sábado, 5 de novembro de 2016

A Lua na 8ª Casa, por Howard Sasportas



Esta posição propicia uma abertura e uma sintonia inatas com forças ocultas que operam pessoal ou coletivamente; elas tendem a se expressar como a habilidade de sentir a evolução de tendências sociais, especificamente as ligadas à economia ou ao comércio. No entanto, quem tem a Lua nesta posição pode, eventualmente, confundir ou "ser tomado" por poderosos complexos inconscientes que os agarram e os oprimem. Quando crianças, devem ter sido extremamente sensíveis a influências ocultas no ambiente do lar, sobretudo aos sentimentos mais profundos da mãe, seus humores e frustrações, que ainda podem estar "carregando" dentro de si. Os relacionamentos atuais vão despertar modelos emocionais da infância e há então a necessidade de mergulhar no passado para descobrir as raízes destes problemas.

Experiências de infância com sexo ou morte podem ter afetado fortemente o caráter. Sexo ou intimidade tendem a ser considerados primeiramente como segurança emocional ou como uma maneira de esquecer os desatinos do mundo. Este posicionamento é normalmente proporcional às necessidades sexuais e emocionais de um parceiro e provavelmente não vai ter nenhuma dificuldade em adaptar-se a elas. Muitas vezes há uma capacidade natural para ajudar os outros a descobrirem um maior sentido de valor em si mesmos. Eles podem literalmente "cuidar" do dinheiro de outras pessoas ou fazê-las passar bem por períodos de traumas e transições.

Se a Lua recebe aspectos difíceis, divórcios, finalizações ou separações podem ser desordenados e combatidos com um grau maior de ansiedade normal, se bem que incomensuráveis recursos e forças poderiam ser descobertos nessas crises e colapsos. Num nível mais mundano, existe a possibilidade de heranças de terras ou propriedades, mais através da mãe ou do companheiro.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A Lua na 7ª Casa, por Howard Sasportas



Quem tem a Lua na 7ª Casa pode ser sensível e adaptável demais às necessidades de seu companheiro, derivando em demasia suas identidades daquilo que a outra pessoa quer que eles sejam.

Inversamente, podem estar procurando uma mãe em seus companheiros. Modelos emocionais do início da vida com a mãe podem ser projetados no companheiro, nublando uma percepção objetiva da realidade do aqui-e-agora. Uma montanha de problemas aparece quando um companheiro (homem ou mulher) se confunde com a mãe deste modo, não mencionando o fato de que até o pensamento de sexo com a mãe é um tabu. Pensa-se em casamento pela segurança que oferece e pela promessa de um lar confortável, além de uma família que dá à pessoa uma sensação de fazer parte de algo. A Lua não se importa muito em ser um indivíduo separado. Casar-se é o que a maioria das pessoas faz; então, por que eles não devem fazer o mesmo? Aspectos tensos de Saturno sobre a Lua ou dos planetas exteriores podem tornar a realização desses desejos básicos mais difícil: a Lua na 7ª é seriamente inclinada para o relacionamento; porém outras partes do self podem não cooperar com isso.

O próprio relacionamento pode necessitar do carinho e do alimento que seria dado a um bebê. A natureza flutuante da Lua tende a se manifestar de vários modos. Quem tem este posicionamento pode ter muitas mudanças de humor e de sentimentos com relação ao relacionamento. Em alguns casos, a Lua na 7ª Casa descreve um parceiro incansável, instável e emocionalmente idiossincrásico. Como com qualquer planeta na 1ª Casa, a pessoa é aconselhada a refletir sobre a razão pela qual ela atraiu estas qualidades específicas em outra pessoa. O que a outra pessoa está "vivendo" por elas?

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A Lua na 6ª Casa, por Howard Sasportas


Quem tem este posicionamento encontra segurança e conforto cuidando da rotina diária e provendo as necessidades do corpo. Rituais diários, tais como fazer o café da manhã, tomar o chá das quatro e tomar banho antes de se deitar, dá a eles a sensação de continuidade e de bem-estar.

A saúde física e seu funcionamento e cooperação com as contingências de cada dia tendem a variar conforme o humor. Os aspectos que a Lua recebe nesta casa revelam com quanto êxito uma pessoa é capaz de enfrentar o tipo de ansiedades que surgem no dia-a-dia. Um trígono de Saturno pode indicar, por exemplo, que o corpo físico tem uma estrutura vigorosa, permanecendo firme em situações em que outros poderiam "reagir mal". Uma quadratura com Marte, por sua vez, sugere que a pessoa "põe para fora" qualquer pequena ansiedade; o corpo simplesmente não contém nem suporta a pressão muito quieto. É possível que haja uma conexão entre a forma pela qual a mãe reagia às tensões diárias e a maneira como esta pessoa o faz. O tipo de doenças que podem ser herdadas ou que "ocorrem na família" devem ser observadas, e medidas preventivas precisam ser tomadas.

Essas pessoas deveriam ter cuidado com dietas; problemas com comida ou excesso de álcool tendem a se manifestar toda vez que sobrevêm dificuldades emocionais. O corpo tem uma sabedoria instintiva em relação a si mesmo que elas podem aprender a respeitar e reconhecer sem muito esforço. Se as pessoas tomarem seu tempo para saber aquilo que seus corpos registram quando elas entram numa sala ou encontram alguém pela primeira vez, vão entender o quanto pode ser intuído através das sensações corporais.

Há uma necessidade de se sentirem emocionalmente ligados ao trabalho. Normalmente, um emprego que tem relação com outras pessoas é melhor do que trabalhar muito isoladamente uma situação. Às vezes, eles se acham envolvidos na vida particular de seus colegas ou empregados. Aqueles com a Lua na 6ª Casa gostam de preencher as necessidades práticas e emocionais dos outros e se saem bem em qualquer emprego em que possam fazer o papel da Mãe. Problemas ma1 resolvidos com a mãe podem ser projetados num cachorro ou num gato. Falando seriamente, um cachorrinho que se ame e cuide e que sempre está esperando quando se chega em casa contribui tanto para a saúde física quanto para a psíquica.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A Lua na 5ª Casa, por Howard Sasportas


O Sol na 5ª Casa força e reforça sua individualidade com hobbies, romances e expressões criativas; quem tem a Lua nesta casa, no entanto, fixa-se nessas mesmas saídas em busca por conforto, segurança e tranqüilidade. Enquanto o Sol de 5ª Casa briga para ser criativo, uma Lua de 5ª Casa se sente mais "em casa" criando. A expressão artística é inata e natural. Um senso inerente de importância e de ser especial permite que essas pessoas se divirtam; elas não têm de provar nada. É claro que os aspectos da Lua devem ser examinados para ver com que grau de facilidade ou dificuldade esse princípio opera.

A menos que a Lua receba aspectos difíceis de Saturno ou dos planetas exteriores, normalmente existe o desejo de gerar filhos. Nós sempre encontramos a mãe, não importando em que casa a Lua se encontre. Neste caso, o relacionamento estabelecido com a mãe durante os anos de crescimento podem ser revividos através de seus próprios filhos. Como exemplo, pode-se dizer que se esta pessoa acha que a mãe não gostava dela quando era pequena, ela pode temer que seus filhos não gostem dela ou que eles não vão gostar de seus filhos. A Lua em qualquer casa evoca velhas lembranças e faz associações. Do mesmo modo, tudo que se refere à mãe poderia ser revivido em românticas confusões.

Muitas vezes quem tem a Lua na 5ª Casa chama bastante a atenção do público. A maneira como se apresenta é agradável, envolvente e, na maioria das vezes, não ameaça as pessoas, como se houvesse algo vagamente conhecido a seu respeito. Sir Laurence Olivier, conhecido por sua habilidade em retratar impecavelmente um grande número de caracteres, nasceu com a inerentemente perspicaz e habilidosa Lua em Virgem, na 5ª Casa.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

A Lua na 4ª Casa (Câncer no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas



Enquanto o Sol na 4ª Casa se esforça por livrar-se de uma maior identificação com a família, a Lua na 4ª Casa encontra segurança e um sentido de fazer parte dela dentro dessa estrutura. O refúgio das batalhas da vida é questionado voltando-se para o lar. Mesmo tendo uma família própria, quem tem este posicionamento pode fazer as malas e voltar para sua família de origem quando se apresentam dificuldades. Eles têm necessidade de um lar como uma espécie de retiro e santuário, e por isso estão sempre muito ligados aos acontecimentos e às mudanças da atmosfera nesse ambiente, embora nem sempre consigam demonstrar obviamente seus sentimentos aos outros. Muitas vezes, quando a vida os pressiona demais, eles voltam aos padrões de comportamento da primeira infância. Eu conheço uma pessoa com este posicionamento que quando fica nervosa tem uma enorme necessidade de comer chocolate pois era exatamente isso que a mãe lhe dava quando ela era pequena, para se sentir melhor. É como se houvesse um mecanismo na psique que diz: "Está bem, eu já cresci bastante por ora; agora vou voltar um pouquinho à infância."

Uma criança normalmente procura a mãe para ter segurança e sustento mas, com a Lua na 4ª Casa, é possível que o pai lhe proporcione uma sensação de maior segurança do que a mãe. Algumas pessoas com este posicionamento podem ainda estar procurando por um pai para dar segurança às suas vidas. A longo prazo, os pais têm de ser encontrados num nível arquetípico vindo de dentro do self. Dependendo dos aspectos que a Lua recebe nesta casa, as qualidades de cuidados e sustento podem ter sido aprendidas mais com o pai do que com a mãe.

Às vezes, a Lua de 4ª Casa movimenta-se sem parar procurando um lar ou mesmo um país no qual se sinta mais segura ou no qual se sinta mais à vontade.

Esta é às vezes a condição dentro do lar que flutua. Muitas vezes existe um interesse na linhagem da família, por bens imóveis ou arqueologia, e talvez um forte desejo de viver na água. As condições que envolvem o fim da vida podem ser mostradas pelos aspectos da Lua nesta casa.

Com Câncer no Fundo-do-Céu uma ânsia persistente de paz, segurança e tranqüilidade é o fundamento sobre o qual está construída a vida.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Lua na 3ª Casa, por Howard Sasportas



Enquanto o Sol invade a cena e quer criar uma forte impressão no ambiente, a Lua nesta casa reflete e é abafada pelo ambiente. Como existe a habilidade de "sentir" o que os outros estão pensando, quem tem esse posicionamento pode ter certas dificuldades em distinguir entre seus próprios pensamentos e o que os outros ruminam ao seu redor. Às vezes, eles podem acreditar que estão sendo objetivos e racionais quando na verdade estão reagindo com base em algum complexo emocional. As situações serão pintadas de acordo com seu humor e sua sensibilidade. Se têm um quadro positivo em mente interpretarão tudo de forma positiva. Se se sentem tocados ou vulneráveis o mesmo ambiente vai ter uma interpretação bem diferente.

A mente é imaginativa e em geral a memória é retentiva. O Sol na 3ª Casa acredita que o conhecimento é o poder; a Lua na 3ª Casa deseja ardentemente o conhecimento, pela segurança que confere o saber como algo funciona. Uma vez que a Lua está associada a influências do passado, pode haver uma fascinação por temas como o estudo da arqueologia, da genealogia e da história. Este posicionamento confere certa adaptabilidade para mudar de ambiente, mas a mente pode sempre flutuar de um interesse para outro. O relacionamento com parentes — sobretudo mulheres, tais como irmãs, tias ou primas — deve ser examinado para se ter uma idéia do contorno psicológico de quem tem este posicionamento. O conforto e a segurança são desejados através de um parente, ou a pessoa pode ter sido "mãe" para alguns ao seu redor durante seus anos de crescimento. A verdadeira mãe pode estar relacionada mais com uma irmã mais velha do que com um dos pais.

Os Gauquelin acham que este posicionamento confere certo grau de talento para escrever. A não ser que a Lua esteja num signo de Ar, os escritos discorreriam, provavelmente, sobre emoções fortemente sentidas ou descreveriam memórias e experiências pessoais. Locutores com a Lua na 3ª deveriam ser capazes de dominar os sentimentos de audiência. Professores com este posicionamento podem referir-se aos mais profundos sentimentos e necessidades de seus alunos.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

domingo, 30 de outubro de 2016

A Lua na 2ª Casa, por Howard Sasportas



Enquanto o Sol na 2ª aumenta seu sentido de identidade e poder através do dinheiro e de posses, a Lua na 2ª se contenta com a segurança emocional que estas coisas trazem. O Sol precisa encontrar seu próprio sistema de valores, mas quem tem a Lua aqui pode engolir todo o sistema de valores da família de origem 'ou daqueles que o cercam. O Sol projeta prestígio nas posses, a Lua projeta sentimentos naquilo que se tem. Pode haver um apego sentimental a objetos, especialmente quando herdados da família ou ligados à memória, a pessoas-chaves ou a situações de vida. Há muitas vezes interesse em bens imóveis herdados, e em antigüidades ou em qualquer coisa do passado.

Como a mudança da Lua nos céus, as circunstâncias financeiras tendem a flutuar. Dinheiro pode ser ganho através de profissões relacionadas com a Lua, tais como atividades ligadas a serviços públicos, abastecimento, hotéis ou hospedadas, escolinhas para crianças, em casas ou estâncias, ou mesmo trabalhando no mar. Essa posição sugere recursos interiores de adaptabilidade, sensibilidade e a habilidade de saber instintivamente aquilo que os outros querem ou precisam.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.