação a alcançar o lar ideal.

Padrões de amor advindos da família e principalmente de situações trazidas da infância. Repetição de erros. Imaturidade. Dependência. Conflitos nos relacionamentos em função da repetição de padrões anacrônicos.


Netuno na Casa 5.

Gosto por expressar-se através da imaginação navegando em belas fantasias e sonhos. Criatividade  na arte ou escrita, necessitando de disciplina para poder desenvolver-se por esses caminhos. Problemas nos relacionamentos em relação com as fantasias e deduções imaginárias e irreais. Romantismo e contos de fadas. Idealização da outra pessoa.

O amor traz grandes expectativas e os encontros sexuais nem sempre as atendem. O amor tem que ter uma qualidade infantil, um mundo de jade lapidado com experiência e técnica. É necessário ver o sexo com mais humor e menos seriedade. A seriedade no sexo pode trazer frustração e desapontamento. Capacidade para desenvolver um estilo romântico de amar que transcende ao físico e atingir a um nível emocional muito avançado.


Netuno na Casa 6.

Este posicionamento afeta em dois sentidos. Primeiro, indica que o corpo físico é muito sensível a influências externas, como, por exemplo: temperatura, drogas, alimentos, bebidas ou remédios. Os problemas psicológicos podem trazer problemas físicos ou reações alérgicas, nada imaginários, estritamente reais, tendo como fonte os sentimentos e as emoções. O segundo sentido deste posicionamento é uma necessidade de ajudar os outros; trata-se quase de um sentimento de obrigação que, quando consegue concretizar-se, traz muita alegria e realização. É, entretanto, necessário discernir entre quem merece e quem não merece essa atenção. Esse é um aprendizado que deverá ocorrer, obrigatoriamente, ao longo da vida.

Nos relacionamentos afetivos é fácil aprender a ter prazer e a satisfazer à outra pessoa. Necessita, entretanto, ter ao lado uma pessoa sensível que possa compreender a sua sensibilidade e vontade de entregar-se. Deve ser tomado um especial cuidado com pessoas que querem muito, mas nada dão.


Netuno na Casa 7.

Sempre que trabalha em conjunto com alguém há segurança de compreensão das tarefas e das regras do jogo.

Há uma forte tendência a ver apenas o que quer ver nos outros e quando conversa com alguém, escuta apenas o que quer ouvir.  Em geral isso cria muitos problemas quando a verdade torna-se evidente. Desde cedo podem ser criados muitos inimigos por causa de mal-entendidos.

Provavelmente surgirão problemas com outras pessoas por causa da imaginação. É forte a possibilidade de idealizar as pessoas dentro da imaginação, e por essa razão deixar de ver inúmeras faltas alheias. Durante o casamento isso pode ser especialmente problemático e é fundamental desenvolver amizades que possam aconselhar a respeito de caminhos e decisões a serem tomados.

É frequente projetar para os outros suas próprias faltas e culpá-los de suas ações mal sucedidas. Não é possível esperar que alguém venha salvar do "mundo cruel" do mesmo modo que não é possível pensar que possa fazer o mesmo em relação a outras pessoas.

É fundamental aprender a aceitar as pessoas como elas realmente são.


Netuno na Casa 8.

Interesse incomum em assuntos ligados à mente, ao lado psíquico e espiritual. Gosto pelo sobrenatural. Facilidade de ver as forças misteriosas agirem no cotidiano, mas deve tomar cuidado porque pode originar-se uma obsessão mórbida e estranhas fantasias. Não deve envolver-se naquilo que é possível perder o senso de proporção. É possível que a pessoa desenvolva comportamentos estranhos. Seus temores podem criar dificuldades nas tarefas diárias. Medo irracional da morte. O segredo para superar esses problemas está no envolvimento de corpo e alma consumindo assim essas energias negativas.

Nos relacionamentos afetivos, aprecia o amor intenso e que estimule o autoconhecimento, mostrando novos aspectos de si e fortes sentimentos. Pode vir a viver amores tumultuados e o melhor remédio para isso é buscar a suavidade e a brandura. A satisfação resulta de uma mistura bem dosada de intensidade e relaxamento. Deve esforçar-se para expressar ternura e entendimento para com a outra pessoa.


Netuno na Casa 9.


Torna a pessoa idealista e sonhadora que vê o mundo cotidiano como um dos tópicos para pensar e sonhar. O mundo normal em que todos vivem parece monótono, idiota e desinteressante; mas existe uma grande fascinação por povos e países distantes, mesmo que as ideias a cerca deles fujam da realidade objetiva. O fantástico e o extraordinário também fascinam. Pode ser que em idade madura a pessoa se dedique ao estudo de religiões, filosofias ou ao estudo de aspectos ocultos do mundo. Um sério problema que surge neste posicionamento é uma certa dificuldade em conviver com as coisas práticas. É como se a pessoa vivesse nas nuvens. O lado positivo disso  é o idealismo. Pessoa apaixonada que tem sentimentos de bondade para com as outros e os animais.

Os relacionamentos afetivos são envolvidos de uma atmosfera de ideais variados e inventivos. Entretanto pode haver muita dificuldade de expressá-los em uma realidade específica. Em geral, as necessidades são muito internas e generalizadas. A satisfação física e o prazer virão somente quando o lado interno estiver em equilíbrio com a realidade exterior.


Netuno na Casa 10.

Em determinado momento da vida este posicionamento causará problemas porque a pessoa encontrará dificuldades para decidir o que quer e espera da vida. Isto sugere muito cuidado porque uma escolha errada pode ser a causa de muitas decepções, frustrações e desapontamentos. De certo modo quanto maior o esforço para encontrar um caminho, maiores serão as dificuldades encontradas. Netuno neste posicionamento sugere uma carreira a serviço dos outros. Pode ser o sinal para um trabalho ligado a concepções religiosas ou ligado ao cuidado com pessoas doentes ou abandonadas pela sorte na vida. Não é um posicionamento especialmente direcionado para uma carreira ligada à medicina, mas pode ajudar a um médico na melhor compreensão de seus pacientes. É um posicionamento que dirige a um trabalho de serviço e dedicação.

Nos relacionamentos afetivos a pessoa constrói uma certa reputação de mistério em sua realização. Isto pode trabalhar contra  a pessoa dependendo da situação. No amor deve proceder com base no momento. Muito planejamento pode restringir o desenvolvimento e o prazer.


Netuno na Casa 11.

Este posicionamento requer um certo cuidado porque traz uma ideia irreal do sentimento de amizade e dos amigos de um modo geral. Faz imaginar a perfeição em quem está longe disso, quase uma tendência a divinizar quem é humano. É necessário aprender e desenvolver uma atitude mais realista com relação aos amigos. Pode ser que haja uma atração (ou atrair) pessoas problemáticas que podem causar muitos transtornos a trazer muitos problemas. Pode-se dizer que há até um certo prazer em relacionar-se com pessoas confusas até com a finalidade de ajudar, mas, na maioria dos casos, isso é impossível. Os objetivos pessoais são muito idealista e á muito provável o envolvimento em grupos religiosos ou místicos.

Essas características se manifestam nos relacionamentos afetivos e é bastante provável o envolvimento com uma pessoa muito confusa. Há uma tendência natural a minorar os erros dos outros.


Netuno na Casa 12.

Simpatia com relação aos problemas das pessoas porque é possível compreender-lhes os sofrimentos. Alta consideração com animais e pessoas. Grande sensibilidade às impressões não transmitidas  pelas palavras. A proximidade de pessoas negativas pode levar à doença, porque o nível de absorção é alto e indiscriminado. Na idade madura pode ser que haja uma forte ligação com ideais espirituais.

Facetas ocultas da personalidade. Esforços consideráveis para a exploração psicológica. A outra pessoa pode ajudar a descobrir as motivações mais interiores.Os objetivos são muito profundos e por essa razão não são claros e aparentes.

Tempo e Ciclos, por Dane Rudhyar

No universo holístico (falando genericamente, e não necessariamente como visto pelo general Smuts), o tempo na verdade é muito real. E sua realidade pode ser muito bem identificada como a realidade da totalidade dos todos. Não apenas o tempo real, ou a duração bergsoniana, se torna uma função da totalidade dos todos, mas entra também numa espécie de caminho metacausal, para a "holização" de qualquer grupo de elementos. Assim, há dois fatores envolvidos: primeiro, o período de existência independente de qualquer todo está intimamente ligado ao caráter da totalidade do todo. Segundo, a qualidade do momento, quando o grupo veio a ser um todo operativo, determina a qualidade da totalidade do todo.

Em outras palavras, não é simplesmente um assunto secundário se o todo continua a existir como tal por uni minuto, um ano ou um bilhão de anos. O período de totalidade não pode ser isolado da essência do todo. A relação entre ambos não é de causação, mas de identidade. Considerado como entidade viva específica, o homem é a duração de sua vida: primeira proposição. Um homem é o momento em que assume o poder de existência independente (primeira respiração): segunda proposição. Estes são postulados de uma "filosofia do tempo".

Mesmo assim, eles não contradizem o fato de uma pessoa ser, antes de tudo, uma entidade que pertence à espécie humana, então a uma determinada raça e agrupamento fisiológico. Este fato determina as características-espaço de um homem: sua estrutura biológica. Mas um homem não é apenas uma parte da coletividade (visão mecanicista). Ele é um todo individual (visão holística). O que é que caracteriza essa totalidade individual? O momento de sua primeira respiração e a duração de sua vida — sendo ambos valores relacionados no tempo real.

A ciência moderna não tem absolutamente nada a dizer quanto à qualidade da totalidade de qualquer todo, nem tem nada de vital ou real a dizer quanto à essência do tempo. Todos são criaturas do tempo. As partes, como elementos relacionados causalmente, são criaturas do espaço. O teimo criaturas pode ser um tanto alegórico, mas a ideia geral é correta pois a relação de tempo e todos é de um tipo genético. Rigorosamente, não quer dizer que o tempo faz todos, mas o tempo condiciona o fazer dos todos. Voltando a nossa ilustração anterior, a matemática não faz a física, mas a matemática condiciona o fazer da física. A matemática faz da física um todo através do processo de correlação lógica de dados. De modo análogo, o tempo faz com que grupos de elementos se tornem todos operativos, através do processo de correlação e "holização" desses elementos. Esse último processo não é lógico. Em alguns casos, podemos chamá-lo de biológico, mas, num sentido mais geral, ele transcende aquilo que ordinariamente chamamos vida. Pode ser chamado de ciclológico, porque o tempo é essencialmente cíclico em suas manifestações.

Daí a ciência dos ciclos (ou, mais corretamente, a ciência da "ciclicidade"). A ciclologia é para a ciência dos todos o que a matemática é para a ciência física moderna. A matemática analisa espaço; a ciclologia analisa tempo — tempo real, o tempo de vida e do todo. A primeira parte de um ponto de vista estritamente causal, intelectual, externo (no sentido dado pelo general Smuts ao termo) do universo, concebido como estendido num continuum de espaço-tempo abstrato, nó qual o tempo é interpretado como uma coordenada extra-espacial. A última parte de uma visão sincrônica, holística, interna do universo, concebido como intensificado num tempo psicobiológico cíclico, cuja unidade poderia ser chamada quantum de duração, isto é, o momento criativo. O momento é criativo à medida que desprende o poder necessário para fazer todos. É um tipo de fóton, pois representa uma unidade de liberação daquela energia criadora-de-todos, que é a qualidade mais intrínseca do tempo. Se voltamos a nos referir às ideias do general Smuts e vemos com ele a totalidade do todo como idêntica ao self ou alma (dependendo das definições dessas palavras), podemos perceber que o momento é criativo do potencial de ser self ou alma; que uma alma pode ser determinada em função do momento em que o todo, do qual ela é a própria totalidade, surge como individualidade operativa independente. Assim, o tempo se torna a matriz universal de "almas individuais".

Cada alma (ou todo) tem seu momento de nascimento e seu ciclo de manifestação, ambos os quais determiná-la-ão totalmente como uma alma — ou como uma totalidade de partes que, em sua genealogia como partes, se reportam ao espaço.

Isto se ajusta bem ao antigo simbolismo mitológico. Pois Cronos-Saturno é o fazedor de almas individuais, ou de selves individuais, ou de personalidades, ou de egos individuais — de acordo com a maneira pela qual esses termos são definidos. Ele é o deus dos ciclos, o regente da Idade de Ouro (ou seja, do início de qualquer ciclo). Ele é o princípio de limitação, de fronteiras, de finitude, de cristalização e forma. Isto porque qualquer todo precisa ser finito, porque totalidade implica finitude, ser self implica limitações e forma. Mas a Idade de Ouro é á idade da inocência e da felicidade, pois viver totalmente nos limites e fronteiras cíclicas da própria totalidade é a verdadeira inocência e felicidade, surgindo o pecado e a tragédia apenas quando se tenta ultrapassar esses limites em busca do "infinito".

Marc Jones escreve numa de suas cartas a alunos:

Não há ilusão mais danosa ao crescimento espiritual de quem busca do que a ideia de que a infinitude é algo a ser procurado, e de algum modo obtido. .. A infinitude é um conceito da mente finita, atingir algo que não é, e finitude é uma necessidade para a percepção da infinitude, por paradoxal que possa parecer. ...O medo é infinito, tanto quanto o amor é finito. O ódio é infinito, como é uma mentira ou una rendição da alma ao imoral ou ao ignóbil, mas a divindade é finita, isto é, definida. Finito significa limitado, infinito indica uma falta de delimitação. O intrinsecamente ilimitado é totalmente desconhecido, o totalmente definido é o absolutamente conhecido. Deus era finito para Jesus: seu `pai" . A divindade é finita para o estudante que conhece, pela fronteira espiritual, a limitação iniciatória de seu ser. Paulo chama a si mesmo "escravo" de um mestre imortal, e nesse "vínculo de escravidão" torna-se igualmente uma personalidade real ou imortal. A realidade é adquirida finita, nunca infinitamente. A busca do real é realmente a busca do finito absoluto.

Isto facilmente nos leva de volta à revolução conseguida 'por Einstein no domínio da física mundial proclamando o universo sem fronteiras, mas limitado. Desde essa afirmação matemática, a ciência moderna começou a lidar com o universo como um todo — e também com o átomo como um todo, composto de partes bem peculiares. Coisas essas todas que levam em direção ao Holismo. Mas nós questionaríamos seriamente algumas das ideias filosóficas envolvidas na difundida teoria de Einstein. Diríamos, por exemplo, que o espaço como tal é ilimitado, porque o espaço lida com a extensão causal dos elementos, como partes-de-ser. E não há limite para o número possível de elementos e de relações entre eles. Mas o tempo é limitado, porque ele é o domínio da constituição dos todos, e a totalidade ou identidade é, por definição, limitada. O tempo, em termos abstratos, é o Ciclo — seja qual for sua dimensão visível. Ele é o "círculo da totalidade", o mitológico-astronômico anel de Saturno. Portanto o que torna o espaço-tempo limitado é o fator tempo. Tempo infinito é um absurdo. A eternidade não é tempo infinito, mas um imenso ciclo de tempo, ou éon. Em termos místicos, é a totalidade de qualquer ciclo.

Na filosofia gnóstica, um éon não é apenas um ciclo de tempo, mas uma Consciência divina ou Ser cósmico — um Todo cósmico. Isto se aplica a cada ciclo, por menor que pareça ser. Um momento é um éon, no sentido de ser ambos: uma unidade de tempo e uma alma — ou a matriz geradora de uma série de todos que conquistam sua totalidade. Quanto ao que é chamado o "Self universal", isto não significa um self infinito, mas, ao contrário, aquilo que alcança a perfeição de ser self durante cada "quantum de duração", durante cada momento, ou seja, o todo que é inteiro em e através de cada um dos menores momentos, sem nenhuma interrupção concebível no estar sendo self Pode ser o menor dos menores, ou o mais vasto dos vastos. Dimensões não contam, porque elas pertencem ao domínio do espaço. Nem importa se um todo tem este ou outro número de partes, pequenas ou tremendamente grandes. O número de partes e o grau de extensão em dimensões não pertencem ao domínio da totalidade — ou tempo, mas à ilusão da espacialidade, à ilusão do mais e menos da lógica e causação intelectual. O ser é o potencialmente inteiro a cada momento. O Ser supremo é Aquele Que é verdadeiramente inteiro em cada momento, não conhecendo a desintegração que é a morte, cuja duração de tempo está tão plena de totalidade ininterrupta, que é tanto a menor das menores quanto a mais vasta das vastas.

____________________________________________________
Extraído do livro Astrologia da Personalidade, de Dane Rudhyar. 

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Urano nos Signos

Urano em Áries.

Geração de indivíduos fortemente direcionados para a autoexpressão e que podem encontrar sérias dificuldades em se conformar com as normas sociais. Necessidade de liberdade individual. Procura constante da própria liberdade no dia a dia.

Descoberta sexual através do envolvimento ativo. Preferência por agir do que deixar as coisas seguirem seu curso natural.


Urano em Touro.

Nesta geração, uma ânsia insuportável de ver-se livre dos deveres e obrigações advindas de objeto e propriedades adquiridas. Há um sentimento de que as coisas obtidas ao longo da vida são mais um problema, um ônus,  do que algo positivo. A sensação é de que existem correntes a elas ligadas que impedem o desenvolvimento da liberdade pessoal, agora muito valorada. Em consequência disso, junto com o desejo de ver-se livre do maior número de restrições possível, vem o impulso de desfazer-se de coisas obtidas ao longo da vida e que são associadas, material e psicologicamente, a elos que vinculam a uma privação de liberdade.

Junto com essa sensação vem o perigo de gastar dinheiro sem pensar, pois quem quer libertar-se é capaz de qualquer coisa para progredir nesse caminho. Como dinheiro é algo adquirido, existe uma grande probabilidade de associá-lo a algo de pouco valor, algo que aprisiona, algo que impede a fluição de uma liberdade intensamente valorada agora.

Urano é o regente de Aquário, signo associado ao novo, à tecnologia, à modernidade, à revolução. Daí é que reside o perigo de ações imaturas. deve-se tomar imenso cuidado nos momentos em que Urano Natal estiver pressionado.

Na maturidade, já com a vida estabelecida, é possível que a vida tome um caminho inesperado, através de uma ocupação incomum, ou uma inesperada mudança face a novas percepções apreendidas, uma mudança radical no gosto e nos prazeres, muitas vezes algo incomum. Nesse período a pessoa poderá encontrar, num relacionamento, uma pessoa que não dependa de dinheiro para a segurança emocional, essa relação pode desencadear em algo muito sério e importante para a sua vida. Essa pessoa ajudará a entender melhor o seu posicionamento face ao aspecto material da vida, além de uma excitante compatibilidade sexual que traz toda uma mudança em sua sensualidade.

De modo geral, nos relacionamentos afetivos é necessário tomar muito cuidado ao discutir os seus novos valores e princípios éticos, que agora estão sendo aprendidos e que são muito originais e estranhos para a pessoa comum.

Deve-se tomar sempre muito cuidado no trato com dinheiro e outros bens e valores. Existirão momentos extremamente benéficos para a especulação financeira e momentos extremamente maléficos para tal. Uma orientação pode ser obtida estudando os trânsitos que recebe Urano Natal ao longo da vida. Nos momentos em que estiver sob influências negativas, a especulação é radicalmente desaconselhada e o capital deve ser recolhido às aplicações mais seguras, os investimentos garantidos. Durante os momentos de influência positiva, pode-se assumir o risco com maior desenvoltura e com boas possibilidades de êxito. Lembre-se que a influência de Urano é inesperada e súbita e, portanto, na maioria das vezes, o nativo é totalmente surpreendido pela rapidez com que as coisas se sucedem.


Urano em Gêmeos.

Geração que traz muitas ideias novas e está interessada em novos métodos de comunicação. Inclinação por pensar em abstrações. Atração por ideias revolucionárias e novos comportamentos.

Experimentação sexual pelo caminho intelectual. Realização sexual pela espontaneidade.


Urano em Câncer.

Quem tem este posicionamento pertence a uma geração que necessita relativamente menos segurança familiar e sente-se livre dos grilhões da tradição de velhos ideais.

Necessita de amor e atenção.


Urano em Leão.

Novos caminhos de expressão. Excentricidade. Mundo individualista à volta. Valorização da expressão própria.


Urano em Virgem.

Aqui o problema é o conflito entre a natureza terrena de Virgem e a excêntrica e aérea natureza de Urano. Entretanto, Virgem é um signo mutável e portanto, flexível.

Pode ocorrer, com este posicionamento, alguma dificuldade em lidar com coisas que exijam responsabilidade. Mas, sempre existem novos e inesperados meios para superar esses problemas.

O posicionamento não facilita seguir rotinas, mas traz o talento para incorporar o novo nas tarefas do cotidiano.


Urano em Libra.

A geração que nasceu entre 1969 e 1974 tem Urano em Libra no Mapa Natal. Basicamente significa um novo modo de relacionar-se com as pessoas, não aceitando os padrões tradicionais e buscando novos tipos de relacionamentos (sexuais inclusive). Significa um gosto estético diferente e que pode levar ao surgimento de novos padrões culturais e artísticos. Há necessidade de liberdade.

A autodescoberta provavelmente estará muito ligada aos relacionamentos afetivos e na compreensão e envolvimento na vida de outras pessoas. Os relacionamentos tendem a ser muito voláteis e não muito privados, resultando pouca estabilidade. O amor é muito mutável.


Urano em Escorpião.

Emoções intensas e abordagem ousada, original e inclinada para o oculto. Caráter fascinante e dinâmico, "sex appeal". Necessidade de fazer muitos ajustes desde a infância, mas encontra facilidade para encarar esses desafios. Bom controle do corpo e da mente. Prazer em investigar em profundidade, habilidade científica e mecânica. Talento para descobrir abordagens novas para a cirurgia ou pesquisar doenças estranhas e desconhecidas. Precisa superar o seu ciúme, sua possessividade e sua incapacidade de satisfazer o desejo dos outros.


Urano em Sagitário.

A geração que nasceu com este posicionamento sente-se fortemente atraída por novas filosofias e questiona todos os ideais e tradições geralmente aceitos. Há interesse em ideias novas e inovadoras acima do que pode ser comprovado e do que é uma inquestionável verdade. Há um forte direcionamento para a liberdade e, em alguns casos, para a excentricidade. Há o possível envolvimento com novas religiões, seitas e cultos o que apresenta uma fonte constante de transformação.

Dispõem de habilidade para converter a energia sexual dentro de uma expressão física ativa, particularmente quando há envolvimento com experiências desafiadoras e sob o signo da aventura. Novas situações estimulam sexual e emocionalmente.


Urano em Capricórnio.

Geração que se preocupa em introduzir mudanças na área governamental, política e legislativa, com o propósito de criar um futuro melhor. Apesar de pregar o amanhã reluta em abandonar o ontem. As ideias levam à liderança. Bons palpites e percepções. Capacidade de tomar velhas tradições e encará-las de maneira nova e diferente. Interesse por terras, exploração de recursos agrícolas, pecuária. Capacidade de tornar-se cientista desses campos. O conflito básico é entre a tradição e a mudança.


Urano em Aquário.

Urano está em seu próprio signo aqui, o que significa que estas pessoas são muito boas em iniciar mudanças construtivas e certificando-se que elas são para o bem da sociedade. No entanto, como outros tipos humanitários, elas podem ter problemas nos relacionamentos individuais, porque eles não consideram que os indivíduos não são tão significativos como a sociedade e não conseguem entender as demandas de relacionamentos um para um. São reformadores, mas precisam aprender sobre a importância das emoções humanas individuais e as necessidades.


Urano em Peixes.

Geração de grandes ideais, mas não particularmente interessada no aqui e agora. Formulação dos objetivos em termos abstratos e espirituais. Perigo de sonhar demais e de ter um idealismo irrealizável.

Particular prazer nas formas suaves e sensíveis  de expressão emocional. Adaptabilidade excessiva. deve resistir mais às pressões para a mudança.

Urano nas Casas

Urano na Casa 1.

Grande necessidade de liberdade de seguir seu próprio caminho. Desprezo pelo convencional. Inclinação à rebelião. Aborrecimentos com autoridades por causa dos padrões inconvencionais desenvolvidos. Personalidade inovadora e criativa. Facilidades para o desenvolvimento científico, ou na matemática, ou na tecnologia (eletrônica,) ou na engenharia. Perigo de transformar-se uma pessoa errática, utópica , impraticável e irrealizável. Necessidade de direcionar a criatividade.

Aproximação sexual de forma não ordinária e enigmática. Atenção mutável ao relacionamento, ora há atenção total, ora rejeição completa. Capacidade de grande intensidade sexual. Iniciativa e direcionamento do relacionamento. Estímulo sexual com a novidade.


Urano na Casa 2.

Vontade de ver-se livre dos deveres e obrigações advindas das coisas adquiridas. Sentimento que as coisas adquiridas ao longo da vida são mais um problema do que uma ajuda. Vontade de ver-se livre do maior número de restrições possível. Perigo de gastar dinheiro impulsivamente. Na idade madura pode tomar na vida um caminho inesperado, através de uma ocupação incomum. Gosto incomum.

Deve ser procurada para relacionamento, uma pessoa que não dependa de dinheiro para a segurança emocional. No relacionamento afetivo é necessário tomar muito cuidado ao discutir os próprios valores princípios éticos que são muito originais e estranhos para a pessoa comum.


Urano na Casa 3.

Mente rápida e original que gosta de experimentar novas ideia e conceitos, especialmente aqueles considerados como radicais pela média das pessoas. Há um certo prazer em perturbar e chocar as pessoas com palavras. Suas ideias não são tão diferentes, mas existe um certo gostinho de desafiar opiniões, especialmente aquelas cristalizadas. Quando alguém faz uma declaração sobre o que acredita, frequentemente vem a vontade de arguir e opor-se a essas opiniões para ver qual é a reação. a mente pode ser indisciplinada por não conseguir concentrar-se em um único assunto. Este posicionamento pode trazer algum nervosismo. A relação com irmãos é muito mutável.


Urano na Casa 4.


Muitas vezes é um indício de dificuldades na infância ou na juventude, ou de alguma mudança súbita que altera o curso normal nessa época da vida. Se os pais conseguem dar o suporte adequado, isso não precisa ser necessariamente um problema. Pode ser a indicação de um certo desprendimento da família de origem e que pode resultar em um espírito livre de raízes. Por outro lado, pode advir insegurança causada por súbitas rupturas na vida pessoal. As mudanças de domicílio podem ser frequentes e inesperadas ao longo da vida, caso isso não ocorra a mudança deve acontecer dentro da casa através de frequentes e súbitas trocas de decoração, por exemplo. As relações com os pais podem fugir dos padrões convencionais. Há indicações da possibilidade de afastar-se de um dos pais (ou de ambos) durante a infância ou adolescência. O ambiente familiar, a residência, podem ser bastante peculiares. Provável desapego pode levar a não ter uma casa própria.

A dificuldade em viver apenas em um lugar e espírito livre reflete-se na vida afetiva. O coração é como o lar: anseia por mudança. Se a outra pessoa necessita de segurança, esse padrão afeito à mudança pode tornar impraticável o relacionamento. Por essa razão deve ser escolhida uma pessoa cuja a segurança deve ser de dentro para fora e não de fora para dentro.


Urano na Casa 5.


Necessidade de liberdade para ser uma pessoa peculiar. Estética não convencional, prazer e gosto pelo exótico, principalmente naquilo que diverte.

Gosto por estar com pessoas diferentes, excitantes. É difícil fazer algo que se pareça com trabalho, entretanto é possível envolver-se profundamente numa tarefa que lembre um jogo, uma diversão.

Seguir as regras dos outros não é fácil, trata-se da razão mais provável dos problemas na escola e no trabalho diário. Deve ser-lhe dado um ambiente relativamente pouco estruturado para que possa progredir.

Este posicionamento de Urano é muito importante para os relacionamentos afetivos. A limitação de liberdade de autoexpressão é frustrante. Atrair pessoas imprevisíveis é uma constante, com isso os relacionamentos são muitas vezes instáveis.


Urano na Casa 6.

Muita inquietude para seguir os padrões convencionais de trabalho estável. Impaciência quando tem que deixar para amanhã algo que quer fazer hoje. Trabalho que exige paciência e atenção não é recomendado com este posicionamento. Dificuldade em manter-se me quietude. Gosto por atacar tarefas com métodos novos, não gosta muito de procedimentos estabelecidos. A energia inquieta e inovadora pode ser utilizada para a matemática e a ciência. Nervosismo. A atração por muitas coisas ao mesmo tempo e a vontade de levar tudo em frente pode exaurir as energias. Impulsividade pode levar a acidentes. Necessário aprender a autodisciplina para suprimir o lado negativo desta energia e utilizar o lado positivo.

Facilidade em aprender e ensinar a arte do amor. A não hesitação em expressar suas necessidades sexuais verbalmente favorece o mútuo ajustamento na relação. Visão realista da sexualidade.


Urano na Casa 7.

Este posicionamento afeta especialmente as pessoas em fase de amadurecimento ou em idade madura. É fundamental ter relacionamentos que em que consiga manter considerável liberdade. No casamento a pessoa buscará uma forma que se adapte ao seu esquema de vida. Frequentemente rebela-se contra os tradicionais papéis e regras do casamento e tenta livrar-se deles. Os relacionamentos, por essa razão, não são nada estáveis. Mesmo durante a juventude, evidencia-se claramente a necessidade de liberdade em todos os seus relacionamentos. Quando alguém tenta falar de suas obrigações e restrições nos relacionamentos, recusa-se a ouvir. E se tentando fazer concessões, procura arranjar os seus relacionamento de acordo com as regras dos outros fatalmente criará em si uma vontade constante de ver-se livre e que em algum momento materializar-se-á em um rompimento provavelmente brusco. Com este posicionamento a pessoa necessita de estar com outras pessoas que sejam estimulantes e desafiadoras mesmo que não sejam estáveis. Aqui estabilidade não é tão necessária quanto a excitação. É válido um caminho de liberdade plena tanto para a pessoa quanto para quem lhe acompanha e somente assim o relacionamento pode ser uma fonte de riqueza e plenitude na sua vida.


Urano na Casa 8.

Mudanças na vida podem surgir subitamente. Há impaciência com as mudanças lentas: elas têm que acontecer rápido. Em tudo há uma grande necessidade de experimentar a paciência para andar em sintonia com a natureza que está em curso. Pensamento frutífero em novas ideias. Resiste a todas as pressões de outras pessoas em fazer-lhe a cabeça. Cuidados devem ser tomados em situações de possível acidente.

Atração física que toma a forma de furacão. Os relacionamentos têm algo de fatal muitas vezes subitamente interrompidos. Problemas de saúde podem vir decorrentes de repercussões de infelicidades emocionais.


Urano na Casa 9.

Livre pensamento. A compreensão do mundo deixa livre para escolher o caminho. Quanto maior a vontade dos outros em submeter a pessoa ao controle, maior será o anseio desta pela liberdade. Pensamento original e próprio para o estudo da ciência, da tecnologia e da matemática. Pode haver dedicação e interesse em ciências ocultas. Atração pelo que é revolucionário. Mente um tanto indisciplinada e pouco cuidadosa. Impaciência com pessoas de resposta lenta. Trabalho é uma fonte de excitação desde que seja algo que fuja da rotina.

Preferência por relações livres e mutáveis, que não sejam limitantes. Não gosta que ninguém influencie a escolha da própria direção. Quanto mais fácil for o fluir do relacionamento, maior será a sua duração. Especial prazer em explorar novos territórios da experiência sexual.


Urano na Casa 10.

Muita inquietação própria de quem quer resolver tudo por seus próprios meios. Problemas com autoridades a começar, na infância, com os próprios pais e professores. Necessidade de liberdade, pois acredita que este é o único caminho para a realização. Os trabalhos técnicos e científicos estão favorecidos, mas devem ter um forte vínculo com o futuro da civilização. Individualismo.

Reputação de modernidade, criatividade e originalidade no amor. Descoberta de ideias e conceitos que são imediatamente adotados.


Urano na Casa 11.

Mesmo sendo uma pessoa convencional, deverá ter amigos diferentes e inconvencionais. A ligação com o oculto deverá surgir na maturidade. Frequentemente este posicionamento indica uma preferência por relacionamentos em que seja possível compartilhar interesses; isso é mais importante do que uma forte ligação emocional. Os amigos mostram pontos de vista diferentes que permitem muitas descobertas sobre o mundo a partir deles.


Urano na Casa 12.

Há uma tendência a suprimir os sentimentos de individualidade a favor de viver as expectativas dos outros. Entretanto é fundamental aprender a ser o que é porque sem isso surgem muitos ressentimentos. Parte da pessoa deseja ser livre e peculiar para viver uma vida excitante e diferente. Durante a juventude, algumas experiências trouxeram alguns receios e temores incorporados à personalidade. É importante vencer isso. Quando só e no mundo da imaginação, existe o desejo de ser livre. Na maturidade surgem interesses por estudos de assuntos incomuns, interesses pelo oculto e pelo misterioso. Alguma pessoas com este posicionamento suprimem o direcionamento de ser individualmente diferentes e essa energia se manifesta somente em algumas ações que não fazem sentido para as pessoas comuns. Pode haver um medo interno que esteja reprimindo algum aspecto importante da personalidade e isso precisa ser devidamente analisado e resolvido.

Saturno nos Signos, por Robert Hand

Saturno em Áries.

Dificuldade de imaginar-se em um relacionamento construtivo com outra pessoa. Temor que a outra pessoa possa inibir sua luz ou exercer um forte controle. Então há uma tentativa de ficar na solidão e independente dos outros, mas há uma forte necessidade de contacto humano. A melhor solução é encontrar pessoas que deixem fluir sua individualidade e existência. Pessoas críticas devem ser evitadas, se não há um crédito de construtividade na crítica delas oriundas. A relação com o pai é extremamente importante, se não for positiva gerará um grande sentimento de frustração.

Obviamente este posicionamento é construtivo para ajudar a ser uma pessoa independente. É mais fácil galgar posições sem depender do suporte de outros. Faz também agir com mais cuidado que a média das pessoas.


Saturno em Touro.

Há uma forte necessidade de estabelecer uma base firme na  vida.  Liberdade  total não faz sentir-se bem, precisa de uma base segura que possa ser controlada e contabilizada ao longo da vida. Trata-se de um direcionamento para a segurança. Por outro lado, isso pode levar a uma certa rigidez e à dificuldade de mudança e adaptação, mas existe uma qualidade de força considerável, uma incrível resistência a adversidades e a tempos difíceis. Compartilhar as coisas com outras pessoas não é muito fácil, não porque haja egoísmo, mas por causa do medo de não ter os provimentos suficientes e fundamentais Ao suporte material para tocar a vida com tranquilidade. A obsessão pela segurança e a manutenção de seus bens materiais se estende também para as amizades.

Nos relacionamentos afetivos existe uma tremenda paciência para com as outras pessoas, compreendendo seus erros antes de sentir raiva ou condenar suas atitudes. Esta é uma qualidade admirável se combinada com a perspicácia que pode ajudar em muito a construir relacionamentos sólidos. Entretanto, a mesma demora para sentir uma ofensa, reflete-se numa grande dificuldade de livrar-se dela quando chaga a realizar-se. Perdoar depois de sentir a ofensa torna-se muito difícil sendo necessário o grande esforço para tal. A inflexibilidade deve ser vencida principalmente nos assuntos de amor, porque para haver um bom convívio e não tornar-se uma pessoa intolerável, deve ser aprendido um modo de internalizar as ideias, à criatividade e às sugestões advindas da outra pessoa. Isso é especialmente verdade em assuntos ligados ao prazer sexual.


Saturno em Gêmeos.

Necessidade aprender a disciplina e a ordem. Dificuldade de pensar em intangíveis ou indefinidas ideias ou naquilo  que está desorganizado. É preciso aprender a expressar-se claramente aos outros e desenvolver a intuição.

Palavras sucintas ao falar de amor, mas com um grande intensidade e poder de impacto. Há possibilidade de, com a ênfase das palavras, passar mais do que a realidade dos sentimentos.


Saturno em Câncer.

Necessidade de segurança emocional. Precisa de amor e da segurança de um lar e de uma família. O lar é um refúgio para os problemas pessoais. Há um certo receio de abandono nos momentos em que mais necessita. Insegurança e medo de algumas pessoas. Insegurança emocional. Habilidade para disciplinar os sentimentos.

Insegurança advinda da inibição sexual.


Saturno em Leão.

Tendência a ficar só, principalmente se não consegue ver qualidades nas pessoas de seu ambiente. A solidão não é uma coisa boa, cria um sentido de alheamento e de incompreensão dos outros. Algumas vezes é difícil expressar-se, mas deve encontrar coragem para tal. Tendência a ter excessiva reserva.

O prazer sexual é visto de modo sistemático. As relações são cuidadosamente planejadas. Tudo precisa correr segundo os planos previstos. Surpresas causam abalo nas estruturas do relacionamento e portanto não são, inadvertidamente, bem vindas.


Saturno em Virgem.

Busca de tudo que é preciso para ser claro, prático e definido. A organização é um dos principais aspecto da vida. Deve ser-lhe dado a oportunidade para desenvolver tarefas e realizar bons trabalhos. Não gosta de dispender energias inutilmente e preocupa-se com com isso antes de fazer qualquer coisa. Forte senso crítico que deve tomar cuidado para não se voltar contra a própria pessoa. Saturno em Virgem tende a condenar-se quando realiza um trabalho cujo nível esteja abaixo do alto padrão por si determinados.

Nos relacionamentos afetivos preocupa-se com detalhes. Não costuma demandar demais da outra pessoa nem a condená-la por não atingir às expectativas.Procura ter a certeza de que cada aspecto do relacionamento esteja correndo bem. Prazer pelas variações sexuais. Gosta de dar o direcionamento da relação sexual. Não se sente bem com algo inesperadamente novo. Ciúmes especialmente em relação à lealdade física.


Saturno em Libra.

Indica que é necessário um bom tempo para tomar decisões e que é necessário saber tudo sobre o assunto antes de se definir. A indecisão é uma característica comum numa pessoa com esta configuração.

As relações com as outras pessoas são dominadas por uma forte reserva e é necessário um longo tempo de convívio para confiar em alguém.

O forte senso de justiça é evidente em todos os relacionamentos em qualquer área da vida. Há consciência das regras e dos deveres a cerca de tudo. Se não encontrar alguma outra pessoa em que acreditar certamente preferirá viver só. O mesmo ocorrerá se os próprios sentimentos e razões não forem compreendidos. Com a idade isso tende a diminuir.

Nos relacionamentos de natureza afetiva, há uma tendência a ter equilíbrio e estabilidade.


Saturno em Escorpião.

Tendência a ter ao longo da vida muitas mudanças profundas e psicológicas são muito difíceis de ser suportadas. Há uma tentativa de ignorar ou de reprimir as energias que brotam dentro de si.  Tudo em vão porque os impulsos emocionais podem levar a ações incontroláveis e que conscientemente jamais seriam iniciadas. Isso tudo pode levar ao consumo excessivo da vitalidade e ao esgotamento da saúde. Deve-se buscar compreender o que leva à motivação. Há relutância em expressar os verdadeiros sentimentos, especialmente na juventude.

Para relacionamento sexual-afetivo deve ser encontrada uma pessoa de sexualidade bastante ativa. A frustração sexual leva ao ressentimento, que acumulado torna qualquer relacionamento insuportável. Longa memória afetiva. Atitude sexual intensa.


Saturno em Sagitário.

Aproximação muito cuidadosa de uma nova experiência e conhecimentos. Hesitação em aceitas uma nova ideia. Espírito conservador em muitas áreas da vida. Dificilmente rebela-se contra a ordem instituída não busca atitudes inconvencionais. Respeita as autoridades. Fortes ideais. Talento para a organização por causa da atenção aos detalhes.

Relacionamentos em contínuo movimento, principalmente quando surgem dificuldades. Tendência a  evitar situações evasivas. Talento para enfocar assuntos específicos.


Saturno em Capricórnio.

Aparência de ter mais idade do que realmente tem. Segurança. Seriedade. Sisudez. Tendência a levar a sério demais uma cobrança. Altos padrões de perfeição. Autopoliciamento constante e sistemático. Habilidade para capitalizar. Senso comum.

A racionalidade evita os maiores obstáculos dos relacionamentos. Força para sustentar outra pessoa mais fraca ou menos estável. Paciência para relacionamentos de longo prazo.


Saturno em Aquário.

A racionalidade pessoal deriva da racionalidade do ambiente em que vive. A proposta coletiva é a fonte das propostas individuais. Durante a juventude a influência dos amigos é marcante, ou seja, a influência do ambiente próximo. Com o amadurecimento, os horizontes se ampliam e a influência passa a ser de uma comunidade , ou de um ambiente, cada vez mais amplo. Deve ser tomado um certo cuidado de não aceitar a tudo sem uma adequada crítica. Uma certa preocupação com as necessidades pessoais, também é sempre oportuna. É importante desenvolver um senso de valores a partir do centro de si.

Nos relacionamentos afetivos, há facilidade de ver os próprios problemas de um ângulo externo, o que facilita a impessoalidade das decisões. Este posicionamento fornece o dom de poder viver vários relacionamentos simultâneos sem que um interfira no outro.


Saturno em Peixes.

Este é um dos posicionamentos mais difíceis de Saturno, porque sua energia, racional e concreta, não se afina com a fantasiosa e idealista natureza de Peixes. Saturno quer ordenação, Peixes dissolução.

Por um lado, é possível surgir um sentimento de nada poder fazer na vida; faz pensar que se é mais limitado do que realmente é. Faz sentir, também, a obrigação de suprir as necessidades dos outros antes das próprias, o que significa jamais satisfazer-se. Tudo isso pode solucionar-se com algo muito difícil para quem tem este posicionamento: aprender a simplificar, ou seja, a busca da simplicidade. Aprender a equilibrar a rigidez de Saturno com a flexibilidade de Peixes.

Nos relacionamentos afetivos, obtém maior segurança com uma pessoa sensível e que lhe dirija uma atenção consistente. Além disso, que seja uma pessoa prática e lhe dê conforto emocional.

Plutão em Capricórnio, por Lucia de Belo Horizonte

Plutão em Capricórnio é  o Senhor das profundezas agindo na terceira dimensão do elemento terra, no subterrâneo. Ele revela a conexão profunda que existe entre cada coisa no mundo físico e a relação do mundo físico com os mundos sutis.

O signo de Capricórnio alude a mundo físico como um todo, as ordens, estruturas e leis que regem sua existência. Assim Plutão influi na constituição física do planeta, como o clima e as diversas forças da natureza e ainda nos sistemas econômicos vigentes e formas de organização social, como também nas estruturas e fundamentos das tradições e sistemas políticos, ideológicos e religiosos no poder.

Entre 2008 e 2024 Plutão em Capricórnio irá atuar sobre o Sistema Capitalista, desestabilizando e mostrando seus pilares de ilusão. A transformação plutoniana irá exigir mudanças em sua estrutura e constituição e mostrará a necessidade de uma nova ordem mundial e finalmente, a face do Novo Milênio.

O sistema capitalista aos poucos irá revelar seus pontos frágeis e, quer queiramos ou não, abrirá espaço para o nascimento de uma nova ordem mundial à altura da situação atual do planeta. Os resultados dependem do equilíbrio das forças e do grau de compreensão da humanidade.

Em Capricórnio Plutão irá exigir que encaremos a verdade, sem máscaras, e que rompemos com tudo que não seja verdadeiro. Ele abolirá as mentiras, as ilusões ou a falsa imagem, por isso sugere que façamos mudanças e tenhamos novas atitudes em relação aos assuntos do signo pelo qual transita.

No plano pessoal Plutão estará levando cada um ao seu limite. A própria vida nos levará a encarar nossas verdades e atitudes. Plutão irá exigir definição do que queremos e  a qual grupo queremos pertencer.

Nesse  longo período  Plutão só aceitará a verdade, não permitindo mais a indefinição, a falta de compromisso, a omissão, a falsidade e fingimentos. Embora seja o momento ideal para unir forças, será essencial sabermos associar-nos às pessoas certas.

A ordem de Plutão em Capricórnio é deixar morrer o que deve morrer e abandonar o que seja necessário. Por isso nos será exigido que saibamos escolher com rigor os nossos relacionamentos íntimos e romper com o que não funciona. Sendo o planeta da verdade, Plutão sempre nos convida a encarar a verdade do coração.

Plutão também nos lembra de agir com responsabilidade social, preservando os ambientes e a sustentabilidade. Para isso deveremos estar presentes e ter coragem para tomar atitudes a favor do bem comum, liberando o supérfluo e assumindo compromissos.

 Esse será um tempo  para  trabalhar, criar  e realizar junto com outras pessoas, despojando de excessos e cuidando da  natureza e da justiça social. Sistemas capitalistas e sistemas de poder que estiverem vivendo encima de excessos irão perder o que deveriam estar dividindo há muito tempo.

 A situação do clima, da sociedade e do planeta irão revelar as implicações do impacto desmedido e inconsciente das leis da natureza. Acontecimentos estarão mostrando onde faltou e tem faltado  um olhar holístico, uma visão ampla para descobrir  onde se tem cometido erros desde a passagem de Plutão pelo signo de Virgem em 1957/1972.

 As mudanças climáticas estarão mostrando a gravidade da situação e apontando onde se tem que agir. Questões que envolvem o sistema financeiro estarão em foco, mas também tudo que seja relacionado com o clima da Terra,  petróleo, produção de energia, saúde e alimentação.


__________________________________________________

Saturno nas Casas, Robert Hand

Saturno na Casa 1.

Aparência física de ter mais idade do que realmente tem. Há um sentimento de que nunca ter sido uma criança como os outros geralmente são. Visão muito séria do mundo. Há necessidade de ter o amor das pessoas que cercam, se isso não acontece é capaz de ver o mundo como um lugar hostil. Terá de encarar muitos obstáculos ao longo da vida para conseguir crescer, mas isso não é ruim porque se trata da "escola da vida". Se conseguir maestria nas tarefas que a vida apresenta, sem deixar-se levar pela amargura, mesmo que tenha que dar mais duro do que as pessoas comuns, terá o poder da autodisciplina para ir mais longe e mais alto que os outros.

Geralmente é o pilar que sustenta os relacionamentos afetivos que se envolve. Necessita ter uma pessoa apaixonada e que leve o relacionamento a sério. Uma pessoa gentil e afetiva é um excelente complemento para esta personalidade.


Saturno na Casa 2.

Traz cuidados com dinheiro e recursos próprios. Necessidade de conservar as posses e prevenir para o inesperado. Cuidado de planejar os gastos e usar o dinheiro. Temor de que as situações do mundo sejam corrosivas para o dinheiro.

As condições financeira do parceiro, entretanto, não são importantes para definir uma escolha. A insegurança física, entretanto, pode destruir o relacionamento, particularmente se existe criança envolvida.


Saturno na Casa 3.

Existe a tentativa de pensar em tudo com muito cuidado. Não há o perigo de disparar verbalidades insensatamente, pelo contrário, existe uma preocupação de trabalhar, a nível de detalhe, as coisas a serem faladas. Aprender alguma coisa nova, imposta pela necessidade, só acontece de modo estruturado e cuidadoso. Não que seja de forma lenta, mas as ideias tem que estar organizadas para que sejam compreendidas. Similarmente ideias abstratas que não tenha aplicação prática óbvia, causam pouco interesse. Essas qualidades podem ajudar muito numa profissão ligada aos negócios, mas também podem trazer problemas se associadas à inflexibilidade delas decorrente. Frequentemente boas ideias e inovações são perdidas por essa razão. Existe uma forte tendência ao conservadorismo e as crenças e ideais adquiridos na infância podem ser mantidos por muito tempo na idade madura. Os reajustamentos, entretanto, são inevitáveis e certamente virão porque o mundo se transforma obrigando as ideias a se transformarem também.

Nos relacionamentos afetivos a comunicação verbal assume muita seriedade, torna-se muito importante comunicar a outra pessoa o raciocínio exato. Por essas razão a outra pessoa não deve ser alguém muito loquaz, falar demais significa tolice. Por outro lado, essa pessoa deve ser também muito honesta e estar disposta a chegar a conclusões claras e verdadeiras, porque verdade e clareza são elementos essenciais na vida de quem tem Saturno nesse posicionamento.


Saturno na Casa 4.

Necessidade de suporte e carinho por parte dos pais. Dificuldade em obter suporte emocional das pessoas mais íntimas. Perda de auto confiança. Caso não tenha tido uma boa relação com os pais, a pessoa jamais consegue ver-se livre do sentimento de solidão. Há necessidade de descobrir um caminho para conseguir maior autoestima.

Há mais segurança e conforto numa relação sexual em seu próprio ambiente doméstico. Um relacionamento livre e fácil, não oferece o devido complemento emocional e faz sentir que os próprios sentimentos estão sendo negligenciados. Sente-se mais feliz no casamento que nas aventuras. A aparência física da casa é pouco importante frente ao aconchego emocional e a segurança dentro dela.


Saturno na Casa 5.

Muita reserva ao expressar-se como pessoa. Pode ser resultante de um medo de expressar-se como pessoa ou porque existem altos padrões de comportamento a serem seguidos.. Gosto por jogos que tragam conhecimento e aprendizado ou que levem a resultados práticos. Atração por pessoas sérias provavelmente mais velhas. Inconscientemente vê as relações como sendo oportunidade para aprender experiências. Provavelmente haverão poucos amigos realmente bons.

Nos relacionamentos de natureza afetiva tenderá a buscar pessoas sérias e talvez mais velhas. Ter filhos representa uma assunto de enorme responsabilidade e pode ser difícil tomar esta decisão. Os relacionamentos são extremamente sérios e dificilmente entra neles para divertir-se. Este é um fator de constrangimento que pode levar a ter um baixa variedade na experiência sexual. A outra pessoa tem que ser honesta e sincera para resultar em maior prazer.


Saturno na Casa 6.

Necessidade de cuidados com a saúde durante a infância. Seriedade. Responsabilidade na vida e no trabalho que se apresenta desde a infância. Disciplina. Necessidade e de aprender a aceitar-se. Desenvolvimento de atitude negativa a partir de queixas e ressentimentos da vida que pode levar a dificuldades no trabalho. Dificuldades com empregados e subordinados. Gosto pelo trabalho duro.

Inato desejo de jogar o jogo do amor desde que hajam regras pré-definidas. Desenvolvimento de complexos e variados padrões no amor que permitem sempre saber a própria posição. Amor planejado. Necessidade de aprender uma vasta gama de maneiras de fazer amor.


Saturno na Casa 7.

Dificuldades de expressão de si para outras pessoas. Medo de perder a liberdade. Pensamento de que os relacionamentos como uma série de responsabilidades não compensadas pelo prazer. Frequentes sentimentos de solidão e em muitos momentos prefere sentir-se assim.

A escolha de uma pessoa para relacionar-se é sempre um problema. Precisa ver que as pessoas e os relacionamentos não chegam prontos: desenvolvem-se com o tempo e muito de sua beleza está justamente aí.


Saturno na Casa 8.

Indica a necessidade de aprender importantes lições a respeito de dinheiro, propriedades e recursos materiais. Aprender a compartilhar mais, sem medo de perder e entender que ninguém está autônomo no mundo e sempre há dependência um dos outros. Um dos aspectos deste posicionamento é um certo temor pela mudança. É difícil aceitar grandes transformações. É difícil em muitos momentos da vida adaptar-se às situações que se apresentam; dificuldades primordialmente psicológicas.

Esse temor pode expandir-se para assuntos sexuais quando esses são desconhecidos e acontecem num relacionamento novo. A hesitação é natural neste posicionamento, principalmente, quando associa-se à necessidade (ou o desejo oculto) de penetrar no desconhecido.


Saturno na Casa 9.

A visão da vida é cautelosa e conservadora e a pessoa prefere não tentar algo novo que não seja suficientemente testado. Quando planeja o futuro realiza um grande esforço para que sejam visualizados todos os ângulos. A pessoa tende a pensar que tudo no mundo tem o seu lugar e por essa razão tudo deve ser planejado cuidadosamente para seguir seu curso. Acredita que o sucesso pode ser obtido com uma diligente preparação e com trabalho duro. A resolução dos problemas surgidos ao longo da vida se faz de modo sistemático e procurando soluções práticas. As ideias e o conhecimento são muito bem estruturadas. Facilidade para o estudo da matemática e da ciência, especialmente em suas aplicações práticas. Interesse, também, pela literatura e as artes. Tendência a mudar de opiniões vagarosamente por causa da postura cuidadosa frente à vida. Existe um certo problema de adaptação a situações súbitas e inesperadas.

No campo afetivo existe o mesmo cuidado antes de penetrar em um novo interesse de natureza sexual. Sabe conservar a energia sexual e amorosa, e extrair o máximo de prazer de cada experiência. A entrada em novos terrenos se faz com muita relutância de certo modo pode-se dizer que há um forte apego ao que é antigo e, portanto, controlável. Por essa razão o melhor relacionamento deve ser com uma pessoa ativa que consiga levar o relacionamento adiante de forma renovada e arejada.


Saturno na Casa 10.

Consciência daquilo que é importante. Reconhecimento da necessidade de trabalhar duro e de "fazer o seu nome". Autocobrança de perfeccionismo exagerada.

A relação com o pai (ou com alguém que assuma ou tenha assumido este papel) é muito importante; caso essa relação não seja satisfatória virão sentimentos de insegurança, como se o mundo agisse contra a realização pessoal. Provável sucesso nos negócios.

Modéstia em suas habilidades no amor, a capacidade de amar é frequentemente subestimada. Entretanto existem talentos consideráveis a serem desenvolvidos no amor, se estes não forem mascarados por uma certa formalidade que só desaparece conforme aumenta o nível de intimidade.

Preocupação com a reputação. Desejo de controlar a outra pessoa. Perseverança e devoção ao relacionamento. Cuidado para não usar inconscientemente o autossacrifício para coagir a outra pessoa.


Saturno na Casa 11.

Há uma certa tendência à solidão. Sentimento de que as outras pessoas tentam barrar o caminho de suas necessidades. Mas há prognóstico de benefícios advindos de associações com outras pessoas. A seriedade faz com que a comunicação flua melhor com pessoas mais velhas. Os amigos podem ser raros, mas são profundos. Necessidade  de contato com a realidade e com lado prático das coisas. Tendência agir com os amigos como se fosse um professor  ou um mestre.

Tendência a afastar-se por razões emocionais em horas inapropriadas. Desperdício de prazer ligado a tensões e preocupações externas. Necessidade de relaxamento antes das relações sexuais.


Saturno na Casa 12.

A pessoa frequentemente sente-se desencorajada sem que haja uma razão particular para tal. Sente que os outros não gostam dela e tem a impressão que seu mundo pessoal não é estável. Pode surgir um sentimento de inferioridade que dificulta a ação decisiva quando necessária. Tendência a consumir muito tempo tentando obter segurança. O importante saber é que estes medos e sentimentos de insegurança são imaginários e aparecem durante a infância e a adolescência. Com a maturidade eles tendem a diminuir.

Nos relacionamentos afetivos há um problema de timing que afeta particularmente o emocional. No máximo da excitação sexual a pessoa volta atrás fazendo com que o prazer seja insatisfatório. A inibição  é um problema que atrapalha o prazer. Há muitos remédios para isso desde técnicas de relaxamento até uma dose da bebida predileta no momento adequado.

Júpiter nos Signos.

Júpiter em Áries.

É necessário aprender a disciplina e incorporá-la ao cotidiano. É também importante aceitar as limitações, os deveres e as obrigações necessárias para quem tem que conviver com outras pessoas. Não é prudente permitir, entretanto, que isso se sobreponha à necessidade de expressão própria. Este posicionamento torna a pessoa muito individualista e é necessário atentar para as expectativas das outras pessoas. Há grande autoconfiança, orgulho justificável e habilidade para colocar-se contra tudo quando isto se fizer necessário.

A aproximação sexual é bastante direta, particularmente ao entrar em um novo "affair" ou retomar algum antigo. Frequentemente isso causa um vazio nos outros em termos de experiência. Em assuntos do coração a ação tende a ser prematura. Os encontros podem surgir a partir de súbitos impulsos, existe sempre uma grande impulsividade marcando as abordagens de natureza sexual da pessoa. É necessário equilibrar a espontaneidade com o cuidado.


Júpiter em Touro.


Deve ser encontrada uma base estável para a existência. Existe forte necessidade de segurança e saber o que será feito amanhã. Protegendo-se contra um universo imprevisível, há uma tendência a acumular bens. 

Há necessidade de muito afeto, conforto e abundância. A facilidade de dar de si e compartilhar o calor humano inegável é diretamente proporcional à segurança material e emocional. Sensibilidade prática leva a soluções quase que imediatas dos problemas cotidianos. Caso haja insegurança, será uma pessoa muito possessiva com gente e objetos. Há tendência a ser autoindulgente e a apreciar o luxo.

Um novo amor inspira para a generosidade. O amor é visto como ideal quando o ambiente à volta é ilimitado em fartura. Não entra num novo amor impetuosamente, mas quando envolve-se fará qualquer coisa dentro de seu poder para conservá-lo. A chave para um novo amor é a abundância. A comunicação não é só verbal, o corpo também fala, principalmente no amor.


Júpiter em Gêmeos.

Não é um bom posicionamento para Júpiter. Há uma tendência a negligenciar o crescimento espiritual e emocional. Aqui a espiritualidade encontra-se racionalizada e, infelizmente a mente racional, analítica e lógica tem limitações. Muitos aspectos do mundo podem ser sentidos emocionalmente e não logicamente. Mas este posicionamento pode excluir da vida tudo que não pode ser reduzido a um princípio intelectual. Este posicionamento é útil para o aprendizado formal, mas é necessário ter ajuda para desenvolver seus sentimentos e suas faculdades intuitivas e aprender a evitar o extremado uso da mente. Há o perigo de insensibilidade emocional mas este fator pode ser compensado por outros posicionamentos no Mapa Natal.

Nos relacionamentos afetivos há um fluente fluxo de ideias a cerca do amor que pode tornar mais bela, expressiva e completa a realização do amor. A imaginação estimula a criatividade. O amor é feito para ser expresso em mil palavras e não para ser escondido. Deve ser procurada uma pessoa de senso de humor acentuado e sexualmente alegre.


Júpiter em Câncer.

Crescimento pessoal vinculado à segurança emocional, tanto no sentido de que há necessidade de contar com ela, como no sentido de prover essa segurança a outras pessoas. A primeira infância é um período básico onde se consolida ou não, essa segurança fundamental; é nesse período em que se definem as possibilidades de crescimento desta pessoa, ou seja, o momento em que se estabelecem os seus limites.

Habilidade para aproveitar o lado sentimental dos relacionamentos. Muito prazer extraído das expressões de afeto. Criatividade. Atenção para a outra pessoa. A exclusividade e a disponibilidade da outra pessoa é ponto de conflito nas relações mais prolongadas.


Júpiter em Leão.

Há necessidade de orgulhar-se de tudo o que faz, sentir que seus negócios são honestos e com as cartas na mesa. O problema é evitar parecer abertamente satisfeito consigo mesmo, especialmente quando os sentimentos internos contradizem essa aparência. Há uma vontade interna em ser grande.

Há muita generosidade nos relacionamentos. Dá "carta branca" para a outra pessoa. Há sempre o perigo de escolher uma pessoa errada, mas defesas são aprendidas com a experiência e a maturidade. Na aproximação do amor revela-se uma inocência inata. A visão do relacionamento é revestida de uma simplicidade quase infantil.


Júpiter em Virgem.

O crescimento e a maturidade acontecem pelo desenvolvimento do senso de obrigação, pelo conhecimento do que pode fazer para ser útil ao mundo e pela vivência de suas responsabilidades. Há muita maturidade. Mas para ter uma maior realização na vida é fundamental vencer a sua timidez que afeta suas próprias expectativas. Há o perigo constante de subestimar suas habilidades e possibilidades. Ser prático é ótimo mas um pouco de idealismo não faz mal a ninguém.

Nos relacionamentos afetivos há uma grande variedade de detalhadas fantasias que devem ser compartilhadas pela pessoa escolhida.


Júpiter em Libra.

Busca o perfeito equilíbrio entre os extremos. Examina os dois lados do problema antes de tomar uma decisão que sempre é muito difícil. Elegância é um prazer. Aprende a ver beleza em cada situação possível. Os relacionamentos são importantes para o crescimento espiritual. É fundamental aprender todos os problemas de seus relacionamentos. Senso de justiça.

Não gosta de assumir um papel fixo dentro de relacionamentos e prefere representar variados e criativos papéis para a outra pessoa. Novas experiências sexuais, aproximação com os novos aspectos da sexualidade. Necessário cuidado para respeitar a privacidade da outra pessoa e estar sensível para não invadir aquilo que é considerado pessoal. A mudança constante de relacionamentos, é uma tendência que deve ser evitada.


Júpiter em Escorpião.

Gosto pelo mistério, prazer em desfazer mistérios. Desenvolvimento de uma grande compreensão da vida. Uma das qualidades é a persistência. Algumas vezes este posicionamento indica um interesse pelo sobrenatural e na idade madura haverá atração pelo misticismo e pelo espiritualismo. Insatisfação com as aparências pode levar a um bom desempenho em pesquisas. A psicologia pode ser uma profissão para seguir e encontrar a realização. Os sentimentos e as emoções são fundamentais para um conhecimento maior.


Júpiter em Sagitário.

Júpiter aqui em seu trono consegue a melhor expressão de sua energia. Desenvolvimento prematuro de forte ética e princípios morais. Crença nos próprios princípios. Tolerância com os princípios alheios. Forte desejo de liberdade, principalmente na juventude, para experimentar a vida no seu próprio destino. É necessária uma grande quantidade de experiências diretas. Impossível viver em confinamento seja num lugar ou num caminho da vida. Gosto por uma vida cheia de alternativas. Idealista. Forte sentido espiritual. Ligação com o universo.

A expressão sexual se manifesta melhor quando é relaxada e aberta. Um detalhado cenário drena a energia sexual. Há preocupação quanto a performance sexual. Amor que nasce robusto sem técnica ou sutileza. Há necessidade de espírito, mornidez e amizade para realização sexual mais plena. Apreço pela honestidade no relacionamento. A expansividade sexual deve ser um pouco contida quando a outra pessoa é tímida e retraída. A pessoa ideal seria aquela que tem uma comunicação mais direta.


Júpiter em Capricórnio.

A evolução pessoal é sinônimo de realização material frente ao mundo. Há o sentimento de que os ideais próprios são perfeitos, que é bom estar do lado da moral e da ética, mas as necessidades mais íntimas estão associadas à concretização desses ideais. Abstrações são apenas abstrações. Quer ver resultados reais, concretos, palpáveis. Com um tato muito aguçado, geralmente, consegue colocar em prática seus ideais. Há necessidade de praticidade, senão algo não vai bem. Existe prazer em assumir responsabilidades e posições de autoridade. Trabalha duro para obter reconhecimento e aprovação de quem considera superior.

Os relacionamentos afetivos têm que ser sólidos e substanciais. Flutuações contínuas confundem a cabeça e dissipam as energias. Deve procurar companhias confortáveis para que haja maior prazer.


Júpiter em Aquário.

O crescimento pessoal ocorre em ambiente de liberdade para encontra o próprio caminho e novas maneiras de realizar-se. Não há condições de viver em confinamento ou fazendo coisas que não está com vontade de fazer ou, ainda, seguindo velhos padrões carcomidos pelo tempo. A inventividade pode trazer a visão da vida segundo novos ângulos. O individualismo pode ser um caminho seguido em muitas oportunidades, mas não costuma ocorrer um egocentrismo doentio, há consciência de grupo. Não há egoísmo, há o perfeito entendimento da necessidade das pessoas à volta. Forte senso de justiça. Honestidade.

Frequentemente ocorre a atração por várias pessoas ao mesmo tempo, e em determinadas circunstâncias, é possível levar adiante vários relacionamentos simultâneos. Se há apenas uma pessoa na vida afetiva e sexual, a tendência e manifestar o amor de maneiras múltiplas e variadas. Sexo é uma área de pesquisa e descoberta. É muito excitante e sempre novo para a imaginação. Há necessidade de ter uma companhia bastante imaginativa.


Júpiter em Peixes.

Destino de seguir os interesses dos outros antes dos próprios. Dificuldades para encontrar o próprio equilíbrio porque é difícil encontrar a própria satisfação e gratificação. Espírito de mártir e de autossacrifício. Há necessidade de se autoatender. Idealismo. Facilidade em desapontar-se por causa das altas expectativas. Necessidade de aprender que o universo não se submete aos seus ideais. Consciência espiritual que afeta  muito fortemente a percepção do mundo. A confusão e a mágoa diária faz perder as próprias perspectivas. Necessidade de uma atmosfera quieta, só com os pensamentos, onde se apresenta oportunidades de importantes experiências.

O amor deve seguir seu próprio curso. Os questionamentos sobre os relacionamentos tendem a interferir no seu curso. Felicidade quando é possível seguir a intuição e sentimentos. Estilo generoso de amar. Sexualidade sutil. Inspiração psíquica e emocional a partir da outra pessoa.

Júpiter nas Casas.

Júpiter na Casa 1.

Facilidade em causar impressões favoráveis nas pessoas, principalmente porque sabe aproveitar a vida e ajudar as pessoas. Generosidade.

Perigo de engordar por causa do exagero na alimentação.

Necessidade de liberdade para usufruir da mais ampla gama de experiências possível. Necessidade de alargar o próprio mundo e conhecer tantos lugares quanto for possível.

Tendência ao excesso, não tolera o que é pequeno, inclusive as próprias ações têm que ser grandiosas.

No amor, divertimento e variedade. Fantasias excitantes.

É uma boa ideia revestir a imagem de  com modéstia para não causar superestima com relação a si advinda da pessoa com quem convive.

Alto nível de energia sexual que pode entretanto tolher a criatividade. É necessário um relacionamento equilibrado.


Júpiter na Casa 2.

Colecionar posses materiais com a finalidade de buscar por aí maior segurança e proteção. Quanto mais insegura é a pessoa, mais apega-se aos bens materiais. Quanto mais segura e autoconfiante é a pessoa melhor a aprende o verdadeiro significado de compartilhar o mundo com generosidade. Tradicionalmente é uma posição de Júpiter que traz sorte financeira.

Generosidade no amor. Extravagância. Exagero. Apetite sexual. Seria terrível não ter valores materiais suficientes para cobrir de presentes a pessoa que ama.


Júpiter na Casa 3.

A pessoa com esta configuração é muito curiosa e tem um profundo interesse numa grande variedade de assuntos. Durante a juventude, geralmente passa por período de intensos questionamentos. Atração por assuntos ligados à ciência, literatura. Na idade madura pode desenvolver interesse no estudo de religiões, metafísica, leis e filosofia. Imenso prazer em viajar, se isso é impossível dedicar-se-á à leitura sobre países e povos distantes. Sente imenso prazer na liberdade e tem uma visão de mundo muito expansiva e tolerante mas não permite a imposição de restrições à sua liberdade. Boas relações com parentes, vizinhos e outras pessoas de seu ambiente imediato.

Imaginação sexual abundante. Habilidade para expressar suas ideias criativamente através de palavras e atos. Talento verbal que pode enriquecer o relacionamento afetivo.


Júpiter na Casa 4.

Suporte emocional advindo dos pais e da família dão uma base sólida para a existência. Autoconfiança e segurança. Gosto por casa confortável e agradável. Prazer em ambientes confortáveis e elegantes. Hospitalidade. Coleção de coisas que podem tornar-se um problema se não houver uma preocupação básica em organizá-las. Desejo de ter a sua própria terra.

Não gosta muito de noitadas e atividade social intensa. Gosta da intimidade do lar compartilhada com a outra pessoa. Não é particularmente antissocial, mas a intimidade estimula a imaginação. Não gosta muito de festas. Talento para criar atmosfera agradável no lar.


Júpiter na Casa 5.

Otimismo e temperamento charmoso. Saber aproveitar uma bela tarde. Carinho. Necessidade de ser livre. Difícil aceitar restrições. Gosto pelo esporte. Criatividade.

Facilidade de entreter. Gosto pela companhia de amigos. Sentimentos difusos. Talento criativo. Atração pelo puro prazer sexual.


Júpiter na Casa 6.

Trata-se de um posicionamento muito útil porque dá habilidade para aprender através do trabalho. há habilidade para direcionar-se para os objetivos de curto, médio e longo prazos. Há muito potencial para o trabalho e muita disposição. Há necessidade de encontrar um trabalho que esteja em consonância com sua satisfação. Não devem ser procuradas tarefas que exijam muita paciência. Trata-se de um posicionamento que indica boa saúde. Há possibilidade de trabalhar no estrangeiro ou para pessoas advindas do estrangeiro.

Significa boas condições de trabalho ao longo da vida ou facilidade para conseguir emprego. A pessoa encontra prazer no que faz, e sempre aparecem novas oportunidades para fazer o que gosta. Significa também que o aumento de trabalho é como uma recompensa por fazer do seu labor uma satisfação, ganhando também, por isso, a estima de colegas de trabalho.

É provável que,ao logo da vida, apareçam tarefas relacionadas com o ensino e com viagens.

Responde com facilidade ao tratamento médico. Há um certo perigo de exagero com alimentos e bebidas.

Boas relações com os superiores e com os subalternos.


Júpiter na Casa 7.

Você pode depender fortemente de seu amante como uma fonte de criatividade e inspiração, e em parte, por essa razão, que você pode escolher parceiros ativos.

Mesmo que o seu parceiro não seja particularmente volátil, você recebe muito de sua energia a partir dele ou dela, você é direto para iniciar e desenvolver o relacionamento.

Você prefere uma relação ativa, e você pode tornar-se inquieto, a menos que haja um movimento contínuo. Até que você encontrar o amante de correto, que pode mantê-lo constantemente interessado, você pode passar por uma série de coisas muito rapidamente, ou porque você perde o interesse ou, por outro lado, porque você descobre que é mais do que você pode facilmente administrar.

Uma relação precisa ser cuidadosamente equilibrada, porque muita intensidade e complexidade pode drenar suas energias criativas de outros empreendimentos seus. Por outro lado, um relacionamento aborrecido pode deixá-lo sem inspiração.

Mas os relacionamentos são a principal fonte de aprendizado para você, então um imperfeito é melhor do que nenhum. Além disso, a abstinência prolongada será contraproducente para seu próprio prazer, bem como para o desenvolvimento da sua personalidade.


Júpiter na Casa 8.

Habilidade para compartilhar as posses com outras pessoas. Necessidade de compartilhar crenças e valores. Mudanças psicológicas ao longo da vida e em cada mudança será atingido um nível mais elevado de compreensão, experiência e conhecimento. Em determinado momento, ao olhar para trás, é possível que a pessoa veja, claramente separadas pelos períodos de mudança, as fases da vida. Usualmente, nesses períodos de mudança, sempre surgirá uma pessoa mais madura e experimentada que virá para ajudar. Com o amadurecimento, virão os envolvimentos afetivos e sexuais que poderão trazer alguma melhoria material. De uma forma ou de outra parece que o universo protege as pessoas com esta configuração, fornecendo sempre aquilo de que ela necessita. Com isso vem uma certa tendência ao desperdício que deve ser evitado com um cuidadoso autocontrole e conservação. Pode vir um interesse em dedicar-se à medicina e à cura, especialmente à cura psicológica. Bom entendimento da natureza humana.

Interesse em explorar o lado obscuro do relacionamento afetivo. Quando existe algo de misterioso num relacionamento afetivo, a pessoa certamente sentir-se-á atraída pela possibilidade de encontrar uma fonte de inspiração e de aventura. Os encontros casuais são também muito excitantes e maior será a satisfação se houver algo de proibido e difícil. Não deve haver uma autoconfiança excessiva, sempre existe o perigo em aventuras de risco. No fundo a realização amorosa pode ser menos importante para a pessoa que seus ganhos em experiência e conhecimento.


Júpiter na Casa 9.

Fascinação por tudo que é novo ou vem do estrangeiro, ou por algo que expõe algum novo aspecto do mundo. Curiosidade profunda traz a necessidade de compreender o máximo possível sobre o mundo, e isso se manifesta pelo desejo de realizar grandes viagens, que provavelmente acontecerão após à juventude, mas que em muitos casos acontece quando a pessoa ainda é muito jovem. Este posicionamento indica geralmente um interesse inusual em ideias que ajudem a compreender e vivenciar o mundo. Pode ser que em determinado momento da vida desenvolva um interesse em filosofia, religião, direito ou medicina, mas isso pode se manifestar mais como um interesse fora da carreira. Há muita tolerância de tratar com pessoas diferentes de si, as diferenças até atraem. Não há um comportamento essencialmente crítico, e desde a juventude tende a aceitar as pessoas como elas são. Temperamento liberal.


Júpiter na Casa 10.

Indicações de considerável sucesso profissional na vida madura. Autoconfiança básica adquirida na infância. Necessidade de realizar algo que seja importante para si e para os outros. Desejo de trabalhar com atividades humanitárias. Carreiras ligadas a reformas sociais, justiça, cura e religião são as que encontram maior fluência. Perigo de tornar-se uma pessoa arrogante com o acúmulo de sucessos.

Habilidades profissionais fortes porém difíceis de serem realizadas. Muitas energias consumidas em atividades que nada têm a ver com os relacionamentos amorosos. Frequentemente não há muito tempo para dedicar-se à outra pessoa. Atenção extra ao amor rouba energia de outras atividades. Caso não seja uma pessoa muito preocupada com a carreira, por um motivo ou por outro, passa a mostrar interesse pelos negócios da outra pessoa.


Júpiter na Casa 11.

Indicador de boa sorte nas amizades. Amigos proeminentes podem ajudar.

Nos relacionamentos, a outra pessoa deve atender aos padrões desejados de beleza e criatividade. Benefícios com a posição alcançada pela outra pessoa.


Júpiter na Casa 12.

Generosidade com as pessoas pouco afortunadas. Percebe que o próprio crescimento e evolução na vida depende do crescimento e da evolução do grupo ao qual se insere. Gentileza. É possível que hajam algumas dificuldades como a omissão em algumas decisões importantes ou uma certa extravagância que pode trazer dificuldades, mas se houver cuidado e atenção não haverá problemas.

Nos relacionamentos afetivos haverá melhor performance a portas fechadas e no ambiente íntimo, o estilo não é público. As relações tendem a ser de longo prazo. Há facilidade de visualizar problemas ocultos dentro do relacionamento.