sábado, 22 de abril de 2017

"... muita coisa do que se vende como 'astrologia védica', ou 'hindu', e 'astrologia chinesa' é só uma salada moderna com alguns temperos exóticos. Não é a opção mais inteligente para quem quer fugir do ocidente." (Marcos Monteiro)
não é impossível que alguém seja bom em duas, ou mesmo três, astrologias diferentes, só acho que o esforço mental aumenta demais para um ganho pequeno" (Marcos Monteiro)

Sobre o Poder dos Aspectos com o Sol, por Ptolomeu

Agora, preste atenção, da mesma forma, de acordo com seus aspectos com o Sol, a Lua e três dos outros planetas (os três planetas exteriores, ou seja, Saturno, Júpiter e Marte) sofrem aumentos e diminuições de seus próprios poderes. Pois ao aumentar da Lua Nova para o quarto crescente a Lua é mais produtora de umidade; na sua passagem de crescente para cheia, de calor; de cheia para minguante, de secura; de minguante para a ocultação, de frio. Os planetas, quando estão orientais, somente, são mais produtivos de umidade, do seu nascer matutino até a sua primeira estação; de calor da primeira estação ao nascer vespertino; de secura, do nascer vespertino à segunda estação; de frio da segunda estação à sua ocultação; e é claro que quando eles estão associados uns com os outros, produzem muitas variações de qualidade no nosso ambiente, sendo a própria força de cada um na maior parte do tempo persistente, mas sendo modificada na quantidade pela força das estrelas que dividem a configuração.

Para que todo mundo tenha em mente...

A Astrologia é simbólica. Símbolos são símbolos, representam coisas mas não influenciam em nada. Mas o homem sábio atenta para os símbolos: como o motorista que vê a placa de rua avisando que há uma lombada e diminui a velocidade do veículo.

Claudio Fagundes 

Sobre os Planetas Diurnos e Noturnos, por Ptolomeu

Do mesmo modo, já que, dos dois intervalos mais óbvios entre aqueles que compõem o tempo, o dia é mais masculino por causa do seu calor e da sua força ativa, e a noite mais feminina por causa da sua umidade e do seu dom de repouso, a tradição estabeleceu que a Lua e Vênus são noturnas, o Sol e Júpiter diurnos, e Mercúrio comum, do mesmo modo que antes, diurno quando ele é uma estrela da manhã e noturno quando dele é uma estrela da tarde. Eles também associaram a cada um dos séquitos as duas estrelas destrutivas, mas não, desta vez, com base no princípio das naturezas similares, mas em seu oposto: pois, quando estrelas com a mesma características são unidas com aquelas de bom temperamento sua influência benéfica é aumentada, mas se estrelas dissimilares forem associadas com as destrutivas grande parte do seu poder de causar dano é aniquilado. Assim eles associaram Saturno, que é frio, ao calor do dia, e Marte, que é seco, à umidade da noite, pois desta forma cada um deles atinge uma boa proporção por mistura e se torna um membro efetivo do séquito, o que concede moderação.

Sobre os Planetas Masculinos e Femininos, por Ptolomeu

Mais uma vez, já que há dois tipos primários de natureza, masculino e feminino, e das forças já mencionadas a da umidade é especialmente feminina – pois de uma forma geral este elemento está presente em um grau maior em todas as fêmeas, e as outras estão mais presentes nos machos, de forma acertada a visão que nos foi passada é que a Lua e Vênus são femininas, porque elas compartilham em um grau maior da umidade, e que o Sol, Saturno, Júpiter e Marte são masculinos, e Mercúrio comum aos dois gêneros, pois ele produz tanto secura quanto umidade. Dizem também que as estrelas se tornam masculinas ou femininas de acordo com seus aspectos com o Sol, pois quando elas são estrelas da manhã e precedem o Sol elas se tornam masculinas, e femininas quando são estrelas da tarde e seguem o Sol. Isso também ocorre ainda com sua posição relativa ao horizonte, pois quando elas estão em posições entre o oriente e o meiocéu, ou ainda entre o ocidente e o fundo do céu, eles se tornam masculinas porque estão orientais, mas nos dois outros quadrantes, como estrelas ocidentais, elas se tornam femininas.

Sobre os Planetas Benéficos e Maléficos, por Ptolomeu

Uma vez que o que se segue é verdade, porque dois dos quatro humores são férteis e ativos, o quente e o úmido (porque todas as coisas são unidas e aumentadas por eles), e dois são destrutivos e passivos, o seco e o frio, através dos quais, mais uma vez, todas as coisas são separadas e destruídas, os antigos aceitavam dois dos planetas, Júpiter e Vênus, junto com a Lua, como benéficos por causa de sua natureza temperada e porque eles abundam no calor e na umidade, e Saturno e Marte como produzindo efeitos da natureza oposta, um por causa de seu frio excessivo e o outro por sua secura excessiva: o Sol e Mercúrio, no entanto, são considerados como possuindo ambos os poderes, porque eles possuem uma natureza comum, e juntam suas influências com quaisquer dos outros planetas com os quais eles são associados.

Sobre o Poder dos Planetas, por Ptolomeu

Observa-se que o poder ativo da natureza essencial do Sol é aquecer e, em algum grau, secar. Isso se torna ainda mais fácil de perceber no caso do Sol do que para qualquer outro corpo celeste, devido a seu tamanho e à obviedade de suas mudanças sazonais, pois quanto mais ele se aproxima do zênite mais ele nos afeta desta forma.

O poder da Lua consiste principalmente em umedecer, claramente porque ela está perto da Terra e por causa das exalações úmidas que vêm daí. Sua ação então é precisamente esta, na maior parte, amolecer e causar putrefação em corpos, mas ela também tem, moderadamente, a sua parte no poder de aquecer por causa da luz que ela recebe do Sol.

A qualidade de Saturno é principalmente de esfriar e mais raramente, secar, provavelmente porque ele está mais afastado tanto do calor do sol como das exalações úmidas da Terra. Tanto no caso de Saturno quanto no caso dos outros planetas existem poderes, também, que aparecem através da observação de seus aspectos com o Sol e com a Lua, porque alguns deles parecem modificar as condições do ambiente de uma forma, alguns de outra, por aumento ou diminuição.

A natureza de Marte é principalmente secar e queimar, em conformidade com sua coloração abrasiva e em razão da sua proximidade com o Sol, pois a esfera do Sol está localizada logo abaixo dele.

Júpiter possui uma força ativa temperada, porque seu movimento ocorre entre a influência fria de Saturno e o poder incinerador de Marte. Ele aquece e também umedece, e porque seu poder de aquecer é o maior em razão das esferas subjacentes, ele produz ventos fertilizantes.

Vênus tem os mesmos poderes e a mesma natureza temperada de Júpiter, mas age de forma oposta, pois ela aquece moderadamente por causa da sua proximidade do Sol, mas, principalmente, umedece, do mesmo modo que a Lua, por causa da quantidade da sua própria luz e porque ela se apropria das exalações da atmosfera úmida que envolve a Terra.

Mercúrio, em geral, em alguns momentos seca e absorve a umidade, porque ele nunca está muito longe, em longitude, do calor do Sol, e então umedece, porque está próximo, logo acima, da esfera da Lua, que está mais próxima da Terra; e muda rapidamente de uma ação para a outra, inspirado, por assim dizer, pela velocidade de seu movimento nas proximidades do próprio Sol.

Sobre os Domicílios dos Diversos Planetas, por Ptolomeu

Os planetas também têm familiaridade com as partes do zodíaco, que devido a isso são denominadas seus domicílios, triângulos [triplicidades], exaltações, termos, entre outros. O sistema de domicílios é da seguinte natureza. Uma vez que dos doze signos, os mais ao norte, que estão mais próximos do que os outros do nosso zênite e são portanto mais produtores de calor, são Câncer e Leão, estes dois signos foram designados como domicílios dos maiores e mais poderosos corpos celestiais, ou seja, os luminares, Leão, que é masculino, ao Sol e Câncer, que é feminino, à Lua. Com o mesmo raciocínio, o semicírculo de Leão a Capricórnio foi considerado solar e o de Aquário a Câncer, lunar, de forma que em cada um dos semicírculos um signo seria consignado a cada um dos cinco planetas como seu, um signo fazendo aspecto com o Sol e outro com a Lua, consistentemente com as esferas de seu movimento e as peculiaridades de suas naturezas. Pois a Saturno, em cuja natureza o frio prevalece, em oposição ao calor, e que ocupa a órbita mais alta e mais distante dos luminares, foram designados os signos opostos a Câncer e Leão, especificamente Capricórnio e Aquário, com a razão adicional que estes signos são frios e invernais, e além disso seu aspecto diamétrico não é consistente com a beneficência. A Júpiter, que é moderado e está abaixo da esfera de Saturno, foram designados os dois signos próximos dos anteriores, fecundos e com bastante vento, Sagitário e Peixes, em um aspecto triangular com os luminares, que é uma configuração harmoniosa e beneficente. Então, a Marte, que é seco por natureza e ocupa uma esfera abaixo da de Júpiter, foram designados novamente os signos contíguos aos anteriores, Escorpião e Áries, que possuem uma natureza similar e, de forma concordante com a Natureza destrutiva e desarmoniosa de Marte, em aspecto de quartil com os luminares. A Vênus, que é temperada e está abaixo de Marte, foram dados os dois signos seguintes, que são extremamente férteis, Libra e Touro. Estes dois preservam a harmonia do aspecto sextil; outra razão é que este planeta nunca está mais de dois signos afastado do Sol, em qualquer direção. Finalmente, foram dados a Mercúrio, que nunca está mais de um signo afastado do Sol em qualquer direção e está abaixo dos outros e mais perto de certa forma de ambos os luminares, os dois signos remanescentes, Gêmeos e Virgem, que estão próximos dos domicílios dos luminares.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Sobre os Triângulos [Triplicidades], por Ptolomeu

A familiaridade dos triângulos é a seguinte. Na medida em que a forma triangular equilateral é a mais harmoniosa em si mesma, o zodíaco também é limitado por três círculos, o equinocial e os dois trópicos, e suas doze partes são divididas em quatro triângulos equilaterais.

O primeiro deles, que passa por Áries, Leão e Sagitário, é composto de três signos masculinos e inclui os domicílios do Sol, de Marte e de Júpiter. Esse triângulo foi dado ao Sol e a Júpiter, uma vez que Marte não é do séquito solar. O Sol assume o governo em primeiro lugar durante o dia e Júpiter durante a noite. Além disso, Áries está próximo do círculo equinocial, Leão do solstício de verão e Sagitário do solstício de inverno. Este triângulo é preeminentemente do norte por causa da partilha de seu governo com Júpiter, uma vez que Júpiter é fecundo e causador de ventos similares aos ventos do norte. No entanto, por causa do domicílio de Marte ele sofre uma mistura de sudoeste e é Borrolibycon, misto, porque Marte causa esses ventos e também por causa do séquito da Lua e da qualidade feminina do ocidente.

O segundo triângulo, que é o que é desenhado através de Touro, Virgem e Capricórnio, é composto por três signos femininos, e consequentemente foi dado à Lua e Vênus; a Lua o governa de noite e Vênus de dia. Touro está perto do trópico de verão; Virgem, do equinócio, e Capricórnio do trópico de inverno. Este triângulo é principalmente do sul por causa da dominância de Vênus, uma vez que é esta estrela, através do calor e da umidade, que produz ventos similares aos do sul; no entanto, como ele recebe uma mistura de Apeliotes já que o domicílio de Saturno, Capricórnio, está incluído nele, ele é Notapeliotes, misto, em contraste com o primeiro triângulo, uma vez que Saturno produz ventos deste modo e está relacionado ao primeiro grupo porque participa do séquito do Sol.

O terceiro triângulo é o desenhado através de Gêmeos, Libra e Aquário, compostos por três signos masculinos, não tendo nenhuma relação com Marte mas ao contrário com Saturno e Mercúrio por causa de seus domicílios. Ele foi dado, por sua vez, a eles, com Saturno governando durante o dia devido a seu séquito e Mercúrio durante a noite. O signo de Gêmeos se localiza próximo ao trópico de verão, Libra ao equinócio e Aquário ao trópico de inverno. Este triângulo também é primariamente de constituição leste, por causa de Saturno, mas por mistura nordeste, porque o séquito de Júpiter tem familiaridade com Saturno, na medida em que ele é diurno.

O quarto triângulo, o que é desenhado através de Câncer, Escorpião e Peixes, foi deixado ao único planeta remanescente, Marte, que está relacionado a ele através de seu domicílio, Escorpião; e junto com ele, devido a seu séquito e à feminilidade dos signos, seus coregentes são a Lua durante o dia e Vênus durante a noite. Câncer está próximo do círculo do verão, Escorpião ao círculo de inverno e Peixes ao equinócio. Este triângulo é constituído preeminentemente de oeste, porque ele está dominado por Marte e a Lua; no entanto, por mistura ele se torna sudoeste através da dominação de Vênus.

Sobre as Exaltações, por Ptolomeu

As assim chamadas exaltações dos planetas têm a seguinte explicação. Uma vez que o Sol, quando está em Áries, está fazendo sua transição para o semicírculo maior e mais ao norte, e em Libra ele está passando para o semicírculo menor e mais ao sul, os antigos de forma acertada deram Áries a ele como sua exaltação, uma vez que lá a duração do dia e seu poder de aquecimento começam a crescer, e Libra como sua depressão pelas razões opostas.

Novamente, Saturno, de forma a ter uma posição oposta à do Sol, como também é no assunto de seus domicílios, considera, ao contrário, Libra como sua exaltação e Áries como sua depressão, pois quando o calor aumenta o frio diminui, e onde o primeiro diminui, o frio ao contrário aumenta.

Uma vez que a Lua, se fizer uma conjunção com o Sol na exaltação deste, Áries, irá mostrar sua primeira fase e começará a aumentar sua luz e, por assim dizer, sua altura, no primeiro signo de seu próprio triângulo, Touro, este foi denominado sua exaltação, e o signo diametralmente oposto, Escorpião, como sua depressão.

Júpiter, então, que produz os fecundos ventos do norte, atinge sua posição mais ao norte em Câncer e aí leva sua própria força à completude; assim tornaram este signo sua exaltação e Capricórnio sua depressão.

Marte, que por sua natureza é abrasante e se torna mais ainda assim quando está em Capricórnio porque nele ele está mais afastado ao sul, naturalmente recebeu Capricórnio como sua exaltação, e ao contrário de Júpiter, Câncer como sua depressão.

Vênus, no entanto, já que ela é úmida por natureza e aumenta seu próprio poder da forma mais forte em Peixes, onde o começo da úmida primavera é indicado, têm a sua exaltação em Peixes e a sua depressão em Virgem.

Mercúrio, pelo contrário, uma vez que ele é mais árido, em contraste é naturalmente exaltado, por assim dizer, em Virgem, no qual o seco outono é significado, e é deprimido em Peixes.

As Dignidades Celestes dos Planetas - Triplicidades, por Clélia Romano

A seguir mostraremos mais uma tabela na qual estão contidas as chamadas dignidades por triplicidade.



Elas são menos importantes que a regência e a exaltação, mas muito úteis para diversas técnicas de delineação.

É preciso atentar para nascimentos noturnos e diurnos para fazer uso correto da tabela.

O leitor pode imaginar que a triplicidade de fogo é regida por Marte, Sol e Júpiter, regentes dos signos de fogo, mas não é de forma alguma o que ocorre em astrologia Tradicional.

O que os antigos autores queriam dizer com a tabela acima é que um signo de determinado elemento tem um regente diurno, que tem prioridade de regência sobre as natividades diurnas, um regente noturno que tern prioridade sobre as natividades noturnas e um regente participante que participa sempre com os dois primeiros.

Tais triplicidades levam muito em conta o sect, ou setor, isto é, se o nativo nasceu de dia ou à noite.

Se tratarmos de uma natividade diurna e o Sol estiver em Aquário, por exemplo, o planeta que vai dar testemunho sobre ele é o primeiro regente da triplicidade de ar, isto é Saturno. Se a natividade fosse noturna, seria Mercúrio.

O leitor pode observar que Marte, um planeta quente e seco faz parte da triplicidade de Terra, fria e seca e de Água, fria e úmida. Ora, por quê? A situação de Marte é das poucas coisas não totalmente explicáveis pela harmonia astrológica. Ele é um planeta quente e seco: mas é noturno. Ele rege um signo feminino, Escorpião, sendo ele próprio masculino.

Muitos autores justificam que Marte é colocado junto aos planetas frios para que seu calor se acalme.

Da mesma maneira, Saturno, por ser um planeta extremamente frio, foi colocado no sect diurno para melhorar sua condição maléfica.

Talvez tal explicação não possua a mesma lógica das habitualmente fornecidas, mas é a que obtemos através da leitura dos autores tradicionais.

Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 46. http://www.astrologiahumana.com/

As Dignidades Celestes dos Planetas - Exaltação, por Clélia Romano


A figura que mostra a exaltação dos planetas nos signos.

Vemos que:
Marte rege Áries e Escorpião e exalta-se em Capricórnio.
Vênus rege Touro e Libra e exalta-se em Peixes.
Mercúrio rege Gêmeos e Virgem, e exalta-se em Virgem.
Lua rege Câncer e exalta-se em Touro.
Sol rege Leão e exalta-se em Aries.
Saturno rege Capricórnio e Aquário e exalta-se em Libra.

No entanto existem graus onde a exaltação atinge seu pico:
O Sol exalta-se a 19° de Aries.
A Lua exalta-se a 3° de Touro.
Júpiter exalta-se a 15° de Câncer.
Mercúrio exalta-se a 15° de Virgem.
Saturno exalta-se a 21° de Libra.
Marte exalta-se a 28° de Capricórnio.
Vênus exalta-se a 27° de Peixes.

Quando o planeta está exatamente no grau exato de sua exaltação ganha uma força muito grande, e se o encontramos exatamente no grau oposto representa uma debilidade impossível de superar.

Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 45. http://www.astrologiahumana.com/

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (90)

A 90ª é que o planeta combusto é como um homem enfermo que deseja morrer. 

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (89)

A 89ª é que o planeta que se encontra sob os raios do Sol é como um homem que está na prisão.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (82)

A 82ª é que o planeta na sua face é como um homem que está vestido e aprumado. 

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (81)

A 81ª é que um planeta na sua triplicidade é como um homem que se encontra entre os seus parentes.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (80)

A 80ª é que o planeta no seu termo é como um homem sentado no seu lugar.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (54)

A 54ª é que se nenhum planeta forma aspecto à Lua, significa preguiça.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Teoria da Dominante, por André Barbault

Determinar a dominante de um mapa natal é determinar o fator do tema que podemos considerar como o mais poderoso do mapa, que o marca ou sintetiza. De posse da dominante, o intérprete tem em seu poder a pista que conduz ao temperamento. Por exemplo, se dizemos que uma pessoa é saturnina podemos concluir que se trata de um indivíduo de atitude introvertida, mais ou menos marcado por um temperamento nervoso.

Como regra geral, o papel de dominante é conferido a um planeta integrado num conjunto ou a vários planetas que formam um todo complexo em que signos, casas e aspectos participam.

Não existe uma fórmula para determinar a dominante, mas existem regras de prioridade para podermos chegar a determiná-la. Barbault considera que “quanto mais uma configuração é específica do nascimento, ou seja, mais própria do instante do nascimento – no cruzamento preciso de seu lugar e momento – mais particulariza o indivíduo”. Assim, a conjunção de planetas com os ângulos é o fator mais forte na determinação da dominante (orbe de 15° para o autor). A ordem de prioridade é para o planeta que fizer o orbe mais exato, mas Ascendente e Meio do Céu preponderam sobre Descendente e Fundo do Céu. Segue-se a importância dos luminares, especialmente Sol para os homens e Lua para as mulheres. Assim, fica destacado o planeta ligado aos dois luminares, ou o dispositor de um destes também em aspecto com ele. Ainda entram na consideração da dominante: o regente do Ascendente ou do Meio do Céu a eles ligados, bem como um Stellium por casa ou signo, principalmente se envolver planetas pessoais.

Contudo, a importância fundamental dos eixos às vezes é superada por um planeta não angular, mas que assume preponderância no mapa por acumular muitas das características acima enumeradas que o tornam mais poderoso que o próprio planeta angular.

Se a dominante encontrada não for um astro, mas corresponder a um sistema constelado, neste caso Barbault recomenda agrupar os planetas por natureza e analogia para melhor identificação do temperamento.

Uma vez conhecida a dominante, devem ser então estudadas suas características quanto às qualidades primordiais, aos elementos e ao temperamento.

Fonte: https://espacoastrologico.org/contribuicoes-de-andre-barbault-a-astrologia/

Os Elementos, por André Barbault

Água

Úmida (ligação) e fria (retenção), a Água representa o estado líquido de plasticidade, de afrouxamento da matéria, toda feita de receptividade e passividade, movendo-se conforme as impressões recebidas. É o elemento de base, o meio vital de origem (mar-mãe), a massa primordial fecundada pelas riquezas que ela assimila, criadora, animada pela ação do calor. Ela amolece, mistura, absorve, enche, dissolve, interioriza, indiscrimina numa única massa. Maleável, instável, em contínua mobilidade e estremecimento, ela é toda sujeição e impressionabilidade.

Fisiologicamente, corresponde ao temperamento linfático caracterizado pela predominância do aparelho digestivo e da função de nutrição assegurada pela linfa ou pelo plasma do sangue. O processo dominante é o do estado vegetativo, da cinestesia, do descanso, da inércia, do sono. Morfologia dilatada e atônica. Psicologicamente, domina o instinto conservador, onde prevalecem a memória, as lembranças, os hábitos, as impressões recebidas, a experiência. Pela renúncia à ação é também a entrega à vida interior, ao inconsciente, à fantasia, à imaginação, ao sonho, à contemplação, ao domínio da sensibilidade psíquica.


Ar

Úmido (ligação) e quente (exaltação), o Ar representa o estado gasoso, fluente, impalpável, leve, volátil, compressível, tendendo à difusão, à expansão ilimitada em um espaço cada vez maior. Móvel, difuso, envolvente, ele é o agente de ligação, o envoltório de nosso espaço livre, do meio ambiente em que evoluímos. Em perpétuo estado de liberdade e disponibilidade, fica exposto a todos os contatos, a transferências, a misturas, a influências e a condições; uma vez comprimido, é uma poderosa força motriz explosiva. Dentro da dinâmica dos temperamentos, o

Sanguíneo é um Linfático aquecido cuja riqueza entra em atividade. A associação do Quente (energia) e do Úmido (extensão) constitui o triunfo da vida natural que se estende sobre a Terra: fertilidade, proliferação, exuberância, viço.

Fisiologicamente, corresponde ao temperamento sanguíneo marcado pela predominância do aparelho respiratório e das funções sanguínea e sexual. O processo dominante é o de uma natureza rica que se abre espontaneamente em seu meio físico e cujo grande apetite de viver é acompanhado de reivindicações instintivas imperiosas e de fortes desejos sensoriais. É um grande consumidor, de morfologia dilatada e tônica.

Psicologicamente, é um expansivo que vive de mobilidade, intercâmbios, contatos com seu meio ao qual se adapta e se assimila espontaneamente; é um eufórico dado aos arrebatamentos, de uma alegre vitalidade, de espírito jovem, amante dos prazeres, gozador, indisciplinado, ávido de vida concreta.


Fogo

Seco (isolamento) e quente (exaltação), o Fogo representa o estado ígneo de incandescência, de consumo da matéria que se vê criada, animada, transformada ou destruída. Ele exalta, intensifica, superexcita, acelera, exacerba, leva ao paroxismo ou transmuta o que processa; às vezes violento, agressivo, destruidor, outras vezes libertador, decantador, purificador. Ele é ação dominadora, força conquistadora, fator de luta, de progresso, de superação, de hierarquização, de afirmação personalizada. Dentro da dinâmica dos temperamentos, o Bilioso é um Sanguíneo retraído (seco) cuja força passa da extensividade à intensividade. A associação do Quente (energia) e do Seco (retração) eleva a tensão interna das coisas à sua máxima potência e torna o deserto estéril como o acesso à maturidade do fruto.

Fisiologicamente, corresponde ao temperamento bilioso, onde predominam a musculatura e as funções de reativação e domínio. O processo dominante é o de dinamismo da personalidade empenhado na conquista do mundo ou na conquista de si. Morfologia retraída e tônica.

Psicologicamente, é o domínio onde se realiza a paixão tumultuosa ou a vontade disciplinada: ambição devorante satisfazendo uma necessidade imperiosa de impulso, de afirmação, de ostentação, de superioridade, através de lutas, de criações e de vitórias; vontade de poder empenhada na luta, na dominação, na conquista material ou orientada para a consciência lúcida, para a grandeza de uma realização moral ou de uma elevação espiritual.


Terra

Seca (isolamento) e fria (retenção), a Terra representa o estado sólido, consistente, denso e fixo da matéria ao término de uma evolução após a obra de combustão do Fogo. É o estado no mais alto grau de concentração, e condensação, de redução, de despojamento e, em última análise, de desmaterialização; o da petrificação, da mineralização, da fossilização, levando a uma estrutura mais ou menos geométrica das coisas, à conservação de seus valores duradouros num corpo autônomo, resistente, delimitável, isolado e fechado. Dentro de uma dinâmica dos temperamentos, o Nervoso é um Bilioso apagado. A associação do Seco e do Frio é, ao oposto do Ar, contrária à vida da matéria viva, do instinto, mas propícia à vida do espírito.

Fisiologicamente, corresponde ao temperamento nervoso, onde predominam o sistema nervoso e as funções psíquicas. O processo dominante é o de uma natureza apurada, delicada ou debilitada, que vive retraída do meio ambiente e da vida concreta, afirmando sua vida mental. Morfologia retraída e atônica.

Psicologicamente, ele é – ao contrário do prolixo e epidérmico Sanguíneo – um seletivo, com um mundo fechado e profundo ou complexo. Diante da vida instintiva e natural que se afasta, o ser se organiza interiormente, utilizando os recursos de sua inteligência ou escolhendo o caminho do despojamento, do desapego, da abstração, da personalização. Sua vida psíquica é rica, profunda e complexa.


Os tipos mistos relacionam-se mais com as propriedades das qualidades elementares ou são a expressão de uma antinomia entre duas dessas qualidades.

Os Sanguíneos-biliosos e os Bílio-sanguíneos caracterizam-se, principalmente, pelas propriedades do Quente. Os Linfáticos-nervosos e os Nervo-linfáticos possuem as propriedades do Frio. Os Linfáticos-sanguíneos e os Sanguíneo-linfáticos são essencialmente de qualidade Úmida, e os Bílio-nervosos e Nervo-biliosos, de qualidade Seca. Quanto aos Linfáticos-biliosos e aos Bílio-linfáticos, ele apresentam o conflito da Água e do Fogo; do mesmo modo que os Sanguíneos-nervosos e os Nervo-sanguíneos são a expressão de uma dualidade Ar-Terra.

Esta classificação temperamental dos Elementos – a mais antiga das tipologias – tem a seu favor a vantagem de apresentar quatro tipos humanos bem diferenciados e, ao mesmo tempo, quatro personagens vivos, fáceis de identificar (exceto no caso de uma dominante pouco pronunciada).

Fonte: https://espacoastrologico.org/contribuicoes-de-andre-barbault-a-astrologia/

As Qualidades Elementares, por André Barbault

Quente

O calor é foco de energia, princípio dinâmico que imprime movimento à matéria; como força motriz, ele anima, desenvolve, transforma e faz evoluir as coisas às quais dá intensidade, ardor, amplificação, exaltação. O impulso que imprime aos fenômenos pode se traduzir por um impulso para fora (força centrífuga, exteriorização, desabrochamento, expansão), para cima (irrompimento, libertação da gravidade, desprendimento, elevação) e para a frente (impulso em direção ao futuro, força de crescimento, rapidez, conquista).

Frio

O frio é o princípio negativo oposto, análogo à força de inércia da matéria pesada e inerte, princípio estático que leva à imobilização, à contração, à retenção, à reserva, à paralisia das substâncias e dos corpos. Ao mesmo tempo em que é contrário à expansão da vida e à sua evolução, ele também é um fixador, um condensador e um conservador da matéria em sua estrutura firmada. Esta propriedade passiva, diminuidora, tende a manifestar-se por concentração (encolhimento, fechamento para dentro de si, restringimento, redução, absorção, interiorização, recalque), por depressão (atonia, prostração, peso, submissão, entrega ao estado vegetativo) ou por retraimento (inibição, freio, regressão, inapetência, renúncia).

Úmido

A umidade é um princípio de extensão ou alargamento, de receptividade, de difusão e, conseqüentemente, de relaxamento, de flexibilidade, de apaziguamento interior, de diluição, de efusão, de liquidez. É também um princípio de plasticidade, de penetrabilidade ou absorção, de envolvimento, de ligação, de mistura, de continuidade, de homogeneidade. Ela infla as substâncias, unindo-as, dissolvendo-as numa tendência à simplificação e à unidade através da fusão das partes numa totalidade. Constitui um fator favorável à fecundidade, ao desenvolvimento, à expansão da vida, bem como à adaptação do ser ao seu meio, com o qual tende, dilatando-se e dissolvendo-se, a integrar-se, confundir-se. A umidade suaviza e modera.

Seco

A secura, negação da umidade, é um princípio de retração da substância, de restringimento, de isolamento, de redução, de resistência, levando a uma tensão, a um enrijecimento, a um endurecimento, a um constrangimento. Conduz ao retraimento das partes para dentro de si em detrimento de sua coesão; limita o ser em relação ao seu meio, num processo de fechamento, de autodefesa, de recusa e, com isso, constitui um fator de inadaptação. Mas ela afirma a consciência do Eu acusando uma individualização por separatismo; trata-se de um fator de autonomia, de minoração, de seletividade, de refinamento e, em sua manifestação extrema, de desmaterialização, de esterilidade. Intensiva, age de modo brusco, com fraturas, rompimentos, separações e divisões; desagregadora, ela é a própria complexidade. Leva aos excessos, aos extremos.

Fonte: https://espacoastrologico.org/contribuicoes-de-andre-barbault-a-astrologia/

Sobre Stellium, por Guy Taillade

Eu conheço uma teoria moderna do stellium que tem sua coerência dentro duma visão global que é a dos astrólogos que a conceberam ou a seguiram edesenvolveram.

E conheço a visão do Morin no quadro de sua concepção de vários planetas numa casa.

E tem a idéia da doriforia que apresenta algumas dúvidas se confrontamos as posições de astrólogos bastante separados no tempo, como é o caso dos Gregos e de Morin, de novo.

Num stellium segundo Morin dentro duma mesma casa, pode se deduzir dos princípios que ele expõe da hierarquia de influência de cada planeta sobre os assuntos desta casa, que o planeta regente da casa se ele estiver na casa tem prioridade. Senão há de ver ou o planeta que tem analogia com de significado com a casa ou o planeta que está mais perto da cúspide da casa.

Senão no caso de doriforia, se doriforia for uma determinada configuração relativamente aos luminares, se se trata de ver se os planetas fazem papel de escolta do luminar condicional (o sol de dia e a Lua de noite), é claro que o Sol ou a Lua é o astro mais importante.

Mas tenho a idéia que no espírito clássico ou tradicional, não se pergunta sobre dominante numa figura particular do mapa, somente sobre a dominante do mapa todo, ou sobre a dominante duma casa.

Nos modernos, encontra-se em Rudhyar e Ruperti ( e outros com certeza) uma concepção que tem sua origem nas teorias desenvolvidas pelos astrólogos da escola dita de Hamburgo.

Assim se arriscasse um trocadilho, poderíamos chamá-la de concepção de stellium "hamburger" porque trata-se de estudar a natureza dos ingredientes do sanduíche.

Calcula-se o ponto de gravidade do stellium e se houver um planeta ali ou pertinho é sobre ele que converge e se focaliza toda a força do grupo. Porque muitos modernos raciocinam em termos de força (é normal: são marcados pelo pensamento científico e técnico moderno, enquanto os antigos raciocinam em termos de princípios inteligíveis).

Mas esta concepção prevê também uma eventual exteriorização desta força se houver um planeta na oposição deste centro de gravidade e o enquadramento do stellium, o primeiro planeta no sentido do Zodíaco dando uma qualidade particular, segundo sua natureza, à ação do grupo e o último caracterizando o gênero de circunstâncias interiores ou exteriores no qual o grupo atua.

Fonte: https://orkut.google.com/c4942641-t387b5f5f82f62514.html

As Sementes da Astrologia, por Yuzuru Izawa

'As sementes da astrologia vieram de lugares tao distantes quanto babilônia, egito, pérsia e índia para a grécia e roma. Quem se lembra das aulas de história sabe que, depois da queda de Roma, muito do conhecimento helenístico só foi preservado graças aos árabes, que depois repassaram esses conhecimentos aos europeus, mas obviamente junto com suas próprias criaçoes, criando uma cultura nova da astrologia medieval européia.

Esses conhecimentos foram alterados na renascença por dois motivos principais: o preconceito contra os árabes e a tentativa de expurgar as “tolices dos mouros”, baseando-se nos escritos de ptolomeu; e segundo pela novo espirito científico de basear-se no empírico e desprezar o antigo, criando uma cultura de perpétuo revisionismo.

A decadência astrológica se acentua ainda mais após a renascença, chegando ao quase desaparecimento no século 19, até ser retrazida à moda de uma forma muito diferente, que chamamos de astrologia moderna ou contemporânea. Alguns dos fatores que contribuiram para a criaçao dessa nova astrologia, focada apenas no “ser psicológico” foram a destruiçao dos conhecimentos antigos e suas técnicas de prediçao; a proibiçao em muitos países anglosaxoes dos videntes e de qualquer prática que prometesse prever o futuro; da possibilidade de se criar consultas padronizadas para milhares de clientes com revistas, manuais e, depois, com computadores. Esses e outros fatores fizeram com que a astrologia se distanciasse cada vez mais da previsao do futuro e fosse para as estantes de auto ajuda e “crescimento espiritual”.'

Fonte: https://yuzuru.wordpress.com/2006/12/27/quantas-astrologias-existem/

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (50)

A 50ª é que se um planeta se une a planetas bons e maus, Recebe a Força do mais forte que há entre eles.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (44)

A 44ª é que quando um planeta se encontra na Casa VIII não significa nem bem nem mal; mas se se tratar de um planeta mau, significa um mal completo.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (41)

A 41ª é que se houver algum planeta soberano sob os raios do Sol, não tem força alguma.

Se se tratar de um planeta inferior e estiver retrógrado, é o pior que pode dar-se.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (40)

A 40ª é que se um planeta não estiver num lugar onde tenha senhoria e se encontra na Casa VI ou XII, não tem nenhuma bondade. 

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (35)

A 35ª é que um planeta no final de um signo perdeu a sua força aí, e já a tem no signo onde vai entrar.

Mas, se se encontrar a 29º ainda tem força naquele signo, já que cada planeta tem força em três graus: aquele em que se encontra, um grau para a frente e outro para trás.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (34)

A 34ª é que se um planeta estiver lento, também atrasará aquilo que significa, seja bom ou mau.

Se Saturno ou Júpiter estiverem num signo cardeal, anunciam que o feito se cumprirá prontamente.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (32)

A 32ª é que um planeta retrógrado significa amargura e destruição de tudo aquilo sobre o que tem regência. 

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (29)

A 29ª é que um planeta que se encontre entre os graus 1 e 15 de uma Casa terá muita força na dita Casa. 

Vênus em Semi-sextil com Saturno no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Você tem grande senso de responsabilidade com respeito às
suas relações profissionais e atribui importância a confiança e
a estabilidade acima de tudo. Assim, desempenhará bem
funções ligadas a sociedades de negócios a longo prazo, tendo
habilidade especial para relacionar-se com o público de modo
amistoso, porém formal. Tem características diplomáticas
agradáveis e excelente noção de protocolo. A segurança no
trabalho e uma economia forte são importantes para você e é
muito cuidadoso com dinheiro. Isto pode resultar em talentos
ligados ao mundo financeiro, bancos, investimentos, etc.
Mulheres que apresentem essas características podem ser
especialmente ambiciosas e dispostas a suportar sofrimento
considerável para ter êxito em sua carreira. Em geral, há mais
ênfase na vida profissional do que na vida pessoal. À medida
que o tempo passa, você toma consciência exatamente do seu
valor e espera remuneração compatível.

É pouco provável que esteja completamente satisfeito com
seus relacionamentos amorosos durante os primeiros 30 anos
de sua vida. Talvez tenha pouca noção de valor próprio e um
limite correspondentemente baixo de expectativas no que diz
respeito ao amor. Prefere não correr riscos, estando escaldado
desde a juventude. Talvez se sinta atraído por um parceiro
mais velho, que possa dar-lhe uma relação segura e
estruturada, embora a segurança deste tipo possa mostrar-se
restritiva a longo prazo. A intimidade não vem com facilidade,
por causa de um profundo temor de rejeição. Você mantém
uma fachada distante como medida de proteção, embora isto
só torne o seu mundo um pouco mais frio. À medida que
envelhece, aprende que compensa ser mais vulnerável,
compensa correr riscos com suas emoções. Primeiramente,
necessita criar um sentido profundo de valor próprio pessoal.
Em seguida, mostrando seus próprios sentimentos, sem exigir
manifestações exageradas de amor em retorno, pode criar um
espaço seguro para troca mútua de amor.

No começo da sua vida, o amor foi sentido como aspecto
condicional em seu comportamento. O amor lhe era ministrado
em pequenas doses, na base de você o merecer ou não. É por
isso que, hoje em dia, você se sente com freqüência indigno
dele. Talvez tivesse a impressão de que existia pouco amor
entre os seus pais, talvez tivesse uma irmã mais velha que lhe
tornava a vida difícil, mas é muito provável que, próximo da
idade de 15 anos, você pode ter tido um caso de amor infeliz
cujo fim foi doloroso. Em resultado dele, você se tornou muito
cauteloso a respeito de expressar os seus sentimentos. Pode
até escolher um relacionamento com alguém em quem possa
confiar mas que na realidade não ame, para evitar ser
magoado novamente. Ou pode perder oportunidades
românticas porque espera demasiado tempo, não ousando
mostrar seus sentimentos.

Quando afinal se apaixona, no início se torna muito aberto e
vulnerável, além de extremamente sedento de demonstrações
de afeição. Mas as exigências românticas imaturas podem
levar à rejeição, porque ninguém pode satisfazer sua fome
profunda de amor. No entanto, se você se sentir rejeitado, vai
reagir mostrando-se frio e distante, colocando um abismo ainda
maior entre você e seu ser amado. Os homens com este
padrão têm dificuldade em mostrar seus sentimentos, apesar
de poderem ser muito eficientes em fazer gestos românticos
formais. Essa limitação emocional provoca no parceiro mulher
o sentimento de que não é amado e, à medida que o tempo
passa, ela se sentirá pouco atraente e irá murchar como uma
planta que deixaram de regar. As mulheres com este aspecto
têm dificuldade em acreditar que são atraentes, mesmo que
sejam bonitas, sensuais e charmosas. O medo da rejeição as
impede de fazer qualquer exibição espontânea de emoção.
Dificuldades de relacionamento como essas podem ser
resolvidas com trabalho paciente durante longos períodos de
tempo. Baixando um pouco as expectativas, dando de
preferência a exigir, recusando com decisão e energia culpar o
parceiro ou parceira pela sua própria infelicidade pessoal,
assumindo além disso o comprometimento e a lealdade, você
poderá desenvolver um relacionamento que por fim se torne
caloroso e fértil, especialmente na parte adulta da sua vida.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

As Dignidades Celestes dos Planetas - Domicílio, por Clélia Romano

A Astrologia Tradicional e Medieval utiliza muitos outros pontos além da regência dos planetas para considerá-los como dignidade intrínseca ou celeste. As mais importantes dignidades são as regências, seguidas das exaltações, a seguir as triplicidades, depois os termos e por último as faces ou decans.

A maior força de um planeta manifesta-se quando ele está em seu domicílio. A seguir, quando ele está no signo em que se exalta. Sua maior fraqueza está no signo oposto em que tem sua regência, quando dizemos que está em detrimento no signo oposto em que tem sua exaltação, quando dizemos que ele está Marte em sua queda. Esta figura mostra o signo de domicilio dos planetas.


Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 44. http://www.astrologiahumana.com/

Significado Natural ou Universal de Saturno, por Clélia Romano

Saturno demora 29,5 anos para completar sua órbita em volta do Sol e fica aproximadamente 2 anos e meio em cada signo do Zodíaco. Por sua natureza é associado ao corpo do nativo. pois é o primeiro planeta a moldá-lo (de fato Saturno é quem está mais perto da oitava esfera, e Alchabitius diz que esta esfera está perto de Deus. Relaciona-se a limitações, restrições, limites. Rege os cemitérios, pois sua natureza é contrária à vida. Relaciona-se também a tudo que encontra seu fim e assim rege as ruínas e as coisas velhas, antigas e os ancestrais. Torna os movimentos lentos e pesados tal como ele o é. Como profissões água, moinhos, pontes, navios, plantações, construções de prédios, escavações em locais fétidos, pedreiros, trabalhadores em minas subterrâneas. É relacionado a tudo que é realizado isoladamente ou de forma solitária, dura e restritiva. Dessa forma rege a filosofia esotérica e a ciência. Juntamente com Mercúrio rege a astrologia, a mágica e a matemática. De acordo com Manillius autor do século I de nossa era, Saturno é triste, lento, frio e o grande maléfico. Ptolomeu em seu "Tetrabiblos" diz que "Saturno rege o ouvido direito, a vesícula, o baço, a fleuma e os ossos. Sua natureza elemental é fria e seca. É associado à velhice.

Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 43-4. http://www.astrologiahumana.com/

Significado Natural ou Universal de Júpiter, por Clélia Romano

Júpiter demora 11,9 anos para orbitar o Sol, passando quase um ano (361 dias) em cada signo do zodíaco. É o grande benéfico porque conduz a desenvolvimentos muito superiores aos que Vênus seria capaz, em escala mais universal e menos individualista. Está associado com prosperidade, boa sorte e abundância. Também está associado à liberdade, à alma, religião e verdade, sabedoria, honestidade, abundância e amor sensual. É um significador de filhos. Na medicina Júpiter está associado com o fígado. Sua natureza é morna e úmida. Quanto às idades do homem relaciona-se à terceira idade.

Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 42-3. http://www.astrologiahumana.com/

Significado Natural ou Universal de Marte, por Clélia Romano

Marte orbita em volta do Sol em 687 dias, ficando cerca de 57,25 dias em cada signo do zodíaco. É também o primeiro planeta que orbita fora da órbita da Terra. Ele, Júpiter e Saturno são por isso chamados de planetas superiores. Na astrologia moderna ele é associado a sexo, mas não é a visão tradicional: embora Marte possa usar sua agressividade para obter sexo, o planeta relacionado à luxúria é Vênus. Marte é associado aos irmãos, à autoafirmação, agressividade, coragem, cólera, contendas e matança, competitividade, energia, força, ambição, ousadia e impulsividade. Ele é considerado o menor maléfico, pois sua atuação é limitada se comparada à destrutividade ampla e paciente de Saturno. No corpo, Marte rege os órgãos genitais e o sistema muscular. Sua natureza elemental é quente e seca. É associado à juventude

Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 42-3. http://www.astrologiahumana.com/

Significado Natural ou Universal de Vênus, por Clélia Romano

Vênus transita em volta do Sol num ciclo que dura 225 dias, permanecendo em cada signo cerca de 18,5 dias. É o segundo objeto mais brilhante no céu à noite, sendo a Lua o mais brilhante de todos. Vênus representa mulheres (a mãe em natividades diurnas, segundo alguns autores), irmãs mais jovens, esposas. É associada também aos princípios de harmonia, beleza, equilíbrio, sentimentos e afetos e ao desejo de compreender e unir-se com os outros. Era considerada a Deusa do Amor, mas está mais ligada ao desejo carnal, prazer, sensualidade, conforto e facilidade do que a ideais mais universais, mesmo estando em signos zodiacais onde tem dignidade. Rege os adornos das mulheres, os jogos, os prazeres em geral. No corpo Vênus é associada com a região lombar, os rins e a garganta. Vênus é quente e úmida. É um planeta benéfico e é denominado o benéfico menor, enquanto Júpiter é o benéfico maior. Quanto às idades do homem ela é associada à adolescência.

Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 42. http://www.astrologiahumana.com/

Significado Natural ou Universal de Mercúrio, por Clélia Romano

Alchabitius diz que Mercúrio é um planeta misto, masculino e diurno, mas inclina sua natureza de acordo com os planetas e signos com os quais se conecta: se está com benéfico, é benéfico e vice- versa. Se estiver com um planeta masculino é masculino, mas se estiver com um planeta feminino, é feminino. Ele rege os irmãos menores. Mercúrio é o mensageiro dos deuses, conhecido por sua velocidade e rapidez. É o planeta mais rápido, transita em volta do Sol em 88 dias. Mercúrio representa os princípios da comunicação, a parte analítica do raciocínio, a geometria, o comercio, como transformar coisas inúteis em proveitosas, adaptabilidade e variabilidade e a palavra que o descreve é astúcia. Mercúrio é o regente dos ladrões, mercadores, escribas, banqueiros e cientistas, transportes, mensagens e formas de comunicação como o correio, e-mail e telefone, jornais, jornalismo e escrita, habilidades de coleta de informações e destreza física. No corpo, é associado com o sistema nervoso e a fala. Pode ser benéfico ou maléfico, de acordo com o planeta com o qual ele está associado e com a fase em que se encontra em relação ao Sol. Da mesma forma pode ser feminino e masculino, diurno ou noturno de acordo com sua posição em relação ao ultimo. Mercúrio tende a ser seco, mas depende mais uma vez do planeta ao qual se associa e da posição nos céus. É associado à infância.

Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 41-2. http://www.astrologiahumana.com/

Significado Natural ou Universal da Lua, por Clélia Romano

A Lua está associada com hábitos inconscientes, memórias e estados de espírito, a mãe (especialmente numa carta noturna), a nutrição, a modulação da vida sublunar (a influência do Sol é transmitida através de suas fases, pois ela o reflete), o principio das mudanças (a Lua é rápida e instável), crescimento e decréscimo, por causa de suas fases crescente e minguante. Na medicina a Lua está associada com o sistema digestivo, estômago, mama, ovários e menstruação (que ocorre em um ciclo da Lua) e também ao pâncreas. Das doenças ela tem poder sobre a epilepsia, contorções da face e doenças que causam certas paralisias. A Lua é quente e úmida quando crescente e fria e úmida quando decrescente. Ela não entra em movimento retrógrado, mas chega a ficar tão lenta que é considerada debilitada como se estivesse retrógrada. Quanto às idades do homem ela rege da infância até a velhice dependendo em qual fase de seu ciclo ela está.

Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 41. http://www.astrologiahumana.com/

Significado Natural ou Universal do Sol, por Clélia Romano

O Sol geralmente é o doador de vida, produzindo luz e calor. É quente e seco, representando poder pessoal, autoconsciência, orgulho, o pai (especialmente em natividades diurnas) qualidades de liderança, a espontaneidade, a saúde, a criatividade, que é uma projeção da pessoa, o belo e também o sensual. No corpo humano o Sol está associado com o coração. Ele tem poder sobre todos os planetas porque ele os queima. Seu passo é sempre uniforme, ano após ano, ele não muda e não se torna retrógrado. Quanto à idade do homem ele é associado à maturidade completa

Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 41. http://www.astrologiahumana.com/

Significados dos Planetas, por Clélia Romano

1. Natureza, por exemplo, Vênus significa a atração entre pessoas: então olhamos a carta de um nativo para ver a condição de Vênus para saber algo do casamento;

2. Acidentalmente, isto é quando o planeta ocupa a casa de determinado assunto. Por exemplo, se encontrarmos Vênus na casa da carreira ela é configurada para a carreira.

3. Especificamente, quando pela delineação através de técnicas especiais concluirmos que certo planeta é o significador de um assunto.

Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 40. http://www.astrologiahumana.com/

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (28)

A 28ª é que se um planeta se encontra no começo de algum signo, não adquire grande força até que entre 5º no seu interior. 

Igualmente, um planeta a menos de 5º de distância da cúspide de uma Casa influi também sobre essa Casa.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (27)

A 27ª é que quando um planeta, quer seja bom ou mau, se encontra na sua Casa ou no signo da sua Honra (exaltação), o significado é bom. 

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (26)

A 26ª é que quando um planeta mau dá a sua força a um planeta mau, nessa altura acumula mal sobre mal.

Quando um planeta bom dá a sua força a outro bom, significa o bem sobre o bem.

Quando um planeta mau dá a sua força a outro bom, transforma a coisa em má.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (24)

A 24ª é que se um planeta mau está num dos ângulos e outro mau forma com ele um aspecto de quadratura ou oposição, nessa altura será muito mais daninho; mas, se o aspecto for de trígono ou sextil, afastá-lo-á da sua maldade. 

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (22)

A 22ª é que se um planeta mau está na sua senhoria e se encontra numa Casa angular ou sucedente, tem força como se fosse bom. 

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (21)

A 21ª é que quando um planeta mau está em conjunção com algum planeta bom, ou há um aspecto de quadratura ou oposição entre eles, diminui a sua bondade.

As Casas e as Triplicidades, por Alcabitius

Casa 1 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ indica a vida e a natureza do nativo, os seus prazeres e desejos, o que gosta e desgosta, e o que ele obtém de bom e de mau no início da sua vida."

Casa 1 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ indica vida, corpo, força e o meio da vida."

Casa 1 – "O regente da triplicidade participante indica o que os primeiros dois regentes do lugar significam e o fim da vida perto da morte."

 ***

Casa 2 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ concede bens no início da vida."

Casa 2 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ concede bens no meio da vida."

Casa 2 – "O regente da triplicidade participante concede bens no fim da vida."

***

Casa 3 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ significa os irmãos mais velhos."

Casa 3 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ significa os irmãos do meio."

Casa 3 – "O regente da triplicidade participante significa os irmãos mais novos, e as suas condições estão de acordo com a posição dos regentes."

***

Casa 4 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ significa os pais."

Casa 4 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ significa países e terras."

Casa 4 – "O regente da triplicidade participante significa o final das coisas e prisões."

***

Casa 5 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ significa crianças e vida."

Casa 5 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ significa prazeres."

Casa 5 – "O regente da triplicidade participante significa mensageiros."

***

Casa 6 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ significa doenças e a recuperação das aflições."

Casa 6 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ significa escravos brancos e negros."

Casa 6 – "O regente da triplicidade participante significa o que se recebe dos escravos, a sua importância e as suas acções."

***

Casa 7 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ significa esposas."

Casa 7 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ significa controvérsias."

Casa 7 – "O regente da triplicidade participante significa a entrada em negócios (contratos)."

***

Casa 8 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ significa morte."

Casa 8 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ significa coisas antigas."

Casa 8 – "O regente da triplicidade participante significa heranças."

***

Casa 9 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ significa viagens e os seus objectivos."

Casa 9 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ significa religião e práticas religiosas, a eminência que se obtém nelas e a forma que a eminência toma."

Casa 9 – "O regente da triplicidade participante é significador de ciência, visões, estrelas (astrologia) e presságios e verdade e falsidade nisto."

***

Casa 10 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ significa governadores, honra e altos níveis."

Casa 10 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ significa fama e bravura (no acima mencionado)."

Casa 10 – "O regente da triplicidade participante significa estabilidade e continuidade."

***

Casa 11 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ significa esperança."

Casa 11 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ significa amigos."

Casa 11 – "O regente da triplicidade participante significa a utilidade dos amigos."

***

Casa 12 – "O primeiro regente da triplicidade do ‘Sect’ significa inimigos."

Casa 12 – "O segundo regente da triplicidade do ‘Sect’ significa desgraça."

Casa 12 – "O regente da triplicidade participante significa montaria e animais domésticos."


Extraído de: http://www.astrologiamedieval.com/Triplicidades.htm

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (20)

A 20ª é que se um planeta mau for o regente do Ascendente e estiver num signo em que tenha alguma dignidade essencial, diminui o seu dano, mas se estiver retrógrado acumula mal sobre mal. 

terça-feira, 18 de abril de 2017

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (18)

A 18ª é que se o planeta mau estiver antes do sol e se se encontrar num signo em que tenha alguma senhoria, estiver na sua força e não formar aspecto com ele outro planeta mau, será melhor do que o planeta bom quando está combusto ou retrógrado.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (17)

A 17ª é que se os planetas bons e os maus estiverem num mau lugar, ou se estiverem combustos, significam coisas de pouco valor e não fazem nem bem nem mal.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (16)

A 16ª é que se Júpiter formar aspecto ao mau, transforma a sua malícia em bem.

Vénus não pode tirar o mal de Saturno, mas sim o de Marte, em maior medida do que Júpiter.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (12)

A 12ª é que os planetas bons significam o bem de qualquer modo; e os planetas maus, o dano em qualquer momento, a menos que o planeta mau esteja na sua força maior, o que significa o bem, mas nesse caso este virá com esforço e tristeza.  

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (11)

A 11ª é que os planetas bons, quando formam aspecto aos maus, diminuem a sua capacidade de causar dano.

Dos 120 Aforismos de Ibn Ezra (9)

A 9ª é que os planetas bons, quando estão directos, o seu significado é bom, tanto se recebem alguma força como se não.

Se a receberem, é muito melhor.

Os maus causam dano e se receberem alguma força de um planeta bom, diminuem a malícia e o dano não será tanto.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Do Centiloquium de Bethem (21)

21. Uma infortuna na sua própria casa, directa, e estando lá ligada a uma fortuna, a sua malignidade transformar-se-á em bem.

Do Centiloquium de Bethem (19-20)

Sobre planetas retrógrados.

Do Centiloquium de Bethem:

19. Os planetas afortunados retrógrados são desafortunados; se estiverem cadentes dos ângulos ou das suas casas, etc. são como alguém que tem esperança de alcançar o bem mas não lhe acerta.
   
20. Uma fortuna retrógrada com uma infortuna, fortalece a natureza da infortuna; mas abate o valor da sua própria natureza.

Do Centiloquium Ptolomei - Os Cem Aforismos de Ptolomeu (80)


80. Quando Vénus está ligada a Saturno, tendo ele domínio na sétima casa, aquele que nascer nessa altura sentir-se-á desejoso de coito sórdido.

Do Centiloquium Ptolomei - Os Cem Aforismos de Ptolomeu (40)

40. Quando o ascendente está sitiado pelos corpos ou raios malignos das infortunas, o nativo deleitar-se-á em actos vis, e os perfumes fedorentos serão os mais gratificantes para o seu olfacto.

Do Centiloquium Ptolomei - Os Cem Aforismos de Ptolomeu (38)

38. Quando Mercúrio estiver em qualquer das casas de Saturno na natividade de qualquer pessoa, e forte, o nativo tem grandes talentos naturais; capaz de aprender qualquer coisa; mas se estiver em qualquer das casas de Marte, dá então ao nativo uma língua eloquente, e isto dá-se especialmente em Carneiro.

Do Centiloquium Ptolomei - Os Cem Aforismos de Ptolomeu (37)

37. Aqueles que têm os signos de Virgem ou Peixes a ascender, alcançarão honra e reputação através da sua própria indústria; mas aqueles que têm Carneiro ou Balança a ascender serão a causa da sua própria morte; o mesmo pode ser também observado noutros signos.

Do Centiloquium Ptolomei - Os Cem Aforismos de Ptolomeu (33)

33. A partir da concordância dos luminares e dos horóscopos de duas pessoas, conhece-se o amor e o ódio entre eles; e os signos chamados obedientes aumentam a amizade. 

Do Centiloquium Ptolomei - Os Cem Aforismos de Ptolomeu (19)

19. Quando a Lua está em conjunção com Júpiter e nessa altura for tomado um medicamento purgativo, este toma-se inválido e ineficaz.

Do Centiloquium Ptolomei - Os Cem Aforismos de Ptolomeu (14)

14. O Astrólogo mergulha em muitos erros quando a cúspide da sétima e o seu regente estão desafortunados ou afligidos. 

Do Centiloquium Ptolomei - Os Cem Aforismos de Ptolomeu (12)

12. O amor e o ódio provocam erros no julgamento, pois o afecto aumenta as ninharias e a inveja abusa igualmente das coisas importantes. 

Do Centiloquium Ptolomei - Os Cem Aforismos de Ptolomeu (8)

8. Sapiens, um homem sábio coopera com as operações celestiais e ajuda a natureza, tal como o lavrador ao arar e preparar o solo.

Do Centiloquium Ptolomei - Os Cem Aforismos de Ptolomeu (4)

4. Aquele cuja mente tenha uma natural inclinação para qualquer ciência alcançará maior perfeição nela do que alguém que se esforce arduamente e se afadigue no estudo para a alcançar.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (93)

93. As infortunas na oitava casa têm a sua maldade aumentada; mas os benevolentes lá colocados não auguram nem o bem nem o mal. 

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (86)

86. Uma infortuna na sua própria casa ou exaltação e oriental, é melhor do que uma fortuna que esteja retrógrada ou impedida.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (85)

85. Recusem a Lua em Caranguejo ou Virgem para os casamentos, a não ser que seja para casar com viúvas. 

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (82)

82. Quando a Lua estiver num signo fixo, não cortem nem vistam qualquer roupa nova, principalmente em Leão, pois é extremamente perigoso; é o mesmo se ela estiver em conjunção ou oposição ao Sol, ou impedida pelas infortunas.

domingo, 16 de abril de 2017

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (72)


72. É mau começar qualquer processo legal ou outras controvérsias quando a Lua estiver mal dignificada; o queixoso será indubitavelmente vencido.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (70)


70. Se Júpiter numa revolução do mundo estiver na sua casa, exaltação, ou oriental num ângulo, e de qualquer outro modo livre de mal, significa abundância de todas as coisas.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (50)


50. Sendo o ascendente ou um planeta encontrado no último grau de um signo, a significação tem que ser tomada do signo seguinte; mas nos 29 graus do mesmo signo, a força de um planeta deve ser considerada de três maneiras, viz. no grau em que se encontra, no que lhe está imediatamente antes e no seguinte.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (45)

45. Quando Saturno estiver elevado acima de Vénus e em quadratura a ela, toma o nativo num desavergonhado que tem verdadeiro ódio às mulheres; mas, se Vénus estiver elevada acima de Saturno, ele será um grande amigo das mulheres.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (25)


25. Quando Touro ou Balança ascendem nas natividades das mulheres, e Marte estiver neles, ela não será modesta nem casta, o mesmo acontecendo se Capricórnio ascender.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (24)



24. Gémeos e Sagitário obedecem à Cabeça e Cauda do Dragão mais do que os outros signos, por isso fazem mais mal nestes signos do que em qualquer outro.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (21)



21. Todos os inícios em que a Lua esteja ligada a um planeta retrógrado serão rapidamente destruídos e, se ela estiver impedida de outra forma, a desgraça acontecerá ainda mais cedo.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (20)


20. Existem três maneiras para descobrir os acidentes próprios dos seres humanos, i.e. a partir da natividade, do nascimento do seu primeiro filho, ou através da apresentação de uma pergunta com a qual a mente esteja preocupada e afligida.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto(19)


19. No início das viagens e do regresso delas, a Lua não deve estar no ascendente, na quarta ou na nona casas, mesmo que não esteja afligida; ao entrar numa cidade, não deve ser colocada no ascendente, na segunda ou na quarta casas.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (17)

17. Quando forem interrogados acerca de um pai, olhem para a quarta casa; acerca de um irmão, para a terceira casa; acerca de um filho, para a quinta casa; acerca de uma mulher, para a sétima; mas, se for acerca de uma pessoa doente, contemplem apenas o ascendente.

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (12)


12. Os julgamentos dos astrólogos não são muitas vezes verdadeiros por causa do erro nos seus instrumentos ou da ignorância do querente, ou quando o Sol está perto do M.C., ou quando os argumentos de promessa e negação da coisa são iguais na figura.

Aforismos sobre o Homossexualismo

Dorotheus de Sidon em Carmen Astrologicum (pág. 64) diz,

 “Se Vénus estiver numa casa de Mercúrio e Mercúrio estiver mal localizado, então o nativo não amará mulheres, mas o seu prazer estará nos rapazes … o aspecto de Marte para com Mercúrio por uma quadratura ou oposição indica o mesmo.”

E tem mais:

Ali Ben Ragel ( Cap. VI, pág. 460),

“Se Vénus estiver no Domicílio de Saturno  e Saturno em Domicílio de Vénus, significa que o nativo aborrecerá as mulheres e gostará dos homens…Quando Vénus está em Domicílio de Mercúrio e Mercúrio no Domicílio de Vénus, significa que aquele nativo também amará os rapazes e deixará as mulheres e não se ocupará delas...e quando Vénus está em um signo masculino e o Regente do seu Domicílio também se encontra em um signo masculino, significa também que o nativo amará os homens e aborrecerá as mulheres…Quando Vénus e Mercúrio estão conjuntos no Domicílio de Saturno quer dizer também que o nativo amará os homens e aborrecerá as mulheres.”

Omar of Tiberias (Livro 3 - Secção 5, pág. 67),

“…Mas se Vénus estiver em conjunção corpórea para Marte ou na sua oposição ou quadratura por aspecto, e se Marte estiver em Carneiro, Escorpião ou Capricórnio, significa que o nativo será um dos quem abusa de uma forma vulgar (Vil) e por meios de copulação imundos, e mais ainda se Vénus estiver em um signo masculino porque então a copulação será degradante para ele com o odiável vício de sodomia…”

Fonte: http://www.astrologiamedieval.com/Os_Indicadores_de_Orientacao_Sexual_na_Sociedade_Contemporanea.htm

Do Centilóquio de Hermes Trismegisto (9)


9. Não dêem qualquer julgamento nem elejam nada enquanto Escorpião estiver a ascender; nem quando os ângulos forem oblíquos ou tortos; ou se Marte estiver no ascendente, o acontecimento resultará num revés e a questão não chegará a qualquer bom fim, pois Escorpião é um signo de falsidade.