sábado, 20 de maio de 2017

Da Lua, suas propriedades e significados, por William Lilly

Nome — Verificamos que a Lua é chamada pelos antigos de Lucina, Cynthia, Diana, Phoebe, Latona, Noctiluca, Prosérpina; ela é o planeta mais próximo da terra; a sua cor no elemento é vulgarmente conhecida;

Movimento — completa o seu percurso através dos doze signos em 27 dias, 7 horas e 43 minutos, ou perto disso; o seu movimento médio é 13 graus, 10 min. e 36 segundos, mas ela anda por vezes menos e outras vezes mais, nunca excedendo os 15 graus e 2 min. no espaço de 24 horas.

Latitude — A sua maior latitude Norte é 5 graus e 17 min., aproximadamente. A sua maior latitude Sul é de 5 graus e 12 min. Nunca está retrógrada mas sempre direta; quando está lenta de movimento e anda em 24 horas menos do que 13 graus e 10 min., considera-se equivalente a um planeta retrógrado.

Domicílio — Tem o seu domicílio no signo de Câncer e no de Capricórnio o seu detrimento; está exaltada a 3º de Touro e sofre a sua queda a 3º de Escorpião; governa a triplicidade da terra durante a noite, viz. Touro, Virgem e Capricórnio.

Triplicidade - Ao Sol e a ela não são atribuídos termos.

Nos doze signos, são estes os graus do seu Decanato ou Face:


Natureza — É um planeta feminino, noturno, frio, úmido e fleumático.

Modos ou atos quando bem colocada ou dignificada - Significa alguém de modos tranquilos, uma criatura suave, terna, amante de todas as ciências honradas e engenhosas, pesquisando novidades e deleitando-se com elas, naturalmente propensa a mudanças de casa, inconstante, só querendo saber do momento presente, medrosa, pródiga e facilmente assustada, contudo amando a paz e a vida livre de preocupações; se for um artífice, a pessoa aprende muitos misteres e frequentemente ocupar-se-á de vários tipos de ofício.

Quando mal colocada — Um mero vagabundo, uma pessoa ociosa, detestando o trabalho, um bêbado, um tonto, alguém sem talento nem projetos, gostando de viver como pedinte e de forma descuidada, alguém que nunca está satisfeito com nenhuma condição de vida, boa ou má.

Corpo físico — Geralmente apresenta um homem de estatura razoável, de cor branca, o rosto redondo, olhos cinzentos e um pouco baixos; muito cabelo, tanto na cabeça como na cara e noutras partes; geralmente um olho um pouco maior do que o outro; mãos curtas e carnudas, tendendo todo o corpo para o carnudo, gorducho, corpulento e fleumático; se está impedida pelo Sol, numa natividade ou pergunta, geralmente significa algum defeito no olho ou perto dele; o defeito é perto do olho se ela estiver impedida nas casas sucedentes; na visão, se ela estiver desafortunada nos ângulos, e com estrelas fixas chamadas Nebulosae.

Qualidades dos homens e das mulheres - Significa rainhas, condessas, damas, todo o tipo de mulheres, assim como o povo, viajantes, peregrinos, marinheiros, pescadores, fabricantes de cerveja, vinhateiros, carteiros, cocheiros, caçadores, mensageiros, (alguns dizem os delegados do Papa), moleiros, fabricantes de malte, bêbados, vendedoras de ostras, peixeiras, mulheres-a-dias, tripeiras, e em geral aquelas mulheres que andam com mercadorias nas ruas; assim como parteiras, enfermeiras, carroceiros, aguadeiros, carregadores de água.

Doenças - Apoplexias, paralisia, cólica, dor de barriga, doenças do lado esquerdo, cálculos, a bexiga e os órgãos sexuais, a menstruação e o fígado nas mulheres, hidropisia, fluxos da barriga, todas as doenças frias e reumáticas, estômago frio, a gota dos pulsos e dos pés, ciática, cólica, lombrigas nas crianças e nos adultos, reumas ou danos nos olhos, viz. no esquerdo nos homens e no direito nas mulheres; indigestões, tosses podres, convulsões, epilepsia, escrófula, bexigas e sarampo.

Cores e sabores — Das cores o branco, ou branco amarelado claro, verde claro, ou um pouco prateado. Dos sabores, os frescos ou sem qualquer sabor, tais como os das ervas antes de estarem maduras, ou aqueles que umedecem o cérebro, etc.

Ervas, plantas e árvores — As ervas que estão sujeitas à Lua têm folhas suaves e sumarentas, têm um gosto aguado ou um pouco doce, e gostam de crescer em lugares úmidos, ficando rapidamente maduras e sumarentas; e são a couve, o melão, a cabaça, a cebola, mandrágora, papoila, alface, nabo silvestre, a árvore da lima, cogumelos, endívias, todas as árvores ou ervas que têm grandes folhas redondas, amplas, de boa sombra e que dão pouco fruto.

Animais ou pássaros - Todos os animais que vivem na água, tais como os sapos, a lontra, os caracóis, a doninha, o coelho, todas as aves marinhas, o cuco, os gansos e patos, a coruja.


Peixes — A ostra e a conquilha, todos os crustáceos, o caranguejo e a lagosta, a tartaruga, as enguias.

Lugares — Campos, fontanários, banhos, enseadas do mar, estradas e lugares desertos, cidades portuárias, rios, tanques de peixes, piscinas, lugares pantanosos, áreas costeiras, pequenos riachos, fontes, portos para navios ou docas.

Minerais - Prata.

Pedras — A selenite, todas as pedras suaves, cristais.

Tempo — Com Saturno, ar frio; com Júpiter, sereno; com Marte, ventos e nuvens vermelhas; com o Sol, de acordo com a estação; com Vênus ou Mercúrio, chuvas e ventos.

Ventos - Em operações herméticas, ela gosta do Norte e, geralmente, quando é o planeta mais forte no esquema, viz. em qualquer lunação, desperta o vento, de acordo com a natureza do planeta ao qual se aplica em seguida.

Orbe — É de 12 graus antes e depois de qualquer aspecto.

Anos — Os seus anos máximos são 320, os maiores 108, os médios 66, os mínimos 25. Na gestação rege o sétimo mês.

Países — Holanda, Zelândia, Dinamarca, Nurembergue, Flandres.

Anjo - Gabriel.

Dia da semana — O seu dia é a segunda-feira, a primeira hora e a oitava depois do nascer do Sol são suas. O seu inimigo é Saturno e também Marte.


William Lilly, in Astrologia Cristã, pp. 80-3.


Dignidades essenciais: Domicílio, por Marcos Monteiro

A primeira dignidade é a que chamamos de domicílio. É isso que parece: é quando o planeta está no signo que é a sua casa, ou uma das suas casas. Entre o planeta e o signo de seu domicílio, há uma correspondência perfeita.

Estar em casa significa exercer as qualidades da melhor forma possível, agir plenamente conforme à sua essência. É a dignidade mais forte.

Dizemos que o planeta rege, ou é o regente, do signo de seu domicílio (e que é o regente ou o dispositor de qualquer coisa que estiver dentro dele).

Como estamos falando em mudança de nível, nem sempre a qualidade elementar do planeta (frio ou quente, seco ou úmido) corresponde ao elemento do signo.

Vamos começar com os luminares, o casal real, o Sol e a Lua.

O signo mais adequado ao domicílio do Astro-Rei é Leão, o signo do efeito da ação no mundo, do domínio, do orgulho. As características do signo e do planeta são tão parecidas que há pouco o que comentar.

Além disso, é o signo em que o Sol está mais evidente, em que o verão se faz sentir com mais força.

O domicílio da Lua é o signo anterior, adjacente, a Leão. Assim como o Sol e a Lua têm características totalmente opostas, Leão (fixo, quente e seco) e Câncer (cardinal, frio e úmido) também são completamente diferentes. Assim como eles são o casal real, os dois signos estão juntos.

Câncer é o signo cardinal da água, do início dos desejos, dos desejos necessários à manutenção da vida, é o signo da maternidade, da família, o signo do início da fertilidade. A Lua, o planeta-mãe, cujo ciclo está ligado ao ciclo menstrual, que, como a mulher grávida, muda de forma e incha, é o planeta mais adequado para reger este signo.

Nos dois casos, ao contrário do que eu disse acima, as qualidades elementares concordam.

Se imaginarmos o Zodíaco iniciando pelo par Câncer/Leão, os outros domicílios (são dois para cada um dos outros astros) se dispõem de forma simétrica e de acordo com a distância aparente dos planetas ao Sol


Ou seja, os domicílios de Mercúrio são Gêmeos e Virgem, os signos adjacentes a Câncer e Leão. Os domicílios de Vênus são Touro e Libra, os signos seguintes; os de Marte, Aries e Escorpião; os de Júpiter, Peixes e Sagitário; e os de Saturno, Aquário e Capricórnio.

Com um pouco de paciência, é possível fazer a mudança de nível entre os planetas e os signos que eles regem.

Vejamos, por exemplo, Vênus. O tipo de atividade tipicamente relacionada a este planeta pode ser relacionada a algumas qualidades que podem ser agrupadas em dois conjuntos, um relacionado a atividades públicas, externas, no mundo, "diurnas" (Libra é seu domicílio diurno) e outro relacionado a qualidades internas, privadas, íntimas, "noturnas" (Touro é seu domicílio noturno). E assim é com todos os planetas e signos, Gêmeos é "Mercúrio diurno" num outro plano.

O significado da dignidade do domicílio é, como eu disse acima, que o planeta é exatamente ele mesmo, como deveria ser.



Marcos Monteiro, in Introdução à Astrologia Ocidental, Edição do Autor, 2013, p. 125-8.

Os Orbes dos Aspectos, por Clélia Romano

Os aspectos são relações entre planetas, sendo que o mais rápido faz aspecto ao mais lento.

Há também aspectos dos planetas com pontos da carta.

A partir do momento que os árabes tomaram contato com a astrologia Helenística modificaram alguns conceitos para que se amoldassem à sua experiência. Os árabes priorizaram a técnica e a mensuração objetiva mais que a qualitativa.

Como a astrologia Medieval teve forte influência árabe, os graus precisos entre aspectos passaram a ter importância capital.

Quanto mais exato o aspecto mais forte ele é considerado. Da mesma forma, são considerados mais intensos os aspectos aplicativos que os separativos. Isso significa que se o planeta A estiver se aproximando de um trígono ao planeta B por dois graus isto é mais forte do que quando ele estiver se distanciando deste mesmo planeta por dois graus.

Ao aspecto exato chama-se partil e ao aspecto já se distanciando da perfeição, mas ainda dentro do orbe, chama-se platic.

Orbe é o grau de influência dos raios de um planeta de acordo principalmente com sua importância astrológica.

Há certa discrepância entre os orbes: aqui serão dados os orbes aceitos por Al Biruni, Sahal e Bonatti.

Saturno tem orbe de 18°, 9° antes e 9° após.
Júpiter tem orbe de 18°, 9° antes e 9° após.
Marte tem orbe de 16°, 8° antes e 8° após.
Sol tem orbe de 30°, 15° antes e 15° após.
Vênus tem orbe de 14°, 7° antes e 7° após.
Mercúrio tem orbe de 14°, 7° antes e 7° após.
Lua tem orbe de 24°, 12° antes e 12° após.

Portanto, dentro destes orbes os aspectos são considerados como existentes.

Exemplificando: Vênus, se estiver a 13° de Aries tem um orbe que vai de 6° a 20° e faz aspecto de oposição a Libra dentro desses graus, de trígono a Leão e Sagitário, dentro dos mesmos graus, de quadratura a Câncer e Capricórnio, dentro dos mesmos graus e sextil a Gêmeos e Aquário dentro dos mesmo graus.

Se o aspecto se der a 13° exatos de qualquer desses signos o aspecto é considerado partil.

É importante notar que um planeta com um orbe muito grande, como o Sol ou a Lua podem atingir com seus raios outro planeta com orbe menor, por exemplo, Marte. Dependendo do grau de cada um é possível que o Sol toque Marte com seu orbe e Marte não consiga atingir o Sol. Isto tomaria o aspecto menos característico.

A partir do século XVIII alguns autores começaram a defender a ideia de moities que seria a soma dos orbes dos dois planetas e sua divisão por dois. O resultado seria a média de graus para serem considerados em aspecto.

Por exemplo, o orbe do raio de Vênus é 7° e o da Lua é 12°. A soma é 19°, que dividido por 2 (daí o nome moities) daria como resultado 9°30'. Neste caso Vênus e Lua estariam em aspecto em qualquer grau que distasse até 9°30'.

Esta abordagem não é tradicional e transforma a astrologia numa questão de números. A Lua, como no exemplo, é um luminar, e seu alcance será sempre maior que o de Vênus, sendo que a recíproca não é verdadeira. Na prática, se a Lua atinge Vênus com seus raios, mesmo que Vênus não atinja a Lua, obviamente existe uma relação entre os dois planetas.

A Astrologia é uma ciência hermética e não é um grau a mais ou a menos que vai mudar o rumo da delineação da carta do nativo, quando frequentemente temos muitos testemunhos numa mesma direção.

William Lilly quando fala sobre os orbes trata o assunto com certa flexibilidade, como podemos ver a seguir: "Uma vez uso um, outras o outro, conforme minha memória melhor recorda, e isso sem erro".



Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 100-2. http://www.astrologiahumana.com/

Temperamento Melancólico, por Helena Avelar e Luis Ribeiro

O temperamento Melancólico reúne as qualidades Frio e Seco e está associado ao elemento Terra.

Tem uma personalidade reflexiva e concentrada. Pode ser bastante reservado e moderado nas suas manifestações; é por vezes subestimado, pois parece menos interessado nas coisas do que realmente está. É pouco exuberante na sua expressão, mas muito concretizador nas suas acções. O seu foco de atenção é a realidade objectiva, o que lhe confere muita solidez e segurança. Tende a lidar melhor com factos do que com ideias. É geralmente engenhoso e bom investigador, apresentando muita paciência e preserverança.

Em termos emocionais é pouco demonstrativo e, tal como o Colérico, é rígido na sua sensibilidade. No entanto, a qualidade Frio torna-o bastante susceptível, tendendo à tristeza, ao pessimismo e, quando emocionalmente desequilibrado, à depressão.

Devido à qualidade Seco tem dificuldade em chorar e retém a sua ira durante muito tempo, podendo mesmo chegar a ser rancoroso. A rigidez deste temperamento leva-o a ser muito obstinado, desconfiado e anti-social, o que lhe pode trazer alguma solidão. E geralmente crítico e perfeccionista nos seus feitos, podendo em casos extremos ser intolerante e implacável.

Quando combinado com o temperamento Sanguíneo torna-se mais social, arrojado e alegre, apresentando um comportamento menos pessimista e defensivo. Esta combinação é tida como muito temperada, pois mistura qualidades opostas.

Se apresentar uma subtonalidade de Colérico ganha maior dinâmica, sociabilidade e determinação. No entanto, a predominância da qualidade Seco confere-lhe uma atitude solitária e individualista.

Ao conjugar-se com o Fleumático, ressalta a predominância de Frio, o que reforça a reserva e a retracção. Origina-se um comportamento semelhante ao Melancólico puro, embora um pouco mais flexível e adaptável.

Em termos fisionómicos, o corpo melancólico tende a apresentar uma estatura média e uma constituição magra. A pele é áspera e fria ao toque, geralmente de cor amarelada ou baça e com pouca pilosidade. O cabelo tende a ser escuro.

O temperamento melancólico está associado a um humor denominado "bílis negra". A sua função é a retenção de substâncias no corpo, conferindo consistência aos tecidos e aos líquidos, solidificando os ossos e fortalecendo a memória e a sobriedade. O seu órgão receptáculo é o baço.



Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas - um guia prático da tradição astrológica. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007, pp. 44-5.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Do Mercúrio, o seu significado, natureza e propriedades, por William Lilly

Nome — É chamado Hermes, Stilbon, Cyllenius, Archas. Mercúrio é o menor de todos os planetas, não se distanciando nunca do Sol mais do que 27°; por esta razão é raramente visível à nossa vista.

Cor - é de cor prateada escura; o seu movimento é de 59 min. e 8 segundos; mas é por vezes tão rápido que anda um grau e 40 min. num dia, nunca acima disso; de forma que não deve ser de espantar vê-lo andar por vezes 66, 68, 70, 80, 86 ou 100 minutos num dia; está estacionário um dia e retrógrado 24 dias.
Latitude — A sua maior latitude Sul é de 3° 35'. A sua maior latitude Norte é 3° 33'.

Domicílio — Tem em Gêmeos e Virgem os seus domicílios e está exaltado a 15° de Virgem; sofre detrimento em Sagitário e Peixes, sendo a sua queda em Peixes.

Triplicidade — Rege a triplicidade do ar durante a noite, viz. Gêmeos, Libra e Aquário.

Termos — Tem estes graus em cada signo para seus Termos:


Natureza — Não lhe podemos chamar masculino nem feminino, pois ele é um ou outro conforme está ligado a qualquer outro planeta; pois se estiver em conjunção com um planeta masculino, toma-se masculino; se estiver com um feminino, torna-se feminino, mas de sua própria natureza é frio e seco, e portanto melancólico; com os bons é bom, com os planetas nefastos é mau;

Elementos — nos elementos, a água; entre os humores, os mistos, sendo regente do espírito animal; é o autor da sutileza, dos truques, das artimanhas, do perjúrio, etc.

Modos quando bem posicionado - Estando bem dignificado, representa um ser humano de cérebro, intelecto e cogitação sutil e sagaz; um excelente argumentador ou lógico, argumentando com erudição e discernimento, e usando de grande eloquência no seu discurso, ou um pesquisador em todos os tipos de mistérios e de conhecimento, agudo e perspicaz, aprendendo quase todas as coisas sem professor; ambicionando a excelência em todas as ciências e desejando naturalmente viajar e ver lugares estrangeiros, um ser humano de imaginação infatigável, curioso na procura de qualquer conhecimento oculto, capaz pelo seu próprio gênio de produzir maravilhas; dado à adivinhação e ao conhecimento mais secreto, se se tornar mercador, nenhum homem o suplanta no campo do comércio, ou na invenção de novas formas pelas quais obter riqueza.

Modos quando mal posicionado ou dignificado - Uma mente problemática, uma espécie de homem frenético, a sua língua e pena contra todos os homens, exclusivamente dedicado a perder o seu tempo e dinheiro na conversa e em chegar a conclusões sem nenhuma utilidade; um grande mentiroso, gabarola, falador, coscuvilheiro, falso, contador de histórias, dado a artes do mal, como a necromancia e outros conhecimentos malignos que tais; crédulo, um asno ou um perfeito idiota, inconstante no lugar em que está e na opinião que defende, aldrabando e roubando em todo o lado; um mexeriqueiro, fingindo todo o tipo de conhecimentos, mas não tendo qualquer estudo verdadeiro ou sólido; um superficial, um tipo meramente frenético; se for um adivinho, então será apenas um tipo verbal, frívolo, sem discernimento, facilmente pervertido, não sendo constante em nada a não ser nas palavras vãs e na gabarolice.

Corpo físico — Vulgarmente denota alguém de estatura alta e corpo direito, magro e frugal, uma testa alta e um rosto um pouco estreito e longo, nariz comprido, belos olhos, nem pretos nem cinzentos, lábios e nariz finos; pouco pelo no queixo, mas muito na cabeça, sendo este um castanho escuro tendendo para o preto; braços, dedos e mãos compridos; a sua tez é de cor azeitona ou castanha; deve-se observar Mercúrio mais do que os outros planetas, pois tendo qualquer aspecto a um planeta, geralmente participa mais da influência desse planeta do que o faz qualquer outro; se for a Saturno, então é pesado, a Júpiter mais sóbrio, a Marte mais precipitado, ao Sol mais cortês, a Vênus mais brincalhão, à Lua mais evasivo.

Oriental — Quando está oriental, a sua tez é cor de mel, ou bem bronzeada; a estatura do seu corpo não é muito alta, mas bem articulada, olhos pequenos, não muito cabelo; na verdade, de acordo com a altura do corpo, muito bem feito, tendo contudo um defeito na tez, viz. castanha suja, e na língua, viz. só interessada nos seus próprios fins.

Ocidental — Quando está ocidental, um rosto dourado, um corpo magro, membros pequenos e finos, olhos encovados e com brilho rubro ou de fogo, toda a constituição do corpo tendendo para o seco.

Qualidade dos homens e profissões - Geralmente significa todos os homens letrados, filósofos, matemáticos, astrólogos, mercadores, secretários, escrivães, adivinhos, escultores, poetas, oradores, advogados, professores, donos de papelarias, impressores, cambistas, embaixadores dos imperadores, comissários, escriturários, artífices, contabilistas, solicitadores, por vezes ladrões, sacerdotes arengadores, sectários fanáticos e sem cultura, gramáticos, alfaiates, estafetas, mensageiros, criados, usurários.

Doenças — Todas as vertigens, letargias ou tonturas da cabeça, loucura, inconstância ou qualquer doença do cérebro, tuberculose e toda a gaguez e imperfeições da língua; imaginações vãs, todos os defeitos da memória, rouquidão, tosses secas, abundância excessiva da expectoração, todo o catarro do nariz e da cabeça, a gota da mão e do pé, atraso mental, todos os males da mente e da área intelectual.

Cores e Sabores — Cores novas e mescladas, o cinzento misturado com a cor do céu, tal como aparece no pescoço da pomba, cores cambiantes ou consistindo de muitas cores misturadas numa só. Nos sabores, uma mistura de todas as coisas juntas, de forma que não se lhe pode dar um nome exato, mas geralmente despertam os espíritos, são sutis e penetrantes, e de alguma forma insensíveis.

Ervas e Plantas — As ervas atribuídas a Mercúrio são conhecidas pelas variegadas cores das flores, e gostam de lugares arenosos e estéreis, têm as suas sementes em cascas, cheiram pouco ou sutilmente, e têm principal relação com a língua, cérebro, pulmões ou memória; dispersam os gases, confortam os espíritos animais e abrem as obstruções. Feijões, o trevo, a noz e a nogueira, a árvore da avelã e a sua noz, o sabugueiro, ophioglossum vulgatum, serpentária, pulmonaria officinalis, grão de anis, piper cubeba, mangerona, as ervas que são usadas para as adivinhações, tais como a verbena, os juncos; das drogas, o xarope de açúcar, hiera, diambra.

Animais — A hiena, o macaco, a raposa, o esquilo, a doninha, a aranha, o galgo, o hermafrodita por ter os dois sexos, todas as criaturas espertas.

Pássaros — O pintarroxo, o papagaio, o picanço, a andorinha, a gralha, a carocha, a formiga, o gafanhoto, a abelha, a serpente, a garça.

Peixes — Peixe garfo, mugem.

Lugares — Lojas de mercadores, mercados, feiras, escolas, salões comunitários, salas de jogos, cortes de tênis.

Minerais - Mercúrio.

Pedras — Marcassita ou pedra de fogo, achates, topázio, vitríolo, todas as pedras de várias cores.

Ventos e Tempo — Deleita-se com o tempo ventoso, tempestuoso, violento e borrascoso, e desperta o vento representado pelo planeta a quem ele se aplica; por vezes chuva, granizo, raios, trovões e tempestades; em países quentes, tremores de terra, mas isto deve ser corretamente deduzido a partir do signo e da estação do ano.

Orbe — A sua orbe é de sete graus antes e depois de qualquer aspecto.

Anos — Os seus anos máximos são 450; os maiores 76, os médios 48 e os menores ou mínimos são 20; na gestação governa o sexto mês.

Países — Pertencem-lhe a Grécia, Flandres, Egito,
Paris.

Anjo — O seu anjo é chamado Rafael.

Dia da semana — Governa a quarta-feira, a sua primeira hora e a oitava. Os seus amigos são Júpiter, Vênus e Saturno, os seus inimigos são todos os outros planetas.



William Lilly, in Astrologia Cristã, pp. 76-80.

Dignidades Essenciais: Os Planetas nos Signos, por Marcos Monteiro

Já vimos os signos e os planetas.

Vimos que eles não estão no mesmo plano e que podem ser considerados inclusive como versões concretas, ou manifestações, dos signos num nível de realidade mais próximo de nós.

Agora, vamos ver as interações entre eles.

Os planetas estão sempre em um dos doze signos (nunca em dois, nunca em transição, isso é importante ressaltar).

O que acontece é que todos os planetas são bons; na sua ordem de existência, são perfeitos; simbolizam qualidades essenciais que todos os seres têm. No entanto, nem sempre agem conformes a essas qualidades.

Algumas vezes podem estar prejudicados por algum entrave: num local do céu que signifique obstrução de ação, ou sob a influência de outro planeta, ou lentos demais, etc. Esse tipo de problema é chamado de debilidade acidental; está relacionado à força para agir. Trataremos desse assunto à frente.

Existe outro tipo de desvio: o planeta pode estar corrompido, pode estar  funcionando de forma contrária à sua essência. Isso se chama debilidade essencial.

Os signos são como lugares em que os planetas entram, que podem ser propícios ou não para o tipo de atividade que é da natureza do planeta realizar.

De forma geral, quando um planeta está num signo em que sua qualidade essencial pode se manifestar livremente, se diz que ele está dignificado, ou com dignidade.

Quando o planeta está num signo cujas qualidades não têm afinidade nenhuma com a sua, ele é chamado de peregrino.

Quando o planeta está num signo que degrada ou deforma sua qualidade essencial, o impedindo de se manifestar, ele é chamado de debilitado.


Marcos Monteiro, in Introdução à Astrologia Ocidental, Edição do Autor, 2013, p. 123-4.

Significados dos Aspectos, por Clélia Romano

Segundo Firmicus Maternus, autor do século III, qualquer distancia entre planetas que multiplicado por 2, 3, 4 e 6 some 360 é considerado aspecto. Caso contrário, não o é.

A astrologia Tradicional faz uso apenas dos aspectos denominados ptolomaicos. São eles: sextil, trígono, quadratura e oposição. Teoricamente a conjunção não é considerada aspecto.

O sentido e significado dos aspectos têm uma base filosófica e uma base zodiacal. A base filosófica baseia-se nos ensinamentos da escola Pitagórica sobre o sentido do número, sendo a oposição a divisão do círculo por dois, o trígono a divisão por três, a quadratura a divisão por quatro e o sextil a divisão por seis. Tal estudo escapa ao escopo do livro, por isso nos basearemos no sentido zodiacal dos aspectos.

Estar em aspecto, por motivos que serão explicados adiante, é uma dignidade, como bem considerava Ptolomeu.

É considerada uma debilidade se um planeta não faz aspecto com seu domicílio ou se o regente do ASC não o aspecta. O aspecto funciona como alguém que "presta testemunho", o que pode significar comunicação. Se o aspecto feito é com um planeta maléfico a comunicação torna-se uma ameaça.

Por exemplo, em astrologia Helenistica diz-se que o Sol é "observado", por exemplo, se o aspecto for feito por Saturno. Seja qual for o aspecto, ele é uma ameaça para o Sol.

Vamos ver a questão dos aspectos, primeiramente no que diz respeito ao Ascendente.

Um planeta que não faz aspecto por signo com o Ascendente era dito pelos Helenísticos como estando amiss. Atualmente dizemos que o planeta está inconjunto.

Planetas nas casas 2, 6, 8 e 12 estão inconjuntos ao Ascendente. Não fazem com o Ascendente aspecto algum. Isto é perigoso para o nativo.

Os gregos utilizavam uma metáfora para explicar por que fazer aspecto é importante, especialmente com o Ascendente.

Sendo eles urn povo eminentemente dado a navegações utilizavam urna metáfora náutica:

Viam eles o Ascendente como o capitão de uma embarcação. Se o capitão não enxergasse à sua volta haveria perigo de levar o barco a encalhar ou a chocar-se contra obstáculos. Ora, planetas em aspecto corn o ASC são ajudantes que avisam o capitão dos potenciais perigos ou oportunidades em determinado setor.

Por vezes, um planeta que não aspecta o ASC pode se utilizar da comunicação com um terceiro planeta que aspecte a ambos e, através deste último, o capitão da embarcação vem a saber do que foi "avistado" pelo primeiro.

Digamos que um ajudante perceba que há um navio pirata aproximando-se à bombordo. Se o capitão está invisível não pode ser alertado. O que faz o marinheiro? Alerta alguém visível e que seja capaz de encontrá-lo e avisá-lo do fato.

Os planetas inconjuntos ao Ascendente são invisíveis a este e, se não houver outro planeta que os relacione, a simbólica "embarcação" do nativo sofre consideráveis prejuízos seja por não se dar acordo de oportunidades ou porque termina por chocar-se contra perigos não vistos.

Por isso, um planeta que transfira a luz de um planeta inconjunto para o Ascendente é uma grande ajuda, como no desenho a seguir, onde Vênus reporta ao ASC o comportamento de Saturno.

Vênus nesta carta faria o papel do náutico que fica pendurado no mastro grande a observar o mar e avisar ao capitão se há perigo a vista.


Aqui também é preciso notar que a relação se faz por signos inteiros e não por graus.

O aspecto com um maléfico é sempre perigoso, o que significa que o testemunho pode ser uma ameaça. Os gregos usavam a palavra observar, quando diziam que: Saturno observa "tal" planeta. O tipo de aspecto não importa: o melhor para qualquer planeta é não ser "observado" pelos maléficos.

Se o ASC for observado por um maléfico, é preciso que os benéficos também "prestem testemunho" para que o pior não venha a suceder.

Se um maléfico observar um planeta, o ASC ou pontos importantes da carta, tais como lots, e o fizer através de uma oposição é ainda pior.

Usando a metáfora náutica: mesmo que o capitão venha a conhecer o perigo ele precisa de aliados fortes para combatê-lo.

Por isso, o significado benéfico de um trígono ou sextil pode ser solapado se maléficos entrarem na configuração, muito embora a recíproca seja verdadeira e um aspecto com maléficos possa ser mitigado se benéficos entrarem na configuração.

Na astrologia Medieval os aspectos eram considerados produtivos ou perigosos dependendo da recepção entre os planetas que participassem desses aspectos.

De maneira geral, aspectos com os luminares e corn o Ascendente são os mais importantes.

Quanto à conjunção, ela é harmônica entre planetas que se combinam e desarmônica quando não se combinam.

A conjunção com o Sol é sempre danosa para o planeta, pois ele entra em combustão, corno já foi dito. Já o Sol não se ressente da conjunção com maléficos, pois ele os queima e, além disso, a conjunção do Sol com qualquer planeta significa o final da vida do planeta, o final de seu ciclo sinódico.

Para a natureza amigável ou hostil dos aspectos há uma referência baseada na posição zodiacal dos signos e suas correlações.

Observe a figura a seguir.


Os signos de Leão e Câncer, isto é o signo dos luminares, formam como que um ponto referencial único.

A partir deles observe que Mercúrio rege o masculino Gêmeos, onde Mercúrio tem seu domicílio diurno e o feminino Virgem onde Mercúrio tem seu domicílio diurno. A seguir Vênus rege Libra e Touro, onde tem respectivamente seu domicílio diurno e noturno, Marte rege Aries, seu domicílio diurno e Escorpião, seu domicílio noturno, Júpiter rege Sagitário e Peixes, respectivamente seu domicílio diurno e noturno e Saturno rege Capricórnio e Aquário, onde tem seu domicílio noturno e diurno, fechando assim o circulo zodiacal.

Observe agora na figura o hemisfério esquerdo, o lunar:

Capricórnio se opõe a Câncer, portanto sendo Saturno o regente de Capricórnio, a oposição tem o sentido de Saturno.

Peixes faz trígono a Câncer, e Júpiter rege Peixes, logo o trígono tem a natureza de Júpiter.

Aries faz quadratura a Câncer, e Marte rege Aries: logo a quadratura tem a natureza de Marte.

Touro faz um sextil a Câncer. Vênus rege Touro, logo o sextil tem a natureza de Vênus.

No hemisfério direito da figura, onde está Leão, o mesmo ocorre.

Aquário opõe-se a Leão. Como Saturno rege Aquário, a oposição tem a Natureza de Saturno.

Sagitário faz um trígono com Leão, logo, se Júpiter rege Sagitário o trígono tem a natureza de Júpiter.

Escorpião faz quadratura com Leão: logo, se Marte rege Escorpião, a quadratura tem o sentido de Marte.

Libra faz um sextil com Leão, logo, se Vênus rege Libra o sextil tem a natureza de Vênus.

Autores árabes como Sahal e de influência árabe, como Bonatti, consideram que um planeta a 29° não tem autoridade sobre o signo que está e sim sobre o signo seguinte. Eles admitem conjunção de planetas quando um está nos últimos graus de um signo e o outro nos primeiros graus do signo seguinte. Mas não dizem em nenhum momento que aceitam aspectos entre signos inconjuntos.

Com esta explicação da natureza dos aspectos espero ter deixado claro que não cabem outros planetas na astrologia. Tudo foi simetricamente planejado para 7 planetas, sendo dois os luminares.



Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 95-100. http://www.astrologiahumana.com/

Temperamento Sanguíneo, por Helena Avelar e Luis Ribeiro

O temperamento Sanguíneo reúne as qualidades Quente e Húmido e está associado ao elemento Ar.

Tal como o Colérico, produz uma personalidade dinâmica e activa, mas a qualidade Húmido torna-o versátil e adaptável. O Sanguíneo caracteriza-se por uma personalidade vivaz, espontânea e entusiástica, muito comunicativa e sociável; os seus interesses abarcam um grande número de assuntos. Quando devidamente temperado origina indivíduos curiosos, estudiosos e investigadores.

Em termos emocionais é bastante sensível; chora com facilidade, pelo que se liberta facilmente dos seus pesares e angústias. Por esse motivo, não guarda grandes rancores, sendo naturalmente alegre e afável.

A sua extrema fluidez pode levar à dispersão, à perda de concentração e a uma notória falta de perseverança. Outras facetas negativas são a desorganização e a indisciplina, pois este temperamento pode ser muito instável e irrequieto. Também a sua grande sociabilidade pode degenerar em superficialidade e futilidade.

Se apresentar traços de Melancólico, o dinamismo e a volatilidade típicos do Sanguíneo adquirem mais estrutura e consistência. A vivacidade e alegria do temperamento ficam mais contidas e o indivíduo torna-se mais sóbrio e conservador. É uma combinação muito equilibrada devido ao contraste das qualidades primitivas (Quente e Húmido com Frio e Seco) e é particularmente eficaz para o estudo e a investigação.

Quando o temperamento secundário é Fleumático, dá-se uma espécie de "diluição" do temperamento Sanguíneo: a presença do Frio torna-o menos exuberante e alegre, mais timorato, mas mantém-se volúvel e adaptável, devido à ênfase na qualidade Húmido.

Quando combinado com o Colérico, ocorre uma predominância de Quente — o temperamento torna-se mais intenso e aguerrido, perdendo um pouco da sua flexibilidade natural. No entanto, o Seco confere maior determinação e perseverança às acções do Sanguíneo.

Em termos fisionómicos, o corpo Sanguíneo tende a ser carnudo e cheio, mas sem ser gordo. A estatura é robusta, de altura média ou alta. A pele é lisa, quente e húmida ao toque, de tom branco e rosado.

Em termos médicos o temperamento sanguíneo está associado (como o próprio nome indica) ao Sangue. Veiculado pelas veias e artérias, este humor tem como função a alimentação e transporte de substâncias através do corpo.


Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas - um guia prático da tradição astrológica. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007, pp. 43-64.

Planetas e Astrologia Vocacional, por Leonardo Bonafonte Preto

Para os antigos astrólogos, a vocação profissional é dada por um dos três planetas (Mercúrio, Vênus ou Marte), que tem relação direta com o pensar, sentir e agir. Júpiter e Saturno não conferem profissão. Nem os luminares, que tem a função principal de manter o nativo vivo, apesar de a influenciarem consideravelmente.
Deve-se obedecer a uma série de critérios, sendo alguns necessários, e outros desejáveis, para se encontrar o planeta de profissão, aquele que mais ajudará o nativo para a praxis ou ação no mundo. Pode ocorrer de nenhum, um, ou mais de um planeta se apresentar em condição de dar vocação ao nativo; se ocorrer dois ou três, um se destacará mais, funcionando o(s) outro(s) como habilidade(s) extra(s). São eles, em ordem de importância:
- Estar necessariamente em casa de negócios (Primeiramente, C1 ou C10, depois C4, com menor eficácia a C7, e outras duas secundárias: C6 e C2, que fazem trígono com C10). Há mais duas possibilidades dadas pelos antigos, consideradas exceções.
Adicionalmente:
- Estar no signo ou aspectar Sol ou Lua, preferencialmente o luminar da hora (carta);
- Necessariamente, não estar sob os raios do Sol (17°);
- Primeiro planeta aplicado pela Lua após SAN (Lua Nova ou Cheia antes do nascimento) em cartas diurnas, ou primeiro planeta a aplicar-se à parte da fortuna em cartas noturnas;
- Fazer aspecto ou ter boa relação com o Lote do Trabalho (Asc+Marte-Mercúrio; inverte-se para natividade noturna), sendo que se for um dos três o seu regente e estiver em condições, terá bastante influência;
- Ter dignidades no ASC (Motivação Primária) ou, em segundo lugar, no MC (casa da ação ou praxis);
- Preferencialmente, estar oriental em relação ao Sol em cartas diurnas, ou ocidental em relação a Lua em cartas noturnas.
As condições acidentais (séquito, casa, velocidade, disposição, união com estrelas fixas e suas naturezas) e essenciais (relação com signo, recepções) do provável planeta eleito dirão muito sobre as possibilidades, os potenciais de desenvolvimento e manutenção profissionais, logo, da realização do nativo nesse âmbito.
É importante analisarmos conjuntamente o temperamento (influência dos 4 elementos) do nativo, sua motivação primária (ASC), os regentes do luminar da seita, a influência do Almutem Figuris (planeta campeão ou daemon da carta), e tudo mais que a Arte permitir na ponderação.
É um método de análise rico, assertivo quanto à natureza geral da profissão, e eficaz no direcionamento de estudo e ação.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Do planeta Vênus e dos seus vários significados e natureza, por William Lilly

Nome — Ao Sol sucede Vênus, que é por vezes chamada Cytherea, Aphrodite, Phosphoros, Vesperus, Ericina.

Cor no elemento — Ela tem uma cor brilhante e é muito conhecida entre o povo pelo nome de estrela da tarde ou Vesperus; e isso é quando ela aparece depois do Sol se pôr; as pessoas do povo chamam-lhe a estrela da manhã, e os eruditos Lúcifer, quando ela se vê muito antes do nascer do Sol;

Movimento — O seu movimento médio é 59' 8"; o seu movimento diurno é por vezes 62' por dia, 64, 65, 66 ou 70, 74, 76 minutos; mas nunca excede os 82 minutos;

Latitude — A sua maior latitude Norte ou Sul é de nove graus e dois minutos; em Fevereiro de 1643 ela tinha oito graus e 36 min. de latitude Norte.

Domicílios - Tem Touro e Libra como domicílio, está exaltada a 27º Peixes, sofre detrimento em Áries e Escorpião e tem a sua queda a 27º de Virgem.

Triplicidade — Governa a triplicidade da terra durante o dia, viz. Touro, Virgem e Capricórnio; está estacionária dois dias antes da retrogradação, e outros tantos antes da direção, e normalmente fica retrógrada durante 42 dias.

Os seus Termos — Ela tem estes graus em cada signo para seus Termos:


Estes são os graus atribuídos ao seu Decanato:


Elementos, natureza - É um planeta feminino, temperadamente frio e úmido, noturno, a fortuna menor, autora do riso e da alegria; dos elementos, o ar e a água são venusianos; dos humores, a fleuma com sangue, com o espírito e semente genital.

Modos e qualidade quando bem posicionado - Significa um homem tranquilo, não sendo dado a zangas ou a altercações na justiça, nem malvado, agradável, limpo e arrumado, apreciando a alegria nas suas palavras e atos, limpo nas suas roupas, bebendo mais do que sendo glutão, dado à luxúria, frequentemente envolvido em questões amorosas, ardente nos seus afetos, musical, deleitando-se nos banhos e em todas as reuniões de festa e divertimento honrado, ou com peças de teatro ou máscaras, facilmente crédulo, e nada dado ao esforço ou a ter trabalhos, dado ao convívio, alegre, nada desconfiado, um homem ou mulher verdadeiramente virtuoso, frequentemente invejado mas não dando razões para tal.

Quando mal posicionado - Então é extravagante, dispendioso, totalmente dado à licenciosidade e à companhia de mulheres lascivas, não querendo saber da sua reputação, cobiçando camas ilegais, incestuoso, um adúltero, fanático, um mero superficial, sem fé, nem reputação ou crédito, gastando as suas posses em cervejarias, tabernas e entre gente escandalosa e perdida; um mero preguiçoso, sem se importar com as coisas desta vida, ou com qualquer coisa religiosa; um mero ateu e um selvagem.

Corpo físico — Um homem de estatura razoável, mas não alto, sendo a sua tez branca, tendendo um pouco para o escuro, o que o torna ainda mais belo; olhos muito belos e um pouco escuros; um rosto redondo e não grande, cabelo claro, suave, e abundante, sendo geralmente de cor castanha clara, uma linda boca e lábios rosados, o rosto bastante carnudo, olhos vivos, um corpo muito belo, encantador e extremamente bem feito, uma pessoa apreciadora de adereços e de se apresentar bem tanto nas roupas como no corpo, uma covinha nas bochechas, um olhar firme e cheio de seduções amorosas.

Oriental — Quando está oriental, o corpo inclina-se para o alto, ou há uma espécie de verticalidade na postura da pessoa, não é corpulenta nem alta, mas bem constituída. Diz-se que é uma pessoa verdadeiramente venusiana, quando o homem ou a mulher é bonito, harmonioso e elegante.

Ocidental — Quando está ocidental, o homem tem uma estatura mais baixa, sendo contudo muito agradável e atraente no aspecto e nas proporções, e bastante apreciado por todos.

Qualidades dos homens e profissões — Músicos, jogadores, comerciantes de seda, de tecidos, de linhos, pintores, joalheiros, atores, lapidários, bordadores, modistas, esposas, mães, virgens, membros do coro, violinistas, gaiteiros, quando ligado à Lua cantores de baladas, perfumistas, costureiras, pintores de quadros, gravadores, estofadores, retratistas, luveiros, todos aqueles que vendem aquelas mercadorias que adornam as mulheres, tanto no corpo (como roupas) como no rosto (como loções para a pele).

Doenças — As doenças por ela significadas são principalmente as da matriz e dos órgãos genitais; nos rins, barriga, costas, umbigo e naquelas partes; a gonorreia ou Corrimento dos rins, sífilis francesa ou espanhola; qualquer doença resultante de excesso de luxúria. Priapismo, impotência, hérnias, etc. Diabetes ou doença urinária.

Sabores e cores — Nas cores ela significa o branco, ou cor do céu leitoso misturado com castanho, ou um pouco de verde. Nos sabores, gosta daquilo que é agradável e saboroso; geralmente com o úmido e doce, ou com o que é muito delicioso; nos cheiros, aquilo que é untuoso e aromático, e que inclina à luxúria.

Ervas e Plantas — Mirto sempre verde; todas as ervas que ela governa têm um sabor doce, um odor agradável, uma flor branca; aquelas de humor suave, cujas folhas são macias sem as bordas em serrilha. Ela governa o lírio branco e amarelo, e o lírio do campo e da água. Arum maculatum, avenca, violeta, narciso branco e amarelo.

Árvores — Macieiras doces, roseiras brancas, a figueira, o plátano branco, o freixo selvagem, terebinto, oliveira, laranjeiras doces, artemísia, pé-de-leão, bálsamo, verbena, nozes, amêndoas, milho miúdo, valeriana, tomilho, âmbar, láudano, almíscar, coentros, pêssegos, alperces, ameixas, passas.

Animais — O veado, a pantera, gado pequeno, o coelho, o vitelo, a cabra.

Aves — Pomba, alvéola, pardal, galinha, rouxinol, tordo, pelicano, codorniz, ficedula, um pequeno pássaro que se alimenta de uvas, carriça, águia, cisne, andorinha, gralha.

Peixes - O golfinho.

Lugares — Jardins, fontes, quartos de noivas, acomodações belas, camas, cortinas, escolas de dança, guarda-roupas.

Metais e Minerais — Cobre, especialmente coríntio e branco; latão, todos os objetos de metal amarelo.

Pedras — Lacre, a safira cor do céu, coral branco e vermelho, alabastro, lápis-lazúli porque expele a melancolia, berilo, crisólita. Vento e Tempo — Governa o vento Sul, por ser quente e úmido; na composição do ar, rege Etesiae; no Verão anuncia serenidade ou tempo limpo; no Inverno, chuva ou neve.

Orbe — A sua orbe é de 7° antes e depois de qualquer aspecto seu.

Anos — Os seus anos máximos são 151, os seus maiores 82, os seus médios 45 e os mínimos 8. No ser humano, ela governa a juventude, dos 14 aos 28.

Países — Arábia, Áustria, Campânia, Vienna, Polônia, Turing, Parthia, Media, Chipre, e o sexto clima.

Anjo — O seu Anjo é Anael.

Dia da semana — O seu dia da semana é Sexta-feira, do qual ela rege a primeira e a oitava horas; e na gestação o quinto mês. Os seus amigos são todos os planetas, exceto Saturno.


William Lilly, in Astrologia Cristã, pp. 72-6.

Ainda sobre os planetas, por Marcos Monteiro

Existem algumas relações interessantes entre os planetas; uma delas é entre Júpiter, o planeta da expansão e da abundância, e Saturno, o planeta da contração e da escassez. Eles indicam princípios opostos; além disso, a virtude de um é remédio contra o pecado do outro. Sua lenta dança no céu serve de marcador para eventos em escalas grandes de tempo.

Outro planeta oposto a Júpiter é Mercúrio. Enquanto Júpiter significa ação grandiosa, expansão, grande, Mercúrio é fazer pequeno, articulação. Júpiter é o planeta sanguíneo, quente e úmido, ele significa conexão, umidade, enquanto Mercúrio é o planeta da troca sem conexão real.

Saturno, como o planeta da morte, do fim, dos limites, é oposto naturalmente ao casal real, o Sol, senhor da vida (o orgulho real não respeita limites), e a Lua, a mãe (a água lava e borra os limites).

Marte e Vênus simbolizam, como eu disse anteriormente, duas tendências opostas, o amor (no sentido de que o ímã ama o ferro, a atração) e o ódio (no sentido de que a água odeia o óleo; repulsão). É a repetição da relação entre Júpiter e Saturno, só que num nível menos geral.

Além das classificações em masculinos e femininos, noturnos e diurnos, os planetas são classificados em benéficos, maléficos, e neutros.

Saturno é o grande maléfico, Marte, o pequeno maléfico. Júpiter é o grande benéfico, Vênus a pequena benéfica.

Os outros são neutros: Mercúrio é maléfico nos textos médicos, alguns autores consideram a Lua é benéfica quando crescente e maléfica quando minguante, e o Sol é benéfico em trígono e sextil, e maléfico em quadratura, oposição ou conjunção.

Essa classificação é imprecisa.

Vamos ver mais à frente, que os planetas se comportam bem ou mal de acordo com o signo em que estão; mas, considerando que eles estejam todos se comportando como deveriam, é fácil ver que os maléficos são os que simbolizam qualidades desagradáveis.

Ninguém gosta da ideia da morte, mas ela é necessária. Da mesma forma, a separação é necessária à vida, o filhote não pode ficar sempre com a mãe.

Falando em qualidades humanas, disciplina, perseverança, sobriedade, temperança, coragem, valor, resistência ao inimigo são virtudes que exigem esforço, podem causar dor. São boas, mas não são agradáveis.

Por outro lado, as coisas significadas por Júpiter e Vênus podem ser ruins. Açúcar demais, comida demais, gordura, sexo, diversão em excesso, essas coisas são sempre agradáveis, mas podem matar.

O simbolismo astrológico deriva da cosmovisão cristã: para o cristão, nada criado é mau ou ruim, porque Deus, Bem infinito, criou todas as coisas. O mal é o uso errado ou abusivo de coisas boas. Vamos ver melhor as implicações disso à frente.



Marcos Monteiro, in Introdução à Astrologia Ocidental, Edição do Autor, 2013, p. 121-2.

Temperamento Colérico, por Helena Avelar e Luis Ribeiro

O temperamento Colérico reúne as qualidades Quente e Seco, estando associado ao elemento Fogo. Manifesta-se por entusiasmo, energia e acções rápidas; origina personalidades decididas, corajosas e ambiciosas. Estão sempre prontas para a acção, sendo empreendedoras e entusiásticas, não cedendo facilmente a obstáculos.

Se devidamente moderado, confere um espírito de liderança e grande força de vontade. Embora não perca o entusiasmo facilmente, o colérico tende a mudar de direcção várias vezes e a iniciar vários projectos ao longo da vida. O seu foco de interesse é a acção e a conquista, pelo que os pormenores raramente o detêm. É por vezes precipitado e inconstante. Devido à sua falta de paciência, este temperamento não é muito dado ao estudo e à investigação.

Em termos emocionais, é pouco demonstrativo e a sua "secura" pode torná-lo rígido e até insensível. A impaciência torna-o pouco gracioso nas suas expressões, chegando à rudeza e à hostilidade. Reage com grande intensidade a ameaças ou desafios exteriores, podendo ser conflituoso ou mesmo violento. Em casos extremos, a combinação entre a falta de sensibilidade e facilidade com que expressa a sua raiva pode torná-lo cruel.

Se o temperamento Colérico tiver traços de Melancólico, a personalidade tende a ser mais moderada nas suas acções. Nesta combinação predomina a qualidade Seco, que indica tendência a reter a ira, originando desconfiança e mau humor. No entanto, esta combinação de temperamentos confere uma maior constância, capacidade de estudo e curiosidade, pois o Frio do Melancólico tempera o Quente do Colérico.

A presença de Fleumático refreia a actividade constante e a resposta impulsiva do Colérico, pois trata-se de uma mistura de qualidades primitivas complementares (Quente e Seco por um lado, Frio e Húmido por outro). Em contrapartida, provoca um maior contraste emocional, gerando toda a espécie de atitudes temperamentais.

Se o temperamento secundário for o Sanguíneo, há maior leveza e sociabilidade, o que atenua a expressão colérica. Há maior sensibilidade e adaptabilidade (o Húmido modera a dureza do Seco), mas como ambos partilham a qualidade Quente, produz-se uma certa agitação e inconstância.

Em termos fisionómicos, um corpo Colérico tende a ser magro, musculado e peludo. A estatura é média ou baixa. A pele é áspera e quente, brilhante, de tom amarelado ou avermelhado. Estas características poderão ser modificadas pela combinação de outros temperamentos.

No campo médico/fisiológico o temperamento colérico está associado ao humor denominado "bílis amarela" (por vezes o termo Bilioso é sinónimo de Colérico). Segundo o sistema médico antigo, este humor, que está centrado na vesícula biliar, servia como clarificador dos restantes humores, incutia movimento e acção e aquecia o corpo.



Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas - um guia prático da tradição astrológica. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007, pp. 42-3.

O significado das Casas, por Clélia Romano

O primeiro conceito a evitar é tomar o sentido de uma casa análogo ao de um signo conforme o zodíaco padrão, isto é dando à primeira casa o sentido de Aries, à segunda o sentido de Touro, etc. Existe em astrologia moderna tal tendência: no entanto as casas, embora numeradas de 1 a 12, não devem de forma alguma seu significado aos signos.

A primeira casa significa vida, corpo e a qualidade própria que é reconhecida no nativo, como sua aparência fisica.

A segunda casa ou o Portão de Hades significa aleitamento do nativo, nutrição, as posses materiais móveis, o dinheiro. Segundo Vetius Valens, os benéficos presentes não ajudam.

A terceira casa ou Casa da Deusa significa os irmãos, vizinhos, co-parentes, pequenas viagens, locomoção de um lugar ao outro, cartas, mensagens. Al Biruni cita inteligência e conhecimento.

A quarta casa ou subterrâneo significa os pais e a família, os ancestrais, a descendência, as propriedades imobilizadas e as terras, podendo também significar coisas enterradas, como tesouros ou heranças. Segundo autores helenísticos pode ter relação com fantasmas e assombrações.

A quinta casa ou Boa Fortuna significa crianças, filhos, criatividade, roupas, prazer, divertimento, incluindo o sexo.

A sexta casa, ou Má Fortuna, significa os empregados, as doenças, excesso de trabalho, segundo Al Biruni, habilidades que desenvolvemos, segundo Robert Zoller pequenos animais.

A sétima casa é o lugar do ocaso e significa o esposo/a, namorado/a, amante, os inimigos, a pessoa ou parte que se opõe ao nativo, as desavenças.

A oitava casa significa a morte, o tipo de morte, legados ou testamentos de falecidos, dotes recebidos pelo casamento, e segundo Al Biruni despesas e indigência. Segundo Vettius Valens é uma casa infrutífera, onde os benéficos não tem poder

A nona casa é a casa de Deus, e significa Deus, a religião do nativo, sonhos e profecias, grandes estudos e viagens, o estrangeiro e segundo Al Biruni também o destino, a seriedade,
o agudo discernimento, o conhecimento das estrelas e a adivinhação.

A décima casa significa profissão, carreira, os negócios, promoções, honras, o governante, além das ações que tornam o nativo conhecido por elas.

A décima primeira casa ou Bom Espírito, segundo Valens é uma casa boa para tudo: significa o futuro, as esperanças, a confiança e a qualidade dos amigos.

A décima segunda casa ou Mau Espírito significa limitações, doenças, aprisionamentos, inimigos, misérias, coisas escondidas, grandes animais e segundo Al Biruni os escravos, servos, forças armadas, o exílio, medos, multas e os tumultos.

Vettius Valens diz em seu Livro 11 da Antologia que:

A Casa Nove dá sinal do pai, a Casa 3 dá sinal da mãe, a Casa 11 dá sinal dos filhos, a Casa 5 do casamento, a Casa 12 do sofrimento, a Casa 6 dos machucados e o MC da ação. O horoscopus ou grau do Ascendente junto com o Lot da Fortuna dá sinal da vida.


Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 92-4. http://www.astrologiahumana.com/

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Do Sol e dos seus significados gerais e particulares, por William Lilly

O Sol está colocado no meio de todos os planetas e é chamado entre os antigos, tanto poetas como historiadores, Sol, Titan, Ilios, Phebus, Apollo, Pean, Osyris. Não é necessário mencionar a sua cor, por ser tão continuamente visível a todos os mortais.

Movimento - Percorre os doze signos do zodíaco num ano, ou em 365 dias e algumas horas. O seu movimento médio é de 59' 8"; contudo, o seu movimento diurno é por vezes de 57' 16", outras vezes mais, nunca excedendo os 61 minutos e seis segundos. Move-se sempre na eclíptica e nunca tem latitude, de forma que é muito impróprio um astrólogo falar da latitude do Sol.

Domicílio — Tem apenas o signo de Leão como seu domicílio, e Aquário como seu detrimento. Está exaltado a 19º de Áries e sofre a sua queda a 19º de Libra.

Triplicidade - O Sol governa a triplicidade de fogo, viz. Áries, Leão e Sagitário, durante o dia.

Termos — Não lhe são atribuídos nenhum grau dos doze signos para seus termos, apesar de alguns afirmarem que se estiver nos seis signos setentrionais, viz. Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, diz-se que está nos seus termos, mas como não há razão para tal, considero isto vão.

Nos doze signos, são atribuídos estes graus ao seu Decanato ou Face:


O Sol está sempre direto, e nunca pode ser considerado retrógrado; é verdade que se move mais devagar nuns períodos do que noutros.

Natureza — É naturalmente quente, seco, mas mais temperado do que Marte; é um planeta masculino e diurno equivalente, quando bem dignificado, a uma fortuna.

Modos quando bem dignificado - Muito fiel, cumprindo as suas promessas com toda a pontualidade, uma espécie de desejo de mandar e influenciar onde quer que chegue; prudente, de julgamento incomparável; de grande majestade e grandeza, ativo na conquista de honra e de um vasto patrimônio, contudo separando-se dele de novo com igual prontidão; o homem solar geralmente fala com gravidade, mas não muitas palavras, e estas são ditas com grande confiança e domínio dos seus próprios afetos; é cheio de reflexão, secreto, digno de confiança, fala ponderadamente e, não obstante o seu grande valor, é contudo afável, dócil e muito humano para com todos, amante da suntuosidade e da magnificência, e de tudo o que é respeitável; nenhuns pensamentos sórdidos entram no seu coração, etc.

Quando mal dignificado - Neste caso, o homem solar é arrogante e orgulhoso, desdenhando todos os homens, ostentando a sua linhagem, é obtuso de visão e de julgamento, irrequieto, provocando problemas, dominador, um mero superficial, gastador, tonto, sem gravidade nas suas palavras nem sobriedade nos seus atos, um esbanjador, dissipando o seu patrimônio e dependendo da caridade dos outros homens, achando contudo que todos os homens são seus devedores só porque nasceu fidalgo.

Corpo físico — Geralmente o Sol apresenta um homem com um bom físico, grande e forte, uma tez dourada ou açafrão, uma testa redonda e larga, olhos esbugalhados ou grandes, agudos e penetrantes; um corpo forte e bem composto, não tão belo como encantador, cheio de calor, o cabelo amarelado, e tornando-se rapidamente calvos, muito pelo na barba, e geralmente um rosto corado, sendo os corpos carnudos; no temperamento, são generosos, honestos, sinceros, bem intencionados, de grande e vasto coração, idealistas, de constituição saudável, muito humanos, sendo contudo bastante fogosos, não faladores.

Do Sol só se pode dizer se está oriental na figura, ou no quadrante oriental ou ocidental, etc. Todos os outros planetas estão ou orientais quando se levantam, ou aparecem antes dele de manhã, ou ocidentais, quando são vistos acima do horizonte depois dele se pôr.

Qualidade dos homens e as suas profissões - Significa reis, príncipes, imperadores, duques, marqueses, condes, barões, tenentes, tenentes delegados das províncias, magistrados, fidalgos em geral, cortesãos, desejosos de honra e promoção, juizes de paz, majores, altos xerifes, altos comissários, grandes caçadores, encarregados das casas de nobres, o magistrado principal de qualquer cidade, vila, castelo ou aldeia, mesmo que seja apenas um pequeno polícia, se não houver oficial melhor ou maior; ourives, trabalhadores de latão, de estanho, de cobre, cunhadores de dinheiro.

Doenças — Borbulhas na cara, palpitação ou tremura, ou qualquer doença do cérebro ou do coração, enfermidades dos olhos, cãibras, desmaios súbitos, doenças da boca e hálitos fétidos, catarros, febrões; governa principalmente o coração, o cérebro e o olho direito, o espírito vital; nas mulheres, o olho esquerdo.

Cores e sabores — Das cores rege o amarelo, a cor do ouro, o escarlate ou encarnado claro, alguns dizem que o roxo. Nos sabores, aprecia uma mistura de agridoce, ou o sabor aromático, sendo um pouco amargo, mas reconfortante e um pouco agreste.

Ervas e plantas - As plantas que estão sujeitas ao Sol cheiram agradavelmente, são de bom sabor, as suas flores são amarelas ou avermelhadas, têm formas majestosas, adoram lugares abertos e soalheiros, a sua principal virtude é fortalecerem o coração e confortarem as partes vitais, limparem a vista, resistirem ao veneno, ou dissolverem qualquer bruxedo, ou influências planetárias malignas; e elas são o açafrão, o louro, a vinha, pomecitron, enula, campana, alfarroba, âmbar, almíscar, gengibre, herb-grace, bálsamo, cravo de Tunes, rosmaninho, rosasolis, canela, quelidônia ou erva-andorinha, eufrásia, peônia, cevada, cinco folhas, espicanardo, aloés, arsênico.

Árvores — Freixo, palmeira, loureiro, mirra, incenso, a árvore ou planta da cana, o cedro, o girassol, a laranjeira e o limoeiro.

Animais — O leão, o cavalo, o carneiro, o crocodilo, o touro, os insetos noturnos ou pirilampos.

Peixes — A foca, o caranguejo, a estrela do mar.

Pássaros — A águia, o galo, a fênix, o rouxinol, o pavão, o cisne, o bútio, a mosca Cantharis, o falcão.

Lugares — Casas, cortes dos príncipes, palácios, teatros, todas as estruturas magníficas sendo claras e decentes, salões, salas de banquetes.

Minerais ou metais — Entre os elementos, o Sol tem domínio do fogo e das chamas brilhantes, entre os metais rege o ouro.

Pedras — Zircão, olivina, diamantina, granada, a pedra dos Hititas que alguns encontraram nos ninhos de águias, o pantauro se tal pedra for o rubi.

Tempo — Provoca o tempo correspondente à estação; na Primavera chuvas suaves e úmidas; no Verão calor extremo se estiver com Marte; no Outono neblinas; no Inverno chuva fina.

Ventos — Ama a parte Leste do mundo e o vento que provem desse quadrante.

Orbe — É de 15º antes de qualquer aspecto e outro tanto depois da separação.

Anos — Na idade rege a juventude, ou quando a pessoa está no máximo da força; os seus anos máximos são 1460, os maiores 120, os médios 69 e os mínimos 19.

Países - Itália, Sicília, Boêmia e o quarto clima, Fenícia, Caldeia.

Anjo — Michael.

Dia da semana — Rege o Domingo, a sua primeira hora, assim como a oitava; e nos números o primeiro e o quarto; na gestação, o quarto mês. Os seus amigos são todos os planetas exceto Saturno que é seu inimigo.


William Lilly, in Astrologia Cristã, pp. 69-72.

Saturno, por Marcos Monteiro

O último dos planetas e o mais afastado da Terra também é o mais lento. Ele demora vinte e nove anos e meio para dar a volta ao Zodíaco. Sua luz é fraca, vários autores já a compararam a uma vela no escuro, amarelada e apagada.

Ele é o planeta da contração, do fim, da morte. Da velhice, dos limites, das portas. É o planeta associado ao tempo, à cor preta. É frio e seco, masculino e diurno.

O metal associado a ele é o chumbo — pesado, opaco.

Também é o planeta da perseverança, da disciplina, da organização. É o planeta da paciência, do estudo metódico, da rotina.

E dos mortos, dos cadáveres, dos carniceiros, do couro, do carvão, das cavernas e dos cemitérios.

Ele também pode significar o pai, como o Sol; mas, enquanto o pai é o Sol por ser o líder e o modelo, Saturno são os limites.

Os alimentos associados a ele são as raízes (porque crescem embaixo da terra), alimentos fermentados ou fungados, vinagre, endívias, alimentos azedos ou amargos, alimentos escuros e frios.

Plantas saturninas crescem na sombra, em pedras ou em cemitérios, ou nascem de coisas mortas, por exemplo samambaias, fungos, são venenosas ou causam torpor, como a papoula e a cicuta. Animais saturninos são negros e repulsivos, ou vivem à noite, ou comem carniça, são lentos e de couro grosso, ou vivem sob a terra, ou rastejam: a toupeira, o burro, o rato e o camundongo, o morcego, o crocodilo. Ou sugerem estudo, introspecção, ponderação, como o corvo (que, além disso, também é escuro).

Das artes liberais, a associada a Saturno é a astrologia, a arte que "sintetiza" em si as outras três (ritmo, número, espaço) — e a que está associada à qualidade do tempo. A virtude associada é a temperança, impor limites aos próprios excessos; a temperança é o velho resmungão interior, o estraga prazeres que nos salva. O pecado capital associado é a avareza.


Marcos Monteiro, in Introdução à Astrologia Ocidental, Edição do Autor, 2013, p. 119-20.

Os temperamentos, por Helena Avelar e Luis Ribeiro

Também no ser humano encontramos os quatro elementos, manifestados através dos temperamentos: Colérico, Sanguíneo, Melancólico e Fleumático, associados ao Fogo, Ar, Terra e Agua, respectivamente.

Os temperamentos definem aquilo a que os antigos chamavam a compleição de cada indivíduo: o conjunto dos seus traços físicos e comportamentais, bem como as predisposições psicológicas e metabólicas. Assim, a cada temperamento está associado um conjunto de comportamentos padrão, uma determinada estrutura física e um humor, que é a sua contraparte fisiológica.

Cada ser humano apresenta um temperamento predominante, mas os restantes três estarão também presentes na sua constituição, embora em menor proporção.

Este sistema de temperamentos constitui uma espécie de "psicologia antiga", que permite fazer avaliações complexas e subtis dos comportamentos, motivações e dinâmicas de cada indivíduo. Esta avaliação é de extrema utilidade, não apenas na Astrologia Natal, mas também na Astrologia Médica.



Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas - um guia prático da tradição astrológica. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007, pp. 40-1.

Classificações das Casas, por Clélia Romano

As casas são divididas primeiramente de forma horizontal, do Ascendente até o Descendente. Existem as que estão acima e as que estão abaixo do horizonte, criando um hemisfério superior e um hemisfério inferior.

As casas também são divididas pela linha do meridiano longitudinalmente (eixo que liga o Fundo do Céu ao Meio do Céu), formando o hemisfério oriental, ao lado do Ascendente e o hemisfério Ocidental, ao lado do Descendente.

Se usarmos o movimento primário que vai de Leste para Oeste isto é caminha na direção dos ponteiros do relógio, o círculo é dividido em 4 quadrantes (de 90° cada um). Cada quadrante, por sua vez é dividido em três partes, que somadas resultarão no n° 12, a quantidade de casas.

O primeiro quadrante vai do Leste até o Meio do Céu, contendo as casas 12, 11 e 10. É masculino, oriental, quente e úmido, chamado quadrante Vernal. Simboliza a infância.

O segundo quadrante vai do Meio do Céu até o Descendente , contendo as casas 9,8 e 7. É chamado meridional, estival, feminino, quente e seco. Representa a juventude.

O terceiro quadrante vai da cúspide do Descendente até o Nadir, contendo as casas 6,5 e 4. É denominado ocidental, ou Outonal. É masculino, de natureza fria e seca. Seu temperamento é melancólico. Representa a maturidade.

O quarto quadrante vai do Nadir ao Ascendente. Contem as casas 3, 2 e Um e é de natureza fria e seca, Setentrional ou de Inverno, feminino, de temperamento fleumático e representa a velhice.

Além das divisões acima, cada quadrante é dividido em 3 casas, como já foi dito, somando as 12 casas atualmente utilizadas.

O leitor deve ter observado que o caminhar das casas NÃO obedece à ordem dos signos, mas caminha em direção contrária. Em astrologia moderna o costume é ver a evolução das casas na mesma direção dos signos, da primeira para a segunda, até chegar à Casa 12. Mas o que ocorre realmente é que as casas caminham de acordo como o movimento de ascensão: a Casa 2 ascende para tornar-se o Ascendente e não o contrário. É muito importante ter isso em mente.

É o zodíaco que se move em 24 horas, não a numeração das casas. A Casa 2 vai substituir a Casa 1.

Outra diferenciação entre as casas é a força que possuem.

As casas angulares são fortes, correspondem aos ângulos da carta, isto é: Casa 1. Casa 4, Casa 7 e Casa 10.

As casas sucedentes são proveitosas, como a Casa 2, a Casa 5, a Casa 8, a Casa 11.

Já as casas cadentes são fracas, como a Casa 3, a Casa 6, a Casa 9 e a Casa 12.

A razão da força está no fato de que os signos das casas angulares ocupam posições cardeais. A cada duas horas aproximadamente um signo ascende, e pouco a pouco ele será substituído por um signo que era sucedente. Então o primeiro signo ocupará uma casa cadente, a mais fraca, pois acabou de perder sua angularidade.

Tal noção de fortaleza das casas é muito antiga e foi compartilhada por todas as escolas tradicionais desde que a astrologia se desenvolveu.

A noção de força angular serve para valorizarmos a força dos planetas. Se eles se encontrarem em casas angulares são considerados fortes e com poder para agir, se nas sucedentes ainda terão força, mas se estiverem em casas cadentes serão considerados débeis.

A casa mais forte de todas é a Casa 1, e depois em ordem decrescente: 10, 7, 4, 11, 5, 9, 3, 2, 8, 6 e 12.

Além de classificar as casas como angulares, sucedentes e cadentes, as classificamos como benéficas e maléficas. As casas que fazem aspecto com o ASC são consideradas benéficas, já as que não fazem são consideradas maléficas.

São consideradas benéficas as casas 1, 5, 9, 10 e 11.

Dessas, a menos benéfica é a 9ª por estar cadente.

As casas maléficas são a 2ª, a 6ª, a 8ª e a 12ª. Delas as piores são a 6ª e a 12ª, pois além de não aspectarem o Ascendente também são cadentes.

As casas 3 e 9 são cadentes, mas não são consideradas maléficas porque fazem aspecto com o Ascendente.

Já as Casas 2 e 8, embora sucedentes são consideradas maléficas. A razão da Casa 8 ser considerada mais maléfica que a Casa 2 é o fato de que a Casa 2 está prestes a ascender no horizonte Leste, enquanto a Casa 8 está prestes a submergir nas trevas da noite pelo movimento primário: daí relacionar-se a Casa 8 com a morte, urna vez que é a morte do Sol, seu sepultamento no horizonte Oeste.

Concluindo: A posição dos planetas nas casas torna-os fortes e proveitosos ou fracos, dependendo de sua posição angular, sucedente ou cadente. Não fazer aspecto com o Ascendente também é considerada uma debilidade.

As casas angulares funcionam como dobradiças de uma porta por onde toda a carta revolve. Planetas nestas casas têm muita importância, pois eles atuarão de forma muito visível na vida do nativo. Eles possuem 100% de força para atuar de uma forma ou outra, dependendo de estarem em seus domínios ou não. Um planeta em casa angular realiza o que promete: se estiver em má disposição zodiacal realiza o que promete, mas o destrói depois.

Os planetas em casas sucedentes têm força moderada, algo como 50% da força que possuem nas casas cardeais.

As casas cadentes são fracas a e possuem cerca de 25% da força das casas cardeais. Um planeta posicionado nelas cumpre apenas 25% de suas promessas.

Daí, a tradição considerar que é melhor possuir os maléficos em casas cadentes, como regra geral: no entanto sempre é preciso ver a configuração geral da carta.



Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 88-92. http://www.astrologiahumana.com/

terça-feira, 16 de maio de 2017

Do planeta Marte e dos seus vários significados, por William Lilly

Marte, a quem os antigos por vezes chamavam Mavors, Aris, Pyrois, Gradivus, vem a seguir a Júpiter; Cor no elemento - É menor do que Júpiter ou Vênus e apresenta-se à nossa vista com uma cor brilhante, fogosa; completa o seu percurso no zodíaco em cerca de um ano e 321 dias; Latitude - a sua maior latitude Norte é 4° 31', a Sul é 6° 47'.

Movimento - O seu movimento médio é de 31° 27'. O seu movimento diurno é por vezes de 32, 34, 36, 38, 40, 42, 44 minutos por dia, raramente mais. Tem em Áries o seu domicílio diurno e em Escorpião o seu domicílio noturno; está exaltado a 28° de Capricórnio e está deprimido a 28° de Câncer, sofrendo detrimento em Libra e Touro; está retrógrado 80 dias; está estacionário antes de virar retrógrado durante dois ou três dias, etc. Fica estacionário antes da direção dois dias; depois, só um dia.

Triplicidade - Governa toda a triplicidade da água, viz. Câncer, Escorpião e Peixes.

Termos — Na totalidade dos doze signos, Ptolomeu atribui-lhe estes graus para os seus Termos:


São atribuídos estes graus ao seu Decanato:


Natureza — É um planeta masculino, noturno, de natureza quente e seca, colérico e fogoso, é o maléfico menor, autor de brigas, disputas, conflitos.

Modos quando bem dignificado - Invencível em feitos de guerra e de coragem, não se deixando vencer por ninguém, insubmisso à razão, atrevido, confiante, inamovível, conflituoso, reclamando toda a honra para si, valente, amante da guerra e das coisas que lhe pertencem, arriscando-se a todos os perigos, não obedecendo de boa vontade a ninguém, nem se submetendo a ninguém; um grande arauto dos seus próprios atos, competindo com todos na comparação das vitórias, mas de atitude prudente nos seus próprios interesses.

Quando mal colocado - É então um falador sem modéstia nem honestidade, gosta da carnificina e das brigas, assassino, ladrão, promotor de sedições, lutas e comoções, ladrão de estrada, variável como o vento, traidor, de espírito turbulento, perjuro, obsceno, impetuoso, inumano, não temendo a Deus nem querendo saber do ser humano, ingrato, traidor, opressor, insaciável, aldrabão, furioso, violento.

Corpo físico - Geralmente os marciais têm esta forma: são de estatura média, os seus corpos são fortes e os ossos grandes, sendo mais magros do que gordos; a sua tez é de cor castanha avermelhada, ou de cor viva, o rosto redondo, o cabelo ruivo ou louro, e muitas vezes encrespado ou encaracolado, olhos cor de avelã vivos e penetrantes, um rosto atrevido, confiante, e a pessoa é ativa e destemida.

Oriental — Quando Marte está oriental, significa homens valentes, com alguma cor branca misturada com a sua vermelhidão, um corpo alto, decente e cabeludo.

Ocidental — De tez muito ruborizada mas baixo de estatura, cabeça pequena, um corpo liso e não cabeludo; cabelo louro, liso, sendo os humores naturais geralmente mais secos.

Qualidades dos homens — Príncipes governando por tirania e opressão, ou tiranos, usurpadores, novos conquistadores.

Profissões - Generais de exércitos, coronéis, capitães, ou quaisquer soldados que detenham o comando dos exércitos, todo o tipo de soldados, médicos, farmacêuticos, cirurgiões, alquimistas, bombardeiros, carniceiros, marechais, sargentos, polícias, carrascos, ladrões, ferreiros, padeiros, vendedores de armas, relojoeiros, alfaiates, fabricantes de espadas e facas, barbeiros, tintureiros, cozinheiros, carpinteiros, guardas florestais, guardas de ursos, jogadores, curtidores de peles, carregadores.

Doenças — A Vesícula, o ouvido esquerdo, sezões terçãs, febres ardentes perniciosas, dores de cabeça, furúnculos, a peste e todas as feridas da peste, queimaduras, tênias, bolhas, frenesins, perturbações cerebrais loucas e súbitas, icterícia amarela, fluxo sanguinolento, fístulas, todas as feridas e doenças na zona genital, cálculos, tanto nos rins como na bexiga, cicatrizes ou pequenas marcas na cara, todas as feridas pelo ferro, herpes e aquelas outras doenças que surgem devido à abundância ou excesso de cólera, ira ou paixão.

Cores e sabores — Encanta-se com a cor encarnada, ou amarela, fogosa e brilhante como o açafrão, e com aqueles sabores que são amargos, agrestes e que queimam a língua; dos humores, a cólera.

Ervas — As ervas que atribuímos a Marte são aquelas que se aproximam do vermelho, cujas folhas são pontiagudas e afiadas, cujo gosto é cáustico e ardente, que gostam de crescer nos lugares secos, são corrosivas e penetram na carne e nos ossos com um calor muito sutil. São as seguintes: as urtigas, todo o tipo de cardos, silvas, scabiosa succisa, fringilla montifringilla, cebolas, convolvulus scammonia; alho, semente de mostarda, pimenta, gengibre, cebolinho, dictamus albus, marroio, conio, sândalo vermelho, tamarindos, todas as ervas que atraem ou provocam a cólera por simpatia, rabanetes, rícino, arsênico, assarum, carduus, benedictus, cantáridas.

Árvores — Todas as árvores que são espinhosas, tais como o espinheiro e o castanheiro.

Bestas e animais — Pantera, tigre, mastim, ave de rapina, raposa; entre as criaturas vivas, aquelas que são aguerridas, famintas e atrevidas, o castor, o cavalo, a mula, a avestruz, a cabra, o lobo, o leopardo, o burro selvagem, os mosquitos, as moscas, o pavoncino, o basilisco, o grifo, o urso.

Peixes — A carpa, o tubarão, o barbo, todos os vermes fétidos, escorpiões.

Pássaros — O falcão, aves de rapina, o papagaio, todos as aves vorazes, o corvo, o corvo marinho, a coruja, alguns mencionam a águia, a gralha

Lugares - Oficinas de ferreiros, fornalhas, matadouros, lugares onde tijolos ou carvões são queimados, ou foram queimados, chaminés, forjas.

Minerais — Ferro, antimônio, arsênico, enxofre, ocre.

Pedras — Diamantino, magnetite, calcedônia verde, jaspe, ametista multicolor, pedra sabão, óxido de chumbo.

Tempo — Nuvens vermelhas, trovão, relâmpago, sinais de fogo e ares pestilenciais que geralmente aparecem depois de longo tempo de seca e bom tempo, devido a nevoeiros impróprios e doentios.

Ventos — Desperta os ventos ocidentais.

Orbe — A sua orbe é de apenas sete graus antes e depois de qualquer dos seus aspectos.

Anos — Num ser humano, governa o período florescente da juventude, e dos 41 aos 56; os seus anos máximos são 264, os maiores 66, os médios 40 e os menores 15.

Países - Saromaíia, Lombardia, Batavia, Ferraria, Goíhland, e o terceiro clima.

Dia da semana — Governa a Terça-feira, e nela a primeira hora e a oitava a partir do nascer do Sol, e na gestação o terceiro mês.

Anjo - Samael. O seu único amigo é Vênus, sendo todos os outros planetas inimigos.


William Lilly, in Astrologia Cristã, pp. 65-8.

Signos Interceptados, por Clélia Romano

Por vezes ocorre que uma casa tenha a cúspide em um signo e um outro signo inteiro fique contido nela, só vindo a iniciar-se a casa seguinte num terceiro signo. Al Biruni cita a opinião de alguns autores sobre qual planeta deve ser tomado como regente desta casa. Ele levanta quatro hipóteses:

1. Ambos os regentes são significadores da casa.

2. É mais importante aquele que for aspectado.

3. Se os dois forem aspectados, toma-se o que é responsável por maior número de graus na casa.

4. Aquele que tiver mais dignidades na casa é o regente.

Destas afirmações a primeira delas é verdadeira, a segunda e a quarta podem ser verdadeiras dependendo do caso e as terceira não encontra acolhida entre as técnicas tradicionais.

É aconselhável investigar o regente da casa por signos inteiros.

Se houver um planeta na cúspide da casa ele tem imensa importância, visto que posição é mais forte que regência.

Já o número de graus de cada signo não vem ao caso, tanto que, se a cúspide de uma casa cair em final de Escorpião e mais de 2/3 da casa cair em Sagitário, Escorpião e Marte são os significadores da casa.

Em caso de signos interceptados, lembre-se de apoiar-se em signos completos para ter uma visão equilibrada da carta.



Clélia Romano, in Fundamentos da Astrologia Tradicional, Edição do Autor, 2011, p. 84. http://www.astrologiahumana.com/

Júpiter, por Marcos Monteiro

Júpiter é o mais brilhante dos planetas superiores. Ele é mais brilhante que Mercúrio, embora não chegue a ser tão brilhante quanto Vênus.

Ele é bonito, cor azul-celeste ou amarelo bem claro (depende do céu, da altura, mas é sempre muito claro), mas lento — demora doze anos para percorrer o Zodíaco. Seu movimento no céu sugere elevação, calma, ponderação.

Júpiter é o planeta da graça, das bênçãos, das coisas que vêm do alto, da religião, do clero — mas também dos aristocratas, da nobreza, das pessoas elevadas, dos protetores, dos mecenas, do papai Noel, da magnanimidade, da generosidade, da misericórdia, da abundância.

É o planeta da chuva, que cai do céu.

É o planeta da expansão, e significa tudo o que é grande, o crescimento.

Os animais e plantas relacionados a Júpiter são aqueles que fazem o bem, que beneficiam — plantas frutíferas em geral (principalmente as que derramam as frutas no chão), a romã, bestas domésticas como a vaca, a ovelha, o cervo, o faisão, a cegonha.

É um planeta masculino, quente e úmido; diurno.

Os alimentos relacionados a ele são os quentes e úmidos, normalmente (ele é o único planeta sanguíneo): leite, queijos moles e novos, cerveja, azeite, azeitonas, pão, vinho branco. Frutos que caiam em abundância da árvore, como cerejas.

Júpiter significa o fígado e o sangue, a circulação.

O metal associado a Júpiter é o estanho, um dos mais usados para utensílios na humanidade antiga. É maleável e "auxilia" diversos outros metais em ligas; era usado para conservar alimentos.

A arte liberal associada a Júpiter é a geometria, a arte de medir o espaço, porque ele é o planeta da expansão. A virtude associada a ele é a prudência, a fronesis, o agir maduro de acordo com a sabedoria do alto, e seu pecado capital é a gula.



Marcos Monteiro, in Introdução à Astrologia Ocidental, Edição do Autor, 2013, p. 117-8.

O Mundo dos Elementos, por Helena Avelar e Luis Ribeiro

Agora que temos uma visão geral do universo astrológico, vamos debruçar-nos sobre os elementos — as forças sobre as quais os planetas actuam na Terra.

As qualidades primitivas

Os elementos, os "blocos construtores" do Universo, são por sua vez constituídos por quatro princípios fundamentais — as qualidades primitivas. São elas: o Quente, o Frio, o Seco e o Húmido. Estas qualidades representam a dinâmica base de todo o comportamento das substâncias: energia, densidade, resistência e maleabilidade. Elas explicam a essência dos elementos e, por consequência, da matéria e do mundo material.

Ao combinarem-se entre si, as qualidades primitivas definem os quatro elementos. As qualidades constituem também a essência dos diversos factores astrológicos, nomeadamente dos planetas e dos signos.



O Quente e o Frio imprimem a dinâmica a todo o sistema, sendo por isso denominadas "qualidades activas". Estão associadas ao conceito de energia: o Quente representa as coisas activas, enérgicas, irradiantes, centrífugas, luminosas, leves e subtis. O Frio representa as coisas estáticas, absorventes, centrípetas, escuras, pesadas e densas. A qualidade Quente corresponde ao masculino, que é expansivo e dinâmico; o Frio corresponde ao feminino, que é contractivo e estático.



O princípio masculino representa a actividade, dinamismo, exteriorização e expansão, enquanto o feminino corresponde à receptividade, contemplação, interioriza-cão e contracção.

Todo o Universo está sujeito a estas forças opostas, que se manifestam em contrastes como luz-escuridão, calor-frio, expansão-contracção, movimento-imobilidade, actividade-passividade, etc.

A interacção entre Quente e Frio gera dois novos pólos: Húmido e Seco.

A qualidade Húmido corresponde a uma interacção fluida. E gerado pela qualidade Frio, pois o arrefecimento tem por consequência a humidificação (por exemplo, o frio da noite leva à condensação do orvalho). Representa a adaptabilidade, a maleabilidade, a plasticidade, a suavidade e, por consequência, as coisas moldáveis, escorregadias, macias e suaves. Não tem forma própria e representa o princípio de coesão e moldagem.



Por sua vez, a qualidade Seco corresponde a uma interacção tensa. É gerado pela qualidade Quente, pois o aumento de calor tem como consequência a secura (como se pode verificar em qualquer material posto a secar ao sol). Representa a resistência, a dureza, a rigidez e, portanto, as coisas abrasivas, quebradiças e friáveis. Tem como propriedade principal a manutenção da forma, contendo, dando estrutura e cristalizando.

Por serem geradas pelas qualidades activas, o Húmido e o Seco são denominadas "qualidades passivas". Estão ligadas ao conceito de forma (por exemplo, a argila é maleável enquanto está húmida, mas deixa de o ser quando seca por meio da cozedura).

A formação dos elementos

Cada elemento é constituído por duas qualidades primitivas, uma principal ou activa e outra secundária ou passiva.




Da união entre o Quente e o Seco resulta o elemento Fogo, que se caracteriza por uma acção expansiva, irradiante (quente) que se impõe naturalmente, sem se moldar ao ambiente exterior (seco).


Da combinação entre o Quente e Húmido surge o Ar, igualmente dinâmico (quente) mas adaptável (húmido), que se caracteriza por uma actividade volúvel, adaptativa e dispersa.

Por partilharem a qualidade Quente, o Fogo e o Ar são ambos masculinos, dinâmicos e extrovertidos; caracterizam-se por um forte impulso centrífugo (exteriorizaste).

Da combinação entre o Frio e o Húmido surge a Água, que se caracteriza pela receptividade e pela densidade (frio) mas que é extremamente moldável (húmido).


Por serem frios, a Terra e a Agua são elementos femininos, reflexivos e introvertidos; têm um movimento receptivo e centrípeto.

Também podemos agrupar os elementos segundo as suas qualidades secundárias ou passivas.

Assim, o Fogo e a Terra partilham a qualidade Seco, que lhes confere uma expressão tensa, resistente e não-moldável. O Fogo resiste impondo a sua irradiação; consome e queima aquilo que toca, mas também ilumina e energiza, transmitindo a tudo o seu calor. Por seu turno, a Terra resiste pela persistência, pela permanência; possui uma espécie de inamovibilidade que cria obstáculos e bloqueia, mas que também estrutura, dá coesão e estabilidade.


O Ar e a Agua partilham o Húmido, sendo por isso maleáveis, volúveis e adaptativos. Enquanto o Ar expressa esta maleabilidade de forma activa, expandindo-se livremente em qualquer direcção, a Agua expressa-a de forma mais retraída: molda-se, absorve influências, infiltra-se e dissolve estruturas.


Os quatro elementos

Os Quatro Elementos estão escalonados por esferas segundo a sua subtileza e densidade.

A Terra é o elemento mais denso, pelo que ocupa o centro dos mundos sublunares, constituindo os continentes. Pela sua gravidade (peso), representa tudo o que tende a permanecer estático, por exemplo, uma rocha. Mantém as formas fixas e estruturadas, torna a substâncias cristalinas e duras conferindo-lhes permanência, durabilidade e estabilidade.


Coisas caracterizadas pela Terra são escuras, de cores baças e texturas ásperas, duras, pesadas e muito sólidas.

A Água ocupa a esfera seguinte pois é menos densa que a Terra. Representa os oceanos e todas as massas de água do planeta. Apesar de ser um elemento denso (Frio), a qualidade Húmido confere à Agua uma grande plasticidade e adaptabilidade. A Agua torna moldáveis as matérias mais densas e tem propriedades adesivas, pelo que serve de elemento agregador, impedindo os objectos de secar e ficar quebradiços.

Coisas caracterizadas pela Agua são tendencialmente de cor escura, podem ter capacidade reflectora ou apresentar jogos de cor (como a própria água), têm flexibilidade limitada e são mais leves que as representadas pelo elemento Terra.

O Ar corresponde à terceira esfera sublunar, representando a atmosfera terrestre. Tem como características a leveza e a penetração, associada a uma grande mobilidade e plasticidade. Tal como a Agua tem um papel unificador, mas de forma mais subtil, pelo que lhe é associada a propriedade de transporte: por exemplo, o som e os cheiros são propagados através do Ar.

Coisas caracterizadas pelo Ar são cintilantes, claras, suaves e leves, apresentando grande agilidade e flexibilidade.

O Fogo, o elemento mais subtil, ocupa a esfera exterior dos mundos sublunares. E extremamente rarefeito, pelo que a sua presença é detectada principalmente através das suas qualidades de luminosidade, calor e "electricidade". Este elemento permite as trocas energéticas entre as várias formas. Actua na matéria provocando a criação e transformação das várias substâncias e, nos seres vivos, conferindo a vitalidade e promovendo o crescimento.

Coisas caracterizadas pelo Fogo são luminosas, brilhantes, de cores irradiantes e muito vivas. São também leves, mas apresentam alguma dureza e resistência.

Tudo o que existe na Terra está associado a um dos elementos ou a uma mistura de elementos (em rigor, podemos afirmar que o Fogo, a Terra, o Ar e a Agua estão presentes em tudo, embora em diferentes proporções).

Por outro lado, cada signo e cada planeta está associado a um elemento em particular. Os movimentos e configurações celestes podem, por isso, ser interpretados na perspectiva da movimentação e da combinação de elementos. Compreendemos assim que os elementos são a ponte entre os acontecimentos terrestres e a realidade celeste. A sua dinâmica, manifestada através dos movimentos dos planetas e signos, confere-nos a compreensão dos eventos terrestres (por exemplo, os acontecimentos mundanos, o clima, os comportamentos humanos, as doenças, etc.).


Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas - um guia prático da tradição astrológica. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007, pp. 36-41.