sábado, 10 de dezembro de 2016

Marte na 4ª Casa (Áries no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas

Qualquer coisa na 4ª Casa pode ser escondida da vista. Porém, mais cedo ou mais tarde, a ânsia de expressar o self latente de um Marte na 4ª Casa não consegue mais ficar reprimida. E, como tudo que fica muito tempo trancado no porão, pode não estar muito bonito nem ser muito lindo à hora que você for tirá-lo de lá. Este posicionamento sugere uma agressividade oculta e uma raiva que é preciso levar à superfície para ser analisada, reintegrada à personalidade e conscientemente dirigida para fins construtivos. À primeira vista, Marte pode parecer como uma fúria e uma raiva intensas, irrompendo vulcanicamente por toda parte, surpreendendo tanto a quem o está expelindo como a todos os que estão por perto. Uma vez libertado este Marte, quem tem este posicionamento eventualmente cresce, torna-se mais apto e gracioso ao se expressar e aprecia tudo o que se passa dentro de si — tanto as partes desagradáveis, como as boas. Voltando ao Marte de 4ª Casa, como beber uma cerveja de boa marca, estimula partes que os outros planetas não alcançam. Uma espécie de vitalidade aquosa que não estava presente antes, penetra mais a vida.

Quando a maioria das pessoas volta para casa a fim de descansar depois de um duro dia de trabalho, eles apenas querem tirar os sapatos, preparar um drinque, levantar as pernas e ver televisão. Mas para quem tem Marte na 4ª, é depois de batido o ponto de saída que começa o seu dia. No lar e em sua vida pessoal eles são mais capazes d© revelar maior ansiedade e empreendimento, isso para não mencionar seus traços de domínio e agressividade. A este respeito, são muito parecidos com uma criatura chamada de "peixe bravo". Este peixe guerreiro precisa de outros peixes nos quais descarregar sua agressividade. Se um par deles for isolado num tanque que não contenha outros peixes, o macho vai dirigir sua agressividade contra sua própria fêmea e criar sua prole. De maneira semelhante, quem tem Marte na 4ª Casa pode deslocar a raiva que sente latente dentro de si não nas outras pessoas mas nos inocentes que estão esperando por eles em casa. Bem-comportados e dóceis no trabalho, podem voltar para casa doidos por uma briga. No entanto, essa agressão pode ser desviada de outro modo: trabalhando no jardim, aumentando a área da casa, provocando alguém para que fique com raiva deles, caindo das escadas, e assim por diante.

O pai (ou o antepassado oculto) pode ser vivenciado como poderoso e dominador ou como implicante, briguento, potencial e sexualmente violento. Quem tem este posicionamento vai ter de lutar com o pai para conseguir seu próprio senso de autonomia e liberdade de expressão. É possível que não tenham sucesso nisso até que estabeleçam seu próprio lar, e, normalmente, existe uma forte ansiedade para fazê-lo. Muitas vezes eles descendem de um ambiente de "sobreviventes", e também possuem uma poderosa elasticidade — na verdade, só podem ser mantidos tranqüilos por algum tempo antes de voltarem a brigar.

Com Áries no Fundo-do-Céu ou na 4ª Casa, existe uma profunda necessidade de encontrar o self em seu próprio direito, em vez de confiar na tradição ou no padrão da família de origem. Quanto mais quem tem Marte ou Áries no nadir explore dentro de si mesmo, mais irá encontrar reservas de energia soltas e criatividade ansiando por uma saída intencional. Muitas vezes, e só mais tarde, na segunda metade de suas vidas, eles estarão bastante livres de laços e restrições para atingir inteiramente a pergunta: "Mas, afinal, o que Eu quero?"

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Marte na 3ª Casa, por Howard Sasportas

Ao se defenderem do ambiente que as cerca (normalmente através de palavras, opiniões, conhecimentos ou pontos de vista), pessoas com Marte na 3ª Casa afirmam seu poder, vitalidade e existência. Embora muitos de nós tenhamos medo de dizer aquilo que realmente pensamos, isso é exatamente o que os que têm Marte na 35 precisam fazer: se possível, é claro, com tato, o antídoto universal do mau Marte.

Alguns têm medo de que ser claro ou direto seja o mesmo que ser rude ou grosseiro demais. Como resultado, em vez de dizerem aquilo que realmente querem dizer, começam a fazer insinuações e a soltar suspiros imensos. Infelizmente, qualquer casa que tenha Marte parece ter uma espécie de tanque armazenador que só pode conter certa quantidade de pensamentos não expressos, sentimentos ou ações antes de explodir e fazer um belo estrago. Em última instância, com Marte na 3ª Casa é melhor dizer aquilo que se sente ou pensa e não ficar guardando isso por muito tempo.

Normalmente, há uma mente afiada e ativa, capaz de decisões rápidas. Um intelecto afiado, um vocabulário forte ou uma habilidade verbal cortante será armazenada como arma necessária para bloquear qualquer avanço. Embora algumas vezes quem tem Marte na 3ª Casa possa despejar seus pensamentos em cima dos outros, suas palavras também têm a capacidade de empurrar os outros para a ação. Então novamente eles levam muito tempo lutando com seus próprios pensamentos por terem desafiado os de outras pessoas. Podem atacar qualquer assunto de interesse com desvelo, e há um desejo natural de falar ou escrever a respeito de qualquer coisa que os desperte. Alguns podem até soltar fumaça escrevendo seus pensamentos e sentimentos. Uma boa forma de autoterapia pode ser escrever uma carta malcriada a alguém com quem estão furiosos, e depois rasgá-la.

Quem tem Marte na 3ª Casa encontra sua própria iniciativa e aprende a se impor constelando jogos de força na primeira infância. Por isso, este é um posicionamento marcante para conflitos com sogros, noras e genros, tios, tias e primos, professores e vizinhos. No entanto, quando surpreendidos fazendo algo que não deveriam, em vez de assumir a responsabilidade, clamam que foi o irmão ou a irmã, algo que leram ou que apareceu na televisão que lhes mostrou isso.

Por causa de um sistema nervoso muito ativo e forte, estas pessoas se esforçam para desenvolver até certo ponto um controle e um cuidado, principalmente em qualquer forma de jornada ou viagem. Marte na 3ª Casa pode também ter necessidade de "canalizar" o excesso de energia através de exercícios e esportes. Alguns acharão divertido brincar com o carro ou aprender mecânica como uma forma de relaxar.

O velho ditado diz: "Os pensamentos têm asas." Marte na 3ª é poderoso no plano mental e qualquer pensamento mais forte poderia afetar o ambiente, seja ele expresso diretamente ou não. Em certo sentido, a mente é como um instrumento ou uma ferramenta cortante que, usada da maneira correta, pode ser altamente eficiente ao cortar qualquer coisa, mas se usada de maneira incorreta pode ser perigosa e destrutiva tanto para si mesmos como para os outros. Sem ver os aspectos de Marte, a maneira pela qual este implemento será usado é apenas uma escolha da pessoa.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Marte na 2ª Casa, por Howard Sasportas

Se entendemos um planeta numa casa para definir a maneira pela qual uma pessoa pode enfrentar da melhor maneira possível esta área da vida a fim de fazer desabrochar sua potencialidade, então Marte na 2ª pede agressividade, ações dogmáticas e audaciosas visando conseguir dinheiro e posses. É possível que essas pessoas tenham que correr riscos e necessitem de sorte para conseguir aquilo que querem tão desesperadamente. Infelizmente, esta qualidade de "vá buscar o que você quer" pode ser contraproducente se suas maneiras são rápidas demais, impacientes e abruptas. Tudo indica que Maquiavel nasceu com Marte na 2ª.

No entanto, em geral, este posicionamento indica uma natureza muito desejosa, com urgência, de aproveitar o mundo material e o reino dos sentidos. Enquanto Vênus na 2ª Casa acende seu charme e sedução para aumentar e induzir os outros a lhe dar o que ela quer, Marte nesta posição parte mais para a premissa de que "Eu quero o que quero e quero agora". Se quem tem Marte na 2ª Casa toma a iniciativa de perseguir aquilo que quer para si, ao atingir seu objetivo ele chega ao seu refrão favorito: "Me dá, me traga, compre para mim, leve-me." Ele também pode externar sua agressividade em objetos, quebrando um vaso valioso para deixar bem claro uma questão durante uma briga.

Uma nota mais positiva a respeito é que seus recursos interiores inatos caracterizam-se por coragem e iniciativa, e pessoas com esta posição podem ser primorosas em qualquer trabalho que requeira estas qualidades. Elas brigam e defendem aquilo a que dão valor, embora possam forçar o seu valor junto aos demais.

Para eles, dinheiro e posses são símbolos concretos de seu poder e força. Na verdade, podemos entender melhor estas pessoas se lembrarmos que elas estão basicamente tentando defender e afirmar sua existência individual, o fato de "estarem vivos" e a vitalidade (Marte), mostrando ao mundo com que eficiência saem para conseguir o que querem (2ª). (Mesmo assim, eu me manteria distante delas no primeiro dia da liquidação do Harrod's.)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Marte na 1ª Casa, por Howard Sasportas

De acordo com o mito, Ares (Marte) saltou já crescido do corpo da ultrajada Hera. Da mesma maneira, quem tem Marte nesta posição pode achar que suas raivas, fúrias e ações precipitadas saltam para fora antes mesmo que qualquer coisa possa ser feita para detê-las. Na pior das hipóteses, eles podem ficar impacientes e furiosos com o mínimo obstáculo que bloqueie seus caminhos e mostrar uma constante necessidade de provar seus poderes. Antes de transformar seus próprios corpos em campos de batalha ou dar vazão à própria agressividade contra o primeiro que lhes passar pela frente, eles se beneficiam com algum tipo de exercício físico praticado regularmente ou com a prática de algum esporte competitivo. Disciplinas como o tai-chi, a ioga, o karatê ou qualquer outra terapia corporal (que permita e que trabalhe criativamente com a descarga catártica da raiva e da tensão) também são recomendadas.

O melhor de quem tem Marte na 1ª é que se trata de pessoas autênticas, espontâneas e revitalizantes. Sem parecerem bruscas ou rudes demais, elas podem ser honestas e confiam em si mesmas, tendo a coragem de respeitar suas próprias prioridades em vez de ficar fazendo o papel dos outros. Elas conseguem enfrentar a vida de cabeça erguida. Em vez de ficar esperando as coisas acontecerem, pessoas com este posicionamento tendem a tomar a iniciativa.

Marte na 1ª Casa é mais notado quando está num signo de Fogo, mas mesmo num signo de Água, como Câncer e Peixes, vai evidenciar uma presença forte quer falem quer se mantenham calados. Se pessoas com este posicionamento parecem tímidas ou desconfiadas então os outros aspectos do mapa estão impingindo suas impressões sobre ele e devem ser examinadas. Em alguns casos, eles têm de ser lembrados de que é permitido lutar pelo que querem na vida em vez de manipular às escondidas os outros para lhes darem o que desejam.

A necessidade de serem os donos de seu próprio destino é normalmente forte e eles vão enfrentar todo tipo de acidente para satisfazer seus desejos. O duque de Windsor, que abdicou da coroa para casar com a mulher que ele amou, nasceu com Marte em Áries na 1ª. Ernest Hemingway obcecado por provar ao mundo que ele era a epítome do "verdadeiro homem", tinha Marte em Virgem na 1ª. Outro bom exemplo deste posicionamento é o existencialista francês, o escritor Jean-Paul Sartre nascido com Marte em Escorpião na 1ª Casa. Ele baseou todo o seu acesso ao mundo (1ª) na premissa de que somos inteiramente responsáveis por nossas próprias vidas — não só por nossas ações mas também por nossas falhas ao agir. Para ele, apenas o indivíduo foi o criador e nada no mundo tem significado exceto em termos de como alguém o organizou.

Marte na 1ª Casa tem necessidade de uma boa dose de estamina, de força, de luta e independência mesmo, bem no começo da vida.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Marte e Áries através das Casas, por Howard Sasportas

O planeta Marte é associado ao deus romano de igual nome e ao deus grego Ares. Na Grécia, Ares, o deus da guerra, era visto com terror e geralmente ninguém gostava dele por causa de sua disposição furiosa e intratável. A história começa com Hera, que se sentiu ultrajada por seu marido Zeus ter feito Atena nascer sozinha (ela pulou de sua cabeça já crescida); então, Hera gerou e fez nascer Ares sem recorrer a ele. Neste sentido, Ares (Marte) nasceu da raiva e do despeito, a imagem da fúria e da raiva de sua mãe. Nas batalhas, ele era acompanhado por seus escudeiros Deimos (o Medo), Fobos (o Temor) e Éris (a Discórdia). Não era um grupo muito bonito. Ao contrário do que se poderia esperar, ele nem sempre era vitorioso nas batalhas e muitas vezes parecia até um tolo. Quando Atena, sem nenhum esforço, o derrubou com uma pedrada, Ares, machucado, caiu desajeitadamente por terra gritando e chorando como dez mil homens. Dois simples mortais conseguiram capturá-lo e mantê-lo preso dentro de uma garrafa durante treze meses (mais ou menos da mesma maneira que nós nos fechamos como "garrafas arrolhadas", ou reprimimos nossa raiva). Ares não era ridículo só na batalha; era tão ruim ou pior no amor. Quando seduziu Afrodite, foi surpreendido no ato e preso numa rede feita pelo marido dela, Hefaesto. Convidados para assistir ao espetáculo, os outros deuses vieram gozar e rir dos apuros de Ares. (Se os gregos falassem iídiche teriam chamado Ares de "klutz".)

Mas, ao contrário, o deus romano Marte era respeitado e honrado, e assumiu uma posição bem mais elevada no panteão do que o grande deus Júpiter. Os romanos veneravam Marte não só como deus da guerra, mas também como deus da vegetação e da fertilidade, o deus da primavera. A raiz latina de seu nome é associada com mar ou mas, palavras que significam "brilhar", e descrevem a força geradora. Ele era chamado Mar Gradivus, do latim grandiri — crescer, tornar-se grande. Nesta época, ele era acompanhado por seus escudeiros Honos (a Honra) e Virtus (a Virtude).

A desaprovação de Ares pelos gregos como grosseiro e bruto, bem como a reverência romana a Marte como honrado e virtuoso indicam dois aspectos de agressão: um deles é aquele que deploramos; o outro é aquele que não podemos desconhecer se queremos sobreviver e crescer. Marte pode representar a força bruta, a raiva cega, a impetuosidade e um estouvamento que nos faz parecer bobos, mas pode também ser entendido como um tipo de agressão saudável — o impulso positivo para compreender e dominar o mundo exterior. Agressão saudável e o anseio da matéria viva para se expressar, o poder que impele a semente a germinar. Um Marte positivo nos capacita a conquistar independência, nos dá a habilidade de ficar de pé nos dois pés e fazer escolhas autodirecionadas. Um Marte saudável nos dá ímpeto para aprender novidades e é a verdadeira base para a realização na vida (agarramos uma oportunidade, atacamos um problema, e dominamos uma dificuldade).

A posição de casa de Marte indica onde uma ou ambas estas formas de agressão e dogmatismo vão operar. Á distinção entre elas pode nem sempre ser muito clara: a criança que se rebela raivosamente contra a autoridade está sendo agressiva mas também está manifestando sua ânsia de independência que é vital e necessária para seu crescimento. Por casa, Marte mostra onde temos necessidade de atacar a vida, correr riscos, ousar e afirmar nossa iniciativa, nossa liberdade e independência. É também a área da vida em que estamos mais propensos à beligerância, a uma ultra-estimulação apaixonada, a acidentes, competitividade forte demais, violência e uma insaciável ânsia de poder. Se Marte está "aprisionado" numa casa isso pode dar vazão a um sentimento de infelicidade, desencorajamento e conseqüente depressão via esta esfera de experiência. Também podemos provocar a raiva de outros neste domínio.

Áries na cúspide de uma casa ou contido nela é semelhante a Marte numa casa. A pessoa deve enfrentar esta área de vida com coragem e vigor a fim de fazer desabrochar suas próprias potencialidades e realizar seu plano de vida. Se estamos deprimidos ou mal psicologicamente, podemos tentar desviar nossa atenção para a casa que tenha Áries na cúspide, de forma a "pôr as coisas para andar novamente".

Haverá uma relação entre a casa que tem Áries na cúspide (ou contida nela) e a casa contendo Marte. Por exemplo, se Marte está na 12ª Casa e Áries na cúspide da 10ª, a pessoa tem condições de desenvolver suas potencialidades e poder através de uma carreira (Áries na 10ª) que envolve trabalho dentro de uma instituição (Marte regente de Áries na 12ª).

Os livros mais antigos de astrologia indicam Marte como co-regente de Escorpião; portanto, qualquer casa que contenha Escorpião pode ser influenciada pelo posicionamento de Marte no mapa. Pessoalmente, acho Plutão bem mais apropriado como único regente de Escorpião.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Vênus na 12ª Casa, por Howard Sasportas

Conforme o mito grego, Afrodite teve um começo de vida inusitado. Saturno castrou seu pai, Urano, e arremessou o falo ao mar. Os genitais decepados flutuaram nas águas e produziram uma espuma branca da qual surgiu Afrodite. Primeiro, parece-nos muito estranho que a deusa da beleza e do amor tenha nascido do resultado de tão macabro e vil conflito, mas esta é a face de Vênus que se evidencia na 129 Casa. Muitas vezes é através da dor, dos ferimentos, do sofrimento e da perda que crescemos e nos tornamos mais bonitos, ternos, ponderados e amorosos.

Navegando pela 12ª Casa está a necessidade de transcender a separação e de emergir com algo maior que o self. Vênus nesta casa sugere um amor abandonado, um self deixado à mercê de algo ilimitado e divino (Platão disse que "o amor é a procura do todo"). Vênus, na 12ª Casa anseia por um imensurável e indefinível tipo de beleza, algo que ofereça realização total ou talvez a lembrança de uma bem-aventurança distante, no passado.

Tentando acalmar esta sede pela procura de um tipo de amor e beleza com outras pessoas, quem tem Vênus na 12ª anseia por entregar-se a um amante como se fosse um deus ou uma deusa. Além de ter muito a solicitar dos outros, algo muito profundo dentro deles ainda insiste em que a adoração de uma só pessoa não é o suficiente. Com Vênus na 12ª Casa, é necessário um amor que não conheça limites. Roberto Assagioli, o fundador da Psicossíntese, disse algo que poderia fazer uma Vênus na 12ª sair deste dilema: "Se você gosta de tudo, você continua livre." Neste caso, se você perde alguém ou não é a oportunidade certa para ter aquilo que ama, existe sempre outra coisa qualquer com que possa se alegrar. Talvez seja esta a tarefa de Vênus na casa natural de Netuno e Peixes — amar tudo.

Vênus na 12ª também sugere o amor a tudo o que é sutil, oculto, intangível ou difícil de conseguir. Passar uma tarde chuvosa ouvindo Debussy (Vênus em Leão na 12ª) lhe dará uma idéia de algo da natureza deste posicionamento. Alguns literalmente se apaixonam por uma pessoa que não é livre e, na verdadeira acepção da 12ª Casa, esse relacionamento deverá ser mantido em segredo, vivido com restrições ou, no pior dos casos, abandonado. (Na 12ª Casa, Vênus adora fazer sacrifícios por amor.) Vênus na 12ª também mostra amor por aquilo que as pessoas rejeitam; amor pelos desabrigados e menos favorecidos, pelos aleijados e os criminosos que, na verdade, têm um coração de ouro e são pessoas que ninguém entende etc.

Em nível mais mundano, Vênus nesta casa favorece a associação com instituições. Alguns podem trabalhar em galerias de arte ou museus, enquanto outros administram os menos afortunados em hospitais. Em dois casos de Vênus na 12ª que verifiquei, um deles trabalhava com terapia artística e outro com terapia dramática (um com as mãos e outro com o corpo todo) ajudando pessoas a se recuperarem de profundos abalos nervosos. Em outro caso, fiz o mapa de uma mulher com Vênus na 12ª Casa que disse que os três anos que passou se recuperando numa instituição para doentes mentais foram os mais felizes de sua vida. Por vezes, dentro do confinamento das paredes de uma prisão, as pessoas descobrem seu talento para pintar, escrever ou esculpir. Vênus na 12ª também pode trabalhar "atrás dos panos", desenhando figurinos ou cenários, ou então fazendo a maquilagem dos personagens.

Qualquer energia na 12ª Casa está em equilíbrio - a forma pela qual usamos este princípio pode determinar o grau de alegria ou de tristeza que vamos ter na vida. Se Touro se encontra na cúspide da 12ª Casa, ser materialista ou teimoso demais pode causar problemas, mas falta de praticidade ou um senso comum muito terra a terra também poderia ser um defeito trágico. Libra na 12ª Casa sugere que uma supersensibilidade para com outras pessoas pode trazer aborrecimentos, porém não tomar em consideração as necessidades e os pontos de vista dos outros também é um perigo. Se Touro na 12ª Casa pode aprender rapidamente quando segurar e quando largar no momento exato, uma importante lição de vida pode ser aprendida. Da mesma maneira, Libra na 12ª Casa tem necessidade de aprender a amar e de incluir os outros e ao mesmo tempo manter suas emoções equilibradas e um pouco de espaço para si mesmos.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Vênus na 11ª Casa, por Howard Sasportas

A oposição do planeta por casa mostra como a pessoa pode enfrentar melhor a vida nesta área. Quem tem Vênus na 11ª Casa deveria pois encorajar e desenvolver uma inclinação natural para unir e cooperar com os outros em amizades e grupos.

Eles têm a capacidade de influenciar positivamente qualquer grupo, e recebem o mesmo em troca, embora aspectos em Vênus mostrem se haverá outros impedimentos para que isso aconteça. Normalmente existe uma disposição para a vida social e os encontros culturais. Se Vênus está mal aspectada por Júpiter ou Netuno, energia demais pode ser dissipada nas situações sociais e é requerida uma maior discriminação.

A imagem do amado e daquilo que é lindo podem ser projetados; num amigo ou num grupo. Algumas pessoas com Vênus na 11ª Casa só se sentem belas quando vistas e aceitas pelo grupo ou pela multidão certos. Pode haver uma tendência para avanços sociais pessoais, através da escolha de grupos ou de amigos que sejam úteis para atingir metas e objetivos na vida. Ao contrário de Netuno, Vênus não usa seu cinturão em vão.

Para outros, no entanto, há interesse nesses grupos ou organizações que se propõem a melhorar ou fazer progredir na vida de alguma maneira. Vênus na 11ª Casa dá e espera um padrão muito elevado de amizades ou de envolvimento em grupos e pode ficar desapontada se os outros não partilham ou compartilham desses ideais. Às vezes, traços de rivalidade e competitividade podem surgir com amigos ou nos grupos.

Touro na cúspide da 11ª ou contido nesta casa poderia apegar-se demais a amigos e exibir uma superdependência que é sufocante para os outros. Sua tendência é ser leal, e, uma vez confirmada a amizade, ela dura muito tempo. Ganha-se um sentido de segurança através dos amigos e de qualquer grupo ao qual possam pertencer. Os serviços oferecidos são, em geral, de natureza prática.

Libra na 11ª adora divertir e ser divertido pelos outros. Eles ficam ligados a amigos com quem possam partilhar os mesmos gostos e com os quais tenham algum contato intelectual. Ao contrário de Touro nesta posição eles são mais cuidadosos em permitir a outros o mesmo espaço que querem para si mesmos. Uma amizade pode se tornar um romance e vice-versa. Tanto Libra nesta posição quanto Vênus na 11ª pode se apaixonar por alguém que conheceu num grupo ou que lhes foi apresentado por um amigo.