sábado, 5 de fevereiro de 2011

das perdas e do renascimento, por Claudio Fagundes



Não existe nada mais determinante em astrologia do que um trânsito de Plutão. Talvez seja o único evento que não conseguimos, nem conseguiremos nos safar. Plutão representa o nosso contato com o que desconhecemos, o nosso inferno particular, a nossa falência, o nosso luto mais profundo, tudo aquilo que nos abala mais profundamente. E que nada podemos fazer. Plutão pode significar perda do amor que a gente mais quer, do amigo que mais amamos, pode significar a perda do filho. Nunca traz a nossa morte, mas nos mata um pouco, devagar, como um câncer que se propaga, devastando a nossa vida vagarosamente.

Essas perdas não significam, obrigatoriamente, a morte de alguém. Pode ser pior que a morte. Pode ser a dor de perder uma pessoa que a gente ama; perder para a vida. Perder uma amiga, ou um amigo, para a incompreensão, para o silêncio, para o "não quero mais saber". Sem que haja lógica, nem razão, a pessoa cessa de nos querer.

Plutão representa o ilógico, o inexplicável, o inevitável, o inexorável. Perder um amigo com ele em vida, significa a desilusão da pior espécie. É mais inexplicável que a perda de um amante, porque o desejo é uma chama que se consome e é natural que se desvaneça e se apague e daí nada mais natural que o adeus. Mas a perda de um amigo, com ele em vida, de uma amizade profunda, é uma dor terrível. Nada se pode fazer!

Nem sempre se pode creditar a Plutão uma determinada perda. Saturno é dado a contribuir para perdas mais factíveis. Essas perdas que são terríveis, mas que passam porque têm que passar. A perda do pai, ou da mãe, mesmo fora de hora, é uma perda lógica. A perda de um filho, em contrapartida, é ilógica. è natural que os pais morram antes dos seus filhos e não o contrário. A perda dos pais é coisa de Saturno, porque Saturno é lógico. A perda do filho é coisa de Plutão. Só para entender melhor. Mas, como disse, a perda nem sempre é a morte: pode ser o afastamento, a distância, o alheamento... De qualquer forma é sempre uma dor imensa: incontável.

Há perdas que nem se percebe que perdeu. Só se percebe quando já aconteceu, tempos depois. Há perdas que, entretanto, percebe-se desde o início e se observa como um navio se afastando lentamente em direção ao horizonte. Quando é Plutão, o navio, a gente sabe que não existe a possibilidade de volta. É a nau de Caronte que nos deixa no inferno.

Quem luta contra Plutão, perde! Perde e se arrasa, pois conhecerá a derrota de todas as suas energias. Uma falência múltipla. Mas não morrerá: ficará inválido na dor. Viverá a dor até a última gota de amargura.

Assim, só existe uma maneira de neutralizar Plutão em nossa vida. Mais que neutralizar é uma verdadeira alquimia: podemos tornar Plutão positivo! Como se trata de uma força universal, pois Plutão representa o nossa porta para o universo, há uma maneira de transformar a possibilidade de perda em um impulso vital para a transformação do mal para o bem. E essa alquimia passa por uma interação com Plutão: utilizar o impulso para uma transformação pessoal.

Mas como entender Plutão se ele é inexplicável, ilógico, inexorável? Não, ele não é de todo. Ele é inexplicável pela nossa lógica cartesiana. A astrologia de Plutão é uma leitura de linguagem oculta. Para interagir com tal linguagem é preciso desapego de si, é preciso consciência de si. Significa que o mundano de Plutão não é um exercício agradável para o ego. Se vamos com o ego, as feridas serão profundas.

Ao falar com Plutão, dispa-se! Revele a nudez de toda arrogância e de todo desejo material. Tome impulso e deixe-se levar sem perda de consciência de si, nunca! Caronte levar-lhe-á em sua barca em direção do Paraíso. Ali você renascerá!

Plutão em Trânsito na Casa 1 Natal – A perda da identidade


Como o Ascendente representa os novos começos ou onde são colocadas as forças na vida, este trânsito simboliza uma lenta transformação, porém sem pausa, da personalidade. Tende a desenvolver a consciência de si e desta maneira ensina a ter mais controle sobre os impulsos inconscientes ou as compulsões que em tempos passados manipularam a vida da pessoa.

Com este trânsito gera-se mais força de vontade e poder de determinação, com o qual se melhora todos os níveis. Como Plutão não tem meio termo e tende conduzir a extremos, existem duas possibilidades:

1) De um ponto de vista positivo, criar uma autoanálise crítica com a possibilidade de mudar; ou

2) De um ponto de vista mais negativo, transformar o desejo natural de querer ter mais poder pessoal e autoridade em atitudes dominadoras, ditatoriais francamente radicais e obsessivas.

Este é um período favorável para as práticas espirituais ou para aprofundar o estudo sobre o yoga, ocultismo ou astrologia. Às vezes, a pessoa pode sentir-se só, ainda que cercada de muitos, porque esta energia se volta para dentro do propósito de realizar uma avaliação de si, tendo assim uma atitude mais contemplativa e nem sempre atuando com espontaneidade a respeito dos demais.

Plutão em Trânsito na Casa 2 Natal – A perda do valor


O trânsito de Plutão pela Casa 2 pode produzir uma completa transformação na atitude a respeito do dinheiro ou das posses em geral. Quase sempre gera altos e baixos nas finanças, dependendo da dinâmica de Plutão enquanto transita por esta Casa. Em momentos em que está pressionado, uma decisão, pode levar à ruína da segurança financeira através de sucessivas perdas, destruição ou roubo. Pode levar a uma poderosa transformação na fortuna.

Pelo contrário, se Plutão em sua dinâmica se encontra harmonizado com outros planetas, a mudança poderá ser para melhor. As decisões sob boas influências tendem para melhor uma situação mais segura em termos financeiro. Para tomar decisões e iniciar ações nesse campo devem ser sempre escolhidos os momentos em que Plutão está harmonizado. Assim, as forças da natureza concorrem para concretizar os objetivos financeiros.

Num sentido mais leve, pode haver a redução dos ganhos o que obriga a mudar a fonte de renda. Frequentemente pode aparecer uma ambição desmedida, de querer ter muito dinheiro e assim poder dominar aos outros. Podem vir a tentação de utilizar meios desonestos ou táticas coercitivas nos negócios ou nas especulações, Pode-se pensar que quaisquer meios utilizados para lograr os objetivos financeiros se justificam.

De um ponto de vista mais positivo, encontram-se novos usos para as coisas ou objetos que foram descartados ou que já não se usam mais.

Para as pessoas mais espiritualizadas pode ser que o dinheiro e os bens de raiz se tornem sem interesse ao surgir um valor subjetivo ou interior mais importante e seguro que as coisas físicas que estão sujeitas ao vai e vem do destino.

Plutão em Trânsito na Casa 3 Natal – A perda da interação


Este trânsito de Plutão indica que há maior intensidade mental porém carregada de intensa emoção e é por essa razão que às vezes se torna difícil o relacionamento com outras pessoas. As comunicações com parentes, vizinhos e qualquer outra relação cotidiana, podem ser reveladoras e significativas.

Talvez seja necessário viver, pelas circunstâncias, situações que perduram já há algum tempo e agora estão em crise.

Com esta posição é possível inteirar-se de algum segredo, quem alguém confie uma informação secreta ou surja uma viagem por meio incógnito.

Grandes mudanças psicológicas têm lugar internamente e logo se manifestam exteriormente. Mudanças na atitude com relação a irmãos, parentes vizinhos.

É possível que ocorra um afastamento de parentes. Esse afastamento pode ser de natureza física, mental ou emocional.

Do ponto de vista mental, integra-se ao cotidiano a preocupação com assuntos ocultos e o interesse pela psicologia, física, genética ou ecologia.

Nos momentos em que Plutão estiver mal aspectado, enquanto transita pela Casa 3, podem surgir problemas nervosos de difícil cura, por demasiadas ansiedades ou veemências excessivas.

Tendência a querer largar tudo de mão, ou a entrar em estafa física, mental ou emocional.

Plutão em Trânsito na Casa 4 Natal – A perda da origem


As transformações mentais produzidas quando Plutão transitou pela Casa 3 afetam mais ainda ao passar pela Casa 4. A transformação inclui a libertação de efeitos ambientais da infância remota, da família, ou uma busca de reforma de assuntos familiares porque de um ponto de vista interno e pessoal já não se sente mais satisfação na convivência e é necessário mudar a vida para algo mais construtivo segundo os desejos mais pessoais.

Com este trânsito se busca ter mais autoridade e neste sentido podem ocorrer alguns conflitos com pessoas que tenham ascendência sobre o nativo. Sobretudo se o nativo tem uma relação de dependência dessas pessoas.

Mudanças súbitas podem ocorrer no lar. Podem surgir problemas com encanamentos e esgotos em geral. Se Plutão está muito pressionado devem ser evitados todas decisões relativas à família e cuidados especiais devem ser tomados com relação a ela.

É um bom momento para fazer psicoterapia e encontrar ajuda para livrar-se de um passado que oprime de certa maneira.

Plutão em Trânsito na Casa 5 Natal – A perda do prazer


Este trânsito pode ter efeito ambivalente nos afetos. Uma longa época de intensa relação amorosa que pode significar uma grande transformação e regeneração na vida ou pode ser uma dura experiência emocional através de um relacionamento, pleno de intrigas, ciúmes e temas sexuais.

Na relação da Casa 5 com os filhos, Plutão indica um período de muita tensão por causa deles; é possível que a pessoa aja com muita pressão sobre os filhos ou obrigá-los a tomar certa direção na vida.

Nos momentos em que Plutão estiver mal aspectado nesta casa deve-se tomar especial cuidado com os filhos, evitando-se riscos desnecessários em eles possam estar expostos.

Neste período a expressão criativa é muito intensa, assim as atividades artísticas, ou qualquer outra que signifique expressão criativa, podem ter importantes mudanças.

É necessário, agora, experimentar intensamente as atividades sociais, amorosas, criativas. Deve-se ter precaução com as especulações financeiras nos momentos que Plutão sofrer aspectos inarmônicos.

Plutão em Trânsito na Casa 6 Natal – A perda da ordem


Grandes mudanças podem ocorrer tanto no trabalho como na saúde.

No primeiro caso, é possível o envolvimento com uma intensa atividade que pode ser muito desvitalizadora. Pode indicar um período difícil no trabalho, com muitas tensões que fazem querer trocar de trabalho. É muito provável que isso aconteça depois de a situação ser avaliada durante um tempo.

Este trânsito pode significar estar envolvido com tarefas que têm relação com a demolição ou a transformação de algo velho para construir algo novo. Em outro sentido, o trabalho pode envolver assuntos secretos, que talvez tenham ligação com a delinquência ou marginalidade. Também pode acontecer o envolvimento com uma tecnologia avançada.

No segundo caso, ou seja a saúde, o desgaste físico e a falta de atenção com o organismo em geral podem alcançar um ponto crítico. Este trânsito indica a necessidade de efetuar uma regeneração no organismo; uma mudança de hábitos e um cuidado com o regime alimentar, algo que produza uma renovação. Também pode estender-se isso à maneira de vestir-se e à higiene pessoal. Grandes problemas profissionais podem descarregar-se no corpo físico.

Plutão em Trânsito na Casa 7 Natal – A perda da referência


Com este trânsito inicia-se uma nova fase na vida, possibilitando que os relacionamentos se realizem num nível mais elevado. Pode envolver o rompimento de uma velha relação, ou sua profunda transformação. Há uma nova atitude para com os relacionamentos.

As tensões nos relacionamentos, que estiveram submersas por diferentes motivos, agora se mostram evidentes e agressivas e se a relação não é suficientemente sólida, produz-se a ruptura.

A mudança gerada por este posicionamento de Plutão, pode ocorrer facilmente se a pessoa está acessível, ou com dificuldade, quando termina uma relação que já havia criado raízes.

Não é um bom momento para o início de um casamento, nem para iniciar qualquer relação comercial, porque não permite criar raízes ou estabelecer-se, talvez porque pode haver uma espécie de coação mesmo que sutil, ou mesmo por razões conscientes ou inconscientes.

Este trânsito significa contatos com pessoas de caráter forte, às vezes algo misteriosas. Se a pessoa está procurando alguém que ajude a transformar sua via neste sentido é possível que coincida com um tratamento psico-terapêutico.

É bom evitar o impulso de querer dominar ou coagir aos outros. Do mesmo modo, não se deve deixar que hajam com esta intenção.

Os conflitos devem ser evitados durante este período, também o julgamento para com outras pessoas. É negativo qualquer enfrentamento com inimigos porque eles podem ser extremamente destrutivos e muito amorais em suas condutas.

Esta passagem sempre significa uma mudança na atitude acerca a cooperação. As pessoas que são conhecida ao longo dos anos que dura este trânsito afetam profundamente a vida da pessoa, não se pode dizer que é para o bem ou para o mal, o que pode suceder-se depende dos elementos sutis do inconsciente do nativo, são seus próprios reflexos. Se a pessoa aprende isso saberá manejar seus relacionamentos com muito mais efetividade e para o bem futuro.

Deve-se prestar atenção na dinâmica de Plutão enquanto transita por esta Casa. Os aspectos negativos deste trânsito estarão extremamente realçados se Plutão está pressionado. Ao contrário, nos momentos em que Plutão estiver em aspecto harmônico, muitas e gratuitas facilidades poderão ocorrer nesses momentos. Evite qualquer decisão que envolva relacionamentos quando Plutão estiver pressionado. Reserve para estas importantes decisões os momentos em que este planeta estiver em harmonia com a dinâmica celeste.

Plutão em Trânsito na Casa 8 Natal – A perda da vontade



O ciclo que se caracteriza por Plutão transitando pela Casa 8 é marcado por uma forte capacidade de regeneração. Há um insaciável desejo de compreensão do significado da vida e é muito difícil aceitar explicações superficiais seja do ponto de vista científico, como do ponto de vista filosófico. Muito mais significativa que antes é a capacidade para penetrar pelos mistérios da morte e pelo que acontece depois dela.

Na vida amorosa é um período em que é preciso aprender a relaxar e deixar fluir, mesmo quando pareça nada excitante. Há um desejo de ter um alto grau de envolvimento nos relacionamentos, normalmente a tendência é "se atirar dentro dele", exercendo um pesado esforço para erguer os sentimentos. Mas este tipo de intensidade pode pressionar emocionalmente a outra pessoa. Em vez de fazer com que a pessoa se envolva mais, pelo contrário, pode ser a causa de fuga. A profundidade e a intensidade do relacionamento geralmente envolvem um "timing" onde todos sentimentos e hábitos são trabalhados, conhecidos, aprendidos, harmonizados, amadurecidos. Muita pressão leva numa direção de anormalidade que tende a ser destrutiva.

Durante este ciclo, os relacionamentos podem aparentar uma certa monotonia, mas pode surgir muita felicidade oculta que aparecerá se tiver oportunidade. Na verdade, este tipo de crescimento inesperado é freqüentemente a força mais importante que pode acontecer para um relacionamento, resultando de um verdadeiro trabalho interno de envolvimento de duas pessoas.

Durante este trânsito existe a possibilidade de encontrar uma pessoa que lhe dará total poder sobre sua sexualidade, alguém que dispõe de uma energia tão intensa e que tocará tão profundamente, deixando totalmente imóvel em reações e atitudes, desejando apenas desfrutar do prazer enigmático advindo de sensações compreendidas apenas de modo instintivo e animal.

Leia também: das perdas e do renascimento

Plutão em Trânsito na Casa 9 Natal – A perda do sentido


O ciclo representado por Plutão transitando pela Casa 9 significa que a capacidade de regeneração se volta para a esfera da educação superior, na sua filosofia, nas suas leis e no desenvolvimento moral. Este período, como os demais trânsitos de Plutão pelas casas astrológicas, dura em média 15 anos. Nesta fase, pode haver um forte contato com conceitos intelectuais complexos e uma mudança total nas convicções religiosas ou filosóficas. Pode haver uma tendência a querer escrever ou publicar algo que realmente cause sensação ou que seja revolucionário. Algumas pessoas podem desenvolver um desejo reformista aplicável em educação, religião, direito ou cultura.

Nos momentos de maior pressionamento de Plutão poderá tender ao fanatismo, ou seja, a expressão negativa de tomar cada coisa ou idéia de maneira intensa, total e profunda. Nestes momentos em que Plutão esteja pressionado é possível a adoção de medidas extremas, obsessivas em matéria religiosa, política ou filosófica. Plutão pressionado na Casa 9, expõe a pessoa a perigos enquanto viaja por países estrangeiros. Deve-se, também, cuidar para não infringir a lei, porque Plutão pressionado tende a fazer com que a pessoa tenha suas próprias normas sem considerar as da sociedade em geral. Mantendo-se dentro da lei, não terá problemas.

Profundas experiências e mudanças de atitude filosófica podem produzir-se como conseqüência de estudos profundos, viagens, o desenvolvimento de faculdades clarividentes.

No amor há uma sensação de que se necessita de um relacionamento em movimento, com freqüentes mudanças, para sentir-se feliz. As emoções estarão ativas nesta fase da sua vida. Isso dá perícia no amor e muita habilidade para dar prazer, mas poderá trazer a perda de um envolvimento profundo com uma pessoa. A impaciência e a displicência podem empurrar para coisas novas antes das antigas ter realmente terminado.

É necessário, de tempo em tempo, dar uma respirada e pensar; dar uma atenção extra aos detalhes emocionais dos relacionamentos, mesmo que pareça estar tudo maravilhosamente bem. Esta atitude poderá fazer perceber coisas que, no atual pique de vida, não podem ser visualizadas.

Nos momentos em que a atividade sexual seja menos intensa, deve-se procurar entender melhor a face emocional do relacionamento ou descobrir um novo e mútuo interesse intelectual a ser compartilhado e que dará prazer em estar junto. Muitas vezes dedicar-se a outras áreas de interesse reestimula o lado físico do relacionamento e...

Neste período haverá o encontro com uma pessoa cuja sabedoria e a atitude elevada possibilitará o contato com uma forma de amor até então não revelada. O elemento de sedução será o intelecto superior criando uma poderosa ligação entre espíritos, mas que poderá extravasar pela expressão da energia sexual superior.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Plutão em Trânsito na Casa 10 Natal – A perda da razão


Plutão significa a capacidade de regeneração e transitando pela Casa 10 Natal traz esse efeito sobre a ambição em relação às coisas mundanas e sobre a atividade profissional. Plutão aqui colocado, pode trazer grandes honrarias e reconhecimento por parte de muitas pessoas. Pode, também, levar exatamente ao contrário e por essa razão deve ser encarado com certo cuidado. De qualquer forma é provável que traga uma transformação no direcionamento da vida. Traz um sentimento de poder e vontade de impactar o mundo à volta. O desejo de progredir é uma constante e isso poderá levar a cometer alguns abusos em suas relações com o mundo.

Aqui colocado, PluTão, faz sentir grande necessidade de líderar para realizar mudanças e de sentir-se importante. Ter-se-á de aprender a ser paciente e trabalhar de acordo com as regras (há tendência a não obedecê-las o que pode gerar sólida oposição).

Haverá capacidade de realizar mudanças no ambiente ao redor através do trabalho. Há uma ligação com a reconstrução seja de prédios, coisas ou até mesmo pessoas (medicina e psiquiatria).

Pode-se esperar uma valorização da reputação pessoal e, junto com isso, virá a tentação de manipular os relacionamentos com base em outros motivos. Pode-se misturar amor com negócios. Envolvimento afetivo e financeiro podem vir juntos.

Agora a capacidade de regeneração se encontra na ambição e na atividade profissional. Plutão aqui pode levar às maiores alturas do reconhecimento público ou, pelo contrário, fazer desabar às mais baixas situações de vergonha e de desonra.

Há o desejo de encontrar uma forma de produzir o maior impacto possível sobre o mundo e sente-se, internamente, como se houvesse a força necessária para poder fazê-lo. Deste modo pode-se ter muito êxito se há segurança nos propósitos, do contrário, é provável uma troca de direção no encaminhamento da ocupação ou profissão, perdendo-se alguns anos na busca da auto-realização.

Quando Plutão está mal influenciado, durante este trânsito, pode induzir à coação ou a procurar dominar os outros para satisfazer as ambições, pode levar a uma atuação amoral ou à falta de ética, criando um desejo de acumular riqueza e indo atrás dela custe o que custar. O resultado de tal conduta, através dos anos, será um colapso financeiro ou qualquer outro acontecimento trágico que obrigue a mudar seus fins e metas.

Visto de outra ótica, este trânsito de Plutão indica também o desejo de melhorar a eficiência profissional. Isto pode incluir a adoção de uma nova tecnologia e o contato com gente de muito dinheiro e poder.

No amor, poderão aparecer várias oportunidades para usar ou manipular visando algum motivo ulterior. Quando surgir esta tentação, deve-se resistir fortemente. O amor nunca deve ser temperado pelas possibilidades de ganhar em outras área. Se cedemos à tentação de manipular, todas as pessoas saberão disso e ganhar-se-á uma reputação indesejável.

Mesmo no caso de uma pessoa com reputação ilibada, devem ser tomados extremos cuidados em protegê-la.

Um caminho fácil de evitar situações de risco é separar amor de negócios e, deste modo, evitar que haja conflito. Neste sentido será possível desenvolver livremente o talento na carreira sem afetar a ternura e a honestidade dos relacionamentos amorosos.

Se já existe um envolvimento simultaneamente emocional e financeiro, deve-se ter a segurança de que os interesses não estão voltados para tirar vantagem dessa situação. Se isso é impossível, deve-se avaliar profundamente a possibilidade de romper, pois continuar poderá levar a situações catastróficas em todos os sentidos. Neste caso poder-se-á evitar as sugestões de suspeita que sempre ocorrem e manter a integridade moral e pessoal intacta.

Deve-se estar com os sentidos ligados, durante este período ocorrerão inúmeras situações de encontro com pessoas que farão propostas de pactos, tramas, conspirações envolvendo negócios, vida afetiva e desejo sexual. Pactos do tipo "amantes e negócios" são armadilhas sedutoras neste período. Não se deve cair nelas. Envolvimentos dessa natureza se misturam e num dado momento as desconfianças são inevitáveis levando a uma atitude de destruição mútua que muitas vezes pode levar a conseqüências trágicas. Deve-se procurar no fundo do espírito a maturidade emocional necessária para conduzir a vida durante este período.

Leia também: das perdas e do renascimento

Plutão em Trânsito na Casa 11 Natal – A perda da sustentação


Este trânsito indica que agora a evolução do ser tem suas raízes na amizade e nas atividades sociais. O tipo de grupo que atrai são aqueles que se interessam pelos assuntos sociais e que desejam reformar a sociedade de algum modo. Em alguns casos, pode surgir o interesse em derrubar a ordem social existente.

Tendência a lutar pelo poder e separar-se do grupo estabelecido para formar outro menos.

Este trânsito se caracteriza pelo interesse intelectual que desperta, qualquer que seja a atividade. Podem desenvolver-se estranhas associações, às vezes secretas ou ocultas, ou ter grandes problemas com os amigos. É uma época de acabar com algumas velhas amizades e começar outras novas. Um amigo, em particular, pode mudar a vida da pessoa.

Devem ser evitadas as más companhias, pessoas amorais e de caráter dúbio ou débil, porque essas pessoas podem conduzir a situações muito difíceis ou perigosas. Este trânsito pode obrigar a tomar um outro caminho, possivelmente indesejado.

Deve-se tratar de transformar ou regenerar as amizades de forma total e definitiva. Livrar-se de pessoas que impedem o progresso. Os amigos e companheiros podem corromper e até destruir os objetivos pessoais de vida nos momentos em que Plutão, em sua dinâmica, esteja pressionado. Durante estes momentos de pressão sobre Plutão, devem ser evitadas as lutas pelo poder.

Leia também: das perdas e do renascimento

Plutão em Trânsito na Casa 12 Natal – A ruína


O trânsito de Plutão pela Casa 12 faz com que a pessoa mude as circunstâncias de sua vida porque durante este período é muito comum enfrentar uma situação especialmente penosa. Essa situação, geralmente faz mudar a consciência.

É um trânsito ambivalente, enfatiza a capacidade para realizar uma regeneração ou entrar em um processo de degradação espiritual. Isso é influenciado pela ação dos demais planetas sobre Plutão transitante.

Durante os períodos em que Plutão estiver pressionado, a pessoa pode envolver-se em intrigas ou relações secretas; ou, ainda, ser vítima de poderosos e cruéis inimigos ocultos. Nos casos mais radicais de pressionamento, existe a possibilidade de privação da liberdade, seja por motivos penais, seja por motivos de saúde, ou outros motivos. Mas, cabe ressaltar que isso só acontece em casos de raro pressionamento de Plutão e se houver essa predisposição no Mapa Natal.

De qualquer modo, durante este período, é necessário enfrentar aspectos da vida que se prefere ocultar e que agora estão acima do controle criando situações difíceis. Se a pessoa os enfrenta não sentirá culpa que é a principal arma nas mãos de seus inimigos. Tirando-lhes esta arma será menos vulnerável e eles deixarão de fustigar a vida.

Os "inimigos ocultos", que o arquétipo da Casa 12 comumente menciona, podem ser o símbolo de energias inconscientes, ocultas no passado. Podem ser relações que fracassaram, uma conduta ou sentimentos de culpa e a única maneira de desembaraçar-se deles é agindo com honestidade e franqueza, sem culpa.

Os momentos em que Plutão recebe boas influências são bons para desenvolver a meditação e desenvolver as faculdades psíquicas. Permite obter um profundo discernimento espiritual. É a força que destrói as ilusões do mundo e libera o espírito dos laços da identificação material.

Nos relacionamentos afetivos é especialmente importante ser honesto durante este período. Os relacionamentos em que faltam franqueza entre, um e outro, tendem a ser aniquilados por uma série forças inexplicáveis que surgem, concorrendo para que toda hipocrisia venha à tona. Os ardis tendem a não dar certo.

Apesar dos esforços, de ambas as partes, para que um relacionamento seja claro, por mais que se tente entender a outra parte com profundidade, sempre haverão áreas ocultas, não intencionais. Há uma tendência inconsciente de esconder algo, uma "tentação" latente em fazê-lo, uma espécie de perversão oculta que age sem que a pessoa perceba. Isso atrapalha muito a convivência, pois o oculto tende a revelar-se durante este trânsito e essa revelação causa impacto negativo na outra parte.

Mas se a pessoa conseguir dominar essas tendências negativas poderá desenvolver sobremaneira o seu caráter afetivo.

Saturno, o Senhor da Razão, nas Casas Natais

Saturno na Casa 1

Aparência física de ter mais idade do que realmente tem. Há um sentimento de que nunca ter sido uma criança como os outros geralmente são. Visão muito séria do mundo. Há necessidade de ter o amor das pessoas que cercam, se isso não acontece é capaz de ver o mundo como um lugar hostil. Terá de encarar muitos obstáculos ao longo da vida para conseguir crescer, mas isso não é ruim porque se trata da "escola da vida". Se conseguir maestria nas tarefas que a vida apresenta, sem deixar-se levar pela amargura, mesmo que tenha que dar mais duro do que as pessoas comuns, terá o poder da autodisciplina para ir mais longe e mais alto que os outros.

Geralmente é o pilar que sustenta os relacionamentos afetivos que se envolve. Necessita ter uma pessoa apaixonada e que leve o relacionamento a sério. Uma pessoa gentil e afetiva é um excelente complemento para esta personalidade.


Saturno na Casa 2

Traz cuidados com dinheiro e recursos próprios. Necessidade de conservar as posses e prevenir para o inesperado. Cuidado de planejar os gastos e usar o dinheiro. Temor de que as situações do mundo sejam corrosivas para o dinheiro.

As condições financeira do parceiro, entretanto, não são importantes para definir uma escolha. A insegurança física, entretanto, pode destruir o relacionamento, particularmente se existe criança envolvida.


Saturno na Casa 3

Existe a tentativa de pensar em tudo com muito cuidado. Não há o perigo de disparar verbalidades insensatamente, pelo contrário, existe uma preocupação de trabalhar, a nível de detalhe, as coisas a serem faladas. Aprender alguma coisa nova, imposta pela necessidade, só acontece de modo estruturado e cuidadoso. Não que seja de forma lenta, mas as idéias tem que estar organizadas para que sejam compreendidas. Similarmente idéias abstratas que não tenha aplicação prática óbvia, causam pouco interesse. Essas qualidades podem ajudar muito numa profissão ligada aos negócios, mas também podem trazer problemas se associadas à inflexibilidade delas decorrente. Frequentemente boas idéias e inovações são perdidas por essa razão. Existe uma forte tendência ao conservadorismo e as crenças e ideais adquiridos na infância podem ser mantidos por muito tempo na idade madura. Os reajustamentos, entretanto, são inevitáveis e certamente virão porque o mundo se transforma obrigando as idéias a se transformarem também.

Nos relacionamentos afetivos a comunicação verbal assume muita seriedade, torna-se muito importante comunicar a outra pessoa o raciocínio exato. Por essas razão a outra pessoa não deve ser alguém muito loquaz, falar demais significa tolice. Por outro lado, essa pessoa deve ser também muito honesta e estar disposta a chegar a conclusões claras e verdadeiras, porque verdade e clareza são elementos essenciais na vida de quem tem Saturno nesse posicionamento.


Saturno na Casa 4.

Necessidade de suporte e carinho por parte dos pais. Dificuldade em obter suporte emocional das pessoas mais íntimas. Perda de auto confiança. Caso não tenha tido uma boa relação com os pais, a pessoa jamais consegue ver-se livre do sentimento de solidão. Há necessidade de descobrir um caminho para conseguir maior auto-estima.

Há mais segurança e conforto numa relação sexual em seu próprio ambiente doméstico. Um relacionamento livre e fácil, não oferece o devido complemento emocional e faz sentir que os próprios sentimentos estão sendo negligenciados. Sente-se mais feliz no casamento que nas aventuras. A aparência física da casa é pouco importante frente ao aconchego emocional e a segurança dentro dela.


Saturno na Casa 5

Muita reserva ao expressar-se como pessoa. Pode ser resultante de um medo de expressar-se como pessoa ou porque existem altos padrões de comportamento a serem seguidos.. Gosto por jogos que tragam conhecimento e aprendizado ou que levem a resultados práticos. Atração por pessoas sérias provavelmente mais velhas. Inconscientemente vê as relações como sendo oportunidade para aprender experiências. Provavelmente haverão poucos amigos realmente bons.

Nos relacionamentos de natureza afetiva tenderá a buscar pessoas sérias e talvez mais velhas. Ter filhos representa uma assunto de enorme responsabilidade e pode ser difícil tomar esta decisão. Os relacionamentos são extremamente sérios e dificilmente entra neles para divertir-se. Este é um fator de constrangimento que pode levar a ter um baixa variedade na experiência sexual. A outra pessoa tem que ser honesta e sincera para resultar em maior prazer.


Saturno na Casa 6

Necessidade de cuidados com a saúde durante a infância. Seriedade. Responsabilidade na vida e no trabalho que se apresenta desde a infância. Disciplina. Necessidade e de aprender a aceitar-se. Desenvolvimento de atitude negativa a partir de queixas e ressentimentos da vida que pode levar a dificuldades no trabalho. Dificuldades com empregados e subordinados. Gosto pelo trabalho duro.

Inato desejo de jogar o jogo do amor desde que hajam regras pré-definidas. Desenvolvimento de complexos e variados padrões no amor que permitem sempre saber a própria posição. Amor planejado. Necessidade de aprender uma vasta gama de maneiras de fazer amor.


Saturno na Casa 7

Dificuldades de expressão de si para outras pessoas. Medo de perder a liberdade. Pensamento de que os relacionamentos como uma série de responsabilidades não compensadas pelo prazer. Frequentes sentimentos de solidão e em muitos momentos prefere sentir-se assim.

A escolha de uma pessoa para relacionar-se é sempre um problema. Precisa ver que as pessoas e os relacionamentos não chegam prontos: desenvolvem-se com o tempo e muito de sua beleza está justamente aí.


Saturno na Casa 8

Indica a necessidade de aprender importantes lições a respeito de dinheiro, propriedades e recursos materiais. Aprender a compartilhar mais, sem medo de perder e entender que ninguém está autônomo no mundo e sempre há dependência um dos outros. Um dos aspectos deste posicionamento é um certo temor pela mudança. É difícil aceitar grandes transformações. É difícil em muitos momentos da vida adaptar-se às situações que se apresentam; dificuldades primordialmente psicológicas.

Esse temor pode expandir-se para assuntos sexuais quando esses são desconhecidos e acontecem num relacionamento novo. A hesitação é natural neste posicionamento, principalmente, quando associa-se à necessidade (ou o desejo oculto) de penetrar no desconhecido.


Saturno na Casa 9

A visão da vida é cautelosa e conservadora e a pessoa prefere não tentar algo novo que não seja suficentemente testado. Quando planeja o futuro realiza um grande esforço para que sejam visualizados todos os ângulos. A pessoa tende a pensar que tudo no mundo tem o seu lugar e por essa razão tudo deve ser planejado cuidadosamente para seguir seu curso. Acredita que o sucesso pode ser obtido com uma diligente preparação e com trabalho duro. A resolução dos problemas surgidos ao longo da vida se faz de modo sistemático e procurando soluções práticas. As idéias e o conhecimento são muito bem estruturadas. Facilidade para o estudo da matemática e da ciência, especialmente em suas aplicações práticas. Interesse, também, pela literatura e as artes. Tendência a mudar de opiniões vagarosamente por causa da postura cuidadosa frente à vida. Existe um certo problema de adaptação a situações súbitas e inesperadas.

No campo afetivo existe o mesmo cuidado antes de penetrar em um novo interesse de natureza sexual. Sabe conservar a energia sexual e amorosa, e extrair o máximo de prazer de cada experiência. A entrada em novos terrenos se faz com muita relutância de certo modo pode-se dizer que há um forte apego ao que é antigo e, portanto, controlável. Por essa razão o melhor relacionamento deve ser com uma pessoa ativa que consiga levar o relacionamento adiante de forma renovada e arejada.


Saturno na Casa 10

Consciência daquilo que é importante. Reconhecimento da necessidade de trabalhar duro e de "fazer o seu nome". Auto-cobrança de perfeccionismo exagerada.

A relação com o pai (ou com alguém que assuma ou tenha assumido este papel) é muito importante; caso essa relação não seja satisfatória virão sentimentos de insegurança, como se o mundo agisse contra a realização pessoal. Provável sucesso nos negócios.

Modéstia em suas habilidades no amor, a capacidade de amar é frequentemente subestimada. Entretanto existem talentos consideráveis a serem desenvolvidos no amor, se estes não forem mascarados por uma certa formalidade que só desaparece conforme aumenta o nível de intimidade.

Preocupação com a reputação. Desejo de controlar a outra pessoa. Perseverança e devoção ao relacionamento. Cuidado para não usar inconscientemente o auto-sacrifício para coagir a outra pessoa.


Saturno na Casa 11

Há uma certa tendência à solidão. Sentimento de que as outras pessoas tentam barrar o caminho de suas necessidades. Mas há prognóstico de benefícios advindos de associações com outras pessoas. A seriedade faz com que a comunicação flua melhor com pessoas mais velhas. Os amigos podem ser raros, mas são profundos. Necessidade de contato com a realidade e com lado prático das coisas. Tendência agir com os amigos como se fosse um professor ou um mestre.

Tendência a afastar-se por razões emocionais em horas inapropriadas. Desperdício de prazer ligado a tensões e preocupações externas. Necessidade de relaxamento antes das relações sexuais.


Saturno na Casa 12

A pessoa frequentemente sente-se desencorajada sem que haja uma razão particular para tal. Sente que os outros não gostam dela e tem a impressão que seu mundo pessoal não é estável. Pode surgir um sentimento de inferioridade que dificulta a ação decisiva quando necessária. Tendência a consumir muito tempo tentando obter segurança. O importante saber é que estes medos e sentimentos de insegurança são imaginários e aparecem durante a infância e a adolescência. Com a maturidade eles tendem a diminuir.

Nos relacionamentos afetivos há um problema de timing que afeta particularmente o emocional. No máximo da excitação sexual a pessoa volta atrás fazendo com que o prazer seja insatisfatório. A inibição é um problema que atrapalha o prazer. Há muitos remédios para isso desde técnicas de relaxamento até uma dose da bebida predileta no momento adequado.

O efeito de Urano em nossas áreas de vida mundana

A duração de um trânsito de Urano pelas casas no mapa natal é sensivelmente de sete anos; durante esse período a pessoa pode viver um conjunto de experiências cuja energia vibratória não é passível de controlo. Como planeta transpessoal, essas energias irão manifestar-se independentemente da nossa vontade, no entanto, se as deixarmos fluir, podemos descobrir potencialidades que estavam profundamente adormecidas; potencialidades que não admitiríamos sequer pudessem vir a constituir-se como a mola impulsionadora da nossa projeção no futuro." (Fernando Barnabé)

---


Urano em trânsito na Casa 1

Esta é uma época de sete anos de duração, aproximadamente, que influenciará a personalidade de tal modo que modificará os pontos de vista pessoais, sobretudo em relação aos demais e ao mundo em geral.

Traz um forte desejo de liberdade e não tolerará limitações. Faz sentir a necessidade de realizar uma mudança drástica e radical, podendo atuar de forma inesperada e separar-se de situações que foram importantes no passado.

Pode produzir a ruptura do casamento ou de qualquer outra relação íntima por considerá-la tediosa ou sufocante. A pessoa agora tem uma atitude mais ampla e independente e não suporta velhas limitações, podendo ser considerado "rebelde" ou "irresponsável" e, ainda que o seja, as áreas onde suporta as restrições são as que devem ser modificadas.

O interesse se volta para idéias novas, de progresso; por exemplo, estudar astrologia, astronomia, eletrônica, interesse pelo campo científico em geral ou pelas idéias muito antigas, como a arqueologia. O mesmo acontece com a mudança de amizades, iniciando-se outras novas.

Mas se Urano está mal aspectado enquanto transita pela Casa 1, a atitude pessoal pode ser muito nervosa, tensa, rebelde e impaciente e a possibilidade de sofrer acidentes aumenta como conseqüência das tendências internas. Deve-se, pois, acompanhar a dinâmica de Uranno enquanto transita por esta Casa e tomar certos cuidados quando se acentua a configuração de risco. Lembre-se ação de Urano é sempre súbita e inesperada.

Cuidado com decisões que envolvem iniciativa pessoal quando Urano estiver mal aspectado enquanto transita por esta Casa. Também, nesse caso, não convém submeter-se a intervenções cirúrgicas e qualquer atividade física que envolva risco de acidentes.

---


Urano em trânsito na Casa 2

O trânsito de Urano pela Casa 2, cria uma ânsia insuportável de ver-se livre dos deveres e obrigações advindas de objeto e propriedades adquiridas. Há um sentimento de que as coisas obtidas ao longo da vida são mais um problema, um ônus, do que algo positivo. A sensação é de que existem correntes a elas ligadas que impedem o desenvolvimento da liberdade pessoal, agora muito valorada. Em conseqüência disso, junto com o desejo de ver-se livre do maior número de restrições possível, vem o impulso de desfazer-se de coisas obtidas ao longo da vida e que são associadas, material e psicologicamente, a elos que vinculam a uma privação de liberdade.

Junto com essa sensação vem o perigo de gastar dinheiro sem pensar, pois quem quer libertar-se é capaz de qualquer coisa para progredir nesse caminho. Como dinheiro é algo adquirido, existe uma grande probabilidade de associá-lo a algo de pouco valor, algo que aprisiona, algo que impede a fluição de uma liberdade intensamente valorada agora.

A influência de Urano é sempre explosiva, liga-se ao rompimento, ao impulso inexplicado para quebrar com a situação estabelecida e partir para o novo. Não é à toa que é o regente de Aquário, signo associado ao novo, à tecnologia, à modernidade, à revolução. Daí é que reside o perigo de uma ação imatura, ou baseada em uma influência de Urano mal aspectado. Ou seja, deve-se tomar imenso cuidado nos momentos em que Urano estiver pressionado.

Quando este aspecto ocorre em pessoas mais maduras, já com a vida estabelecida, é possível que a vida tome um caminho inesperado, através de uma ocupação incomum, ou uma inesperada mudança face a novas percepções apreendidas, uma mudança radical no gosto e nos prazeres, muitas vezes algo incomum.

Nesse período a pessoa poderá encontrar, num relacionamento, uma pessoa que não dependa de dinheiro para a segurança emocional, essa relação pode desencadear em algo muito sério e importante para a sua vida. Essa pessoa ajudará a entender melhor o seu posicionamento face ao aspecto material da vida, além de uma excitante compatibilidade sexual que traz toda uma mudança em sua sensualidade.

De modo geral, nos relacionamentos afetivos é necessário tomar muito cuidado ao discutir os seus novos valores e princípios éticos, que agora estão sendo aprendidos e que são muito originais e estranhos para a pessoa comum.

Deve-se tomar sempre muito cuidado no trato com dinheiro e outros bens e valores enquanto Urano transita pela Casa 2. Existirão momentos extremamente benéficos para a especulação financeira e momentos extremamente maléficos para tal. Uma orientação pode ser obtida estudando a dinâmica do movimento de Urano enquanto transita pela Casa 2. Nos momentos em que estiver sob influências negativas, a especulação é radicalmente desaconselhada e o capital deve ser recolhido às aplicações mais seguras, os investimentos garantidos. Durante os momentos de influência positiva, pode-se assumir o risco com maior desenvoltura e com boas possibilidades de êxito. Lembre-se que a influência de Urano é inesperada e súbita e, portanto, na maioria das vezes, o nativo é totalmente surpreendido pela rapidez com que as coisas se sucedem.

---


Urano em trânsito na Casa 3

Durante os anos que transita por esta Casa, Urano produz modificações no que se refere à atitude com os demais por causa de uma nova forma de pensar da pessoa. É possível que apareça alguma nova atividade relacionada com irmãos ou vizinhos.

Esta posição produz transformações no que diz respeito a parentes e amigos. Uma mudança de mentalidade pode trazer consigo muitos progressos. A velha maneira de pensar cai junto com os velhos hábitos, assim que um pensamento mais flexível e moderno desperta novos interesses.

Podem surgir viagens repentinas ou inesperadas ligadas a relacionamentos circunstanciais (irmãos, primos, vizinhos, colegas, etc.). As comunicações em geral, os escritos, as cartas, a correspondência, de repente se tornam muito importantes.

Mudanças que produzem outras mudanças levam a ter uma posição de maior liberdade. Porém se a pessoa resiste às mudanças, ou as teme, ou é inflexível, este período pode ser de muitos transtornos porque conduz ao nervosismo, com muitas alterações ou vacilações mentais, com idéias que não são nada práticas, às vezes com teimosia, negando-se a ouvir os bons conselhos dos demais.

Estando mal aspectado com Marte ou Saturno, há predisposição a acidentes, sobretudo em via pública ou em viagens curtas. Quando se busca impedir a transformação exigida por Urano, sua energia busca produzir algo que obrigue que ela aconteça e, geralmente, isso chega de forma súbita e inesperada. Não se deve lutar contra a mudança que é necessária e, sim, conduzi-la para um caminho de felicidade.

Decisões e empreendimentos que envolvam comunicação, atividades comerciais, relacionamento com parentes e vizinhos, pequenas viagens, deverão observar a dinâmica de Urano enquanto transita pela Casa 3. Enquanto Urano estiver pressionado qualquer movimentos nesses sentidos deverão ser evitados e, pelo contrário, quando Urano estiver harmonizado, essas ações e decisões poderão ser tomadas com maior segurança e probabilidade de êxito.

---


Urano em trânsito na Casa 4

Este trânsito significa mudanças ou reformas no lar deixando para trás o passado para começar com novas experiências cujo sentido é ter maior liberdade.

Urano chegando à cúspide da Casa 4 indica uma oportunidade para compreender melhor como a maneira que fomos criados ou o meio em que nos criamos afeta a nossa conduta na vida atual.

Assinala a possibilidade de mudar de casa, às vezes de forma repentina; também pode ser a modificação da casa em que habitamos. Pode ser uma mudança para outro país.

As mudanças repentinas podem surgir de um desejo de liberdade pessoal relacionada ao lar e à relação familiar. A harmonia familiar tende a oscilar e a suportar altos e baixos. A família pode experimentar problemas sérios se Urano está mal aspectado.

A ruptura com o passado tende a criar tensões, mas ensinarão a manejar certas energias para liberar-se de condições de vida insatisfatórias. É possível que se leve alguns anos para se adaptar às novas condições, mas através dessas mudanças haverá maior independência e liberdade de restrições que impediam o pleno desenvolvimento.

No lar pode ter início uma nova tarefa.

É possível surgir um especial interesse pela jardinagem, horticultura, arquitetura, mineração ou arqueologia.

Deve-se avaliar a dinâmica de Urano enquanto transita por esta Casa antes de tomar decisões referentes ao lar e à família. Essas decisões, ou os empreendimentos relacionados a esses assuntos, devem acontecer sempre quando Urano estiver harmonizado. Quando estiver pressionado qualquer movimento nesses sentidos deverão ser evitados.

---


Urano em trânsito na Casa 5

Este é um período em que se pode fazer um espetacular progresso. Se a pessoa possui capacidade criativa, esta é uma época excelente porque mostra originalidade, sendo bom para artistas, artesões etc.

Se a pessoa tem filhos, deve prestar muita atenção neles, porque estarão sujeitos a mudanças que os tornam rebeldes. O trato se torna difícil e até pode acontecer-lhes coisas inesperadas como enfermidades ou acidentes se Urano está mal aspectado por outros planetas em trânsito ou natais. Também convém vigiar suas amizades.

Para uma mulher pode indicar gravidez de forma imprevista.

Estando bem aspectado, pode resultar em uma nova e excitante experiência na relação com os filhos.

As relações de natureza sexual ou afetiva têm agora um caráter pouco usual e pode-se romper certas normas sociais ou deixar de lado conceitos tradicionais familiares.

Este trânsito pode assinalar uma paixão repentina por alguém que a pessoa nem sonhava, embora a relação não seja estável nem duradoura, tendendo a ocorrer muitas tensões devido à excitação incrível que se tem sob esta influência.

Muita atividade social com amigos ou através de grupos, clubes, ou organizações.

Este trânsito também pode trazer um forte desejo de especular financeiramente e é provável que existam repentinos ganhos ou perdas, segundo os aspectos de Urano. Convém acompanhar os aspectos que Urano forma dia-a-dia em trânsito com os outros planetas.

Qualquer especulação financeira, decisões que envolvam os filhos ou o prazer de modo geral, não são recomendáveis quando Urano transita pela Casa 5 e está pressionado por outros planetas. Para tais assuntos devem ser reservados os momentos que Urano estiver harmonizado, pois as chances de êxito serão bem maiores e os riscos minimizados.

---


Urano em trânsito na Casa 6

Este trânsito pode indicar uma mudança de trabalho, não de profissão. nem de ocupação. A pessoa procura um novo trabalho porque não gosta do atual provavelmente porque o considera opressivo, com muitas obrigações, que não deixa tempo livre, ou que é muito rotineiro. Neste momento, o desejo é encontrar algo que permita ter maior liberdade de ação ou que leve a uma inovação ou modernidade.

Oportunidades de trabalho podem chegar através dos amigos ou em uma associação à qual a pessoa pertença. Se está bem em seu trabalho, pode significar novas experiências ou novas responsabilidades; ter que aprender novos métodos ou técnicas.

Se esta energia inovadora é reprimida, por temor às mudanças, a tensão interna relacionada com Urano pode manifestar-se em problemas de saúde que obrigam a mudança de trabalho ou diminuir as responsabilidades.

Este trânsito pode ser favorável para encontrar novos métodos de cura, sobretudo de tipo heterodoxo..

Os problemas de saúde relacionados com a passagem de Urano por esta Casa são ligados à circulação sanguínea, ao coração, aos nervos e podem ser evitados se a pessoa canaliza sua energia através de uma mudança drástica de suas atividades habituais e em sua atitude em relação às obrigações laborais.

Se Urano está mal aspectado, enquanto por aqui transita, traz instabilidade no emprego, com uma atitude de rebeldia, nervosismo, podendo resultar na perda do emprego ou em um acidente grave.

As ações e decisões que envolvem o trabalho cotidiano, a relação com subalternos e os tratamentos de saúde devem ser evitadas quando Urano estiver pressionado enquanto transita por esta Casa. Para esses movimentos será aconselhável aguardar até quando Urano estiver harmonizado com os demais planetas.

---


Urano em trânsito na Casa 7

Este trânsito geralmente perturba as relações com os outros, particularmente no casamento, devido a um forte desejo de liberdade pessoal.

O ingresso de Urano nessa Casa anuncia uma época de instabilidades, podendo surgir relações insatisfatórias mas que se mantém em função dos filhos, por ter segurança econômica ou emocional.

Esta posição pode indicar o divórcio ou o fim de uma sociedade comercial.

Mesmo quando as relações são boas, este trânsito obriga, não obstante, a realizar certas mudanças para que haja crescimento. Abandonam-se velhas amizades e fazem-se outras novas. Certos hábitos de vida mudam rapidamente.

Um novo amor pode surgir como uma maneira de escapar da rotina de todos os dias.

Como Urano em conjunção com a Casa 7 está em oposição ao Ascendente, pode trazer conflitos com os inimigos declarados e é possivel que ocorm problemas com a justiça.

Esta posição de Urano requer maior flexibilidade e consciência do que está ocorrendo para que se realizem as mudanças necessárias. Caso contrário sofre-se os efeitos negativos deste trânsito. É bom lembrar empre que a energia de Urano, se reprimida, controlada, ou impedida de manifestar-se, explode.

Para as decisões e ações que envolvem casamentos e associações comerciais deve-se observar a dinâmica de Urano enquanto transita por esta Casa. Durante os momentos em que Urano estiver pressionado não se deve fazer qualquer movimento que envolva esses assuntos. Pelo contrário, se Urano estiver harmonizado, esses movimentos terão indicativo de sucesso.

---


Urano em trânsito na Casa 8

Nesta Casa, a da regeneração, Urano pode produzir grandes mudanças em sua vida desde o ponto de vista interno e externo. Marca o fim de velhas condições e o começo de outras novas, às vezes como conseqüência do afastamento súbito e inesperado de um ser querido e que teve muita influência na vida da pessoa.

Como a Casa também tem relação com dinheiro dos outros, Urano indica aqui fortes mudanças das circunstâncias concernentes à renda ou às posses de uma pessoa muito próxima. Podem ocorrer pesadas perdas ou grandes ganhos financeiros, dependendo da dinâmica de Urano enquanto transita por esta Casa. Também existe a possibilidade de receber uma herança inesperada.

Durante este período, é necessário analisar a dinâmica de Urano enquanto transita por esta Casa antes de assumir decisões importantes envolvendo dinheiro e bens em geral. Cuidado especial deve ser tomado com dívidas. Existe o perigo de ficar na dependência de dinheiro vindo de outras pessoas. É possível, também, que não possa pagar as obrigações contraídas.

Também pode assinalar, de outro ponto de vista, um relacionamento de base sexual importante, ainda que não duradouro, devido às mudanças psicológicas que ela produz.

É possível que surja interesse profundo em questões científicas, assim como por temas mais misteriosos como a parapsicologia, a reencarnação e outros assuntos ocultos.

O trânsito de Urano pela Casa 8 recomenda uma especial cautela quanto a ações e decisões que envolvem risco. Antes de empreendê-las convém observar a dinâmica de Uruno em trânsito pela Casa 8. Os momentos em que estiver pressionado são pouco recomendáveis para tudo que envolva risco, especialmente riscos de vida.

---

Urano em trânsito na Casa 9

Este trânsito proporciona mudanças muito favoráveis na vida se a pessoa está disposta a manter uma mente aberta e flexível às novas circunstâncias que se apresentam.

Urano desperta e descobre, sendo que agora pode ensinar a direção correta e mostrar equívocos em algum aspecto da vida. A pessoa busca uma resposta intuitiva através de algum grupo ou associação relacionados com uma doutrina esotérica, religiosa ou filosófica. É uma época favorável para o estudo da astrologia, assim como da ciência em geral ou da tecnologia.

Experiências estranhas ou poucos usuais podem ocorrer em uma local de altos estudos. Repentinas oportunidades para viajar e experiências notáveis através das viagens. Viagens com amigos ou por razões de congressos ou reuniões de caráter humanitário ou científico.

É uma época de estabelecer amizade com estrangeiros. Mas se Urano está mal aspectado enquanto transita esta casa, aumente muito a possibilidades de acidentes, principalmente aéreos. Por essa razão é bom saber como estão os aspectos de Urano em trânsito com outros planetas antes de programar uma viagem.

Como a Casa 9 tem relação com a lei, o melhor é não iniciar ações judiciais nessa época porque o resultado desejado pode ser totalmente imprevisível.

Para ter maior segurança nas ações e decisões que envolvem assuntos como: viagens, estudos superiores, assuntos juduciais, deve-se acompanhar a dinâmica de Urano enquanto transita por esta Casa. Se elas forem tomadas ou efetuadas em um momento em que Urano estiver pressionado existe um grande risco de de serem mal sucedidas. As viagens de longa distância, particularmente, deverão ser realizadas em momentos propícios.

---


Urano em trânsito na Casa 10

O trânsito de Urano pela Casa 10 tem um aspecto de eliminação, já que procura descartar velhos fatores da vida já definitivamente superados.

Durante este período a imagem do mundo se modifica e uma mudança radical se produz na atividade profissional, sobretudo porque o trabalho que até agora foi desenvolvido tornou-se demasiado rotineiro e antiquado sem dar lugar para novas experiências. Pode-se conseguir um lugar melhor mediante a uma brilhante atuação ou, pelo contrário, pode vir um forte impulso de querer renunciar e libertar-se de uma situação opressiva, isso dependera das influências recebidas de outros planetas, enquanto Urano transita pela Casa 10.

É provável que surjam novas oportunidades de trabalho, que se passe a empregar novos métodos do ponto de vista profissional ou utilizar nova tecnologia.

Se a pessoa ocupa uma posição de autoridade, este trânsito pode significar uma queda, se há insistência em manter situações que precisam ser mudadas, ainda que por razões de segurança.

A posição social pode ser afetada por ações que os demais consideram, dentro de seu ambiente, fora de lugar.

Estando muito pressionado durante este trânsito, Urano pode significar a perda de emprego ou um sério revés no patrimônio com tendência a romper relacionamentos devido a uma conduta excêntrica e inconvencional. Por essa razão deve-se tomar uma essencial precaução de atentar para a dinâmica de Urano enquanto transita por esta Casa. Decisões e ações que envolvam assuntos de natureza profissional, ou o futuro da carreira, ou que possam afetar o prestígio social, o status, devem sempre ser tomadas ou efetuadas num momento em que Urano estiver harmonizado, e adiadas quando este estiver pressionado. Lembre-se que a resposta de Urano é sempre súbita, drástica e imprevista e é melhor que essa força atua a nosso favor do que contra nós.

Durante este trânsito pode-se adquirir uma reputação de ser original em várias áreas da vida, inclusive no amor, mesmo que a pessoa não se sinta com este mérito. Não é que haja um interesse somente pelo novo ou pelo incomum e, sim, uma imagem que os outros tendem a associar à pessoa. Como se tudo que ela tocasse, tivesse um tom de algo novo.

Descobre-se um novo conceito de amor que os outros subseqüentemente poderão adotar e isso pode trazer popularidade e fazer com que a pessoa pareça agente da inovação do que realmente é, mesmo que suas descobertas sejam decorrência de uma inevitável escolha.

Mas, sem dúvida, durante este período, tem-se talento para encontrar o prazer. Por esta razão, é melhor estar com alguém que ame a aventura e que, com alegria, siga o espírito de exploração sensorial. Aquilo que parece ser a expressão da criatividade no amor, pode ter o sentido de uma grande aventura para quem estiver junto.

Pode-se encontrar, durante este período, uma pessoa nova que entra na vida com um toque tão excitante e que desencadeará num prazer tão intenso que jamais volta-se a ser a pessoa que se era antes. Não significa obrigatoriamente o encontro de um relacionamento definitivo e sim de um novo sentido de prazer, uma nova energia, anteriormente inimaginável, através de uma pessoa que surge de repente podendo, inclusive, desaparecer do mesmo modo que chegou, subitamente.

---


Urano em trânsito na Casa 11

É uma indicação de muito progresso, não só porque existem pensamentos muito originais, como também porque promove a realização de novos objetivos na vida que mudam os métodos tradicionais em benefício de todos. ãs vezes, os desejos e esperanças se logram de um modo inesperado.

Agora a vida social é mais importante, quase poder-se-ia dizer que Urano a revoluciona. Conhece-se muita gente nova de considerável importância, pessoas interessantes ou, de algum modo, incomuns. Existe uma tendência a realizar repentinas mudanças de amizades, grupos ou outros tipos de associações. Velhos amigos podem agora passar por momentos difíceis, de incerteza e inquietantes.

Haverá interesse em relacionar-se com grupos ou organizações de fins humanitários ou com características reformistas da sociedade. Assim mesmo, pode-se manifestar rebeldia frente aos obstáculos que se apresentam através dos amigos e do grupo social e, se as pressões são muito fortes, pode vir a opção de buscar outras amizades que se harmonizem mais em termos de aspirações.

Deve-se tomar especial cuidado com decisões e ações que envolvam relacionamento sociais e amizades quando Urano estiver ma; aspectado enquanto transita por esta Casa. Pelo contrário, para tais ações e decisões, devem ser escolhidos momentos em que Urano esteja harmonizado com outros planetas.

---

Urano em trânsito na Casa 12

Quando Urano transita pela Casa 12 existirá uma tendência a suprimir os sentimentos de individualidade para viver as expectativas advindas de outras pessoas. Entretanto é fundamental ser o que realmente é porque sem isso surgirão muitos ressentimentos.

Parte da pessoa deseja ser livre para viver uma vida excitante e diferente. Em algum momento da vida, algumas experiências trouxeram alguns receios e temores que se incorporaram à personalidade. Agora é importante vencer isso. Quando a pessoa está só ou em conexão com sua imaginação, percebe claramente um desejo de liberdade. Aí é que está o mistério e a verdade de tudo.

É provável que surjam interesses por estudos de assuntos incomuns, uma necessidade em mergulhar pelo oculto e pelo misterioso. Se a pessoa, durante este posicionamento, embotar um direcionamento natural de ser individualmente diferente, essa energia tenderá a se manifestar em algumas ações que não fazem sentido para os outros. Poderá haver um medo interno reprimindo algum aspecto importante da sua personalidade e isso precisa ser devidamente avaliado e resolvido.

Agora a pessoa aprenderá que liberdade é um estado de consciência e não uma condição física. É uma época em que as coisas que lhe estão limitando serão destruídas, abrindo caminho para um futuro de maior liberdade, quando Urano chegar na Casa 1, sua próxima etapa.

A Casa 12 rege o inconsciente, ou seja, aquela parte que, por alguma razão, confinou experiências reprimidas e que são difíceis de serem compreendidas pela mente consciente. Urano, aqui transitando, produz uma conduta compulsiva, uma descarga de impedimentos inconscientes e uma súbita liberação e compreensão de ações do passado.

Alguma coisa que a pessoa tem ocultado pode vir à superfície revelada em um momento inoportuno. Por essa razão é o melhor período da vida para aclarar velhas questões que permanecem não resolvidas.

A pessoa pode envolver-se em alguma atividade secreta. É possível que inimigos ocultos sejam atraídos se a pessoa tiver uma atitude rebelde ou teimosa. Situações perigosas podem surgir em conseqüência de atos precipitados.

Há possibilidade de privação de liberdade durante este trânsito. Essa privação geralmente é de natureza psicológica, mas, dependendo de outras configurações, pode ser realmente física. Neste caso pode ser, inclusive, causada por problemas de saúde.

Alguns amigos, sem que a pessoa perceba, podem tornar-se inimigos sem manifestar isso claramente, tenha cuidado e atenção.

A pessoa terá uma forte inclinação a súbitas viagens pelo desconhecido. Tentará sacar prazer do obscuro sem investigação anterior. Isso propiciará uma exploração muito interessante e gratificante de suas potencialidades sensuais e da exploração de sensações tácteis jamais experimentadas. A pessoa tenderá a explorar seu corpo e seu prazer permitindo um aprofundamento no conhecimento de si.

A pessoa terá oportunidade de conhecer - e sentirá nisso imensurável prazer - mais de seus desejos ocultos e motivações sexuais inexplicadas. Precisa sentir-se livre para descobrir, explorar e sentir este prazer, por esta razão é desaconselhável manter um relacionamento com pessoas que apresentam tendência a reprimir e a desaprovar sentimentos, principalmente, com quem é muito conservador e costuma manifestar um forte sentimento de culpa sexual.

Pode ser que essas descobertas levem a pessoa a um caminho completamente novo e desconhecido, penetrando num mundo de excitação surpreendente. Mas, lembre-se, muito dessa magia tem relação com os segredos e mistérios envolvidos, saiba cultivar o encanto e a magia de seus relacionamentos. A verbalização do segredo pode por tudo a perder.

Deve-se tomar especial cuidado com decisões tomadas durante este período de trânsito de Urano pela Casa 12. Decisões tomadas em momentos pouco propícios podem estar deixando de considerar aspectos fundamentais que modificariam, se conhecidos, o direcionamento das coisas. Por essa razão deve-se observar a dinâmica de Urano enquanto transita pela Casa 12 para tomar as decisões de uma forma mais consciente e segura, para tal devem ser evitada as decisões em momentos que Urano estiver pressionado, adiando, ou antecipando-as, para momentos em que Urano estiver harmonizado. Deve-se lembrar que os resultados de uma ação decidida ou efetuada em momento contra-indicado por Urano resulta sempre em algo explosivo, súbito e inesperado e certamente prejudicial ao nativo. Pelo contrário, quando tomada ou efetuada com Urano propício, o nativo contará com esta força explosiva a seu favor. Por esta razão deve-se escolher o momento de agir e de decidir, principalmente com Urano transitando na Casa 12.

---

Netuno, o Senhor da Ilusão, quando em trânsito pelas casas mundanas natais




"Netuno representa a inspiração criadora, a fé que remove até montanhas, o êxtase que eleva, a intuição que faz você sentir-se como parte do Todo e o amor universal que lhe dá esta certeza. No mapa, indica a sua antena de ligação com o Universo e aponta a fé através da qual entramos em comunhão com este Universo.

Quando você consegue manter esta antena limpa e livre de "ninhos de passarinhos", pode acessar sua melhor parte, tornando-se uma pessoa intuitiva, inspirada, confiante na Força Maior que mantém tudo. Quando relaxa demais a ponto de permitir que interferências várias interrompam sua ligação com o Sagrado, então você começa a desligar-se e a distanciar-se de si mesmo, permanecendo confuso, iludido, aumentando a possibilidade de viciar-se em qualquer coisa (drogas, sexo, ideologias, dinheiro...), pois estará sempre precisando de algo que lhe preencha...

Netuno rege o signo de Peixes e na Mitologia é o deus dos mares, que vive em uma região submarina chamada Aigai, onde nada o perturba e de onde ele sabe tudo o que acontece na superfície... Orientação interessante a ser seguida a partir da compreensão de que podemos manter a calma interior, apesar de vivermos em um mundo emocionalmente agitado e, mesmo assim, nos mantermos "ligados" a tudo."
(Cacah Travassos)


"Netuno dá uma volta completa no zodíaco em 169 anos, e demora numa casa em torno de 13 a 16 anos, pode chegar a mais ou menos em dependência do tamanho da casa.

O trânsito de Netuno pelo mapa natal é uma oportunidade para ir trabalhando o desenvolvimento da sensibilidade, amorosidade e espiritualidade. A casa pela que o planeta Netuno transita no mapa natal revela em que assuntos da vida da pessoa se manifestará sua energia e seus atributos.

Devido a sutileza e amplitude da sua energia esta casa e seus assuntos poderão ser embriagados pelos encantos dos mistérios e poderes de Netuno. Netuno rege o que está além dos sentidos e das definições. Ele exige ser canalizado através do amor, da arte ou da espiritualidade, quando isto não se consegue, pode reinar a confusão e a perda.

É um grande privilégio usufruir da informação de saber por onde Netuno está transitando no mapa natal, saber em que casa está, quando vai ativar um planeta natal, cúspide de casa e os pontos especiais do mapa. Acostumo a colocar em foco o planeta, ou ponto especial do mapa a que Netuno se esteja aproximando quando ainda estiver a 10º do aspecto maior.

Os assuntos que Netuno ativa exigem ser tratados com muita sensibilidade e atenção. Netuno exige flexibilidade, sensibilidade, amplitude, amorosidade. Nos assuntos dessa casa a pessoa é convidada a canalizar sua sensibilidade com maestria e a estar disposta a lidar com o desconhecido e o não mensurável.

Netuno ativa o inconsciente, o invisível, e os canais de comunicação do coração e a alma.

Netuno no seu trânsito pelo mapa vai expandindo o potencial místico, espiritual e artístico da pessoa, a favor da transcendência e constante re-significação, mostrando quais os prováveis caminhos de realização deste potencial e os melhores momentos para fazer determinados investimentos e ações.

A casa pela que transita Netuno é submetida ao encantamento, a embriaguez ou a hipersensibilidade, por isso seus assuntos aparentam estar envolvidos por véus e nuvens que não permitem de primeira vista serem focados com clareza e objetividade. Assim a pessoa, pode o desconhecer o que está acontecendo até se atrapalhar com enganos e ilusões ou adotar uma postura atenta e receptiva para perceber o que Netuno está querendo mostrar e onde ele está agindo.

Netuno pode mostrar também potencialidades e possibilidades para o serviço incondicional, humanitário e a prática da amorosidade e a virtude. Nos assuntos desta a casa a pessoa poderá sentir vontade de se doar, ate sacrificar a favor do interesse coletivo ou de outras pessoas.

É também nesta casa onde podemos esperar um auxílio da nada, onde podemos nos iludir esperando soluções encantadas ou onde se pode idealizar e fazer uma imagem encantada das pessoas. (Cacah Travassos)

Nesta casa pode se ter uma tendência a idealizar, sonhar, se abrir ao desconhecido, se diluir no todo maior, seguir o canto da sereia, sucumbir a encantamentos. Assim nesta casa também poderá se viver o engano, a ilusão, a projeção, a confusão, o papel de vítima e a perda.

Para uma compreensão mais profunda estude onde está colocado o regente da casa pela que Netuno estiver transitando e sua relação angular com Netuno. Assim como a situação astrológica dos planetas presentes na casa, e os planetas natais que Netuno por aspecto irá ativar.

Quando Netuno transita por uma casa sensibiliza seus assuntos, dilui rigidez, mostra outros ângulos, torna mais flexível e adatável. Podem acontecer também enganos, equívocos, traições, tudo dependerá da consciência, sensibilidade e espiritualidade da pessoa. A pessoa fica mais vulnerável, sensível e aberta a expandir seus limites e perceber o lado mágico, artístico e espiritual da vida."
(Hector Othon)




Netuno em trânsito na Casa 1 Natal

A personalidade torna-se mais atraente e sutil; mentalmente á mais imaginação e se existem talentos artísticos, trata-se de um bom momento para exercitá-los.

A conduta está influenciada pelo subconsciente e a pessoa tende a ser mais intuitiva e menos reflexiva. Há possibilidade de manifestar-se uma certa confusão e não saber onde colocar as coisas.

Os outros podem trazer desorientação mostrando facetas que não são o espelho da real personalidade ou comportando-se de forma enganosa. Talvez alguém tente enganar o nativo devido à falsa imagem provocada por esta energia.

Deve-se, sob esta influência, aprender a aceitar as coisas como realmente são e não projetar imagens que não correspondem à verdade do contrário haverão problemas nos relacionamentos.

Também é uma época muito idealista e se Netuno, em sua dinâmica, quando está pressionado, pode gerar o envolvimento em grandes fantasias, projetos ineficazes, irreais e até ilícitos, com resultados desafortunados. Preste atenção nessa dinâmica antes de iniciar qualquer projeto sob esta influência.

Este trânsito pode fomentar tendências escapistas, desmoralizantes, enfermidades psico-somáticas ou estados neuróticos. Pode criar dependência de outras pessoas e auto-engano.

Deve-se procurar ser o mais realista possível, fortalecer o lado interno com a meditação ou qualquer outra prática enriquecedora do espírito. É bom realizar um trabalho pelos outros, para pessoas que necessitem de ajuda, preferencialmente em grupo, dando assim a oportunidade para manifestar-se um espírito compreensivo. Caso contrário, este período tende a dissolver o ego.

---


Netuno em trânsito na Casa 2 Natal

O trânsito de Netuno pela Casa 2, provavelmente exigirá de você uma especial habilidade para lidar com dinheiro e questões materiais. Se a pessoa não a tem, será necessário desenvolvê-la e aprender acerca do valor do dinheiro e das propriedades.

É possível que durante este período, em alguns momentos, sintir que dinheiro não é importante e por isso não se consegue avaliar muito bem, nem o seu valor, nem o aquilo que ele representa para a vida. Aprender a usar os recursos materiais, para quem não tem esse domínio, é uma das mais importantes lições a ser aprendida agora e quanto mais rápido isso acontecer, melhor será.

Dependendo de predisposições da Carta Natal e das influências dos outros planetas recebidas por Netuno durante este trânsito, este posicionamento poderá significar, também, o aparecimento de um instinto especial para fazer dinheiro, mas isso não significa que a pessoa esteja livre de situações de insegurança. Antes de mais nada é fundamental relaxar, não se apavorar, com as matérias financeiras e tomar muito cuidado até aprender a sua atitude mais correta frente aos problemas e oportunidades que surgem, envolvendo valores materiais.

Visto de outro ângulo, este trânsito pode fazer com que os valores idealizados entrem em conflito com a realidade física dos relacionamentos afetivos. Exige-se, aqui, pureza de sentimentos e desprezo ao amor maculado por ligações financeiras. A estabilidade financeira, entretanto, será muito importante para manter o relacionamento, particularmente se houverem outros problemas.

Em suma, trata-se de um período em que há uma grande nebulosidade envolvendo o assunto financeiro.

Quanto às intuições que envolvem dinheiro e investimentos, antes de acreditar nelas e pô-las em prática, convém analisar a dinâmica de Netuno enquanto transita por esta Casa. Se Netuno estiver bem harmonizado existe grande possibilidade dessas intuições se tornarem reais oportunidades para ganhos materiais consideráveis. Caso contrário, se Netuno estiver pressionado, tudo leva a crer que se trata de uma ilusão e que poderá conduzir a uma situação de instabilidade inimaginável.

---


Netuno em trânsito na Casa 3 Natal

A vida social ou as relações com parentes podem ser muito atraentes e até podem vir acompanhadas de muitos assuntos de natureza sutil ou secreta. A pessoa merece a confiança daqueles que a cercam, ouve confidências, mas é possível, também, surgir equívocos ou mal-entendidos sobretudo com vizinhos e parentes.

Tendência a ter comunicações confusas, a extraviar papéis ou ter perdas de memória. Deve-se perseguir a clareza naquilo que é dito ou escrito. A pessoa não deve ser evasiva ou desonesta quando fala, e se tem que tomar importantes decisões, deve assegurar que não seja enganada e ter cuidado com os conselhos oferecidos pelos outros.

As pessoas próximas podem ser amáveis, ainda que maleaveis em sua conduta. Assim mesmo, podem aparecer circunstâncias misteriosas envolvendo pessoas próximas (relacionamentos circunstanciais) e até as viagens curtas podem ter certa índole secreta ou escapista.

De um ponto de vista positivo, Netuno nesta Casa pode indicar idéias inspiradas; a mente é mais intuitiva porém pouco prática, com interesses místicos e metafísicos. Também pode estimular habilidades psíquicas latentes. É possível que haja uma predisposição a ler sobre assuntos com, por exemplo, karma e reencarnação.

É uma época favorável para o estudo da música, da arte, da religião ou da psicologia.

Cuidado com as intuições que envolvem assuntos relacionados com comunicações, atividades comerciais, pequenas viagens e relacionamento com parentes afins. Quando estiverem envolvidos esses assuntos convém levar adiante somente se Netuno, enquanto transita por esta Casa, estiver bem harmonizado com os demais planetas. Se Netuno estiver pressionado, não faça qualquer movimento relativo as esses assuntos: provavelmente trata-se de uma ilusão que poderá conduzir a resultados muito negativos.

---


Netuno em trânsito na Casa 4 Natal

Com este trânsito aumenta a sensibilidade emocional com respeito à família e durante os anos que perdura este trânsito muitas mudanças ocorrerão tanto na esfera pessoal como na familiar. Geralmente significa que há uma situação muito estranha ou tensa no lar que traz uma constante sensação de incômodo.

Quando Netuno está mal aspectado (pressionado) aqui nesta Casa cria confusão e insegurança. As decisões que envolvem casa e família são inseguras e, quase sempre erradas, levando a situações graves e profundamente sérias. Ações podem levar a enfermidades, pois há predisposição. É um período em que se deve ficar extremamente cauteloso com respeito a esses assuntos. Deve-se acompanhar a dinâmica de Netuno enquanto transita por esta Casa para que as ações e decisões que envolvem lar e família sejam evitadas nos momentos mais cruciais.

Deve-se ser especialmente cauteloso quanto a pessoas a quem se transmite confiança para entrar em nossa casa, porque há tendência a ser enganado dentro do próprio lar.

De um ponto de vista positivo, este trânsito dá agudez à capacidade intuitiva e pode trazer importantes experiências espirituais ou revelações profundas. Pode haver um desejo de paz interna e de meditar ou o fervor religioso.

---


Netuno em trânsito na Casa 5 Natal

Este trânsito traz atração por aventuras fascinantes ou arriscadas e, geralmente, falsas. A ilusão de ganhar dinheiro facilmente pode conduzir a pesadas perdas seja através das especulações financeiras, seja por investimentos equivocados, ou, ainda, pelo jogo de azar.

Há uma procura pelo romantismo no relacionamentos afetivos e é possível encontrar alguém cuja o magnetismo esteja mais ao nível espiritual do que a nível físico. Há sempre, com esta posição, o perigo de idealizar demais os amores, assinalando virtudes inexistentes; freqüentemente encontra-se aqui uma pessoa "salvadora", que "é a única que pode fazer algo" para tirar da situação em que se está. Com isso vem a desilusão amorosa e a solidão depois de ter-se acreditado em uma fantasia.

Esta posição cria fixações psicológicas a respeito da relação amorosa e ao sexo. A mulher, sob esta influência, tem uma forte tendência a embaraçar-se de forma inesperada. As crianças podem criar muitas dificuldades, trazer desilusões ou, por diversos motivos, pode haver falta de comunicação com elas. As crianças podem adoecer e por esta razão não devem ficar expostas.

Quando Netuno, nesta Casa, está harmonizado com os demais planetas em trânsito, traz maior sensibilidade, refinamento e simpatia; estimula a intuição e as capacidades criativas.

Netuno pressionado, aqui, traz grandes erros em assuntos lidos ao prazer e as crianças. Cuidado com as decisões a esse respeito. É conveniente acompanhar a dinâmica de Netuno enquanto transita por esta Casa antes de tomar qualquer iniciativa que envolva o destino de filhos e tutelados, assim como o dos relacionamentos afetivos fortemente embasados no prazer.

Cuidado com as enfermidades sexualmente transmissíveis e os relacionamentos ocultos, quando Netuno aqui está pressionado, assim como coma as drogas e o álcool.

---

Netuno em trânsito na Casa 6 Natal

Este trânsito indica uma relação muito peculiar com respeito a pessoas subalternas ou de serviço. Sem dúvida, pode ocorrer sérios problemas entre patrões e empregados, porque existe uma situação enganosa ou desonesta relacionada com o trabalho ou com a gente com quem trabalha. Pode-se encontrar obstáculos no trabalho devido a fatores misteriosos que atuam "por baixo dos panos", ou são inimigos ocultos que estão entre aqueles que servem.

Esta posição de Netuno ajuda a dissolver o orgulho do ego e é bom para trabalhar em ação social, servindo e ajudando a enfermos e aos pobres. O efeito anti-ego de Netuno faz com que quanto mais trabalho para benefício próprio se faça agora, menor é a possibilidade de obter a recompensa desejada. Quanto mais trabalho for feito pelos demais, pelo contrário, mais fácil se torna enfrentar as dificuldades.

Neste momento vem mais imaginação para ser utilizada no dia-a-dia de trabalho. principalmente em atividades relacionadas com a arte, a fotografia, a música, a moda, etc.

Deve-se precaver com a saúde porque existe a possibilidade de contrair enfermidades de origem psicossomática ou aquelas que são e difícil diagnóstico. O efeito do álcool e das drogas pode ser muito nocivo, diminuindo a capacidade de trabalho ou levando ao escapismo das responsabilidades.

É freqüente o desejo de realizar um regime alimentar durante este período; tornar-se vegetariano, por exemplo. Porém conviria que estas mudanças de dieta fossem controladas por um médico para saber se seus resultados são realmente positivos.

As intuições relacionadas com os assuntos da Casa 6 (trabalho cotidiano, relações com subalternos e saúde) não devem ser levadas adiante quando Netuno estiver pressionado enquanto transita por esta Casa, existe grande possibilidade de iludir-se nesse sentido e levar a cabo ações que conduzam a situações negativas. Se Netuno estiver bem harmonizado, entretanto, essas intuições tem grande possibilidade de êxito se levadas à ação.

---


Netuno em trânsito na Casa 7 Natal

A capacidade de idealizar as pessoas com quem nos relacionamos fica mais forte quando Netuno transita pela Casa 7. Em vista disso há possibilidade de desilusões quando este planeta esteja mais pressionado o que faz seu efeito diminuir e trazendo a pessoa para a realidade. Porém se analisamos friamente o que se sucede com os relacionamentos, estamos prevenidos e vê-se tudo mais claramente.

É possível que ocorram problemas com pessoas a quem se consulta, por exemplo, um médico, um advogado, etc. É possível que se perca algo por cause de timidez demonstrada nas relações sociais e também por não acreditar em si e nos outros.

Um dos efeitos mais importantes deste trânsito é, logicamente, sobre as relações mais estáveis. Podem surgir dificuldades como conseqüência de mudanças muito sutis que se produzem na outra pessoa ao longo dos anos. Há o perigo de ter que conviver com situações enganosas nos relacionamentos tanto afetivos como comerciais. Pode ser difícil manter a fidelidade no relacionamento. Tanto um lado, quanto o outro, em um relacionamento, pode cultivar sentimentos ocultos.

Deve-se tomar especial cuidado ao formalizar um negócio em parceria porque é possível que ocorram problemas. Cuidado mais que especial deve ser tomado quando, na dinâmica planetária, Netuno estiver pressionado enquanto transita por esta Casa. Deve-se evitar decisões que envolvem relacionamentos durante esses momentos. Essas decisões devem ser reservadas para os momentos em que Netuno estiver em boa sintonia (harmonizado) com os demais planetas e luminares.

Se outros fatores o confirmam, existe uma tendência psicológica de buscar o isolamento e a solidão. Como Netuno dissolve as coisas de modo estranho, este trânsito pode indicar o final de um relacionamento porque a vida precisa mudar.

---


Netuno em trânsito na Casa 8 Natal

Este é um dos trânsitos mais sensíveis para Netuno já que põe em contato com outros planos de realidade. Desperta interesse pelo oculto, pela vida depois da morte, pela reencarnação e outros assuntos ligados ao ocultismo.

Favorece à harmonia com o mundo espiritual dando oportunidade para entrar em contato com planos de energias mais sutis. É possível realizar mudanças internas mais profundas e que só daqui alguns anos seus efeitos serão percebidos e ajudarão a conhecer-se melhor e a atuar com mais êxito na vida.

Alguém muito querido pode ter que afastar-se durante este período.

Nos assuntos de dinheiro há o perigo de não saber manejá-lo de modo correto ou legítimo. Podem, também, ocorrer erros, falsificações ou fraudes com respeito a algum negócio em que estão envolvidas outras pessoas. Não dá para perceber o que está acontecendo porque alguém está ocultando a verdade.

Podem ocorrer problemas com um empréstimo e é arriscado emprestar dinheiro a alguém durante este trânsito porque com certeza a natureza de Netuno, que é muito confusa e dissolvente, atuará contra.

---

Netuno em trânsito na Casa 9 Natal

Este trânsito, em algumas pessoas, indica a necessidade de elevar sua consciência a planos mais sutis; a tendência a desejar alcançar o estado de união com a consciência cósmica.

A pessoa tende a ter experiências pessoais intuitivas de realidades espirituais ou ter viagens astrais. Sonhos intensos, coloridos, uma forte imaginação, são outros efeitos deste trânsito de Netuno.

Interesse por misticismo, na religião e na filosofia. Há uma certa indiferença pela educação superior a menos que outros fatores do Mapa de Nascimento indiquem um tipo de interesse mais prático.

A mente está numa constante busca do ideal de perfeição. Pode conduzir às vezes ao estudo ou à investigação do fenômeno psíquico. Como os efeitos de Netuno na Casa 9 são de caráter abstrato, este pode induzir a pontos que não se encaixam com a realidade do mundo que cerca e talvez por isso a pessoa se sinta confusa e desorientada.

Netuno tende a levar para o negativismo e, assim sendo, o modo de combatê-lo é com positivismo constante e produtivo.

A lição a ser aprendida nesses momentos, principalmente depois de um processo de desilusão, assinala que agora dá para entender um pouco mais do próprio Eu Superior e desse ponto de vista pode-se incorporá-lo à vida diária.

Deve-se prestar muita atenção na dinâmica de Netuno enquanto transita pela Casa 9. Recebendo pressões dos demais planetas, a mentalidade fica empobrecida, surgem muitas ilusões e é fundamental tomar muito cuidado com uma certa sensação de ser uma pessoa escolhida pela Previdência Divina. Cuidado com as decisões e as situações enganosas. Deixe as decisões para os momentos em que Netuno esteja harmonizado com a dinâmica celeste.

---


Netuno em trânsito na Casa 10 Natal

A fase da vida em que Netuno transita pela Casa 10 é marcada por uma tendência de recusa da realidade e a perseguição de sonhos. Nos períodos em que Netuno estiver pressionado, a pessoa poderá ter uma atitude pouco realista com respeito à sua profissão, tendendo a iludir as responsabilidades profissionais. Pode ser, inclusive, um período muito confuso, em que se sente muita insegurança do que está se fazendo na vida.

Se a pessoa tem um sentido materialista frente à vida, o período pode ser marcado por desilusões e fracassos pessoais que concorrem para frustrar suas ambições. Tenha cuidado com os enganos, intrigas ou segredos profissionais; a falsificação é outra probabilidade. Também existem fantasias a respeito de ter fama e fortuna. Os seus superiores podem ser pessoas falsas e até é possível que surja um escândalo relacionado com seus assuntos.

Há uma forte tendência a exigir altos padrões para as próprias atitudes e realizações. Isso conduz a uma exacerbada e impiedosa autocrítica. Sob este aspecto, se a pessoa conseguir viver um dia em que possa dar a si o crédito de um sucesso, sentir-se-á melhor acerca de seu progresso e terá a habilidade necessária para caminhar com maior segurança na perseguição de seus objetivos.

Se a pessoa vê a vida de um ponto de vista menos materialista, este trânsito pode ser a sua salvação e não será destrutivo se trabalha com o espírito de beneficiar os demais. A oportunidade de uma ocupação atraente ou encantadora pode surgir; ou passar a exercer uma forte atração carismática no público. As vezes a fama pode vir de circunstâncias misteriosas. Este trânsito favorece o trabalho com serviços de natureza social ou com instituições educacionais.

É um bom posicionamento para pessoas que trabalham com arte (especialmente a música e a poesia) e a química.

Com relação à vida afetiva, a pessoa pode assumir uma reputação de mistério em relação ao amor. Isso pode trabalhar contra ou a favor, dependendo do modo que for utilizado. Deve-se procurar ter plena ciência do que está acontecendo e não dar passos comprometedores.

No amor será melhor viver a vida momento a momento. Muito planejamento pode ser restritivo para o desenvolvimento das relações e para o prazer. A pessoa deve deixar as coisas seguirem seu curso. Este aviso deve ser tomado dentro do contexto, para viver é necessário algum plano de continuidade, para dar segurança ao amanhã. Uma boa combinação entre liberdade interna e plano de vida resulta num relacionamento pleno de alegria e realização.

---


Netuno em trânsito na Casa 11 Natal

Geralmente é uma influência desilusionante. É necessário ter prudente na eleição dos amigos, sobretudo se Netuno faz aspectos inarmônicos, porque há o perigo de deslealdade. Também é certo que existe a possibilidade, também, de enganar os outros ou querer que os outros se apiedem do papel de mártir desempenhado para sacar algumas vantagens.

A vida social é mais atrativa e pode-se fazer amigos entre pessoas talentosas de um ponto de vista artístico, ou pessoas intuitivas com quem se compartilha momentos ou situações muito peculiares, talvez em circunstâncias um tanto misteriosas.

Tende-se a ter, agora, ideais amplos e humanitários e aproximar-se de pessoas que dividem os sentimentos. Experiências relacionadas com a música e as artes que apresentem ideais abstratos ou que realmente sejam transcendentes, são valiosas e muito úteis. Os fins e ambições podem ser de maior elevação espiritual, porém a capacidade de levar a cabo os mesmos e o poder para concretizá-los dependerá dos aspectos realizados por Netuno enquanto transita por esta Casa.

Deve-se lembrar que as amizades ou grupos eleitos equivocadamente podem ter uma influência diluidora, podendo levar à ruína, particularmente se essas relações conduzem a uma vida ligada ao álcool e às drogas.

---


Netuno em trânsito na Casa 12 Natal

Quando Netuno transita pela Casa 12 sentir-se-á simpatia com relação aos problemas das pessoas porque é possível compreender os seus sofrimentos. Ter-se-á consideração com animais e pessoas inferiores e grande sensibilidade às impressões não transmitidas pelas palavras.

A proximidade de pessoas negativas pode levar à doença, porque o nível de absorção é alto e indiscriminado, portanto, deve-se tomar cuidado e evitar sempre que possível contatos dessa natureza.

Aparecerão muitas facetas ocultas da personalidade e serão feitos esforços consideráveis para a sua autoexploração psicológica.

Existe a possibilidade de aparecer uma pessoa que muito ajudará a descobrir as motivações mais interiores. De modo geral os objetivos tendem a ser muito profundos e por essa razão não são claros.

Quando Netuno transita pela Casa 12, está em seu domicílio. Aqui colocado aprofunda a espiritualidade e a compaixão pelos outros. É possível que o desejo seja ficar na solidão, buscando a paz e a tranqüilidade no cotidiano. Se a pessoa quer achar um sentido para a sua vida e não conseguir vislumbrar um caminho pode advir um período de depressão. É provável sintir pena de si e cultivar uma certa atitude autodestrutiva.

Em muitos momentos será difícil manter a calma e atuar com clareza mental. Se isso acontecer deve-se procurar algumas mudanças com a finalidade de fortalecer a espiritualidade da existência. É um período favorável para realizar a introspecção e a meditação.

Poderá surgir interesse em psicologia ou em coisas que se relacionem com o subconsciente. Há uma natural ampliação da sensibilidade e da intuição. Por essa razão é um momento adequado para escrever, desenvolver atividades artísticas e pesquisa de natureza psicológica.

É muito incrementada a capacidade de compaixão e de compreensão, sobretudo relacionada a pessoas com muitas dificuldades de natureza psicológica ou pessoas necessitadas de modo geral. Freqüentemente esta posição leva a ter contatos com hospitais, asilos, prisões, conventos, sanatórios, hospícios, asilos, e outros estabelecimentos onde existe concentração de pessoas que sofrem.

No amor, seus desejos estarão profundos e ocultos, não serão percebidos imediatamente. A autoexploração ajudará a descobrir o que quer e a compreendê-los.

Não deve causar surpresa se, em determinado momento, aquilo que tem que ser feito apareça de modo claro e óbvio. Muitas vezes, aquilo que parece extremamente difícil e complexo, torna-se simples quando penetramos na nossa real compreensão.

Os Signos e os Elementos (*)

Os elementos de um signo representam a forma como a energia dele se manifesta. Associando os signos a personagens de uma peça, os 4 elementos nos dariam o temperamento dos personagens:

os esquentadinhos (fogo)
os práticos (terra)
os intelectuais (ar)
os emocionais (água)


Signos de fogo (Áries, Leão, sagitário)

Estes signos são ardentes, cheios de energia, e entusiasmo, espontâneos, individualistas e autoconfiantes.

Gostam geralmente de esportes e têm temperamento aventureiro. O lado mais negativo seria o egoísmo e egocentrismo, autoritarismo, pouca paciência e a tendência a agir sem pensar. Como o fogo de uma fagulha pode causar um incêndio, assim é o entusiasmo do fogo, que é contagioso, não só tomando conta de nós, mas também das pessoas ao nosso redor. Se você observar, vai ver que os líderes que guiam, que inspiram as massas, tem os traços associados a este elemento bem desenvolvidos. O entusiasmo do fogo nos faz levantar mesmo nos momentos mais difíceis. O fogo também, por suas características egoístas e autoconfiantes nos empurra para fazermos o que queremos, sem se importar, sem dar importância ao que os outros vão dizer. Aliás, a expressão livre, desinibida e plena da nossa personalidade, é um dos pontos chaves deste elemento que é também muito necessário para nos recuperarmos mais rápido dos males físicos, mentais e emocionais. Pessoas pouco ligadas a este elemento podem ser desanimadas, sem entusiasmo, inexpressivas e ter dificuldades de expressar e desenvolver sua personalidade. Pode ser que atinjam o sucesso graças a capacidade de raciocínio (ar), intuição (água) e a capacidade de trabalhar duro (terra), mas sem dúvida, carecem da vitalidade conferida por este elemento. Pessoas muito ligadas a este elemento, tendem a levar suas características aos extremos, podendo ser intrépidas, egoístas e incapazes de enxergar as necessidades dos outros e por causa disso quase sempre fazem inimigos pelos motivos mais bobos, quase sempre trocando os pés pelas mãos.

O fogo quando fora de controle destrói tudo ao seu redor.


Signos da Terra (touro, Virgem e capricórnio)

Estes signos são práticos, realistas, sensatos. Têm os pés no chão. São prudentes, trabalhadores, conservadores, sensuais. Buscam conforto e segurança material, mas também podem ser materialistas, interesseiros e céticos.

O elemento terra está associado ao corpo físico e ao mundo material. É por meio dele que entramos em contato com o nosso corpo. É por meio dos cinco sentidos que experimentamos o prazer e a dor e entramos em contato com o mundo material. É por isso que este elemento está mais ligado aos sentidos que os outros três.

A terra dá sustento a tudo que existe e esse elemento é necessário para dar sustento e forma ao que nós queremos. A terra põe os nossos pés no chão, tornando nossas expectativas realistas. Ela nos ajuda a ter paciência, principalmente com os pequenos detalhes e nossas tarefas rotineiras. Nos dá senso de responsabilidade, capacidade de esperar até que o nosso trabalho renda frutos.

As pessoas pouco ligadas a este elemento têm dificuldades de traçar metas, de discriminar o que é importante do que não importa. Podem ter dificuldades para lidar com dinheiro. Como não gostam e não têm paciência de lidar com coisas chatas, elas podem ter dificuldade de terminarem suas tarefas e assim podem ser irresponsáveis e terem dificuldade em conseguir o sucesso mundano (a não ser, que explorem os outros), já que dificilmente terminam seus projetos.

Já as pessoas que são muito ligadas a este elemento são muito materialistas. Tem pouca imaginação e criatividade pois estão presas demais ao lado material. Como precisam ver pra crer, são muito céticas e podem se preocupar demais com as convenções sociais. São conservadoras e rígidas, podendo ser consideradas chatas e caretas.


Signos do Ar (gêmeos, libra e aquário)

Estes signos têm uma forte necessidade de se comunicar e se relacionar com os outros. São intelectuais.

Estão abertos pra novas idéias, são idealistas, lógicos e costumam ter uma capacidade intelectual desenvolvida. Mas também podem ser frios, vivendo mais no âmbito das idéias.

É por meio do ar, que desenvolvemos nosso intelecto, que entendemos conceitos abstratos, que nos comunicamos. Os signos de ar estão sempre em oposição aos signos de fogo. Enquanto o fogo é insensível aos outros, o ar é o elemento que nos lembra que não vivemos sós, que fazemos parte de um grupo e de uma comunidade e que é necessário para o nosso desenvolvimento e movimentação dentro deles, sabermos nos comunicar e relacionar com os outros; que é necessário aprender e transmitir o que aprendemos aos outros, porque o desenvolvimento do nosso grupo também importa no nosso desenvolvimento.

Enquanto o entusiasmo do fogo fácil se espalha, como também fácil se extingue, o ar circunda tudo o que existe. Nós o aspiramos pra dentro de nós e de forma tão natural, que nem nos damos conta que ele existe. Este simbolismo nos dá uma idéia da sutileza, mas também da força do mundo das idéias e conceitos representado por este elemento.

Uma idéia preconceituosa pode nos dominar sem nem nos darmos conta do seu poder sobre nós.

Por isso uma idéia bem colocada pode ter um poder maior. Basta observar o poder dos meios de comunicação de massa. Por isso o ar tem um poder maior de formar opiniões do que os outros três elementos. As pessoas pouco ligadas a este elemento podem ter dificuldade em se comunicar, em aprender conceitos abstratos, em se relacionar, em parar para pensar fria e logicamente, sendo levada por suas paixões (fogo), emoções (água) e necessidade de segurança material (terra), como têm dificuldade de se comunicar e aprender, poderá ser alguém muito solitário, mesmo que conviva com muitas pessoas, já que a interação com os outros estará prejudicada.

Como o ar tende a vivenciar as coisas primeiro na mente, para depois colocá-las em prática, muitas vezes passa a impressão de fazerem as coisas com uma rapidez e desembaraço impressionáveis, mas essa mesma tendência nas pessoas muito ligadas a este elemento, podem levá-las a inércia no mundo externo, já que preferem viver no mundo das idéias, achando, que um bom pensamento vale mais que uma boa ação, como os intelectuais, que vivem pensando muito, mas realizando pouco.


Signos de Água (câncer, escorpião e peixes)

Estes signos possuem uma forte intensidade emocional, sensibilidade, necessidade de dar apoio e cuidar dos outros. Tem intuição em profundidade. Podem ser auto-indulgentes, auto-piedosos e indecisos.

Este elemento está associado ao inconsciente, porque é por meio dele que entramos em contato com a nossa natureza espiritual.

Este elemento é muito sensível, por isso é muito influenciável pelo ambiente em que está (pessoas, lugares, situações, etc). A água é o único elemento que é encontrado nos estados sólido, líquido e gasoso.

Este simbolismo já explica sua enorme sensibilidade ao ambiente em que está. É graças à água que temos empatia com os outros. Por isso é que podemos cuidar uns dos outros. Enquanto o ar representa o relacionamento no nível intelectual, a água representa o relacionamento no nível emocional.

A água capta coisas, que às vezes as palavras não conseguem explicar, a mente muitas vezes não consegue perceber, ou entender. Este elemento nos faz mais bondosos, ternos, caridosos. É graças à água que podemos entender o sofrimento de uma pessoa.

Os signos de água estão em oposição aos signos de terra. Enquanto os signos terrenos ligam ao mundo físico, no qual é necessário ver para crer, a água nos liga ao mundo da magia, dos sonhos, do sobrenatural, onde os milagres acontecem. Ele está associado a todos acontecimentos que de algum motivo desafiam a nossa noção de realidade (terra).

Pessoas pouco ligadas a este elemento podem ser insensíveis, serem pouco emotivas e podem ter dificuldade de lidar com sua espiritualidade e de entrar em contato com o seu inconsciente. Já pessoas muito ligadas a esse elemento podem ser do tipo que sempre ajudam aos outros, mas no fundo se ressentem porque acham que são exploradas. Seu excesso de sensibilidade e a influência do ambiente podem fazer com que absorvam a personalidade das pessoas próximas, causando mudanças em seu temperamento, de acordo com o local onde estejam. Esse ressentimento, pelo excesso de bondade e a enorme sensibilidade, podem levar essas pessoas a se tornarem cruéis e rabugentas, ou a viverem num mundo de fantasias, ou se drogando e bebendo, como formas de se protegerem, já que essa enorme sensibilidade, se não for usada com sabedoria (terra), inteligência (ar) e sabendo separar nossa identidade dos outros (fogo), pode se torna algo bastante opressor e destrutivo.

Os quatros elementos são necessários para o nosso desenvolvimento como seres humanos. Temos que aprender a nos desenvolver nessas quatro direções. Quando os elementos estão em harmonia, o que chamamos de realidade, está em equilíbrio. Caso contrário, como o fogo causa incêndios, a terra terremotos, o ar terríveis ventanias e a água inundações, assim a nossa realidade pode ser um ambiente inóspito, sendo algo difícil de se suportar.


-----------------------------------------

Extraído de um texto em PDF, sem autoria definida, sob o título "Analisando os símbolos astrológicos".