sábado, 12 de novembro de 2016

Mercúrio na 2ª Casa, por Howard Sasportas

Se bem aspectado, Mercúrio na 2ª Casa pode ser um habilidoso manipulador de dinheiro ou de finanças, muito dado a arbitrariedades e a fazer apostas. Dinheiro pode ser ganho em profissões como vendedor, escritor, conferencista, professor, secretária, na indústria de transportes etc. Eles podem se preocupar com o movimento ou com a distribuição de bens, com o desenvolvimento de novas técnicas de produção ou com maneiras de melhorar a qualidade dos produtos existentes. Valores inatos a serem desenvolvidos incluem inventividade, destreza, flexibilidade e um talento especial para usar as palavras.

Num nível mais amplo, existe uma curiosidade e uma ansiedade voltada para a compreensão da natureza do mundo físico. Um pequeno seixo encontrado numa praia ou o intrincado traçado de um pelo no corpo são terrivelmente fascinantes por um minuto ou dois. Um sentido de segurança é conseguido através do conhecimento e do aprendizado de como algo funciona. No entanto, a não ser que Mercúrio esteja num signo de Fogo, pode levar algum tempo antes que a experiência seja inteiramente transmutada em compreensão, quando ele se encontra num signo de Terra na 2ª Casa.

Gêmeos na 2ª Casa sugere mais que uma entrada de capital ou maneira de ganhar dinheiro. Esperteza e ingenuidade são atributos notáveis. Sagazes e cautelosos com dinheiro e posses, podem dar mais importância à qualidade do que à quantidade. Algumas pessoas com este posicionamento atribuem ao bom funcionamento de seus corpos a importância de seu maior bem na vida.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Mercúrio na 1ª Casa, por Howard Sasportas

Quem tem este posicionamento torna-se consciente de si mesmo e da vida em geral sendo curioso e fazendo perguntas. Esta pessoa parece um porta-voz, uma distribuidora de idéias e de informações ou é um canal através do qual uma disciplina se liga à outra. Costuma ser, em geral, altamente analítica tanto para si como para os outros.

Mercúrio é um mímico e vai tomar para si as qualidades do signo em que se encontra e de qualquer planeta que lhe faça aspecto. Por isso, é necessário examiná-lo com muita atenção. Por exemplo, Mercúrio num signo de Fogo ou em conjunção com Marte na 1ª Casa, faz brotar discursos, ações e comportamentos impulsivos. As coisas são ditas antes que eles percebam. Mercúrio num signo de Terra ou em conjunção com Saturno é mais inclinado a avaliações cautelosas antes de se lançar em alguma atividade. As coisas têm de estar "bem assentadas" antes que eles possam agir. Mercúrio num signo de Água ou aspectado por Netuno avaliará as percepções através dos sentimentos e das emoções, ao contrário de Mercúrio em Ar ou aspectado por Urano que fala e age mais por uma postura puramente objetiva, computando (num piscar de olhos) uma realidade bem maior.

Quem tem Mercúrio na 1ª Casa enche o mundo de significado na base daquilo que eles pensam dele. Se não gostam daquilo que vêem, em vez de ficarem culpando o mundo por isso deveriam tentar mudar suas próprias atitudes e depois dar uma boa olhadela naquilo que encontram. Esta mesma idéia importante foi claramente exposta pelo profundo e independente pensador Albert Schweitzer, nascido com Mercúrio conjunção Sol em Capricórnio, na lª, que escreveu: "A maior descoberta de qualquer geração é que os seres humanos podem modificar suas vidas alterando sua maneira de pensar." 4
Quem tem Mercúrio na 1ª Casa muitas vezes mantém uma aparência jovem no decorrer da vida. Às vezes, há freqüentes mudanças no ambiente dos primeiros anos da infância, como se desde a mais tenra idade fossem forçados a ver a vida sob ângulos diferentes.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Mercúrio, Gêmeos e Virgem através das Casas, por Howard Sasportas

Cada planeta tem algumas associações com os deuses e deusas das mitologias grega e romana. As atividades características do grego Hermes e do romano Mercúrio ajudam a esclarecer as funções e significados deste planeta e a maneira como ele se expressa através das diversas casas.

Mercúrio era o mensageiro dos deuses - ele recolhia e distribuía informações. Da mesma maneira, o planeta Mercúrio no mapa é associado aos trabalhos da mente, do intelecto, e também das várias maneiras de trocar informações, como escrever, falar, ensinar e viajar. O mito conta-nos que, assim que Mercúrio nasceu, ficou muito aborrecido por ver-se obrigado a permanecer em seu berço todo embrulhado. Na verdade, ele o abandonou o mais rapidamente possível para procurar algo mais interessante a fazer. De maneira semelhante, a posição da casa em que Mercúrio se encontra no tema natal indica a área da vida na qual somos incansáveis, curiosos e inquiridores. Como uma criança quando cresce fica fascinada por tudo o que pode tocar, nomear ou descobrir, nós partimos numa investigação para descobrir como funciona a vida. No mito, Mercúrio sempre é retratado como um jovem, jamais como um velho. Pela sua casa, este planeta define qual a esfera de vida em que podemos ser eternamente jovens, mantendo uma aparência viva e saudável.

Mercúrio era um intermediário e apostador. Ele defendeu diversos casos de vários deuses. Uma de suas primeiras ações depois do nascimento foi fazer oferendas a todas as doze grandes divindades do Olimpo. Ele era também um renomado ladrão, sendo responsável pelo roubo de pequenas coisas de cada um dos deuses (como o rebanho de "Apoio e o cinturão de Afrodite). Neste sentido, era uma espécie de mímico cósmico capaz de assimilar algumas qualidades de cada um dos deuses. Assim, Mercúrio nas casas mostra onde existe um alto grau de adaptabilidade e versatilidade de um lado, e de volubilidade e inconstância de outro. No momento em que você pensa que o prendeu, ele escorrega e aparece mais adiante com um ponto de vista diferente. A própria mente, como o deus Mercúrio, é uma espécie de trapaceiro. O intelecto nos capacita a sermos objetivos e analíticos, mas muitas vezes pode nos enganar torcendo os fatos de modo a se enquadrar em padrões que desejamos justificar. Como disse alguém: "Existem mentiras, malditas mentiras, e estatísticas."

Os alquimistas medievais escreviam sobre uma figura a que chamavam de Mercurius. Ele era definido como "o espírito criador do mundo" ou "o espírito oculto ou preso na matéria". Paradoxalmente, ele era responsável pela criação do mundo e também foi aprisionado dentro de sua própria criação. Muitos anos mais tarde, o cientista alemão do século XX Werner Heisenberg, pesquisando o campo da medicina atômica, desvendou seu "Princípio de indecisão", no qual mostrou que "o ato de observação por si só afeta aquilo que está sendo observado". De alguma maneira nossas mentes tomam parte na determinação do mundo.

Mercúrio trazia mensagens dos deuses para os humanos mortais. Neste sentido, representa um processo dentro de todos nós que permite a construção de uma ponte entre um conhecimento mais elevado e a realidade de todos os dias, entre consciência e inconsciência, entre o ego e o ambiente. A mente pode nos separar de outras pessoas mas é também através da mente que a nossa consciência é capaz de se expandir para um maior conhecimento dos inter-relacionamentos de toda a vida. A mente pode unir ou separar, e a posição por casa, de Mercúrio, mostra onde é possível encontrar um refúgio em algum canto ou onde nos esforçamos para tocar ou entender outras pessoas e nós mesmos bem melhor. Vale a pena refletir sobre o que o filósofo Epicteto disse há quase dois mil anos: "Nós não somos perturbados por coisas mas pela opinião que temos das coisas".3 Na casa de Mercúrio, nem sempre conseguimos mudar o mundo, mas sempre podemos fazer algo a respeito da maneira como olhamos para ele.

Mercúrio é associado a dois signos: Gêmeos e Virgem. Eles representam duas funções complementares deste planeta. O lado geminiano de Mercúrio é especialista em reunir pequenos pedaços de informações, colocá-los juntos e relacionar diversos aspectos da vida uns com os outros. Virgem, por outro lado, disseca e separa as coisas, analisando cada componente em detalhe.
Gêmeos contido numa casa descobre as qualidades mercurianas de comunicação, maleabilidade e intranqüilidade. É onde temos a tendência de estar sempre saindo e nos espalhando por aí. Como a proverbial borboleta, para nós é difícil ficar confinados a essa área.

Virgem na cúspide ou contida numa casa evoca o lado de Mercúrio que é preciso, crítico e que presta atenção em detalhes. Enquanto Gêmeos gosta de saber um pouquinho de diversas coisas, Virgem prefere saber muito sobre algumas coisas. Na casa de Gêmeos, procuramos o conhecimento para o bem do conhecimento, mas na casa de Virgem adquirimos o conhecimento para usá-lo prática e construtivamente.

A casa de Mercúrio de algum modo vai estar ligada a qualquer casa em que Gêmeos esteja e também a qualquer casa onde se encontre Virgem. Por exemplo, o escritor Oscar Wilde nasceu com Mercúrio em Escorpião na 3ª Casa e Gêmeos na cúspide da 10ª, ligando a casa e o planeta das comunicações (Mercúrio na 3ª) com a profissão e a carreira (10ª). Mas o seu Mercúrio de 3ª Casa também está ligado ao seu Ascendente, pois Virgem encontra-se na cúspide da 1ª Casa. Ele enfrentou a vida (1ª Casa) com a agudez cortante de seu intelecto e com uma ameaçadora e incisiva finesse (Mercúrio em Escorpião na 3ª).

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A Lua na 12ª Casa, por Howard Sasportas

Como a Lua nas outras casas de Água, este posicionamento sugere uma abertura psicológica e uma vulnerabilidade inatas. Existe uma linha muito tênue entre aquilo que essas pessoas estão sentindo e o que os outros ao seu redor sentem. Como aspiradores de pó psíquicos, elas sugam o que está boiando na atmosfera. Podem acreditar que estão sentindo suas próprias emoções quando, na verdade, absorveram as de outrem. Sem preceder sua inata receptividade, elas deveriam saber desenvolver maneiras de aumentar as fronteiras de seus egos a fim de se proteger de uma invasão excessiva. Elas precisam dominar sua sensibilidade em vez de serem sufocadas por ela. Algumas terão necessidade de reclusões periódicas para restabelecer sua paz interior e seu equilíbrio.

As raízes dos problemas emocionais estão profundamente enterradas no inconsciente e não são facilmente acessíveis à memória consciente. Dificuldades psicológicas podem resultar de experiências da mais tenra infância ou mesmo pré-natais. Os reencarnacionistas diriam que aspectos duros em relação a uma Lua na 12ª sugerem que os problemas da vida atual estão diretamente vinculados a situações emocionais não resolvidas em vidas passadas. Isso poderia manifestar-se em dificuldades com a mãe, com os filhos e com as mulheres em geral, ou pode se revelar através da casa que tem Câncer na cúspide ou interceptado.
Em qualquer dos casos, a Lua na 12ª Casa indica muitas vezes um complexo ou inusitado relacionamento com a mãe. A 12ª Casa não conhece limites; a criança seria sempre muito receptiva aos sentimentos vivos da mãe e continuaria a ser assim, mesmo que fisicamente separada dela. Através de sonhos, mediunidade e visões, muitas pessoas com uma Lua na 12ª Casa continuam intimamente ligadas a suas mães, mesmo após a partida delas deste mundo.

Tais pessoas, por terem sentimentos e sonhos muito vividos, podem conciliar com muito cuidado suas emoções e transmitir um ar de mistério. Eventualmente, acontecem casos de amores secretos ou de ligações emocionais mantidas em segredo por um sem-número de razões.

Há uma capacidade natural de cuidar de pessoas que são limitadas ou estejam de alguma maneira aflitas. Como com o Sol na 12ª, algumas pessoas podem estar tão pressionadas por fobias e complexos profundos que têm grande dificuldade em levar uma vida normal no dia-a-dia. Em alguns casos, uma instituição terá de ser a "mãe delas". Às vezes, experiências de primeira infância em hospitais ou creches podem ter afetado significativamente seu caráter.

Em geral, a Lua na 12ª Casa indica um desejo bastante intenso de regressar a uma existência feliz como a intra-uterina. Quem teve duras experiências pré-natais ou quem foi privado da mãe ainda em tenra idade pode ter de cicatrizar tais feridas antes de conseguir aceitar uma encarnação e dizer "sim" à vida.

Do lado positivo, a Lua na 12ª indica muitas vezes um acesso direto a um grande depósito de sabedoria ao alcance da pessoa na hora em que sua visão intuitiva e os recursos internos são mais necessários. Alguns atuarão como recipientes para mediar imagens míticas ou arquetípicas para os outros. William Blake, com a Lua em Câncer na 12ª Casa é o supremo exemplo disso. Ele acreditava que o artista, não o sacerdote, é o nosso mais forte laço com Deus. Blake elaborou seu papel como mediador em seu poema Jerusalém. "Não descansarei enquanto não cumprir minha grande tarefa. Abrir os Mundos Eternos, abrir os imortais olhos dos Homens para dentro dos Mundos do Pensamento."

Os Gauquelin também acharam uma correlação entre a Lua na 12ª Casa e a carreira de escritores e políticos.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

A Lua na 11ª Casa, por Howard Sasportas

Quem tem a Lua na 11ª Casa procura segurança, conforto e uma sensação de estar integrando algo através dos amigos, grupos e organizações. Essas pessoas tendem a ser muito impressionáveis e deveriam fazer uma seleção mais rigorosa na escolha de amigos ou nos círculos aos quais se associam. A menos que a Lua esteja bem fixa, elas têm a capacidade de se misturar com diversos grupos.

Elas gostariam de "ser uma mãe" para os amigos e esperam receber dos outros uma boa dose de ajuda e alimentação quando necessitarem. Algumas gostam de conservar os amigos de infância. Se a Lua se encontra num signo mutável, os conhecidos podem mudar muito e destes restarem poucos amigos. Mágoas infantis ou desapontamentos com amigos devem ser analisados se a Lua está mal aspectada, pois os problemas podem ter fixado modelos que requerem exames e esclarecimento. Mulheres com duros aspectos para a Lua na 11ª muitas vezes se queixam de confusões com outras mulheres. É possível que "assuntos não terminados" com a mãe possam ser projetados em outras mulheres amigas. Para os dois sexos, uma Lua bem aspectada nesta posição normalmente implica em benéficas amizades com mulheres. A mãe pode ser vivenciada mais como uma amiga do que como uma verdadeira mãe.

Muitas pessoas com a Lua na 11ª Casa se envolvem em atividades grupais e em passeios sociais como forma de relaxar e de deixar para trás os aborrecimentos das outras áreas da vida. Outras se ligam a grupos que promovem causas com as quais elas se emocionam. Algumas fazem o papel de "mães" no grupo assegurando-se de que todo mundo esteja bem, ou mesmo abrindo as portas de seu próprio lar para promover encontros. Existe ali o potencial de agitar os sentimentos de grandes grupos de pessoas.

Metas e ambições flutuam conforme o humor e são, talvez, muito facilmente influenciáveis pelas opiniões de outras pessoas sobre o que seria melhor para elas.

Desde que seu calor emocional não cause maiores problemas a outros, este posicionamento é uma indicação daqueles que conseguem acumular uma "família de amigos" com a qual compartilham laços tão fortes quanto os de sangue.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A Lua na 10ª Casa, por Howard Sasportas

Quando crianças, nosso bem-estar depende do amor de nossa mãe. Quem tem a Lua na 10ª Casa projeta a "mãe" no mundo: nossas necessidades de abrigo e segurança estão ligadas à profissão e ao status. Trata-se de pessoas extremamente sensíveis com respeito à sua reputação, à sua situação diante do público e a respeito daquilo que os outros pensam delas em geral. Não importa quão maduras e auto-suficientes possam parecer, dentro delas está um menininho ou uma menininha olhando para a mãe/mundo e pedindo para ser amado(a). Quadraturas e oposições à Lua na 10ª Casa demonstram outras partes da pessoa que frustram ou não combinam com o que ganhar esta aprovação requer. Um horripilante exemplo disso é Richard Speck, que nasceu com a Lua em Câncer na 10ª Casa mas com Marte em Áries em quadratura com ela. Speck matou oito enfermeiras em junho de 1966 quando Júpiter transitava em conjunção com a Lua, reforçando a quadratura de Marte.

A pessoa com Lua na 10ª Casa muitas vezes mostra, através de gestos e movimentos, uma íntima identificação com a mãe. Quando crianças, são excepcionalmente reativas à vida física e emocional. O aclamado músico Van Cliburn começou a estudar piano com três anos e aprendeu a tocar com a mãe, que havia sido concertista; ele tinha Câncer na cúspide da 10ª Casa e a Lua em Leão na 10ã. Mais tarde, algumas pessoas com esse posicionamento podem se tornar como mães de suas próprias mães. Em algum ponto, elas têm que descobrir onde termina a mãe e começam a definir seu próprio espaço e sua realidade física.

A carreira ou profissão pode refletir qualidades maternais, servir e fornecer provimento às necessidades de outras pessoas, alimentá-las, abrigá-las, cuidar delas etc. A carreira vai ajudar a descobrir e expor seus sentimentos e emoções. Patrões e autoridades podem ser o alvo para problemas não resolvidos com a mãe ou os pais em geral.

Algumas pessoas podem encarar o mundo como se ele fosse uma mãe para elas, através da segurança social. Haverá uma sensibilidade para com os humores do público e um potencial para dominar os sentimentos das massas.

domingo, 6 de novembro de 2016

A Lua na 9ª Casa, por Howard Sasportas

A Lua na 9ª muitas vezes exibe uma habilidade incrível de predizer o rumo para onde os acontecimentos estão evoluindo. Há uma receptividade natural para os domínios da filosofia e da religião, e uma compreensão intuitiva para conceitos e símbolos. O sentimento dá acesso a tudo aquilo que a mente não pode compreender racionalmente. Mesmo que as pessoas que têm este posicionamento confiem numa fé herdada via família ou cultura, elas têm a habilidade de adaptar a filosofia a influências e condições cambiantes.

A Lua na 9ª Casa pode morar em países estrangeiros por períodos de vida. As viagens são ligadas à vida emocional; algumas pessoas anseiam por um lar espiritual ou se sentem especialmente ligadas a certa cultura além da sua própria. Viagens, aventuras, sonhos encantadores ou pesquisas filosóficas poderiam ser usados como uma forma de escape de situações fastidiosas ou dos aborrecimentos da vida de cada dia. Elas tendem a se sentir mais à vontade quando contemplam o significado da vida, quando rezam numa igreja ou quando estão prestes a embarcar num avião, numa nova aventura ou num novo empreendimento.

Sua maneira de cuidar dos outros pode ser compartilhando descobertas no campo da filosofia ou da espiritualidade, ou então inspirando discípulos em potencial com novas esperanças, novas visões, significados e diretrizes. A imagem de Deus tende a adotar uma tendência matriarcal, se bem que isso vai ser muito bem pintado pelo signo da Lua e seus aspectos.

Em mapas masculinos, é possível que haja um relacionamento íntimo com estrangeiras ou com mulheres que de algum modo possam ampliar ou expandir seus horizontes. Aspectos difíceis à Lua na 9ª Casa poderiam indicar dificuldades com cunhadas ou sogras. Os Gauquelin acharam uma correlação entre a Lua na 9ª Casa (logo após a culminação) e a profissão de escritor.