sábado, 8 de abril de 2017

"Os signos também são divididos em quadrantes ou quartos, correspondendo às estações do ano.

1. O quadrante Vernal ou de primavera é sanguíneo, quente e úmido e contém os três primeiros signos: Áries, Touro e Gêmeos.

2. O quadrante Outonal ou da colheita é seco e melancólico, e contém os signos de Libra, Escorpião e Sagitário.

3. O quadrante Invernal é frio, úmido e fleumático e contém os signos de Capricórnio, Aquário e Peixes.

4. O quadrante de verão ou estival é quente e seco, colérico e contem os signos de Câncer, Leão e Virgem."

Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 37. http://www.astrologiahumana.com/
"Suponhamos que um nativo tenha como Ascendente Aquário. Durante 30 anos, 30 meses e 75 dias este nativo será regido por Saturno. Se Saturno estiver em boa situação celestial e de acordo com a casa que está, a previsão para os 30 primeiro anos seria favorável." (Vettius Valens)

Citado por: Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 37. http://www.astrologiahumana.com/

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Pequena Advertência, de uma introdução à uma apostila sobre o Tetrabiblos de Ptolomeu

Considerando que em qualquer campo de pesquisas, e, mais especialmente, no “Estudo do Ocultismo” todo estudante corre o risco de se perder nas intermináveis manifestações como apenas reflexos ou diferentes aspectos da Realidade Primordial e Unificadora; sugerimos que: cada estudante controle sua imaginação, como forma de armazenar energia e não se perca nas intermináveis comparações que a mente tende a fazer com o vasto e difícil mundo da simbología Astrológica.

“A prudência é necessária ao caminhar, tanto quanto o silêncio é primordial para se ouvir perfeitamente.”

terça-feira, 4 de abril de 2017

O Elemento Água e Suas Casas, por Ptolomeu

Este elemento proporciona: sensibilidade, impressionabilidade e emotividade. O elemento água interage nas seguintes casas:

Na Casa IV - Pelo signo da maternidade simboliza a força de coesão da natureza que mantém as formas criadas, e o instinto de conservação da vida. É o signo das emoções profundas criadas no universo materno. Os dois gametas que aparecem no símbolo estão envoltos num ambiente aquoso.

Na Casa VIII - Representando a transformação do homem, de seu estado de inocência e pureza, devido às suas paixões e prazeres sexuais. Ao mesmo tempo, simboliza a vitória final do ser espiritual sobre o reino da matéria. Representa, ainda, o estado de evolução em que os seres se preparam para a perpetuação da espécie. Tanto no sentido material, como espiritual..., paradoxalmente, é o signo da Eternidade e da Morte.

Na Casa XII - É o processo final da transformação das formas, iniciado em Capricórnio. É representado por dois peixes dispostos lado a lado, mas em sentido inverso, simbolizando o movimento final de libertação do espírito das malhas da matéria, por isto rege duas extremidades do homem, especialmente os seus pés, que lhe permite de
forma dual manter-se na vertical e elevar sua mente ao Céu.

Representa, ainda, a vontade: o que deve levar o homem à transformação física, moral e espiritual.

O Elemento Água, por Ptolomeu

O ELEMENTO ÁGUA. A Água é o elemento mais abundante, encontrado na maioria dos seres vivos. Isto estabelece a relação entre os seres vivos e as suas origens, pois ousaram sair da água para se adaptar à terra. Transformação é a característica principal deste elemento, e a natureza assim nos demonstra. Desde a corrente elétrica que em muito nos beneficia, até os estados de putrefação orgânica necessários à natureza, tudo é ou envolve transformações provocadas pela água.

OS SIGNOS DESTA TRIPLICIDADE (Câncer, Escorpião e Peixes). Chamados signos aquosos, são, em decorrência do elemento água, úmidos e frios. Tem uma condição flexível e elétrica, o que os conduz a uma adaptação mais restrita para com a forma do que para com a essência, isto é, os signos são exteriormente adaptáveis mas interiormente rebeldes.

O Elemento Ar e Suas Casas, por Ptolomeu

Na Casa III - É o movimento da vida; a formação do intelecto pela assimilação e pela adaptação. É o ego socializando-se pela participação; tornando-se prático e expressando a força do intelecto.

Na Casa VII - É a harmonia, portanto o equilíbrio da vida. Representa a coletividade e a justiça. A mútua cooperação, na ciência e na arte, que proporciona através da associação o desenvolvimento da personalidade e da perda da individualidade.

Na Casa XI - É a fraternidade que persevera engenhosamente, através da inteligência hábil, que produz a evolução.

O Elemento Ar, por Ptolomeu

O ELEMENTO AR. Para esta triplicidade o elemento cristalizador da Força Primária é o Ar. Consideramos que o ar é um grande elemento alimentador, de onde todos os seres vivos extraem sua nutrição, através da respiração. O ar é a grande cobertura que envolve o planeta; sem ele estaríamos expostos ao frio do espaço quando o Sol estivesse iluminando a outra face da Terra. E, estaríamos expostos a uma grande temperatura, quando o Sol estivesse brilhando sobre nosso horizonte. A ciência esotérica considera o ar como o segundo elemento positivo e grande amigo do primeiro: o fogo. É o terceiro elemento, de caráter expansivo, sua primeira casa de domínio e também a 3ª do Zodíaco, correspondente ao signo de Gemini que rege, no corpo humano, os braços e os pulmões.

OS SIGNOS DESTA TRIPLICIDADE (Gêmeos, Libra e Aquário). Chamados signos aéreos são, devido ao elemento ar, quentes e úmidos. Correspondem à substância mental e ao temperamento sanguíneo, que se distingue por amizade, concórdia, inteligência e faculdades mentais. Correspondem a três estados da mentalidade:


  • O despertar do intelecto; neste sentido corresponde aos primeiros estudos.
     
  • A erudição científica, a expressão artística, seja gráfica ou literária.
     
  • A mentalidade criadora, desvelada pela intuição que permite o descobrimento de novas técnicas, filosofias ou formas artísticas.

O Elemento Terra e suas Casas, por Ptolomeu

Na Casa II  - Seu símbolo representa o animal que nos primórdios da civilização puxou o arado e preparou a terra para o plantio. Representa a “força de vontade”, que pode ser acionada nos três planos de maneira lenta, mas persistente, na realização do trabalho. Tauro caminha na terra e sua morosidade reflete a segurança relacionada com a força de que é provido, que de maneira amena, passa deixando atrás de si o trabalho realizado; o método é sua forma de impor.

Na Casa VI  - Representa a natureza que tem em seu ventre generoso o germe da vida e a capacidade de fazer com que esse germe dê continuidade ao seu ciclo, tornando-o algo criativo e aumentado seu estado de pureza inicial.

Na Casa X - Representa o Peixe-Cabra, o ser que contempla a sua própria transmutação. É análogo ao ser que abandona o Oceano Primordial e principia sua subida, montanha acima, de onde observa o panorama da Evolução, ou, pode ser interpretado como a forma das diretrizes ou opções que o homem faz ao precipitar-se no abismo aquático das paixões e da matéria, ou ainda, a escalada da Montanha Espiritual.

O equilíbrio deste triângulo (de terra) está no balanceamento entre as conquistas realizadas pelo esforço próprio, relacionadas com a Casa II, e os trabalhos de aplicação individual, relacionados com a Casa VI, que ocorrem de maneira inconsciente do indivíduo, manifestado na Casa X que é a casa das honras, do juízo e da autoridade.

O Elemento Terra, por Ptolomeu

O ELEMENTO TERRA. É o segundo elemento. A terra, o elemento da realização, é assim chamado pois é sobre ela que aqueles seres que se criaram, ou foram gerados na água, concluem a grandiosa tarefa de evoluir. É o mais rígido dos elementos e permite assim, que o homem se 0 apoie sobre seus pés e estabeleça sua primeira condição de equilíbrio. Se o analisarmos no seu contexto, veremos que a terra tem condensada em seu interior a essência dos outros três elementos, portanto só poderá ser sobre este elemento que o homem fará manifestar sua realização. Chamados signos terráqueos (Touro, Virgem e Capricórnio), são frios e secos. Este elemento conduz à inflexibilidade, persistência, estabilidade e poder de realização. Proporciona uma natureza construtiva, ambiciosa e realizadora.

O Elemento Fogo e suas Casas, por Ptolomeu

O elemento fogo age nas casas nas seguintes formas:

Na Casa I - Origina através da mente. O fogo estimula o cérebro; é a franqueza de Áries. Na razão - O fogo permite “ser o que é”.

Na Casa V - Constrói as obras do coração, na crença da justiça e do poder de Leo. Na emoção - O fogo permite “fazer o que deve ser feito”. “A semente é lançada, cabe à Misericórdia Divina determinar o que vai se gerar. O pai por sua vontade fecunda, mas não pode determinar a procriação”.

Na Casa IX - No perfeito equilíbrio da razão e da emoção, o fogo espiritual permite a iluminação, pois ele purifica e eleva o ser criado, preparando-o para ser o “homem”. Coloca o ser voltado para a Divindade e somente aquele purificado pode saber a direção a ser tomada.

Os Signos de Fogo, por Ptolomeu

"OS SIGNOS DE FOGO: Áries, Leão e Sagitário. Chamados signos ígneos, são em decorrência do elemento fogo; quentes e secos e correspondem à substância espiritual e ao temperamento bilioso; aumentam a energia física e desenvolvem a ambição e a iniciativa, proporcionando espiritualidade, eloquência e desejos de honra."

O Elemento Fogo, por Ptolomeu

"O ELEMENTO FOGO. É o primeiro dos quatro elementos. Tem uma natureza positiva masculina. Sendo um elemento criador por excelência, possui três funções principais: Criador, Destruidor e Purificador. Por sua natureza masculina, implica-lhe a faculdade da paternidade. E ser pai, é dar generosamente germes energéticos capazes de vitalizar as condições femininas, originando assim um processo de reprodução cuja missão é conservar a espécie. A manifestação cinética deste elemento é o calor, e é a proporção do calor que estabelece as distinções entre os signos desta triplicidade, ou seja, entre: Áries, Leão e Sagitário."

Ptolomeu

Segundo Ptolomeu

"A necessidade que existe de procurarmos desenvolver um estudo mais profundo dos signos, ou casas, é porque existe uma série de características ou qualidades que lhes são próprias. Somente fazendo as avaliações destas condições, é que entenderemos a natureza de um signo, planeta ou casa, uma vez nenhuma força ou condição se manifesta isoladamente."

Ptolomeu

Características dos Signos


Bibliografia:
William Lilly - Christian Astrology
Johannes Schoener - Opusculum Astrologicum
Ibn Ezra - The Beginning of Wisdom
Abu Ma'shar - The Abbreviation of the Introduction to Astrology 

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Lua em Trígono com Urano no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Você tem a alma de um cigano e isto significa que pode
adaptar-se a ambientes profissionais extremamente incomuns.
Você pode ir trabalhar em um país estrangeiro - quanto mais
exótico, melhor. Trabalharia bem com pessoas excluídas da
sociedade, especialmente se elas vêm de uma cultura
diferente. Por outro lado, trabalha mal em lugares
convencionais, onde as funções são repetitivas. Entedia-se
com facilidade e assim adapta-se a um trabalho que traz
mudanças interessantes e grandes variações no mesmo dia -
de preferência, em contato com pessoas. Você tem uma
profunda intuição e uma antena muito sensível.

Tem desejos convencionais no que diz respeito a harmonia
doméstica. Em sua infância houve influências perturbadoras e
uma atmosfera geral de imprevisibilidade, agitação ou tensão.
Você precisa sentir que alguma coisa está acontecendo à sua
volta. Isto indica que pode tornar-se agitado em suas relações
e se sentir aborrecido, o que acontece freqüentemente.
Começa então a ficar instigante. Adapta-se melhor às relações
que o mantêm ocupado com novos desafios cotidianos e tem
forte necessidade de expressar sua energia emocional em
ambientes de grupos. Seu parceiro não poderá satisfazer sua
necessidade de estímulo sozinho. Você floresce em
relacionamentos domésticos incomuns, por exemplo, vida em
comunidade, dividir apartamento ou residência no exterior.
Para que a parceria seja satisfatória, é essencial que pare de
distanciar-se emocionalmente. Isto dá a impressão que não se
importa com seu amor.

Circunstâncias extraordinárias no que se refere a suas
relações com a família, particularmente com sua mãe, e sua
educação e formação em geral, provocaram em você uma
atitude emocional de afastamento e imparcialidade. É muito
provável que seu relacionamento com sua mãe tenha sido
caracterizado por um sentimento de igualdade ou de amizade,
mais do que pelos padrões tradicionais de dependência. De um
certo ponto de vista, nunca lhe foi permitido sentir uma
dependência natural e você se protegeu desenvolvendo o
afastamento e a imparcialidade. Mas, por outro ponto de vista,
você rejeitou a sua mãe sempre que ela quis assumir o papel
que é tradicional nas mães. Pode também ter havido um
elemento imprevisível relacionado com o comportamento de
sua mãe, uma situação na qual você nunca conseguia saber
muito bem como ela iria proceder em seguida.

Mais tarde, durante a sua existência, você dará mostras dessa
tendência para se distanciar quando tem que enfrentar
desafios emocionais, tendência da qual se pode dizer que foi
herdada. Se for previsível uma situação de conflito ou
confusão, você envia duas mensagens inconscientes: a de que
está totalmente preparado para ir embora e a de que é muito
capaz de lidar com sua própria liberdade. Claro que é, mas
isso significa também que acaba tendo apenas
relacionamentos pela metade, nos quais você não está nem
vivendo com seu parceiro ou parceira, nem vivendo sem ele,
ou ela. Quando descobrir que seu amor pela liberdade e pela
independência é, em parte, um instrumento de proteção, um
escudo para o impedir de ser emocionalmente machucado, vai
aprender a exprimir os sentimentos de compromisso com mais
calor. Isso, por sua vez, criará maior segurança para seu
parceiro ou parceira, que em troca assumirá e dará mostra de
maior comprometimento com você.

Lua em Conjunção com Saturno no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Você é uma pessoa muito responsável e consciente em
relação aos seus compromissos para com a sociedade.
Consegue adaptar-se a um papel que exija muito trabalho e
responsabilidade, especialmente se isto exigir relações formais
com o público. Você pode trabalhar efetivamente como um
pára-choque entre o público e as autoridades e talvez tenha
um talento especial para lidar com pessoas idosas, ou com
pessoas que tenham problemas emocionais ou estejam
passando por circunstâncias muito difíceis. Você tem uma
resposta na medida certa para todos e consegue suscitar o
respeito dos outros, do momento que não fique paralisado pela
timidez. Você consegue executar com paciência tarefas
monótonas e sabe sistematizar e organizar. Do ponto de vista
profissional, você é bastante motivado pela segurança e
estabilidade no emprego. Não é muito flexível e gosta de
manter hábitos e padrões. Por outro lado, é fidedigno e
consciencioso.

Você é extremamente sensível do ponto de vista emocional,
porém apresenta uma fachada muito sólida ao mundo exterior,
dando a impressão de ser ponderado e até invulnerável. Atrás
de suas maneiras formais há uma pessoa a quem nunca foi
permitido gozar de uma infância despreocupada. Bem cedo
assumiu responsabilidades na família, reprimindo sua própria
espontaneidade e reduzindo suas expectativas por causa de
mágoas emocionais. Em relações posteriores, tem dificuldade
em baixar suas guardas protetoras, apesar de um desejo
profundo de intimidade. Se se machucar emocionalmente,
raramente o revela e fecha as janelas sobre os seus
sentimentos, para que o ser amado não tenha nenhuma
possibilidade de se retratar. Após os 30 anos, você aprende
estratégias mais bem sucedidas de intimidade. Em primeiro
lugar, é essencial que seja auto-suficiente. Se se vender por
segurança, acabará na prisão. Em uma posição de força
interior, pode deixar-se ser mais confiante e vulnerável. Não
tem nada a perder e tem tudo a ganhar ao abrir-se
emocionalmente sem fazer exigências.

Sua infância foi provavelmente bastante difícil. Pode ter se
sentido rejeitado por sua mãe, talvez porque ela trabalhasse
demais e não tivesse tempo para se ocupar de você, ou talvez
porque ela tivesse seus próprios problemas, ou ainda porque
ela tivesse um bloqueio emocional a seu respeito. Seja qual for
a causa, você enfrentou essa rejeição colocando-se atrás de
uma barreira protetora, para que não pudesse ser magoado.
Além disso, pode também ter adquirido tendência a tentar
conquistar o amor e a aceitação se encarregando de parte dos
deveres e das responsabilidades da família. Mas não é sensato
se culpar ou tentar justificar suas responsabilidades
emocionais, em particular se estas se mantêm até à meia
idade.

A situação é talvez mais complexa do que imagina. Você
nasceu com uma grande sede emocional e necessidade de
segurança, sendo possível que sua mãe não pudesse
preencher as suas exigências. Pode ser que você tenha
interpretado as reações dela como rejeição e, por conta disso,
também a tenha rejeitado quando, na verdade, o que ela
desejava era ser afetuosa. Quer seja esta a verdade, quer não,
você se tornou uma pessoa de difícil acesso quando
amargurado, tendo a capacidade de resistir e de se recolher
emocionalmente, durante um longo período, em sua concha
protetora. No entanto, à medida que o tempo for passando, a
experiência lhe ensinará a importância de se cultivar uma
atitude emocional aberta. A longo prazo, será muito menos
penoso para você. E é também certo que você pode vir a ser
de grande ajuda para outras pessoas que têm problemas
emocionais, uma vez que a capacidade de altruísmo é uma
das suas qualidades. Assim, você oferecerá seu tempo e sua
assistência a quem deles necessitar.

Lua em Trígono com Mercúrio no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Você tem grandes talentos de persuasão porque faz um
investimento emocional em tudo o que diz. Na melhor das
hipóteses, você pode usar esses talentos comunicativos para
influenciar os sentimentos das pessoas - sem dúvida, um
grande recurso quando em contato com o público. Você sabe
sintonizar-se com o humor da multidão e tem um talento
instintivo para dizer a coisa certa. Você precisa estar
apaixonado pelo seu trabalho e trabalha melhor quando tem
contato com outras pessoas. Trabalha melhor com as pessoas
do que com os objetos, mas possui talento empresarial,
sobretudo no campo imobiliário. Você não é do tipo analítico e
seu bom senso é facilmente influenciado por seus sentimentos.
Os outros percebem isso e hesitará quando encontrar conflito.
Você teria sucesso em uma carreira na qual utilizasse o seu
talento para escutar e falar às pessoas.

Gosta de comunicar-se intimamente com aqueles que lhe são
próximos, embora tenha dificuldade em abrir-se com aqueles
que não conhece bem. No entanto, outras pessoas se sentem
à vontade ao revelar-lhe suas idéias e seus pensamentos.
Suas palavras e seu tom de voz são sempre matizados por
suas emoções, o que lhe garante boa audiência. Suas
emoções tendem a balançar muito e quando se sente negativo,
pode ter dificuldade para expressar-se com clareza. Sob
condições emocionais extremas, será um tanto irracional. É
provável que tenha sido profundamente afetado
emocionalmente por relações com irmãos e mesmo agora
pode ter uma ligação emocional intensa com um irmão ou uma
irmã. Seu período escolar também teve forte impacto
emocional sobre você, para o melhor e para o pior. É
extremamente sensível a críticas ou mal-entendidos no âmbito
mental. De vários modos, é capaz de construir uma ponte
mental entre a consciência e a inconsciência, clareando as
emoções por meio de conscientização mental.

Lua na Casa 3 no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

A educação e as influências que recebeu da família devem ter
estimulado na sua maneira de ser um interesse considerável
pelo mundo exterior, o que provavelmente significa que você
viajou muito e que talvez tenha vivido em vários lugares
diferentes. Profissionalmente, poderá se dar bem em cargos
em que precisem de ser cultivados contatos profissionais
estreitos. Tem o dom de exercer irresistivelmente a persuasão.
A profissão adequada para você seria qualquer uma em que a
comunicação fosse essencial. Quando se comunica, o faz com
sentimento e convicção. Também tem habilidade para ensinar -
especialmente crianças - por isso, pode aspirar a um trabalho
no campo da educação. Viagens e novos ambientes seriam
igualmente fatores estimulantes a favor de um emprego. Pode
ter interesse ou talento para escrever, para as artes plásticas
ou para a música.

Você tem tendência para formar vínculos emocionais muito
poderosos com uma figura importante em sua vida, com um
irmão ou irmã ou até, talvez, com uma professora. Sua mãe
também pode ter tido grande influência sobre seu
desenvolvimento mental e é bem possível que tenha estado
intensamente envolvida na sua educação.

As experiências emocionais desagradáveis em sua vida
resultam de diferenças de opinião marcantes, quem sabe se
nas relações entre irmãos. Tem tendência para se prender a
idéias que lhe vêm de fora, mais por lealdade do que por
convicção, pondo de lado seu espírito crítico. Quando precisa
de defender a sua posição, é facilmente balançado por
argumentos e emoções irracionais. No entanto, é uma pessoa
comunicativa em extremo e gosta de criar uma rede de
contatos afetuosos em seu ambiente.

Sol em Quadratura com o Meio do Céu no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Você está destinado a uma posição proeminente em sua
carreira e pode atingi-la quer pela criação de sua própria
empresa ou obter reconhecimento em algum tipo de liderança.
Você investe sua identidade na carreira para o melhor e para o
pior e seus sentimentos de auto-estima e honra pessoal estão
intimamente ligados à impressão que produz no mundo
profissional. Cuidado para não fazer alarde do poder que
alcançar.

Sua relação com seu pai talvez tenha desempenhado uma
função importante em sua educação, especialmente no que diz
respeito à definição de suas necessidades para expressar-se
por meio de realizações terrenas. Embora possa atingir seus
objetivos no mundo e possa estar destinado aos grandes
feitos, sua realizações só podem ser medidas dependendo do
grau de refinamento de sua personalidade. Isto indica superar
a tendência a tolerar seu ego.

Sol em Trígono com Netuno no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Em um nível profissional praticamente qualquer coisa é
possível para você - desde que sinta que o que faz é
importante. Qualquer campo que escolha, seu sucesso não o
satisfará, a menos que trabalhe de maneira criativa ou tenha
metas altruísticas. Sua verdadeira satisfação vem quando
transcende as metas materiais e a ambição pessoal. Você
possui expectativas altas e talvez inacessíveis com relação a
você e também aos dos outros. Tem uma perspicácia intuitiva
com relação às pessoas e um talento criativo natural, mas
parece ter uma vontade inconsciente de criar situações que
provocam decepção ou fracasso. Você trabalha melhor quando
há um ideal global que vai além das suas necessidades
pessoais e tem talento para trabalhar com visões e sonhos e
em áreas sociais.

Você é uma pessoa sensível e impressionável com forte
necessidade de definir quem é. Freqüentemente sente que sua
maneira da agarrar-se à realidade é intangível. Se a vida se
tornar aborrecida e monótona, isto pode atingi-lo no próprio
cerne de sua identidade. Mulheres com esse aspecto colocam
seus homens em pedestais dos quais rapidamente caem. Na
ânsia de encontrar um ideal que não se dissolva como uma
miragem à sua frente, sua natureza se refinará
constantemente. Sua ansiedade e insatisfação constituem o
motor da mudança espiritual em sua vida. Encontra-se
entrando dentro de si mesmo. O significado na vida manifestase
quando tenta atingir objetivos idealísticos e adquire uma
visão coletiva que beneficia os demais. Certamente ganharia
com práticas de meditação.

A relação com seu pai no começo de sua vida era muito
especial. Você pode ter a sensação de que tinha grande
intimidade com ele a nível espiritual, apesar de acontecimentos
posteriores terem provado que estava iludido a esse respeito.
Mas seu pai o afetou de algum modo indefinível. Ele pode ter
criado uma atmosfera especial de insatisfação ao seu redor,
que você achava preocupante. Em casos extremos, podem
existir doenças, alcoolismo, ou alguma outra forma de escape.
É raro que um pai consiga realizar seus sonhos.
Na realidade, você tende a interpretar mal as pessoas, por
causa do seu anseio por um ideal. Seu pai teria personificado
para você esse ideal e o mais provável é que tenha falhado.
Mais tarde, você tentou atribuir esse papel a outras pessoas.
Quando parar de criar expectativas dessa natureza, estará apto
para evitar desilusões. Sua insatisfação é uma amiga que o
guia em direção à purificação e à sublimação da sua vida.

Sol na Casa 6 no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Grande parte da sua energia criativa é investida no seu
trabalho. O reconhecimento e a apreciação dos seus esforços
pelos colegas é importante para a sua auto-estima, e as
pessoas com quem trabalha geralmente o respeitam. Tendo
jeito para delegar trabalho, você prospera quando tem uma
posição de autoridade e é mais adequado para a administração
de nível médio, com outras pessoas tanto acima como abaixo
de você. Tem forte motivação para ser prestativo e está
sempre disposto a pôr os interesses dos seus colegas acima
dos seus, coisa que a administração superior em geral não faz.
Você se daria bem em uma indústria de prestação de serviços,
ou em qualquer campo em que as suas especialidades fossem
postas à disposição dos outros. Poderão surgir problemas no
trabalho quando não receber reconhecimento e respeito; e é
muito importante para você saber quando deve se afirmar e
estabelecer limites às exigências dos outros e também quando
deve servir os outros de alma e coração. Você é uma pessoa
conscienciosa e muito trabalhadora, com talento para melhorar
a eficiência no seu ambiente de trabalho.

Na sua procura de auto-expressão irá encontrar grande
significado no conceito de serviço. Nesse sentido, você é uma
pessoa muito desprendida e nada egoísta, tirando sua maior
satisfação de ajudar os outros ou de ser útil. Poderá encontrar
sentido em rituais diários e em pequenos atos de dedicação.
Observando e melhorando o funcionamento de todas as
coisas, encontrará um lugar adequado para a sua identidade
no esquema maior do plano universal.

Seu parceiro vai dar valor à sua natureza prestativa, mas você
precisa de saber quando deve impor limites. De outro modo,
acabará fazendo todo o trabalho sozinho. Tem talento para
assuntos relacionados com saúde e alimentação e poderá
ganhar introspecção em sua própria identidade através do
desenvolvimento da noção da interdependência entre a mente,
as emoções e o corpo.

Sol em Virgem no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Desenvolver aptidões pessoais e tornar-se útil são objetivos
primários na sua vida. Você só se sente feliz quando, em
resultado dos seus esforços, consegue que tudo funcione
como um mecanismo de relógio. Qualquer que seja a sua área
de atividade, você tende a introduzir nela uma forte dose de
espírito de eficiência e meticulosidade. Além disso, você é
sinceramente prestativo, o que faz com que muitas pessoas à
sua volta tenham bons motivos para se sentirem gratas. Ter
consciência de que fez um bom trabalho é mais importante
para você do que prestígio. A preocupação com o ambiente é
um elemento importante da sua consciência - quer tal
preocupação diga respeito ao seu ambiente físico, ao ambiente
no seu local de trabalho, ou à própria Natureza (especialmente
se isso significa lidar com animais). Você é um organizador, e
se sente igualmente à vontade trabalhando com informação,
com objetos, ou com pessoas. Possui a capacidade de
identificar o detalhe que realmente importa, e pode por isso ter
uma forte propensão para trabalhos administrativos.

Os principais desafios à sua identidade ocorrem quando há
mudanças em seu ambiente - quer sejam em sua própria
saúde, em casa, ou em sua vida de trabalho. É nessas
ocasiões que aprende a usar o senso de discriminação, que
possui naturalmente, para refinar e limpar as impurezas, de
uma forma ou de outra. Tem sentido crítico particularmente
desenvolvido e grande capacidade de análise, que podem ser
as ferramentas do seu progresso pessoal. Isso significa
superar a tendência para a autocrítica e dar a si mesmo o
crédito que merece por ser prestativo para com os outros.
Se quer alcançar a harmonia nas relações entre parceiros, tem
que evitar ser demasiadamente crítico em relação ao seu
parceiro. Você pode se encontrar excessivamente ocupado e
envolvido na condução das coisas do dia-a-dia, o que pode dar
origem a um estado de passividade em seu parceiro. Sendo
como é um perfeccionista, sua tendência é para acabar
fazendo você mesmo todo o trabalho em casa. Se não impuser
limites à ajuda que está disposto a prestar, os outros acabarão
se aproveitando de você.

domingo, 2 de abril de 2017

Saturno em Leão, por Robert Wang


Os Trânsitos de Plutão, por Puiggros

Cada astro tem múltiplas facetas e as combinações entre planetas - por aspecto, progressão ou trânsito - são inumeráveis. Se a isso acrescentamos sua posição por signo e por casa, as variáveis são infinitas. Essa multiplicidade de possibilidades permite que cada indivíduo tenha um tema singularizado, ao mesmo tempo em que inviabiliza as fórmulas ou receitas muito gerais e concretas que, embora em si mesmas possam ser corretas, não podem ser aplicadas indiscriminadamente a todos os casos. A arte e a ciência do astrólogo são os elementos que, através de uma leitura da totalidade do mapa astral, têm condições de discernir as influências em jogo e suas possíveis manifestações.

Todos nós apreciamos as referências concretas, as verdades matemáticas; no entanto, seríamos muito ingênuos se pensássemos que trabalhar com elementos tão sutis quanto as forças planetárias constitui uma tarefa fácil. Ser um bom astrólogo ou um bom mago demanda muito trabalho, e qualquer pessoa deve munir-se de prudência antes de atrever-se a sugerir - para não dizer predizer - algo aos outros. Que o capítulo anterior sirva como introdução a este, que não opomos resistência a abandonar nossos velhos padrões de comportamento, que tanta segurança aparente nos proporcionam; no entanto, Plutão exige que passemos pelo processo de regeneração. Não é suficiente aproximar-se dele.

De modo geral, os trânsitos de Plutão estão relacionados com algum tipo de morte e de destruição do velho, do inútil, a fim de que possa florescer o novo; e, se uma pessoa tem medo da morte, é certo que sentirá medo dos trânsitos de Plutão.

Apegamo-nos ao velho, já que nossa educação e nossos preconceitos culturais nos fazem sentir verdadeiro terror diante do "caos", diante de situações ou sentimentos para os quais não dispomos de uma resposta preparada, diante de qualquer coisa que seja diferente do que já conhecemos e controlamos de modo relativo; por outro lado, também é certo que o homem está mais aberto e mais disposto para o novo quando desorientado, confuso e quando não consegue compreender, pelo menos em sua totalidade, o que está ocorrendo. Sempre nasce alguma coisa do caos, de nossa natureza "bárbara", comumente contraposta à nossa imagem civilizada e por esta reprimida. Essa é a ação de um trânsito de Plutão: despojar-nos de nossa carapaça civilizada para que, do mais profundo de nossa essência, seja desvelada a realidade que somos, qualquer que seja essa realidade. Trazer à luz - ou seja, tomar consciência do que somos - é o passo prévio do procedimento de reorientação, de regeneração e de renascimento. Trata-se da oportunidade oferecida por Plutão. Aproveitá-la ou menosprezá-la é uma opção que depende inteiramente de nós. Nesse trânsito, podemos alcançar a liberdade, inclusive em relação a nós mesmos; em outras palavras, podemos atingir uma liberdade total.

Devemos estar permanentemente atentos, pois a ação de Plutão, em sua maior parte, está oculta; não é por acaso que o mito o apresenta portando um manto que o torna invisível. As implicações desse trânsito para a totalidade de nosso ser e os prolongamentos no tempo - é bom lembrar a lentidão e a duração no tempo do efeito desse planeta -, assim como a profundidade e a sutileza de sua ação, tornam muito difícil o estabelecimento do significado correto de sua influência. Somente a perspectiva concedida pelo tempo nos auxiliará a descobrir um sentido nas mudanças que, sem dúvida alguma, são produzidas em nossas vidas por um trânsito de Plutão. Este último atua sempre em níveis profundos, em nossas regiões obscuras; assim, seu significado nunca é óbvio, e os fenômenos aparentes raramente permitem julgá-lo de forma adequada. Além disso, sua ação visa separar, libertar, o perdurável do transitório, seja a alma do corpo - através do processo da morte -, seja o eu real, individual, de todas as estruturas de comportamento que compõem a personalidade social. Trata-se sempre de um processo de tomada de consciência, seja qual for o nível em que venha a ocorrer. No entanto, o trânsito de Plutão sempre é dual, opera com dois elementos (a sombra 'e a luz, o velho e o novo, a morte e a vida), e é absolutamente drástico (ou branco ou preto) ; como esse trânsito representa o final de um processo, ou a pessoa se liberta ou não o faz; sendo o resultado totalmente irreversível.

A morte e a destruição, física ou psicológica, constituem o resultado da falta de adaptação a circunstâncias e exigências novas; contudo, se for considerada de um ponto de vista elevado, a morte é o confinamento da energia na forma, do espírito na matéria, é a semente sob a Terra, que, no momento certo, rompe a casca - aquilo que deixou de ser útil - e engendra uma nova vida. Plutão, a semente, desce até a nossa própria obscuridade para, na . ocasião adequada - após destruir nossas bases e defesas, nossas cascas -, florescer e encontrar a luz.

Entretanto, essas crises plutonianas não são transcendentes, a menos que Urano e Netuno tenham preparado previamente o caminho. É muito importante que a pessoa reconheça a inevitabilidade da mudança plutoniana - mudança que se encontra na própria estrutura das coisas e diante da qual não lia escapatória - e entenda que ela é necessária no atual estágio evolutivo pessoal.

Cada astro tem múltiplas facetas e as combinações entre planetas - por aspecto, progressão ou trânsito - são inumeráveis. Se a isso acrescentamos sua posição por signo e por casa, as variáveis são infinitas. Essa multiplicidade de possibilidades permite que cada indivíduo tenha um tema singularizado, ao mesmo tempo em que inviabiliza as fórmulas ou receitas muito gerais e concretas que, embora em si mesmas possam ser corretas, não podem ser aplicadas indiscriminadamente a todos os casos. A arte e a ciência do astrólogo são os elementos que, através de uma leitura da totalidade do mapa astral, têm condições de discernir as influências em jogo e suas possíveis manifestações.

Todos nós apreciamos as referências concretas, as verdades matemáticas; no entanto, seríamos muito ingênuos se pensássemos que trabalhar com elementos tão sutis quanto as forças planetárias constitui uma tarefa fácil. Ser um bom astrólogo ou um bom mago demanda muito trabalho, e qualquer pessoa deve munir-se de prudência antes de atrever-se a sugerir - para não dizer predizer - algo aos outros. Que o capítulo anterior sirva como introdução a este, que não opomos resistência a abandonar nossos velhos padrões de comportamento, que tanta segurança aparente nos proporcionam; no entanto, Plutão exige que passemos pelo processo de regeneração. Não é suficiente aproximar-se dele.

De modo geral, os trânsitos de Plutão estão relacionados com algum tipo de morte e de destruição do velho, do inútil, a fim de que possa florescer o novo; e, se uma pessoa tem medo da morte, é certo que sentirá medo dos trânsitos de Plutão.

Apegamo-nos ao velho, já que nossa educação e nossos preconceitos culturais nos fazem sentir verdadeiro terror diante do "caos", diante de situações ou sentimentos para os quais não dispomos de uma resposta preparada, diante de qualquer coisa que seja diferente do que já conhecemos e controlamos de modo relativo; por outro lado, também é certo que o homem está mais aberto e mais disposto para o novo quando desorientado, confuso e quando não consegue compreender, pelo menos em sua totalidade, o que está ocorrendo. Sempre nasce alguma coisa do caos, de nossa natureza "bárbara", comumente contraposta à nossa imagem civilizada e por esta reprimida. Essa é a ação de um trânsito de Plutão: despojar-nos de nossa carapaça civilizada para que, do mais profundo de nossa essência, seja desvelada a realidade que somos, qualquer que seja essa realidade. Trazer à luz - ou seja, tomar consciência do que somos - é o passo prévio do procedimento de reorientação, de regeneração e de renascimento. Trata-se da oportunidade oferecida por Plutão. Aproveitá-la ou menosprezá-la é uma opção que depende inteiramente de nós. Nesse trânsito, podemos alcançar a liberdade, inclusive em relação a nós mesmos; em outras palavras, podemos atingir uma liberdade total.

Devemos estar permanentemente atentos, pois a ação de Plutão, em sua maior parte, está oculta; não é por acaso que o mito o apresenta portando um manto que o torna invisível. As implicações desse trânsito para a totalidade de nosso ser e os prolongamentos no tempo - é bom lembrar a lentidão e a duração no tempo do efeito desse planeta -, assim como a profundidade e a sutileza de sua ação, tornam muito difícil o estabelecimento do significado correto de sua influência. Somente a perspectiva concedida pelo tempo nos auxiliará a descobrir um sentido nas mudanças que, sem dúvida alguma, são produzidas em nossas vidas por um trânsito de Plutão. Este último atua sempre em níveis profundos, em nossas regiões obscuras; assim, seu significado nunca é óbvio, e os fenômenos aparentes raramente permitem julgá-lo de forma adequada. Além disso, sua ação visa separar, libertar, o perdurável do transitório, seja a alma do corpo - através do processo da morte -, seja o eu real, individual, de todas as estruturas de comportamento que compõem a personalidade social. Trata-se sempre de um processo de tomada de consciência, seja qual for o nível em que venha a ocorrer. No entanto, o trânsito de Plutão sempre é dual, opera com dois elementos (a sombra 'e a luz, o velho e o novo, a morte e a vida), e é absolutamente drástico (ou branco ou preto) ; como esse trânsito representa o final de um processo, ou a pessoa se liberta ou não o faz; sendo o resultado totalmente irreversível.

A morte e a destruição, física ou psicológica, constituem o resultado da falta de adaptação a circunstâncias e exigências novas; contudo, se for considerada de um ponto de vista elevado, a morte é o confinamento da energia na forma, do espírito na matéria, é a semente sob a Terra, que, no momento certo, rompe a casca - aquilo que deixou de ser útil - e engendra uma nova vida. Plutão, a semente, desce até a nossa própria obscuridade para, na . ocasião adequada - após destruir nossas bases e defesas, nossas cascas -, florescer e encontrar a luz.

Entretanto, essas crises plutonianas não são transcendentes, a menos que Urano e Netuno tenham preparado previamente o caminho. É muito importante que a pessoa reconheça a inevitabilidade da mudança plutoniana - mudança que se encontra na própria estrutura das coisas e diante da qual não lia escapatória - e entenda que ela é necessária no atual estágio evolutivo pessoal.

Marte na Casa 5 no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Você é uma pessoa dinâmica, que gosta de assumir riscos e
de aparecer. Você adora competir e sente-se inspirado por
desafios. Jogar e praticar esportes também o atraem. A
diplomacia não é o seu forte, pois prefere ser uma pessoa
direta e sem rodeios. Você gosta de expressar a sua
identidade de modo espontâneo e cordial. Seu charme direto e
um pouco rude faz de você um companheiro atraente. É
corajoso e muito ativo e gosta de fazer as coisas acontecerem
ao seu redor. Nos negócios você prefere dar o primeiro passo
e tem bons instintos para obter lucros rápidos.

Você pode ter uma costela de Don Juan. Ou, se for mulher,
poderá ser atraída pelo tipo Don Juan de homem. Você se
empenha com determinação e entusiasmo em conquistar o
coração do ser amado. A resistência está longe de o
desencorajar: de fato acontece o contrário, uma vez que adora
um desafio. Com toda a probabilidade tem vigorosos apetites
sexuais, os quais talvez façam parte, simplesmente, da sua
saudável vitalidade geral.

No entanto, alguns casos amorosos vão lhe trazer problemas,
porque a sua falta de disciplina sexual prejudicará os
relacionamentos. No início, pode pensar que ter filhos será um
fator restritivo, mas na realidade ser pai ou ser mãe pode ser
muito gratificante para você, uma vez que terá alguém com
quem pode desempenhar um alegre e por uma vez inocente
papel de sedutor. Seu parceiro ou parceira irá apreciar seu
entusiasmo infantil e seu desejo físico, mas se não for fiel vai
gerar uma alta dose de descontentamento.

Ascendente em Sextil com Netuno no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Você é raramente motivado por interesses puramente
ambiciosos e por conseguinte utiliza melhor sua capacidade
em um trabalho no qual possa investir seus ideais e sonhos.
Objetivos comuns satisfazem dificilmente as suas
necessidades, orientadas de preferência para sentimentos e
sensibilidade ou música e criatividade. Precisa sentir-se
impulsionado pelas influências além das pessoais.

É importante para você superar um leve sentimento de
insatisfação ou pesar em sua vida, ambos ligados à direção
que toma a sua vida com relação aos seus parceiros. Isto
envolve encontrar um sentido para a sua existência. Interesses
criativos ou espirituais, e a aquisição de pureza interior podem
trazer muito à sua harmonia interior tão necessária. É muito
impressionável e facilmente influenciado pelas vibrações de
outras pessoas. Assim, tem necessidade de conceder-se
períodos de repouso.

Ascendente em Semiquadratura com Urano no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Você traz o espírito de renovação e de inovação a todos os
tipos de projeto em que se envolve. É grandemente motivado
por visões sociais, e provoca mudanças com entusiasmo. Pode
aceitar com dificuldade o status quo, o que talvez o leve a uma
certa alienação na sociedade. Tem talento para lidar com
assuntos espirituais, assuntos técnicos ou pessoas ligadas a
fatos incomuns.

Talvez sinta que seu papel na vida está ligado a visões do
futuro e à necessidade de mudanças na sociedade. Acrescenta
uma pitada de originalidade ao mundo e as pessoas são quer
inspiradas quer provocadas por seu estilo pessoal um tanto
incomum. Você agita o seu meio e freqüentemente utiliza
táticas de choque para causar impressão. Floresce em uma
atmosfera de empolgação e de imprevisibilidade.

Ascendente em Sextil com Saturno no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Você encara sua vida profissional com muita seriedade, sendo
capaz de fazer face aos diferentes desafios surgidos ao longo
de sua carreira. Como transmite eficiência e autodisciplina,
você gravitará para posições de autoridade. A falta de
autoconfiança e uma certa timidez em relação aos outros pode
entravar seu progresso, porém quanto mais velho fica, mais é
capaz de superar seus temores.

Talvez seja uma pessoa um tanto inibida, ao menos nos
primórdios de sua vida. A experiência o tornou prudente no
trato com os demais e de estilo um tanto taciturno. Talvez
esteja insatisfeito com sua aparência pessoal e tem poucas
expectativas quanto ao potencial na vida. No entanto, pode
inspirar confiança nos demais por sua natureza séria e
atenciosa. Quanto mais velho fica, mais se ilumina.

Ascendente em Quincúncio com Marte no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Com personalidade forte, investe energia e entusiasmo em
tudo o que faz. Uma atitude agressiva ou demasiadamente
defensiva provoca uma atitude competitiva nos demais. Isto
levará a diversos conflitos profissionais. Está sempre pronto
para empreender uma batalha. No entanto, age eficazmente,
contanto que lhe seja dada a liberdade de decidir por você
mesmo. É um bom general, porém mau diplomata.

Você cria uma impressão de força e as pessoas tendem a ficar
um tanto nervosas quando estão à sua volta. Os que o
conhecem apreciarão sua franqueza, porém os humildes e
sensíveis evitarão sua companhia, embora você não se
importe. É obstinado, estouvado e conseqüentemente
propenso a acidentes. É basicamente sincero e honesto. Logo,
com você as pessoas sabem a que se ater.

Ascendente em Oposição com o Sol no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Quer você prefira o gênero discreto ou não, freqüentemente
dominará seu meio com a força de sua personalidade. Do
ponto de vista profissional, envidará todos os esforços para
fazer o melhor possível, já que para você o sucesso é uma
questão de honra. Tem disposição magnânima e é generoso
no trato com os demais. Trabalho criativo e auto-expressão
podem constituir elementos importantes em sua vida
profissional. É demasiadamente orgulhoso.

Você tem personalidade radiante, com um toque de autovalorização.
Considera-se, assim como a impressão que
produz nos demais, com grande seriedade. Algumas pessoas
podem julgá-lo egocêntrico. Você tende ao menos a ser o
centro das atenções e embora invista-se inteiramente quando
se relaciona com ou outros, dá prioridade às suas próprias
necessidades de crescimento. Tem muita energia excedente e
sua personalidade jocosa pode torná-lo um líder para os
jovens.

Ascendente em Áries no Mapa Natal, por Adrian Ross Duncan

Todo o seu estilo de vida é dinâmico e cheio de ação. Em
razão de tal característica, precisa de um emprego que ofereça
grande número de desafios e que forneça muito estímulo e
agitação. Você pode ter qualidades de liderança,
especialmente porque é muito competitivo e de modo geral
competente a atingir metas de curto prazo. Contudo, o seu
estilo pessoal tende a ser bastante agressivo ou polêmico, de
modo que poderá ver-se freqüentemente envolvido em
conflitos. Obriga as outras pessoas a desempenharem o papel
de alisar as suas penas encrespadas e a fazerem concessões
às suas próprias conveniências e ao seu temperamento. Tem o
defeito de ser impaciente e, apesar de isso significar que
consegue que as coisas sejam feitas depressa, pode lhe faltar
a determinação para consolidar suas vitórias, uma vez obtidas.
A sua direção básica na vida é para maior independência e
auto-suficiência.

Você é jovem de espírito e coração e muito entusiástico no
modo como enfrenta os desafios da vida. Gosta de atacar
frontalmente os obstáculos e se joga impulsivamente no meio
de qualquer contenda. Provavelmente terá que lutar contra o
seu temperamento belicoso, mas basicamente é inocente e
ingênuo, sem más intenções. O seu estilo é direto e honesto.
Não gosta que ninguém interfira na sua liberdade, nem que lhe
digam o que deve fazer. Isso significa que você se sente
atraído pelo tipo de parceira ou parceiro disposto a
acompanhar o seu ponto de vista e seguir a sua orientação na
maior parte dos assuntos. Em certo sentido você é egocêntrico,
porque dá prioridade máxima aos seus próprios objetivos. Mas,
de fato, é importante para você se destacar entre os outros
como indivíduo e ser, de uma forma ou de outra, um pioneiro.
A parceria o adoçará e pode ser que adquira o espírito da
tolerância e do compromisso quando ficar mais velho.

Plutão Exige Transformação, por Claudio Fagundes

Uma das coisas mais difíceis que tem em astrologia é entender Plutão. Plutão é tipo não tem solução. Ou a gente se entrega à sua força e deixa o barco na corrente das transformações que ele exige, a gente deixa a vida correr de acordo com a corrente, e liga o motor do barco para ajudar nas transformações. Ou, luta contra. Neste segundo caso Plutão será destruidor e sempre irã vencer. Não se deve lutar contra Plutão: é perda de esforço e tempo. Muito pior que Saturno, porque destrói nas entranhas. Saturno é extremamente lógico e racional. Plutão é violento e, muitas vezes, imprevisível.

O difícil é entender Plutão, saber o que ele exige que seja transformado na nossa vida. Geralmente o que ele exige está no Mapa Natal e periodicamente manda recados através dos trânsitos. Interpretar bem essas exigências requer muito conhecimento e experiência, os tradicionalistas que são hábeis na arte da interpretação, não contam com Plutão.

O fato é que Plutão nos deixa praticamente sozinhos para enfrentar seus poderes. O certo é que ele está sempre exigindo transformação. Há de se buscar esse entendimento do que Plutão exige e evoluir nesse sentido. Sim, porque o que Plutão exige é algo de bom para nós, são exigências no caminho de nossa evolução. E se reagirmos contra essa transformações exigidas: Plutão nos destruirá.

Lutar contra Plutão é perda na certa. Ele simplesmente arrasa, nesses casos. Não vou descrever aqui o que ele pode fazer para não impressionar demais. O segredo é entender Plutão, e encontrar o caminho menos sofrido, administrar as perdas, porque elas virão certamente. Mas o caminho que Plutão exige está quase sempre ligado ao lado emocional. Howard Sasportas faz uma analogia, para descrever o Ascendente Escorpião que cabe aqui também. Ele compara com o oitavo trabalho de Hércules: a Hidra de Lerna. Diz Sasportas:

"No oitavo trabalho de Hércules, o herói tem que achar e destruir a Hidra, um monstro de nove cabeças que vive numa caverna no fundo de um pântano tenebroso. Primeiro ele tenta matar a besta enquanto ela ainda está na água, mas toda vez que lhe corta uma cabeça aparecem mais três em seu lugar. Finalmente Hércules lembra dos conselhos de seu mestre: "Nós nos elevamos ajoelhando-nos, conquistamos nos rendendo e ganhamos, desistindo." Hércules então ajoelhou no pântano e levantou a Hidra por uma de suas cabeças tirando-a da água para o ar. Afastada da água, a Hidra imediatamente começa a perder seu poder e sua agressividade. Hércules corta todas as cabeças mas aí aparece uma décima, na forma de uma jóia preciosa que ele enterra debaixo de uma rocha."

Ou seja, tirar da água e colocar no ar: dominar o emocional trazendo para a razão. Ou seja: conhece-te a ti mesmo. O velho jargão que estava inscrito no portal do Oráculo de Delfos e que muitos, erradamente, atribuem a Aristóteles.