sábado, 24 de dezembro de 2016

Júpiter na 5ª Casa, por Howard Sasportas

William Blake, um sagitariano com Sol em conjunção com Júpiter na 5ª Casa escreveu que "a estrada do excesso leva ao palácio da sabedoria". Para quem tem esse posicionamento, mais é bem melhor do que o bastante.

A 5ª Casa sempre gosta de se expressar, mas com Júpiter nesta posição isso tem de ser feito com audácia e fogos de artifício. Através de qualquer forma de auto-expressão criativa, quem tem Júpiter na 5ª Casa adentra algo mais espaçoso, talvez fazendo de sua própria criatividade uma réplica do sentido da própria criação divina. Em outras palavras, sendo criativos, encontram Deus em si mesmos.

A 5ª Casa é a casa da brincadeira e ninguém brinca como Júpiter. É quase impossível que um recinto de areia seja bastante grande (a praia de Malibu seria melhor), mas seus castelos de areia têm de ser maiores e mais imaginativos que o do garoto ao lado. Bem diferente de Marte, que o tiraria de dentro do recinto de areia se você atravessasse seu caminho, Júpiter na 5ª mostra-se até disposto a cooperar com os coleguinhas, desde que seja ele o dono do espetáculo. Afinal, seu ponto de vista é realmente o mais interessante e desde que ele gosta, tem de ser o melhor para todos. Mesmo quando um amigo lhe dá uma ideia ou duas, Júpiter irá ampliá-las e elaborá-las até que sejam inteiramente suas.

Quem tem este posicionamento não deve ter problemas em preencher sua vida com hobbies e saídas artísticas julgadas excitantes e satisfatórias, contanto que fiquem com elas o tempo suficiente para adquirir um bom grau de conhecimento. Eles gostam de se testar contra a vida e, às vezes, há um gosto por esportes, aventura, jogos de azar e jogos na Bolsa de Valores. Para que se sintam mais vivos, cada novo desafio tem de ser um pouco maior que o anterior.

Com Júpiter na 5ª Casa é evidente um gosto pelas perseguições amorosas. Naturalmente romântico, ele procura saídas em relacionamentos e casos. O caso em questão é o príncipe Andrew, com Júpiter em Sagitário nesta casa, que entre um vôo de helicóptero e outro, persegue atrizes, adorando novas aventuras, e despista os repórteres como um bom equivalente moderno de Zeus. No entanto, se Júpiter estiver mal aspectado, suas perspectivas com relação aos assuntos da 5ª Casa podem ser prejudicadas por sua própria subjetividade, excitação e entusiasmo em excesso.

Normalmente, este posicionamento indica um bom relacionamento com crianças, que crescem com uma perspectiva filosófica ou espiritual ou um forte desejo de ampliar seus horizontes em viagens e aventuras. Alguns pais com este posicionamento podem projetar nos filhos essa ansiedade não Vivida e as aventuras não acontecidas. Em certos casos, isso pode encaminhar a criança para maiores realizações, enquanto em outros, na tentativa de ser uma pessoa independente, a criança vai ter de desfazer alguns dos ideais paternos. De qualquer maneira, o relacionamento pais/filhos em geral sobrevive intacto. Júpiter era considerado o protetor do povo e é interessante notar que a princesa Anne, a patronesse do Fundo de Salvamento de Crianças nasceu com Júpiter em Peixes na 5ª Casa (Júpiter rege os cavalos, e as habilidades eqüestres também são mostradas por este posicionamento).

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Júpiter na 4ª Casa (Sagitário no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas

Em primeiro lugar a escondida e insular 4ª Casa parece um domínio doentio para o deus dos céus, Júpiter. No entanto, fiel à sua natureza, ele consegue fazer uma vida até bastante confortável para si mesmo nesta esfera — contanto que sua vida caseira não o restrinja em demasia.

Já vi muitos mapas com Júpiter na 4ª nos quais as pessoas nasceram em famílias aristocráticas ou tinham alguns poucos antecessores conhecidos. Através da linha familiar paterna, há, às vezes, a influência de uma cultura estrangeira no sangue. Mas mesmo que não se possam proclamar descendentes de Luís XVI, do último Czar da Rússia ou do rei dos ciganos, eles herdam uma natureza religiosa, filosófica ou ambulante pelo seu ambiente ou pelas condições de sua primeira infância. Como o gênio da garrafa, residindo profundamente dentro daqueles que têm Júpiter na 4ª está um poderoso e expansivo espírito esperando para ser libertado.

Eles conseguem investir grande quantidade de energia em estabelecer o lar de seus sonhos, mas fariam melhor em verificar se há bastante lugar para satisfazer sua necessidade de espaço. Muitas vezes beneficiam-se em não viver dentro de cidades muito populosas e em espaços mais naturais e abertos do interior, onde a vista não é obstruída. (Eu sempre os imagino morando num rancho campestre.) Alguns podem viajar de país para país procurando seu lar espiritual. Em vez de ansiarem por reconhecimento público ou profissional, podem se devotar ao trabalho da alma e ao crescimento interior. Uma mulher que conheço com Júpiter em Sagitário na 4ª Casa é um bom exemplo para este posicionamento. Nascida num lar aristocrático e lady por nascimento, ela hoje vive numa comunidade espiritualista no Canadá. Primeiro, presa entre os valores de sua família e aqueles pregados por seu guru, ela dividia-se entre chás em festas da aristocracia e a lavagem de panelas na comunidade do guru. Porém, mais tarde ela percebeu que o melhor destes dois mundos separados tinha algo a oferecer um ao outro. Trouxe para sua família um novo sentido espiritual e para seus colegas discípulos uma ajuda que lhes permite formar uma idéia mais sólida dos valores terrenos da tradição inglesa.

Júpiter na 4ª Casa pode colorir o relacionamento paternal. Em alguns casos, o pai é confundido com a imagem de Deus: ele é visto como nobre, majestoso e maior que a vida. Refletindo algumas outras qualidades de Zeus, o pai pode ser vivenciado como uma figura promissora repleta de potencial e inspiração, mas com um incorrigível olho errante e um saco cheio de raposas selvagens. Algumas vezes, o pai irá surpreender o lado jupiteriano de sua natureza para poder prover o tipo de estrutura e segurança que é esperada dele; neste caso, a criança com este posicionamento pode crescer com uma irresistível necessidade de realizar aquilo que o pai não realizou.

Se Júpiter na 4ª Casa está bem aspectado, há um otimismo e uma fé inatos na vida que aparecerão mais à medida que a pessoa for amadurecendo. Geralmente promete uma idade avançada repleta de muitos interesses e ocupações. Seus contemporâneos poderão já ter pendurado as chuteiras enquanto Júpiter na 4ª Casa ainda continua bem vivo e de olho no progresso.

Com Sagitário no Fundo-do-Céu há normalmente a tentativa de construir a vida dentro de um claro quadro moral e filosófico. Às vezes, eles viajam na infância ou crescem numa família religiosa. Se a vida chega a um ponto morto, eles conseguem se renovar através de grandes atos de fé ou vislumbrando novas metas rumo às quais se lançam.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Júpiter na 3ª Casa, por Howard Sasportas

Na 3ª Casa, Júpiter tem muito a dizer. Na melhor das hipóteses, a energia e a inspiração que aparece em pensamentos ou palavras pode ser comunicada e canalizada para os outros, que são então "incendiados", estimulados e expandidos por aquilo que os que têm Júpiter nesta casa querem compartilhar ou tornaram acessível. Na pior das hipóteses, eles ficam falando sem parar, mais preocupados com a quantidade do que têm a dizer do que com a qualidade, fazendo uma pausa aqui e ali para saborear a maravilha do gênio de suas descobertas.

Júpiter na 3ª Casa também expande a mente. Uma vez que isso confere uma enorme abundância de pensamento sobre qualquer assunto ou uma mente que está literalmente em tudo, também confere uma sabedoria bastante grande para enquadrar qualquer pequeno acontecimento que ocorre à sua volta num enquadramento ou numa perspectiva bem mais amplos. Mesmo quando enfocados em algo específico, eles não perdem a idéia do que está acontecendo por trás disso e ao seu redor. Alguns podem ler um livro apressadamente pensando que quanto mais rápido acabem de ler esse livro mais cedo poderão ler o próximo. Por outro lado, outros acham que apenas uma sentença é o bastante para transportá-los numa jornada para outros mundos — eles nunca terminam o livro que estão lendo. Da mesma maneira, pode haver uma tendência para "ler demais" naquilo que outra pessoa fala ou diz, e acabam fazendo um monte Olimpo de um moinho.

Uma das principais preocupações de Júpiter é encontrar a maior realização. Na 3ª Casa, o conhecimento pode ser adorado como um Deus que lhes oferece sempre mais alegria e domínio sobre a vida, inclinando os que têm esse posicionamento a exibir uma necessidade quase insaciável para aprender. Algumas vezes esta posição é tomada como "o eterno estudante". Para eles, a vida é um imenso quebra-cabeças, e quanto mais peças conseguem encaixar umas nas outras, melhor. Cada vez que duas peças se encaixam, uma espécie de orgasmo mental é vivido. Alguns acham que têm de dar a volta ao mundo dezesseis vezes para conseguir algum conforto, enquanto outros aprendem mais cedo ou mais tarde que é suficiente e pode acontecer entre a porta de casa e a agência de viagens mais próxima.

Uma vez que quem tem Júpiter na 3ª é expandido pelo que quer que esteja à sua volta, este posicionamento normalmente indica um bom relacionamento com irmãos, vizinhos etc. Às vezes, há grande número de tios, cunhados, sogros etc. No entanto, aspectos difíceis de Júpiter podem manifestar uma forte rivalidade entre parentes ou a adoração como herói de um irmão mais velho ou de uma irmã, e um futuro desapontamento se o que se esperava dele era demais. Pessoas que viajaram ou trocaram de residência muitas vezes na infância e na adolescência também têm este posicionamento de Júpiter. Em geral, a primeira escolaridade não é considerada muito chata, mas até bem-vinda como uma oportunidade para ampliar os horizontes além daquilo que a família já ofereceu. Escrever, ensinar, proferir palestras, estudar, viajar e o conhecimento de línguas deveriam ser encorajados.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Júpiter na 2ª Casa, por Howard Sasportas

Quem tem Júpiter na 2ª Casa pode tentar expandir seus recursos e posses como maneira de conseguir mais alegria e preenchimento da vida. Levado a extremos, poderia significar o deus Mammon sendo adorado como o tudo e o fim da existência, ou um valor religioso outorgado ao sucesso monetário e material. Há os que tendem a encarar o dinheiro e as posses como um símbolo de seu próprio valor. Alguns objetos podem ser valorizados porque inspiram, comunicam ou simbolizam algo significativo para eles. O sistema de valores em geral (2ª) pode estar ligado a suas crenças filosóficas e religiosas (Júpiter). Alguns com este posicionamento percebem o toque de Deus em todas as manifestações da natureza, delineamentos dos modelos subjacentes e leis expressas no mundo.

O instinto de aquisição é elevado para os que têm Júpiter nesta casa e com tão fortes motivações que eles geralmente têm sucesso no campo material. No entanto, tudo o que é ganho é gasto tão depressa como veio. Embora normalmente generosos, aspectos tensos de Júpiter sugerem esbanjamento de dinheiro e posses, ou uma tendência a investir mal e impensadamente. Mas, se tiverem de cair de cara no chão, geralmente têm a habilidade de "levantar" dinheiro mais uma vez — justamente quando estão mais "por baixo e por fora", aparece uma oportunidade para salvá-los.

A 2ª Casa representa aquilo que constitui a segurança para nós. Com Júpiter nesta posição, a segurança pessoal poderia ser imaginada através da abundância no plano material; enquanto para outros com este posicionamento, segurança pode significar possuir maiores conhecimentos ou crenças religiosas. Paradoxalmente, alguns podem sentir-se mais seguros se souberem que a qualquer momento estão livres para se levantar e sair. Recursos inatos incluem um entusiasmo natural, habilidade para inspirar outras pessoas e capacidade de divulgar o significado prático da vida. O desejo é forte e essas pessoas normalmente tendem a acreditar que existem justificativas "mais elevadas" para terem aquilo que querem urgentemente. Por isso não se sentem culpados demais satisfazendo seus intermináveis apetites. Dinheiro poderia ser ganho através de métodos jupiterianos, tais como ensinar, viajar, aplicar as leis, comércio de importação e exportação, expansão religiosa etc.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Júpiter na 1ª Casa, por Howard Sasportas

Acompanhado de rufar de tambores e fanfarra, Júpiter na 1ª Casa entra em cena. O posicionamento por casa de Júpiter indica onde estamos abertos para inspirações mais altas. Quem tem Júpiter na 1ª Casa, a do seyf, é um filósofo natural que espera responder a algumas das "grandes" questões da existência. Em tudo que fazem têm a habilidade de inspirar e semear nova vida e interesse, atirando-se em algo com grande entusiasmo inicial. Às vezes são importantes pensadores sociais, educacionais ou religiosos, enquanto outros com este posicionamento jogam o lado mais esportivo de Júpiter, vivendo como aventureiros ou jogadores. Alguns fazem a moda, vestindo os últimos lançamentos e sendo vistos em todos os lugares em evidência. Há também os Júpiter amantes da natureza, que escalam montanhas para apreciar panoramas mais amplos. Para alguns, o mundo é o seu parque de diversões e eles andam de um lado para outro encontrando pessoas, compartilhando o que trazem e depois continuando suas andanças.

Se entendemos um planeta numa casa como indicando a melhor maneira de encontrar a vida nessa área, então quem tem Júpiter na lª Casa deveria tentar expandir-se em associação com o signo em que ele se encontra. Por exemplo, Júpiter em Peixes deveria explorar maneiras de abrir os sentimentos; Júpiter em Aquário cresce ao expandir seu conhecimento e Júpiter em Leão aumentando sua capacidade de auto-expressão. Por exemplo, o quase mítico e maior que a vida, o superstar Mick Jagger nasceu com Júpiter em Leão na 1ª. Irradiando seu ser através de sua música e sua expressão criativa (Júpiter na 1ª rege Sagitário interceptado na 5ª Casa, a da criatividade), ele enche vastas salas de espetáculos com sua presença marcante.

Enquanto Júpiter na 1ª Casa quer seguir adiante, mais rapidamente, e procura metas mais imediatas, aspectos de Júpiter podem indicar outras partes da personalidade que seguram a pessoa ou prejudicam o progresso. Provavelmente, é bem melhor para elas ver a vida como se fosse uma jornada, mesmo quando têm de entrar numa marcha mais lenta do que a que gostariam de adotar.

Em alguns casos, um inflado sentido de identidade é um dos perigos desse posicionamento. Acreditando de forma inata que têm muito de valor expansivo e merecido a oferecer, há os que têm Júpiter na 1ª que não conseguem guardar nada. Uma opinião exagerada a respeito de si mesmos pode levá-los a se superar e ir além de suas capacidades. Às vezes, acontece uma maravilhosa visão ou inspiração, mas não existe concentração e disciplina suficientes para chegar a uma conclusão. Por quererem tanto livrar-se de qualquer restrição, eles podem ir pelo lado mais fácil quando o caminho começa a ficar mais duro.

Se Júpiter está bem aspectado, é provável que a atmosfera da primeira infância tenha sido condutiva ao crescimento e a um positivo autodesenvolvimento, aumentando sua criatividade e jovialidade. Às vezes indica viagens ou muitas mudanças de residência enquanto jovem. Uma vez que a tendência de Júpiter é inflar e expandir, o peso pode algumas vezes ser um problema para essas pessoas.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Júpiter e Sagitário através das Casas, por Howard Sasportas

O planeta Júpiter é associado com o deus romano do mesmo nome e o deus grego Zeus. Na mitologia grega, Zeus era o majestoso deus do céu, reinando sem limites de espaço. Residindo no éter superior do ar e no alto dos montes, Zeus era tomado por onisciente, um deus que via e sabia tudo. De sua alta perspectiva, ele olhava a vida na Terra e distribuía o bem e o mal, embora fosse tomado como compassivo e benevolente. Sua ronda diária incluía proteger os fracos e os inocentes, soltando raios sobre as aldeias para seu próprio bem, afastando catástrofes que poderiam acontecer no céu ou na Terra, e brigando com sua ciumenta esposa Hera, que acabava sempre cerceando suas atividades. De alguma maneira, porém, ele achava um jeito de conseguir espaço em sua atarefada agenda para um bom número de casos extraconjugais. Agindo sob o impulso do momento, e com um ardor igual a seis mil unidades de vitamina E por dia, ele corria entusiasticamente atrás de várias deusas, de mulheres mortais, e ocasionalmente de rapazinhos de pele delicada. Nem sempre tinha sucesso, mas nem por isso deixava de ter grande prazer em perseguir seus objetivos mutáveis, transformando-se num touro hoje, num cisne amanhã e numa chuva de ouro no dia seguinte. Ator consumado, adorava interpretar muitos papéis. Produzindo muitos filhos como resultado de tão intensa atividade, ele confiava a outras pessoas o trabalho de criá-los.

O problema é: como reunir tudo isso numa só casa? Não é necessário dizer que a casa do mapa onde se encontra Júpiter é uma área de vida na qual vamos ter muita necessidade de espaço a ser preenchido e explorado. É nesta posição que não estamos contentes com rotina e monotonia; pelo contrário, somos propulsionados a vivenciar a vida de maneira mais ampla e completa. Quer haja ou não uma Hera para nos limitar não somos necessariamente infelizes com aquilo que já temos nesse âmbito; só que sempre queremos mais, e sempre há mais um passo a ser dado. Júpiter sempre está mais interessado naquilo que pode se encontrar mais adiante do que na realidade que tem nas mãos.

Como é possível imaginar, os problemas da casa de Júpiter geralmente tendem a querer estender-se demais nesta área. Onde temos Júpiter no mapa, nunca sabemos o que é o bastante até que conhecemos o que é mais do que bastante. Além disso, Júpiter via a vida de tão alto que nem sempre examinava as coisas mais de perto, como deveria. Um aspecto difícil de Júpiter numa casa poderia indicar que tomamos uma atitude baseados em julgamentos ou perspectivas ma1ªinterpretados, certamente como resultado de sermos otimistas ou muito entusiasmados a respeito de uma possibilidade. E como o deus promíscuo, esta pode ser a esfera em que semeamos a semente mais criativa, mas nem sempre é onde ficamos para esperar e vê-la crescer. Nós começamos algo, mas antes que tenhamos consciência do resultado, outra coisa já cativou a nossa atenção.

Não podemos esquecer o importante papel de Júpiter como guardião da lei e da religião e como nobre protetor do povo. A população rezava a ele pedindo proteção, ajuda, inspiração, benevolência e preservação. Sua presença numa casa nos faz felizes, positivos e ansiosos nesta área da vida como se com ele ali nos tornássemos fascinantes e protegidos. E quando acalentamos esses sentimentos positivos e boas vibrações não é de surpreender que sejamos normalmente bem-sucedidos na esfera de Júpiter. Há, no entanto, o perigo de podermos nos sentir frustrados quando acontece que o nosso grande entusiasmo calha de não ser tão maravilhoso quanto havíamos imaginado. Normalmente, entretanto, mesmo quando somos abandonados na casa de Júpiter, ainda assim ele nos faz cair de pé.

O planeta Júpiter representa o símbolo da capacidade da psique, e nós normalmente impregnamos de grande significação os acontecimentos e as experiências da casa em que Júpiter se encontra. Isso pode dar vida a histrionismos; é também através da casa de Júpiter que vislumbramos um padrão, uma ordem ou um significado mais amplo para a vida. Neste campo, procuramos leis e regras mais elevadas, nas quais a existência possa basear-se e pelas quais possa ser guiada. Conscientemente ou não, procuramos por Deus ou ansiamos por encontrar enquadrada na experiência "a Verdade" com V maiúsculo.

Júpiter era invocado como o Grande Preservador da vida e aquele que evitava guerras e pragas. Muitas vezes nossa própria sobrevivência pode depender de sermos capazes de atribuir um significado simbólico a algum acontecimento ou perceber seu significado numa perspectiva mais ampla. O psicólogo humanista Viktor Frankl confirmou esta função de Júpiter nele mesmo com base em suas experiências num campo de concentração. Quando preso em Auschwitz, ele pôde observar que aqueles que podiam conceber algum sentido de significação na agonia que estavam tendo que passar eram os mais capazes de sobreviver.

Embora os aspectos de Júpiter possam distorcer nossa clareza ou racionalidade de como vemos a "verdade", os negócios da casa em que este planeta se encontra nos oferecem a crença em algo maior, a esperança em algo melhor e o sentido de que a vida não é apenas uma coleção de meros acontecimentos mas tem uma intenção cheia de sentido e propósito. Quando nossa fé na vida começa a faltar é olhando para os domínios de Júpiter que podemos renovar nossa inspiração para continuar.

Júpiter vai influenciar toda casa em que se encontre o signo de Sagitário. Do mesmo modo, o efeito de Sagitário numa casa confere o mesmo sentido que Júpiter tem numa casa.

Nos livros de astrologia mais antigos, Júpiter é considerado, junto com Netuno, o co-regente de Peixes. Por este motivo, Júpiter pode ter alguma relação com a casa em que o signo de Peixes se encontra. Eu, pessoalmente, acredito que Netuno desempenha muito bem seu papel de único regente de Peixes, sem precisar da ajuda de Júpiter.

domingo, 18 de dezembro de 2016

Marte na 12ª Casa, por Howard Sasportas

Marte mostra-se muito maníaco e inconsistente na 12ª Casa. Às vezes, como acham os Gauquelin, ele fica girando aí como um pião; e em outras ele não está à vista. Como se isso não fosse o suficiente para confundir você, ele aparece aqui e ali escondido atrás de diversas máscaras. Não é muito de Marte ser evasivo — em alguns pontos ele é enganado por um truque ou dois de Netuno.

Na 12ª Casa, a agressividade natural de Marte por vezes pode ser mascarada como uma vaga e passiva insatisfação em relação à vida: nada parece certo, mas ele não consegue dizer o que está errado. Outras vezes, Marte sai num de seus disfarces favoritos de "incrível chato", queixando-se o tempo todo a respeito de tudo o que está errado, mas não fazendo nada de construtivo para melhorar. Depois de deixar todo mundo meio doido, ele milagrosamente salta fora assim que consegue fazer alguém despejar sua fúria sobre si. Marte na 12ª Casa pode negar conscientemente seu ódio e seu dogmatismo mas, mesmo assim, pode gostar de violência e ter sonhos ou fantasias de natureza destrutiva. Escondido em algum lugar de sua psique existe um dispositivo incendiário que pode se inflamar em súbitos episódios ou num comportamento incontrolável. Para complicar mais um pouco as coisas, Marte na 12ª Casa pode ser o tal a agitar ódios guardados nos que o rodeiam; ele acaba terminando algumas batalhas que nem são suas.

Marte tem necessidade de afirmar seu senso de poder e identidade pessoais: na 12ª isso se realiza às vezes até de forma paradoxal, além de sua vontade, passando a outra pessoa ou a uma causa maior. Embora o estudo de esportistas de sucesso tenha mostrado que é nesta casa que Marte chega na frente e leva o ouro, não existe outro lugar em que Marte consiga se colocar graciosamente de lado pelos outros. A atitude de "primeiro eu" associada a este planeta pode ser substituída por um sentido de "primeiro você e eu te ajudo" ou "em vez de fazer isso só para mim, eu quero que você o faça para todos". Como isso soa nobre e, em geral o é, algumas vezes a abnegação da responsabilidade pessoal para servir a um propósito maior inspira conseqüências desastrosas. Adolf Eichmann, com Marte na 12ª Casa ajudado por Plutão na lª, é um desses casos. John DeLorean, o incansável executivo, aparentemente determinado a promover esquemas em grande escala, nasceu com Marte em Áries na 12ª.

O problema de Marte na 12ª Casa não é bem o de falta de briga, mas o fato de que as tropas estão voltadas para o lado errado. Em vez de usar suas energias para encarar a vida "de cabeça erguida", Marte nesta casa freqüentemente inventa estratégias imensamente eficientes para sair de situações através de escapismos ou de comportamentos autodestrutivos. Não importa em que casa Marte se encontra; ele tem necessidade de sair e de ir buscar o que deseja. Na 12ª Casa, a meta desejada pode ser a dissolução e a transcendência dos limites e das fronteiras da vida. E como Vênus na 12ª nunca consegue amar o suficiente, Marte nessa casa sente que nunca consegue fazer o suficiente. De acordo com Lois Rodden no The American Book of Charts ("O livro americano de mapas"), o ator George Sanders (Marte em Câncer na 123) apareceu em noventa filmes, no espaço de trinta e seis anos, porém se suicidou porque estava chateado.

Quem tem Marte na 12ª pode beneficiar-se em investigar e interpretar ativamente o significado de seus sonhos. Como Marte na 4ª e na 8ª, há também a habilidade de tomar atitudes de modo meio encoberto ou por razões não muito óbvias para os outros. Algumas vezes, as instituições públicas podem fazer parte importante de suas vidas, embora a raiva e a hostilidade possa ser desencadeada sobre enfermeiras, guardas de prisões ou sobre algum pobre bibliotecário que não encontra o livro que está sendo procurado.