sábado, 22 de outubro de 2016

O Sol na 8ª Casa, por Howard Sasportas



Em nível profundo, todos nós ansiamos por nos reunir com algo maior que o self. No entanto, muitas vezes esquecidos de tais motivos subjacentes, quem tem o Sol na 8ª tenta se expandir e transcender suas limitações pessoais e seu separatismo através de alguma forma de união e intercâmbio com as outras pessoas. Isso pode ser conseguido de várias formas e em diferentes níveis. Por exemplo, algumas pessoas com este Sol melhoram sua identidade, valor e capacidade transferindo para si o dinheiro e as posses de outras pessoas. Na pior das hipóteses isso é premeditado e conivente (não como um convite formal para uma festa à meia-noite no castelo do conde Drácula). O mais freqüente, no entanto, é que outras pessoas queiram naturalmente ajudar aquelas com Sol na 8ª, cobri-las de presentes, deixar-lhes heranças, outorgar-lhes concessões etc. Freqüentemente, a pressa em colocar suas energias em empresas associadas ou coletivas levam-nas ao mundo dos negócios, aos bancos, ao ramo de seguros e a qualquer outra atividade que tenha a ver com os recursos e o dinheiro dos outros.

No entanto, dinheiro e posses são só a superfície daquilo que é compartilhado ou trocado entre as pessoas. Sentimentos e emoções circulando por correntes invisíveis que ligam uma pessoa à outra, também requerem a atenção de um Sol na 8ª Casa. Embora isso possa parecer uma infantilidade de um deus sádico que assistiu a muitas novelas na televisão, os relacionamentos que expõem paixões ocultas e esbarram em emoções primárias de complexos de infância não resolvidos também servem ao processo solar de crescimento e desenvolvimento. Liberar a satisfação psíquica da escravidão e da repetição de padrões estabelecidos há muito tempo, no berçário, intimidam a ação de parceiros como catalisadores para a depressão, a regeneração e a mudança. Para quem tem Sol na 82, os relacionamentos não são apenas algo para molhar a ponta dos dedos a fim de se refrescar de vez em quando; eles têm de aprender a nadar nestas águas. Alguns podem tentar evitar totalmente uma verdadeira intimidade mas, agindo assim, eles trapaceiam suas transformações.

O Sol de 8ª Casa confere-lhes normalmente um interesse em tudo que está escondido, oculto e misterioso na vida. Às vezes existe uma fascinação ou preocupação com a morte ou qualquer outro assunto que seja considerado tabu pela sociedade. O audacioso Evil Knievel que constantemente prova sua força e poder empenhando-se em números assustadores de desafios à morte, nasceu com o heróico Sol nesta casa. O diretor cinematográfico Sam Peckinpah, cujos filmes mostram o mais violento mundo-cão da vida, tem o Sol em Peixes nesta posição. Hugh Hefner, o fundador da revista Playboy, uma das publicações de maior circulação que fala abertamente sobre sexo, tem o Sol em Àries na 8ª Casa.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O Sol na 7ª Casa, por Howard Sasportas



Quando o filósofo Martin Buber escreveu: "O homem se torna um Eu através de um Você" ele poderia bem estar fazendo referência aqueles que têm o Sol na 1ª Casa. É quase paradoxal; porém, o sentido de seu próprio poder, propósito e individualidade é encontrado através de uma associação ou de um relacionamento.

Participar de atividades conjuntas aumenta as saídas que os capacita a se definirem mais claramente. Por meio de altos e baixos, e de todas as confusões que acontecem na tentativa de formar alianças vitais, honestas e auto-suficientes, a identidade é talhada e fortificada. É um fato da vida que as coisas existem com mais clareza quando vistas em relação a outras; do mesmo modo, a personalidade tem mais significado quando vista em relação a outras personalidades. Quando o Sol brilha na casa de Libra o "Eu" precisa de um "Tu".

No entanto, a coisa nem sempre funciona deste modo. Em alguns casos, quem tem o Sol na 7ª pode tentar se esconder atrás da identidade de outra pessoa, procurando alguém grande e forte que lhes diga o que devem fazer de suas vidas.

Ou também podem estar preocupados em ganhar prestígio e autoridade unindo-se a uma figura importante ou influente, ou procurando um herói ou heroína que possam servir, idolatrar e adorar para sempre. Tanto no mapa de uma mulher como no de um homem, o Sol nesta posição pode indicar a procura de uma figura de pai. Enfim, uma tentativa de vivenciar o princípio solar é feita projetando-a no parceiro. Isso é diferente de descobrir o self pela ajuda de outro. É também menos produtivo e muitas vezes não permanece muito tempo.

A 7ª Casa também descreve a maneira como agimos na sociedade em geral. Para o bem do processo de individualização, quem tem o Sol na 7ª precisa estar sempre com pessoas. A princesa Diana da Inglaterra cujo casamento com o príncipe Charles tornou-a o centro das atenções mundiais e a fez uma celebridade, tem o Sol na 7ª. Alguns até encontram vocação para lidar com as relações pessoais — conselheiros matrimoniais, por exemplo, ou trabalhos que requeiram habilidade em arbitragem e diplomacia. Leão no Descendente significa quase o mesmo que Sol na 7ª.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O Sol na 6ª Casa, por Howard Sasportas


Com o Sol na 6ª Casa, as experiências necessárias para desenvolver um sólido ego-identidade giram em torno da saúde, do ritual diário e do trabalho. Sem se tornar indevidamente obsessivo, quem tem este posicionamento deveria prestar bastante atenção a tudo que diz respeito a seu auto-aperfeiçoamento. Fraquezas físicas e psicológicas, bem como imperfeições são muitas vezes aumentadas de alguma maneira de modo que se fazem necessários alguns ajustes.

Antes de mais nada, tais pessoas precisam ter um bom relacionamento com o corpo — respeitar o veículo físico é uma das lições que mais cedo ou mais tarde terão de aprender. Infelizmente, para alguns, o reconhecimento da importância de ter de cuidar de um corpo só aparece quando as conseqüências de sua negligência e maus tratos já foram longe demais e a doença se manifesta. Ainda assim, mesmo quando as dificuldades aparecem nesse setor a tentativa de recuperar a saúde e a integridade servirá para um processo mais amplo de individuação mais apropriado do que qualquer outro método. Essas pessoas têm também uma habilidade toda especial para dirigir e aclarar os outros sobre os melhores caminhos para se manterem saudáveis.

Quem tem o Sol na 6ª Casa deve empenhar-se em desenvolver competências e habilidades que lhe proporcionem um ativo lugar no mercado de empregos. Um sentido de valor pessoal e de distinção pode ser então obtido. Elas se encontram através do serviço aos outros, isto é, servindo.

Há necessidade de organizar rituais diários e rotinas efetivas que assegurem um bom andamento na vida. Aprender a agir de modo eficiente em coisas práticas fortalece o sentido de identidade. Este não é um posicionamento para quem apenas deseja ficar sentado meditando o dia inteiro. É surpreendente como descobertas interessantes ocorrem enquanto se esfrega o chão da cozinha ou se lavam meias. Com o Sol na 6ª Casa, aceitar limites e rotinas fortalece a pessoa no sentido de aperfeiçoar e aprimorar a arte de viver. O resultado final desta atitude não precisa ser deslumbrante; porém, mostra tanto gosto e sutileza em tudo que a pessoa faz, que lembra um dito zen: "Antes do esclarecimento (iluminação) carregue água; depois do esclarecimento (iluminação) carregue água."

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O Sol na 5ª Casa, por Howard Sasportas



O Sol é muito forte na 5ª Casa, seu domínio natural. Para quem tem este posicionamento, um sentido de identidade, poder e propósitos de vida é alcançado por um total engajamento em atividades que os façam sentir-se bem estando vivos. A necessidade de expressar o self é vital para sua saúde física e psicológica e essas pessoas ficam doentes e deprimidas quando não têm razões para viver. É claro que também ficam doentes se exigem demais de si mesmas. Não é o caso de quanto um Sol de 5ª Casa pode fazer, mas é antes a qualidade do envolvimento e o grau de satisfação que se obtém dele.

É recomendada alguma forma de expressão artística não necessariamente para se tornar um novo Mozart (Sol em Aquário na 5ª) ou um Matisse (Sol em Capricórnio na 5ª), mas muito mais para ajudar à libertação do espírito, colocar emoções e sentimentos para fora e ter a oportunidade de criar dentro de si mesmo. A riqueza da vida também é engrandecida por hobbies, eventos esportivos, recreações, incursões em teatros, galerias de arte etc.

A "criança brincalhona" está viva e bem disposta em alguém com um Sol de 5ª Casa e brigando para ser livre. Não importa quão criativas as pessoas com este posicionamento possam parecer aos outros: elas sempre acham que poderiam ser melhores naquilo que estão fazendo. O Sol, por natureza, é expansivo e na 5ª Casa tenta se expressar mais e mais, continuamente aumentando seu campo de influência. Um bom exemplo do espírito do Sol na 5ª Casa é Sir Richard Burton, o explorador inglês muito estudado nas escolas, que escreveu a respeito de suas aventuras em países exóticos. Sua 5ª Casa, onde se encontra o Sol, rege a 9ª e a 10ª, as casas das grandes viagens e da carreira.

Para quem tem o Sol na 5ª, casos amorosos e romances realçam seu senso de participação na vida, bem como embelezam seus sentimentos de serem especiais. Gerar filhos é outra maneira com que podem reforçar seu sentido de identidade, bem como estender seu poder e influência. Existe porém o perigo de um dos pais com esse posicionamento tentar vivenciar em demasia sua vida através do filho, projetando nele todas as suas necessidades de fama e glória não alcançadas. A criança pode ser exibida como uma obra de arte na esperança de que aquilo que "foi produzido" seja elogiado.

A necessidade de ser o centro das atenções é muito forte num Sol de 5ª Casa, e essas pessoas podem ser incapazes de tolerar situações em que todas as atenções não estejam voltadas para elas. Um aspecto difícil ao Sol nesta casa pode derivar para modos manipulativos, desregrados ou exagerados de chamar a atenção: Mesmo um "golpe" negativo é melhor do que "golpe nenhum".

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

O Sol na 4ª Casa (Leão no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas


Quem tem o Sol na 4ª Casa precisa cavar fundo dentro de si mesmo para se encontrar. Tudo o que é realizado no mundo exterior talvez seja menos importante do que aquilo que foi conseguido em termos de engrandecimento de alma e desenvolvimento espiritual interior.

O esforço para definir o self bate na frente da casa. Eles têm que distinguir sua própria identidade individual como separada do ambiente familiar sem negar que fazem parte da família. De um lado, corre-se o perigo de derivar a identidade até demais dos ancestrais e se tornar somente uma réplica daquilo que isso representa ou de como isso os atingiu. Por outro lado, no entanto, há o perigo de rejeitar totalmente o passado familiar como forma de se libertar de suas imposições. A primeira instância nega sua própria unidade e originalidade; a segunda nega seus destinos, suas raízes biológicas e psicológicas. A tarefa que se apresenta é tentar de alguma forma combinar as duas, tomando conhecimento de sua hereditariedade e de seu laço com a família de origem e, também, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma identidade no seu próprio direito. Eles podem trazer consigo algo da tradição da família, mas também podem fazê-lo como lhes aprouver.

Se a 4ª Casa é tomada pelo pai, as energias ali podem ser vivenciadas através do pai ou nele projetadas. Quem tem o Sol na 4ª Casa pode ter sentido o pai como poderoso e autoritário; assim, não consegue superar um desagradável sentimento de sua própria mesquinhez ou inferioridade.

Essas pessoas provavelmente terão de enfrentar uma dura batalha para se livrar do domínio que ele tem sobre elas. Em outros casos, o pai pode ter estado física ou psicologicamente ausente. Para o menino, isso poderia significar a ausência do sentido de um pai sobre o qual moldar suas próprias qualidades masculinas. Isso teria de ser encontrado dentro de si próprio. Para a menina, a experiência de um pai ausente poderia derivar numa procura que se estenderia por toda a vida, de seu pai perdido. Ela também teria a mesma necessidade de encontrar qualidades de pai dentro de si própria.

Existe uma grande necessidade de tais pessoas terem seus próprios lares onde possam exercitar a autoridade e a influência. Às vezes trata-se de um prolongamento da busca por um lugar certo onde lançar raízes.

O Sol na 4ª Casa sugere que elas vão se tornar mais elas mesmas na segunda metade de suas vidas. Um renovado sentimento de potência criadora, vitalidade e as alegrias de auto-expressão são potencialmente mais eficazes na idade madura.

A natureza do Sol na 4ª Casa é semelhante a Leão no Fundo-do-Céu. Uma profunda necessidade de exprimir sua própria e única identidade é o fundamento sobre o qual se baseia grande parte da vida.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O Sol na 3ª Casa, por Howard Sasportas


Antes de apenas absorver e refletir atitudes e influências do ambiente, essas pessoas deveriam desenvolver e honrar seus próprios pensamentos, pontos de vista e perspectiva das coisas. Um sentido de valor, dignidade e poder vem através da consolidação do intelecto e da comunicação das habilidades. Na maioria das vezes, essas pessoas se sentem mais vivas quando estão aprendendo algo ou quando podem partilhar e trocar idéias e conhecimentos com outros. Os que têm o Sol (ou Leão) na 3ª Casa, têm necessidade de se sentirem ouvidos e de serem notados pela sociedade.

Conseqüentemente, a rivalidade e concorrência entre amigos poderia ser uma saída que mereceria uma análise mais profunda. Alguns podem projetar suas próprias necessidades por poder e autoridade sobre irmãos ou irmãs. Ou então seu próprio conhecimento pode ser adorado como o Sol. Aspectos difíceis ao Sol na 3ª Casa poderiam indicar problemas no início da fase escolar. Isso deve ser examinado nos casos em que o estudo é muito liberal. Não importa o quanto esse Sol na 3ª Casa pareça esperto ou diferente dos outros; quem tem este posicionamento normalmente sente que poderia saber mais e se comunicar melhor.

O escritor americano Philip Roth, autor de muitos best-sellers e conhecido por seus apartes e respostas rápidas, nasceu com o Sol na 3ª. George Bernard Shaw, que ganhou um Prêmio Nobel e expôs sua filosofia pessoal através de seus escritos, nasceu com o Sol em Leão nesta casa.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.


domingo, 16 de outubro de 2016

O Sol na 2ª Casa, por Howard Sasportas


Se o Sol ou Leão está na 2ª Casa, esta área da vida deve ser encarada com vitalidade e firmeza. Existe aí uma necessidade premente em desenvolver competência pessoal, valores e recursos para conquistar um sentido de individualidade. Eles têm necessidade de encontrar e definir aquilo que constitui uma segurança para si mesmos antes de depender dos outros para lhes fornecer segurança, dinheiro ou recursos. Um sentido de poder e do próprio valor podem ser adquiridos do ganho, seja de dinheiro ou de posses e também através da habilidade de lidar e organizar o mundo material. Alguns podem ser tentados pelo sensacionalismo, pela busca de status e pela extravagância para provar seu valor e aumentar uma insegura identidade interior. Podem ser generosos com dinheiro e posses, mas normalmente esperam algum tipo de reconhecimento em troca. Esteja o Sol onde estiver, ali o ego pessoal está procurando reconhecimento. O impecável e internacionalmente amado cantor e ator Maurice Chevalier tinha o Sol em Virgem na 2ª Casa; ele nasceu bem pobre e morreu milionário.

A natureza de qualquer planeta na 2ª Casa é valorizada pelas qualidades de segurança que nos oferece. Por isso, com o Sol na 2ª, a segurança vem através do desenvolvimento e de se possuir atributos tais como força, nobreza, autoridade, a idéia de ser especial, e coragem. Pessoas com este posicionamento ficarão mais seguras na vida se encorajarem esses traços sem se importar com quanto dinheiro têm no banco.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.