sábado, 28 de janeiro de 2017

Netuno e Peixes através das Casas, por Howard Sasportas

O planeta Netuno é associado ao deus romano do mesmo nome e ao deus grego Posídon. Personificando a água, Posídon era o deus dos mares, dos lagos, dos rios e das correntes subterrâneas. Embora morando num vasto palácio no fundo do oceano, ele se ressentia da soberania de Zeus e ansiava por mais posses terrenas. Posídon disputou a Ática com Atena e perdeu; batalhou por Argólida com Hera, sem sucesso, e não conseguiu capturar Egina de Zeus. Cheio de raiva e desesperado, ele inundou as terras que não ganhou ou secou seus rios por vingança. Como Posídon (Netuno), nossas emoções voláteis muitas vezes anseiam por coisas que não podemos ter.

O elemento astrológico Água, associado ao campo dos sentimentos, age como Posídon de outros modos. Quando ele emergiu dos mares, uma ou duas coisas aconteceram. Às vezes a água à sua volta se abria calma e magnífica. Em outras, no entanto, sua aparição significava tempestades indômitas e vendavais furiosos. Do mesmo modo, quando nossos sentimentos chegam à superfície, eles podem ser plenos e divinamente inspirados, ou podem passar por cima de nós como a onda de uma maré alta.

O planeta Netuno, como a Lua e Vênus, é outra energia da anima, representando a parte de nós que se funde, se adapta, reflete e procura unir-se com os outros. Enquanto a Mãe Lua ganha identidade refletindo o outro, enquanto a charmosa Vênus dá com a intenção de receber um pouco de volta, o nobre Netuno quer perder a própria identidade imergindo com algo maior que ele mesmo.

Enquanto a tarefa maior do ego isolado (Saturno) é a autopreservação, o planeta Netuno simboliza a ânsia de dissolver as fronteiras do self separado e vivenciar a unidade com o resto da vida. Já encontramos esses dois princípios na discussão geral da 12ª Casa, e, se bem lembramos, eles não são os melhores amigos. Na verdade, Saturno (representando o princípio estruturante do ego) temeroso de ser destruído por Netuno, devorou-o ao nascer. Para muitos, a idéia da desintegração da identidade individual é atemorizante, e eles vão relegar Netuno — o desejo de religação com a totalidade da vida - para o inconsciente. Mas (tomando de empréstimo a analogia de Liz Greene) tudo o que é atirado no porão tem um jeito de se esconder debaixo da casa e aparecer bem na frente dela. Se Netuno é suprimido, ele não desaparece; pelo contrário, ele se disfarça e acaba se enrascando em nós como uma cobra. Na casa de Netuno, podemos "criar" involuntariamente circunstâncias para as quais não temos outra alternativa a não ser sacrificar nossos desejos pessoais, obedecendo a forças que não podemos mudar nem aliviar. Desta maneira, o nosso ego individual é despojado de seu sentimento todo-poderoso de superioridade e de isolamento. Purificados, somos bem-vindos aos braços de algo maior do que nós mesmos.

Na verdade, Júpiter foi quem salvou Netuno da tirania de Saturno; o desejo do ego individual de se expandir (Júpiter) pode eventualmente enfraquecer seu próprio isolamento, permitindo a Netuno ficar livre. Deste modo, muitas pessoas, em vez de temer a desintegração do ego, o encorajam ativamente, tentando conseguir a expansão e a felicidade associadas a uma existência sem limitações. Isso pode ser construtivamente alcançado através da meditação, da fé e do respeito, da criatividade artística e da devoção abnegada a outra pessoa e à causa; ou pode ser alcançado de uma maneira mais perigosa através das drogas, do álcool e de uma desenfreada entrega às paixões.

Algumas pessoas, lembrando-se vagamente do paraliso perdido, procuram o paraíso na Terra, na casa de Netuno. Na crença de que Netuno deveria dar-nos tudo, podemos colocar grandes esperanças nas questões sob o seu domínio, como se nossa própria redenção estivesse ali. Tendo barganhado nada menos do que o êxtase absoluto, ficamos invariavelmente desapontados quando o mundo exterior não nos fornece esses bens. Feridos e amargurados, vamos olhar para outros lados em busca de conforto — muitas vezes no bar da esquina ou no divã do analista. No entanto, para alguns de nós, a desilusão vinculada ao fato de não obtermos de Netuno o que desejamos é um marco de entrada para uma outra dimensão de experiência; em vez de ficar procurando a nossa felicidade apenas em realidades exteriores da vida, voltamos nossa atenção para o nosso interior. E eventualmente podemos descobrir que a felicidade que estávamos procurando já se encontrava ali, dentro de nós, escondida no indestrutível palácio de ouro de Netuno dentro do mar.

Isso levou Júpiter a salvar Netuno, e muitas vezes, na casa em que Netuno se encontra, procuramos um salvador. Fazendo-nos de vítimas ou de coitados (ao mesmo tempo recusando responsabilidades e esforço pessoal) esperamos que alguém apareça para tomar conta dessa área da vida para nós. No entanto, algumas pessoas invertem essa dinâmica e tentam ser o salvador dos outros neste domínio. Diferentemente de Saturno, isso não é feito por causa de algum tipo de pressão, mas bem mais por um sentimento de simpatia pela dor alheia. Em alguns casos, podemos mesmo nos tornar uma encarnação viva de uma espécie de imagem ou ideal popular na esfera de Netuno - algo como um novo deus ou deusa, ou um superstar, para escândalo público ou como um conveniente bode expiatório.

Como bem se pode imaginar sobre um deus dos mares, Netuno é bem escorregadio. Algo que estejamos procurando nessa área da vida pode escapar-nos misteriosamente. Muitas vezes, em vez de encarar os fatos, agimos como Blanche Dubois e criamos a ilusão de que tudo está maravilhoso. Podemos escolher ver apenas aquilo que serve de amparo à nossa fantasia. Mais cedo ou mais tarde, a realidade, provavelmente, cairá sobre nós. Ali, mais uma vez, ou não; nunca podemos ter certeza de nada com Netuno.

Netuno é associado com as coisas do mundo etérico, que não podem necessariamente ser compreendidas, medidas ou vistas. Ele é a essência da forma em vez da forma em si mesma. Através da casa de Netuno é possível vislumbrar um estado de consciência mais alto ou alterado, uma visão do infinito e da eternidade e de tudo que transcende os limites normais de espaço e tempo. Em outro nível, mostra onde estamos perenemente confusos, vagos e incertos a respeito de nossas intenções e metas, ou inclinados a seguir a correnteza e flutuar com qualquer coisa que apareça. Se (como acredita Netuno) tudo é uma única coisa, então, não importa o que aconteça. De qualquer maneira, isso não deveria fazer muita diferença para nós.

Duas figuras associadas com Netuno são Dioniso e Cristo. Ambos pregaram a renúncia à identidade separada e a necessidade de mesclar-se a algo divino. Dioniso reuniu um grupo de seguidores e, com a ajuda dos efeitos intoxicantes do vinho, eles eram transportados, via sentimentos e êxtase, a um outro reino. Obviamente, para as realidades mundanas da vida eles simplesmente se abandonavam a algo maior que o self, não se incomodando se seus carros estão estacionados numa dupla faixa amarela ou se deveriam estar em casa colocando o jantar na mesa para seus maridos. Nesse sentido, transcendiam o tempo, os limites e a forma.

Cristo é considerado por alguns como o "Mestre Netuniano". Ao mesmo tempo vítima e salvador, ele ensinou "a entrega" do self ao espírito. A instituição — ego-consciente normal — achou difícil reconhecer tanto Cristo como Dioniso como deuses. Ambos sofreram formas de desmembramento. Ambos morreram para renascer. A posição de casa de Netuno é onde podemos compartilhar, de certa maneira, a experiência dessas divindades. Nesse domínio, é possível nos esfacelarmos de modo a podermos nos unir novamente de maneira diferente, abrindo-nos para algo que está por trás do ego. Atitudes de boa vontade, de aceitação e de fé ajudam. Às vezes, na casa de Netuno, não temos outras escolhas viáveis.

Peixes na cúspide ou contido numa casa é semelhante a Netuno nesta posição. A casa que tem Netuno influenciará qualquer casa em que Peixes se encontre. Por exemplo, Marilyn Monroe nasceu com Netuno na 1ª Casa e Peixes na cúspide da 8ª Casa. Ela veio a simbolizar uma imagem idealizada da sexualidade feminina (Peixes na 8ª) e sacrificou muito de sua própria identidade neste processo (Netuno na 1ª Casa, a casa do self).

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Urano na 12ª Casa, por Howard Sasportas

A 12ª Casa representa o mar coletivo do qual todos emergimos. Quem tem Urano na 12ª Casa precisa tomar uma respiração profunda e mergulhar nele, não esquecendo de levar consigo seu melhor equipamento de mergulho e seus aparelhos de pesquisas. Através da exploração do inconsciente é possível que ganhem novamente um sentido de continuidade com processos evolucionários e históricos, vislumbrando os modelos vigentes nos quais baseiam suas vidas. Isso não vale para todo mundo, mas, esteja Urano na casa que estiver, temos de nos arriscar e ser diferentes.

Pessoas com Urano na 12ª Casa podem abordar o reino do inconsciente de uma maneira inventiva, original e intuitiva. Eles têm acesso ao depósito da sabedoria ancestral da mente — experiências ocorridas no passado e herdadas através das gerações anteriores. Alguns encontram a chave para abrir este tesouro através das drogas, outros através da meditação ou de qualquer forma de expressão artística que lhes permita "sintonizar" esses antigos discos de experiência.

A filosofia e a psicologia radical de R. D. Laing formam uma das mais claras exposições a respeito do que significa um Urano na 12ª Casa. Laing, que nasceu com Urano em Áries na 12ª, regente de Aquário na cúspide da 12ª escreveu que "a necessidade de saber quem se é parece ser a mais profundamente arraigada na humanidade" .4 Cético sobre quase todas as instituições sociais existentes (a família inclusive), ele acredita que o estado místico de consciência é a única salvação possível para a pessoa oprimida. Ele enfatiza que, se as pessoas pudessem ir fundo em suas psicoses inconscientes, por seus próprios meios e medindo seus passos, elas eventualmente retornariam de suas regressões recompensadas e mais íntegras. Nesta base, estabeleceu suas próprias casas de repouso (Urano em Áries na 12ª) - nas quais as pessoas podem sair numa "viagem para dentro do self.

O dr. Arthur Janov, nascido com Urano em Peixes na 12ª Casa, regente de Aquário na cúspide da 11ª Casa, é outro famoso e controvertido psicólogo. Como Laing, ele também estabeleceu suas próprias casas de repouso (clínicas). No Janov's Primai Therapy Institute de Los Angeles, as pessoas são encorajadas a mergulhar fundo em seus inconscientes (12ª) e a livrarem-se das penosas experiências da primeira infância. Durante a terapia primordial, os pacientes são ajudados a sentir aquilo que estavam assustados demais para sentir quando da primeira experiência. Ao ligar novamente e ao descarregar a dor armazenada na psique, eles tentam se libertar de tensões e sintomas que carregaram consigo durante muitos anos. Novamente, como Laing, o princípio é que, liberando o que está inconsciente (Urano na 12ª), a pessoa pode ser renovada e libertada.

Urano na 12ª Casa também pode propiciar uma forte harmonização em relação a movimentos dentro da coletividade, muitas vezes antes que se manifestem verdadeiramente (a 12ª Casa contém a semente do futuro, bem como os resíduos do passado). Numa coleção de seus ensaios sobre os planetas exteriores e seus ciclos, Liz Greene afirma que Urano nesta casa muitas vezes tem "um enorme interesse em movimentos políticos e ideologias, mas de modo quase compulsivo como oposição ao reflexivo".6 Adolf Hitler, nascido com Urano em Libra na 12ª Casa regente de Aquário na cúspide da 4ª (a pátria natal) é um dos casos apontados. Sua visão não era racional nem logicamente pensada, mas "apareceu na sua mente com força total".7 Urano ouve um ruído surdo de algo antes mesmo que ele ocorra.

Do que tenho observado, se Urano está bem aspectado na 12ª Casa, estas pessoas têm um monte de bons conselhos para oferecer aos outros, como se o insigth e o conhecimento estivessem sempre à mão. No entanto, se Urano tem muitos maus aspectos, então sua visão às vezes é prejudicada por suas próprias neuroses e complexos pessoais. Estes terão que ser "limpados" antes que os benefícios positivos desse posicionamento sejam sentidos. Eles também estão sujeitos a serem tirados de seu curso por sentimentos negativos na atmosfera. Sem levar em conta os aspectos de Urano, há, muitas vezes, um interesse pela parapsicologia e pelo espiritualismo.

Uma profunda relutância em abandonar a própria independência pode tornar difícil para eles o estabelecer-se e criar raízes. Uma parte deles pode querer desesperadamente conseguir intimidade e segurança mas, de algum modo, dão um jeito para que isso não aconteça. Explorar as próprias motivações inconscientes pode libertá-los desse enigma e ajuda a aliviar um enorme sentimento de solidão e isolamento.

Alguns ingressam em sociedades secretas ou se engajam em trabalhos "por trás dos bastidores" para grupos. Eles podem se afiliar a instituições de natureza progressista ou pouco comum. Atuando como canais através dos quais novas idéias e tendências são estabelecidas, podem revolucionar ou romper os trabalhos de qualquer instituição com que estejam envolvidos.

Períodos de confinamento ou de carceragem tendem a produzir efeitos surpreendentes. Nos poucos casos que vi, eles não tinham notado uma necessidade temporária de se retirar da vida e conseqüentemente, atraíram "acidentes" ou doenças que os forçaram a fazê-lo. Súbitos revezes de destino são possíveis: algo que parece agourento ou ameaçador pode ser completamente diferente daquilo que esperam e vice-versa.

Poderia ser proveitoso perguntar se algo estranho talvez tenha acontecido à mãe durante o período de gestação; de alguma maneira, isso pode ter sido impresso na psique do embrião em desenvolvimento.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Urano na 11ª Casa, por Howard Sasportas

Poderosamente posicionado em seu próprio domicílio, Urano na 11ª Casa pode expandir o conceito de ser parte de um grupo de maiores dimensões. Seu dever principal tem longo alcance: aumentar sua identidade individual para aí incluir todas as criaturas vivas. Essa meta pode nunca ser completamente atingida, mas é gratificante o simples esforço por consegui-la.

Afinal, os que têm Urano nesta casa são capazes de ter um sentimento de parentesco para com toda a raça humana. Em vez de ver o mundo apenas como um amontoado de pessoas e nações se atacando e acusando mutuamente, eles têm a habilidade de ver o planeta como uma família que tenta resolver seus problemas e conflitos. A diferença entre essas duas perspectivas é sutil mas profunda.

Quem tem Urano na 11ª Casa deve procurar outros com quem possa se juntar para seguir esta meta comum. Geralmente somos amigos de vizinhos ou de pessoas que conhecemos no trabalho, mas pessoas com Urano nesta casa sentem-se mais ligadas àqueles com quem partilham a mesma visão de mundo. Tais pessoas não precisam estar geograficamente juntas uma da outra para fazerem parte do mesmo grupo. O que importa é que se dediquem aos mesmos ideais e objetivos. Alguém disse certa vez que "o grupo é o self do altruísmo", e isso é muito verdadeiro para Urano (ou para Netuno) na 11ª Casa. Obviamente, muitas pessoas com Urano na 11ª Casa nunca irão enxergar isso desta maneira; no entanto, essas possibilidades existem para quem tem este posicionamento.

Geralmente, Urano na 11ª Casa gosta de se misturar com pessoas bem-pensantes, seja num grupo de cientistas ou de astrólogos. Eles podem servir a uma "função uraniana" dentro de qualquer grupo, apresentando idéias radicais ou desafiadoras, fazendo o papel de advogado do diabo ou brigando com outros membros para tornar o debate mais emocionante. Se Urano está mal aspectado, eles podem pregar idéias revolucionárias capazes de serem duras demais e até drásticas. Pode até sair do grupo com outros membros do mesmo grupo em defesa de seus princípios. Como Marte na 11ª Casa, em determinado nível Urano pode ser ambivalente num grupo. Eles gostam de compartilhar e de fazer parte de algo maior; no entanto, sentem-se ameaçados por perderem sua individualidade e liberdade neste processo.

Em nível pessoal, geralmente têm fortes sentimentos sobre o significado de amizade e esperam que os outros também sintam o mesmo. Às vezes, seus elevados ideais podem ser pouco realistas, dado o lado mais egoísta e instintivo da natureza humana. Este posicionamento pode indicar amigos que servem como importantes catalisadores para mudanças. Do mesmo modo, eles poderiam ser os agentes que trazem novas experiências para os amigos. Algumas pessoas com Urano na 11ª Casa podem ter fascinação por pessoas ligeiramente excêntricas que expressam partes de suas naturezas que quem tem este posicionamento não nota em si mesmo. As vezes elas têm diferentes tipos de amizades que não poderiam se misturar facilmente.

Suas metas e objetivos de vida tendem a mudar radicalmente num curto espaço de tempo, como se acordassem um dia com uma nova visão daquilo que deveriam seguir.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Urano na 10ª Casa (Aquário no Meio-do-Céu), por Howard Sasportas

Os que têm Urano na 10ª Casa sentem necessidade de contribuir com algo original e progressista para a sociedade. Não querem ser vistos como medíocres, mas como forças de mutação, de rebelião, de inovação. Por ser a 10ª Casa o domínio natural de Capricórnio, existe a capacidade de canalizar suas novas idéias ou intuições por veículos concretos. Muitas vezes, eles mantêm opiniões políticas bastante liberais ou mesmo radicais. Karl Marx, que inspirou outros com sua visão de um novo mundo, nasceu com Urano em Sagitário na 109 Casa regendo Aquário no Ascendente. O gênio artístico e talentoso inventor Michelangelo nasceu com Urano em Escorpião na 10ª Casa regendo Aquário na 29 Casa. Disraeli, o único judeu que já foi primeiro-ministro da Inglaterra, tinha Urano na 10ª. Com Aquário na cúspide da 39 Casa, ele era notado pelo seu esmero no falar e no vestir, e também escreveu alguns romances.

Conheci algumas pessoas com esse posicionamento que saíram de empregos por não concordarem com o modo como as coisas eram feitas. Outros, com que cruzei, mudavam constantemente de trabalho, procurando algo mais significativo para fazer. Como Urano na mitologia, eles destroem suas criações e começam de novo. Edmond Rostand, o autor de Cyrano de Bergerac (Urano em Câncer na 10ª Casa regente de Aquário na 5ª), primeiro foi advogado, depois jornalista, para finalmente se tornar poeta e autor teatral. Às vezes os que têm Urano na 10ª Casa têm empregos muito estranhos. (Uma mulher com este posicionamento dirigiu um projeto de pesquisa sobre os efeitos da dança e de uma dieta com muita proteína na gordura do corpo de mulheres.) O que pode acontecer é que uma manhã eles acordam com uma revelação que torna seu trabalho atual obsoleto. As vezes, acontecimentos que parecem fora de controle rompem o status quo da carreira. Novamente, se não tomarem conhecimento de sua impaciência ou da necessidade de uma mudança nesta área, podem de certo modo provocar as coisas para que isso aconteça. Outros simplesmente cairão direto nas tendências em voga, tendências que desviam ou alteram o curso de sua direção, tais como a prolixidade ou as mudanças da carreira política.

A mãe poderá ser vista à luz de Urano. Então ela será excêntrica ou de algum modo não convencional. Ela pode ter tido interesses outros que interferiram com seu papel de mãe, ou se sentiu enganada por um dos pais. O filho pode ter sentido algum tipo de impaciência nela, como se a mãe quisesse estar em outro lugar. Se a mãe era muito estranha, o filho pode ter sido forçado a se desenvolver de um modo mais independente, não sendo capaz de confiar na mãe como a maioria das crianças o faz. Primeiro, as crianças se ressentem disso, mas, mais tarde ficam agradecidas por terem tido a chance de crescerem livres, o que lhes permitiu aprender como enfrentar o mundo por si mesmas. Às vezes a mãe é convencional por fora, mas por dentro está louca por se livrar desta convenção. As crianças sentem isso e mais tarde "vivenciam" os desejos irrealizados da mãe — elas evitam cuidadosamente serem cercadas por carinho maternal ou responsabilidade familiar em demasia. Às vezes, mães uranianas sentem-se culpadas pela falta de típicos instintos maternais, esquecendo seus bons traços; amando sem serem sufocantes, elas refletem e representam para os filhos o livre pensar. Mulheres com Urano na 10ª Casa podem ser mais felizes criando os filhos depois de terem satisfeito algumas de suas necessidades de contribuir com a sociedade.

Urano na 10ª Casa é semelhante a Aquário nesta posição. Com Aquário no Meio-do-Céu, é necessário um trabalho que beneficie o maior número possível de pessoas e que permita e dê oportunidade para que o lado inventivo e idealista da natureza da pessoa venha à tona.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Urano na 9ª Casa, por Howard Sasportas

Urano está sempre procurando "a verdade", e a melhor casa para fazê-lo é a 9ª, o domicílio natural de Sagitário. Em vez de aderir a abordagens tradicionais ou ortodoxas, eles de maneira muito independente encontram significativas posturas de crenças ou de sistemas filosóficos pelos quais ordenam a vida. Mas, segundo a verdadeira maneira de ser de Urano, eles vão continuar destruindo sistemas que criaram para descobrir ou experimentar novos sistemas eventualmente mais amplos ou mais completos.

A imagem de Deus pode ser interpretada à semelhança de Urano — o céu estrelado — vasto e muito difícil de entender. Ainda assim, mesmo havendo leis que guiem o movimento dos planetas, em algum lugar dentro dessa imensidão deve existir um sistema. (Einstein que tinha Aquário na cúspide da 9ª Casa, observou: "Não posso acreditar que Deus jogue dados com o cosmos".) Quem tem Urano mal aspectado poderia, em certas ocasiões, aderir a cultos bastante excêntricos ou fantásticos. Abstrata demais, sua filosofia pode não se traduzir facilmente na vida de cada dia. Ocasionalmente, eles tendem a ter flashes ou vislumbres daquilo que acreditam ser os trabalhos da mente Divina ou Universal. Lois Rodden dá o mapa de Guy Ballard com Urano em Leão na 9ª Casa em quadratura com Plutão em Touro na 6ª Casa. Ballard fundou um movimento religioso chamado "Poderoso eu sou" e, segundo notícias, recebia mensagens dos "Mestres Altíssimos" e vislumbrava suas vidas anteriores até sete mil anos antes. Um uso mais terreno deste posicionamento é mostrado no mapa de Mohandas Gandhi, com Urano em Câncer na 9ª Casa regendo Aquário no Fundo-do-Céu (a pátria natal). Na base de sua filosofia fortemente sentida (Urano na 9ª Casa), ele liderou seu povo do colonialismo à liberdade (Urano rege Aquário na 4ª Casa). O sábio profundo e místico Krishnamurti, nasceu com Urano em Virgem na 9ª Casa regendo um ascendente aquariano. O interessante é que ele prega que o povo deveria encontrar a verdade por si mesmo (Urano de 9ª Casa rege a 1ª Casa do self) em vez de tentar seguir os ensinamentos de qualquer guru ou seita em particular.

Muitas vezes os que têm Urano na 9ª Casa sustentam idéias progressistas no campo da educação. Eles podem procurar uma alternativa em vez de uma estrutura acadêmica tradicional — tal como um programa de estudo independente; podem optar por uma mudança abrupta no curso de seus estudos. Um Urano de 9ª Casa tende a trazer novas idéias, conceitos e intuições em qualquer campo.

É possível que experiências inesperadas e inusitadas aconteçam no trabalho. Ao visitar outros países, eles podem encontrar pessoas ou idéias que os despertem e os levem a romper as velhas estruturas. Mesmo algum parente próximo pode ser o catalisador que inspire novas visões.

Se Urano não está muito mal aspectado, eles terão, provavelmente, uma fantástica visão intuitiva para futuras tendências, como se pudessem sentir o pulso da sociedade. O escritor de ficção científica Júlio Verne, que muitas vezes antecipava os acontecimentos do futuro, nasceu com Urano em Capricórnio na 9ª Casa.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Urano na 8ª Casa, por Howard Sasportas

A 8ª Casa, o domínio natural de Escorpião, produz o tipo de emoções e sentimentos muitas vezes despertados pelo êxtase e a agonia do amor — a luxúria da paixão, o ciúme, a raiva, a inveja, a possessividade e a vingança. Urano tenta chegar a essa esfera de modo um pouco diferente do que as pessoas em geral. Muitas vezes, os que têm Urano na 8ª Casa são compelidos por uma necessidade de se libertar das restrições da natureza básica instintiva e a superar o fato de serem retidos por essas emoções. Eles podem se expor continuamente a situações que os desafiem a se elevar e a desenvolver um afastamento de tais instintos primitivos, a fim de forjar uma compreensão mais ampla e mais tolerante do que tais sentimentos sujos permitem; por exemplo, o conceito de um casamento comunal ou mesmo a troca de marido ou de esposa. Em alguns casos, eles podem tentar esse tipo de liberalidade e falhar terrivelmente.

Da mesma maneira, eles podem procurar expressar a natureza instintiva de outras formas, além do simples propósito de unir e procriar. Conseqüentemente, a reputação deste posicionamento implica um certo grau de curiosidade e de experimentação sexual. Outros podem querer encontrar técnicas e sistemas que lhes permitam transcender o campo do desejo libidinoso através do redirecionamento do desejo sexual para outras áreas.

Em casos que tenho visto, Urano na 8ª Casa se alterna entre os extremos da paixão excessiva e da frieza desumana. Por exemplo, quando acreditam fervorosamente numa causa, eles podem não pensar duas vezes em colocar uma bomba numa grande loja se isso ajudar. Adolf Eichmann, o nazista responsável pelo extermínio de milhões de judeus, nasceu com Urano em Capricórnio na 8ª Casa, regendo a 11ª Casa, a das metas e dos objetivos. Outro nazista enforcado por atrozes crimes de guerra, Joachim von Ribbentrop, tinha Urano em Escorpião na 8ª Casa, regendo um ascendente aquariano.

Quem tem Urano na 8ª Casa muitas vezes deseja sondar além do plano superficial da existência para descobrir as mais sutis leis da natureza que operam na vida. Astrologia, psicologia, alquimia, o oculto, o mágico, a física subatômica ou a química moderna, tudo isso é de seu interesse. Um homem que literalmente explorou as possibilidades da potencialidade de transformação e de explosão da mais profunda camada de vida foi Enrico Fermi. Nascido com Urano em Sagitário (o signo dos exploradores) na 8ª Casa, ele não só descobriu a divisão do urânio como também produziu a primeira reação nuclear em cadeia. Por linhas similares, Urano na 8ª Casa pode ser fascinado pela morte, e tentar entendê-la num quadro menos tradicional. Experiências psíquicas e telepáticas não são estranhas a pessoas com Urano nesta casa, embora algumas possam não ter muito controle sobre elas quando ocorrem.

Num nível mais mundano, súbitas reviravoltas de destino tendem a acontecer através do casamento, de heranças ou de sociedades de negócios. Certas fases da vida podem terminar de forma súbita e irreversível; de uma noite para outra, um capítulo se encerra e outro começa, ou um acontecimento imprevisto altera drasticamente a direção que a pessoa seguia.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Urano na 7ª Casa, por Howard Sasportas

A atitude diante de relacionamentos vai muito além de tudo o que é convencional se Urano está na 1ª Casa. Enquanto muitas pessoas mantêm um relacionamento por necessidade de segurança ou por sentido do dever, quem tem Urano aqui vai achar difícil suportar um relacionamento sem vida ou acabado só por esses motivos. Se uma relação não é criativa, divertida, aberta e honesta, ele pode rompê-la para tentar encontrar algo melhor.

Um dos parceiros ou ambos podem querer mais espaço e liberdade do que os encontrados num casamento típico ou numa união íntima. Em vez de entrar apenas na categoria de parceiros, eles precisam de outros interesses além do relacionamento, dos quais recebem um sentido de identidade e de vitalidade.

Se quem tem este posicionamento não é o primeiro a manifestar as ansiedades de Urano, ele pode atrair ou selecionar parceiros que façam isso por ele. Se ele não toma conhecimento de suas inquietações ou da necessidade de uma estrutura menos convencional, então pode forçar a outra pessoa a alterar, de algum modo, o estado de coisas. A regra geral de Urano em qualquer casa é a de que, quanto mais conhecimento tomamos de sua presença ali e quanto mais interiorizamos sua natureza, menos as situações exteriores desabarão sobre nós.

Problemas ocorrem quando planetas que por natureza desejam ardentemente segurança, conveniência ou intimidade — tais como a Lua, Vênus ou Saturno — estão em mau aspecto em relação a um Urano na 7ª Casa. Em tais casos, um lado da pessoa anseia pela intimidade e segurança de um relacionamento, enquanto o outro tem medo de perder sua individualidade própria ou de ser preso demais por uma relação. Com Júpiter nesta casa, uma solução possível é encontrar um parceiro com os mesmos conflitos, mantendo então um conhecimento do dilema, abrindo e estruturando o relacionamento de acordo com ele. Um ambiente no qual as duas pessoas possam trocar e discutir livremente seus sentimentos e humores, sem que a outra os tome como uma ameaça pessoal, poderá facilitar esse arranjo. Eles terão de reconhecer que cada pessoa é um indivíduo à parte, e não apenas alguém que existe somente para realizar aquilo que uma ou outra pessoa lhe pede em determinado momento. Obviamente, um bom grau de maturidade vai ser necessário para conseguir isso, e seus melhores relacionamentos, em geral, acontecem quando ficam mais velhos e sabem mais a respeito de si mesmos e da vida em geral.

Quem tem Urano na 7ª Casa às vezes recebe revelações e passa por súbitas mudanças na aparência e na atitude, o que torna as relações presentes obsoletas. São buscadas novas relações que reflitam a mudança do estado mental. Em geral, há periodicamente uma necessidade de reestimular ou de revigorar uma relação que existe normalmente quando Urano é acionado por progressão ou trânsito.

A 7ª Casa descreve aquilo que procuramos no parceiro, bem como qualidades que podem estar latentes ou não reveladas em nós mesmos. Quem tem Urano ali procura um parceiro bem original, espiritualizado, dinâmico, inventivo, mágico e carismático — alguém que o acorde e lhe ofereça mudanças e novos horizontes. No entanto, uma pessoa dessa natureza não é bem o tipo capaz de proporcionar um bom grau de estabilidade e segurança a um relacionamento.

Nossa sociedade exerce muita pressão sobre as pessoas para se casarem — a tal ponto que os que não são casados ou que não têm uma relação íntima convencional podem sentir que existe algo terrivelmente errado com eles. Os que levam uma vida celibatária podem ter de se lembrar constantemente de que são ótimos, tenham ou não um relacionamento. A 1ª Casa também está ligada à vida social em geral, e os princípios de Urano são aplicados aqui indicando possivelmente aqueles que são destinados a trazer novas idéias e rupturas para a sociedade em geral, em virtude de seus trabalhos ou pelo que são.

A atriz Elizabeth Taylor nasceu com Urano em Àries na 7ª Casa regendo Aquário na cúspide da 5ª Casa. Os casamentos rompidos e seus começos e fins repentinos revelam a mão de Urano. Talvez, em alguns casos, ela tente sem sucesso aplicar as estruturas tradicionais de um casamento com empenho excessivo em relação a qualquer pessoa com quem esteja romanticamente (5ª) envolvida, em vez de respeitar a maneira aberta com que Urano gosta de agir.