sábado, 14 de janeiro de 2017

Uma Nota a Respeito dos Planetas Exteriores nas Casas, por Howard Sasportas

Não importa em que casas estejam, os três planetas exteriores — Urano, Netuno e Plutão — trazem experiências de natureza mais dilacerante, radical e transformadora do que os outros planetas que possam ocupar esta esfera. Em vez de deixarmos os assuntos da casa de modo normal, rotineiro ou descomplicado, somos de certa maneira atirados em relacionamentos mais complexos com esta dimensão da vida.

Saturno na casa chama a nossa atenção para o que é fraco, inadequado ou incompleto em nós, e deste modo clareia as áreas nas quais devemos trabalhar e fortalecer. No entanto, os planetas exteriores vão um passo à frente, periodicamente desafiando a própria existência e a viabilidade dos tipos de estruturas que criamos nas esferas do mapa em que se encontram. Além de complicarem os assuntos da casa, eles simbolizam certos tipos de conflitos, paradoxos, tensões e traumas que clamam por uma espécie de mudança maior ou alteração de nossa parte, quer gostemos quer não. Felizmente, temos de cair para conseguir — e o resultado final é um amplo, profundo, aprimorado e aumentado conhecimento de nós mesmos e da vida em geral.

A posição dos planetas exteriores nos signos permanece a mesma para todas as pessoas durante longos períodos de tempo. Portanto, as influências mais pessoais de Urano, de Netuno e de Plutão são mostradas pelas casas em que eles se encontram.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Saturno na 12ª Casa, por Howard Sasportas

Como aqueles que têm Saturno na 8ª Casa, pessoas com Saturno na 12ª Casa têm medo daquilo que jaz abaixo da superfície do nível de consciência. Se relaxarem os controles sobre si mesmas, receiam ser engolfadas por emoções dominantes.

Os neo-freudianos acreditam que em nome da segurança e da adaptabilidade social reprimimos certos desejos, impulsos e apetites que outros (ou nossos próprios egos) achariam inaceitáveis. Mas algumas pessoas com Saturno na 12ª Casa dão um passo à frente. Divorciando-se daquilo que está no inconsciente, também inibem um desejo muito premente e positivo que existe dentro de todos nós; a ânsia de nos integrarmos à vida como um todo. Em vez de sentir alegria na descoberta do aparecimento de algo maior do que o self, recuam horrorizadas ao simples pensamento da dissolução de suas individualidades. Robert Desoille, um psicoterapeuta francês, inventou um termo para isso: "a repressão do sublime".

Em certos casos, sofrem um tipo de culpa ou desespero — algo dentro deles diz-lhes que eles não são tudo o que poderiam ser. Ou então sofrem bloqueios decorrentes de paranóia, um sentimento de que alguém ou algo vai destruí-los. Os livros de astrologia tradicional interpretam Saturno na 12ª Casa como "desfazendo os inimigos secretos"; mas, mais freqüentemente, o inimigo é um aspecto de seu próprio self inconsciente, irritado com eles por ter sido posto de lado. Quando fazem amigos com os que rejeitaram, um sentimento de paz paira sobre a psique e eles dormem mais sossegados à noite. Se não se reconciliam com as partes de si mesmos que renegaram, então protegem-se contra invasões trancando duas vezes suas portas, olhando só para si mesmos e lembrando-se de esquecer seus próprios sonhos.

Profundos temores psicológicos difíceis de traçar podem contribuir para um constante sentimento de dúvida e de falta de confiança. Algumas vezes seus problemas se originam em dificuldades pré-natais. O útero é onde deveríamos flutuar no sentido da totalidade da vida. Se, por alguma razão, essas águas são perturbadas, futuramente vamos resistir a qualquer tipo de experiência que se assemelhe a isso. Valeria a pena, para quem tem Saturno na 12ã Casa, investigar como foi seu período de gestação. Talvez a mãe não tivesse a certeza de querer o filho na época, ou tinha preocupações com dinheiro ou sobre a disposição do pai. Por alguma razão, o embrião em desenvolvimento, através da conexão umbilical, registrou que a vida não ia bem. A criança cresce vagamente ansiosa com relação a tudo, culpada por estar viva e com pouca relação com o resto da vida.

Talvez devido a esse sentimento de culpa ou parcialmente motivado por um sentimento inato de ser responsável pelos problemas de outras pessoas, eles podem achar que têm um débito para com a sociedade, débito que pode ser pago através da prestação de serviços. Às vezes, trabalham em hospitais, em prisões, instituições de caridade ou governamentais que lidam de muitas maneiras com quem tem problemas ou carências. Outros com Saturno na 12ª Casa podem viver seu dominante sentimento de inaceitabilidade atrás das grades ou escondidos numa enfermaria de hospital.
Alguns com Saturno nesta casa sentem terror diante de qualquer sinal de intimidade. Isso pode advir do medo de serem engolfados ou do pavor de perderem suas identidades como indivíduos separados. E possível que acreditem que só conseguem manter a autonomia afastando-se das pessoas. Ou temem que, não importa o que façam, tudo vai dar errado. Assim, evitam ligações ou compromissos com pessoas ou coisas. Esse subjacente sentimento de futilidade precisa ser trazido à superfície e explorado. Enquanto não fizerem isso, terão medo de todos os sentimentos e emoções (12ª Casa) e encontrarão refúgio vivendo basicamente "em suas cabeças".

Qualquer princípio na 12ª Casa pode nos sustentar ou nos desfazer. As qualidades positivas de Saturno, tais como reconhecer seus limites naturais, a aceitação de deveres e responsabilidades e um senso comum normal podem ajudar a superar situações difíceis. Alguns exibem uma profunda sabedoria interior, capaz de guiá-los através de tempos muito difíceis. No entanto, um sentido amplo demais de separatismo em relação ao resto da vida, um enfoque por demais materialista ou a recusa em examinar problemas psicológicos pode ser causa de dor e sofrimento. Às vezes, há um voluntário desvio de atividade ou uma compulsiva necessidade de privacidade e reclusão para juntar os pedaços do self que foram abalados por um estressante encontro com a vida. Por vezes, eles podem ser levados a procurar o apoio ou a ajuda de instituições de caridade ou ligar para "qualquer coisa" a fim de pedir socorro. Por mais duro que possa ser, uma crise que precipite o pedido de ajuda aos outros pode capacitá-los a descobrir que não estão tão sozinhos no mundo como pensavam. O poeta alemão, Goethe, nascido com Saturno em Escorpião na 12ª Casa, expressou liricamente um sentimento semelhante ao escrever: "Quem nunca comeu pão com lágrimas, quem nunca passou uma noite cheia de preocupações, soluçando em sua cama, não conhece... os poderes celestiais."

Concluindo, Saturno na 12ª Casa exige que todo o domínio do inconsciente seja olhado com seriedade. Quem tem esse posicionamento pode ter medo de explorar estas águas, mas é justamente isso o que deve ser feito. Se conseguirem ultrapassar seus medos e embarcar no barco da auto-investigação psicológica, seus esforços serão amplamente recompensados. Eles não serão apenas religados a partes decepadas de si mesmos, mas ganharão de novo um sentido de reatamento com o resto da vida nesse processo.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Saturno na 11ª Casa, por Howard Sasportas

Saturno é por natureza ambivalente quanto à principal verdade da 11ª Casa: a necessidade de nos tornarmos mais do que já somos. Por um lado, Saturno é atraído pela tentação de qualquer coisa que ofereça maior segurança e prestígio; mas por outro fica muito atemorizado com o pensamento de ter de abrir e expandir suas bem-guardadas fronteiras.

Quando os que têm Saturno na 11ª Casa sentem uma necessidade permanente de se unir a outros ou fazer parte de um grupo ou de um círculo de amigos, eles muitas vezes se sentem sem jeito ou retraídos em tais situações. Alguns reagem corretamente, evitando esse tipo de contatos sociais, mas mesmo assim perdem a oportunidade de crescer e aprender algo nesta importante área da vida.

Mesmo que apenas tenham algumas amizades cuidadosamente selecionadas, de algum modo vão surgir problemas. Os amigos podem ser os catalisadores através dos quais terão de encarar soluções muito desafiadoras para eles. Por exemplo, um homem que eu conheço, com Saturno na 11ª Casa, adora flertar com qualquer mulher que encontre e invariavelmente escolhe amigos muito possessivos com relação às suas mulheres. Como um amigo após o outro rompeu a amizade com ele, o homem em questão viu-se forçado a refletir sobre as causas e as razões de seu comportamento compulsivo. Ele podia culpar os amigos por serem tipos tão ciumentos; mas por que ele repetidamente armava as mesmas situações, e o que significava aquela fascinação fatal por mulheres casadas?

Pessoas com Saturno na 11ª Casa normalmente têm de dar um duro danado para desenvolver as qualidades que conferem à pessoa o rótulo de "bom amigo". Ao contrário do exemplo acima, algumas podem ser demasiadamente rígidas e formais com um amigo, como se tivessem medo de dar um passo em falso ou que um sócio tirasse vantagem dele. Algumas vezes amigos tendem a ser sentidos como um fardo, uma restrição ou uma responsabilidade. Elas podem preocupar-se pelo fato de um amigo as rejeitar ou as criticar; ou, então, às vezes, elas mesmas tendem a se sentir frias e críticas, em relação aos outros. Eventualmente, escolhem sócios mais velhos e maduros, que tenham tido mais experiência nesta área e que possam servir de modelo ou de professores a respeito de como se comportar. Saturno na 11ª Casa também pode sofrer de solidão e isolamento por falta de companhia. No entanto, se as dificuldades são encaradas e examinadas, Saturno nesta casa tem capacidade para amizades leais e duradouras.

Experiências semelhantes podem ocorrer em grupos, clubes ou organizações. Embora os que têm Saturno na 11ª Casa nem sempre se sintam à vontade em situações grupais, este é precisamente o lugar onde mais podem aprender sobre si mesmos e sobre os outros. É possível que pertençam a um grupo que limita ou restringe de algum modo sua liberdade ou assume pesados deveres e responsabilidades administrativas dentro de um clube ou organização. Como Saturno na 5ª Casa precisa de permissão para ser diferente, um Saturno com aspectos difíceis na 11ª Casa precisa de lições de como trabalhar junto com outras pessoas. Qual é o seu propósito na família humana? Como podem promover o crescimento e a evolução da sociedade?

Alguns com este posicionamento podem ser surpreendidos por seus próprios ideais, mais rígidos do que deveriam ser. Outros podem ficar temerosos em confiar em alguma meta que queiram alcançar, achando que isso seria prender-se e limitar-se demais. Por vezes, frustrados por bloqueios ao seu progresso, eles querem abandonar tudo. Uma vez que é aconselhável periodicamente rever, reavaliar e mesmo escolher de novo nossos objetivos na vida, Saturno na 11ª Casa não deveria nunca esquecer seu mascote, a cabra, que alcança sua meta paciente e persistentemente dando um passo após o outro. Ele não vira um sucesso do dia para a noite, mas, no fim, chega lá.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Saturno na 10ª Casa (Capricórnio no Meio-do-Céu), por Howard Sasportas

Em sua própria casa e elevado pela posição, Saturno opera poderosamente na 10ª Casa. Quer tomem conhecimento quer não, essas pessoas são extremamente sensíveis a respeito de como os outros as vêem. Saturno na 10ª Casa, como o próprio ego pessoal, quer ser visto como forte, sólido e duradouro. O sucesso é normalmente julgado em termos de valores e papéis tradicionais — a carreira, tipo de casa em que se mora, a respeitabilidade do casamento etc. Normalmente (e há exceções), existe a necessidade de se alcançar uma posição e o reconhecimento através de algum tipo de trabalho socialmente aceitável. Podem arvorar-se em juízes e condenar os que se aventuram a viver fora daquilo que seriam os "estritos" valores sociais. Se eles têm de limitar suas ambições, por que os outros também não deveriam fazê-lo? Tendem a ficar zangados e com inveja dos que não o fazem.

Terão de trabalhar duro para conseguir o respeito e o status que querem. Se bem aspectado, é possível que realizem seus anseios de carreira com dedicação e progredindo logicamente passo a passo, ladeira acima. No entanto, se Saturno está mal aspectado, pode haver muitos atrasos e obstáculos no caminho. Alguns tenderão a achar que quaisquer meios justificam seus fins, contanto que vençam — com isso comprometendo-se ou usando os outros em seu próprio proveito. É possível que atinjam um certo nível e daí em diante se sintam vacilantes e frustrados em seus esforços para continuar. Outros podem progredir bem rapidamente, usar mal seus poderes e então cair tão depressa quanto subiram. Costumamos aterrissar sobre nossos pés na casa de Júpiter, mas no domínio de Saturno poderemos cair de joelhos se não tomarmos cuidado. Um exemplo contemporâneo de Saturno na 10ª é John Mitchell, um dos assessores de Nixon, indiciado e condenado à prisão por sua participação no caso Watergate. Exemplos históricos famosos deste posicionamento de Saturno incluem Hitler e Napoleão.

Algumas pessoas com Saturno na 10ª Casa tendem a se rebelar contra sua própria supersensibilidade aos códigos e aos valores da sociedade, tentando quebrar as regras. (Não devemos nos esquecer de que Cronos começou a vida desobedecendo à autoridade existente, ou seja, ao pai.) O caso em questão pode ser visto no mapa de Nathan Leopold, nascido com Saturno em Aquário na 10ª Casa, cuja história foi contada em livro e filme sob o título de Compulsion. Embora de família abastada e respeitada, sua compulsão era cometer o crime perfeito e, junto com o amigo Richard Loeb, planejou cuidadosamente o assassinato sádico de um menino inocente. Como o herói de Crime e Castigo de Dostoiévski, Leopold desafiou as restrições de Saturno e da sociedade para provar que estava acima da lei. Por sentirem demais a pressão da sociedade, os que têm Saturno na 10ª Casa podem fazer tudo o que pensam para investir contra ela. Bob Dylan resumiu muito bem este posicionamento numa canção que diz o seguinte: "Para viver fora da lei, você precisa ser honesto", ou, como diz o ditado: "A liberdade é a luxúria da disciplina."

E, é claro, aí está a mãe; com Saturno nesta casa ela muitas vezes é sentida como uma força estritamente socializante, o fazedor da lei, aquele que decide o que é aceitável e certo. Crianças com esse posicionamento interiorizam suas regras e mais tarde acreditam que o tipo de obediência que a Mãe queria é a mesma que deveria ser dada à sociedade. A mãe pode ser sentida como crítica, fria, mandona e pouco amorosa. Qualquer coisa que a criança faça nunca está suficientemente bom. Ou a mãe pode parecer mais um fardo e uma responsabilidade — alguém de quem o filho precisa cuidar, em vez de ser o contrário. Vendo sob um ângulo de maior esperança, a mãe poderia servir como um modelo de qualidades saturninas positivas, exemplificando a paciência, a disciplina, a durabilidade, o pragmatismo e a determinação.

Saturno na 10ª assemelha-se a Capricórnio no Meio-do-Céu. Os que têm esse planeta ou signo ali são muitas vezes excelentes organizadores, administradores, executivos, gerentes, cientistas, construtores e professores.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Saturno na 9ª Casa, por Howard Sasportas

Os que têm este posicionamento encontram o sério, metódico, conservador e apreensivo Saturno na esfera da religião, da filosofia, da edução superior e das viagens. Eles normalmente têm interesse em religião e filosofia e sentem necessidade de encontrar respostas definitivas para questões básicas sobre o significado e as regras da existência. Não como Júpiter, que consegue justificar quase tudo o que quer fazer; com Saturno nesta casa, o sentido do divino é colorido pelos atributos do velho tirano - Deus é juiz, duro e capaz de punir pelo menor erro. Muitas vezes eles foram educados sob o domínio de formas de religião convencionais ou ortodoxas, e seus "superegos espirituais" são muito fortes e inibidores. Saturno na 9ª Casa deve sentir que aquilo de que Deus gosta ou não gosta está claramente definido, e que há leis e regras estritas designando como a vida deve ser vivida. Transgredir este enunciado seria um desastre. Conseqüentemente, sua filosofia é prática e utilitária. Alguns podem ser colhidos pelos ornamentos exteriores da religião, obcecados pela exata observância da lei e esquecidos do significado interior que existe por trás dessas formas.

Inversamente, há indivíduos com Saturno nesta casa que ficam tão amedrontados com qualquer coisa que cheire a universalidade ou a princípios mais elevados a ponto de se esconderem atrás de atitudes céticas e cínicas. Eles só acreditam naquilo que podem ver, testar e provar. Outros podem estudar seriamente filosofia, teologia ou metafísica, numa tentativa de concretizar, de especificar e de estabelecer verdades maiores. Os Gauquelin encontraram este posicionamento em mapas de cientistas que literalmente fizeram carreira "sabendo" e classificando leis e princípios que governam a vida.

Enquanto os que têm Saturno na 9ª Casa podem temer não serem bastante bons para Deus, eles também se preocupam achando que Deus não está fazendo seu trabalho adequadamente e que poderia tentar carregar o fardo. (Eles tendem também a ter esse tipo de sentimentos para com seus parentes próximos.)

Saturno nesta casa poderia dar lugar ao que Erica Jong chamou de "medo de voar". Enquanto Júpiter na 9ª Casa rumina a respeito de tudo o que pode e vai fazer, Saturno nesta posição fica amedrontado com seu próprio potencial e com medo de correr riscos. Para quem tem este posicionamento, toda vez que eles levantam os braços para alcançar o céu sentem cãibras. Expectativas tão negativas não são bom augúrio para o sucesso de semelhantes aventuras. Mesmo assim, devagar e com persistência, eles tendem a passar por dúvidas e hesitações e chegar lá no fim — quem sabe até antes de Júpiter, que mudou de idéia e tomou uma direção completamente diferente.

Em termos mundanos, Saturno na 9ª Casa vai encontrar algumas dificuldades e não vai se sentir bem se tiver de viajar muito. Alguns podem residir no exterior por necessidade, ou viajar em função do trabalho, mas a idéia deles de divertimento não é a de vagar pelo mundo esperando para ver o que acontece. Eles acham mais seguro ter um futuro planejado; no entanto, ironicamente, quando há épocas em que a agenda fica vazia de compromissos e eles precisam confiar e acreditar em qualquer coisa que o dia seguinte possa trazer, talvez seja este o período mais oportuno para se fortalecerem e crescerem.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Saturno na 8ª Casa, por Howard Sasportas

Saturno na 8ª Casa transmite apreensões e dificuldades na área da intimidade, na hora de compartilhar e nas uniões. As pessoas com essa posição podem sentir-se inseguras a respeito do que devem dar ou vivem alguma dificuldade para receber aquilo que os outros lhes oferecem. Geralmente há medo em se deixar ir, esquecer-se ou juntar-se a outra pessoa. Para elas, deixar-se ir verdadeiramente com alguém significa a morte do self como entidade separada. Trata-se de um processo atemorizante para os que têm Saturno na 8ª Casa, pois querem ficar ligados àquilo que valorizam e possuem. E mais: entrar profundamente num relacionamento vincula-os à possibilidade de serem tomados por sentimentos que tentam manter sob rígido controle, como a raiva, o ciúme, a inveja e as paixões de natureza primitiva e instintiva. Eles desejam ardentemente uma união íntima, mas afastam-se dela por medo de serem tragados por essas erupções. Subseqüentemente, podem encontrar dificuldades em relaxar, abrir-se e confiar nos outros, tudo o que poderia dar abertura a problemas sexuais. (Na mitologia, Eros e Tanatos eram irmãos, e a união sexual é uma espécie de morte da nossa individualidade.) Investigando as verdadeiras causas das inibições nesta área, aprofundamos nosso autoconhecimento e entendimento.

Além das possíveis dependências sexuais, existem conflitos na fusão de bens e ajustes pessoais nos relacionamentos. Os valores e as crenças do parceiro podem diferir dos deles, ou contradizê-los, ou então é possível que escolham alguém que seja um fardo. E, assim, a ajuda filantrópica de outros pode ser exatamente aquilo de que um Saturno na 8ª Casa precisa para seu próprio desenvolvimento pessoal. Pode haver problemas com heranças, impostos e contratos de trabalho, e a possibilidade de longos processos de divórcio. Alguns tendem a fazer carreira lidando com o dinheiro alheio — banqueiros, consultores de investimentos, agentes da Bolsa de Valores e contadores costumam ter este posicionamento de Saturno.

Em geral, eles hesitam em enfrentar o que há por baixo da superfície da vida e ainda assim é disso que necessitam para conseguir maior profundidade e maturidade. Obviamente, pessoas que tentam manter rígidos controles sobre si mesmas podem ficar muito assustadas pela perspectiva da morte física e daquilo que assoma com o que vem depois. Estas apreensões tendem a provocar sério desejo de maiores conhecimentos nessas áreas. O melhor exemplo é encontrado no mapa da dra. Elizabeth Kübler-Ross, com Saturno em Escorpião na 8ª Casa: com sua pesquisa pioneira, ela ajudou milhares de pessoas a enfrentar a morte com nobreza e calma.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Saturno na 7ª Casa, por Howard Sasportas

Relacionamentos não são muito fáceis para pessoas com Saturno na 7ª Casa; no entanto, esta é exatamente a área através da qual elas vão ser desafiadas a crescer e a se examinar. Tentanto pular fora, podem se queixar de que o homem ou a mulher certos nunca apareceram, ou lamentar que algum defeito no parceiro tenha sido o problema. No entanto, em vez de apenas acusar o destino, a má sorte ou a escolha indevida, é dentro de si mesmos que irão desenterrar razões pelo desalento de seus assuntos pessoais.

Onde quer que Saturno se encontre, aí está o medo. Muitas vezes estas pessoas criam obstáculos a um relacionamento por medo de ficarem ligadas demais aos outros. Elas podem temer o grau de dedicação que um relacionamento requer e se sentirem aterrorizadas em ficar dependentes demais de outra pessoa. Apavoradas e sempre na expectativa de serem feridas, não podem se arriscar à vulnerabilidade de uma verdadeira intimidade. Como muitas vezes numa 7ª Casa, para se traçar as origens deste tipo de complexos, os relacionamentos de primeira infância devem ser examinados.

Será que se abriram com os pais e foram feridas, rejeitadas ou ma1 interpretadas? Se isso aconteceu, elas ainda hoje se antecipam como sendo inaceitáveis e ma1ªamadas pelos outros. Será que o casamento dos pais era tão péssimo a ponto de obstruir a própria idéia de uma união feliz? Se isso aconteceu, não podem aprender com os erros de seus pais? Procurando respostas e soluções para esse tipo de perguntas, tornam-se mais sábias em relação a si mesmas, aos relacionamentos e à vida em geral. Esta é a dádiva de Saturno na 1ª Casa.

Vi muitos casos de pessoas com Saturno na 7ª Casa reclamando das limitações e das restrições de seus parceiros — se elas não fossem tão esposas, eles conseguiriam muito mais. Algumas vezes, isso é bem verdade, pois escolheram, inconscientemente ou não, homens ou mulheres ostensivamente tiranos como companheiros. No entanto, a crença de que o parceiro as segura é uma forma de autodecepção; contudo, de fato, o que elas fizeram foi projetar seus próprios bloqueios e medos interiores prolongando-se até os parceiros. Mesmo quando ficam livres de seus maridos ou esposas, supostamente castradores, muitas dessas pessoas com Saturno na 7ª Casa encontram outras razões para não se aventurar mais à frente e se expandir. Por que não examinar esses obstáculos internos primeiro?

Saturno na 7ª Casa pode procurar um parceiro seguro. Às vezes, os que apresentam menos risco são aqueles que também não representam uma grande paixão ou, como uma polícia autoprotetora, deliberadamente escolhem parceiros que julgam inadequados ou ausentes em certos pontos. Por isso, se o relacionamento falha, e o outro sai de casa, eles se tranqüilizam achando que estão melhor sem aquele imprestável. Outros ainda parecem escolher parceiros que tenham as mesmas fraquezas que eles e, então, começam a demolir a outra pessoa pelos mesmos motivos que as fazem se sentir infelizes.
Saturno nesta casa também se manifesta pela procura de um parceiro que lhes dê segurança e estabilidade. Por essas razões, este posicionamento muitas vezes foi associado com casamento com uma pessoa mais idosa, uma figura de mãe ou de pai. Isso pode funcionar, mas ao custo de mantê-los pequenos e dependentes. Se isso falhar, será uma bênção, pois ver-se-ão forçados a desenvolver seu próprio manancial interior de força e sustento. Por não ser fácil, trata-se de uma realização que sempre vale a pena.

Saturno na 7ª Casa pode casar-se tarde na vida ou não encontrar mais a completa realização numa união até que seja mais velho — como se o Tempo dos Pais tivesse que lhe ensinar algumas coisinhas antes que um mútuo e sadio relacionamento possa realmente se formar.

No campo mundano, litígios tendem a ser longos e arrastados; seria aconselhável tentar tirá-los do tribunal.