sábado, 26 de novembro de 2016

Vênus na 3ª Casa, por Howard Sasportas

Quem tem este posicionamento possui a habilidade de se comunicar facilmente, de maneira fluente e não impositiva se Vênus não estiver embaraçada por aspectos difíceis. Pessoas com esta posição são sensíveis às necessidades daqueles que as cercam, mesmo que algumas procurem apenas dizer aquilo que acham que vai agradar aos outros. As pessoas em geral acham fácil comunicar-se e "se abrir" com quem tem Vênus na 3ª, como se sentissem um ar de amorosa receptividade que este posicionamento concede. Há normalmente um orgulho e um gosto entre irmãos e irmãs e mesmo alguns benefícios através deles, embora certos aspectos a Vênus (como de Plutão, por exemplo) sugiram uma rivalidade entre eles e sogros, tios e primos ou necessidades incestuosas. A não ser que Vênus esteja mal aspectada, a experiência educacional vai ser bem desenvolvida. Há muitas vezes gosto por palavras, conhecimento e línguas ou a capacidade de expressar o self através de alguma forma de mediunidade artística. Saídas de fim de semana uma vez ou outra servem para dar alegria e prazer, e estas pessoas normalmente se ajustam com facilidade em diversas situações e ambientes.

Touro na 3ª Casa pode diminuir o processo de pensar, mas quando algo é aprendido tende a entranhar-se profundamente e a permanecer gravado. Seria mais fácil digerir a experiência através dos sentidos como algo "é sentido ou tocado" em vez de somente pensar a respeito. Libra na cúspide ou na 3ª Casa aumenta a habilidade de persuadir, de influenciar e de lidar com tato no ambiente imediato. Em nome da harmonia e da justiça, essas pessoas vão "pesar" o que os outros dizem ou fazem. Libra nesta posição pode ver beleza em algo que outra pessoa pode nem notar.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Vênus na 2ª Casa, por Howard Sasportas

Obviamente, Vênus nesta casa tem amor ao dinheiro não só pela segurança que traz mas porque permite ter tudo o que é bonito e valioso. As pessoas com esta posição alcançam um sentido de bem-estar rodeando-se com tudo o que consideram de bom gosto e "estiloso". Elas têm bom olho para a beleza física e material. Algumas podem evitar qualquer coisa considerada feia ou desarmoniosa enquanto uma mais finamente desenvolvida Vênus na 2ª Casa tem uma percepção interior para apreciar a beleza, a razão e o propósito de coisas que os outros podem desprezar.

Seus recursos inatos incluem um sentido de justiça e de tato diplomático. Elas têm uma queda para atrair aquilo de que precisam ou a que dão valor; desta forma, dinheiro, a menos que gastem extravagantemente, não deverá ser um grande problema. Uma renda poderia ser recebida através de profissões "venusianas": trabalhos artísticos, modelagem, venda ou marketing de beleza ou produtos de beleza, o serviço diplomático etc.

Touro na 2ª Casa às vezes é possessivo demais com pessoas e objetos. Normalmente há um profundo amor pela natureza, pelos confortos físicos e o lado sensual da vida, bem como praticidade em questões de dinheiro. Libra na 2ª avalia a gentileza, o refinamento e a amabilidade social. A classe e o refinamento pelo qual se satisfaz um apetite é mais importante que a quantidade em que é consumido. Libra na 2ª Casa tem maior preocupação quanto à justa e equitativa distribuição de dinheiro e posses do que Touro nesta posição, que está mais preocupado em ter bastante para si mesmo.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Vênus na 1ª Casa, por Howard Sasportas

Se entendemos a 1ª Casa como descrevendo a maneira pela qual melhor realizamos nossa especial e única identidade, então Vênus nesta posição sugere que a vida deve ser encarada de braços abertos. Uma necessidade natural de se relacionar com os outros, com sensibilidade, refinamento e boa vontade estão indicados aí. Embora se considerem a si mesmos harmoniosos e obsequiosos, existe o perigo de tentar ser tudo para todos e de se perderem. Vênus na 1' sugere que deveríamos amar e respeitar a nossos próprios selfs também.

Na verdade, um sentimento do próprio valor e da auto-estima é decisivo para amar e ver as outras pessoas mais claramente. Quando gostamos de nosso próprio valor, podemos saber o valor que os outros têm. Se aceitamos a nós mesmos, podemos mais facilmente aceitar aos outros. Quem tem Vênus nesta casa, se não aprender primeiro a se aceitar e a se amar poderá manipular os outros a fim de preencher esta lacuna. Como a coquete proverbial, saem à cata de mais elogios e atenção possíveis para provar seu valor. Algumas pessoas com Vênus na 1ª Casa nunca tiram o cinturão de Afrodite; elas dispõem de uma óbvia sedução que pode ser usada em benefício próprio. Elas podem mesmo ser decididamente traiçoeiras.

Vênus na 1ª Casa muitas vezes exibe uma beleza física ou um algo mais que atrai as pessoas. Elas podem literalmente incorporar as melhores qualidades do signo na qual se encontra a Vênus na 1ª Casa. Mesmo sem terem uma beleza tradicional, uma disposição de admiração vai fazê-los atraentes. Na lª Casa precisamos nos fazer notados. Os doces divertimentos de Vênus podem ser muito agradáveis mas, passados os limites, podem chegar à preguiça; alguém que senta e espera que as coisas cheguem a si. Se bem aspectado, este posicionamento é uma indicação de infância harmoniosa que favorece a pessoa com um positivo sentido de si mesma e uma visão otimista da vida.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Vênus, Touro e Libra através das Casas, por Howard Sasportas

O planeta Vênus associado à deusa romana do amor e da beleza que tem o mesmo nome, e à deusa grega Afrodite, simboliza o desejo de todos nós de união e relacionamento. Como a Lua, ele é, em termos junguianos, um princípio anima representando a necessidade de equilíbrio, harmonia, fusão e aconchego. Por casa, Vênus indica a esfera de experiência através da qual é possível alcançar, de uma forma mais natural, um sentido de paz, equilíbrio, bem-estar e satisfação. Nossa habilidade para apreciar, valorizar, amar e sermos amados é estimulada em seu domínio. É nesta posição que estamos mais agradáveis e abertos a agradar e onde mostramos nossa melhor classe, gosto e consideração pelos outros.

Isso soa bem, mas antes de correr para ver onde Vênus se encontra em seu mapa, tenha em mente que esta deusa tinha outros aspectos de sua natureza que eram menos agradáveis. Em primeiro lugar, não suportava quando a vida ou as pessoas não concordavam com sua idéia daquilo que deveriam ser. Por causa desta expectativa de perfeição e harmonia muito elevados, a casa de Vênus pode mostrar onde vamos sofrer algumas decepções e desilusões quando a vida falha em encontrar esses ideais. No entanto, motivados por essas insatisfações, Vênus poderia também indicar a região da vida na qual nos sentimos impelidos a fazer algo que fará o mundo (ou nós mesmos) ligeiramente mais verdadeiros, justos ou bonitos.

Outra coisa que Afrodite odiava era competição. Ela sujeitou a linda jovem mortal Psique a lições extremamente humilhantes, pois achava que Psique havia ultrapassado o grau de atenção, que deveria ser dispensado apenas a uma deusa, isto é, só a ela, Afrodite.

O mesmo aconteceu com Páris quando este teve que julgar qual das deusas era a mais bonita entre Afrodite, Atena e Hera. Sem o mínimo constrangimento, Afrodite influenciou sua opinião. Por casa, Vênus pode mostrar a área da vida na qual sentimos rivalidade ou inveja daqueles mais favorecidos do que nós. E também onde vamos usar de sedução, doces estratagemas e outros ardis para assegurar nossas aspirações. Afrodite usava um cinturão mágico que tinha o poder de encantar e escravizar os homens.

Como primeiro suborno para influenciar Páris a escolhê-la entre as deusas, ela lhe ofereceu a encantadora Helena como esposa. Não pareceu importante a Afrodite o fato de Helena ser casada; afinal, ganhar o concurso de beleza era mais importante. Como resultado, teve início a guerra de Tróia, que trouxe miséria e infelicidade à vida de milhares de pessoas. Afrodite (Vênus), a deusa do amor e da beleza, às vezes faz misérias da vida das pessoas.

Por fim, Afrodite funciona ocasionalmente como uma espécie de agente equilibrador. Por exemplo, ao encorajar seu filho Eros a atingir Plutão com uma de suas flechas, quase destruiu a vida da jovem Perséfone que ela achava inocente e virginal demais para seu próprio bem. Às vezes, um certo grau de pena, conflito ou sofrimento na casa de Vênus é necessário para nos colocar em melhor harmonia e equilíbrio, isso se tivermos nos inclinado demais numa só direção.

Vênus rege dois signos — Touro e Libra. Touro representa o lado mais terreno e sensual de Vênus. A casa que tem Touro é onde nós mais diretamente procuramos satisfazer os desejos de natureza física ou instintiva, apetites indulgentes como comida e sexo, e necessidades básicas como conforto e segurança. A casa de Libra, no entanto, é onde queremos realizar ideais românticos e estéticos de amor, justiça, simetria e fazer uma investigação pelo bem, e pela verdade da vida.

A casa em que se encontra Vênus influenciará qualquer casa que tenha Libra ou Touro na cúspide ou interceptado.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Mercúrio na 12ª Casa, por Howard Sasportas

Mercúrio não caminha exatamente para a 12ª Casa; ele "cai dentro" dela. E, como Alice, encontra-se num país estranho, deparando-se com coisas pavorosas, úteis e fascinantes.

Antes de mais nada, um Mercúrio de 12ª Casa tenta fazer uma ponte entre as mentes consciente e inconsciente a fim de integrar no conhecimento consciente aquilo que opera nas ocultas profundezas da psique. Isso envolve um processo duplo. Primeiro, quem tem este posicionamento precisa aventurar-se nos reinos imaginários do inconsciente embora não escolham dar este primeiro passo; mas isso não importa. Aquilo que está oculto, mais cedo ou mais tarde vai aparecer para pegá-los. Segundo, uma vez dentro deste reino, têm de olhar ao seu redor, anotar tudo que vêem e depois voltar. Se eles ficam presos ali, esquecendo-se de voltar ou incapazes de fazê-lo, então outra pessoa deve ser chamada para salvá-los.

O que significa tudo isso? Quem tem Mercúrio nesta posição, através da introspecção, da busca da alma, da psicoterapia, da boa literatura ou da interpretação de sonhos, tem necessidade de explorar o inconsciente para descobrir o que os faz vibrar. Dependendo dos aspectos de Mercúrio, uma parte daquilo que está guardado ali vai ser útil e produtivo e vai valer a pena trazê-lo à superfície. No entanto, alguma coisa terá que ser peneirada ou coada e escolhida, especialmente impressões aprendidas e reminiscências do passado que, sejam elas lembradas conscientemente ou não, distorcem e obscurecem como sendo uma interpretação de informações recebidas no presente. A fim de ver o que se encontra à sua frente de uma forma mais clara, eles terão de fazer uma limpeza nos despojos do começo da vida (ou seria de vidas anteriores?) que confundem sua percepção e conhecimento imediatos.

Lixo não coletado, depois de um certo tempo, começa a cheirar mal. Se eles não pegarem uma parte desses detritos e a converterem em adubo, a ação solvente que a 12ª Casa tem, em qualquer planeta que se encontre nela, começa a ter efeito: neste caso, a mente (Mercúrio) entra em colapso. Eu disse que, se Mercúrio não se aprofunda, tudo o que está ali no fundo aflora e o apanha. Mercúrio na 12ã Casa pode ocasionalmente sofrer pensamentos intrusos de natureza obsessiva e perturbadora. Se ele está mal aspectado, poderia resultar numa paranóia e num medo de que os outros estejam tramando algo contra eles. Pessoas e fatos inocentes serão distorcidos para dar ênfase a estas fantasias.

Planetas na 12ª Casa não conhecem seus limites. O problema de Mercúrio nesta posição é: "Afinal, de quem é esta mente?" Uma abertura a pensamentos e correntes ocultas no ar dificulta saber quais são seus próprios pensamentos e quais os que pertencem aos outros. Na verdade, algumas pessoas com Mercúrio na 12ª podem ser tão temerosas de "perder a cabeça" que compensam isso sendo super-racionais, somente acreditando naquilo que pode ser estatisticamente provado ou testado. Este posicionamento também dá uma mente dissimulada que oculta aquilo que pensa dos outros. No entanto, se Mercúrio não está muito mal aspectado, há habilidades psíquicas, uma imaginação viva e um acesso à sabedoria acumulada do passado.

O imaginativo autor que ganhou o Prêmio Pulitzer, Ernest Hemingway, nasceu com Mercúrio em Leão na 12ª Casa regendo Virgem no Ascendente e Gêmeos na cúspide da 10ª, a casa da carreira. O produtor e ator de cinema Orson Welles é outro brilhante talento com enorme imaginação; ele nasceu com Mercúrio em Touro na 12ª, em sextil exato com Júpiter em Peixes na 10ª. O muitas vezes divinamente inspirado ator, lorde Olivier, também tem Mercúrio na 12ª, regendo Gêmeos no Ascendente e Virgem na cúspide da 5ª Casa, a da auto-expressão criativa.

Conheci algumas pessoas com Mercúrio na 12ª inseguras a respeito de suas habilidades mentais. Pode ser que elas entendam muito mais do que consigam exprimir em palavras ou tenham dificuldades de aprendizado ou educação. Inversamente, as que têm Mercúrio nesta posição às vezes são envolvidas em ajudar outras com problemas de fala, de leitura, de audição ou de mobilidade. Seja qual for o planeta que se encontre na 12ª Casa, ele não está ali apenas para a nossa ruína ou destruição; podemos muitas vezes usar essas energias para ajudar ou servir aos outros. É possível que haja sacrifícios a fazer por irmãos ou irmãs, ou então algo inusitado no relacionamento com eles.

Fala-se da 12ª Casa como a "casa da auto-sustentação" ou da autodestruição. Mercúrio nesta posição poderia significar que pensamentos negativos tendem a ser o fundamento de muitos problemas, e, neste caso, aprender a usar a mente e a imaginação de uma forma mais positiva poderia ser exatamente o ingrediente necessário para transformar obstáculos em bênçãos.

Gêmeos na cúspide da 12ª adverte que os pensamentos claros podem ser obscurecidos por complexos emocionais inconscientes a serem examinados. O lado positivo é que pode normalmente "botar para fora" suas dificuldades ou, como Ulisses, sair de situações difíceis através de artimanhas e espertezas. Virgem na cúspide da 12ª é dada a pensamentos compulsivos de obsessão. Com medo de parecerem bobas ou aloucadas, pessoas com esta posição demonstram ter receio de relaxar e se deixar ir. Muitas vezes fazem julgamentos rígidos demais sobre seus ideais de perfeição e se refugiam em sentimentos de inadequação. Esta sensibilidade a tudo o que é fraco ou defeituoso (imperfeito) pode ser transformada e usada para se ajudar a si mesmo ou a outros onde seja mais necessário.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Mercúrio na 11ª Casa, por Howard Sasportas

Atenção ao self e à vida em geral se expande através de amizades e grupos de contato se Mercúrio está na 11ª. Em vez de só querer algo sozinho, Mercúrio aqui aumenta seu conhecimento vendo outras pessoas que têm os mesmos interesses. Por exemplo, você pode estudar astrologia sozinho em casa, com alguns livros, ou pode se juntar a outras pessoas que se interessem pelo assunto. Agindo assim, pelas atitudes, ponto de vista e experiências de outras pessoas neste campo, você aumenta seu campo de ação e avaliação. Insinuações oportunas podem ser compartilhadas e suas próprias opiniões ventiladas: "Ah sim, eu não tinha visto isso antes, mas você sempre considera esses aspectos?..." Problemas com Mercúrio nesta casa poderiam indicar transtornos no comunicar-se ou no entendimento com grupos.

Mercúrio na 11ª também se liga a organizações que promovam uma crença, um conceito ou uma causa comuns. Uma voz se transforma em muitas, um grupo de pessoas pensando em algo é mais poderoso do que uma só pessoa pensando o mesmo. É possível que os pensamentos de Mercúrio se detenham nas maneiras como a sociedade pode ser melhorada ou avançada. Mercúrio na 11ª sente como que um parentesco mental com outros membros do grupo e às vezes atua como porta-voz do grupo. Aí, mais uma vez eles podem ser os tais com quem todo mundo conta para poder trocar uma idéia. A natureza do próprio grupo pode ser "mercurial", — clubes de debates, sociedades de escritores ou grupos de trabalho em rede de operações que liguem ou refiram uma pessoa ou um grupo a outro(s).

Muito disso se aplica às amizades. Se Mercúrio é projetado nos companheiros, quem tem este posicionamento pode procurar um amigo para pensar e tomar decisões por ele. Ou também um amigo pode ser uma pessoa em quem não se possa confiar, fofoqueiro ou o tipo de pessoa que diz uma coisa e faz outra. Um irmão ou uma irmã pode ser seu melhor amigo, ou um amigo é querido como um irmão ou uma irmã.

A 11ª Casa é a casa de metas e objetivos, e Gêmeos em sua cúspide pode ter alguma dificuldade em escolher determinada meta ou em saber em qual se fixar. Vacilantes, aquilo que acreditam querer num dia pode não ser aquilo que pensam querer no dia seguinte. Em grupos, Gêmeos faz amigos muito facilmente e sempre tem muito que dizer. Virgem nesta casa é mais discriminativa na escolha de grupos ou amigos; no entanto, uma vez escolhidos acha mais fácil manter um relacionamento prolongado. As metas e os objetivos são alcançados passo a passo e de uma maneira mais lógica do que Gêmeos neste campo. Virgem oferece serviços práticos a seus amigos e a organizações com os quais se associa.

domingo, 20 de novembro de 2016

Mercúrio na 10ª Casa (Gêmeos e Virgem no Meio-do-Céu), por Howard Sasportas

As qualidades e princípios associados a Mercúrio são normalmente refletidos na escolha da carreira quando ele se encontra na 10ª Casa. O trabalho pode ser de escrever, ensinar, imprimir, conferenciar, vender, estar ligado à mídia, a telecomunicações, a habilidades secretariais ou administrativas, à destreza manual e ao transporte de bens ou pessoas de um lugar para outro. Enquanto procuram uma carreira e perseguem ambições profissionais, eles podem aprender a respeito de si mesmos e do ambiente ao seu redor. Quem tem este posicionamento gosta de parecer brilhante, inteligente e capaz, e vai querer ser lembrado por essas qualidades.

Se a 10ª Casa significa a mãe, então Mercúrio é a imagem dela. Se ela era vista como esperta e articuladora, a criança tenta imitar esses traços e desenvolvê-los em si mesma. A mãe pode ter enfatizado a importância de uma boa educação e a necessidade de ser inteligente e expressivo na vida. Ela também pode ter sido sentida como fraca e mutável, nem sempre presente, como se seu corpo estivesse ali mas sua mente em outro lugar. Eu tenho visto maus aspectos a Mercúrio na 10ª Casa em mapas de pessoas cujas mães eram mentalmente instáveis. Quando assediado de aspectos duros, este posicionamento pode também significar problemas de comunicação entre os pais e a criança e dificuldades em se entender e gostar um do outro.

Gêmeos na cúspide da 10ª Casa indica mais de uma importante carreira na vida. O trabalho pode estar vinculado a parentes próximos ou sogros. Às vezes, pode haver duas pessoas que fizeram o papel da mãe. Virgem na 10ª Casa enfatiza um orgulho na impecabilidade ou exatidão de seu trabalho. Nesse caso, a mãe pode ter sido apreciada como muito trabalhadora, crítica e ordenada, dependendo dos aspectos que Mercúrio recebe.