sábado, 11 de junho de 2016

Plutão Retrógrado nos Signos, por Martin Schulman.

PLUTÃO RETRÓGRADO EM CÂNCER

Com esta posição muito tempo é gasto na Fase III do Processo Retrógrado, pois o indivíduo continua lidando com revoluções em seu passado. Ele gasta toda sua vida tentando criar um renascimento em seu sistema de memória para que possa descobrir em sua consciência tudo que anteriormente o abalou num nível emocional. Infelizmente esta posição tem a tendência a prender o indivíduo exatamente nos seus pontos de trauma. Assim, cada nova pessoa ou circunstância em seu futuro é apenas símbolo de um passado que ele não deixou para trás.

Quanto mais se esforça para extinguir o passado, ou mesmo para escondê-lo de si mesmo, mais ele se concentra de volta nele. Quanto mais compreensão ele procura criar dentro de si mesmo, mais ele é atraído como um ímã, de volta às razões que o fazem procurar a compreensão em primeiro lugar. Assim, ele está num círculo vicioso até que aprenda que o poder das memórias morre no tempo se não são constantemente energizadas negativamente.

Curiosamente, muitos com esta posição experimentaram um trauma de grande duração com um ou com ambos os pais e as crises familiares parecem nunca terminar. O indivíduo embora tente constantemente dar um fim a tudo que o aborrece, nunca realmente vibra longe da causa de suas dificuldades.

Toda a geração de Plutão em Câncer era emocionalmente traumatizada devido às condições do mundo, naquela época. Guerras através dos continentes, a destruição provocada por Adolf Hitler e a subsequente dissolução de famílias, deixou muito pouco para que estes indivíduos fossem emocionalmente seguros. Como uma geração, eles estão silenciosamente amontoados no medo; numa base individual, eles tendem fortemente a projetar em pensamento suas dependências inconscientes, a todos que estão ao seu redor. Há muito sofrimento interior com esta posição, que talvez seja a razão por que aqueles indivíduos com Plutão Retrógrado que internalizam e personalizam a total consciência de sua geração, tentam encontrar uma segurança substituta no outro mundo de posses materiais.

Claro que a chave para acabar com o sofrimento de memórias desagradáveis do passado é não somente regenerá-las pela procura de símbolos que as lembrem, mas, sim, enxergar cada dia como um novo nascimento de frescor.

PLUTÃO RETRÓGRADO EM LEÃO

Esta configuração fala da destruição do poder com o objetivo de transformação. Numa base universal, a geração de Plutão em Leão veio a um mundo enfraquecido por suas dependências emocionais, iludido pelo falso materialismo e apegado a valores passados que não mais serviam a um objetivo útil. Sob este aspecto, a nova geração não foi dispersada por um mundo devastado pela guerra, mas cresceu na consciência de um período de reconstrução no qual era dada muita importância à habilidade individual de desenvolver a força dentro de si mesmo, a fim de que ele (como parte de uma geração) superasse a opressão. Assim, encontramos o indivíduo de Plutão em Leão questionando a validade do "sistema". Ele percebe que um milhão de pessoas fracas pertencendo a qualquer ideia ou organização que pareçam dar força podem não somente ser uma fachada, mas também que toda construção criada pode bem ser baseada em falsos valores.

Através de seu desejo Leonino por um mundo do qual possa se orgulhar em viver, ele deseja arrasar tudo que foi construído antes dele, em bases que ele não acha significativas.

A natureza Retrógrada do planeta faz com que o indivíduo veja este mundo, movendo-se em valores, como uma cruzada pessoal na qual ele deve ter algum papel essencial. Numa base pessoal, ele questiona sua identidade com respeito ao que ele mesmo está fazendo para tornar este mundo mais significativo. Assim, muito tempo é gasto na Fase I do Processo Retrógrado enquanto ele tenta projetar um sentido de força segura construída em bases honestas, para um mundo que precisa dela tão intensamente.

Num nível Cármico, ele sente a obrigação de superar tudo que tenha enfraquecido a humanidade. Assim, ele passa toda sua vida com um objetivo em mente: desenvolver o poder, primeiro em si mesmo, e depois, pelo exemplo, nas falsas estruturas da sociedade que precisem de bases mais criativas e honradas.

PLUTÃO RETRÓGRADO EM VIRGEM

Com esta posição o mundo entrou na idade da análise. A consciência de massa começou procurando compreender o mecanismo que estava gerando seus defeitos. A Psicanálise tornou-se moda e literalmente milhares de novos avanços na mente humana começaram a ser explorados. Um efeito divisório impregnou o mundo enquanto o homem tentava classificar tudo que estava fazendo o mundo ser daquela maneira.

Esta posição no mapa de um indivíduo ajuda os poderes de concentração interior. A pessoa é capaz de concentrar seu inconsciente de maneira que possa ser um verdadeiro dínamo naquelas áreas específicas para as quais ele dirige sua atenção. Ao mesmo tempo, a natureza Retrógrada do planeta gera um desejo pela não-interferência de fontes externas. A pessoa, na realidade, sente satisfação ao realizar coisas para si mesma.

No final, é ele quem solucionou seus próprios mistérios e saber isto os torna dignos de serem resolvidos. Na consciência, o indivíduo experimenta a Fase I do Processo Retrógrado; em sua experiência de vida ativa, sua timidez com as pessoas é a expressão clássica da Fase III.
Carmicamente ele está procurando compreender como as coisas funcionam. Sua abordagem à vida parece um pouco mecânica, mas esta é a maneira pela qual ele alcança a mais clara das compreensões.

PLUTÃO RETRÓGRADO EM LIBRA

Os indivíduos com esta posição têm uma experiência única na consciência. Eles são observadores da evolução e da transformação do mundo, mas não sentem realmente o desejo de ser uma parte intrínseca dele. Por um lado, eles experimentam pessoalmente a consciência de todos ao seu redor. Isto os torna uma curiosa mistura de tudo que eles viram ou tocaram. Por outro lado, eles não se relacionam pessoalmente consigo mesmos. Assim, eles não representam aquilo que parecem representar. O resultado é que esta posição age como uma janela através da qual passa a consciência da raça.

Um forte senso de responsabilidade pelos outros dá a muitos com esta configuração um silencioso complexo de mártir. Eles sentem que sua habilidade em equilibrar os que estão ao seu redor reflete em seu ajuste de contas pessoal com seu Deus.

Esta é uma das posições mais difíceis para Plutão Retrógrado, pois a força de mudança rompe o estado de suave inércia de Libra. Existe um impulso em direção à realização junto a um desejo de não participar. Quando Plutão entra em Libra, muitos grandes "movimentos gurus" cresceram em popularidade. Mesmo o forte advento da meditação transcendental é uma aplicação característica desta posição. Transcender é a força de Plutão; fazê-lo através da meditação simboliza a suave não-atividade de Libra.

Numa base individual, a ação Retrógrada do planeta oferece à pessoa a habilidade de internalizar a consciência humana, a fim de se harmonizar com a totalidade de tudo que apreende. Isto faz com que fique na Fase III do Processo Retrógrado a maior parte do tempo.
Carmicamente, os que nasceram com esta posição possuem um desejo internamente calmo e impessoal de transformar a época em que vivem. Sua meta é um estado de consciência mais pacífico e harmonioso.

PLUTÃO RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO

Em Escorpião, Plutão encontra sua casa natural. Aqui, a tão esperada transformação espiritual do mundo finalmente se realiza. Grandes revoluções derrubam muitas das antigas criações da humanidade enquanto o fim da Era Pisciana começa a se tornar mais evidente. Novas descobertas científicas nas áreas das leis de física, princípios de medicina e meios de cura natural ganham crescente aceitação. O mundo se torna cada vez mais dividido enquanto a luta entre "bem" e "mal" surge em grande proporção. Grandes movimentos sociais e políticos, cujas sementes foram espalhadas anteriormente, começam a surgir com enorme poder.

Quando Plutão é Retrógrado, o alcance destas enormes mudanças radicais é intimamente sentido a nível pessoal. As eras de procura por uma compreensão da sexualidade do homem, sua procura para encontrar seu Deus (e a possível conexão entre estes dois impulsos) torna-se uma busca puramente pessoal para cada indivíduo.

Para aqueles que nasceram com esta posição de Plutão existe um poderoso desejo de transcender todas as falhas passadas trazendo à superfície e então eliminando todos os motivos de fraqueza que estavam escondidos.

O homem literalmente se destrói a fim de renascer. Este é um dos períodos mais agitados na história do ser humano, pois a própria Bíblia é profundamente questionada como uma introdução a um novo Terceiro Testamento, ainda por ser escrito. O fanatismo predomina em todo lugar, enquanto um mundo cansado por dois mil anos de sofrimentos humanos começa a se libertar, preparando-se para a Era de Aquário.

Os indivíduos com Plutão Retrógrado serão parte muito importante destas majestosas transformações, ajudando a incentivar (através da Fase I do Processo Retrógrado) o renascimento do Homem: de seu estado de inércia para uma consciência mais elevada e desperta.

Plutão Retrógrado, por Martin Schulman.

PLUTÃO RETRÓGRADO SÍMBOLO ESOTÉRICO

No símbolo de Plutão encontramos o Círculo do Espírito pairando livre acima da ligação entre a Meia-Lua da Alma e a Cruz da Matéria. Isto é muito indicativo das áreas desconhecidas que o homem tem que atravessar antes de finalmente alcançar uma compreensão de si mesmo nos níveis mais profundos.

Quando a Alma e a parte material da existência não estão em contato com o Espírito de Luz essencial, o indivíduo experimenta as energias Plutonianas mais básicas, mas quando ele começa a transcender as quantidades desconhecidas dentro de si mesmo, ele é capaz de suprir a lacuna entre sua vida inferior e finalmente ligar-se ao Espírito da purificada Luz Dourada que Deus pretendia que ele conhecesse. Quando o homem é capaz de atingi-lo, entra em contato com a parte de si mesmo que é tão essencialmente boa, que ele tem certeza que ninguém que conheça realmente acreditaria. Esta é sua verdadeira identidade.

As grandes dificuldades para alcançar tais energias Plutonianas são que, como a gaivota que voa o mais alto com suas próprias asas, assim, cada indivíduo precisa transcender a si mesmo, sozinho. Os finais limitados por Plutão são o desaparecimento simbólico de fases não mais necessárias para o crescimento do indivíduo.

Uma vez que Plutão é Retrógrado quase que metade do tempo, então uma porcentagem muito alta da população do mundo tem esta configuração em seus horóscopos natais. Estes indivíduos irão finalmente se tornar mais preocupados com as transformações dentro de si mesmos do que com tentativas menos frutíferas, como a de tentar modificar o mundo exterior. Invertendo-se o símbolo, tudo o mais surge da manifestação do Espírito Divino se expressando aqui na Terra.

PLUTÃO RETRÓGRADO PERSONALIDADE

Este indivíduo com Plutão Retrógrado, sente os males da sociedade como uma razão pessoal para transformar a si mesmo. Ele sabe que não pode mudar o mundo. Contudo, gostaria de fazê-lo se fosse prático ou possível. Mas ele pode mudar o mundo dentro de si mesmo, acabando com suas amarras a tudo que o prende a algo menor do que seu ser purificado. Este é um processo que leva muitos anos e, algumas vezes, muitas vidas, para ser alcançado. Em sua manifestação mais elevada, representa a verdadeira Consciência de Cristo de trazer a mais pura forma de amor para a Terra.

Em menor proporção, normalmente, ele continua a eliminar de sua vida todos aqueles fatores que impedem o progresso de sua Alma e a expressão de seu Espírito.

O indivíduo com Plutão Retrógrado sente a luta da humanidade como uma luta pessoal dentro de si mesmo. Ele sente pessoalmente a necessidade de superar em si mesmo tudo que esteve ameaçando a consciência da sociedade em que vive. Assim, ele reage fortemente à desonestidade de outras pessoas para consigo mesmas, tomando isto como uma afronta pessoal ao seu progresso, que ele sente que precisa fazer pelo bem definitivo da civilização da qual ele é uma parte importante. Ele precisa aprender a se desprender um pouco mais dos padrões de hábitos e das características de comportamentos dos outros, cujas vidas realmente tem tão pouco a ver com a sua verdadeira identidade interior.

PLUTÃO RETRÓGRADO CARMA

O indivíduo com Plutão Retrógrado está vivendo o Carma de experimentar a consciência de massa dentro de si mesmo. Ele sente o impacto do pensamento do mundo, e está consciente de como este se relaciona com o pensamento do mundo através dos séculos. Nem sempre expressando exteriormente o que sabe, ele tende a ver os outros indivíduos como parte de um todo maior e mais inclusivo do que numa base contínua de pessoa a pessoa.

Em sua vida pessoal é muito menos importante o que faz do que o que pensa a respeito do que faz. A maior parte do tempo ele vive dentro de sua consciência, escolhendo a grande profusão de sentimentos que experimenta dentro de si mesmo.

O crescimento espiritual possível com Plutão Retrógrado é limitado apenas pela mente consciente do indivíduo se quiser. Ele pode literalmente se elevar acima de grande parte do Carma de toda sua raça.

Curiosamente, se tentar evitar elevar o seu Carma, sentirá os Carmas inferiores dos outros à sua volta, de qualquer maneira. Assim, se ele escolher elevar a si mesmo, ele verdadeiramente pode começar a viver a parábola de Jesus de "estar neste mundo mas sem ser dele". A fim de finalmente atingir isto, ele passa por afastamentos temporários durante a primeira metade da vida, até que aprenda a ser impessoal com a intensidade do mundo que percebe fora de si mesmo, para que finalmente chegue ao ponto de não mais senti-lo agindo dentro de si.

Netuno Retrógrado nos Signos, por Martin Schulman.

NETUNO RETRÓGRADO EM LEÃO

Aqui o indivíduo frequentemente experimenta ilusões de grandeza. Ele vive na aparência do encanto, da cintilação e todo o esplendor da ilusão suntuosa. Gastando muito tempo na Fase I do Processo Retrógrado, é importante para ele impressionar os outros. O que não consegue perceber é que isto nunca lhe dá realmente a satisfação que está procurando, pois ele é igualmente tão impressionado por outros que estão lhe fazendo a mesma coisa.

Esta posição de Netuno ocorreu durante a grande época do cinema de Hollywood, quando estava na moda se identificar com artistas de cinema numa tentativa de encontrar mais poder criativo na própria autoimagem. As casas eram mobiliadas com lustres de cristal, cadeiras de veludo, e muitos dos símbolos de diferentes filmes.

Numa base individual, esta posição de Netuno leva uma pessoa a se identificar com o poder. De qualquer maneira, ele precisa viver a aparência da realização.

Para seu próprio autocrescimento, ele precisa elevar sua consciência até o ponto onde veja sua necessidade em função de suas verdadeiras metas espirituais, ao invés de em símbolos de beleza que ele é capaz de acumular no plano físico. Carmicamente ele deve retirar o enorme poder de seus sistemas positivos de crenças, com os quais veio para esta vida; entrar em contato com eles e, então, ajudar a criar o mundo melhor com que sua Alma sonhou.

NETUNO RETRÓGRADO EM VIRGEM

Nesta posição, Netuno está em sua queda astrológica. Incapaz de experimentar a liberdade total de que gosta, os processos imaginativos se focalizam num mundo muito pequeno para permitir uma expressão completa. O indivíduo vê o todo, ao ver todas as suas partes em separado. Embora isto torne mais fácil cristalizar suas impressões, o obriga a dar passos minuciosos que um Netuno cosmicamente mais posicionado não precisaria. Entretanto, ele é capaz de combinar a imaginação infinita com a praticabilidade do mundo real, e, como tal, pode ver os relacionamentos entre o que está dentro do domínio dos cinco sentidos e o que está além dele. Muita clarividência é encontrada em Netuno na geração de Virgem.

Num nível puramente pessoal, a natureza Retrógrada do planeta tende a jogar o indivíduo para trás e para a frente, entre as Fases I e III. Primeiro, ele apreende o futuro e então, enquanto o vive, percebe que gastará muito tempo mais tarde refletindo sobre o seu passado. Por esta razão a experiência da Fase II é crucial nesta posição, pois o pessoal está em contato com o seu futuro e o seu passado enquanto ele está vivendo no mundo da experiência exterior. Na verdade são suas experiências exteriores que fazem seu passado e futuro estarem juntos em sua realidade interior. Desde que ele não confunda sua visão microcósmica do universo com o que ele compreende macrocosmicamente, ele pode literalmente andar nos dois mundos ao mesmo tempo.

Carmicamente ele vê e sabe que existe mais para seu mundo do que é imediatamente visível. Ao mesmo tempo, ele compreende que precisa fazer sua barganha prática com a realidade de sua presença na vida do dia a dia. Ele se dará bem quando puder sincronizar sua intuição com o que é prático e realista, separando, durante o processo, tudo que não é importante.

NETUNO RETRÓGRADO EM LIBRA

Aqui, a Fase III do Processo Retrógrado é experimentada enquanto o indivíduo impessoalmente absorve impressões de seu meio ambiente. Ele geralmente pensa que todos os sentimentos que experimenta são seus e que eles finalmente exigem algum tipo de ação ou solução da sua parte.

A verdade, entretanto, é que esta posição dá ao indivíduo uma oportunidade para experimentar muito do universo, embora não sendo verdadeiramente obrigado a personalizá-lo. Ele é altamente sensível, especialmente à música e às artes, e tem muita dificuldade para lidar com as asperezas da vida, às quais ele está excessivamente aberto. A fim de equilibrar a si mesmo, ele comete o erro de achar que precisa equilibrar tudo o que está à sua volta. Isto faz com que tenda a ser interessado nos assuntos das outras pessoas, mais do que realmente seria bom para ele. Ele deveria compreender que cada novo grão de areia que ele acrescenta às escalas de Libra, como uma solução equilibrada para o que já está lá, cria ainda outro desequilíbrio que exige uma nova solução. Muitos com esta configuração tornam-se tão frustrados ao tentar centralizar o mundo em volta deles, que eventualmente recorrem às drogas ou outras formas de escapismo para não reconhecerem que suas próprias dificuldades pessoais vêm de problemas que não necessitam de soluções.

Quando esta configuração é usada corretamente, dá ao indivíduo uma tremenda quantidade de insight no espelho de si mesmo, ou da parte de sua identidade que ele vê através dos olhos dos outros. Carmicamente ele pode aprender a se integrar melhor com a sociedade através deste modelo de visão. Ao mesmo tempo, mais adiante, ele será retirado da essência básica de si mesmo, porque procura se experimentar através dos outros. Ele pode alcançar a felicidade quando perceber que não se procura por ela, mas que esta é encontrada dentro de um estado mais ou menos permanente de satisfação com a experiência individual de vida e na pequena parte que se representa na totalidade do plano cósmico.

NETUNO RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO

Esta é uma posição muito especial para Netuno Retrógrado. Ela acrescenta sutileza e alcance à profundidade do indivíduo. As qualidades visionárias são aumentadas junto com uma compreensão intuitiva do inconsciente. Capaz de atuar nas Três Fases Retrógradas, esta pessoa pode suavemente transformar a si mesma, bem como ao mundo à sua volta. Ela pode ser impessoalmente profunda a respeito de suas necessidades e das direções nas quais sente que o mundo está se movendo, mas ao mesmo tempo o desprendimento e a influência dispersiva Netunianas impedem que ela seja pressionada por suas impressões sensoriais.

A geração com esta posição realizará uma completa transformação na música, nas artes e na medicina, trazendo à superfície muitas qualidades não notadas que somente sua percepção aguçada é capaz de encontrar.

A menos que se experimente isto pessoalmente, torna-se difícil imaginar a tremenda profundidade que é possível quando a natureza introspectiva do Retrógrado coloca o sutil inconsciente de Netuno numa comunicação total com o poder Plutoniano de Escorpião para mudanças.

Os indivíduos com esta posição estarão com sua maior força na meia-idade, pois estão cumprindo seu Carma de suavemente ajudar o mundo a concluir a Era Pisciana. Isto será feito substituindo tudo o que estava morrendo pela nova consciência espiritual que apenas eles são capazes de compreender em sua verdadeira profundidade.

A pessoa com Netuno Retrógrado em Escorpião é aquela que, numa base individual, dissolve o passado. Ele é um precursor do Futuro — dando forma ao amorfo pela necessidade de um desenvolvimento significativo.

NETUNO RETRÓGRADO EM SAGITÁRIO

Aqui o indivíduo experimenta uma elevada consciência do mundo e de seu lugar nele. Ele aprende a viver sem se prender às raízes.

Pelo contrário, vive uma existência mais natural, fluindo com o curso de seu destino.
Ele é um espírito livre que tem poucas ligações que lhe sejam significativas no plano físico. Com um insight quase profético do futuro, ele pode captar a essência das coisas num instante, mas tem dificuldade para estabilizar-se em assuntos práticos do dia a dia. Ele terá um grande papel na propagação da mensagem espiritual da Era de Aquário. Sua vida é construída na expansão dos horizontes sem forma que sente dentro de si mesmo. Ao mesmo tempo, ele é um constante doador de informação e conhecimento para os outros. Através da Fase I do Processo Retrógrado ele pode captar possibilidades distantes como probabilidades muito reais no aqui e no agora. Ele é um sonhador, mas seus sonhos são mais uma visão da humanidade do que a satisfação de desejos pessoais.

Mais do que em outras posições, isto dá um poderoso sentido do todo cósmico acontecendo dentro de nós mesmos. Explodindo de vida, esta pessoa é a autêntica expressão da Alma, finalmente livre.

Carmicamente ele não deve ser limitado por nada que não seja o que percebe como sendo as mais profundas verdades dentro de si mesmo. Ele evitará movimentos de massa, organizações, clubes, a instituição do casamento e qualquer outra estrutura feita pelo homem e que o impeça de experimentar tudo o que sente interiormente.

Netuno Retrógrado, por Martin Schulman.

NETUNO RETRÓGRADO SÍMBOLO ESOTÉRICO

O símbolo de Netuno é formado pela Meia-Lua da Alma se elevando da Cruz da Matéria. A linha horizontal da Cruz fica próxima à parte inferior da figura, sugerindo quase uma inversão do símbolo da Cruz, enquanto parece estar se desligando da ascensão da Meia-Lua da Alma. Aqui, a ausência de forma aflora do formado, pois o sincero desejo da Alma se ergue acima da importância secundária da Matéria. Como águas espirituais acima da terra, o símbolo representa o dissolvimento da matéria que não precisa mais ser cristalizada.

É interessante notar que a Cruz invertida revela a matéria se afastando para mundos inferiores. Isto é em grande parte descritivo das qualidades místicas do planeta.

Quando Netuno é Retrógrado, a Cruz aparece verticalmente através do símbolo invertido, e o indivíduo está mais consciente de sua Alma, pois a Meia-Lua da Alma está mais perto do plano terrestre. Neste particular se desenvolve uma poderosa necessidade interior de se aproximar de todas as coisas materiais no mundo, em função de seu significado mais profundo para a Alma. Então, num certo sentido, Netuno Retrógrado pode, na verdade, dar ao indivíduo, a oportunidade de expressar um estágio muito adiantado de evolução, uma vez que o força a viver neste mundo, mas não a pertencer a ele!

NETUNO RETRÓGRADO PERSONALIDADE

A personalidade do indivíduo com Netuno Retrógrado não é facilmente compreendida pelos outros. Seus motivos não possuem o bom senso que se espera estar na raiz de toda motivação. Pelo contrário, ele vibra com uma música superior, ouvida apenas por ele. Suas percepções não vêm do plano material, mas são uma ligação direta com sua Alma. Assim, ele pode ser altamente espiritual, mas se importa pouco com o lado formado da religião ortodoxa. Ele pode ter um grande amor pela música, mas não pode atribuí-lo a qualquer estrutura definida feita pelo homem. Ele percebe praticamente tudo, mas relaciona suas sensações muito menos à realidade física do que à sua percepção de um universo cósmico. Ele sabe muito mais do que jamais poderia colocar em palavras, pois aqui novamente ele percebe as qualidades limitativas da linguagem como sendo apenas um outro limite formado que pode envolver sua infinita compreensão. Ele é capaz de ver as aparências e ilusões nas quais os outros vivem, e, entretanto, tem que tentar fazer a melhor barganha entre não derrubar seus castelos de areia, enquanto guarda todas as verdades interiores que sabe.

NETUNO RETRÓGRADO CARMA

O indivíduo com Netuno Retrógrado está vivendo o Carma de aprender a separar o que é real em função de seus ideais, e aquilo que parece preencher seus sonhos. Ele sabe o que precisa, mas tem dificuldade para encontrá-lo no mundo exterior. Vivendo constantemente um sonho após outro, ele frequentemente acaba fugindo de sombras imaginárias, enquanto persegue fantasias irreais. Contudo, ele precisa encontrar seus ideais no mundo da "não-forma" que tem um forte domínio sobre ele. Algumas vezes comete o engano de projetar sonhos passados em situações presentes. Isto não lhe permite ver com clareza a realidade do presente. Ele é altamente intuitivo, e, através das diferentes Fases Retrógradas, frequentemente é capaz de saber o resultado das situações bem antes de vivê-las. Mas até que aprenda a lidar com o sutil fluxo de energia Netuniana que sente dentro de si mesmo, ele não confia facilmente em sua intuição.

Estes indivíduos precisam aprender como integrar suas sensações com os ideais e sonhos que trazem para esta vida. Ao invés de tentar distorcer percepções a fim de fazer o presente se encaixar no passado, deve haver um conhecimento das partes do presente que verdadeiramente simbolizam partes do passado que estão carmicamente incompletas.

Urano Retrógrado nos Signos, por Martin Schulman.

URANO RETRÓGRADO EM ÁRIES

Aqui o indivíduo gasta muito tempo repetindo mudanças dentro de si mesmo que foram iniciadas em outra encarnação. Ele é altamente individualista, independente e singular. Ele vive pela espontaneidade dentro de si mesmo, tentando ser livre das barreiras que poderiam mantê-lo preso a qualquer espécie de tradição. Ele é muito rebelde contra qualquer coisa que seja excessivamente tradicional, ou muito solidamente construída para permitir que ele a aperfeiçoe. Ele procura emoção e geralmente está pronto para desistir de qualquer segurança que tenha, pela promessa de algum tipo de intensa estimulação que ainda não tenha experimentado. Isto faz com que seja difícil ficar satisfeito por muito tempo, com o casamento, sociedades ou mesmo com empregos ou uma carreira que pode se tornar muito tediosa.

Algumas vezes ele pode se tornar um líder de causas impopulares. No que quer que faça, ele precisa provar a si mesmo que nenhuma pessoa ou ideia (que não seja de sua própria escolha) pode prendê-lo. Ele provavelmente é uma das pessoas mais originais e interessantes no Zodíaco. Gastando muito de seu tempo na Fase I do Processo Retrógrado, é um verdadeiro pioneiro, procurando explorar tudo o que a sociedade está deixando de ver.

Ele facilmente perde a paciência com qualquer coisa ou qualquer pessoa que possa impedir seu movimento para frente. Isto lhe permite se libertar das limitações das opiniões socialmente aceitas.

Seu Carma é caminhar onde não existem pegadas à sua frente, criando novos princípios mentais em tudo o que faz. Constantemente ele precisa recorrer a conhecimentos de vida passada para que possa utilizar toda gama de engenhosidade que desenvolveu, a fim de fazer estes novos começos. Embora às vezes possa caminhar tortuosamente, sem ele haveria muito pouco progresso para. a humanidade.

URANO RETRÓGRADO EM TOURO

Aqui a Fase III do Processo Retrógrado é ressaltada, pois o indivíduo continua reavaliando tudo que já viveu. A segurança financeira e emocional torna-se instável, mas isto somente faz com que o indivíduo fique mais determinado a estabelecer-se. Ao mesmo tempo, ele experimenta um forte interesse sexual por qualquer um que pareça excitante ou diferente.

Em encarnações passadas ele desenvolveu conflitos cristalizados em seus sistemas de valores e que agora precisam ser destruídos se ele quiser progredir dentro de si mesmo. E enquanto estas suas partes cristalizadas continuam atraindo-o para agarrar a proteção e segurança de seu passado, Urano Retrógrado continua afastando-o de seu ser inferior, mas colocando-o em circunstâncias que o fazem consciente de que muito do seu senso de segurança e bem-estar é construído sobre falsas bases. Assim, ele constantemente se move entre a calma serenidade e a excitante exploração de novas fronteiras que podem ter pouca ou nenhuma promessa de resultados práticos.

De muitas maneiras, esta posição de Urano faz com que o indivíduo queira ter seu bolo e comê-lo também. Ele gosta do casamento, mas ao mesmo tempo acredita ser livre; gosta de trabalhar num emprego seguro, mas se convence que não está preso a ele; gosta de seguir uma religião, mas interiormente pensa que na verdade não tem obrigações para com ela. Assim, ele não é tradicional, num verdadeiro sentido tradicional. Quando confrontado com oportunidades para ser verdadeiramente livre do casamento, trabalho, religião e todas as outras partes da natureza de forma do seu modo de vida, ele rapidamente pula de volta para o útero de segurança que Touro sempre procura.

Carmicamente, esta posição aparece nos mapas de indivíduos cujas Almas estão tentando destruir padrões de pensamentos cristalizados de encarnações anteriores, mas que ainda não estão prontos para desprender-se da importância fundamental que deram ao lado físico da vida.

URANO RETRÓGRADO EM GÊMEOS

Aqui o indivíduo tem uma vida mental muito ativa. Ele continua indo de uma Fase Retrógrada para outra, enquanto tenta encontrar a identidade que o deixa mais confortável. Sendo extraordinariamente nervoso e excêntrico, é muito influenciado pelo pensamento exterior do mundo. Isto torna difícil ele se prender aos argumentos e projetos de qualquer pessoa, por um período longo de tempo. Ele tem tanto interesse em explorar todas as possibilidades mentais que lhe ocorrem, que sua vida literalmente se torna um self-service de ideias e atitudes espalhadas. Não tendo confiança suficiente na singularidade de seus próprios pensamentos, ele tende a se identificar com a originalidade de outros.

Há muita instabilidade com esta posição de Urano Retrógrado. Algumas vezes o indivíduo pode realmente se prejudicar por tentar entender tanto o que está fora da periferia da suposta normalidade, que pode perder sua perspectiva da realidade. Isto acontece como resultado de seu sistema de crenças internalizadas que não apenas o distraem do progresso que pensa que gostaria de fazer, mas que também o afastam de qualquer abordagem real à vida, dirigida a uma meta real. O xis do problema é que ele é inconscientemente muito crédulo.

Percebendo isto, ele deve tomar cuidado com a hipnose ou outras técnicas profundas da mente, que tendem a levá-lo muito rapidamente para níveis do seu ser que ele ainda não está pronto para lidar.

Ele é tão mentalmente ativado que mesmo seu interesse na sexualidade parece ser mais uma exploração da mente do que uma satisfação física ou emocional.

Sendo uma das pessoas mais curiosas do Zodíaco, ele está vivendo o Carma do investigador, que vida após vida não consegue decidir entre qualquer caminho escolhido como sendo o certo para si mesmo.

Agora, ele continua mudando sua direção, impulso e velocidade e assim tenta muitas coisas diferentes, mas nunca realmente se decide por nenhuma. A este respeito, ele conhece pessoas de diferentes ocupações, cada qual representando alguma coisa que ele gostaria de tentar.

Se ele trabalhar na elevação de sua consciência, um dia perceberá que a ginástica mental que usou por eternidades é que o afastou de experimentar a si próprio.

URANO RETRÓGRADO EM CÂNCER

Aqui o indivíduo experimenta mudanças em sua estrutura familiar. Existe uma constante revolução emocional originada de experiências para as quais não está preparado. Na mulher, esta posição às vezes significa uma criança nascida fora do casamento. Quando surge o assunto de aborto, ela é confrontada com sua necessidade Canceriana por maternidade, chocando-se com a necessidade Uraniana Retrógrada por liberdade pessoal.

Seja homem ou mulher, a constituição emocional desarmoniosa é provocada pelo constante questionamento e análise de tudo, a ponto de o indivíduo nunca permitir verdadeiramente uma vida emocional estável para se desenvolver totalmente.

Gastando muito tempo nas Fases I e III do Processo Retrógrado, ele deseja respostas imediatas para toda sua emoção, mas, em sua procura, ele tende a se mover para além de suas respostas. Ele pode se tornar muito profundo, tentando repetidamente resolver problemas que, na realidade, enfrentou há muitos anos. Sua maior dificuldade é sincronizar-se na dimensão do tempo, onde continua reavaliando seu passado na esperança de que isto poderia gerar um futuro melhor. E ainda assim, por fazê-lo, seu futuro se torna, na realidade, a imagem refletida de seu passado. Existe sempre uma frustração emocional, pois ele tenta se revoltar contra sua família, embora ainda se beneficie de tudo que ela lhe dá.

A lição Cármica aqui é aprender a satisfação emocional. De experiências de encarnações passadas o indivíduo ainda não desenvolveu dentro de si mesmo um verdadeiro senso de gratidão por tudo que lhe foi ofertado.

URANO RETRÓGRADO EM LEÃO

Aqui o indivíduo experimenta um nível de energia extraordinariamente elevado. Mais confortável na Fase I do Processo Retrógrado, ele é verdadeiramente o líder original de sua vida. Raramente se permite ser guiado pelos outros e quase nunca pede conselhos. Quando usada negativamente, esta pode se tornar uma posição muito intolerante e egocêntrica, pois o indivíduo não gosta que suas ideias sejam questionadas pelos outros. Assim, ele pode viver toda sua vida totalmente fora de órbita, compreendendo mal, escutando cada um de seus amigos, vizinhos e parentes lhe dizendo a mesma coisa, ainda que nunca ouvindo.

Experimentando uma constante agitação entre o singular e o convencional, ele se identificará momento a momento com qualquer coisa que lhe dê o forte sentimento de poder individual. Ele pode se tornar excessivamente agressivo, perdendo o controle de si mesmo sempre que suas ideias são ameaçadas.

Ele é uma pessoa muito difícil de se conviver, pois constantemente testa a lealdade, sinceridade e honra dos que estão ao seu redor. Ao mesmo tempo, ele recusa se adaptar às normas estabelecidas por aqueles que ele vê inconscientemente como sendo de menor valor do que ele mesmo. As pessoas ao seu redor andam na ponta dos pés, com medo de enraivecê-lo, enquanto ele continua seu jogo mental de despedaçar o "ego" de todos, exceto o seu.

Carmicamente, este indivíduo é muito ansioso. Como tal, ele está constantemente insatisfeito com tudo que tem. Mesmo que procure por respostas espirituais, ele fica excessivamente zeloso, muito possessivo e muito orgulhoso de qualquer conhecimento que alcance. A natureza Retrógrada do Planeta inverte sua insatisfação para dentro, ao mesmo tempo em que ele, telepaticamente, num nível inconsciente, despeja o resíduo de sua infelicidade em todos à sua volta. Sua maior área de desarmonia é que a rebelde natureza amorosa independente de Urano Retrógrado precisa ser vivida dentro dos tradicionais limites dos princípios Leoninos. E ninguém pode resolver este dilema para ele, pois, se quiser verdadeiramente alcançar o poder que sabe que pode ter, precisa encontrar sua fonte dentro de si mesmo!

URANO RETRÓGRADO EM VIRGEM

Aqui o indivíduo experimenta a Fase I do Processo Retrógrado enquanto tenta mentalmente organizar tudo dentro de si mesmo, planejando a futura ordem de tudo que vê à sua volta. Sua habilidade para pensar com clareza é fantástica, mas ele tende a tirar conclusões precipitadas. Sabendo como as coisas deveriam ser, ele precisa aprender a paciência para dedicar-se à vida numa maneira disciplinada antes que possa criar o tipo de mundo que percebe.

Ele tende a ir pela vida em grandes reservatórios de energia nervosa. Existe uma espécie de urgência em tudo que faz. Acima de tudo, ele é aquele que faz. O problema é que nem sempre ele se prende às coisas o tempo suficiente para completá-las totalmente, ou para atingir o profundo nível de satisfação que poderia conquistar a partir delas.

Num sentido positivo, esta posição pode dar um toque de gênio ou de clarividência ao horóscopo. O nível de conhecimento é elevado e instantâneo. O insight é forte quando vem a ter praticabilidade para os outros. O indivíduo, entretanto, tem mais dificuldade para ver a si mesmo.

Carmicamente, ele traz a esta vida uma profusão de ideias, que precisa aprender a colocar em prática. Ele precisa superar sua tendência de passar constantemente de uma coisa para outra, consumindo todas as alegrias da vida tão rapidamente que na verdade ele se torna exausto quando muito jovem.

Se ele voltar sua consciência para níveis espirituais, descobrirá que é uma das pessoas mais cientes de todo o Zodíaco.

URANO RETRÓGRADO EM LIBRA

Aqui o indivíduo experimenta todas as três Fases do Processo Retrógrado. Sua vida é muito controlada por todos os desequilíbrios que ele observa nas pessoas ao seu redor. Ele deseja paz, mas na realidade ela o entediaria. Contudo, quando sente muita excitação, ele deseja a paz. Para encontrar o equilíbrio entre estas duas sensações, ele vai de uma pessoa para outra, frequentemente representando seus Carmas, porque está muito inseguro do seu. As decisões são difíceis e ele preferiria que elas fossem tomadas por ele, ao invés de realmente ter a responsabilidade de direcionar sua própria vida de acordo com sua vontade. Assim, ele pode ser carregado como uma folha ao vento, de acordo com os valores e ideias das pessoas com quem se associa. Ele tenta manter seu próprio senso de independência em meio a tudo isto, o que resulta numa espécie de justiça imparcial para com todos os que conhece. Realmente, fica aborrecido quando as situações ou circunstâncias o forçam a tomar partido em qualquer questão.

Ele é muito hábil em olhar para si mesmo através dos olhos dos outros. Infelizmente, isto não é o mesmo que olhar para si mesmo através dos próprios olhos. Assim, o equilíbrio final que ele atinge é mais baseado no que ele percebe fora de si mesmo do que nas coisas que pode alcançar dentro de si. Sempre apanhado em meio a pessoas de ideias, atitudes e padrões de comportamento diferentes, ele tenta manter seu equilíbrio sem derrubar os valores daqueles que ama.

Ele é o camaleão Cármico do Zodíaco. Gostando de ser útil a todos que precisam dele, realmente não deve ser ligado a quaisquer valores próprios, a não ser estar aqui para dar amor e qualquer conhecimento que tenha aprendido a quem quer que precise dele.

URANO RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO

Aqui Urano Retrógrado encontra uma bela Casa, pois continua iluminando as maiores profundezas da procura do indivíduo por compreensão. Ele nunca fica satisfeito em aceitar qualquer coisa pela sua aparência, pelo contrário, continua cavando para descobrir as raízes de tudo que parece não resolvido. Ele é um gênio quando se trata de pesquisar. Além disso, é altamente psíquico, conhecendo a essência das coisas num instante. Ele tem pouca paciência, mas descobre as coisas tão rapidamente que na realidade não precisa se dedicar por longos períodos de tempo.

Num nível pessoal, ele passa por muitas mudanças sexuais na vida. Durante uma época ele pode estar procurando todo o tipo de excitação que ainda não experimentou, enquanto, durante outra, ele pode se voltar para o total celibato. Em tudo o que faz é um extremista, nunca escolhendo um meio-termo na vida. Seu nível de energia é alto e muito intenso, pois, quando sabe a verdade, não fica disponível para deixar os outros desviá-lo de qualquer curso de ação que tenha escolhido.

Esta pode ser uma posição muito espiritual, especialmente durante a Fase III do Processo Retrógrado, durante a qual o indivíduo pode atingir seu conhecimento do universo dentro de si. Ele não se engana nem vive de ilusões, mas, pelo contrário, tem grande orgulho de ver as coisas da maneira como elas realmente são.

Ele traz a esta vida uma grande habilidade para compreender aquilo que o resto da sociedade nem mesmo sabe existir. Carmicamente, ele está vivendo esta vida com o sentido de desempenhar um papel muito ativo na transformação do mundo em que vive. Ele não é de sentar e lamentar sobre o que vê de errado à sua volta; mas, antes, é um dos líderes na transformação da consciência humana.

URANO RETRÓGRADO EM SAGITÁRIO

Aqui o indivíduo gasta a maior parte do seu tempo na Fase I do Processo Retrógrado. Ansiando pelo futuro e por horizontes longínquos, ainda fora do seu alcance, ele continua ansiando por tudo que simboliza seja o que for que está além das coisas mundanas da vida. Como tal, ele tem dificuldade para se firmar em sua vida do dia a dia prático.

Ele não pode se concentrar em pequenas coisas ou detalhes por muito tempo, pois facilmente se aborrece. Ele precisa de constante estimulação para satisfazer a sede por vida que continua impulsionando-o.

Ele adora viajar, e se não o está fazendo fisicamente, está perambulando mentalmente por todas as regiões desconhecidas que ainda não explorou. Contudo, ele não é necessariamente uma pessoa profunda. Pelo contrário, o que está procurando é objetivo, amplitude e grandeza.

Esta é uma posição bastante difícil para o casamento, uma vez que o indivíduo se sente ameaçado quando é limitado. Ele precisa de espaço para explorar todas as possibilidades que encontra em sua mente superior, e toda ligação com uma pessoa lhe negaria as vantagens de superficialmente experimentar muitas outras.

Esta mesma atitude persiste na maior parte das áreas em sua vida. Seguir uma religião violaria a necessidade Uraniana de ser justo com as outras, aliado ao impulso Sagitariano de experimentar a todas. Ele muda de carreira pela mesma razão.

Enquanto tudo isto parece significar que ele é uma pessoa muito dispersa com respeito aos valores de outras pessoas, ele vê tudo como a satisfação de sua insaciável curiosidade para experimentar tudo que há na vida. E, quando lhe é permitido seguir suas inúmeras direções (que nem sempre parecem ter relação entre si) ele é capaz de manter um nível muito elevado de entusiasmo.

Isto lhe permite ser uma espécie de mensageiro Cármico, trazendo para todos os que encontra o fragmento de vida que eles necessitam no momento. Assim, enquanto ele está aproveitando cada nova descoberta, ele realmente é aquele que espalha sementes que outros cuidarão, nutrirão e ajudarão a amadurecer naquilo que se tornará a consciência futura do homem.

Urano Retrógrado, por Martin Schulman.

URANO RETRÓGRADO SÍMBOLO ESOTÉRICO

O símbolo de Urano é formado por duas Meia-Luas da Alma, opostas, unidas através da Cruz da Matéria. Sendo o nômade inconstante dos Céus, Urano sempre foi associado a tudo que simboliza as habilidades inigualáveis do homem para elevar-se acima do mundano. Para que consiga isto, ele precisa, a todo custo, romper costumes, frequentemente partindo-se ao meio no processo.

As Meia-Luas da Alma apontando para direções opostas nos fazem lembrar dos símbolos lunares da Lua Crescente e Minguante; cada uma mostrando um lado diferente da vida, como os dois lados de uma moeda que, embora sejam tão opostas, em natureza, uma não pode existir sem a outra.

A Cruz da Matéria está no centro deste cabo de guerra, simbolizando tudo que o homem já tinha estabelecido com seus alicerces tradicionais. Dos braços desta Cruz, as duas Meia-Luas constantemente tracionadas em direções opostas e até então desconhecidas. A natureza da Alma, procurando explorar o desconhecido, força o indivíduo a tomar decisões contínuas entre a estabilidade que já conhece e as possibilidades positivas e negativas de tudo que ainda não experimentou.

Assim, o símbolo de Urano representa menos para a imprevisibilidade do homem do que para sua lula para libertar-se do lado da matéria ou da forma da vida, que dificulta todas as possibilidades existenciais que ele sabe que pode atingir.

Quando o planeta é Retrógrado, tomamos isto como uma cruzada pessoal, sentindo profundamente dentro de nós mesmos uma responsabilidade pelo progresso da humanidade como um todo. Quando o símbolo é invertido, coloca as duas Meia-Luas mais perto da Terra. Assim, para este indivíduo não é suficiente libertar-se. Ele precisa sentir a liberdade de todos em sua vida, antes de se sentir satisfeito com o fato de que a libertação de sua Alma tenha penetrado na matéria de tudo o que vê à sua volta.

URANO RETRÓGRADO PERSONALIDADE

O indivíduo com Urano Retrógrado apresenta uma personalidade muito singular.

Em seus níveis mais profundos ele é um rebelde contra tudo que o prende. Se for uma pessoa medrosa, talvez tenha claustrofobia. Se for uma pessoa corajosa, tentará derrubar tudo que ache ter durado além de sua utilidade. Ele não pode ficar satisfeito apenas em acompanhar a vida, pois há muitas coisas que vê que podem acrescentar riqueza à humanidade, se apenas a sociedade se libertasse de todas suas falsas âncoras de segurança.

Ele realmente se preocupará se os outros começarem a aceitá-lo muito, pois então ele sente que perdeu uma grande parte de si mesmo. A este respeito, de vez em quando ele perderá muitos amigos e conhecidos, algumas vezes empregos e romances, tudo porque a singularidade de suas idéias frequentemente é muito difícil de ser aceita pelos outros. E apesar disso, anos mais tarde, quando a sociedade estiver defendendo tudo que uma vez ele defendeu, ele não tem mais interesse em quaisquer teorias ou atitudes avançadas que estava desenvolvendo naquela época.

Assim, ele e um precursor do futuro. Por isto, pode experimentar muita solidão, mas nunca desiste da dádiva de sua originalidade em troca da companhia dos outros. Ele sabe que, acima de tudo, sua Alma precisa ser livre. Qualquer coisa que impeça esta liberdade, ele tirará de seu caminho.

Para aqueles que são capazes de compreendê-lo, é uma das pessoas mais fascinantes de se ouvir, pois é literalmente ocupado por todas as ideias que a humanidade precisa para o futuro da raça humana.

URANO RETRÓGRADO CARMA

A nível pessoal, Urano Retrógrado destrói os relacionamentos humanos. O indivíduo experimenta uma instabilidade interior que frequentemente o torna hipócrita consigo mesmo. Seus níveis mentais e emocionais muitas vezes brigam entre si a fim de que ele possa saber certas coisas que podem levá-lo na direção que seu conhecimento indica, mas, ao mesmo tempo, ele sente outras coisas que podem levá-lo para uma direção totalmente diferente.

Ele está vivendo um Carma de aprender a expressar a liberdade interior que traz para esta vida. E ele não pode ser limitado por tentar ser sempre razoável com os outros, ou mesmo consigo mesmo. Um espírito livre nem sempre parece ter sentido, nem deve. A verdade é que uma sucessão lógica de bom-senso num indivíduo é uma característica mais Saturnina, limitada pela rigidez da ordem, disciplina e do voltar-se para metas específicas. Mas o indivíduo com Urano Retrógrado não está vivendo tal Carma.

A fim de analisar seu ser interior, assim como muitas outras regiões de compreensão que a humanidade como um todo ainda não atingiu, seu caminho frequentemente é longo e tortuoso. Ele se atira a um e outro caminho à procura das fórmulas que fazem o mundo funcionar. Contudo, ele sabe que sua busca é um processo sem fim, pois cada nova descoberta leva ainda a uma outra pergunta. Ele pode ser muito feliz desde que os outros não tentem forçá-lo a aceitar modelos de pensamentos e padrões de comportamento que ele já transcendeu, devido aos papéis sem sentido que estes têm em sua percepção do plano global.

Em encarnações anteriores, ele aprendeu a ser independente e agora precisa usar esta independência para redescobrir e compreender a razão pela qual ele originalmente a desejou.

Saturno Retrógrado nos Signos, por Martin Schulman.

SATURNO RETRÓGRADO EM ÁRIES

Aqui o indivíduo está trazendo para sua consciência presente tudo que aprendeu a respeito de si mesmo em vidas passadas, pois ele conheceu os caminhos para lidar com a responsabilidade. Como tal, ele tende a ser muito independente e não gosta que os outros vejam nele qualquer fraqueza. Qualquer coisa que lhe seja importante na vida, ele a realiza por si mesmo, pois aprendeu como trabalhar suas ideias harmoniosamente e orienta suas energias para um objetivo.

Esta configuração acrescenta poder e força ao horóscopo porque a firmeza interior de Saturno Retrógrado equilibra a ambição Ariana e lhe dá sentido. O indivíduo finalmente se torna uma espécie de pai para si mesmo, enquanto ele mesmo é seu melhor guia através da vida. Quando amadurece, a autoconfiança torna-se forte e a habitual exibição Ariana do "ego" é menos pronunciada. O indivíduo baseia seu senso de autovalor em tudo que construiu dentro de si mesmo no passado. Ao mesmo tempo, numa vida anterior ele foi forçado a se firmar em seus próprios pés quando muito jovem. Como resultado, ele vem para esta vida com um forte senso de quão importante é conhecer o autodesenvolvimento.

Esta posição também tende a dar paciência e consideração ao que, de outro modo, poderia ser uma natureza impulsiva. Ele gastará toda sua vida tentando se tornar seu próprio Mestre.

A Fase I do Processo Retrógrado é ressaltada aqui, pois o indivíduo tenta se projetar num futuro que lhe garantirá sua autoestima. Carmicamente ele está usando a força criada de atitudes de vida passada para ajudá-lo a ter um novo começo nesta vida, através da casa regida por Áries em seu mapa; e serão as ideias, filosofias e julgamentos cristalizados que se estruturaram em seu Saturno Retrógrado que irão finalmente se tornar sua torre de força.

SATURNO RETRÓGRADO EM TOURO

Ele pode ser extraordinariamente ligado a coisas, lugares e ideias que parecem lembrá-lo de tudo com o que estava habituado no passado. Com esta posição a natureza estável de Touro é reforçada enquanto hábitos de vidas se repetem muitas vezes. Às vezes existe uma dificuldade para o indivíduo expressar o que sabe, pois a linguagem não é seu melhor trunfo.
Aqui a Fase III do Processo Retrógrado é fortemente realçada, pois o indivíduo tenta recriar tudo que valoriza, em matéria. Ele está interessado em ser capaz de estruturar sua vida para que finalmente atinja a sensação de que conseguiu sua segurança. Até que saiba disto, ele pode sentir medo de que sua proteção e segurança possam lhe ser tiradas. Assim, ele tem que trabalhar para fazer com que sua sensação interior de bem-estar seja uma parte permanente dele.

O interessante a respeito de Saturno Retrógrado em Touro é que ele dá ao indivíduo a habilidade de realmente inverter qualquer Carma físico negativo que acumulou no passado. Em seu lugar ele pode construir novamente tudo que é significativo para ele. Para fazer isto, ele canaliza muito pensamento na reavaliação de todos seus fardos passados até perceber o quanto sua Alma estava habituada a fazer as coisas da maneira mais difícil.

Até que transcenda sua ultrapassada maneira de encarar a vida, ele pode ser um pensador muito negativo. Como tal, ele pode ter raiva ao pensar como a vida parece ser difícil para ele, enquanto parece ser tão mais fácil para os outros.

SATURNO RETRÓGRADO EM GÊMEOS

Aqui o indivíduo experimenta dificuldade para se comunicar. Ele frequentemente sabe o que quer dizer, mas não sabe como dizê-lo. Ele está continuando uma lição de vida passada de como se relacionar com os outros. Ao tentar encontrar maneiras de ganhar a aceitação e a aprovação daqueles que deseja agradar, ele acumula uma forma de pensamento cristalizado após outra. Agora, nesta vida, seus menores pensamentos carregam o peso total de todos os pensamentos passados aos quais ele os associou. Assim, é difícil para ele alcançar a verdadeira essência da compreensão que busca, sem examinar minuciosamente todos os pensamentos Saturninos que juntou.

As pessoas com esta posição tendem a se preocupar silenciosamente com os outros. Saturno Retrógrado em Gêmeos acredita ser o guardião dos pensamentos dos outros. Ao mesmo tempo, há muita repetição nos processos de pensamento do próprio indivíduo. Ele procura constantemente estar segure de si mesmo, mas quanto mais pensamentos reúne, mais duvida do que sabe. Curiosamente, esta dúvida é muito boa para ele, porque faz com que liberte mais facilmente as formas de pensamento que cristalizou no passado.

Assim, sua missão Cármica é na realidade um processo de desaprendizado, através do qual ele pode alcançar novamente o estado simplista de compreender o que uma vez soube, antes de sobrecarregar a si mesmo com o "excesso de bagagem de opiniões ensinadas".

É durante a Fase I do Processo Retrógrado que ele realmente complica sua vida ao reunir muitos pensamentos. Então, depois de passar por muita preocupação e confusão na Fase II, ele finalmente é capaz de libertar tudo que não tem valor durante a fase final.

SATURNO RETRÓGRADO EM CÂNCER

Aqui o indivíduo gasta a maior parte de seu tempo na Fase III do Processo Retrógrado, na qual ele continua insistindo em emoções que sobrecarregaram seu passado. Ele tende a ser lento para progredir na vida, pois sente que constantemente tem que estar seguro de si mesmo. A necessidade por segurança é grande. Infelizmente, quanto mais energia gasta tentando libertar-se de seus bloqueios emocionais, mais ele realmente recria os próprios bloqueios que o emparedam ainda mais. Para ser livre ele precisa se permitir fluir através dos bloqueios, sem usar força. Há um espaço em toda matéria aparentemente sólida que a água é capaz de atravessar. Em muitos casos, uma forte ligação de vida passada a uma figura que representou proteção e segurança é transferida para um dos pais ou para uma figura de autoridade mais velha nesta vida, pois o indivíduo não compreende conscientemente como pode viver sem um útero protetor. Quando tenta sair de si mesmo não tem certeza se será aceito totalmente pelos outros. Assim, ele tende a encerrar suas emoções, como se para salvá-las para um indivíduo que talvez encontre no futuro e que será o símbolo da segurança passada da qual ele desistiu.

Ele tenta conservar o conceito de familiaridade em sua mente. Mesmo quando viaja, ele tenta identificar cada novo lugar com um passado no qual ele já se sente confortável. Desta maneira ele pode se mover pela vida com o sentimento de que está seguramente enraizado, não importando onde ou com quem esteja.

Por sentir que vive num mundo que parece estar mudando à sua volta, seria melhor se, ao invés de tentar fazer seu presente encaixar no seu passado, ele percebesse e aceitasse interiormente as seguranças passadas que conheceu, para que não tenha que procurá-las continuamente no mundo exterior. Desta maneira ele pode completar seu Carma de nascimento Onipresente.

SATURNO RETRÓGRADO EM LEÃO

Aqui o indivíduo é confrontado com um Carma de realização. Ele não pode se sentir interiormente valioso, a menos que possa exteriormente produzir tudo que sente que é capaz. É importante para ele se sentir importante para si mesmo bem como para os outros. Ele se esforça para conquistar o controle de tudo que faz. E os obstáculos que sente que precisa superar não são pequenos. Frequentemente, sofrerá pelos outros, pois ele obtém mais satisfação ao assumir as responsabilidades de outras pessoas. Ao mesmo tempo, ele pode ser dominador e voluntarioso.

Ele está trazendo a esta vida o resíduo Cármico de poder; o período na história da humanidade onde os fins justificam os meios. E é excessivamente preocupado era estar certo aos olhos dos outros. Ele quer ser respeitado e sairá do seu caminho para defender posições ou cruzadas por causas que fazem com que ele pareça estar mais no controle de si mesmo.

Ele é um pai severo e um adversário que deve ser respeitado, pois está sempre mais preocupado com o poder da posição que está defendendo do que na realidade em defender a si mesmo. Para que viva de acordo com as expectativas que tinham a seu respeito no passado, ele tenta assumir as obrigações dos que estão à sua volta.

Assim, ele está vivendo uma vida de responsabilidade assumida, ao invés de uma existência natural. Ele precisa primeiro aprender a encontrar as responsabilidades dentro de si mesmo e não assumi-las para outros.

SATURNO RETRÓGRADO EM VIRGEM

Esta posição mostra uma pessoa que está tentando alcançar seus ideais passados. Ele constantemente investiga dentro de si mesmo para avaliar o quanto sua vida está de acordo com o que ele acha que deveria ser. Embora possa parecer excessivamente preocupado com os detalhes que delineiam a estrutura de sua vida, é finalmente através destes detalhes que ele é capaz de criar o universo caprichosamente arrumado que faz sentido para ele. Ele vê o mundo através de todas suas partes em separado. Então, ele tenta encaixar estas partes em tudo que construiu dentro de si mesmo, no passado. Assim, ele internaliza o que acredita serem as partes certas do mundo exterior, e a partir destas partes ele constrói sua vida estruturada.

Ele pensa que, a fim de conhecer a si mesmo, tem que entender o funcionamento de tudo que entra em contato com sua vida. O principal problema é que, devido à natureza Retrógrada de Saturno, ele inadvertidamente pré-programa sua percepção das coisas para que elas se encaixem em seus conceitos já estabelecidos. Isto o torna muito rígido e tende a diminuir sua mutabilidade de Virgem. No trabalho ele pode ser muito eficiente, particularmente quando sabe que outros estão dependendo dele para conseguir ordem e eficiência.

Carmicamente, este é o indivíduo que é forçado a viver o mundo idealizado que gostaria de ver à sua volta. Uma vez que ele se torne sensível para ver quão irreais são algumas de suas expectativas, ele pode ficar mais confortável com o mundo tal como é. A perfeição que já existe se tornará visível para ele. Devido à observação da vida das outras pessoas, inerente nesta posição, o indivíduo passa pela Fase III do Processo Retrógrado antes que possa ativamente se expressar nas Fases I e II.

SATURNO RETRÓGRADO EM LIBRA

Nesta posição, Saturno Retrógrado acrescenta uma maturidade interior às qualidades de Libra que, de outra maneira, seriam indecisas. O indivíduo sente uma forte responsabilidade para com os outros. Frequentemente ele experimenta o Carma dos outros, mais do que eles mesmos. Naturalmente isto pode tirá-lo do equilíbrio. Com o decorrer do tempo seu julgamento será completamente seguro e ele será capaz de firmar-se.

Um pacificador nato, ele frequentemente é lançado entre pessoas ou ideias opostas. Desta posição, ele tenta trazer harmonia estabelecendo um terceiro ponto estabilizador, que expressa os aspectos positivos de ambos os lados.

Ele possui a habilidade de realmente mudar as direções Cármicas das pessoas com quem tem contato. Como consequência de conhecê-lo, elas começam a reavaliar e a pesar proporcionalmente suas próprias crenças passadas e a direção na qual estiveram se movendo.

Assim, para muitos, esta posição dá uma oportunidade para examinar objetivamente seus propósitos na vida a fim de que sua validade possa ser reavaliada. Para o indivíduo com Saturno Retrógrado em Libra, a vida é uma sucessão de voltas e viravoltas até que ele compreenda que sua Missão Cármica nesta encarnação não é para si mesmo, mas sim para ajudar os outros a irem para um objetivo mais equilibrado. E isto é feito estabelecendo um exemplo de equilíbrio através da harmonização das aparentes oposições do pensamento, e isto é realizado ao encontrar a unidade intrínseca dos ideais humanos.

Sua adaptabilidade lhe permite mudar de uma Fase Retrógrada para outra, dependendo totalmente da necessidade do momento. Assim, ele é verdadeiramente um dos mais versáteis e valiosos ajudantes de Deus.

SATURNO RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO

Aqui o indivíduo conhece o significado da vida em seu nível mais básico. Ele tem um profundo insight, cuja maior parte vem de suas próprias experiências pessoais. Vivendo constantemente à beira de destruir a si mesmo, ele continua desperdiçando tudo que consegue, devido à. falta de significado profundo que vê basicamente em quase tudo. Ele acredita que atrás do que pode perceber no momento está a realidade que ele sabe existir.

A construção de sua substância ocorre no fundo de seu subconsciente e as momentâneas fascinações da vida não o satisfazem nem um pouco. Ele está sempre consciente de uma realidade cósmica interior, que continua a atraí-lo para seu centro.

No mundo exterior ele é muito rígido em suas atitudes e existem poucas pessoas que podem desviá-lo de qualquer objetivo que ele sinta ter. Ele pode ser um cruzado, tentando transformar a sociedade em que vive, um rebelde contra a tradição ortodoxa, tentando transformar a si mesmo, ou aquele que busca a verdade desejando transformar a humanidade. Tudo depende do nível do Carma com o qual vem a esta vida.

Geralmente esta posição de Saturno é exteriormente uma experiência da Fase I, enquanto interiormente uma experiência da Fase III, age como a tendência oculta que motiva toda ação externa. Assim, as reflexões interiores do indivíduo a respeito do seu lugar na sociedade em que vive, tornam-se o estímulo para os caminhos nos quais ele gostaria de mudá-los.

SATURNO RETRÓGRADO EM SAGITÁRIO

Aqui, a vida é construída em princípios passados. Muito independente, o indivíduo não pode ser guiado pelos conselhos dos outros. Às vezes ele parece excessivamente dogmático, mas a força com que expressa suas ideias aos outros não reflete verdadeiramente sua própria adesão a elas. Qualquer que seja a causa, o princípio ou a missão que ele pareça defender, está constantemente mudando. Ele tende a representar a necessidade do homem de afastar-se de quaisquer tradições que pareçam durar mais do que sua utilidade.

Geralmente a verdadeira natureza do indivíduo não se mostra até a metade da vida, depois que ele tentou os caminhos convencionais de vida e achou-os muitos limitativos. Ele preferiria ser seu próprio disciplinador ao invés de seguir ordens dos outros, que ele sente não saberem realmente o que é melhor para ele.

Em muitos casos, parece ficar mais jovem com a idade. Ele finalmente aprende a não dar importância às coisas que uma vez foram difíceis de suportar. Ele deve ficar atento à tendência de julgar os outros, pois pode alienar-se. De um modo geral, entretanto, ele tenta ser justo em sua avaliação interior a respeito das pessoas.

Ele está vivendo um Carma de aprender a permitir que sua mente superior compreenda e corrija seus erros passados. Mais tarde na vida, ele se vê fazendo tudo que, quando era mais jovem, sabia que iria fazer. Aqui, o efeito para trás do Retrógrado é acentuado, pois o indivíduo está vivendo na Fase III do Processo Retrógrado durante a maior parte de sua vida adulta, depois de descobrir que a Fase II, na qual tentou viver em sua juventude, não parece satisfazê-lo tanto quanto as outras.

SATURNO RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO

Com esta posição, muito tempo é gasto na Fase III do Processo Retrógrado, pois o indivíduo tenta reconstituir uma imagem passada de si mesmo. Ele está acostumado ao trabalho duro, e vibra com a possibilidade de um dia relembrar os trabalhos e projetos bem feitos. Possuindo a notável habilidade de afastar interferências, ele pode, melhor do que qualquer outra posição zodiacal, dirigir sua vida para um objetivo proveitoso. Esta é a dádiva que o torna capaz de realizar tanto. Ao mesmo tempo, ele trabalha ao contrário, i.é, não começa nada antes de ter noção do resultado final. Isto aumenta sua abordagem prática à vida. Ele pode ser muito reservado e muitas vezes calado, uma vez que seu projeto interior tenta evitar distrações externas, que poderiam, de outra maneira, desviá-lo de sua direção autoestabelecida. Ele é especialmente bom em captar fragmentos do passado que a sociedade não notou e em fazer destes fragmentos, aparentemente sem utilidade, um grande trabalho de vida; isto porque ele não pode tolerar desperdício.

Carmicamente, ele está vivendo uma missão de realizações, mas o que ele consegue no mundo exterior é bem menos importante do que a quantidade de significado interior que estas realizações lhe trazem. Ele concluirá nesta vida o que quer que tenha acumulado numa encarnação passada. Com a maturidade desta posição, sua Alma agora está pronta para desfrutar vidas de esforços através de um caminho dado. Qualquer casa em que isto apareça, é uma área da vida que ele pode (se quiser) levar à conclusão Cármica.

SATURNO RETRÓGRADO EM AQUÁRIO

Aqui o indivíduo é muito singular e independente. Ele está interessado em todas as diferentes coisas que a vida tem a oferecer. Suas regras e tradições estão fora das normas convencionais, uma vez que representam o acúmulo de tudo que ele reuniu de tantas fontes radicalmente diferentes. Sua originalidade de ideias, entretanto, é solidamente formada, embora ele goste de ouvir todas as novas informações que aumentarão seu repertório de conhecimento, ele ainda não muda suas atitudes básicas, que construiu numa encarnação passada. Assim, enquanto tenta alcançar o futuro, ainda mantém uma forte ligação com o passado. No mínimo, ele pode realmente consumir os que estão planejado minuciosamente o futuro, devido à sua constante necessidade de encaixar novas descobertas em conceitos passados.

Devido às qualidades extravagantes de Aquário, ele experimenta todas as Fases Retrógradas. Incrivelmente curioso, ele procura conseguir tanta compreensão de tudo que, na realidade, esgota o frescor de tudo que é novo. Assim, ele torna o não-convencional velho antes do tempo. Quando o faz, ele está, sem saber, forçando a sociedade a aceitar o novo, acrescentando-lhe características de tradição, convencionalismo e, sim, até de tédio. Quanto mais peso ele acrescenta a tudo que é novo por desprezá-lo, mais a sociedade deseja possessivamente protegê-lo.

Assim, sua missão cármica é seguir os precursores do futuro e ser uma ponte entre tudo que eles descobrem e tudo que a humanidade precisa saber e usar agora.

SATURNO RETRÓGRADO EM PEIXES

Aqui, o indivíduo gasta a maior parte de seu tempo na Fase III do Processo Retrógrado, enquanto continua examinando detalhadamente a essência de seu passado. Ele acha seu fardo na vida mais pesado que o dos outros, e tende a se demorar em mágoas passadas muito tempo depois de tê-las enfrentado e superado. Faltando-lhe confiança, ele tende a desistir muito facilmente. A paciência que precisa para revelar sua criatividade sempre vem da inspiração de outros. Mas, a verdadeira aprovação que precisa é menos dos que estão ao seu redor do que de sua própria realização de seu senso interior de valor. Não sendo uma pessoa de surpreender o mundo, ele é bastante tímido em sua juventude. Quando crescer, entretanto, um poder interior começa a surgir da verdadeira essência de sua Alma.

Parte de sua vida é baseada na realidade de sua existência atual, mas a maior parte de seu ser interior já está formada antes desta vida. Ele realizou e superou muitos dos testes que os outros ainda têm que suportar. Como resultado, a falta de confiança sentida durante a juventude é substituída por um poderoso conhecimento interior e ele fica em contato mais próximo com sua Alma.

Carmicamente, ele está recorrendo à força interior que possui, a fim de lidar com o mundo exterior. Geralmente esta posição significa grande firmeza espiritual e a pessoa não tem que ser agressiva na vida para provar seu próprio valor. Muito da compreensão inerente à esta posição é não-verbal. O indivíduo não fala dos muitos caminhos nos quais ele sabe ser capaz de ajudar aos outros. Ele tem o dom da liderança interior que adquiriu numa vida anterior e esta é a fonte de muito de seu potencial criativo agora.

Saturno Retrógrado, por Martin Schulman.

SATURNO RETRÓGRADO SÍMBOLO ESOTÉRICO

 O símbolo de Saturno é formado pela Cruz e pela Meia-Lua. Aqui, a matéria e o lado da forma da vida precisam estar unidos, com o sincero desejo da Alma de expressar a si mesma. Assim, tudo que o indivíduo faz, ele cristaliza no que está acrescentando à natureza de sua Alma. O valor das coisas é visto pela própria Alma que precisa distinguir entre o que ela quer compartilhar e o que quer evitar. Como o indivíduo olha para a vida através de seu Saturno, ele pode ser sombrio e sério, mas o que está fazendo é refletir sobre a relação entre ideia e forma. Ele se preocupa com sua habilidade de ver quanto de sua Alma ele pode realmente expressar pela matéria. Assim, torna-se importante para ele examinar suas realizações como um reflexo de seu verdadeiro ser interior.

A natureza Retrógrada do planeta faz com que experimente muito deste reflexo, como uma luta interior entre a consciência de seus ideais, a sua praticabilidade e sua habilidade para viver de acordo com eles. Assim, para muitos, Saturno Retrógrado torna-se sua consciência e seu guia, combinando-se como um mediador entre o ser superior perfeito e o quanto ainda precisa aprender para viver aqui na Terra.

SATURNO RETRÓGRADO PERSONALIDADE

O indivíduo com Saturno Retrógrado leva muito a sério o que tem que completar, seja o que quer que tenha deixado de fazer em seu passado. Ele tende a querer voltar para trás a fim de preencher quaisquer lacunas no que ele precipitadamente considerou como acabado. Como tal, ele tende a ser pensativo e estável; às vezes ele pode parecer muito cauteloso ou muito moderado, mas qualquer restrição de sua parte é inteiramente baseada em sua necessidade de guardar a substância, para um uso intencional. Ele não acredita em desperdício ou em excessos, pois estes ele conheceu em outras vidas. Agora ele é profundamente grato por tudo que aprende ou recebe. Frequentemente ele se sente numa dívida interior para com Deus, que se manifesta como um poderoso sentimento de gratidão por tudo que vê ao seu redor.

Ele tenta ensinar os outros que são menos instruídos ou experientes. Contudo, fracassa se eles não estiveram em sua vida passada, que foi difícil, e por sua grande luta que agora lhe trouxe seu caminho de volta. Como resultado disto, existe uma maturidade incorporada em Saturno Retrógrado que não poderia ser atingida sem um grande esforço pessoal e sacrifício.

SATURNO RETRÓGRADO CARMA

Saturno Retrógrado sempre indica a continuação de um Carma de encarnações passadas. Qualquer que seja a lição, o indivíduo é muito vagaroso para concluí-la. Assim, nesta vida ele precisa carregar em sua alma o peso extra de uma vida anterior, para que, quando os dois finalmente se harmonizarem, haja prova suficiente para que ele compreenda totalmente sua verdadeira missão. Muito do que ele faz nesta vida é uma repetição daquilo que seu Saturno já simbolizava. Mas agora ele enfrenta circunstâncias e situações que são ligeiramente diferentes. A ação Retrógrada do planeta pode fazê-lo sentir sua força restritiva, principalmente se ele tentar fugir do peso de sua lição. Mas, se ele fluir com ela, compreendendo que através da paciente liderança que está recebendo ele será lentamente conduzido à identificação com algo mais elevado do que possa ter imaginado e pode verdadeiramente apreciar o funcionamento do lindo universo de Deus através deste planeta.

Saturno é o nosso professor, e, quando aparece Retrógrado, o indivíduo conheceu ensinamentos semelhantes antes desta vida. Enquanto os anos passam existe uma imensa quantidade de sabedoria que flui constantemente de Saturno Retrógrado.

De todos os planetas, é o mais natural e confortável em sua posição Retrógrada, pois oferece ao indivíduo uma espécie de segunda chance para se aperfeiçoar nas relações criadas entre sua alma, as circunstâncias com as quais se defrontou numa encarnação passada, e como estas foram compreendidas. Agora, sob a suave liderança de Saturno, ele é capaz de concretizar tudo que aprendeu no passado.

Júpiter Retrógrado nos Signos, por Martin Schulman.

JÚPITER RETRÓGRADO EM ÁRIES

Aqui o indivíduo está mais confortável na Fase I do Processo Retrógrado, onde a expansibilidade de Júpiter preenche a necessidade por expectativa futura. A dificuldade é que o indivíduo encontra cada nova situação com ideias preconcebidas de como ela será. Como resultado, ele tende a tentar controlar as circunstâncias de sua vida ao invés de fluir com cada nova experiência. Com esta posição há uma grande vontade de experimentar novamente o passado: enquanto o indivíduo acreditar estar indo para o futuro.

Frequentemente existe um forte senso de autointegridade que domina a maioria do pensamento. Isto é acompanhado por um grande espírito de liberdade num nível mais instintivo.
O indivíduo está lutando por autorespeito e tem tendência a julgar quem ele considera de menor valor moral do que ele mesmo. Ele pode se tornar dogmático no que diz respeito à identificação religiosa ou espiritual e algumas vezes comete o erro de classificar os indivíduos de acordo com as filosofias que estes se atribuem.

Ele possui uma inquietação interior que o impede a provar tudo que ainda não experimentou.

Ele também pode ser infantilmente ingênuo, não percebendo completamente a situação ou circunstância na qual está se jogando, Quando ele vê o quadro completo, frequentemente tem que recuar. Este tipo de comportamento é extremamente difícil no casamento pois oferece pouca estabilidade ao companheiro.

Carmicamente o indivíduo está aqui para aprender suas próprias verdades pessoais nos níveis mais básicos. Ele está continuando a lição de que ser honesto consigo mesmo é a chave para sua maior segurança.

JÚPITER RETRÓGRADO EM TOURO

Este indivíduo está mais confortável na Fase III do Processo Retrógrado, onde ele pode criticar tudo que acumulou na vida. Ele concentra muita energia provando que está sempre certo. Isto tende a lhe dificultar a adaptação ao modo de pensar de outras pessoas. Ele justifica continuamente seu comportamento e tende a se fixar em suas filosofias enquanto teimosamente se agarra a conceitos passados.

Muitas vezes ele ganha sua vida através de meios que agora são uma arte quase esquecida, tal como funileiro, sapateiro, gourmet ou encadernador.

Os outros o veem como tendo um problema pessoal relacionado às suas expectativas irrealistas da vida. É importante para ele se sentir dominante e ele se ilude de várias maneiras, desde que conserve o sentimento de estar no controle das circunstâncias em seu meio ambiente externo. Assim, ele vive num mundo que internalizou. E, como resultado, ele se ilude pensando que todo o controle sobre si mesmo é realmente seu controle sobre os outros. Ao mesmo tempo, enquanto pensa estar julgando os outros, na verdade está julgando a si mesmo.

Existe muita insatisfação a respeito do mundo material, pois o indivíduo continua pensando que deveria estar fazendo mais com sua vida do que realmente está. Assim, há uma tendência de pesar suas realizações em comparação com as das pessoas à sua volta e isto apenas faz com que fique mais difícil ele se encontrar. Ele alivia seu Carma quando aprende que as maiores verdades vêm a ele das maneiras mais naturais e apenas às vezes, quando não está tentando impressionar os outros ou se esforçando para isto.

JÚPITER RETRÓGRADO EM GÊMEOS

Esta é uma das posições mais difíceis para Júpiter Retrógrado, pois o indivíduo está sendo ensinado a unificar sua mente superior e inferior depois de vidas de conflito entre as duas. Ele está acostumado a basear suas filosofias de vida nas ideias de outras pessoas. Assim, aprendeu a se tornar inconscientemente afastado de sua própria verdade enquanto seus valores e ideias filosóficas tornam-se influenciados pelos que o cercam.

Ele absorve ideias de um indivíduo após outro sem compreender totalmente o que é verdade para si mesmo. Experimentando inquietação durante a Fase III do Processo Retrógrado, onde ele está assimilando as verdades dos outros, ele fica ansioso para partilhar toda informação que aprendeu para aqueles que vai conhecer.

Durante a Fase I distribui muita informação juntamente com informações falsas, porque ele não tem calma para separá-las para si mesmo.

Ele precisa aprender nesta vida a focalizar suas ideias e gostos e a observar como os outros os utilizam. Frequentemente ele é um observador das vidas alheias que fluem através dele. Isto provoca frustração, até que aprenda a se fixar numa perspectiva prática da vida, distinguindo quais as verdades expressadas pelos outros que deveria adotar e quais deveria desprezar como não sendo apropriadas. Mais do que tudo, ele precisa aprender a não forçar os outros a pensarem como ele, pois seu maior problema é a tendência a acreditar que suas atitudes funcionam melhor para os que ele pensa que precisa ensinar.

JÚPITER RETRÓGRADO EM CÂNCER

Aqui o indivíduo está mais à vontade na Fase III do Processo Retrógrado, na qual ele continua tentando reexpandir as qualidades infantis do seu passado. Ele passa pela vida com uma espécie de inocência, acreditando ser inexperiente. Assim, ele tem muita dificuldade durante sua vida adulta, pois viver no presente tende a arrancá-lo de um período de tempo que talvez tenha representado mais liberdade do que sua realidade atual. Seu conceito de verdade sempre foi mais emocional do que mental. E, como resultado, ele não reage bem à razão, mas, pelo contrário, tenta desenvolver todo seu conhecimento a partir de suas emoções. Isto tende a reenfatizar suas qualidades infantis.

Durante a vida adulta, há uma tendência a restringir as qualidades expansivas de Júpiter dentro dos limites de experiências passadas. Enquanto as energias do planeta tentam se expandir, o indivíduo sente a necessidade Canceriana de se fechar, Entretanto, o movimento Retrógrado de Júpiter empurra este conflito não somente para dentro como também para trás, para o passado. Assim, a pessoa passa por um conflito emocional e mental ao mesmo tempo. Suas lembranças frequentemente são exageradas, pois ele tenta corrigir todas as situações passadas nas quais ele não se expressou totalmente. E tende a repetir suas experiências, como se apenas pela repetição ele se tornasse mais confiante na correção da maneira como se conduziu no passado.

Todo seu conhecimento de vida passada em sua mente superior está sendo testado agora, enquanto lhe é pedido que viva este conhecimento em seu nível emocional. Assim, ele precisa aprender a acreditar sinceramente e a agir de acordo com suas próprias verdades.

JÚPITER RETRÓGRADO EM LEÃO

Aqui a Fase I representa a experiência mais confortável, pois o indivíduo pode incutir nos outros seu entusiasmo pela vida. Ao mesmo tempo, há uma tendência a ficar no autorgulho de tentar viver uma vida moralista.

Ele pode ser rude com os outros, muitas vezes interrompendo seus padrões de pensamento, desejando que o escutem. Este é o tipo de indivíduo que acredita poder ensinar a todos como viver. Ele gosta de acreditar que é nobre e que pode ter realmente vivido uma vida anterior, na qual desenvolveu esta característica, por defender alguma ideia ou princípio poderoso.
Ele gosta de sentir que tudo o que faz na vida simboliza o progresso. Como tal, ele continua se expandindo para aumentar a quantidade de tudo que pensa valer a pena. Sente-se atraído por tudo que pareça trazer uma recompensa. Sendo muito independente não aceita muito bem os conselhos dos outros, mas os ouve e algum dia, no futuro, perceberá as verdades que lhe foram ditas.

Um de seus pontos fracos é a pressa com que tira conclusões durante a Fase I, embora tenha que reavaliar seus julgamentos somente mais tarde. Isto acontece porque a natureza pessoal de Leão frequentemente bloqueia o conhecimento impessoal da mente superior de Júpiter. Esta pessoa pode estar menos em contato com sua verdadeira natureza do que pensa. Suas filosofias e sua visão da vida tendem a ser diferentes das dos que estão à sua volta e para ele é importante aprender que as coisas podem ser diferentes sem serem avaliadas como melhores ou piores. Quando o "ego" aumentado que tão frequentemente acompanha esta posição começa a diminuir, o indivíduo é capaz de experimentar uma das mais belas visões cósmicas do universo.

JÚPITER RETRÓGRADO EM VIRGEM

Com esta posição, um dos problemas mais difíceis com o qual o indivíduo tem que lidar é a falta de perspectiva. Muitos hipocondríacos têm Júpiter Retrógrado em Virgem. Existe um conflito entre o conhecimento íntimo da mente superior, adquirido em vidas anteriores, e as experiências da vida atual da realidade mundana. Ele tende a se fechar para não ver a imagem completa. Assim, ele enxerga partes do todo e chama de "todo" as partes que vê.

Nos relacionamentos com os outros ele é antes um escapista da intimidade do que aquele que busca o calor Jupiteriano. Seu idealismo é tão alto que é impossível para as pessoas viverem de acordo com as expectativas que ele tem a respeito delas. Ele passa pela vida com muitos ideais específicos que formam a cristalização abstrata do que ele está procurando. Como resultado, tende a ser rigoroso, consigo mesmo, bem como com os outros. Frequentemente considerando-se acima dos aspectos mais básicos da vida, ele desenvolve um ego espiritual aumentado. Pela pureza de seus ideais ele chega a acreditar interiormente que pode ser espiritualmente superior aos outros. É aí que cai numa armadilha, lutando contra suas necessidades e se isolando das realidades de sua existência.

Em encarnações passadas ele manobrou a si mesmo na construção de sistemas de crenças irrealistas com os quais tenta viver de acordo, agora. Ele alcançará a satisfação quando parar de tentar ser um símbolo para tudo que pensa que a humanidade espera de si mesma.

JÚPITER RETRÓGRADO EM LIBRA

Aqui o indivíduo se move entre as três Fases Retrógradas de acordo com as pessoas com quem está e as ideias com as quais é confrontado. Os conceitos de beleza e justiça foram tão congenitamente estabelecidos em encarnações anteriores que nem sempre expressa o que sente, se pensar que pode ferir outra pessoa. Se usada negativamente, esta posição pode estar trazendo hostilidade de uma vida anterior. Em muitos casos a identidade da mente superior não pertence verdadeiramente ao indivíduo, mas é um conjunto de ideias de todos que conheceu em seu passado. Quando se torna realmente consciente, ele perceberá que está representando os problemas das pessoas, esforçando-se muito ao procurar realizações que o ajudarão a resolver uma mistura de conflitos que, para começar, não eram seus.

Quando ele percebe isto, é capaz de desprender-se de tudo que anteriormente o incomodou. Então, ele começa a aprender que muito da inquietação que estava sentindo não era sua, mas, sim, os desejos de outros, de que ele resolvesse seus problemas. Quando confrontar seu próprio "ego" pessoal, aprenderá por que não apenas aceitou estes desejos, como realmente os atraiu.

Além disso, ele gosta de se colocar no lugar de outra pessoa para que, de tal ponto vantajoso, possa desenvolver uma visão mais equilibrada das coisas. Mas, quanto mais o faz, menos sabe o que realmente defende. Ele está prosseguindo num Carma de aprender a equilibrar sua mente superior ao invés de vacilar entre pontos de vista. Ele alcançará sua maior alegria quando for capaz de centralizar sua perspectiva a respeito da vida.

JÚPITER RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO

Aqui muito tempo é gasto na Fase I do Processo Retrógrado, pois o indivíduo tenta projetar, para os outros, o que acredita ser a verdade. Entretanto, este é o signo no qual a pessoa também está consciente de que o que se convenceu ser a verdade não é, de modo algum, a sua verdade. Assim, ele pode projetar o que superficialmente acredita ser adequadamente completo, embora ao mesmo tempo saiba que está experimentando uma compreensão mais profunda em outro nível.

Ele traz a esta vida memórias de lutas pela honra e, enquanto Vive seu Carma, ele se torna, nesta área, um teste para outras pessoas. Ele pode revelar o pior e o melhor em si mesmo e nos outros ao mesmo tempo. Isto faz com que seja um paradoxo singular, pois ele é alternadamente compreendido e mal compreendido, respeitado e degradado, amado e desprezado, por tudo que representa para outras pessoas. Sua vida é de constante transformação, pois cada dia simboliza novas oportunidades para lutar, o que o ajuda a ficar acima do ser inferior que ele agora vê, mas que ainda o prende na vida atual. Sendo muito extremista, ele defende o céu e o inferno ao mesmo tempo. Seus ideais são geralmente muito elevados, mas durante a primeira metade da vida ele tem dificuldade para arrancar sua mente superior para fora do intenso impulso sexual que trouxe consigo para esta vida.

Em qualquer nível, ele não é aquele a ser limitado, pois as profundezas para as quais ele vai geralmente são alcançadas sozinho e frequentemente é mal compreendido pelos outros. Ele precisa ter sua liberdade para explorar as regiões desconhecidas do universo, que continuam chamando-o.

JÚPITER RETRÓGRADO EM SAGITÁRIO

Aqui o indivíduo gosta da Fase I do Processo Retrógrado. Ele se sente ansioso para experimentar tudo o que o mundo tem a lhe oferecer e acha muito difícil sossegar. Sua mente superior é atraída por milhares de diferentes coisas ao mesmo tempo e ele tenta entender, simultaneamente, cada uma delas de um modo que não o afaste de todas as outras. Quando parece ser superficialmente fútil, ele pode ser profundamente profético, capaz de saber a essência de alguma coisa sem gastar muito tempo falando sobre ela.

Quando esta posição é usada em seu melhor potencial, o indivíduo está trazendo consigo muito do conhecimento universal vivido numa encarnação anterior. Geralmente ele tem um nível de energia elevado e sua inquietação mental faz com que queira espalhar este conhecimento onde quer que vá. Ao mesmo tempo ele tem o hábito de justificar sua própria honestidade e lhe é difícil ouvir conselhos dos outros. Ele não absorve ideias, mas aprende por experiência. Esta posição de Júpiter diminui o impulso sexual e também tende a deixar os relacionamentos num nível mais superficial. De todas as maneiras este é o indivíduo que gosta de pensar por si mesmo e, particularmente, durante a segunda metade da vida, não deseja ser limitado por pensamentos convencionais. Suas ideias a respeito de religião podem ser infinitamente profundas, mas raramente se adaptam às convenções e atividades de qualquer grupo, seita ou igreja. Seu Carma nesta vida é viver por seu próprio conhecimento. Ele precisa aprender a valorizar o que compreende dentro de si mesmo ao invés de testar os valores dos outros contra seus próprios ideais. Se ele se desenvolver, pode verdadeiramente ser um grande professor de todos os que sinceramente procuram a verdade.

JÚPITER RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO

Aqui o indivíduo experimenta um constante conflito entre as necessidades de Júpiter por expansão, entusiasmo e otimismo e as tendências de Capricórnio para a restrição, sobriedade e discrição. Assim, ele precisa atingir um equilíbrio entre estes dois extremos antes de alcançar a imensa sabedoria de que esta posição é capaz. Ele é muito feliz mais tarde na vida, quando compreende como voltar sua mente superior para valores verdadeiros.

Durante sua juventude ele frequentemente tenta agir como se fosse mais velho. Embora ele possa ser muito sábio, não lhe dão atenção senão mais tarde na vida. Em tipos negativos, esta posição pode ser muito materialista, especialmente quando outros aspectos do mapa sugerem muitas inseguranças pessoais. Mas quando usada em seu nível mais elevado, pode ser muito espiritual. O indivíduo pode ter forte insight religioso que desenvolveu em encarnações anteriores. Além disso, ele tem a habilidade de pesar as coisas até que finalmente elas são ponderadas a partir de uma perspectiva centrada. Em sua vida de ação, entretanto, ele experimenta uma vibração muito forte que o detém e o impulsiona e que nem sempre lhe permite fazer todas as coisas de que gostaria. Ele frequentemente se paralisa por considerar as coisas a um ponto em que está usando mais espaço do que realmente precisa. Neste sentido ele pode exagerar muito a importância das coisas por ver muito da vida como princípios sustentadores ou anuladores que ele acredita defender.

A Fase III do Processo Retrógrado é ressaltada aqui, pois o indivíduo está vivendo um Carma de aperfeiçoar a compreensão de si mesmo e do mundo à sua volta.

JÚPITER RETRÓGRADO EM AQUÁRIO

Aqui o indivíduo está mais confortável na Fase I, na qual está ansioso para experimentar o futuro. Ele quer saber tudo o que a sociedade tradicional ainda não explorou. Esta é uma posição muito agitada para Júpiter Retrógrado, pois o indivíduo é atraído para todos os diferentes caminhos que estão à sua frente, ao mesmo tempo. Ele é um idealista e uma pessoa que busca caminhos. Embora às vezes seja excessivamente zeloso, ele pode ser um grande colaborador para a evolução da humanidade.

Esta é uma posição ruim para o casamento, pois a pessoa acredita que precisa de sua liberdade para que sua mente superior possa atuar em seu melhor potencial. O que ele realmente precisa é de liberdade mental, mais do que física. E o impulso em direção a esta liberdade não vem de situações da vida atual, mas sim do seu instinto de vida passada de transcender fronteiras mentais e espirituais. Ele gosta de viver uma vida de entusiasmo e, ao mesmo tempo em que deseja ajudar a todos, ele afastará qualquer um que deprima seu espírito. Para esta pessoa é difícil voltar sua vida para uma única direção. Ele está mais confortável se movendo aqui e ali, com um objetivo variável. Seu Carma é utilizar sua sabedoria passada em experiências futuras. Para isto, ele viajará muito e encontrará novas pessoas de todas as posições sociais, através das quais pode repartir e expressar ser conhecimento. A natureza Retrógrada do planeta faz disto mais um processo de doar do que de receber, pois ele se permite muito menos receber do que deseja dar para os outros. Algumas pessoas com esta posição têm claustrofobia, pois tentam a todo custo conservar suas vidas livres de tudo que signifique laços.

No lado positivo, esta é uma das melhores posições para a busca do conhecimento superior.

JÚPITER RETRÓGRADO EM PEIXES

Aqui o indivíduo passa a maior parte de seu tempo na Fase III tentando absorver a sua verdade, do mundo à sua volta. Ele pode ser profundamente espiritual e místico, mas nem sempre diz o que sabe. Sente-se inclinado a gastar muito tempo classificando o mistério da vida, que ele percebe. Ele acha as pessoas difíceis de compreender. Numa encarnação passada talvez tenha estudado uma religião ou filosofia, pois, embora não possa explicar como sabe tudo que sabe, tem um profundo senso instintivo do verdadeiro significado da vida.

Entretanto, com tudo que sente, ele ainda experimenta conflitos entre sua harmonia cósmica e sua habilidade em se integrar com o resto da sociedade. Ele pode ser muito criativo se lhe for permitido fazer as coisas à sua maneira. Um de seus maiores problemas é aprender a parar de duvidar de si mesmo. Estudos do Misticismo Oriental, que comprovam o senso de não-envolvimento que ele sente, podem ajudá-lo a acreditar mais em si mesmo.

Ele está vivendo um Carma contínuo de aprender a não duvidar de si mesmo. Através do uso de sua mente superior, ele pode evitar todos os possíveis complicados detalhes que podem afastá-lo da essência de sua verdade.

Ele não gosta de julgar pessoas ou condições, pois sabe que nada do que pensa é realmente uma conclusão, mas simplesmente um caminho para outra ideia. A dificuldade aqui é que ele tende a não ter discriminação e lhe é difícil manter sua vida e as pessoas que fazem parte dela organizadas em sua mente. Sendo seu propósito mais universal do que pessoal, ele precisa de pessoas práticas e racionais em sua vida que ajam como estabilizadores.

Júpiter Retrógrado, por Martin Schulman.

JÚPITER RETRÓGRADO SÍMBOLO ESOTÉRICO

Júpiter, o grande doador benéfico, é simbolizado pela meia-lua da Alma elevando-se verticalmente do braço ocidental da Cruz da Matéria. Quando Matéria e Alma se combinam harmoniosamente, cada uma é capaz de realizar a outra. É interessante notar que o braço ocidental da Cruz é muito importante, pois o Ocidente sempre simboliza maturidade daquilo que se originou de seu nascimento no Oriente. No símbolo comum, a Cruz da Matéria aparece no lado oriental da meia-lua da Alma. Assim, o que o indivíduo materializou anteriormente na vida, mais tarde forma sua sabedoria.

Para Júpiter Retrógrado, o símbolo invertido mostra a meia-lua da Alma no leste levando a Cruz da Matéria para o oeste. Assim, o que o indivíduo sabe dentro de sua Alma logo cedo nesta vida (e como resultado de encarnações passadas) é o que sempre dá à luz ao que ele, mais tarde, experimenta na matéria. Isto pode fazer da experiência Retrógrada uma viagem altamente espiritual, se o indivíduo utilizá-la em seu melhor potencial. Em Júpiter Retrógrado, existe uma espécie de insistência incorruptível a respeito da verdade, uma vez que ela não depende tanto das mudanças na matéria, que frequentemente dominam os significados de tantas outras configurações planetárias. O indivíduo é livre para experimentar a si mesmo num nível mais puro do que se sua verdade dependesse de sua existência material.

Ao mesmo tempo, esta configuração provoca conflitos com o mundo exterior, pois o idealismo precede o aspecto prático. Uma afinidade natural pela verdade pura de Júpiter cria uma aversão pelas experiências mundanas de todo dia.

JÚPITER RETRÓGRADO PERSONALIDADE

O indivíduo com Júpiter Retrógrado é uma verdade viva em si mesmo. Suas ideias sobre certo e errado, a moralidade do mundo que ele percorre e a justiça das opiniões de outras pessoas têm pouco efeito sobre o que sente interiormente. Numa enorme tentativa para ser justo, esta pessoa desenvolve seu próprio e singular conjunto de padrões. Geralmente, estes vêm de experiências pessoais passadas, que aconteceram cedo nesta vida, bem como de outras encarnações, e necessariamente não refletem a consciência de massa tanto quanto a concepção particular do indivíduo a respeito do universo.

Ele é muito consciente de diferentes lugares e do quanto estes são parecidos uns com os outros. Ao mesmo tempo, tem consciência de diferentes níveis em sua maneira de pensar. Sendo sempre um estudioso da mente, ele procura experimentar uma riqueza abundante dentro de si mesmo que, espera, irá finalmente igualar as possibilidades que lhe são acessíveis no mundo exterior. Frequentemente isto lhe traz muita insatisfação, que se manifesta numa inquietação interior. Ele gosta de levar as coisas avante, agarrando a essência de uma ideia e relacionando-a à sua importância ao invés de com os detalhes necessários para colocá-la em prática.

Se bem aspectado, ele pode ser fortemente automotivado, mas tem que se prevenir para não tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Basicamente ele é um espírito livre. E, embora vá se adaptar aos ideais da sociedade que lhe são úteis, luta constantemente para conservar seu senso de individualidade.

Alguns com esta posição possuem grande sabedoria, chegando quase a uma habilidade profética. Calados, a menos que se fale com eles, podem em poucas palavras resumir a essência de extensos projetos minuciosos e complicados, que confundirão os outros numa profusão de trivialidades.

Por mais que o indivíduo seja capaz de ter consciência disto, sua intrínseca honestidade para consigo mesmo é uma de suas características mais importantes. Se mal aspectado, Júpiter Retrógrado pode fazer uma pessoa guardar rancores de encarnações passadas. Nestes casos, um desejo acabado há muito tempo, de acertar as contas, projeta-se outra vez em novas pessoas no presente. Felizmente, esta não é a regra e sim a exceção, pois Júpiter Retrógrado oferece ao indivíduo uma oportunidade para ver a si mesmo através de sua mente superior. Quando ele o faz, alguns de seus autoenvolvimentos pessoais dão lugar a uma compreensão mais impessoal e elevada. O desenvolvimento da riqueza no ser inferior finalmente precede o desejo de obter riquezas no mundo exterior.

JÚPITER RETRÓGRADO CARMA

O Carma em Júpiter Retrógrado sempre lida com a introspecção através da mente superior. O indivíduo precisa ser capaz de se justificar para si mesmo a fim de sentir que é verdadeiramente merecedor do respeito e da honra que Júpiter promete.

Em alguma encarnação anterior deve ter havido um grande respeito por algum princípio religioso ou espiritual que o indivíduo viu ser desrespeitado. Na vida atual ele se sente até mais determinado a reafirmar em sua mente o valor deste princípio. Ele tem que se prevenir para não julgar os outros, pois vê um mundo exterior vibrando com regras que ele não pode compreender. Contudo, ele deve ter paciência com os outros, se espera que ouçam a expressão de suas verdades interiores.

Em outro nível, existe uma tremenda quantidade de experiências de déjà-vu inerente ao Júpiter Retrógrado. Tempos e lugares do passado estão todos misturados num presente contínuo, de tal modo que, a qualquer momento ou em qualquer lugar, o indivíduo generaliza aquele tempo ou lugar para os tempos e lugares semelhantes que ele experimentou. Assim, sua consciência se expande através destas duas dimensões simultaneamente, e, muitas vezes, sem limites. Ele não sabe como restringir sua mente totalmente no interior até um foco perfeito. Pelo contrário, ele absorve de seu meio ambiente os símbolos de seus pensamentos, aprendendo finalmente que qualquer lugar é o lar e qualquer tempo é agora! Quanto mais estes símbolos exteriores representam as verdades que aprendeu numa vida anterior, mais confortável ele fica.