sábado, 1 de outubro de 2016

O Complexo Ascendente, por Howard Sasportas



Já mencionamos que grande número de fatores influencia a manifestação do Ascendente além do signo que se encontra na cúspide da 1ª Casa. Isso inclui:

1. O planeta regente do signo que se encontra no Ascendente, e seu posicionamento por signo, casa e aspectos.

2. Planetas junto ao Ascendente (a dez graus da cúspide, seja na 1ª ou na 12ª Casa).

3. Os aspectos do próprio Ascendente.

O Planeta Regente


O planeta que rege o signo que se encontra na cúspide da 1ª Casa, chamado de regente do Ascendente e às vezes conhecido como regente do tema, sugere como o signo que está no Ascendente vai tentar se expressar. Sua posição por signo, casa e aspecto deve ser cuidadosamente examinada.

Por exemplo, se Áries está ascendendo, Marte é o planeta regente. A posição elemental de Marte mostra o que estimula o Áries ascendente. Marte num signo de Fogo é estimulado por algo que sonha ou intui. Num signo de Água, ele é estimulado por emoções ou sentimentos. Marte em Ar é excitado por algo que contempla ou pensa, enquanto Marte em Terra é motivado por algo prático ou concreto que tem de ser ganho com uma ação. Se Marte está em Câncer ou Peixes (Água), a vitalidade física de Áries ascendente é bem menos óbvia do que se Marte se encontra num signo de Fogo, como Áries, Leão ou Sagitário.

O posicionamento por casa do regente do Ascendente sugere a área de vida em que serão feitas experiências muito importantes que influenciarão diretamente o crescimento e a autodescoberta. Continuando com o exemplo de Áries ascendente, o posicionamento por casa de seu regente, Marte, vai aprimorar o campo de experiências que requer a ajuda de Áries, com sua ação e decisão. Se Marte está na 2ª Casa, a pessoa deveria desenvolver maior potencialidade em lidar com dinheiro e com o mundo material. Se Marte está na 3ª Casa, deveria aumentar sua auto-expressão, sua habilidade em se comunicar e em desenvolver seu intelecto para produzir um sentido mais completo do self.

Aspectos com o planeta regente jogam uma luz na maneira como a pessoa funciona bem como na maneira e na direção que a expressão do Ascendente toma. Por exemplo, a qualidade e a direção da energia exibida por um Áries ascendente com Marte em conjunção com Júpiter será bem diferente de um Áries ascendente com Marte em conjunção com Saturno.

O tamanho da 1ª Casa vai depender de um signo de longa ou de curta ascensão estar se elevando com relação ao hemisfério no qual a pessoa nasceu, e também do sistema de casas escolhido para fazer o mapa. Algumas pessoas terão uma 1ª Casa muito ampla, às vezes com um arco maior que 60°. Elas podem ter um signo no Ascendente, outro interceptado e uma parte de um terceiro signo conduzindo para a próxima casa. Todas as qualidades representadas pelos signos que aparecem ali terão que ser desenvolvidas de algum modo, embora o signo da cúspide tenha maior peso. O posicionamento do planeta regente de qualquer signo da 1ª Casa pode ser examinado do mesmo modo que o regente do signo ascendente.

Planetas junto ao Ascendente

Planetas no Ascendente ou junto a ele (dentro de 10°, seja na 12ª ou na 1ª Casa) aumentam ou modificam as qualidades do Ascendente. Se Áries está ascendendo mas Netuno está em conjunção com o Ascendente, a pressa em defender o self é afetada pela sensibilidade e dispersão de Netuno. No entanto, se Júpiter ou Urano se encontrarem ali, a vontade da pessoa e seu direcionamento são aumentados.

Aspectos ao Ascendente

Planetas que fazem aspecto com o próprio Ascendente tendem a mostrar se outras qualidades na pessoa estão em harmonia ou em conflito com o tipo de expressão que o signo Ascendente requer. Por exemplo, um Saturno em quadratura com um Ascendente Áries pode sugerir que o medo, o cuidado ou a reserva (Saturno) iniba a potencialidade total do signo ascendente. Se Saturno está em oposição ao Ascendente, a pessoa pode se sentir limitada pelos outros. Saturno em sextil ou trígono com Áries ascendente sugere que a pessoa tem a exata noção do esforço a ser empregado numa determinada situação e possui também um bom grau de disciplina e prática para levar adiante outros objetivos. Enfim, tanto a natureza do planeta como a natureza do aspecto têm de ser levados em consideração para julgar as influências sobre o Ascendente em questão.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Peixes no Ascendente e Virgem no Descendente, por Howard Sasportas


Peixes no Ascendente pode englobar qualquer uma das muitas manifestações associadas com este signo complexo e evasivo. Da mesma forma que os dois peixes nadando em direções opostas, como aparece no símbolo do signo, a necessidade de formar um sentido sólido e concreto de autoidentidade entra em conflito com aquelas forças que provocam a dissolução e a transcendência das autolimitações. A solução deste dilema requer da pessoa com Peixes no Ascendente o desenvolvimento de uma identidade que não exclua a consciência de que ela faz parte de algo maior do que o self. Uma personalidade rígida demais tornaria isso impossível, e uma identidade por demais difusa criaria dificuldades na hora de se lidar de maneira eficiente com a vida. Na primeira situação, nada do que está além das autolimitações poderia entrar no conhecimento, enquanto, no segundo caso, a pessoa fica completamente tomada pela sua sensibilidade e abertura. Os perigos são, de um lado, a inflexibilidade e, de outro, o caos e a desintegração.

Peixes no Ascendente pode manifestar-se em qualquer um dos três planos tradicionalmente associados a este signo: a vítima, o artista ou o curandeiro/salvador. A vítima não enfrenta bem as mais difíceis realidades do mundo e tenta uma via de escape ou busca um apoio, voltando-se para as drogas ou para o alcoolismo como uma forma de alívio. Vago e confuso, o Peixes ascendente pode seguir em frente apesar de tudo o que está acontecendo, deixando para os outros a escolha do que eles deveriam fazer. Alguns podem tentar escapar da rede do tédio e das armadilhas diárias da sociedade tradicional entrando para o submundo do crime e do comportamento aviltante.

No entanto, outra expressão deste signo no Ascendente é o tipo artístico. Inspirado no mundo imaginário da psique, o artista canaliza suas percepções através de alguma mediunidade. O terceiro plano, o curandeiro ou salvador, dedica sua vida a servir aos outros, esforçando-se por tomar real uma visão da vida vislumbrada num mais amplo estado de consciência. A dor do mundo é sentida como a sua própria dor. Nos três planos, com algumas variações, este Ascendente é assimilado por algo que suprime ou invalida uma existência mais mundana ou uma limitada visão da vida.

Uma tônica para Peixes ascendente é o sacrifício da vontade pessoal. No entanto, quando levado a extremos, quem tem este Ascendente vai repetidamente armar situações nas quais os outros tendem a levar vantagem. Além de serem pisoteados como o proverbial capacho, a falta de corretas proibições e limites muitas vezes significa abandonar o self a emoções e apetites que, a longo prazo, são excessivos e autodestrutivos. Virgem no Descendente oferece os princípios de discriminação que proporcionarão o equilíbrio, o senso comum e um saudável cuidado com precauções e limites. Outros sentem necessidade de transmitir essas qualidades a eles, mas na verdade quem tem Peixes ascendente só consegue sentir-se bem melhor se puder encontrar dentro de si mesmo esses traços. Alguns com esta configuração estarão tão absorvidos em êxtases espirituais ou missões muito elevadas que terão necessidade de parceiros para cuidar das necessidades mais triviais e mundanas do seu dia a dia (Virgem na 7ª). Às vezes, o tipo Peixes ascendente é tão idealista e romântico que inconscientemente condena os outros e é muito crítico (Virgem descendente) por eles não vivenciarem suas expectativas. Outros, com Peixes ascendente, conseguem suas identidades somente através da salvação ou do servir aos outros (Virgem na 7ª).

Fisicamente, Peixes na 1ª Casa pode ter uma aparência sonhadora, romântica ou misteriosa. É possível que os olhos sejam grandes e pareçam quase-líquidos. O corpo é bem cheinho e arredondado. Como o plástico, eles conseguem moldar sua aparência em diversas imagens. Em suas maneiras, eles exalam uma receptividade e uma vontade de agradar que encanta e seduz os outros. Às vezes exibem tanta franqueza que outros se inspiram para salvá-los.

O famoso regente Leopold Stokowski nasceu com Peixes ascendente e Netuno, seu regente, em Touro na 2ª Casa. Peixes na 1ª dá abertura para a música e Netuno em Touro (Terra) na 2ª o capacita a canalizar concretamente, ou literalmente "conduzir", sua inspiração. Swinburne, o dissoluto poeta inglês cuja voz poética de muitas maneiras articulou o movimento pré-rafaélico, tinha Peixes ascendente e Netuno na 11ª Casa, a casa dos grupos.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Aquário no Ascendente e Leão no Descendente, por Howard Sasportas


Ironicamente, os que têm Aquário no Ascendente (o ponto do autoconhecimento) recebem um sentido mais claro de sua única e particular identidade, ficando para trás e tendo uma visão objetiva e impessoal da vida. Apreciar os acontecimentos, as pessoas, as circunstâncias e mesmo eles próprios de uma perspectiva mais afastada, lhes permite uma imagem mais global ou completa do plano das coisas. Um conhecimento maior do grupo, e um mais amplo sentido do contexto social em que funcionam, substitui um quadro de referência puramente subjetivo ou pessoal.

Como discutimos anteriormente na 11ª Casa, Aquário é corregido por Saturno e Urano. O lado Saturno de Aquário ascendente pode parecer a um grupo uma melhora no seu próprio sentido de identidade ou importância. Junto com isso surgem dúvidas; por exemplo, como "estar no grupo certo", como "fazer o que é certo" etc. O lado mais uraniano do Aquário ascendente, no entanto, pode julgar inapropriado conduzir a vida somente para aumentar ou sustentar a segurança ou o poder pessoal. Algo maior que o self individual deve ser levado em consideração.

Com base nisso, mais do que qualquer outro signo Ascendente, Aquário pode agir de acordo com aquilo que ele ou ela sente que vai sustentar ou melhorar o funcionamento de um todo maior. O signo de Aquário tem sido associado ao mito de Prometeu. Acreditando que a humanidade poderia ser melhor do que era na época, Prometeu roubou o fogo dos deuses e o deu ao homem. Do mesmo modo, Aquário ascendente consegue se encontrar melhor na vida com um sentido de esperança e de visão de um novo futuro: uma crença de que aplicando as teorias ou conceitos certos, as circunstâncias poderiam ser melhoradas; porém, do mesmo modo que Prometeu é punido pelos poderes existentes por seu feito desafiador, alguns prometeanos modernos podem ser condenados, maltratados ou mesmo aprisionados por teorias ou ações que transgridam ou destratem a autoridade estabelecida. E mais, é da natureza da vida que velhas estruturas ou paradigmas, quando apenas sobrevivem ou já ultrapassaram sua utilidade, abram caminho para novos padrões e ideias. Aquário ascendente muitas vezes está sintonizado com as últimas tendências e as novas ideias que pairam no ar.

Normalmente, os ideais associados com Aquário ascendente são igualitários: fraternidade, solidariedade, justiça e igualdade para todos. Por tudo isso, Aquário no Ascendente pode assumir a causa de segmentos da sociedade que o sistema existente condena ou oprime (Abraham Lincoln, certamente nascido ao amanhecer, é considerado como tendo Aquário no Ascendente). Às vezes, a visão deste ascendente é idealista demais e subestima a força da mais insaciável, terrena e aquisitiva natureza das pessoas. Do mesmo modo, quem tem este signo ascendente fica irritado com emoções irracionais e centradas em si mesmo e nos outros que entrem em conflito com suas teorias nobres e utópicas. Immanuel Kant, o filósofo alemão que escreveu sobre ética e estética, tinha Aquário na 1ª Casa. O visionário místico e filósofo Krishnamurti nasceu com Aquário ascendente e Urano na 9ª Casa, a dos ideais elevados.

Leão no Descendente é o lado sombrio de Aquário no Ascendente. Sob a fria objetividade e os ideais igualitários de Aquário pode manifestar-se o anseio leonino por poder pessoal e reconhecimento. Quem tem Aquário ascendente, com todo seu amor à igualdade e à liberdade, é muitas vezes atraído por pessoas de grande prestígio e influência. Pode mesmo haver uma tendência de usar os outros no sentido de conseguir força, poder e importância (Leão na 7ª). Por toda essa falta de egocentrismo eles são capazes de aborrecer alguém durante horas se esse alguém os fizer de bobo numa festa. (A outra pessoa vai ficar na geladeira durante dias.) Leão é um apaixonado e usa seu próprio sentido de self, de honra e de prestígio como primeira base de referência. Para evitar qualquer investida de Leão, seja ela interior ou exterior, o Aquário ascendente fica alerta para não obscurecer demais a visão que Leão tem da vida. Com Aquário, existe o perigo da necessidade de um sistema altamente funcional tomar a dianteira da singularidade, do humanitarismo e da individualidade criativa dos que têm que se adequar a eles. Exemplificando como extremos, o sonho aquariano poderia facilmente tornar-se um pesadelo orweliano.

Fisicamente, Aquário ascendente tende a ser grande, com traços bem delineados, aprimorados, claros e abertos. Em sua aura muitas vezes há uma carga elétrica ou magnética.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Capricórnio no Ascendente e Câncer no Descendente, por Howard Sasportas



Saturno, o regente de Capricórnio, tem na mitologia uma personalidade fraccionada. Por um lado, ouvimos que ele castrou o pai e comia seus filhos. Neste sentido, ele representa um princípio repressivo, crítico, frio e rígido. Por outro lado, no entanto, na mitologia romana ele regeu a "idade do ouro". A Saturnália era um festival de licenciosidade, de sensualidade, de abundância e indulgência: o tempo da Cornucópia.

As qualidades de Capricórnio no Ascendente refletem a natureza dual de Saturno. Lembrando o princípio geral de que nos encontramos através do desenvolvimento das qualidades do Ascendente, Capricórnio nesta posição sugere a necessidade de uma apreciação desses dois lados da vida.

O primeiro lado de Capricórnio é bem documentado. Com este signo ascendendo, tem-se muitas vezes a impressão de um severo pai observando tudo e esperando obediência e certas realizações de seus filhos. A energia e o entusiasmo do signo antecedente, Sagitário, devem ser usados de forma prática e produtiva, e dentro de limites definidos. Eles não podem fluir ou boiar com qualquer coisa que apareça; nem tampouco pode-se permitir que sejam soterrados por qualquer capricho ou paixão. A fim de atender às exigências do pai-dentro-de-si-mesmo, Capricórnio ascendente precisa planejar com cautela sua vida e estruturá-la, construindo-a lógica e calmamente conforme suas metas e ambições. A energia tem de ser medida com muito cuidado, e isso exige disciplina e controle. Capricórnio rege os joelhos, e cedo ou tarde os que têm este Ascendente terão de se curvar em submissão a uma autoridade maior — interior ou exterior - que espera algo deles. Como Jó, é muitas vezes através de grande carga de trabalho e frustrações que Capricórnio ascendente é humilhado e aprende a aceitar certas leis, limites e estruturas. Como Cristo, pode, no último minuto, haver dúvidas sobre a validade de seu sacrifício.

Em poucas palavras, Capricórnio ascendente tem necessidade de fazer algo do self e alcançar certo valor e respeito coletivos. Eles podem se rebelar ou tentar escapar de lições e responsabilidades, mas normalmente acontece que eles simplesmente se sentem melhor encarando suas obrigações tanto diante de si mesmos como dos outros.

E o outro lado de Saturno — a divindade que reinou durante a Idade do Ouro? Como signo cardeal da Terra, Capricórnio tem a capacidade de lidar com eficiência no mundo material. É desenvolvendo seu conhecimento em potencial para lidar com assuntos práticos e organizá-los que Capricórnio ascendente vive um sentido de realização e consumação. Junto com Virgem, não existe Ascendente mais capaz de pôr ordem num caos do que Capricórnio, nem quem tenha maior visão de possibilidades e de torná-las realidade. Também não podemos esquecer o lado Sátiro ou Pan do terrestre Capricórnio - a capacidade de apreciar sentidos físicos e o mundo natural. Talvez porque Capricórnio ascendente está tão consciente das mais duras realidades da vida é que eles podem, por contraste, desfrutar de tudo o que é sensual e bonito.

Capricórnio ascendente tem o sensível e aquático signo de Câncer no Descendente. A imagem de Câncer, não-agressiva, carnuda e redonda opõe-se com naturalidade à rigidez e à inflexibilidade de Capricórnio e as modera. Capricórnio ascendente, tão intratável para o mundo, corre muitas vezes para sua casa a fim de ser mimado e acalentado por seu companheiro. Apesar da rigidez exterior ou da falta de confiança em si mesmos, os que têm Capricórnio no Ascendente são singularmente sensíveis aos sentimentos dos que os cercam e muitas vezes se adaptam para ir ao encontro das necessidades dos seus parceiros. O pai severo e duro é contrabalançado pela mãe protetora, que tudo aceita. Se numa das esferas da vida vamos longe demais numa só direção, a vida nos compensa em outros lugares.

Muitos astrólogos acreditam que Capricórnio ascendente, como um bom vinho, amadurece e se aperfeiçoa ficando melhor e mais feliz com o tempo. Fisicamente, Capricórnio na cúspide da 1ª Casa muitas vezes parece bastante tenso e insípido e, em geral, há algo diferente na estrutura óssea de sua face. Algumas vezes, como Pan e seus seguidores, eles têm um ar diabólico.

Maquiavel é um exemplo do lado mais intratável e tenso do Capricórnio ascendente. Ele usou sua sensibilidade para com os outros (Câncer no Descendente) para manipular e controlar melhor as situações em seu próprio proveito. Yehudi Menuhin, o grande violinista, é um exemplo do lado Capricórnio ascendente que trabalha duro e que disciplina o self para presentear e dar talentos ao mundo (o regente Saturno na 1ª Casa em conjunção com Netuno, o planeta da música).

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Sagitário no Ascendente e Gêmeos no Descendente, por Howard Sasportas



O símbolo do Sagitário é o arqueiro ou centauro, normalmente descrito como uma criatura meio homem meio cavalo. A parte superior mostra o dorso humano apontando uma flecha para o céu, enquanto a parte inferior, o cavalo, tem seus cascos firmemente plantados no chão ou empinando de forma arredia. Precariamente equilibrado entre a besta e os deuses, Sagitário ascendente evidencia este fundamental dilema na sua forma de encarar a vida. Uma parte de sua natureza aspira a grandes alturas, nobres ideais e elevadas realizações, enquanto o outro lado é dirigido por necessidades mais básicas e pelo instinto animal. Pode o lado animal rivalizar com uma visão maior? A lacuna entre o que é e o que poderia ser é algo muitas vezes penoso de aguentar para um Sagitário ascendente: torna-se imprescindível encontrar maneiras criativas para resolver esta diferença.

Outra imagem associada a Sagitário é a do Investigador — sempre existe mais um caminho, sempre algo novo para explorar e seguir. Com este Ascendente, a vida é encarada bem mais como uma jornada ou uma peregrinação. Às vezes, a jornada por si só é bem mais agradável do que a chegada. Como diz o velho lema do signo: "Vejo uma meta, alcanço a meta e vejo outra."
Como signo de Fogo situado numa casa angular, Sagitário ascendente gera calor e precisa de uma abertura ou visão para expressar sua energia e entusiasmo. Contanto que não ponham pessoas de lado fazendo muita propaganda de si mesmos, aqueles com Sagitário ascendente têm um jeito especial de inspirar aos outros. Este Ascendente também tem a habilidade de impregnar os acontecimentos da vida com significados e importância simbólicos. Por isso nada é visto como existindo isoladamente, mas é analisado com relação a uma verdade ou a um princípio maior.

O perigo deste Ascendente pode ser a arrogância, o abuso e a extravagância. Como Ícaro, eles podem voar alto demais só para cair no chão em seguida. Alguns normalmente vivem além de suas posses, outros vivem demais no mundo das possibilidades e nunca conseguem baixar suas visões para termos concretos. O tamanho deste problema vai depender da força do elemento Terra ou do princípio de Saturno no resto do mapa.

A localização, por casa, de Júpiter - o planeta regente de Sagitário, pode mostrar a área de vida através da qual eles acreditam que a realização se dê. É também o domínio através do qual podem ampliar-se ou expandir outros ou onde poderão estar propensos a excessos.

O ex-astronauta John Glenn tem Sagitário ascendente e Júpiter na casa das grandes viagens. Bob Dylan, o compositor e cantor que inspirou toda uma geração, nasceu com Sagitário ascendente e Júpiter na 5ª Casa, a da expressão criativa.

Gêmeos no Descendente é o contraponto necessário a Sagitário no Ascendente. Quanto a relacionamentos, quem tem Sagitário ascendente pode observar de perto as leis básicas e os padrões de existência que intuíram. O tipo geminiano é o parceiro ideal para eles. A mente geminiana encontra as palavras certas para expressar os mais amplos conceitos e sentimentos sagitarianos. Gêmeos é capaz de analisar e questionar as conclusões de Sagitário e, desta maneira, forçá-lo a pensar mais atentamente. Gêmeos fornece a Sagitário os passos práticos imediatos que podem ser tomados para realizar as metas e as aspirações. Sagitário decide que deve sair de férias, porém é o lado geminiano do self que pega a lista telefônica e procura o número do agente de viagens. Mais uma vez, como acontece com as outras combinações Ascendente/Descendente, as qualidades do descendente podem ser importadas via outra pessoa ou desenvolvidas dentro do self na busca da totalidade.

No plano físico, Sagitário ascendente pode mostrar um alto grau de inquietação. Às vezes aparece como característica uma boca grande ou um arreganhar de dentes "cavalar", como se tivesse que ser grande para permitir dizer tudo o que querem. Por causa da natureza expansiva deste signo, é possível haver problemas de peso quando ele está no Ascendente.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Escorpião no Ascendente e Touro no Descendente, por Howard Sasportas



No oitavo trabalho de Hércules, o herói tem que achar e destruir a Hidra, um monstro de nove cabeças que vive numa caverna no fundo de um pântano tenebroso. Primeiro ele tenta matar a besta enquanto ela ainda está na água, mas toda vez que lhe corta uma cabeça aparecem mais três em seu lugar. Finalmente Hércules lembra dos conselhos de seu mestre: "Nós nos elevamos ajoelhando-nos, conquistamos nos rendendo e ganhamos, desistindo." Hércules então ajoelhou no pântano e levantou a Hidra por uma de suas cabeças tirando-a da água para o ar. Afastada da água, a Hidra imediatamente começa a perder seu poder e sua agressividade. Hércules corta todas as cabeças mas aí aparece uma décima, na forma de uma jóia preciosa que ele enterra debaixo de uma rocha.

Essa história liga-se estritamente com a dinâmica de Escorpião ascendente. De alguma maneira, quem tem Escorpião ascendente tem de confrontar e combater o que é obscuro, tabu, oculto ou destrutivo. Alguns enxergarão a besta externamente e lutarão com o que é obscuro e maligno "lá fora". O doutor Tom Dooley, humanista dedicado a eliminar o sofrimento no mundo, tinha Escorpião ascendente e Plutão, seu regente, na 8ª Casa. Para outros, a Hidra se esconde no fundo de suas próprias psiques, simbolizando emoções destruidoras tais como ciúme, inveja, avareza, luxúria ou ânsia de poder. Sigmund Freud, com Sol em Touro e Escorpião ascendente, via a Hidra no id — o lado primário, primitivo e instintivo da nossa natureza.

Hércules teve sucesso ao destruir a Hidra tirando-a do pântano e levantando-a no ar. Da mesma maneira, Escorpião ascendente precisa levar para a luz da consciência aquilo que é o obscuro e oculto dentro de si. Se a energia de Escorpião é reprimida, ela fervilha por baixo, envenenando a psique e produzindo um mau cheiro que impregna a atmosfera entre as pessoas. No entanto, quando a força total dessas emoções é liberada de forma desregrada, seu poder de destruição pode não ser suportado.

Existe uma terceira alternativa: em vez de reprimir o lado Escorpião da natureza, ou soltá-lo integralmente, é possível reconhecer os sentimentos envolvidos e depois transformá-los ou canalizá-los de maneira mais construtiva. Como a jóia que aparece quando a Hidra é destruída, os complexos negativos podem ser transformados em algo precioso. Muitos artistas produziram seus melhores trabalhos reestruturando suas paixões, iras ou desacertos em alternativas criativas. Goethe, o grande escritor alemão que tentou Fausto com o demônio, tinha Escorpião ascendente.

A cobra muda de pele quando, crescida, a pressão interior torna a pele velha pequena demais. O vulcânico Escorpião ascendente acumula a pressão interior até ocorrer uma explosão liberante e renovadora. Seja por livre escolha ou por coerção, este signo no Ascendente derruba e remove velhas formas e estruturas, de modo que as novas possam ser edificadas. Gandhi, Lênin, Mussolini, Stálin e Margaret Thatcher, todos nasceram com este ascendente.

Existe uma profundidade no Escorpião ascendente que compele os que têm este posicionamento a ocultar as origens de uma estratégia para tentar camuflar sentidos e motivações. Nada é tomado pelo seu valor aparente. Como a mulher do Barba Azul, existem portas que seria melhor deixar fechadas. Por si só o Escorpião ascendente infere Touro no Descendente. Enquanto Escorpião tem de desafiar, atacar, destruir e modificar, Touro é paciente, estável, terra-a-terra e conservador. Touro está equipado para resistir às investidas de um Escorpião ascendente e replicar com muita calma: "Querido, não esqueça que o jantar é às oito." Os que têm Escorpião ascendente sentem a necessidade de desenvolver estas qualidades taurinas nos relacionamentos como forma de equilibrar os excessos e extremos de seus fortes e turbulentos impulsos passionais.

O mais óbvio sinal físico de Escorpião ascendente manifesta-se sob a forma de um intenso e penetrante olhar por baixo de sobrancelhas que chamam a atenção.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

domingo, 25 de setembro de 2016

Libra no Ascendente e Áries no Descendente, por Howard Sasportas


Enquanto Áries ascendente apela para a ação deliberada, decisiva e autoafirmativa, Libra no Ascendente requer deliberação e ação cuidadosamente escolhidas, baseadas numa constatação objetiva e justa de qualquer situação. Em outras palavras, tudo o que os outros precisam ou querem, tem de ser levado em consideração. Um julgamento reflexivo é a tônica deste Ascendente: várias alternativas são pesadas na balança e a maneira mais apropriada de ser ou agir será selecionada. No entanto, essa capacidade de perceber o ponto de vista dos outros, bem como a habilidade de analisar uma situação por todos os seus lados, pode invalidar a ação. Daí a reputação de Libra ascendente de vacilante, indeciso e de estar sempre "em cima do muro".

Escolhas são bem mais fáceis de serem feitas quando se tem um sistema de valores no qual basear-se. A responsabilidade de estabelecer um conjunto de valores, padrões e ideias, sobre os quais se possa fundamentar uma ação, pesa demais nos ombros deste Ascendente. Seria tão fácil deixar outra pessoa decidir por eles! E mesmo quando Libra ascendente baseia suas ações naquilo que parece ser verdadeiro e justo, será que existe uma garantia de que a coisa vai dar certo até o fim? Um amigo meu é um ávido adorador do sol. Nos raros dias em que o sol brilha claro e forte na Inglaterra, em vez de ficar em casa em seu jardim ele age de uma forma heroica: pega o carro e vai direto para o escritório. Como recompensa, deveríamos imaginar que os deuses devem sorrir para ele por tão honrosa decisão. Mas por que será que sempre chove no seu dia de folga? Libra ascendente precisa aprender a fazer suas escolhas e sofrer suas consequências.

Libra ascendente também significa tentar equilibrar o lado masculino e o feminino da vida, as necessidades místicas e as noções práticas entre cabeça e coração, intuição e lógica e, o mais importante entre o que queremos e precisamos e o que os outros precisam e querem. Libra no Ascendente busca o relacionamento perfeito, a filosofia ideal e por isso tudo o que é harmonioso e agradável. Muitas vezes existe um interesse em artes e uma atração por sistemas abstratos, como a política ou a matemática, que lhe oferecem simetria e conceitos perfeitos. Alguns dos ideais e das crenças de Libra ascendente podem estar muito além das relações mais básicas das realidades da vida. No entanto, ao mesmo tempo, este Ascendente pode ser bastante crítico quando alguma coisa não acontece como desejado ou esperado. Todos que têm este posicionamento podem ser assim: "Em nome da harmonia é melhor que as coisas sejam do meu jeito, tá!" (Será que é Áries aparecendo?)

Os relacionamentos são importantes para Libra ascendente e também necessários para sua evolução e crescimento pessoais. Se Libra está no Ascendente, então Áries está no Descendente. De certo modo, Áries na esfera da vida associada com um parceiro faz surgirem as qualidades librianas. Se um parceiro é terrivelmente egocêntrico e dogmático (um tipo ariano), o ascendente Libra vai ter que aprender a se ajustar e a fazer concessões. No entanto, se a outra pessoa se torna injusta demais, enérgica e exigente, o Libra ascendente aprende a intervir em favor de seu self e a exigir os traços librianos de igualdade e equilíbrio. Os opostos têm uma maneira toda sua de entrar uns nos outros. Se o ascendente Libra não gosta da maneira como você conduz as situações, logo você vai ficar sabendo.
A maioria dos livros de astrologia atribuem a Libra muito charme pessoal e um corpo bem-proporcionado, porém com tendência a engordar devido à preguiça e à autoindulgência. Signos de Ar no Ascendente têm, em geral, uma visão bastante primitiva a respeito delas.

De acordo com os registros de batismo, Adolf Hitler nasceu com Libra ascendendo, enfatizando a ferocidade com a qual Libra luta pela sua filosofia e por seus ideais políticos, destruindo tudo que não se ajusta à visão de harmonia e perfeição. Para o bem do equilíbrio, eu citaria alguns bons exemplos do temperamento de Libra ascendente, como o sensível poeta Carl Sandburg, com Vênus em Peixes na 5ª Casa, a da expressão criativa, e Winston Churchill, com o regente Vênus, na 3ª, a casa da comunicação.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.