sábado, 3 de dezembro de 2016

Vênus na 10ª Casa (Touro e Libra no Meio-do-Céu), por Howard Sasportas

Se entendemos a 10ª Casa como sendo a maneira pela qual queremos aparecer aos outros, então Vênus nesta posição não vai sair de casa toda mal arrumada (ou sem o seu sempre confiável cinturão). Quem tem esse posicionamento quer ser notado por sua beleza, gosto, graça ou classe. As profissões são escolhidas para favorecer a oportunidade de se mostrarem bonitos ou exibir seus belos traços: o campo artístico, o show-business, o serviço diplomático, o mundo da moda etc. Dois exemplos de Vênus na 10ª no campo artístico são Jack Nicholson, que se tornou uma espécie de símbolo sexual masculino de meia-idade, com a reputação de saber se divertir, e Brooke Shields, a garotinha que estreou retratando o comportamento com um nome apropriado para o veículo venusiano, Pretty Baby. Não importa qual a carreira escolhida: Vênus na 10ª necessita e deseja uma situação de trabalho harmoniosa fazendo algo que a valorize, com pessoas de que gosta. Aspectos de Vênus podem mostrar outras partes do caráter que fazem com que a realização desses desejos seja ainda mais difícil.

Vênus na 10ª Casa indica laços afetivos íntimos e carinhosos com a mãe, embora possa haver algumas dificuldades. Se Vênus é projetada na mãe, esta é vivida como aquela que tem o monopólio do poder, do gosto e da classe sexual. A menininha que tem esse posicionamento pode sentir-se inadequada ou sem jeito junto a uma mãe desse tipo, ou torná-la uma rival com a qual compete por atenção. O menino pode ser tão receptivo à sexualidade da mãe, como ele é para suas qualidades maternas. A mãe então se toma a imagem da amada, e as outras mulheres terão de competir com ela.

Touro no Meio-do-Céu ou na 10ª Casa tende a gostar de mostrar externamente status e poder. Podem ser possessivos quanto à sua posição e autoridade demonstrando grande determinação no desempenho de uma carreira uma vez que tenham conseguido começar. Nos mapas que tenho visto com este signo no Meio-do-Céu, há pessoas trabalhando como paisagistas, arquitetos, construtores e também como massagistas e terapeutas.

Quem tem Libra na 10ª Casa ou no Meio-do-Céu muitas vezes trabalha melhor em sociedade ou juntando esforços com outras pessoas. Eles têm muito a oferecer em qualquer serviço, mas podem ser extremamente exigentes com os outros para executarem a tarefa tão bem quanto eles em termos de precisão e dedicação. Este signo aparece no Meio-do-Céu no mapa de certos diplomatas, advogados e políticos que tive a oportunidade de analisar, bem como nos de pessoas que trabalham com artes, beleza e moda. Quem tem Libra nessa casa geralmente é sensível à forma pela qual os outros poderiam ajudá-los no futuro em suas próprias ambições sociais e de carreira.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Vênus na 9ª Casa, por Howard Sasportas

Para muitos de nós, sentar e contemplar o significado e o propósito da existência propicia uma grande dor de cabeça. Mas, em vez de ficar brigando eternamente com problemas filosóficos e religiosos, quem tem Vênus na 9ª Casa consegue em geral mais felicidade, paz e bem-estar de seus sistemas religiosos. De algum modo, não seria certo para um Vênus na 9ª projetar algo ruim em Deus: aos olhos de Vênus, somente o que é correto, justo e equitativo merece ser adorado. Se o Deus das pessoas com esta posição consegue corresponder a expectativas tão elevadas é mostrado pelos aspectos que Vênus recebe e por outros posicionamentos na 9ª Casa. (Por exemplo, o brilhante, influente e atormentado filósofo alemão Nietzsche tinha Vênus na 9ª Casa, porém Leão na cúspide da 9ª e seu regente, o Sol, oposto a Plutão e em quadratura com Saturno.)

Normalmente, existe gosto por viagens e aventuras, e a promessa de experiências benéficas e agradáveis a serem vividas através delas. Possuindo uma maneira natural de apreciar e uma fascinação pela diversidade da vida expressa pelos costumes das diferentes culturas, podem se apaixonar por um país que não seja o seu, adotando seus gostos e modos. Alguns possivelmente venham a se casar com um estrangeiro ou com uma pessoa conhecida durante as férias ou em outro lugar. Este também é um bom posicionamento para professores e educadores, que conseguirão comunicar o amor que têm pelas matérias a seus alunos. Vênus na 9ª Casa entusiasma-se fácil e graciosamente por coisas que acham que valem a pena. Escritores e artistas com este posicionamento partilham invariavelmente desta filosofia de vida através de suas criações. Dentre os nascidos com Vênus na 9ª está o escritor de aventuras Jack London, o controvertido autor Norman Mailer, e o profundamente lírico Thomas Mann.

Os relacionamentos entre sogros (as), genros e noras costumam ser favorecidos se Vênus está bem aspectada na 9ª Casa. Se entendemos um planeta numa casa como indicando a maneira como deveríamos encarar os assuntos dessa casa, então Vênus nesta posição sugere que essas pessoas podem ser tratadas com tato e diplomacia.

Touro na 9ª Casa provavelmente procura alguma justificativa prática para as crenças filosóficas e necessita de uma filosofia que atue na vida do dia-a-dia. Por causa do desconforto muitas vezes advindo de estar longe do lar familiar vai haver uma boa razão para viagens. Libra na 9ª Casa tem um forte senso de justiça e lealdade, e pode querer uma filosofia que tenha como premissa maior o amor ao próximo ou que queira tornar a vida da humanidade igual a seus altos ideais. Quem tem Libra na 9ª também pode ser fatalmente atraído por pessoas com sotaque estrangeiro.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Vênus na 8ª Casa, por Howard Sasportas

Vênus na 8ª "preocupa-se" com o que acontece entre as pessoas e quer ter certeza de que tudo que é compartilhado ou trocado é lindo, apropriado, benéfico e valioso. Favorece sociedades de negócios e o acúmulo de dinheiro e posses através do casamento ou de heranças.

No quarto, o cinturão mágico de Afrodite transforma-se num corpete provocante (possivelmente de couro preto, se Vênus é aspectada por Plutão). Seu charme de sedução não encontra melhor maneira de se expressar do que nos sussurros íntimos e nas carícias de amor. Vênus na 8ª tem um jeito de receber e responder aos outros que os relaxa fazendo com que os parceiros se sintam bastante seguros para perder suas inibições e restrições. Neste sentido, quem tem Vênus na casa natural de Escorpião, inocentemente ou não, incita os outros a darem a eles. Os corações são abertos, os segredos expostos e contas bancárias registradas em seu nome.

Há também o amor pelo que é misterioso e esotérico e um desejo de sondar tudo o que está escondido ou é sutil. Como se tudo o que se encontrasse nesse nível os fizesse mais completos. (As sessões espíritas estão provavelmente apinhadas de pessoas com Vênus na 8ª Casa contactando seus entes queridos que já partiram, estejam onde estiverem.)

Touro na cúspide ou contido na 8ª Casa tem jeito para lidar com dinheiro e fazer negócios. Normalmente, há ganhos financeiros concretos através do casamento. O sexo poderia ser usado para manipular ou enredar os outros. Libra na 8ª Casa traz a beleza interior para fora. Existe uma necessidade natural de se relacionar intimamente com os outros e de guardar e valorizar tudo o que os outros têm para dar. Tanto Libra como Touro nesta casa dão um sexto sentido a relacionamentos que os capacitam a usar o tato e o tempo com muita vantagem.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Vênus na 7ª Casa, por Howard Sasportas

Para quem tem Vênus na 7ª a imagem daqueles a quem ama e daquilo que é bonito "aterrissa" em parceiros íntimos e em toda a arena de relacionamentos em geral. Eles só se sentem vivos, felizes, satisfeitos ou completos se estão envolvidos em algum relacionamento. Eles conseguem ver mais facilmente sua beleza e valor quando são refletidos por alguém. Em outras palavras, Vênus na 7ª oferece o cinturão de Afrodite a seu parceiro para que ele o coloque: ver o amado lindo e perfeito ajuda-os a se sentirem bem consigo mesmos.

Como sempre, existe o mais e o menos. Quando percebemos alguém com um astral muito bom, aumentamos a semelhança daquilo que é melhor nessa pessoa. No entanto, nenhum parceiro pode sempre viver das expectativas que Vênus na 7ª Casa vai colocar sobre ele. A outra pessoa não é toda Vênus. Às vezes ele ou ela farão algo que não seja tão gracioso ou tão bonito e então a Vênus de 7ª Casa vai ficar desapontada e se tornar crítica. O mesmo se aplica ao próprio relacionamento. Ele pode ser todo coração e flores e Vênus na 1' (especialmente se aspectada por Saturno ou Plutão) vai ter que aprender a aceitar o trabalho duro vinculado a ele também.

A 7ª Casa descreve como interagimos com a sociedade em geral e Vênus nesta posição estaria bem à vontade nas opulentas salas de visitas e nos salões de Paris no início do século XX. (Marcel Proust tinha Libra na cúspide da 1ª Casa.) Aquilo que trazemos para os outros também é mostrado pela 1ª e Vênus oferece presente de arte, beleza, diplomacia e moda. Este posicionamento também promove sucesso em questões legais.

Touro na 7ª enfatiza a constância, a fidelidade e a devoção num relacionamento, com tendência à possessividade e ao ciúme. O casamento é pensado em termos de segurança, ganho financeiro ou pela proximidade física que oferece. Libra na 7ª tem uma necessidade muito forte de relacionamento bem como de desenvolver o tato e fazer ajustes para que ele funcione sem ir com os outros apenas para não se sentir excluído. (Não esqueça que, com Libra na 7ª, Áries está na 1ª.) O parceiro pode ser idealizado ou poderá haver uma busca sem fim não só do senhor e senhora Fulano de tal, mas também da senhora e senhorita Perfeitas.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Vênus na 6ª Casa, por Howard Sasportas

Como casa, Vênus indica aquilo de que gostamos, a que somos atraídos e que mais apreciamos. A 6ª Casa está preocupada com o andamento do dia-a-dia, o emprego e o serviço, bem como o atendimento do funcionamento normal do corpo. Combinando Vênus com esta casa chegamos à pessoa que gosta de passar aspirador na sala, que tem mania de se apaixonar por colegas de serviço e que encontra grande satisfação nos rituais diários da vida. Até escovar os dentes pode ser feito com classe.

Deixando de lado as frivolidades, Vênus na 6ª tem prazer em desenvolver e aprimorar seus talentos e habilidades. Não é o bastante apenas dedicar-se a um serviço; ele tem que ser feito maravilhosamente bem. Já tive oportunidade de fazer muitos mapas de pessoas com Vênus na 6ª que seguem carreiras no campo da saúde, da beleza e em muitos outros que colocam o talento artístico para uso prático, como desenhistas. Um deles em particular se preocupava em desenhar eletrodomésticos funcionais e bonitos. Em geral, há um desejo de atmosfera harmoniosa no trabalho e a capacidade de levar bons fluidos para esta área.

Normalmente, a pessoa sente a importância de desenvolver um bom relacionamento com o corpo. Quando aparecem problemas de saúde pode ter havido uma indulgência nos hábitos alimentares ou algum desequilibro na dieta ou na vida em geral que precisa ser considerado.

Enquanto Vênus na 6ª Casa gosta das tarefas mais mundanas e de todos os dias, alguns podem se tornar obsessivos a respeito de coisas tais como não conseguir fazer amor se o cinzeiro estiver muito cheio de pontas de cigarro. Eles são capazes de se aplicar ao trabalho que requeira precisão e detalhes. A imagem do amado (Vênus) pode ser projetada em serviçais, colegas de serviço, leiteiros, encanadores, dentistas e mesmo cachorrinhos. (Certa vez, fiz o mapa de uma mulher com Vênus na 6ª Casa que levava seu poodle ao cabeleireiro todas as sextas-feiras.)

Touro na 6ª aumenta a estamina e dá praticidade e determinação para enfrentar o dia-a-dia. Existe uma alegria natural no corpo físico e na diversidade do mundo natural. Libra na 6ª enfatiza a capacidade de ter tato e ser diplomata ao lidar com colegas. Eles podem, no entanto, antagonizar outros se exigirem de seus colegas o mesmo tipo de perfeição que desejam de si mesmos. Saúde abalada pode ser o resultado de um ambiente de trabalho por demais estressante.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Vênus na 5ª Casa, por Howard Sasportas

Com Vênus na 5ª existe uma necessidade natural de exprimir o self de maneira criativa ou artística. Mesmo que uma carreira artística não seja seguida, algum tipo de canal criativo proporciona maior realização pessoal e bem-estar. Quando a pessoa está com estresse, o simples gesto de pegar um pincel e pintar algo, ou de sentar-se e escrever algo, pode restaurar o sentido de equilíbrio. O lema de quem tem Vênus na 5ª Casa pode ser: "Se vale a pena fazê-lo, vamos fazê-lo com classe." A não ser que haja aspectos muito difíceis dos planetas transsatuminos, a classe pessoal e o gosto são em geral do tipo que agrada e atrai as pessoas. Por exemplo, o ator Richard Chamberlain e o cantor Glenn Campbell, ambos queridos de um grande público, têm Vênus na 5ª Casa. A glamourosa atriz Ava Gardner, nascida com Vênus em Escorpião na 5ª, literalmente teve de pôr para fora (5ª) sua Vênus escorpiônica. Num filme de 1948 chamado One Touch of Venus, ela interpretou uma estátua da deusa que adquiriu vida e trouxe amor e destruição a todos os que encontrava.

Quem tem este posicionamento muitas vezes é alguém apaixonado pelo amor, e os romances terão a primeira colocação na sua lista de prioridades. Alguns só se sentem vivos quando estão no meio de um grande romance e (claro) com a mais divina das criaturas sobre a Terra. Hobbies, atividades recreativas e incursões ao teatro, ao cinema, a galerias de arte servem para aparar a personalidade. Enfim, eles adoram representar.

Se Vênus está bem aspectada, os filhos podem ser uma fonte de prazer e de realização. Pais com este posicionamento encorajarão qualquer sinal de florescente criatividade nos filhos — principalmente quando seus pendores artísticos foram cerceados quando jovens. Levando isso a extremos, a criança pode ser carregada para uma aula de dança na segunda-feira, ter lições de interpretação na quarta e de piano na sexta, quer queira quer não. Pais com Vênus na 5ª Casa precisam tomar cuidado para não construir inconscientes situações de competição e rivalidade entre os filhos ou entre eles mesmos e os filhos, numa tentativa de descobrir apenas quem é o melhor e o mais talentoso.

Touro na 5ª Casa enfatiza os divertimentos do lado sensual da vida, os talentos criativos de natureza prática e hobbies, como jardinagem e gastronomia. Pode haver certa dificuldade para largar os filhos ou as criações.

Libra realça a apreciação das artes e vai atrás de tudo o que é bonito e estético. Normalmente, existe um bom relacionamento com crianças e jovens.

domingo, 27 de novembro de 2016

Vênus na 4ª Casa (Touro e Libra no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas

A 4ª Casa indica qualidades profundamente arraigadas na pessoa. Quem tem Vênus nesta posição, basicamente sabe dar valor e deseja paz e harmonia à sua volta. Estas pessoas não conseguem viver num ambiente carregado de discórdias e tensão, e no fim fazem tudo que podem para reconciliar as diferenças ou esquecer os problemas. Satisfação e realização podem ser encontrados no estabelecer um lar e em afazeres domésticos tais como cozinhar, decorar e arrumar jardins. Se não muito mal aspectada, uma Vênus de 4ª Casa sugere uma situação confortável nos últimos anos de vida.

Vênus carrega consigo a imagem de tudo que é amado e bonito. Uma possível interpretação deste planeta na 4ª é a do pai (ou do parente desaparecido) que apanha esta projeção, e é tido como o mais bonito. O menino tende a sentir rivalidade ou ciúme. Como poderia ele ser tão bom quanto o papai, que tem todo o charme, toda a graça e ainda a mamãe? A menina pode se apaixonar por tão encantador pai sendo que neste caso a mãe se torna a rival. Na verdade, Vênus na 4ª sugere uma herança familiar positiva, tanto psicológica como material. Algumas vezes toda a família tem bom gosto ou verificou-se uma influência artística na idade de crescimento. Muitas vezes, existe interesse em explorar a genealogia ou a árvore genealógica da família.

Com Touro no Fundo-do-Céu ou na 4ª Casa, a necessidade de segurança é a base sobre a qual se constrói a vida. Uma natureza profundamente marcada, um instinto de território, se expressa numa forte necessidade de ter um lar só seu. Sem considerar quão leviano possa parecer o resto do mapa, por baixo de tudo existe um cuidado e um conservadorismo básicos. Quem tem este posicionamento não consegue romper ou modificar situações a não ser que exista um sentido orgânico de certeza ao fazer e agir assim. É necessário tempo para assimilar inteiramente os acontecimentos e as experiências; qualquer oportunidade para passar mais tempo relaxando na natureza e só observando a grama crescer e sentir o chão debaixo de seus pés os revigora e estabiliza.

Com Libra no Fundo-do-Céu ou na 4ª Casa, o sentido de equilíbrio e bem-estar da pessoa depende de um bom ambiente caseiro e de boas amizades. A atmosfera do lar pode ser de participação e de trocas criativas. Existe uma profunda necessidade de estabelecer claramente os valores, os ideais e os padrões sobre os quais basear as ações no mundo.