sábado, 24 de setembro de 2016

Virgem no Ascendente e Peixes no Descendente, por Howard Sasportas



Com Virgem ascendente, o nascimento da individualidade se faz através da análise mental, da discriminação, da autocrítica e do processo cada vez mais específico do self. Isso muitas vezes significa desenvolver maior habilidade e competência no campo de trabalho e na área criativa escolhidos. Como signo de Terra, existe uma necessidade de empregar conhecimentos tendo em vista um propósito: ser útil, produtivo e prestativo.

Virgem no Ascendente chama a atenção para o corpo físico e a preocupação com seu bom funcionamento. O tratamento prático das necessidades comuns da vida do dia a dia também é uma manifestação deste signo ascendente.

Virgem nesta posição pode ser associado ao que se poderia chamar de "a correta assimilação da experiência". A experiência, como a comida, tem de ser mastigada para depois ser engolida e digerida. Processos catabólicos dentro do corpo separam aquilo que tem valor, e que deve ser integrado, daquilo que é tóxico e venenoso. Virgem ascendente deveria usar este processo para a digestão da experiência de vida. Analisando o self e a vida em geral, eles podem extrair da experiência tudo o que é mais conveniente para o seu bem-estar. Tudo o que não é construtivo deve ser conhecido e reconhecido, e, no final, limpo e/ou eliminado. Ater-se a sentimentos tais como a negatividade e o ressentimento, durante muito tempo, significa que a psique e, mais cedo ou mais tarde, o corpo ficam obstruídos, enfraquecidos e envenenados.

Com Virgem ascendente, existe o perigo de se tornar tão obsessivo com a ordem, a correção e a precisão que a pessoa perde a espontaneidade e a fluidez. Neste caso, Virgem se enquadra demais tornando-se fechado e rígido. Peixes aparece, de alguma maneira para dizer: relaxe, deixe rolar, afrouxe o controle e seja indulgente, ocasionalmente. Peixes no Descendente encoraja Virgem ascendente a se relacionar com os outros de uma maneira mais compassiva e com um certo grau de sacrifício e aceitação, em vez de ser sempre o juiz, o crítico. Através de Peixes descendente, Virgem ascendente ganha um tipo de entendimento que invade o coração quando este está aberto e receptivo. Há mais vida na vida do que aquela que pode ser medida, enquadrada e testada.

Virgem no Ascendente tem, em geral, um corpo asseado e resistente, capaz de movimentos eficientes e econômicos. Muitas vezes a pessoa parece bem mais jovem do que sua verdadeira idade e essa aparência jovial mantém-se também na idade mais avançada. O posicionamento por signo, casa e aspectos do planeta regente, Mercúrio, vai mostrar melhor qual a aparência dessa pessoa, bem como quais seus maiores focos de interesse. Por exemplo, Jerry Rubin, ativista político dos anos 60, tinha Virgem ascendente com Mercúrio crítico na 11ª Casa, a casa das reformas sociais. Walter Koch, o astrólogo e matemático, que a duras penas desenvolveu o complexo e intrincado sistema de divisão de casas que leva seu nome, nasceu com Sol, Lua e Vênus, todos ascendentes em Virgem e Mercúrio na lª Casa.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Leão no Ascendente e Aquário no Descendente, por Howard Sasportas


Leão ascendente cria um mundo no qual é necessário desenvolver o poder, a autoridade e a criatividade de expressão, requisitos básicos para se conseguir um sentido de individualidade. A posição do Sol na casa vai mostrar a área específica da vida através da qual este Ascendente pode descobrir melhor sua própria e especial identidade. Nesta região é que a pessoa vai procurar o amor, a admiração, o aplauso e a afeição.

No entanto, para alguns com Leão ascendente, ser eficiente confunde-se um pouco com ser afetivo. No caso de Leão, autopromoção, vontade de aparecer e gestos amplos são feitos por uma premente necessidade de ser alguém e de se sentir importante. Qualquer coisa é melhor do que simplesmente ser. Quem tem Leão ascendente está preocupado com algo com que todos se preocupam vez ou outra: aparecer como indivíduo em seu próprio direito.

Existe, porém, o perigo de que enfrentem o mundo com orgulho exagerado. Alguns nascem querendo ser tratados como a realeza; no entanto, devem ser preparados para fazer um esforço que lhes permita conseguir o desejado respeito e o status em vez de se retirar com raiva e depressa quando a glória não é despejada sobre eles de maneira inquestionável. Algumas vezes tais pessoas ficam temerosas ou hesitam em tentar algumas provas só para não vivenciar a sensação do erro. Os que não tentam desenvolver uma maneira saudável de dar vazão a seu poder pessoal e à sua criatividade se tornam, às vezes, amargurados e cínicos perante o mundo, por não terem seus gênios reconhecidos.

Leão associa-se ao coração, o centro do corpo, e este signo tem muito amor para dar. Deixando de lado os grandes gestos, Leão ascendente, assim como o Sol, pode irradiar calor generoso, cura e energia vital para aqueles que o recebem. No entanto, este Ascendente em geral espera algo em troca, algum tipo de gratidão e reconhecimento por tudo que fez. Um ponto decisivo é alcançado quando Leão ascendente pode dar sem pedir nada em troca.

Enquanto é primordial para quem tem Leão ascendente desenvolver um saudável sentido de seu próprio poder, autoridade e valor, Aquário descendente significa que essas pessoas serão confrontadas com outras ou por situações que obrigam a ver a vida a partir de uma outra perspectiva que não a de seu próprio ser. O indivíduo ainda pode ser respeitado mas tem de considerar as exigências de um sistema mais amplo do qual faz parte. Aquário na 7ª sugere que relacionamentos com uma só pessoa constituem um treino para compartilhar e alcançar metas comuns, neutralizando desta maneira as possíveis autocentradas e egoístas inclinações de Leão na 1ª. Para se manter um relacionamento duradouro no qual a personalidade de nenhuma das partes seja reprimida, o fogo e a paixão de Leão ascendente devem ser esfriados e contidos (não extintos) pela arejada objetividade e justiça de Aquário.

O ex-campeão de pesos pesados Muhammed Ali nasceu com Leão ascendente, e seu regente na 6ª Casa. Ele alcançou o sentido de grandeza e valor individual (Leão na 1ª) através de uma técnica aprimorada (6ª) na área do trabalho. A psicóloga Anne Dickson, uma professora experiente e dogmática, é autora do livro A Woman in Your Own Right, livro ótimo para quem tem Marte em conjunção com o Ascendente e o Sol, seu regente, na 10ª Casa, a da carreira.

Fisicamente, Leão no Ascendente indica muitas vezes uma atitude de poder e orgulho que chama a atenção. Dependendo dos aspectos com o Sol é possível que apareça aquela "carinha de sol" e aqueles olhinhos vivos e brilhantes.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Câncer no Ascendente e Capricórnio no Descendente, por Howard Sasportas



Com Câncer no Ascendente consegue-se uma maior realização por intermédio de uma sofisticada harmonização com os sentimentos. Algumas pessoas que têm Câncer ascendente (sobretudo se o resto do mapa for predominantemente de Água ou se Netuno estiver muito aspectado) são de tal maneira emocionalmente vulneráveis e expostas que aprendem a proteger-se, desenvolvendo uma dura casca externa. Sua tarefa é encontrar meios de usar sua própria sensibilidade em vez de serem esmagados por ela. Outras pessoas com Câncer ascendente (se o resto do mapa tiver bastante Terra ou Ar) podem ignorar quanta coisa existe por baixo da superfície calma e disciplinada. Este tipo atrairá experiências que dão ênfase à necessidade de reconhecer, respeitar e liberar os sentimentos.

A natureza do caranguejo fornece uma descrição apropriada do Câncer ascendente. Além de estar instantaneamente pronto para se retirar para dentro de sua concha, o caranguejo tem um jeito específico de se aproximar de situações a partir de uma posição lateral, refletindo a natureza indireta deste signo ascendente. O caranguejo não se sente bem na água o tempo todo, então arrisca-se na terra; em seguida, porém, retira-se de novo para a água. Câncer no Ascendente também mostra a dança de fluxo e refluxo da maré: dois passos para a frente, um passo para trás. Câncer na 1ª Casa deveria aprender a respeitar e aceitar um sentido interno e orgânico do seu próprio ritmo e cadência. Neste sentido, eles são capazes de entrar em sintonia com a natureza clínica da vida. Há também a grande tenacidade do Câncer. Suas garras não soltam facilmente o que seguram. As pessoas com Câncer no Ascendente agarram-se aos seus sentimentos, sejam eles de alegria ou dor, e não os abandonam facilmente, até que um sentimento mais forte apareça. Explicações, discussões e racionalizações, que são bem compreendidos pelos signos do Ar no Ascendente, não terão sucesso com o caranguejo e poderão até ser usados contra você.

O signo de Câncer é associado ao útero e aos seios. Os seios fornecem a alimentação para sustentar uma nova vida, e o útero é o meio ambiente perfeito onde alguma coisa pode crescer. Se Câncer está no Ascendente, a pessoa cresce em autoconhecimento, desenvolvendo qualidades de alimentar e cuidar. Seja cuidando da família, de um negócio ou de uma causa fortemente sentida. Câncer ascendente floresce e "encontra seu próprio sentido". No entanto, se eles evitam a versão ativa do papel de mãe, arranjam um jeito de escorregar para o lado oposto, isto é, procurando outros para serem mães deles. Uma superidentificação com a mãe, uma tendência a continuar bem longe do seio da família de origem ou uma permanente procura da Mãe Ideal que perderam ou nunca tiveram são algumas das manifestações de Câncer no Ascendente.

O signo oposto, Capricórnio, estará na cúspide oposta da 7ª Casa e evoca as qualidades que põem em equilíbrio os extremos de Câncer. As pessoas com Câncer ascendente podem ser inundadas e assoladas por ondas de emoções e sentimentos, mas para manter um relacionamento é necessário que façam uma clara distinção entre as emoções apropriadas e úteis e aquelas que devem ser filtradas ou controladas. Através do relacionamento, constrói-se uma estrutura (Capricórnio) para a qual os diversos sentimentos desregrados e caóticos de Câncer possam fluir. É possível que representem suas próprias necessidades para conseguir realizar-se na vida através da ajuda a outra pessoa para que esta se torne um sucesso e consiga se estabelecer (Capricórnio na 7ª). Com esse posicionamento, espera-se que o parceiro ofereça segurança, força e estabilidade. No entanto, em certo momento, o Câncer ascendente vai ter de encontrar essas qualidades dentro de si mesmo, e não ficar à espera que os outros lhas tragam.

Este Ascendente tem uma característica "cara de lua", redonda, receptiva e agradável. Muitas vezes, a aparência é suave, meio cheia e com propensão a engordar e a reter líquidos. A parte superior do corpo pode estar fora de proporção com o resto do tronco.

O compositor austríaco Franz Schubert nasceu com Câncer ascendente, e seu regente, a Lua, se encontrava em Peixes na 10ª Casa, uma boa configuração para um homem que conseguiu exprimir tanto sentimento em sua carreira musical. Vincent Van Gogh tinha Câncer no Ascendente, e a Lua em quadratura com Netuno, Marte e Vênus. Sua vida errante é um exemplo capaz de mostrar os extremos de caos de sensibilidade e emoção, associados a esse signo ascendente.


_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Gêmeos no Ascendente e Sagitário no Descendente, por Howard Sasportas



Tendo Gêmeos no Ascendente, a vida costuma ser encarada com curiosidade e desejo de compreender como funcionam pessoas e coisas. Versatilidade e adaptabilidade são duas características de Gêmeos para um bom êxito, mas podem contribuir para despertar outros interesses e tão diversos que se manifesta a síndrome do "pau para toda obra, mestre de nenhuma". Este ascendente detesta perder alternativas e se entregar a uma única coisa, o que significaria excluir tantas outras.

Desenvolver a capacidade de se comunicar por intermédio da escrita, da fala ou de qualquer outra forma de trocar ideias contribui para o seu senso de identidade, bem como aumenta seu impacto junto ao meio ambiente. De certo modo, pessoas assim estão destinadas a distribuir informações e colher certas ideias ou atitudes num lugar e depois depositá-las ou aplicá-las em outras áreas. Se o resto do mapa for de natureza terrestre ou aquosa, a capacidade de ser analítico, destacado e objetivo constitui-se numa necessidade ainda mais forte. Por outro lado, se o resto do mapa for de natureza aérea ou fogosa, então este signo ascendente aumenta a agitação do espírito e sua dificuldade de permanecer tempo suficiente num lugar para realmente aprofundar a compreensão desta esfera ou tornar-se uma autoridade neste assunto. Existe o perigo de "entrar de cabeça" rápido demais e perder contato com o corpo e os sentimentos.

Se Gêmeos está ascendendo, então Sagitário se encontra na cúspide da 1ª Casa. Através de um relacionamento, essas pessoas entram em contato com o ponto de vista de outras, pelo qual podem compreender, explorar e interpretar a vida. O melhor parceiro é o que pode anular a tendência de Gêmeos de se perder num labirinto de ideias ou numa teia de inconsequências. A visão mais ampla e as aspirações de Sagitário ajudam Gêmeos ascendente a manter um sentido de direção e uma meta em vez de diversificar constantemente. Em outras palavras, outras pessoas muitas vezes fornecem o sentido de propósito geral que o Gêmeos Ascendente não consegue encontrar sozinho.

Gêmeos ascendente tem, em geral, um físico ágil, flexível, com mãos finas, as quais, quando não estão gesticulando, são hábeis em separar coisas e juntá-las novamente. A pessoa pode, literalmente, ter "duas mentes" em muitas situações e até aparentar ser pessoas diferentes em situações diferentes. Muitas vezes, são peritos em se personificar em outros.

George Bernard Shaw, que voltou sua mente aguda e sua capacidade literária para promover suas crenças filosóficas e sociais, é um bom exemplo da combinação Gêmeos ascendente-Sagitário descendente. Vance Packard, o autor de The Hidden Persuaders e The Status Seekers também direcionou seu ascendente Gêmeos com a capacidade de procurar fatos para detectar e expor as tendências gerais (Sagitário) de trabalho na sociedade contemporânea.


_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Touro no Ascendente e Escorpião no Descendente, por Howard Sasportas



Se Touro, um signo fixo de Terra, se encontra no Ascendente, a vida terá de ser encarada com mais vagar e estabilidade. Em vez de se precipitar para as coisas, Touro ascendente deveria planejar, estruturar e trabalhar de modo sistemático para suas metas. A fixidez desse signo no Ascendente sugere que a pessoa precisa aderir ou continuar numa fase de experiência por muito mais tempo que os tipos de Áries ascendente. O perigo consiste na pessoa ficar preguiçosa ou indolente demais e continuar com algo simplesmente por hábito, fidelidade e segurança, quando determinada coisa já foi ultrapassada em seu propósito e serventia. É necessário para o Touro ascendente aprender quando segurar e quando soltar.

As pessoas com Touro ascendente também têm a necessidade de se sentir confortáveis na parte material e terrestre da vida, e de ver resultados concretos e palpáveis para seus esforços. Uma boa consideração para com o corpo e suas necessidades deveria ser desenvolvida. O ideal seria não ser demasiadamente impelido ou governado pelos instintos; no entanto, desassociar o self da natureza básica dos instintos também não é uma situação recomendável.

Quando Touro se encontra no Ascendente, Escorpião está no Descendente. Isso significa que emoções fortes e intensas (Escorpião) serão sentidas na esfera dos relacionamentos. Ciúmes e possessividade podem ser a base de muitos problemas com os outros, e aqueles com Touro no Ascendente terão de enfrentar, examinar e desenvolver maior domínio sobre a parte destrutiva de sua natureza emocional. Em outras palavras, Escorpião na cúspide da 7ª Casa os forçará a olhar para dentro de si mesmos, sondar motivações ocultas e causas secretas para transformar a maneira como eles usam o poder. O descendente Escorpião não lhes permite encarar a vida como ela se apresenta à primeira vista. Por causa de problemas interpessoais, são sacudidos de sua letargia e obrigados, periodicamente, a limpar e eliminar o que têm guardado dentro de si, modificando velhos padrões de comportamento que não servem mais.

Tive oportunidade de observar que existem dois tipos físicos diferenciados, associados com Touro no Ascendente. A característica física mais comum deste signo é uma pessoa de constituição sólida, terrestre e pesada, uma aparência saudável, campestre ou falstaffiana, muitas vezes com o pescoço grosso típico do taurino. Por outro lado, alguns indivíduos com Touro no Ascendente mostram uma aparência mais delicada e fina, enfatizando o lado estético de Vênus, regente desse signo. A atriz Vivian Leigh (famosa por seu papel de Scarlett O'Hara em ... E o Vento Levou) é um exemplo desse tipo. Ela nasceu com Touro no Ascendente e Vênus, seu regente, em Libra.

Percy Bisshe Shelley, o poeta lírico inglês, descrito como frágil e delicado também tinha Touro no Ascendente e seu regente, Vênus, na 5ª Casa da expressão artística criativa. Walt Whitman, com sua apreciação da vida e da natureza, tinha Vênus ascendente em Touro.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Áries no Ascendente e Libra no Descendente, por Howard Sasportas


Com o fogoso signo de Áries em ascensão, a pessoa deveria encarar a vida de maneira direta e enérgica. "Eu cheguei; prestem atenção em mim e vamos logo começar." Há necessidade de ser decidido, de agir e "ter" o poder de criar e dirigir a vida. A essência de Áries ascendente é encontrar este poder criativo dentro de si, e não ficar esperando que as coisas aconteçam. A vida apresenta-se como uma aventura, uma busca, um desafio. Se outros posicionamentos no mapa indicam uma natureza calma e retraída, haverá maior esforço para desenvolver as qualidades arianas. Quando a expressão de Áries ascendente é negada, a frustração interior acumulada pode explodir periodicamente como doenças, explosões dramáticas e ferozes, ataques de raiva ou quaisquer outras formas de comportamento autodestrutivo. Se o resto do mapa também mostra muita ênfase em Fogo, o ascendente Áries se permite expressar livremente mas com o perigo de ser demasiado vigoroso ou francamente egocêntrico, o que no fim das contas pode causar a própria derrota.

Se Áries está ascendendo, o signo oposto, Libra, vai estar no Descendente, avisando a pessoa para equilibrar sua autonomia desenfreada com um pouco de consideração pelo próximo. No entanto, se os que têm este Ascendente precisam escolher entre um extremo e outro, é provavelmente mais prudente que eles errem em escolher a favor da auto-afirmação e audácia em vez de conter-se demais com o objetivo de manter a paz ou se adaptar às exigências dos outros. Depois de terem encontrado seu próprio poder e liberarem a coragem de serem eles mesmos, aí então podem aprender a regular, ajustar e dispor de sua natureza conforme suas necessidades. Finalmente, as qualidades de Libra, de graça, previdência e consideração pelo ponto de vista das outras pessoas terão de ser incluídas.

Fisicamente, Áries ascendente pode manifestar um rosto vivo, enérgico, com um olhar intenso mas ágil. Os movimentos em geral são rápidos e impulsivos como se, a qualquer momento, a pessoa fosse mergulhar de cabeça em alguma nova atividade. "Saia da minha frente" poderia ser a mensagem sutil (ou nem tão sutil) comunicada aos outros. O controvertido escritor Henry Miller, autor de vários livros proibidos nos Estados Unidos, tinha Áries no Ascendente, com seu regente, Marte, em Escorpião na 7ª Casa. Aventuras e façanhas sexuais (Marte em Escorpião na 7ª Casa) faziam parte integrante de sua audaciosa viagem de autodescoberta (Marte regente do Ascendente Áries).

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.


domingo, 18 de setembro de 2016

Os tipos Ascendentes, por Howard Sasportas



O signo que se encontra no Ascendente informa-nos a respeito das qualidades que deveríamos conscientemente nos esforçar para manifestar no processo de autodescobrimento e desdobramento. Contudo, seria um erro considerar apenas este signo e não tomar conhecimento do significado do signo oposto que cai no Descendente ou na cúspide da 1ª Casa. Enquanto o Ascendente é o ponto do autoconhecimento, o Descendente é o ponto de conhecimento dos outros. Nós nos encontramos por intermédio do Ascendente, mas o Descendente é aquilo que achamos nos outros. Aquilo que se levanta acima do horizonte e entra na luz da consciência (o Ascendente) é complementado pelo que desce abaixo do horizonte para a escuridão (o Descendente). Quando identifico conscientemente certas qualidades como "quem sou eu", implicitamente haverá outras qualidades que identifico como "não sou eu". As qualidades que identifico como "eu" são mostradas pelo signo que ascende; as que identifico como "não-eu" são mostradas pelo signo que desce.

Mas o nome do jogo é totalidade; aquilo que não possuímos dentro de nós mesmos, invariavelmente vamos atrair para nós. Quanto mais desenvolvemos esses atributos do Ascendente, mais encontraremos os atributos opostos do Descendente em outras pessoas. Os dois pontos do Ascendente e do Descendente formam um par ou uma polaridade, inextricavelmente unidos. Nenhum de nós existe num vácuo, e o nosso sentido de self (Ascendente) vai ser modificado pelo que encontramos por intermédio de outros (Descendente). A natureza do signo descendente tentará modificar e equilibrar as qualidades do Ascendente, até que um empate, um acordo ou uma síntese sejam conseguidos.

Por isso, na discussão do significado do signo Ascendente incluiremos alguns esclarecimentos das implicações do signo Descendente.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.