sábado, 14 de maio de 2016

O Ascendente e a Primeira Casa, por Howard Sasportas


Ansiamos por aquilo que anseia.
São Francisco

Imagine por alguns segundos como você se sentiria em sua existência no útero. Flutuando ritmicamente nas águas da vida — não há o sentido de um indivíduo ou de uma identidade separada, nenhuma ideia de corpo, sentimentos ou mente como algo diferente de qualquer outra coisa. Sonhadoramente imerso num paraíso primordial, há apenas unidade e união com o resto da criação. O universo é o eu e o eu é o universo.

O nascimento nos tira dramaticamente deste reino de totalidade oceânica. Nascer significa "tomar" um corpo e proclamar o eu como um indivíduo único e distinto. Com base neste momento, o mapa natal é desenhado e nossa viagem através das casas tem início.

Marcando a cúspide da 1ª Casa, o Ascendente mostra o grau exato do signo Zodiacal que está se levantando no horizonte oriental na hora do nascimento. Coincidentemente com a primeira respiração independente que tomamos, o Ascendente e a 1ª Casa proclamam o início de um ciclo, o passo inicial ou estágio no processo do próprio ser.

Não importa o que nasce num momento de tempo, ele reflete as qualidades deste momento. O signo Ascendente vem à luz e se distingue da escuridão no mesmo tempo em que emergimos do escuro, escondido e indiferenciado lugar que é o útero materno. Em outras palavras, o Ascendente aparece quando nós aparecemos e suas qualidades refletem tanto quem somos quanto como conhecemos a vida.

O signo do Ascendente simboliza uma faceta peculiar da totalidade da vida que procura uma "in-corpo-ração" através do ser nascido naquele momento. Uma vez que o Ascendente corresponde àquele "flash" inicial ou "impacto" de nossa existência individual, ele se imprime também profundamente na psique como "o que é a vida". Nós atribuímos à vida as qualidades do signo que se encontra no Ascendente ou dos planetas que se encontram perto. Ele é a lente através da qual percebemos a existência, o foco que trazemos à vida, a maneira como "suportamos" o mundo. E, uma vez que vemos o mundo desta maneira, invariavelmente agimos e nos comportamos de acordo com esta nossa visão. E mais, a vida força nossas expectativas e reflete nosso ponto de vista de volta para nós.

Vamos fazer uma pausa e considerar este conceito por um momento. A forma pela qual percebemos o mundo (nossas lentes) vai influenciar tanto a maneira como nos relacionamos com ele quanto a maneira como ele nos é devolvido, refletido. "Escolhendo" consciente ou inconscientemente algumas possíveis interpretações de situações ou de ações de pessoas e comportamentos (deixando de lado outras maneiras de avaliar as mesmas circunstâncias), organizamos nossa experiência de vida de acordo com o que elegemos para ver. O Ascendente, que é a primeira noção de vida que formamos ao nascer, nos descreve algo a respeito deste processo de escolha e seleção. Refletindo a imagem inata que temos da vida, o signo Ascendente colore nossa visão de existência. Se colocamos óculos vermelhos, o mundo parecerá vermelho e nós agiremos de acordo com isso. Podemos agir de maneira muito diferente se vemos um mundo azul através de nossas lentes.

Se Sagitário está ascendendo, por exemplo, vamos conhecer um mundo de opções e possibilidades emocionantes que nos convidam à exploração e ao crescimento. Se Capricórnio está ascendendo, no entanto, veremos o mundo através de uma lente menor, de medo, dúvida e hesitação. As mesmas oportunidades para expansão que estimulam e emocionam o Sagitário ascendente para a ação podem provocar no Capricórnio ascendente um estado de temor e apreensão. Quando uma nova possibilidade é apresentada ao Sagitário Ascendente ele dirá: "Muito bom, quando é que eu começo?" Quando a mesma possibilidade se apresenta a um Capricórnio Ascendente, tremendo e sussurrando este pergunta: "Eu tenho que fazer isso? Deveria mesmo, mas será que sou bom nisso? Meu Deus, que responsabilidade."

Nós "sonhamos" o mundo de acordo com o signo Ascendente e depois executamos o sonho. Criamos o enredo e também as soluções para ele. Quem tem Áries Ascendente interpreta o mundo como um lugar em que ação e decisão são pré-requisitos e então começa a agir decididamente. Quem tem Gêmeos Ascendente cria um mundo em que é necessário adquirir conhecimento e entendimento e então se empenha para compreender a vida. Neste sentido, o signo que se encontra no Ascendente é ambos, é aquilo para que olhamos e o que nos olha.

O signo que se encontra no Ascendente ou qualquer planeta que se encontre próximo da cúspide da lª Casa muitas vezes descreve a experiência individual da pessoa do nascimento. Por exemplo, Saturno no Ascendente ou Capricórnio Ascendente podem significar nascimentos tardios, longos ou difíceis. Marte ou Áries nesta posição parecem atirar a pessoa de cabeça na vida como se ela estivesse ansiosa para "sair de lá e começar a fazer coisas". Muitos nascimentos com Plutão no Ascendente ou Escorpião Ascendente envolvem uma luta violenta entre vida e morte, com a mãe ou a criança correndo grande perigo durante o parto. Terapeutas que fazem regressão e renascimento, e que também trabalham com astrologia confirmam a correlação entre o signo ou o planeta no Ascendente e a experiência do nascimento.

Em geral, o Ascendente e a lª Casa demonstram nossa relação com o próprio arquétipo de Iniciação. O signo ascendente não descreve apenas algo sobre o nascimento atual mas também as expectativas e as imagens inatas que temos quando "precisamos começar algo". O Ascendente sugere a forma e o modo pelo qual vamos entrar nas diversas fases ou aspectos da vida. Sempre que temos uma experiência análoga a um nascimento, cada vez que entramos numa área desconhecida, uma faceta ou grau de experiência, são evocadas as qualidades do Ascendente e da 1ª Casa. Cada novo começo ressoa com as qualidades de antigos começos, trazendo de volta procedimentos e associações similares. Capricórnio ou Saturno Ascendentes, por exemplo, hesitam e atrasam não só o novo nascimento mas qualquer transição para uma nova fase da vida.

A maneira pela qual conhecemos a vida é geralmente mostrada pelo Ascendente e pela 1ª Casa. A imagem que nos vem à mente é a de um passarinho saindo de um ovo. Nós podemos "sair da casca" de diversas maneiras. Um Câncer Ascendente sabe que tem de sair da casca, quebra-a e depois decide que é mais seguro ficar dentro do ovo que conhece. O pássaro com Touro Ascendente vai bicar a casca devagar mas, uma vez iniciado o processo vai levá-lo adiante de modo eterminado e firme. O pássaro com Leão Ascendente vai esperar a ocasião mais propícia para fazer uma entrada dramática, nobre e dignificante, exibindo-se orgulhosamente ao mundo. Como exercício, o leitor poderia tentar imaginar como os outros signos ascendentes "quebram a casca" para entrar na vida ou enfrentam as diversas fases de experiência.

O Ascendente pode ser a maneira pela qual entramos na vida, mas o modo como crescemos para dentro dela é o signo Solar. Explicando melhor, o Ascendente é o caminho que nos leva para o Sol. Uma mulher com o Sol em Áries e Ascendente em Virgem pode descobrir sua habilidade para iniciar, liderar e inspirar (Áries) desenvolvendo as qualidades de Virgem -como medindo sua energia de maneira dirigida e precisa. Um homem com Sol em Peixes e Libra Ascendente pode descobrir seu dom de curar e servir aos outros (Peixes) através de consultas individuais ou de um empenho artístico (Libra). O Ascendente se transforma no Sol, ou como diz Liz Greene, o Sol é o herói que nós somos mas o Ascendente é a busca na qual temos que nos aventurar. O Sol é a razão pela qual estamos aqui; o Ascendente é como chegamos lá.

Os signos e os planetas na 1ª Casa indicam o tipos de funções nas quais teremos mais valia nos processos de realização de nossa única e própria identidade. Estas são as tarefas que necessitamos realizar a fim de desvendar inteiramente o quem somos. Não seremos completos enquanto não reconhecermos, explorarmos e desenvolvermos estas qualidades. A este respeito é bom ter em mente que os signos e os planetas (em qualquer casa) podem ser comparados com um elevador numa grande loja de departamentos. Este elevador pode nos deixar no primeiro andar para calçados femininos, no segundo andar para moda masculina ou ir diretamente para o restaurante no último andar. Do mesmo modo, Marte ou Áries, por exemplo, podem, em certo grau, significar impulsividade e precipitação enquanto em outro significam coragem e bravura. Aumentando nossa sabedoria, é possível trocar e mudar os níveis, ir de uma forma de expressão do signo ou do planeta para outra. Tais mudanças de níveis talvez tenham que ser vivenciadas com todos os posicionamentos no mapa, mas é especialmente proveitoso provar desta maneira as energias na 1ª Casa, a parte do mapa tão crucial para a autodescoberta.

Junto com a 3ª, a 4ª e a 10ª casas, a 1ª Casa mostra algo a respeito da atmosfera, do ambiente do começo da vida. Normalmente encontramos nos posicionamentos da 1ª Casa a formação dos primeiros anos de vida Por exemplo, se Júpiter estiver aí, a pessoa pode mudar de país logo depois do nascimento. Com Saturno pode haver uma sensação de privação ou restrição durante a infância. Formamos uma identificação muito forte com os arquétipos representados pelos signos e planetas ali localizados porque as energias da 1ª Casa são conhecidas e despertadas muito cedo na vida. Faça um pequeno entalhe na casca de uma muda e, quando crescida, a árvore terá uma enorme ferida.
As energias da 1ª Casa poderiam descrever mutuamente o efeito que "nossa entrada em cena" provoca nos outros. Com Urano ou Aquário nesta posição, nossa chegada poderia significar rompimento e mudança. Com Plutão ou Escorpião, nosso nascimento poderia coincidir com uma grande crise de reorientação daqueles que nos rodeiam. Nós levamos conosco qualquer signo ou
planeta na 2ª Casa onde quer que vamos. Isto não é nada surpreendente uma vez que esta casa é naturalmente associada com o signo cardeal e de fogo Áries, e com o planeta Marte. O fogo cardeal representa um princípio radiante na vida.

Em geral, os atributos de qualquer signo ou planeta na 1ª Casa são amplificados por estarem nesta posição, como se o volume de seu "tom" fosse aumentado. Se as energias da 1ª Casa não são óbvias na pessoa então alguma outra coisa no mapa está provavelmente obstruindo sua expressão e este bloqueio tem de ser examinado.

Uma vez que o signo Ascendente tem tão grande influência na maneira pela qual conhecemos a vida, as qualidades deste signo serão refletidas e incorporadas em certo grau em nossa aparência física e em nosso semblante.

Muitos astrólogos dizem ter a habilidade de retificar uma hora de nascimento incerta procurando o signo Ascendente que mais se relacione com a imagem e a aparência da pessoa. No entanto, determinar a aparência corporal apenas pelo Ascendente é simplificar demais as coisas. O mapa todo é vivo e expresso através do corpo; por isso, muitos fatores diferentes num mapa de nascimento são concretizados na fisionomia.

O livro Recentes avanços em astrologia natal, de Geoffrey Dean, relata alguns estudos feitos a respeito da relação dos posicionamentos no mapa e da aparência física. A astróloga americana Zipporah Dobyns acredita que a posição do regente do Ascendente (o planeta que rege o signo que se encontra na 1ª cúspide da 1ª Casa) é mais importante neste caso do que o signo em que se encontra o Ascendente. A astróloga alemã Edith Wangemann relata a correlação entre o signo Ascendente e o regente com o formato da cabeça, a testa e os ossos que ficam em volta das sobrancelhas.

March e McEvers, autores de Aprenda astrologia, vol. 3, incluem um interessante capítulo sobre "Procurando a aparência física". Eles acreditam que os fatores cruciais são o signo Ascendente, os planetas que se encontram na 1ª e na 12ª Casas próximos 8 a 9 graus do Ascendente, o posicionamento do regente do Ascendente, o signo solar e os planetas próximos do Meio-do-Céu.
Evidentemente, relacionar a aparência física com o mapa é muito complexo. No entanto, algumas possíveis manifestações físicas do Ascendente são dadas no Capítulo 17.

Em geral, para se definir bem um Ascendente há um certo número de fatores que devem ser levados em consideração: o signo Ascendente; o planeta regente - seu signo, sua casa e seus aspectos; os planetas que se encontram junto ao Ascendente e os aspectos feitos com o próprio Ascendente.

No momento do nascimento, uma das miríades de possibilidades de vida para uma incorporação física irrompe da liberta matriz do ser. Por mais bonito que isto possa soar, nós na verdade não nascemos com a compreensão de nós mesmos como entidades separadas e individuais, nem chegamos com o conhecimento de nós mesmos como alguma manifestação de espírito universal ou como uma expressão de alguma das muitas faces do que alguns chamam de Deus. No entanto, é através do desenvolvimento do signo Ascendente e dos planetas da 1ª Casa que vamos nos tornar não só mais cientes do que somos como indivíduos, mas também mais conscientes de nossa relação com um todo maior do qual fazemos parte. As próximas onze casas descrevem estágios suplementares desta viagem.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

O Signo Lunar

Lua em Áries.

Coragem e vitalidade. Facilidade de sentir raiva. Espírito lutador. Independência. Atitudes agressivas. Impulsividade emocional. Temperamento provocante. Ira. Necessidade de aprender a autocontrolar-se. Alta energia emocional. Impaciência e intolerância.

Sentimentos levam a tomar decisões bruscas com relação aos relacionamentos afetivos. Devem ser evitadas pessoas muito lentas. Alta energia sexual. Excesso de intensidade pode queimar o relacionamento prematuramente. Liderança no relacionamento. Meios interessantes e arejados de expressar o amor.


Lua em Touro.

Pessoa que gosta de calor humano, conforto e segurança no seu ambiente familiar. Quer estar na sua poltrona favorita e adora boa comida.

Pessoa amável e afetiva, que necessita de amor e afeto de quem convive. Não gosta de mudanças, gosta de conviver com o usual, detesta transformações no seu pequeno mundo.

Paciência é um dos seus predicados, mesmo quando as pessoas à volta estão iradas e emocionais, permanece em calma e tudo permanece com se estivesse assim.

É relutante para sair de uma posição confortável (geralmente tem problemas para acordar pela manhã) e isso se estende a todos os setores da vida e dos relacionamentos. Move-se pesada e lentamente. Emocionalmente tem muita obstinação.

É difícil mudar de atitude quando está estabelecida na mente, mesmo quando já percebeu que esta atitude é errada.

Prefere tudo o que é familiar. Quando tem dinheiro, age de forma muito conservadora, exceto em coisas que realmente gosta. Agarra-se com o dinheiro, não que seja egoísta, trata-se de uma questão de segurança.

Grande substância emocional, mostra-se um excelente ombro para oferecer a quem quiser chorar. Em circunstâncias extremas pode tomar-se de uma ira descomunal.


Lua em Gêmeos.

As emoções mudam rapidamente e há muita inquietude. A pessoa entedia-se com facilidade e muito rapidamente. A atenção tende a vagar, é praticamente impossível fixar-se no mesmo objeto por muito tempo. Curiosidade e busca constante de novas experiências. É difícil guardar sentimentos em segredo, a tendência é falar a respeito da coisa mais excitante do momento. Deve ser tomado um certo cuidado para não revelar segredos que não podem ser revelados de jeito nenhum. Gosto por viagens, são uma chance para novas experiências. Desejo de aprender sobre tudo, mas não muito profundamente e nem aquilo que necessita de muito esforço. O intelecto aprende com facilidade a controlar a emoções e pode ser que, num momento em as pessoas à volta estejam descontroladas, a pessoa consiga manter a frieza e ter um bom julgamento da situação.

Nos relacionamentos, o estilo é flexível e adaptável. Sente-se feliz em poder dar prazer à outra pessoa e por essa razão pode desenvolver-se muito nas técnicas amorosas. Geralmente não permite que elementos físicos interfiram no lado emocional do amor. Para um melhor relacionamento a outra pessoa deve ter um certo senso de humor porque, com este posicionamento, a pessoa costuma gostar de falar sobre sexo e se a outra pessoa for muito séria certamente não gostará disso. A outra pessoa também não pode ser muito possessiva, por que quem tem este posicionamento precisa de liberdade.


Lua em Câncer.

Força e segurança emocional. Forte e importante ligação com a mãe, especialmente, e com a família; necessidade de ter amor e afeição no lar. Necessidade de dar suporte e cuidar de pessoas que necessitam de apoio. Possibilidade de assumir papel maternal frente a várias pessoas, inclusive irmãos e irmãs mais jovens e amigos. Os sentimentos são mais importantes que o pensamento lógico. Direcionamento obsessivo para certas idéias, pontos de vista, objetos e hábitos, por razões desconhecidas das pessoas. Sensibilidade à crítica que não significa obrigatoriamente fragilidade e sim sensível ao sentimento dos outros. Leitura e compreensão intuitiva do sentimento dos outros.

Simpatia natural e disposição para ouvir os problemas das pessoas. Envolvimento com pessoas com problemas de natureza emocional durante a juventude e que desaparece com a criação, com a maturidade, de um filtro de defesa. Um relacionamento equilibrado pode servir de refúgio para quem vem. Possibilidade de envolvimento com várias pessoas ao mesmo tempo, não pelo gosto da variedade mas pela incapacidade de deixar uma relacionamento acabado. Guarda recordações de velhos amores na imaginação ao mesmo tempo que leva adiante os relacionamentos atuais. A qualidade e a natureza do amor flutua consideravelmente, e nunca morre.


Lua em Leão

Considera-se importante e quer mostrar isso. Gosto por ser o centro das atenções e frequentemente age para que assim o seja. Sentimentos levados a sério demais. Tendência a exagerar e enfatizar ao falar. Perigo de exagerar em tudo. Necessidade de ser verdadeiro e presente.

Abertura para o amor e entusiasmo, mas a veemência pode ser evitada. Necessidade de estímulo e atenção. Otimismo que ajuda ao lado físico dos relacionamentos. Gosto por vários tipos diferentes de pessoas.


Lua em Virgem

Seriedade e disposição. Busca planejada de objetivos. Gosto por tarefas que usem a mente e as mãos. Prazer por fazer as coisas. Disposição para realizar o melhor trabalho que é possível. Desejo de ter tudo organizado à volta. Limpeza e asseio. Hábitos saudáveis. Sensação de não agradar satisfatoriamente às pessoas. Excesso de autocrítica emocional. Exigência de altos padrões para si e para os outros.

Padrões específicos para escolher um relacionamento sentimental. Cuidados na seleção da pessoa. Prazer sexual está intensamente ligado ao meio-ambiente. Possessividade. Gosto por ajudar a outra pessoa em problemas de natureza pessoal. Gosto por controlar o relacionamento.


Lua em Libra.

Gosta do lado belo da vida e prefere não pensar naquilo que causa desprazer. Faz "vista grossa" para as falhas dos outros, necessita ser agradável. Pessoa amante da paz. Prazer em estar com amigos. Gosta de dançar e escutar música. Fala doce. Pessoa amável e amigável que pode desenvolver ainda mais esse lado dentro de si.

Talento para resolver os problemas dos outros. Envolvimento na vida emocional de outras pessoas. Esconde os pequenos problemas debaixo do tapete. Facilidade em criar beleza e equilíbrio nas coisas que faz. Necessita aprender as fronteiras das outras pessoas.


Lua em Escorpião.

Sentimentos muito intensos que podem ser uma grande força para a vida. Mas pode ser difícil compreender os sentimentos, porque eles são complicados e profundos. A pessoa sob esta influência é ou extremamente irada, ou completamente triste ou totalmente feliz. Nunca se trata de algo morno. A vida é intensa e profunda. As pessoas à volta podem não compreender o comportamento. Ciúmes são uma constante, seja de amor ou de amizade. Se não sentir que as pessoas à volta estão seguras sob seu cabresto surgirá o sentimento de solidão e virão os desentendimentos. O secreto e o misterioso envolvem o comportamento e as atitudes. Há prazer em assuntos dessa natureza. Há fácil entendimento das pessoas e dons para a investigação. Há necessidade de aprender sobre si. Possibilidade de embrulhar-se nas próprias emoções.

Sexualmente necessita de intensidade e profundidade em sua expressão e comunicação. A realização ocorre transcendendo aos padrões.


Lua em Sagitário.

Pessoa idealista que gosta do mundo amplo, bom e belo. Quer que as pessoas sejam boas e nobre e se desaponta quando percebe que não são. Caso não aprenda a aceitar as pessoas como elas são terá muitos desapontamentos na vida. Preocupação com a importância das coisas, com a grandiosidade das idéias que faz com que se esqueça as pequenas coisas da vida. Quer aprender sempre mais sobre o mundo. Curiosidade que deseja saber a resposta para cada pergunta. Interesse por países estrangeiros sob a forma de uma ligação emocional. Gostaria de trabalhar no estrangeiro. Independência. Gosta de fazer o que quer. Otimismo e alegria que não permite ficar triste por muito tempo. Postura positiva perante a vida que deseja expandir para as pessoas próximas. Na maturidade pode nascer o interesse místico com desejo de aprender o seu melhor lugar no universo.

Nos relacionamentos afetivos o que distingue uma pessoa com este posicionamento é o senso de humor. Facilidade em tornar tudo mais agradável. Super doação de si. Não deve viver com pessoas que levem a vida muito a sério. Fantasia sexual.


Lua em Capricórnio.

Seriedade e timidez. Pensamentos envelhecidos desde jovem. Gosto pelo trabalho o qual faz sentir-se bem. De vez em quando existe um desconforto com os próprios sentimentos. Algo parece estar fora de lugar dentro da intimidade, uma fonte de dificuldades em vez de prazer. É difícil demonstrar os sentimentos prontamente, mas há necessidade de amor. Praticidade e ambição. As necessidades emocionais entram em conflito com as necessidades práticas. É bom lembrar que a necessidade de conforto, segurança e amor são fundamentais, e qualquer que falte será a fonte da infelicidade.

Nos relacionamentos afetivos não é quem começa e também não é quem termina. As pessoas respeitam e dependem do seu amor. A felicidade vem com uma pessoa que tente ser leal e verdadeira e que não seja muito brincalhona. O mais importante  aspecto da expressão sexual é a sinceridade, acima de qualquer outro tipo de demonstração. Facilidade para sublimar as necessidades sexuais. Busca de relacionamentos de longo-prazo.


Lua em Aquário.

Este posicionamento traz um alto valor pela liberdade pessoal e demanda o direito de fazer tudo aquilo que quiser a qualquer tempo. Quando os outros tentam forçar a seguir certo caminho surge uma forte teimosia e uma extrema obstinação.. Há o desejo de ser livre para seguir cada idéia ou caminho que apareçam como novo pela frente. A experiência é obtida com a vida, mas sob os termos próprios da pessoa. Outra característica é o prazer em conviver em grupo, especialmente amigos. Compartilhar com os outros é muito importante. Há quase uma certeza que é possível controlar os próprios sentimentos, explosões emocionais aborrecem muito. A intolerância é uma constante e o aprendizado nesse sentido é fundamental para a evolução.

Nos relacionamentos afetivos prefere convive melhor com uma pessoa que traga desafios diários do que com uma pessoa que traga tudo pronto e estruturado. Se tudo vem pronto, surge o embaraço. Será feliz se puder compartilhar todos os problemas com a outra pessoa e em conjunto. A verbalização no relacionamento é fundamental: tudo deve ser conversado. A resposta sexual passa pela mente.


Lua em Peixes.

Pessoa muito sensível e com sentimentos fortes. Se alguém age de modo áspero, isso é levado muito a sério. Uma das tarefas na vida é desenvolver um couraça protetora. Ninguém é tão sensível para considerar os sentimentos alheios. E sua sensibilidade é boa em muitos campo de ação justamente por essa razão. Existe uma grande sensação de conforto e plenitude em situações em que possa cuidar de pessoas e animais, especialmente se estiverem  doentes ou magoados. Mas é fundamental afastar-se de pessoas negativas, porque elas interferem rapidamente em seus sentimentos por simples contato. Há uma imaginação rica e viva que pode trazer muita criatividade. Deve evitar permanecer, entretanto, muito tempo em seu mundo de fantasias deixando de lado importantes tarefas a serem cumpridas. Um dia haverá, sem dúvidas, um forte contato com o mundo oculto  que passará a desempenhar um papel fundamental na sua vida dali em diante. Há interesse pelo misterioso. Na idade madura será desenvolvida uma forma de  resistir às pessoas muito agressivas. Você deve evitar os conflitos, mesmo quando defende suas próprias idéias.

As suas emoções são muito intensas e finamente sintonizadas. É possível ver dentro do coração da pessoas. A pessoa escolhida para relacionamento deve ser estável para dar ao relacionamentos uma definição mais concreta.






quinta-feira, 12 de maio de 2016

Os Nodos Lunares através das Casas, por Howard Sasportas

A Lua circunda a Terra a cada mês, cruzando o plano da eclíptica duas vezes: uma, quando ascende do sul para o norte, e outra, duas semanas depois, quando desce do norte para o sul, do lado oposto do zodíaco. O ponto ascendente é o norte, também conhecida como Rahu, Caput draconis ou Cabeça do dragão. O ponto descendente é o nodo sul, também chamado de Ketu, Cauda draconis ou Cauda do dragão. O nodo lunar norte e o nodo lunar sul caem sempre em signos e casas opostos.

Uma vez que os nodos da Lua ocorrem quando a Lua cruza a aparente passagem do Sol em torno da Terra, eles simbolicamente unem o Sol, a Lua e a Terra. Visto dessa maneira, as casas iluminadas pelo eixo nodal indicam as esferas da vida onde podemos fundir ou integrar com sucesso os princípios complementares do Sol e da Lua dentro da personalidade. Uma breve recapitulação dos conflitos inerentes ao modo de proceder do Sol e da Lua mostrará com mais clareza a função dos nodos.

Ishtar, a típica deusa lunar, era adorada como "a que tudo aceita". Às vezes representada como uma prostituta que "se entregava" a qualquer pessoa que passasse, suas imagens eram colocadas nas janelas dos lares da antiga Babilônia. De maneira indiscriminada e sem escolher, Ishtar estava sempre bem com o que acontecia. Se se sentia alegre, entregava-se à alegria; se sentia dor, entregava-se à dor. Nesse sentido, a Lua é identificada com as emoções e os sentimentos e com as necessidades instintivas do corpo.

Agindo fora de hábitos adquiridos ou de impressões guardadas na memória, a Lua representa um puxão para trás, para o passado. Experiências passadas condicionam nossas expectativas e nosso comportamento ulterior. Se quando crianças só tivemos a atenção total de nossa mãe quando estávamos doentes, então a impressão que ficou e que está gravada no inconsciente é a de que, para sermos notados, temos de ficar doentes. Mais tarde, na vida, podemos instintivamente ficar doentes quando achamos que precisamos de atenção. Nesse sentido, a Lua é repetitiva e "preguiçosa". Mas muitas das impressões de memória da Lua guardadas do passado podem ser usadas mais tarde; o modo de proceder da Lua permite-nos sacar de um reservatório de sabedoria instintiva — adquirida não só na primeira infância, mas herdada de nosso passado ancestral e animal, e codificada em cada célula de nosso corpo. A casa ocupada pelo nodo lunar sul é uma esfera na qual, para o bem ou para o mal, agimos instintivamente e por hábito.

Complementando o princípio da Lua, o Sol representa o Herói. O herói não se deixa necessariamente seduzir pela deusa Lua. O Sol ou o caráter heróico é uma proposta da vontade — o "instrumento do futuro" — enquanto a Lua se alinha com a memória — "o instrumento do passado".1 A vontade sugere resolução, determinação e autogeração, em vez de um comportamento reativo. Resistindo ao puxão do passado, o Sol tem o poder de provocar mudanças, efetua a escolha e, espontaneamente, inaugura uma série de ações sucessivas. Enquanto a Lua é varrida por sentimentos e instintos, o Sol prefere criar a situação como lhe convém, guiado pelo rumo que quer tomar. A casa em que se encontra o nodo lunar norte requer o exercício do caráter heróico do Sol. Esta área da vida é um novo campo de experiência indicado para nós, para ser explorado e conquistado. Desenvolver-nos nesta área traz à tona potencialidades intocadas e aumenta o nosso repertório de habilidades. Ao alcançar este domínio, criamos novas experiências para nós mesmos e geramos novas possibilidades. O esforço para dominar e expandir a nós mesmos nesse espectro de vida inspira um profundo senso de propósito e de direção.

Pode-se fazer uma analogia entre os nodos lunares norte e sul com o cérebro humano. Uma parte do cérebro guarda aquilo que é congênito e instintivo e serve para manter o organismo. No entanto, uma outra área do cérebro - o córtex cerebral - é um desenvolvimento de evolução mais recente. O córtex não é necessário para manter a vida; ele pode ser removido e ainda assim os processos vitais, tais como o funcionamento do coração, da digestão, os pulmões e o metabolismo, vão continuar. O córtex serve a um propósito diferente e, no entanto, muito importante — ele governa as mais altas capacidades psicológicas dos humanos, tais como o pensamento, a imaginação e a organização de experiências. Com o desenvolvimento do córtex cerebral, não somos mais obrigados a ter uma vida instintiva e estereotipada, mas ganhamos a capacidade de sermos auto-reflexivos. O córtex capacita-nos a ter a consciência de que estamos conscientes. Podemos imaginar diversas possibilidades e escolher a desejada.2 Pode parecer que o nodo lunar sul corresponde à parte instintiva do cérebro, enquanto o nodo lunar norte está ligado ao córtex cerebral.

Para abrir a porta para a casa do nodo lunar norte, primeiro precisamos superar a tendência de ficar em demasia, ou de sermos sugestionados, na área da vida, pelo posicionamento oposto, a casa do nodo lunar sul. O nodo lunar sul é o domínio das capacidades já desenvolvidas. Como a deusa da Lua, somos levados instintivamente, e por hábito, a essa esfera. Ele serve como uma espécie de lugar de descanso, uma área da vida onde podemos digerir as experiências e recarregar nossas baterias antes de embarcar para um território novo e desconhecido. É meu dever enfatizar que muitos dos padrões pré-codificados e a capacidade do signo e posicionamento por casa do nodo lunar norte são, sem nenhuma dúvida, preciosos e não devem ser descartados e negligenciados indevidamente. Mas algumas dessas tendências podem estar gastas e ainda são seguidas porque é mais fácil. A porta da casa do nodo lunar sul abre-se facilmente e podemos escapar inconscientemente para dentro de seu domínio a fim de evitar o problema do crescimento em outras direções. Entrar na casa do nodo lunar norte dá mais trabalho; a chave é virada pelo exercício da vontade e pelo esforço da escolha. Pessoas preguiçosas não passam nem pela sua soleira.

As casas trazidas à baila pelo eixo nodal fornecem-nos os campos de experiência que nos despertam para o conflito arquetípico entre o comportamento inconsciente habitual (a Lua) e a escolha consciente (o Sol). O nodo lunar sul representa aquilo que já estava na bagagem quando a jornada começou. Nós o temos à nossa disposição. O nodo lunar norte aponta para novas aquisições e para a prosperidade que podemos adquirir pelo caminho, contanto que estejamos dispostos a pagar o preço e a fazer o esforço de comprar. Esta não deve ser uma situação entre isto-ou-aquilo, entre as esferas dos nodos lunares norte e sul. É possível e preferível uma situação do tipo isto-e-aquilo. Mas se o campo de experiência associado ao nodo lunar sul é excedido à custa do nodo lunar norte, então o crescimento é vagaroso. Nós não pegamos nada de novo durante a trajetória.


Nodo Lunar Norte na 1ª Casa, Nodo Lunar Sul na 7ª

Essas pessoas deveriam aprender a ficar de pé sobre seus próprios pés, tomando decisões e fazendo escolhas baseadas naquilo que necessitam ou querem para si mesmas. Elas têm de honrar quem são. A linha de menor resistência permite que outros as dominem e se ajustem demais tentando ser o que os outros precisam ou querem que elas sejam.


Nodo Lunar Sul na 1ª Casa, Nodo Lunar Norte na 7ª

Essas pessoas têm a tendência de viverem demais para si mesmas, só olhando para fora à procura do Número Um. Precisam aprender mais sobre cooperação e compromisso, adaptando-se mais facilmente ao que os outros necessitam e requerem, especialmente em relacionamentos íntimos e no casamento.


Nodo Lunar Norte na 2ª Casa, Nodo Lunar Sul na 8ª

Tais pessoas deveriam desenvolver seus próprios recursos e valores em vez de confiar nos recursos e valores alheios. Há a necessidade de ganhar dinheiro por seus próprios meios, mesmo que possam viver sem problemas com o que ganham de outros. Desta forma, desenvolvem um sentido mais verdadeiro de seu próprio valor. Há uma necessidade de entender a si mesmas e de aceitar o mundo da forma e da matéria.


Nodo Lunar Sul na 2ª Casa, Nodo Lunar Norte na 8ª

Nesta situação, as pessoas podem ter sistemas de valores muito rígidos, que precisam ser alterados levando em consideração os pontos de vista e as crenças de outras pessoas. Alguns podem achar que, permitir que outros os ajudem ou mantenham seja um sinal de fraqueza, e que a auto-suficiência em tudo é a prioridade. Deveriam tentar ajudar os outros a desenvolverem um maior sentido de valor próprio. Podem ter de aprender que dores e crises, antes de serem coisas a evitar a qualquer custo, muitas vezes trazem oportunidades para crescimento e mudanças positivas.


Nodo Lunar Norte na 3ª Casa, Nodo Lunar Sul na 9ª

Existe a necessidade de desenvolver a capacidade de pensar de modo racional e lógico em vez de ser dirigido demais pela fé cega. Sua visão intuitiva pode ser boa; o problema é integrá-la à vida de todo dia. Vale a pena explorar todas as possibilidades que têm à mão e aquilo que o ambiente próximo tem a oferecer, antes de correr para longe à procura do que querem.


Nodo Lunar Sul na 3ª Casa, Nodo Lunar Norte na 9ª

Pode haver ênfase demais na mente racional e lógica e ter de desenvolver o lado mais intuitivo, criativo e sensível do cérebro. Há o perigo de ser provinciano demais, e eles deveriam expandir seu conhecimento explorando outras culturas e sistemas de crença, não ficando apenas naquelas que conheceram durante a infância.


Nodo Lunar Norte na 4ª Casa, Nodo Lunar Sul na 10ª

O crescimento vem através de "trabalho interior" do self. Em vez de ficar se aquecendo com as realizações alheias, na berlinda, essas pessoas deveriam dar um tempo para desenvolver as esferas privadas e pessoais da vida, especialmente no ambiente familiar. Explicando: o lar e a alma não deveriam ser negligenciados pelo sucesso mundano. São encorajadas atividades que alimentem a vida sentimental da pessoa e que aumentem seu autoconhecimento psicológico.


Nodo Lunar Sul na 4ª Casa, Nodo Lunar Norte na 10ª

É necessário aventurar-se para fora da base do lar e equilibrar tendências a introspecções mórbidas ou a esconder o self, encontrando empregos ou carreiras que de algum modo sirvam à coletividade. No mapa de uma mulher, isso indica que ser apenas dona-de-casa não é suficiente. Tendências à reclusão ou à introversão podem rivalizar com a necessidade de desenvolver o sentido da própria autoridade, poder e utilidade através de uma carreira.


Nodo Lunar Norte na 5ª Casa, Nodo Lunar Sul na 11ª

Há necessidade de desenvolver mais a própria criatividade dando mais expressão espontânea ao self e aos sentimentos. O que quer que aumente o seu sentido de ser especial e único pode ser encorajado, em vez de se misturar à multidão. Assumir metas e objetivos comunitários em vez de definir suas próprias necessidades e desejos pode vir em detrimento da individuação. Explicando melhor: é mais fácil ser levado pelos outros do que manter-se de pé por si mesmo.


Nodo Lunar Sul na 5ª Casa, Nodo Lunar Norte na 11ª

Estas pessoas deveriam ser encorajadas a se envolver em empreendimentos grupais. Existe a necessidade de desenvolver um conhecimento social e/ou político, de promover uma causa comum, em vez de ficar preocupado apenas com seus próprios casos e interesses.


Nodo Lunar Norte na 6ª Casa, Nodo Lunar Sul na 12ª

É preciso prestar mais atenção ao eficiente e prático direcionamento da vida de cada dia. Não aceitar as responsabilidades da existência mundana pode provocar muito sonho acordado ou o secreto desejo de serem libertados, salvos e mantidos pelos outros. Desenvolver e aprimorar suas qualidades, talentos, recursos e capacidades práticas proporcionará mais satisfação. O corpo precisa ser cuidado e respeitado.


Nodo Lunar Sul na 6ª Casa, Nodo Lunar Norte na 12ª

É preciso mais simpatia e compreensão para com os outros a fim de equilibrar uma natureza por demais crítica e julgadora. Tais pessoas podem ser controladas e racionais demais, só acreditando naquilo que pode ser visto, provado, medido ou testado. O "coração" precisa ser aberto para que se sintam ligadas a algo maior que elas próprias. Neste sentido, a vida se torna mais rica e significativa.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Os Possíveis Efeitos de Quíron através das Casas, por Howard Sasportas

Em 1977, um pequeno planetóide chamado Quíron foi descoberto entre as órbitas de Saturno e Urano. O aparecimento de um novo corpo celeste anuncia uma mudança de consciência na sociedade e reflete desenvolvimentos históricos cruciais. Por exemplo: a descoberta de Urano em 1781 pode ser ligada a um período de revoluções e rebeliões; a América estava se rebelando contra a Inglaterra, havia lutas de classe na França e Napoleão estava prestes a marchar sobre a Europa. Netuno foi localizado em 1846, coincidindo com a Era Romântica e a ânsia por algo mais ideal do que o início de movimentos para o bem-estar dos pobres, dos jovens, dos doentes e dos necessitados. Em 1848, uma onda de revoluções varreu a Europa. A descoberta de Plutão estava sincronizada com o aparecimento do fascismo e do totalitarismo, e também com o de uma nova ciência, a psicologia, na qual profundidades desconhecidas da mente foram descobertas. Se quisermos saber algo sobre Quíron, podemos nos voltar para a mitologia a fim de descobrir sua conexão com desenvolvimentos críticos na evolução do coletivo. Além do mais, compreender o significado arquetípico de Quíron vai nos capacitar a deduzir seus possíveis efeitos numa casa.

O pai de Quíron foi Saturno; sua mãe, Filira, era uma das filhas de Oceano. De acordo com a lenda, a mulher de Saturno, Réa, surpreendeu o marido e Filira copulando. Para escapar, Saturno transformou-se num garanhão e saiu correndo. O produto dessa união foi Quíron, o primeiro Centauro, nascido com um corpo meio de homem, meio de animal. Perturbada por ter dado à luz ao que ela considerava um monstro, Filira pediu aos deuses que a livrassem de qualquer maneira da responsabilidade da criança recém-nascida. Como resposta eles levaram Quíron e transformaram Filira num limoeiro.

A primeira mágoa de Quíron é a rejeição de sua mãe, e onde quer que Quíron se encontre no mapa (casa), esta é a área em que podemos ser mais sensíveis a rejeições. No nível simbólico, isto pode refletir a "saída do Paraíso", que todos vivemos quando o útero começa suas contrações e nos atira à dura realidade do mundo. Quando nos encontramos num corpo físico separado e distinto, perdemos esse sentido de unidade com toda a vida. O posicionamento de Quíron na casa pode mostrar onde estar num corpo cria um problema — onde os desejos e anseios do nosso físico terrestre podem estar em conflito com impulsos para algo mais transcendente, puro e divino. Quíron, o filho de Saturno, era em parte divino e em parte animal. Nós também somos ou inteiramente um ou o outro, e a posição de Quíron na casa poderia indicar onde esse conflito é sentido mais sutilmente.

Educado pelos deuses, Quíron cresceu para ser muito sábio. Seu lado animal deu-lhe sabedoria terrena e proximidade com a natureza. Ele era o que os índios americanos chamam de xamã, um sábio médico. Bem versado nas propriedades medicinais de várias ervas, ele praticava a cura e a naturopatia. Mas seu conhecimento não se limitava à esfera da cura: ele estudou música, ética, caça, guerra e astrologia. Histórias sobre sua grande sabedoria se espalharam até bem longe e, como era inevitável, vários deuses e mortais de alta estirpe levaram seus filhos para serem educados por Quíron. Tornando-se uma espécie de pai adotivo dos filhos dos deuses, ele foi mestre de Jasão, de Hércules, de Asclépio e de Aquiles, entre outros. Numa excelente palestra sobre Quíron, Eve Jackson salientou que as matérias que mais ensinava eram o bem-estar e a cura.2 Nesse sentido, ele estava familiarizado em fazer e em curar feridas. A posição de Quíron na casa pode nos mostrar onde fomos feridos ou machucados de algum modo e, através dessa experiência nos fazer obter um tipo de sensibilidade e de autoconhecimento que nos capacita a entender e a ajudar melhor aos outros. Eve Jackson associa a descoberta de Quíron com o nascimento do interesse popular pela psicoterapia, profissão na qual feridas psicológicas doloridas são trazidas à superfície num processo de cura. Na verdade, Quíron aparece num forte posicionamento nos mapas de muitos curadores e terapeutas.

Quíron preparava as pessoas para serem heróis. Não ensinava apenas métodos de sobrevivência, mas também aguçava seus valores culturais e éticos. Seus pupilos estavam aptos a sobreviver no mundo, mas eram também nobres capazes de feitos e de proezas a serviço de seus países ou de um todo maior do qual fizessem parte. A posição de casa de Quíron não só é capaz de indicar onde podemos ensinar os outros, mas também onde o nosso potencial heróico pode manifestar-se — uma área da vida na qual vamos além do normal, sem perder o contato com a "vida real". A órbita de Quíron passa entre Saturno e Urano, e proporciona uma ligação entre esses dois princípios. Na casa de Quíron, é possível que Urano apresente novas idéias e que as revelações possam ser aplicadas de forma prática e dentro daquilo que é aceitável pelo já estabelecido. Quíron casa instinto com inteligência; em sua casa, podemos ser intuitivos, inventivos, e também ter os pés bem postos no chão.

Bebendo com alguns centauros rancorosos, Hércules feriu acidentalmente Quíron no joelho com uma seta envenenada. O veneno era da tenebrosa Hidra e fez uma ferida incurável até mesmo para a medicina de Quíron. Temos aqui um fenômeno curioso: o grande médico sofrendo com uma ferida que não podia ser curada. Notei que Quíron muitas vezes está bem proeminente nos mapas de pessoas incapacitadas, muitas das quais conseguem dar sentido às suas vidas servindo aos outros. Parece também que os melhores terapeutas são aqueles que têm mais conhecimento de suas próprias imperfeições psicológicas e de suas neuroses. Em seu livro, Power and The Helping Professions, Adolf Guggenbühl Craig mostra "que o paciente tem um médico dentro dele mesmo, mas que também o médico tem um paciente dentro de si". O curador que está em contato com a sua própria dor e fraqueza é mais capaz de ajudar pacientes que envolvam o curador que existe dentro deles.

Como prêmio por todos os serviços que prestou, Quíron recebeu o dom divino da imortalidade. Por isso, ele estava numa posição muito estranha -não podia nem curar sua ferida nem morrer. Finalmente, foi encontrada uma solução para a sua situação. Prometeu havia sido banido para os mundos inferiores como castigo por ter roubado o fogo dos deuses. Sua soltura estava condicionada a alguém ficar em seu lugar no Tártaro. Quíron, não querendo mais ser imortal, concordou em trocar de lugar com Prometeu. Nesse sentido, Quíron e Prometeu necessitavam um do outro. Eles representam a fusão de dois tipos diferentes de sabedoria: Quíron pegou a sabedoria terrena e a usou para propósitos mais elevados, enquanto Prometeu tirou o fogo dos deuses, símbolo da visão criativa, e o trouxe para a Terra. A casa de Quíron é onde temos necessidade de integrar a visão do fogo com o senso comum prático.

Quíron escolheu a morte. Ele aceitou calmamente a sua necessidade, preparando-se para ela de modo a encarar essa realidade de uma forma pacífica e nobre. Parcialmente inspirado pelo trabalho de Elizabeth Kübler-Ross, este conceito de aceitar e de se preparar para a morte chamou a atenção de muito mais pessoas. A atitude de Quíron com relação à morte e seu entendimento holístico acerca da saúde, da cura e da educação, são os sinais dos nossos tempos.

Ainda é muito cedo para saber a regência do signo de Quíron. Devido à sua condição de Centauro, alguns astrólogos acreditam que Quíron deveria ser associado a Sagitário. Outros acham o signo de Virgem mais apropriado, por sua associação com curas e com a sabedoria prática. Os atuais avanços tecnológicos em computação e métodos de pesquisas estatísticas estão sendo aplicados para avaliar o significado de Quíron; neste meio tempo, esperamos que os breves exemplos que se seguem dos possíveis efeitos de Quíron nas diversas casas lance alguma luz sobre a sua influência no mapa.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Quíron na 1ª Casa, por Howard Sasportas

Com Quíron na 1ª Casa, as feridas podem ocorrer bem cedo na vida. Por exemplo: uma mulher que conheci com este posicionamento, nasceu com uma doença comumente chamada de "osteomielite", ou ossos quebradiços e frágeis. Pela delicadeza de estado, os médicos avisaram à mãe que a criança não deveria ser levantada nem carregada e, assim, enquanto bebê, ela foi privada de conforto físico e de carinho. Outros posicionamentos em seu mapa mostram uma vontade férrea e ela bravamente trabalhou, dentro de suas limitações, para se tornar forte e auto-suficiente. Na época em que fizemos a leitura de seu mapa, Urano em trânsito estava em conjunção com o seu Quíron na 1' Casa e ela estava esperando para começar um treinamento como fisioterapeuta.

Outro exemplo é o de um artista nascido com Quíron em Sagitário na 1' Casa em conjunção com o Ascendente. Muito afetado por uma doença atrofiante do sistema nervoso, nem por isso deixou de ensinar pintura para jovens usando as forças que lhe restavam. Embora Quíron tenha escolhido morrer, ele foi recompensado pelos deuses por seu bom trabalho, fazendo parte de uma constelação nos céus para que todos o vejam por toda a eternidade. Da mesma maneira, embora esse homem tenha morrido por volta dos trinta anos, como o imortal Quíron, sua memória e influência continuam vivas através de suas pinturas e das posteriores obras de arte de seus alunos.

Ambos personificam a natureza de curador/ferido/mestre de Quíron e servem como fonte de inspiração, não só para pessoas incapacitadas como também para as pessoas capazes que os conheceram.

Em seu estudo de sessenta e nove mapas de curadores/terapeutas, Eve Jackson achou que onze deles tinham Quíron na 1ª Casa.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Quíron na 2ª Casa, por Howard Sasportas

A habilidade que Quíron precisou aplicar às intuições espirituais, filosóficas e éticas na vida de todos os dias e nos assuntos práticos é enaltecida com Quíron na 2ª Casa. Elisabeth Kübler-Ross, cujo trabalho pioneiro no campo da morte e do morrer tem sido usado na prática, tanto para as pessoas que estão morrendo como para suas famílias, nasceu com Quíron em Touro na 2ª Casa. Seu trabalho apareceu justamente quando Quíron estava retornando à mesma posição natal (Quíron tem um ciclo aproximado de cinqüenta anos).

Também tenho visto Quíron na 2ª Casa, por exemplo, no mapa de pessoas que sofreram muito por falência bancária e colapso financeiro, e que usaram essa experiência para ampliar seus conhecimentos filosóficos e psicológicos acerca da vida e de si mesmas.

domingo, 8 de maio de 2016

Quíron na 3ª Casa, por Howard Sasportas

Uma mulher que se curou de um câncer fazendo uso de dietas especiais e de técnicas de visualização está atualmente escrevendo e distribuindo informações sobre como combater doenças dessa maneira; ela tem Quíron em Sagitário na 3ª Casa, a casa da comunicação. Observei este posicionamento nos mapas de outras pessoas que escrevem sobre medicina e sobre curas.

Suas feridas podem aparecer durante a adolescência e durante os anos de crescimento. Alguns com este posicionamento podem ter dificuldades de adaptação nos primeiros anos de escola ou ter dificuldades de aprendizado ou de fala. Em poucos casos os que têm Quíron nesta casa tinham irmãos ou irmãs doentes ou angustiados (aflitos) por alguma coisa, e seus anos de formação foram marcados pela necessidade de serem sensíveis à condição de irmãos.