sábado, 17 de dezembro de 2016

Marte na 11ª Casa, por Howard Sasportas

Na 11ª Casa, uma ativa participação com amigos, grupos e organizações cria vazão para a paixão, a energia e afirmação de Marte. Os aspectos a Marte nesta casa, portanto, revelarão somente o tanto que esses envolvimentos são bem-vindos.

Marte, a essência da iniciativa pessoal fica curiosamente posicionado na 11ª Casa, a casa do pensamento grupai. Enquanto um Marte na 11ª Casa pode enaltecer a retórica do trabalho em equipe e a cooperação até ficar com a cara vermelha, muitas vezes ele tem sérias dificuldades em ajustar ou compromissar suas próprias idéias fortes com a opinião dos outros. Enquanto a amistosa Vênus une e harmoniza sem maiores problemas em nome da paz e do amor, Marte preocupa-se em impor seus modos a despeito de tudo. Bom velho Marte, doido por uma briga, como sempre, e, neste caso, escolhendo uma das casas mais apropriadas para encontrá-la.

Marte na 11ª Casa representa um dilema inerente a todos nós. Por natureza, somos seres sociais (11ª) e ainda assim temos um forte sentimento que tem necessidade de impor nossa identidade como indivíduos autônomos (Marte). Formamos grupos com base em interesses, ideais e ansiedades comuns, mas é justamente nesses grupos, em que há uma maior identificação entre seus membros, que aparecem as mais amargas disputas. (A Igreja cristã em seus primórdios, por exemplo.) Tão logo ficamos intimamente identificados, nossa autonomia é ameaçada e temos necessidade de saltar fora, de nos diferenciarmos e quebrar os vínculos naturalmente. E Marte, escolado na arte da agressão e da auto-afirmação, é justamente o homem certo para essa finalidade. Afinal, o truque de Marte na 11ª é unir-se aos outros num propósito comum, sem perder sua individualidade.

Marte na 11ª Casa sabe também interpretar outros papéis. Quem tem este posicionamento, muitas vezes tem habilidade para levar um grupo à ação. Inversamente, sendo membro de um grupo ou de uma multidão, isso pode dar a Marte a justificativa exata e necessária para fazer algo que nunca se permitiria fazer por si só. Nesse sentido, Marte na 11ª pode deslocar a responsabilidade pessoal para o grupo. Quem tem Marte nesta casa pode abraçar uma causa que, julga, vai melhorar a sociedade de alguma maneira ou defender os pobres. É preciso tomar cuidado para que esta cruzada não seja feita de modo tão beligerante que faça mais mal do que bem.

As possíveis interpretações de Marte em relação a grupos também se aplicam a amizades pessoais. Marte pode ser o primeiro a correr em defesa de um amigo, mas em nome da autonomia ele também pode ser o primeiro a atacar ou a romper com essa mesma pessoa. Algumas pessoas com esse posicionamento podem tentar dirigir e acompanhar exageradamente a vida de seus amigos, enquanto outras acusarão os amigos de tentar manipulá-las e comandá-las.

Se bem aspectado, Marte na 11ª é normalmente bastante claro em realizar suas metas e objetivos de vida. Ocorrerão problemas se Júpiter ou particularmente Netuno obscurecerem o julgamento, influenciando Marte a anseios irreais ou desperdiçando suas energias improdutivamente. Saturno e Plutão fazendo aspecto com Marte na 11ª Casa podem também colocar obstáculos que Marte terá de vencer à sua maneira.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Marte na 10ª Casa (Áries no Meio-do-Céu), por Howard Sasportas

Marte na 10ª Casa é um dos mais ambiciosos de todos os posicionamentos encontrados. Ele tem uma necessidade de ser visto como poderoso, forte e pretensioso, e é possível que seja escolhida uma carreira que realce essas qualidades. Quem tem este posicionamento quer ser lembrado como alguém digno de atenção — honrado, se possível, mas só se não houver outro jeito. Exemplos de Marte na 10ª Casa incluem Tracy Austin, a jogadora americana de tênis com Marte em Leão na 10ª Casa regendo Áries na cúspide da 6ª, claro posicionamento para alguém estimado por suas proezas atléticas; e Roman Polansky, com Marte em Libra na 10ª, mais conhecido por seus malfadados relacionamentos do que por seu talento criativo. Em alguns casos, a ambição de Marte transforma-se numa subida para o alto ou numa situação em que os meios justificam os fins: John Mitchell, do gabinete de Nixon, um dos indiciados no caso Watergate, tem Marte em Gêmeos (o signo da comunicação) nesta casa.

Se a 10ª Casa é tomada pela mãe (ou pelo parente responsável), os princípios arquetípicos simbolizados por Marte deverão passar de alguma maneira entre ela e o rebento que tem esse posicionamento. Visto sob um ângulo positivo, a mãe poderia ter sido vivida como dominadora e poderosa, moldando desse modo o filho como um ser forte no mundo. Posicionamentos difíceis a Marte, no entanto, sugerem uma relação mais turbulenta. A mãe pode ter sido vista como eficiente e controvertida e, por isso, a criança pode ter crescido repugnando seu poder e temendo sua fúria. Mais tarde na vida, a maneira pela qual a pessoa se relaciona com o mundo vai ser influenciada pelas primeiras experiências que teve com a mãe. O mundo é visto como um lugar no qual é preciso lutar para ficar, ou uma posição de autonomia é procurada para não limitar-se mais a esse papel subserviente. Em algum estágio da vida, as crianças com este posicionamento poderão ter que brigar com a mãe para se livrarem de seu controle. Alguns chegam ao ponto de inverter os papéis e acabam mandando na vida de suas mães. Problemas com superiores e autoridades em geral são patentes com Marte na 10ª Casa. Áries no Meio-do-Céu ou na 10ª Casa é semelhante a Marte nesta posição. Nesse caso, a casa em que Marte se encontra revelará mais a respeito dos tipos de qualidades que a pessoa mostra ao público. Recomenda-se um trabalho que permita ter iniciativa, liderança e um bom grau de autonomia.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Marte na 9ª Casa, por Howard Sasportas

Nós podemos achar que existe aqui a possibilidade de respirar um pouco de ar fresco quando entramos nos domínios da 9ª — a casa da religião, da filosofia, das grandes viagens e da educação superior. Mas a história mostrou que em muitos acontecimentos este é o mais contundente e sangrento campo de batalha dentre todos.

Com Marte na 9ª, Deus não é apenas buscado, mas caçado. Quem tem este posicionamento normalmente persegue e tem crenças filosóficas e religiosas muito fortes. Acreditando que sua versão da verdade é a única, podem promovê-la e defendê-la com o zelo de um cruzado. E alguns até perguntarão por que não deveriam fazê-lo uma vez que ela é provavelmente formulada de tal maneira a apoiar e justificar seus mais profundos desejos e paixões na vida. Embora a imagem de Deus possa ser má e vingativa, Ele é provavelmente bastante casto em sua representação para entender e é indulgente em certas ocasiões em que eles têm de quebrar as suas regras. Para alguns com este posicionamento, Deus chega mesmo a aceitar assassinatos, raptos e pilhagens, contanto que tais coisas sejam feitas em Seu nome. Deste modo, algumas pessoas com Marte na 9ª são culpados de deslocar a responsabilidade de seus próprios atos cruéis atribuindo-os a Deus. Em geral, antes de tomar qualquer atitude, eles gostam de ter a justificativa de uma lei maior que os apoie.

Outros até podem expressar este Marte na 9ª Casa tendo raiva do próprio Deus. Como Tevya em Um violinista no telhado, eles levantam os punhos para o céu ou vão mais longe e ficam ensinando a Deus como fazer as coisas.

Muitas vezes existe uma grande vontade de viajar, e, às vezes, eles "pegam o chapéu e se mandam" num impulso de momento. Uma mulher com Marte nesta casa pode desenvolver uma poderosa atração por homens estrangeiros, ou por alguém que se ofereça para ampliar seus horizontes de alguma maneira. Assim também pode haver paixão por uma certa cultura.

Marte na 9ª também influirá na esfera da educação superior. Um enorme conhecimento de um ou dois assuntos dá-lhes um sentido de poder e autoridade. Marte pode ser projetado numa instituição de ensino superior ou num certo professor com o qual vão se indispor e brigar.

A carreira que oferece a oportunidade de pregar — tal como escrever, ensinar, publicar ou serem ministros de Deus — vai atrair os que têm Marte nesta casa. Os Gauquelin encontraram Marte proeminente na 9ª em mapas de campeões esportivos, altos executivos, líderes militares e médicos.

Finalmente, num nível mais mundano, Marte pode descrever algo a respeito dos relacionamentos com parentes próximos. Este, como a proverbial sogra, fala por si só.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Marte na 8ª Casa, por Howard Sasportas

Quem tem Marte na 8ª Casa vive empenhado em empreendimentos associados nos quais dão e recebem tudo o que podem. Normalmente, há uma nuança sutil em Marte nesta casa, maior que em seus outros domínios, embora o pesadão Ares grego possa evidenciar sua característica impetuosidade entrando rapidamente em negócios financeiros ma1ªconcebidos. Algumas pessoas com Marte na 8ª Casa ganharão um senso de honra e virtude ficando ao lado de suas mais arraigadas crenças e tentando desafiar e converter outros a partilharem dos mesmos méritos. Outras, com Marte na 8ª, julgam o processo de se apropriar de valores e posses de outra pessoa muito mais gratificante e sedutor. Um aspecto difícil em Marte poderia indicar brigas com o parceiro de casamento sobre bens comuns, batalhas a respeito de legados e heranças, problemas com fiscais de impostos, e conflitos com sócios em negócios de lucro rápido, sendo assim aconselhável muita precaução nesta área.

Mas é numa arena mais íntima, a do quarto de dormir, que um Marte de 8ª Casa se expõe mais claramente. Sua paixão é forte mas a expressão sexual pode ser bem mais do que apenas um alívio para as tensões físicas acumuladas: para muitos, o sexo é uma competição, e Marte está firmemente determinado a ser o vencedor. Novamente, podemos entender melhor essas pessoas se lembrarmos que ao agir dessa maneira estão tentando afirmar e definir sua identidade e poder. O princípio do Sol nos distingue dos outros, mas temos que ter Marte para provar nossa opinião; e, na 8ª Casa, seja esta opinião dada ou recebida, Marte aqui gosta de sabê-lo. Pensando um pouco a este respeito, não é difícil chegar àquilo que há a mais no gosto sexual particular de uma pessoa além daquilo que se vê nos olhos e, feliz ou infelizmente para alguns, Marte na 8ª Casa pode pôr para fora sua agressividade no quarto de dormir. Devido à culpa ou à ambivalência, Marte na 8ª Casa apela para seu segundo grito de batalha favorito: "Eles me obrigaram a fazê-lo", acusando outros de forçá-los a situações que de alguma forma ajudaram a tramar.

Encontrando isso nos outros ou através de seu próprio self, quem tem Marte na 8ª Casa muitas vezes descobre e tem de combater com emoções obscuras do cego desejo, da inveja, da avidez, do ciúme etc. A necessidade ou a habilidade de transmutar esses ardentes sentimentos em expressões mais construtivas depende em grande parte dos aspectos recebidos por Marte. Se Marte está mal aspectado por outros planetas é normalmente mais urgente que seu lado bruto e primordial seja canalizado de outras maneiras.

Às vezes existe um interesse fervoroso pelo esotérico e pelo oculto. Cuidados deveriam ser tomados com experiências ou explorações de mediunidade na natureza: correm o perigo de projetar sua própria raiva e agressão contra algo "de fora" e depois tentar provar a quantidade renegada como girando ao seu redor e perseguindo-o. No entanto, Marte não pode ser chamado de um esconderijo; na 8ª Casa ele tem uma espécie de habilidade quase detetivesca para provar sutil e persistentemente aquilo que está escondido ou é secreto. Se os que têm este posicionamento sentem algo errado ou convidativo numa pessoa ou numa situação importante, para o bem ou para o mal, eles não são facilmente capazes de deixar escapar em paz.

O Escorpião Dylan Thomas escreveu: "Não entre calmamente nesta boa noite." Na morte ou na transformação da natureza física ou psicológica, Marte na 8ª segue normalmente este conselho.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Marte na 7ª Casa, por Howard Sasportas

Nesta casa, Marte mostra a área de vida na qual devemos ter ação e decisão. Na 7ª, isso dá vida a uma forte necessidade de definir a identidade e ganhar um sentido de poder através de relacionamentos com os outros. Vi muitas instâncias deste posicionamento em mapas de homens e mulheres jovens que correram acidentalmente para um casamento - muitas vezes inspirados pelo primeiro gosto da paixão sexual ou parcialmente motivados pelo desejo de escapar das restrições de um ambiente familiar difícil ou opressivo. Através do casamento acreditam que vão se achar em seu próprio direito. Na maioria das vezes, o que descobrem é que substituíram uma forma de tirania por outra. A atração sexual inicial pode desaparecer e o jogo de poderes continua.

Algumas pessoas com este posicionamento parecem tão fortes que assustam aos outros. Inversamente, elas podem ser atraentes a alguém com óbvias qualidades marcianas — o intrépido, honrado e dinâmico herói ou heroína que pode livrá-los do fardo de tomar suas próprias decisões na vida. Depois de algum tempo, eles podem tornar-se ressentidos e com raiva da maneira autoritária da outra pessoa, e tentar retomar o poder antes tão voluntariamente oferecido. Mas não é justo condenar Marte na 1ª só porque seus relacionamentos são repletos de brigas e altercações, embora algumas pessoas pareçam florescer bastante bem numa dieta de foguetório. Existem muitos exemplos de Marte nesta casa que se manifestam em relacionamentos muito vivos e estimulantes onde os parceiros positivamente "partem para cima" do outro, mesmo permitindo que o companheiro mantenha sua liberdade pessoal. No entanto, eles correm o risco de levar esta agressão para além daqueles que lhes são chegados e caros e sem muita sutileza incitando outras pessoas à raiva, conjurando-os assim, com uma justificável desculpa, a descarregar a sua. Quem tem Marte na 7ª Casa também parece ter necessidade de uma constante afirmação de seu valor aos olhos de outras pessoas. No entanto, eles são capazes de ser os primeiros a se levantar e a defender os outros se acreditam que ele ou ela está sendo acusado(a) injustamente.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Marte na 6ª Casa, por Howard Sasportas

A possível manifestação de Marte na 6ª Casa pode ficar mais clara se compararmos e contrastarmos os modos como o grego Ares e o romano Marte enfrentariam os assuntos a ela pertinentes.

Primeiro, imagine Ares preparando um ataque a serviço da casa. Em dez minutos ele teria zumbido por todos os cômodos e por quase todos os cantos o mais rápido possível fazendo o que pode para não cair por cima de tudo. Seu dito poderia ser: "Qualquer serviço que tenha de ser feito, é melhor que seja feito rapidamente." Ou, depois de haver perdido mais uma batalha para sua irmã Atena, ele pode imediatamente sacar de sua raiva de 6ª Casa e furiosamente limpar o chão da cozinha, gritar com a empregada ou dar um chute no cachorro.

Ares teria se esfalfado. Além de ficar exausto, continuamente procurando uma e outra coisa, ele poderia atrair incidentes devido a estouvamentos ou discórdias internas.

Embora não seja igual a Ares, se ele guarda sua raiva é provável que sofra regularmente de dores de cabeça ou dirija essa agressão contra seu próprio corpo. (Com o planeta Marte na 6ª, sentimentos e impulsos são registrados de maneira muito forte no corpo e têm de achar alguma forma de expressão, caso contrário verifica-se um curto-circuito ou um fusível se queima.)

É claro que Ares seria o bacana do escritório. Sem conseguir tolerar alguém mandando nele, provavelmente mostraria uma tendência a passar por cima de colegas; por isso é preferível que ele tenha um trabalho independente.

Contrastando terrivelmente, o Marte romano lida com os assuntos da 6ª Casa de uma maneira muito diferente. Vendo cada pequena coisa que faz como um reflexo de quem ele é ficaria fastidiosamente orgulhoso em seu trabalho, atentando para os mínimos detalhes. Preocupado em conseguir independência e auto-suficiência nos assuntos diários ele saudaria a oportunidade de aprender novidades e teria grande satisfação em concluir obras que o desafiassem.

Embora possa tornar-se por vezes obsessivo a respeito do bom funcionamento do seu corpo, muita energia seria dirigida para manter e cuidar dele. Ele reconhece o corpo como veículo através do qual pode se expressar e provar seu poder, e é natural que queira mantê-lo em bom estado.

Lembrando um pouco sua face grega e devido à arraigada crença de que algo deve ser feito, o Marte romano (na 6ª) pode ter dificuldades e ser impaciente com colegas de trabalho, embora, em certas situações, um esforço conjunto tende a ser estimulante. Mas, em geral, Marte na 6ª gosta de comandar o espetáculo sozinho. Ele poderia, no entanto, brigar pelos direitos de seus trabalhadores ou proteger um colega que ele acha estar sendo maltratado. Marte na 6ª pode também proteger os direitos de grupos de animais.

Em geral, um Marte bem aspectado na 6ª Casa tende a agir como o Marte romano. Mas aspectos difíceis a Marte nesta casa (riscos vermelhos do Sol, de Júpiter, de Urano e especialmente de Plutão) podem manifestar-se com mais semelhança, pelo menos no começo, como o Ares grego.

domingo, 11 de dezembro de 2016

Marte na 5ª Casa, por Howard Sasportas

A 5ª Casa é a casa do divertimento. E quando Marte brinca, não há dúvida de quem é o dono do pedaço. Seu espírito competitivo é muito grande, e se você construir um castelo maior e melhor do que o amiguinho com Marte na 5ª Casa, cuide-se, porque vai sobrar para você. Quem foi que disse que não importa ganhar ou perder, e sim competir? Não foi ninguém com Marte na casa natural de Leão!

O mesmo se aplica à vida, ao amor e à criatividade. Não é suficiente só fazer algo; é preciso que seja feito dramaticamente e com todo o coração. Do lado positivo, há um entusiasmo e uma vitalidade naturais que marcam a individualidade em tudo aquilo que as pessoas com Marte na 5ª Casa empreendem. Elas podem não ser um novo Picasso, mas o quadro que pintam é muito especial — pelo menos para elas. E ninguém vai negar isso, se, mesmo que tenha sido por apenas alguns dias ou momentos, o ato de criar de dentro delas lhes deu uma maior segurança a respeito de si mesmas e aumentou seu senso de poder, identidade e vitalidade.

Há muitas vezes amor por esportes competitivos e façanhas que envolvam algo de audacioso, de arriscado ou um enérgico esforço físico. E, com o mesmo entusiasmo e espírito impulsivo, perseguem o maior esporte de todos, o jogo do amor e do romance. Eles não querem apenas marcar um ponto; contanto que quem tem Marte na 5ª Casa não assuste os outros com sua intensidade, tão logo as chamas do amor estejam extintas, se elas logo depois vão arder em outro local depende em grande parte dos aspectos e do posicionamento de Marte no signo.

Os filhos assimilam muito desta projeção de Marte. Seu entusiasmo inicial de formar uma família vai ser muito forte; porém, é possível que os embates diários e os sacrifícios necessários sejam bem menos atraentes. Como podem eles pintar quadros, ter aulas de tênis, fazer amor, ir ao teatro e ainda ter tempo de cuidar de crianças? Não é nem um pouco surpreendente que pessoas com este posicionamento tenham uma prole com traços de forte independência. As crianças precisam aprender rapidamente a se manifestarem sozinhas e a desenvolverem uma vontade forte para combater e competir com as solicitações de Marte na 5ª Casa de seus pais.