segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O Sol na 1ª Casa, por Howard Sasportas



Quem nasceu com o Sol na 1ª Casa nasceu um pouco antes do nascer do Sol, quando as forças criativas do dia e da luz ganham a supremacia sobre a escuridão e a noite. Quando o Sol beira o horizonte, o planeta desperta, o oculto se torna visível, tem início uma maior atividade e as pessoas saem de suas camas para o mundo. O Sol nesta posição tem um efeito obviamente estimulante na vida e os nascidos nesta hora têm um impacto semelhante na vida. Estas pessoas devem influenciar e chamar a atenção dos outros, irradiar seu poder de tal maneira que os outros se sintam atraídos por sua energia e calor. Devem enfrentar a vida com vigor, entusiasmo e determinação para fazerem algo de si mesmos. Em vez de se apoiarem no esteio da família para se sentirem importantes e terem um sentido de identidade eles têm que forjar seu próprio lugar ao Sol e serem reconhecidos e respeitados por aquilo que eles mesmos fazem, criam ou deixam acontecer. Estas pessoas não devem ficar sem serem notadas. Elas requerem uma posição na vida que exercite sua autoridade natural e preencha seu desejo de reconhecimento.

Sua constituição física deve ser forte se o Sol estiver na lª Casa, mas isso vai depender muito do signo em que se encontra e dos aspectos que sofre. Quando o Sol e o Ascendente se encontram no mesmo signo, os astrólogos dizem que a pessoa é um duplo Áries, um duplo Touro etc. Nesse caso, elas normalmente exemplificam e personificam claramente as qualidades de tal signo. Por exemplo, o grande emancipador e advogado da liberdade pessoal, Abraham Lincoln, nasceu com o Sol ascendente no igualitário Aquário. O astro da televisão americana Ed Asner nasceu com o Sol ascendente em Escorpião. Falando corajosamente contra o que ele achava uma injustiça política que não podia tolerar (Sol em Escorpião na 1ª) ele desagradou a alta direção do show business e praticamente acabou com sua carreira e com sua vida (Sol em Escorpião rege Leão na 10ª Casa, a da carreira e da reputação).

Se o Sol está bem aspectado na 1ª Casa, a influência do ambiente da primeira infância vai ser de apoio aos desejos da pessoa para expressar sua individualidade. Normalmente, esses nascimentos são cercados de muita atenção, como se colaborassem com sua necessidade de ser importantes. Uma expressão negativa do Sol na 1ª poderia ser a arrogância de sua personalidade, um extremo egocentrismo e um orgulho excessivo. Os que não conseguem expressar ou desenvolver uma maneira sadia de fugir de seus poderes e autoridade podem tornar-se amargos e cínicos. Antes de se ressentirem quando seu valor não é admitido inquestionavelmente, eles deveriam reconhecer que tanto a admiração como o apreço dos outros têm que ser, antes de mais nada, conquistados.

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

domingo, 2 de outubro de 2016

Sol e Leão Através das Casas, por Howard Sasportas



O símbolo para o Sol é um círculo com um ponto no meio. O círculo, que não tem começo nem fim, representa o ilimitado e o infinito; o ponto, por sua vez, representa o indivíduo como entidade separada, aquele que tem sua própria identidade pessoal mas ainda assim faz parte de um todo maior. O Ascendente é o caminho que tomamos para averiguar quem somos nós, mas o Sol é aquilo que descobrimos ou aquilo que tentaremos ser. Através do desenvolvimento do signo no qual o Sol se encontra e procurando a área da vida que é mostrada pelo seu posicionamento numa casa, ganhamos um maior sentido de nosso poder, propósito e diretriz de vida.

A posição do Sol na casa simplesmente indicada onde temos necessidade de nos distinguirmos de alguma maneira, onde precisamos manifestar nossa influência, brilhar, sair ou ser especial. Esta é a área da vida pela qual nos separamos da Mãe arquetípica reconhecendo nossa própria identidade individual em vez de permanecermos fundidos com todo o resto da criação. Enquanto a Lua é varrida por instintos profundamente arraigados e padrões de comportamento do passado, o Sol tem o poder de provocar mudanças, implementar escolhas e criar novas alternativas no setor do mapa no qual se encontra. Do mesmo modo que o Sol no céu é o centro do nosso sistema solar e influencia os planetas a girarem ao seu redor, a posição do Sol num tema natal mostra onde temos que desenvolver o poder de autogeração e causalidade em vez de sermos meramente reagentes.

Como os heróis mitológicos, o posicionamento do Sol numa casa indica onde temos que lutar contra os dragões, enfrentar a vida e ultrapassar obstáculos e forças que atrapalham nosso avanço e desenvolvimento. Expandir e desenvolver o domínio do Sol normalmente significa uma batalha que, se tiver sucesso, nos possibilita chegar adiante com um sentido mais sólido e coerente do Eu.

O significado do Sol numa casa é semelhante à influência que Leão tem numa determinada casa, quer Leão esteja na cúspide, interceptado ou completando uma casa que tem Câncer na cúspide. Na análise do Sol através das casas, que veremos a seguir, o significado de Leão em cada casa também pode ser guardado. (Por exemplo, se você tem Leão na cúspide da 2ª Casa ou contido dentro da 2ª, leia a seção intitulada "O Sol na 2ª" para aprender mais sobre a maneira como Leão pode se manifestar nesta posição.)

Observe também que a casa que tem Leão na cúspide (ou parte ou todo ele contido nela) vai ter de algum modo uma relação com a casa em que o Sol se encontra. O poeta francês Jean Cocteau, por exemplo, nasceu com o Sol na 3ª Casa, regente de Leão na cúspide da 5ª. Num esforço para comunicar suas ideias aos outros (Sol na 3ª) ele explorou um vasto campo artístico (Leão na 5ª) incluindo nisso filmes, versos, novelas, teatro e desenhos. Ele continuou experimentando seu estilo criativo (5ª) para se expressar o mais completamente possível (Sol na 3ª).

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.