sábado, 11 de fevereiro de 2017

Plutão na 1ª Casa, por Howard Sasportas

Com Plutão na 1ª Casa, um estilo pessoal do indivíduo, o destino e a maneira de encarar a vida precisam incluir e reconhecer a natureza deste planeta. Acima de tudo, Plutão é criador e destruidor e quem tem Plutão na 1ª Casa vai expressar um ou os dois lados do planeta. O melhor é reconhecer suas próprias necessidades destrutivas; da mesma forma, eles poderão inconscientemente provocar para que acontecimentos, outras pessoas ou seus próprios corpos entrem em ação como agentes "desestruturantes" para eles. Em outras palavras, de algum modo o reino do mundo inferior de pensamentos ocultos, sentimentos e motivações tem de ser avaliado; eles não escapam ilesos tentando viver na superfície da vida.

Quem tem Plutão na 1ª Casa pode usar seu desejo destrutivo por muitas razões. Por exemplo, quando julgam que seu progresso ou evolução é bloqueado ou impedido por certas estruturas de suas vidas (tais como um emprego ou um relacionamento) então eles vão remover isso para dar espaço a novas possibilidades e a maior crescimento. Se não tomarem conhecimento de sua frustração, evitando fazer algo positivo a respeito, então agirão de maneira a forçar a outra pessoa a terminar um relacionamento, ou um patrão a despedi-los de um trabalho de que não gostam. Como regra geral, é desonesto e nada vantajoso para nós deslocar a responsabilidade de qualquer planeta na 1ª Casa para outra pessoa ou acontecimento.

Em alguns casos, eles podem usar seu poder de destruição porque há algo "lá fora" que os faz sentirem-se vulneráveis, ameaçando seu senso de proteção e segurança. Sua filosofia no caso é: "Livre-se dele antes que ele se livre de você", e têm a capacidade de lidar rudemente com a vida, se necessário. Há uma parte deles que divulga qualquer coisa para sua própria sobrevivência; ou então eles agem como o escorpião que, quando acuado, se ferroa para morrer antes de dar a outrem a chance de derrotá-lo. Os impulsos primitivos e instintivos da natureza terão de ser "reconhecidos" e aceitos antes de serem transformados e recanalizados. Alguns podem chegar a extremos e se identificar com o lado sombrio da vida, acreditando que são "a encarnação da maldade". Nesses casos, existe a necessidade de descobrir que eles não são apenas uma Ereshkigal, mas que têm também um lado mais iluminado e mais valioso neles (Inana).

Dois exemplos ilustram a enorme variedade do uso da energia destrutiva de Plutão. Adolf Eichmann, que engendrou a eliminação de milhões de judeus, nasceu com Plutão em Gêmeos na 1ª Casa regente de Escorpião na 6ª, a casa do trabalho. Por outro lado, Copérnico, o pai da astronomia moderna, usou seu Plutão de 1' Casa de maneira diferente, estabelecendo que na verdade a Terra gira em torno do Sol e não vice-versa, e destruindo completamente um paradigma básico no qual se baseava toda a visão de vida de uma era.

Como se pode deduzir, quem tem Plutão na 1' Casa vai periodicamente arranjar impulsivas mudanças em seu modo de vida. Eles podem alterar dramaticamente sua aparência física até certo ponto — perder muito peso ou vestir-se de modo radicalmente diferente. Se Plutão é muito aflito por trânsitos ou por progressão, podem mudar o aspecto exterior e cuidar mais da vida interior, como se morressem e renascessem como outra pessoa. Por exemplo, Richard Alpert (Plutão em Câncer na 1' Casa) era um professor na Universidade de Harvard que, após experimentar drogas alucinógenas, foi para a Índia e mudou seu nome para Baba Ram Dass.

Se Plutão está junto do Ascendente, o próprio nascimento pode ter sido uma batalha crucial de vida e morte. Vi alguns casos em que o nascimento do filho quase causou a morte da mãe. Em qualquer lugar na 1ª Casa em que esteja localizado, Plutão também sugere dificuldades ou traumas marcantes nos primeiros anos de vida, dando a eles a impressão de que a vida é um tormento. Confiar no mundo vai ser um problema, pois suas experiências na primeira infância mostravam que o mundo não estava necessariamente do lado deles. Se eles são tão desumanos para sobreviver, porque os outros não o seriam? Andando por aí, antevendo desastres, eles acham que têm de se proteger contra a destruição e a ruína. Por esta razão, são pessoas sozinhas, com dificuldades para se sujeitar ou para cooperar com os outros. Para alguns, a necessidade de poder provém desta desconfiança do mundo — se não estão no comando, coisas terríveis podem acontecer. Precaver-se contra o mal também pode ser a raiz de padrões de caráter obsessivo-compulsivo.

Na mitologia grega, Plutão quase sempre fica no mundo inferior; nas poucas vezes que apareceu na superfície, ele usava um capacete que o tornava invisível. Do mesmo modo, quem tem Plutão na 1ª Casa pode se proteger sendo discreto e encoberto. Quando mostram demais aquilo que está acontecendo lá dentro, isso pode dar poderes a outros sobre eles. Por esta razão, muitas vezes parecem misteriosos e distantes. Bobby Fischer, nascido com Plutão em Leão na 1ª Casa regente de Escorpião na 5ª (jogos e hobbies) usou de maneira adequada o lado astuto e tático deste posicionamento, ganhando o título de campeão mundial de xadrez.

Quando os que têm Plutão na 1ª Casa saem e se arriscam a abrir-se, fazem isso com bastante intensidade. Ocasionalmente, sentimentos abafados podem irromper, inclinando-os a agir de modo extremo. Se Plutão está junto do Ascendente, seus olhos podem ser frios e penetrantes como se estivessem olhando profundamente para o que está acontecendo à sua volta. Alguns exalam uma forte sexualidade, tal como Mick Jagger, com Plutão em Leão na lª, regente da 5ª, Normalmente, têm muita paciência e conseguem dedicar-se intencionalmente a uma causa ou a um empreendimento. A força de sua vontade é enorme e eles brigam consigo mesmos entre usar esta força de uma maneira construtiva ou destrutiva. Suas vidas podem ser contadas através de muitos altos e baixos, como se tivessem que experimentar as duas possibilidades, a pior e a melhor.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Plutão e Escorpião através das Casas, por Howard Sasportas

Como Urano e Netuno, Plutão é outro princípio "des-estruturante", empurrando inexoravelmente a vida, superando velhas formas para dar lugar ao novo. Como uma cobra que perde a pele, algo nos empurra do fundo de nós mesmos, nos impele para irmos além de velhas e ultrapassadas fases da vida e abrir caminho para futuro crescimento e evolução. Finalmente, o novo vai se tornar velho, e também terá de ser abandonado para a próxima fase que se segue.

Particularmente, Plutão e Netuno, ambos deuses do mundo subterrâneo, compartilham certas semelhanças em que cada um mina subversivamente nossos velhos padrões, forçando-nos a levantar as mãos e nos rendermos. Ainda assim, eles diferem dramaticamente na maneira de fazê-lo. Como cupins ou carunchos que devoram os alicerces de uma casa, Netuno dissolve vagarosamente a rigidez de uma velha estrutura. Com Plutão, no entanto, o telhado cai sobre nossas cabeças como uma tonelada de tijolos. Mais duro que Netuno, Plutão representa uma crescente pressão que gradualmente constrói um clímax e que acaba de nos moldar. Enquanto Netuno nos persuade a mudar, dando-nos o sentimento de que podemos ser purificados através do sacrifício e do sofrimento, Plutão se assegura de que chegaremos lá, eliminando inteiramente as velhas formas até que não reste nada. Ordenando que um ciclo termine e que um novo comece, Plutão nos deixa pouca escolha entre mudar ou morrer.

Um dos mais conhecidos mitos antigos, "A descida de Inana" (contado maravilhosamente no livro de Sylvia Brinton Perera, A descida da deusa) descreve muito claramente os trabalhos de Plutão numa casa. Inana é a deusa do paraíso, alegre, radiante e cheia de vida. Ereshkigal, cujo nome significa "a senhora do grande espaço abaixo" é sua irmã, que vive no mundo inferior e representa uma forma primitiva e matriarcal de Plutão. O marido de Ereshkigal acaba de falecer e Inana decide visitar o mundo inferior para assistir ao seu funeral, mas, em vez de receber Inana bem, Ereshkigal saúda a irmã com um sombrio e venenoso olhar e sujeita Inana ao mesmo tratamento que recebem todas as almas quando entram no reino de Ereshkigal. Há sete portões ou portais que levam a esse mundo inferior, e em cada um, quem passa tem de tirar uma peça de roupa ou uma jóia. Vestida com decoro, Inana precisa passar através de cada um desses sete portais, deixando suas roupas e suas pedras preciosas, de tal modo que, quando encontra a irmã no mais profundo do mundo inferior, está completamente nua e faz uma profunda reverência diante dela. Em outras palavras, Plutão-Ereshkigal tira-nos as coisas com as quais nos adornamos, coisas das quais extraímos nosso sentido de identidade e "vida". Embora seja uma experiência extremamente desagradável e humilhante, conta-nos o mito que esta é uma força destrutiva que deve ser respeitada e reverenciada. Afinal, este é o trabalho de uma deusa, uma divindade que representa ou serve algum centro organizador ou poder mais elevado. A casa que contém Plutão é onde talvez tenhamos de encontrar ou pagar hospedagem dessa maneira a Ereshkigal — uma deusa obscura, mas nem por isso menos deusa.

Ereshkigal então matou Inana e a pendurou num gancho de açougue no mundo inferior; a linda e bem-intencionada deusa do paraíso foi deixada apodrecendo. De modo semelhante, a casa que Plutão ocupa pode ter de encarar o que está podre em nós. É neste domínio que encontramos os lados obscuros e indiferenciados de nossa natureza — nossas paixões e obsessões desenfreadas, nossa ânsia de poder, nossa crua sensualidade, nossos ciúmes, inveja, ganância, ódio, raiva e selvageria, e nossas feridas e dores primordiais. Não seremos inteiros enquanto esses sentimentos não forem trazidos à superfície, transmutados e devidamente reintegrados à psique.

Isso parece desagradável, e muitas vezes o é, mas temos de nos lembrar de que Plutão era também o deus dos tesouros enterrados e da prosperidade oculta. Pela sublevação que provoca, partes desconhecidas de nós mesmos, banidas para o inconsciente e, portanto, fora de nosso alcance, são reclamadas para uso e disposição consciente. Desta maneira, religamos a energia perdida e também ganhamos acesso a recursos e forças intocadas através deste acordo.

Inana não fica pendurada no mundo inferior para sempre. Sabendo que ia a um lugar perigoso, preparou antecipadamente sua soltura caso se encontrasse em apuros lá embaixo. De modo semelhante, Plutão-Ereshkigal podem nos cozinhar em nosso próprio molho, mas precisamos ter o bom senso para não ficarmos parados apenas no que é asqueroso e doloroso na vida. Plutão nos arrebenta, mas, como Inana, temos de voltar ao mundo superior e ao andamento diário da vida — felizmente com um maior grau de autoconhecimento, sabedoria e inteireza.

Inana escapa do mundo inferior ajudada por dois pequenos andróginos, chamados "os pranteadores". Pequenos e escorregadios, eles entraram no mundo inferior sem serem notados e se aproximaram de Ereshkigal, que sofria muito. Não só pela morte de seu marido, mas também porque estava grávida e tinha de enfrentar um parto difícil. Em outras palavras, algo morreu, mas algo está nascendo. Em vez de castigar Ereshkigal pela horrenda morte de Inana, os pranteadores chegaram bem junto a ela e se comiseraram com sua condição. Praticando uma espécie de terapia rogeriana, eles lhe deram a chance de lamentar-se, refletindo sua desgraça e dor. Os pranteadores foram ensinados a afirmar a força da vida mesmo que esta se manifeste como miséria, escuridão e sofrimento. Grata por ter sido aceita desta maneira, Ereshkigal lhes oferece aquilo que desejam. Eles pedem a volta de Inana à vida e Ereshkigal, agradecida, a faz reviver. Inana retorna ao mundo superior, transformada e renovada, trazendo consigo vida nova para a colheita e para a vegetação. Plutão destrói a vida, mas também pode criar vida nova.

O que podemos aprender da casa de Plutão? Primeiro, em vez de considerar a dor e as crises como um estigma ou uma doença, como algo ruim que tem de ser evitado de qualquer maneira, podemos entender essas fases como parte de um processo maior que leva a uma renovação e a um renascimento. Segundo, aprendemos que não podemos dominar ou transformar aquilo que condenamos, negamos ou reprimimos, que é exatamente o que costumamos fazer com tudo o que é desagradável. No entanto, os pranteadores têm a chave: prestar atenção e aceitar Ereshkigal Plutão como parte da vida permite que a mágica da cura funcione.

Algo mais é ganho com a destruição, com a perda do que era preciso e com a desintegração daquilo que uma vez serviu como fonte de identidade e vitalidade. Depois de sermos despojados de tudo, nos lembramos daquela parte de nós que ainda continua conosco depois que tudo nos foi tirado. Descobrimos algo profundo dentro do self, algo que nos sustenta mesmo após a perda de antigas ligações do ego. Este é o presente que recuperamos na casa de Plutão: o conhecimento de algo dentro de nós mesmos que é indestrutível. Plutão tira o duradouro daquilo que é meramente transitório — e nós renascemos com o sentido de estarmos vivos, sentido que é incondicional e independente de acontecimentos externos ou relativos e dos fenômenos do mundo, agraciando-nos com certas "muletas".

Obviamente, onde Plutão monta seu altar no mapa, os acontecimentos não podem ser considerados fáceis. Intriga e complexidade é a senha aqui. No domínio de Plutão, precisamos buscar causas ocultas e motivações subliminares inconscientes. O ego isolado não está interessado em supervisionar sua própria destruição. Plutão é o companheiro de crime de um self mais profundo e essencial que usa este planeta para derrubar as limitações do ego e liberar mais daquilo que realmente somos. Como escreve Jung, "há coisas mais elevadas do que a vontade do ego, e a estas devemos nos curvar".

Plutão lida com extremos, e nós somos capazes de provar o pior e o melhor da natureza humana na área de vida na qual ele está localizado. Quando a onipotência do ego é chamada às falas, ficamos com medo de sermos destruídos e, de acordo com isso, tentamos nos proteger controlando cruel e deslealmente tudo o que ocorre na casa de Plutão. Mesmo sem saber por que, somos levados a agir de forma compulsiva, obsessivamente e, ainda, na mesma esfera, tomando conhecimento e servindo a uma força misteriosa mais forte que nós mesmos, podemos descobrir e exibir nossa própria força, nobreza, propósito e dedicação. Não somos apenas significativamente mudados pelo que acontece nesta área, mas também podemos atuar como catalisadores ou alavancas na transformação de outros. Para alguns, a própria força que faz a história acontecer pode surpreender e trabalhar através deles no domínio de Plutão.

Escorpião na cúspide ou contido numa casa pode ser interpretado como Plutão ali. A casa que contém Plutão influenciará qualquer casa onde Escorpião se encontre. Por exemplo, o ex-presidente Nixon tem Plutão na 10ª Casa e Escorpião na cúspide da 3ª. Uma mente reservada, ardilosa e determinada (Escorpião na 3ª) não pára diante de nada para realizar sua necessidade obsessiva de poder e de carreira (Plutão na 10ª Casa), e que lhe trouxe a destruição e o subseqüente renascimento.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Netuno na 12ª Casa, por Howard Sasportas

Netuno é forte em sua própria casa, onde as melhores e as piores qualidades deste planeta podem se manifestar. Os que têm este posicionamento vão ser extremamente sensíveis a tendências, movimentos e forças ocultas na atmosfera. Às vezes eles têm mais conhecimento nesses níveis do que sobre o que está acontecendo na vida normal. Pierre Teilhard de Chardin (Netuno na 12ª Casa em Touro), o padre jesuíta que inspirou muitas pessoas com sua visão mística de toda a vida, culminando num ponto "ômega" de união espiritual, escreveu que o saber pode retornar ao ponto "em que as raízes da matéria desaparecem de vista".4 Por vezes, suas fantásticas visões podem ser confusas: eles vêem ou lhes é contado algo; no entanto, sentem ou pressentem que alguma coisa muito diferente está acontecendo.

Alguns podem ser vítimas de seu próprio inconsciente, isto é, são periodicamente inundados e sufocados por emoções e sentimentos que outros conseguem manter controlados bem mais facilmente. Montgomery Clift nasceu com Netuno na 12ª Casa. Ele tinha um talento netuniano de ator e todo o glamour que lhe é próprio, mas também sofria de muita culpa e de depressões que não conseguia controlar; em conseqüência disso, voltou-se para a bebida e para as drogas como via de escape. Poucas pessoas que conheço com este posicionamento me contaram experiências nas quais sentiam suas fronteiras do ego se dissolvendo e suas maneiras naturais de encarar a vida safam de foco. Para algumas, isso era bem-vindo como uma experiência mística ou como o máximo; mas para outras a experiência era acompanhada de sensações frustrantes e de medo de invasão e do caos.

Se Netuno não estiver muito mal aspectado, a mente inconsciente pode servir como base para guiar-se e para inspiração, permitindo acesso à "pessoa interior, sábia". Há uma abertura para a memória arcaica ou para formas primitivas de evolução e eles podem chegar a essa reserva de informações com efeitos surpreendentes, como se tivessem a sabedoria e o discernimento em experiências das quais não tiveram conhecimento prévio. Pode haver interesse pela filosofia do carma e da reencarnação e possivelmente acreditam que estejam em contato com algumas de suas vidas anteriores. Devidamente entendido, isso poderia ajudá-los a encontrar mais significado na vida presente. No entanto, para alguns com este posicionamento, remexer em vidas passadas poderia ser uma maneira de evitar encarar aquilo que atualmente se encontra à sua frente. Fantasiar sobre quando eram Cleópatra ou Joana D'Arc também pode acrescentar um pouco de glamour a esta embotada existência, mas resta ver para que fins construtivos eles expõem tais crenças.

Netuno na 12ª Casa pode mostrar fortes tendências escapistas; sonhar acordado ou fantasiar podem devorá-los inteiramente, e eles tendem a abdicar da vida criando seus próprios pequenos mundos, nos quais vivem. Para a maioria das pessoas com este posicionamento, tempos de reclusão e de afastamento serão necessários a fim de se recentrarem e se limparem da "poeira psíquica", absorvida e acumulada pelo contato com os outros.

Um dos extremos de Netuno na 12ª Casa pode ser sentir que não têm controle sobre não importa o que aconteça a eles (o que alguns psicólogos chamam de "falta exterior de controle"). Enquanto Netuno nos pede para tomar conhecimento de uma autoridade maior do que nós mesmos, uma total negação de poder e responsabilidade pessoais não é uma situação saudável, e o melhor a fazer é conferir onde este planeta está posicionado. Estudos ligam as depressões e várias outras formas de psicopatologia com pessoas que sentem terem perdido a influência para dirigir as próprias vidas.

Semelhante a Vênus na 12ª Casa, quem tem Netuno aqui sofre porque o mundo nem sempre vive suas expectativas do que poderia ser. Como ficam magoados pela falta de beleza no mundo, é também possível que suas sensibilidades para com a beleza possam significar sua própria cura. A beleza tem um efeito regenerador sobre a psique. Se eles conseguem arrumar tempo para assistir calmamente a um pôr-do-sol, para estar numa praia à noite olhando as estrelas, para meditar numa capela quando a luz começa a entrar pelos vitrais ou para ir a uma galeria de arte ver sua pintura favorita, então eles muitas vezes podem revitalizar suas próprias psiques cansadas deste mundo. Como escreveu Piero Ferrucci em What We May Be ["O que podemos ser"], nesses momentos acontece uma vitória "sobre a falta de coragem, uma positiva afirmação contra o resignarmo-nos ao processo de cristalização e de morte".6 Em outras palavras, as pessoas com Netuno na 12ª Casa têm uma escolha: Ver ou não ver a beleza.

A beleza é também um poder de autotranscendência e de importância, abrindo o Netuno de 12ª Casa para novos mundos e possibilidades que outros não são capazes de perceber. Responsabilizar-se em colocar mais beleza na vida não vai apagar miraculosamente todos os seus problemas, mas pode aliviar seus pesos e equilibrar a tendência de cair para o lado da insatisfação. Teilhard de Chardin (Netuno em Touro na 12ª Casa) também escreveu que a busca de evolução "tem olhos cada vez mais perfeitos num mundo onde há sempre mais para ver".

Prestar serviços é outra maneira de liberar o self da dor e da infelicidade, dando sentido à vida. Novamente, o senso comum é solicitado; alguns com este posicionamento podem atirar-se totalmente na vida de outras pessoas como meio de evitar suas próprias vidas. No entanto, Netuno na 12ª Casa poderia ser muito eficiente trabalhando em hospitais e instituições públicas. Outros podem ser encontrados como empregados de museus, bibliotecas e galerias de arte, que protegem e preservam a sabedoria, a beleza e as riquezas do passado e do presente.

Quem tem Netuno na 12ª Casa tende a meditar sobre a idéia de Jung de que certos problemas na vida "nunca podem ser resolvidos, mas somente ultrapassados". Algum novo interesse ou visão nasce e, ampliando-se a visão, os problemas insolúveis perdem sua urgência. Num certo plano, somos envolvidos por uma tempestade mas, visto de outro plano, nossa perspectiva muda; é como estar no alto de uma montanha e ver a tempestade no vale. O vendaval ainda existe e ainda tem importância, porém agora estamos acima dele.8 Quem tem Netuno na 12ª Casa precisa aprender a aceitar o bom com o ruim, o perfeito com o imperfeito e a beleza com a feiúra. Vale lembrar e refletir sobre o que é conhecido como o ditado de Wittgenstein: "A solução para o problema da vida é vista com o desaparecimento do problema."

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Netuno na 11ª Casa, por Howard Sasportas

O psicólogo existencialista Viktor Frankl acredita que o desejo de servir e ajudar outros não requer uma justificativa reducionista do tipo: a pessoa faz boas ações porque se sente culpada por alguma coisa da infância. No entanto, ela pode encarar o servir como uma autêntica maneira de dar sentido à vida.2 E mais: cuidar de outros pode ser a expressão natural e imediata de um sentimento de obrigação e de solidariedade para com aqueles com quem compartilhamos este planeta. Netuno na 11ª Casa inspira esse tipo de altruísmo por si mesmo.

Albert Einstein, nascido com Netuno na 11ª Casa, resumiu maravilhosamente o desafio deste posicionamento quando disse que "Nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão, aumentando nosso circulo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas".3 Muitos com Netuno na 11ª Casa têm uma visão utópica e se juntarão a grupos que promovam causas humanitárias ou sociais. Eles sentem a necessidade de participar com outros trazendo ao mundo suas idéias de verdade, justiça ou beleza. Galileu, nascido com Netuno em Gêmeos na 11ª Casa, minou os próprios fundamentos daquilo que era tido como certo na procura da verdade. Alexander Fleming, que desenvolveu a droga que salva vidas, a penicilina, tinha Netuno na 11ª Casa regente do curador e cuidadoso Peixes na 10ª Casa, a casa da carreira. Muitos com Netuno na 11ª Casa defenderão a causa dos menos favorecidos. Se algum segmento da população está sofrendo ou sendo maltratado, eles sentem isso tão profundamente como se estivesse acontecendo com eles. Alguns serão mais atraídos por seitas secretas, grupos de arte ou círculos espiritualistas ou psíquicos. Se Netuno tem muitos maus aspectos, o grupo pode ter bons ideais e intenções, mas de algum modo nunca conseguirá manifestá-los inteiramente.

O ímpeto principal de Netuno na 1 1ª Casa é abandonar o self ao grupo. Alguns podem achar que um certo grupo ou culto pode significar a redenção e a salvação e fazer muitos sacrifícios em seu nome. Em pessoas menos politizadas, as atividades grupais tendem a ser simplesmente uma maneira de escapar das rotinas mais mundanas da vida. Eles poderiam se largar num turbilhão social, procurando amigos e festas cada vez mais glamourosas. Ou o bar da esquina poderia ser a extensão de seu envolvimento com o grupo.

Se Netuno está bem aspectado, os amigos vão ser cuidadosos e carinhosos. Da mesma maneira, a pessoa com Netuno na 11ª Casa normalmente estará lá para ajudar e orientar sócios em dificuldades. No entanto, se Netuno tem aspectos difíceis, eles podem ter desilusões e decepções através de amigos. Eles podem facilmente sentir que seus ideais de companheirismo estão sendo traídos. Alguns são levados a manipular sutilmente os amigos, para que estes sintam pena deles. A discriminação deve ser exercida na escolha certa de amigos ou de grupos; é fácil com Netuno na 11ª Casa abnegar responsabilidades pessoais se influenciados por uma turma "má". Os amigos podem carregar a projeção netuniana, aqueles que são artistas, curadores, sonhadores românticos ou, às vezes, apenas não-convencionais.

Alguns com este posicionamento podem perseguir uma meta que os engana constantemente ou pretendam padrões que seria impossível ter. Novamente, ao confrontar a desilusão na casa de Netuno, nos tornamos conscientes de nossas limitações, lembrados de que existe algo maior do que nós que comanda o espetáculo. No entanto, é de bom alvitre que compensem uma tendência a serem vagos e vacilantes quanto a seus rumos na vida, definindo suas metas o mais clara e realisticamente possível.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Netuno na 10ª Casa (Peixes no Meio-do-Céu), por Howard Sasportas

Netuno tem diversas faces na 10ª Casa, a da carreira e a da apresentação diante do público. Uma das manifestações de Netuno aqui recai sobre aqueles que são idealizados e adorados pelo público em geral. De alguma maneira, eles prendem a imaginação coletiva ou vêm representar um movimento ou uma força que passa pela sociedade. Há muitos exemplos interessantes. Por exemplo, Karl Marx, cujo nome evoca toda uma filosofia de vida e de história e que imaginou um estado ideal sob o comunismo, nasceu com Netuno em Sagitário na 10ª. John F. Kennedy, que, como presidente, personificou um novo visual da América e foi adorado por muitos como herói, nasceu com Netuno em Leão. Assassinado enquanto ainda trabalhava, Kennedy também veio a representar a vítima sacrificial deste lado de Netuno. Num certo sentido, tanto Marx como Kennedy nos deram suas identidades pessoais para representar algo maior que eles próprios: a ansiedade coletiva por redenção.

Um Netuno de 10ª Casa pode personificar vários outros princípios, desde a representação do que é belo, glamouroso e de estilo até o que é proscrito e o escândalo público. Clint Eastwood, que personifica a imagem do perfeito herói rude, e Bruce Lee, o mestre de kung-fu, que personifica o eterno vencedor, nasceram com Netuno em Virgem na 10ª Casa. Além de política e cinema, outras carreiras netunianas incluem serviço social, artes, moda, fotografia, música, dança, trabalhos religiosos e curas.

No entanto, o fogoso Netuno na 10ª Casa pode indicar incerteza ou confusão sobre qual carreira seguir. Alguns estarão insatisfeitos com p trabalho se ele não for inteiramente absorvente e inspirador. Alguns dos que conheci trabalharam duro e devotadamente para receber menos reconhecimento ou remuneração do que mereciam. Um homem com este posicionamento trabalhou para uma grande companhia que fazia negócios escusos e corruptos, mas ele foi o único a ser preso e condenado por isso. Alguns vão achar que a salvação depende de encontrar o trabalho certo ou de servir às necessidades de outros. Em alguns casos, eles são obrigados a abandonar suas carreiras por causa de influências sobre as quais não têm controle. Novamente Netuno nos cutuca para dar o passo para o crescimento espiritual e a expansão neste sentido, como se ficássemos redimidos e purificados por termos deixado e sacrificado aquilo a que mais estávamos ligados.

Se tomarmos a 10ª Casa como representando a mãe, ela provavelmente vai receber a projeção netuniana. Ela pode ter sido vista como mártir ou vítima, alguém que se despojou de sua própria identidade em benefício da manutenção da família. Em alguns casos que pude observar, a mãe tinha potenciais artísticos ou criativos que foram abafados por esse motivo. A criança pode se sentir culpada por ser feliz enquanto a mãe é tão frustrada, insatisfeita e desgraçada, ou então pode culpar-se pela condição da mãe. Há casos também em que a mãe pode ser tão supersensível e delicada que a criança acaba sendo uma mãe para a própria mãe. Embora o desejo de servir reflita um propósito em si mesmo, quem tem Netuno na 10ª Casa tende a encontrar uma ligação entre a escolha de um serviço de vocação mais tarde na vida e as experiências com a mãe durante a infância.

Em outros casos, um dos' pais pode ser visto como o salvador ou o redentor, ou ainda alguém tão idealizado que a criança se acha indigna de viver com essa imagem. Talvez Netuno pedisse que a mãe fosse sacrificada por uma série de razões. Se a mãe se afasta, se está doente, se tem de trabalhar horas a fio fora de casa ou morre, então a criança precisa "abandonar" a mãe, pelo menos em sua forma física. Mais tarde, na vida, a criança pode buscar a mãe ideal perdida, ou se sentir inadequada por ter sido privada dela. Mais positivamente, a mãe representa a graça e a generosidade, agindo como modelo de delicadeza e compaixão para com o filho.

Peixes no Meio-do-Céu na 10ª Casa é semelhante a Netuno na mesma casa.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Netuno na 9ª Casa, por Howard Sasportas

Netuno na 9ª Casa busca redenção e salvação através de uma crença. Quem tem este posicionamento anseia por juntar-se a algo maior que o self através de uma adesão devotada a uma filosofia, a uma religião, a um culto ou à figura de um guru. Há também uma atração irresistível por qualquer pessoa ou qualquer coisa que prometa as chaves do paraíso. Normalmente, sua filosofia ou religião requer alguma forma de sacrifício e de renúncia do ego, de suas posses ou de outros vínculos. Muitos com este posicionamento se beneficiarão enormemente ao seguir tais doutrinas. Outros podem juntar-se a grupos muito estranhos, ligados a algum culto ou esotéricos, e se perderem através desses envolvimentos. Alguns podem acreditar que conseguirão a iluminação ao imitarem perfeitamente um guru, e tornam-se vítimas do que é conhecido como "a doença de Buda" - vestir, comer e pensar exatamente como o mestre, e esquecer a importância de serem eles mesmos. Erroneamente, eles acreditam que se se comportarem como um ser iluminado também serão iluminados, esquecidos de que o comportamento é um subproduto da consciência, e não o contrário. Em outras palavras, seu "estado de espírito" os faz acreditar que estão realizados. Maus aspectos de Netuno na 9ª Casa (especialmente da 12ª) sugerem a possibilidade de "inflação espiritual": alguém que acredita ser o mensageiro de Deus ou que o culto que adotou é aquele que monopoliza a verdade.

Com Netuno nesta posição, existe a possibilidade de desapontamentos com sistemas filosóficos. Se eles estão procurando aquela única coisa que será a resposta para tudo, então podem ficar bastante desapontados. Numa certa sociedade de meditação para cujos discípulos fiz mapas, muitos deles tinham Netuno na 9ª Casa: seu guru era um alcoólatra. Geralmente, com Netuno, colocar a esperança em algo exterior para nos salvar, mesmo que seja um sistema filosófico ou uma crença muito inspirada, pode ser uma falha até que aquilo que é pensado externamente seja encontrado dentro do self.

Netuno na 9ª Casa é indício de uma mente muito aberta e impressionável, de uma imaginação vivida e de um interesse naquilo que Maslow chamou de "os mais remotos limites da natureza humana". Eles sentem que poderiam ser bem mais do que são se apenas conseguissem encontrar um meio de expandir mais e de utilizar plenamente suas faculdades e potenciais.

Os que têm Netuno na 9ª Casa podem ficar confusos sobre qual direção tomar na educação superior. Em muitos casos que observei, havia indecisão e dúvida sobre a que assunto dar maior relevância. Alguns podem acreditar que a educação é a resposta para tudo, ou encontrar um professor que seja seu guru "especial". Outros podem se desiludir com a Universidade ou o curso que freqüentam, ou se considerarem de algum modo vítimas do sistema. Poucas pessoas que conheço com este posicionamento tiveram problemas com drogas ou álcool enquanto cursavam a Universidade.

Keats escreveu que ele "nunca se sentiu seguro de qualquer verdade a não ser pela clara percepção de sua beleza". A idéia de que "beleza é verdade, verdade é beleza" é uma descrição bastante apropriada de um dos sentidos de Netuno na 9ª Casa. Da mesma maneira, para quem tem este posicionamento, a expressão criativa pode ser inspirada por imagens religiosas ou transcendentais, ou por sutis dimensões de experiência, e poderiam servir como canais para despertar outros para isso. O filosófico escritor Goethe nasceu com Netuno na 9ª Casa. Bob Dylan, cujas canções inspiraram toda uma geração, nasceu com Netuno nessa casa regente de Peixes na 3ª Casa (a da comunicação). Netuno aí pode também indicar fama internacional como ator, artista ou músico, como no caso de Marlon Brando, de Henri Matisse e de Jimmy Hendrix.

Netuno expressa-se com relação a viagens e a grandes jornadas. Para alguns, viajar significa fugir para evitar algo no seu meio ambiente. Outros podem fazer peregrinações para encontrar a iluminação e são atraídos por certos países dotados de algum encanto, como se fosse a Meca dos muçulmanos. Podem conjecturar sobre um lugar, ir lá e achar que é muito diferente do que imaginavam. Alguns podem sentir um laço espiritual com um país que não o deles. Deve-se ter cuidado para não ser decepcionado por outros quando em países estrangeiros.

Se Netuno está mal aspectado, pode haver complicações com parentes ou por alguém que de algum modo é considerado como uma responsabilidade da pessoa.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Netuno na 8ª Casa, por Howard Sasportas

Se Netuno não pode estar em seu domicílio, a 12ª Casa, sua casa favorita é a de seu irmão mais íntimo, Plutão, a 8ª. A maior característica de Netuno é a perda de limites e de isolamento. E onde há melhor lugar para isso do que na casa do sexo, da partilha e da intimidade? E, pensando em aliviar a perene e divina saudade de casa de Netuno, a associação da 8ª Casa com a morte até que resolve o caso de uma forma bastante satisfatória.

Freud nos alertou a respeito de como coisas aparentemente inocentes podem ser símbolos de nossos desejos e interesses sexuais. Por exemplo: se você sonha em fumar um cigarro, é mesmo num cigarro que está pensando? No entanto, pode ser também o caso de o sexo ser um símbolo. Com Netuno (ou Peixes) na 8ª Casa, o sexo, em vez de ser apreciado apenas por si só, muitas vezes é usado para aliviar outros interesses psicológicos de peso.

Para quem tem Netuno nesta casa, o sexo é uma maneira de se misturar a outras pessoas, de transcender os limites do self isolado. Seja através da perda dos próprios limites ou engolfando os de outros, eles aliviam muito mais do que simplesmente uma tensão fisiológica. Remanescentes dos ritos de Dioniso, nos espasmos do amor físico, muitas pessoas satisfazem a necessidade de abandono e de esquecimento de si mesmos. O sexo é também uma maneira de soltar as rédeas do controle pessoal e da responsabilidade pelo seyf. Eles são capturados e cativados por outro e levados embora por uma força mais poderosa que eles próprios. Trata-se de uma forma de adoração e de reverência, de um tipo de sedução divina, que lhes traz de volta aquele algo que existe e que é maior do que eles.

Com Netuno na 8ª Casa, a intimidade física é também uma pausa para a solidão, e muito da promiscuidade e indiscrição associados a este posicionamento pode advir desse motivo. Alguns podem também achar que entregar-se sexualmente seja uma maneira de servir, agradando ou mesmo curando os outros. Pode também ser um modo muito conveniente de fugir de problemas de outras áreas da vida.

Vi muitos casos de pessoas com este posicionamento confusas a respeito de sua identidade sexual. Netuno é tão disperso, tão adaptável, tão fluido e tão modelador por aquilo que o contém que fica difícil saber exatamente o que querem. Inversamente, aspectos problemáticos de Netuno (de Saturno, por exemplo) também sugerem um temor de se deixar levar — uma tensão entre apegar-se a limitações ou perdê-las. Alguns podem até sentir necessidade de transcender seus desejos libidinosos a fim de canalizar essas energias em outras direções. Para outros, o sexo pode parecer um desapontamento e nada maravilhoso como aparece no cinema ou como se lê nos livros ou se ouve dos amigos. Outros ainda podem achar que seu caminho para a purificação e a redenção passa pelo sacrifício das relações sexuais com alguém por quem são fortemente atraídos. Alguns casos que acompanhei pareciam sempre fantasiar e desejar pessoas com quem não estavam envolvidos, em vez de sentirem-se assim com a pessoa com quem tinham uma relação no momento. Netuno nem sempre está satisfeito com o que tem. Além disso, se conhecemos a pessoa bem demais, seu estranho magnetismo pode eventualmente se desgastar.

Muitos destes processos aplicam-se à troca de valores entre as pessoas. Muitas vezes elas esperam ganhar benefícios materiais de um parceiro, mas, na verdade, o que se adquire é normalmente algo de natureza menos tangível. Estranhas complicações e circunstâncias decepcionantes podem afetar toda a área de dinheiro e finanças do parceiro. Por vezes, eles podem estar influenciados em demasia ou mesmo decepcionados pelos valores de outras pessoas, ou ter inveja daquilo que os outros têm e que eles não têm. No final, sua maior satisfação virá, não das posses de outras pessoas, mas de ajudar os outros a desenvolverem seus valores e recursos naturais.

É de bom alvitre que estejam bem à testa de seus negócios, e cuidados devem ser tomados na seleção de sócios ou parceiros. Netuno muitas vezes traz confusão e, ao assinar contratos, ambas as partes devem esclarecer exatamente todos os pontos do acordo. Perdas e ganhos econômicos terão importante impacto psicológico e, como resultado, poderia impeli-los a encontrar sua segurança e salvação íntimas em outros valores além dos materiais. De qualquer maneira, eles são bem advertidos para se aconselharem antes de fazer investimentos financeiros ou de assinar qualquer documento com relação a heranças e impostos.

Se Netuno está em alguma casa de Água, a pessoa é extremamente sensível e influenciada por sentimentos e tendências ocultas que estejam no ar. Dependendo dos aspectos de Netuno, a experiência de forças intangíveis e não-materiais pode operar de maneira construtiva ou destrutiva (Adolf Hitler tinha Plutão em conjunção com Netuno na 8ª Casa). Em caso positivo, a pessoa será guiada e inspirada como que do nada, ou poderá estar aberta para receber valiosas instruções através de sonhos. E como se conseguissem pegar um reino invisível, onde a visão e a compreensão mais ampla estivessem à disposição na hora em que esse conhecimento mais amplo se faz mais necessário. Por esta razão, eles também podem servir como fontes de conforto e de inspiração para outros que estão passando por crises. No entanto, a abertura psíquica desse posicionamento tende a se manifestar de maneira menos desejável. Em alguns casos, eles podem se sentir "possuídos", como se tivessem sido tomados por algo muito poderoso alheio a eles. Às vezes é possível que recebam guias decepcionantes ou enganosos de outras dimensões.

Uma vez que Netuno quer voltar para casa, e a 8ª Casa é a casa da Morte, quem tem este posicionamento tende a nutrir fantasias de autodestruição, quando a vida se torna difícil demais. Isso é normalmente exteriorizado pelo mau uso de drogas ou do álcool. (Marilyn Monroe nasceu com Peixes na cúspide da 8ª Casa, não só a causa da morte mas de toda a confusão e incerteza que a cercou, o que reflete a influência de Peixes ali.) A menos que Netuno tenha maus aspectos de Saturno, não existe o medo da morte, uma vez que o desejo de transcender os limites é muito forte. Nessa mesma linha, haverá muitas vezes interesse pela metafísica e pelo ocultismo.