sábado, 28 de maio de 2016

Regentes da Quarta Casa, por Marion March & Joan McEvers

Aqui estão o começo e o fim — as raízes, os traços herdados e a base psicológica. Na realidade, alguns astrólogos, inclusive Robert Hand, acham que a quarta Casa deveria ser o começo do mapa, e não a primeira, como ensina a tradição. Você pode descobrir bons argumentos para defender essa teoria, mas preferimos achar que o signo natural da quarta Casa, o protetor e maternal Câncer, assim como a instintiva Lua, representando a mãe e regente natural da quarta, descrevem a gestação do nativo, o verdadeiro começo do que mais tarde emerge como "corpo" na primeira Casa. A quarta é uma Casa de conclusões e mostra uma forma de transmutação, como o fazem todas as Casas relacionadas com os signos de água. A quarta mostra os anos forais da vida, assim como o fim do corpo físico. A oitava geralmente é considerada a liberação da alma; a décima segunda representa a morte filosófica.

Na aplicação prática, a quarta Casa indica a sua vida privada, o tipo de lar que você constrói, assim como os seus antecedentes familiares, e um de seus genitores, em geral aquele que você considera maternal ou protetor. Também descreve as propriedades como casas e imóveis.

Regente da quarta na primeira: Um de seus genitores pode ter profundo impacto ou influência sobre você; também pode ser que você herde algum imóvel da família. Faça o que fizer na vida, os seus antecedentes familiares são importantes; se houver aspectos fluentes ao regente, constituem um apoio nas épocas boas e nas más.

Regente da quarta na segunda: As pessoas com esse posicionamento podem desenvolver um sistema de valores bastante diferenciado, mas é claro que o planeta e seus aspectos vão determinar os resultados. Temos muitos clientes com essa configuração que são extremamente preocupados com dinheiro, e sofrem uma forte influência saturnina, ou com Capricórnio na quarta ou com Saturno em aspecto desfavorável com o regente da quarta. Esse posicionamento também pode significar que você ganha a vida trabalhando em casa ou lidando com imóveis, agricultura, geologia e campos correlatos.

Regente da quarta na terceira: A sua forma de comunicação depende muito dos seus antecedentes e do que sente a seu próprio respeito. E provável que o ambiente do seu lar, na infância, fosse formado por pessoas que trocavam idéias com freqüência. Os parentes, em especial seus irmãos e irmãs, podem ter desempenhado um papel muito importante no seu lar; os aspectos ao regente revelam se esse fato lhe agradava ou não. Muitas vezes, quando o regente da quarta Casa está na terceira, você é criado por um parente, ou um parente vive com você e se toma parte integrante da família.

Regente da quarta na quarta: O seu lar sempre desempenha um papel importante na sua vida. Mesmo que você more num quarto de hotel, ele é um lar, com o seu toque pessoal. Você sempre volta para casa, seja ela qual for, para recarregar suas baterias. A sua atitude com relação ao lar e à infância varia, dependendo do planeta envolvido. Se for Saturno, isso pode ser uma indicação de uma infância relativamente difícil, com muitas responsabilidades, ou um genitor muito severo exercendo muito domínio sobre você quando jovem. Marte mostra uma casa muito movimentada, ou muitas brigas entre os pais. A maioria das pessoas com esse posicionamento sente necessidade de possuir algum imóvel, de preferência uma casa para morar.  Geralmente um dos genitores desempenha um papel importante na sua vida. Se o regente tiver aspectos fluentes, é possível que você tenha bastante sucesso no seu lugar de origem. Esse posicionamento também pode significar gosto pelas antigüidades, principalmente se estiverem envolvidos o eixo Câncer/Capricórnio ou a Lua e Saturno.

Regente da quarta na quinta: Amor e romance fazem parte integrante de sua vida privada. Quando o regente é Urano, não é sempre que o namoro é com o parceiro habitual. Os filhos desempenham um papel importante no seu lar; se não houver filhos, é possível que você convide outras crianças para trazerem alegria para dentro de sua casa. Quando o planeta regente é Saturno, os filhos podem ser antes uma responsabilidade do que a diversão que você previa. Uma das coisas que você faz com prazer na vida é especular, seja particularmente ou como parte do seu trabalho normal. O lar significa intrinsecamente, para você, descontração e lazer. É possível que você tenha em casa uma sauna, uma banheira de água quente ou equipamento de ginástica; provavelmente tem'uma bicicleta fixa, em especial se Marte estiver envolvido com destaque.

Regente da quarta na sexta: Você não é necessariamente um pé-de-boi no emprego, mas com certeza adora trabalhar em casa, nem que seja só mexendo aqui e ali. Ë possível que tenha sido criado com idéias muito definidas a respeito de prestação de serviços, de modo que mais tarde tem dificuldade em aceitar pagamento pelos seus serviços. Há muitos casos em que, na infância, a pessoa se vê rodeada de empregados, e sua expectativa é de que as coisas continuem assim na idade adulta.

Regente da quarta na sétima: Um parceiro — conjugal ou de negócios — pode ser importante para a sua segurança; mas se o regente da quarta estiver fortemente aspectado, pode acontecer exatamente o contrário, e você pode ser o tipo de pessoa que faz tudo sozinha. Você pode ser uma pessoa que aparece muito em público, por opção ou por uma situação familiar, mas sempre sente uma enorme necessidade de privacidade, e poucas pessoas sabem realmente o que se passa por trás das portas de sua casa.

Regente da quarta na oitava: Provavelmente você é muito reservado. Por mais amistoso e direto que pareça (dependendo do Ascendente), poucas pessoas sabem realmente o que você sente ou o que faz. É possível que, quando jovem, você tenha ficado muito impressionado com a morte de alguém, o que pode tê-lo levado a encarar a vida, a morte e a procura da felicidade de uma forma mais profunda que a maioria das pessoas, e numa idade mais tenra. Pode ser que você seja muito persuasivo; quando ficar mais velho, é possível que investigue as questões do ocultismo. Para se sentir realmente seguro, ou para corresponder ao que acredita serem as expectativas de seus pais, é possível que você tenha que passar por uma grande transformação. Havendo confirmação de outros fatores do mapa, pode ser que lidar com os recursos dos outros, ou obter seu apoio, seja uma parte importante do seu sistema de raízes. Muitos políticos têm esse posicionamento.

Regente da quarta na nona: É possível que seus pais tenham lhe dado uma sólida formação religiosa e filosófica. A educação universitária pode ser importante para você. Pode ser que seus pais tenham nascido no exterior, ou que, na juventude, você tenha sido muito exposto a influências culturais diferentes ou estrangeiras. É possível que você viva longe do lugar onde nasceu, ou tenha muita curiosidade a respeito de lugares longínquos e goste de colecionar objetos de arte de outros países. Também pode ser que você tenha um pedaço de terra ou um imóvel num lugar bem distante de sua residência. Se o regente tem muitos aspectos geradores de tensão, você pode achar muito difícil corresponder aos elevados objetivos inspirados por um dos seus pais, ou por ambos, na juventude.

Regente da quarta na décima: Seus pais têm uma importância fundamental na sua vida, pois a quarta e a décima Casas representam o eixo parental. Se o seu lar foi do tipo tradicional, onde o pai é a figura de autoridade, é possível que ele tenha sido bastante severo; em conseqüência, se o regente tiver muitos aspectos desafiadores, pode ser que você se rebele contra qualquer forma de autoridade. Quando o regente da quarta Casa está na décima. quase sempre a segurança vem através de um dos pais, ou dos dois.

Regente da quarta na décima primeira: Com esse posicionamento, é possível que você tenha crescido num lar onde seus amigos eram sempre bem-vindos e podiam passar a noite; talvez tenham até vivido com você durante alguns períodos. A sua criação pode tê-lo estimulado a se tomar bastante orientado para os seus objetivos — é possível que você tenha estabelecido suas prioridades enquanto ainda morava com os pais. Existe a possibilidade de você adotar alguma criança; se não usar o regente de forma positiva, o seu dia-a-dia pode ter um ritmo febril.

Regente da quarta na décima segunda: Você tem dentro de si uma tremenda força oculta da qual lança mão quando precisa e que surpreende os que não o conhecem intimamente. Se os aspectos planetários forem usados positivamente, é possível que você seja um verdadeiro rochedo de Gibraltar; se forem usados negativamente, pode ser que você desperdice as energias e suas inseguranças podem causar uma saúde deficiente como uma forma de fuga. Para você, o seu lar sempre vai ser muito importante; é o refúgio de que necessita para se recolher e recarregar as baterias. Você precisa de um canto — não importa o tamanho — que possa chamar de seu e onde possa se recolher sem ser perturbado. As pessoas podem achar que o conhecem; a face que você mostra ao mundo, entretanto, não é o seu eu verdadeiro — esse só é conhecido por aqueles que compartilham o seu lar. Pode haver algum segredo a respeito de sua infância de que os outros não saibam, algum escândalo na família, ou mesmo algum problema de drogas ou alcoolismo com alguém da família que você quer manter em segredo. Ocasionalmente pode haver o desejo de esconder todos os antecedentes.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Aspectos Plutão — Netuno, por Puiggros

Existe uma relação muito profunda entre esses dois planetas. Produzem-se neles circunstâncias e situações muito significativas, que não encontramos nos outros.

Essa situação única nas revoluções planetárias acontece todas as vezes em que Plutão se aproxima do signo de Escorpião; e, se levarmos em conta que Vênus, o planeta da relação, aquele que tudo une, está exaltado em Peixes, regido por Netuno e em exílio em Escorpião, poderemos começar a intuir algo da transcendência desse contato, dessa união, que se produz a cada período de aproximadamente 250 anos, quando as órbitas se encontram.

Peixes, o último signo do zodíaco, nos liga, numa nova volta da espiral, a Áries, o primeiro signo, a primeira energia, que necessita ainda ser caracterizada. Escorpião também é um signo de mudança, de morte e ressurreição, e vincula um nível ao outro. Vida e morte, princípio e fim estão sempre estreitamente unidos.

Netuno representa os ideais mais elevados, a inspiração mais sutil ou um estado de graça ao qual se pode aspirar, ao passo que Plutão significa o poder, toda a força acumulada ao longo do tempo e de alguma maneira concentrada como semente no mais profundo do inconsciente.

Para dar um grande salto, é necessário muito "impulso"; para atingir os ideais de Netuno, é necessária a força de Plutão. Enquanto este último cruza um signo, Netuno percorre dois, um positivo e outro negativo. Isso também pode nos levar a pensar numa distribuição da energia, na manifestação dual, nas duas faces da moeda dessa energia capaz de nos transportar da pura potencialidade ao mais elevado estado de realização. Devemos observar igualmente que esses planetas são muito lentos e que os aspectos que produzem entre si no desenvolvimento de seus ciclos afetam toda a humanidade, desvelando o inconsciente coletivo, repolarizando os ideais dessa humanidade de acordo com novas diretrizes e alterando fatores profundamente enraizados na natureza humana.

Netuno simboliza a dissolução e Plutão, a possibilidade de transcender; nesse processo, Vênus — a capacidade de amar — tem uma grande participação. Netuno — a oitava superior de Vênus — e Plutão — a oitava superior de Marte — reproduzem, num nível mais elevado, as relações que estes dois planetas exercem no plano pessoal.

No mapa astral de cada indivíduo, os aspectos entre Netuno e Plutão representam, em função de seu movimento lento, uma influência de longa duração, de manifestações e resultados pouco menos que permanentes, e assinalam igualmente situações e acontecimentos decisivos, pontos de fatalidade, de crise duradoura ou o início de um novo capítulo da vida.

Netuno é a capacidade de imaginar, de sonhar e de produzir mundos ideais; ele prefere flutuar a pisar em terra firme, aventurar-se pelo desconhecido à segurança do habitual e, em naturezas evoluídas, se manifesta sob a forma de elevada compreensão e espiritualidade.

A expressão criativa da relação entre esses dois astros estimula o fervor a certos ideais, assim como a capacidade para inspirar e guiar outras pessoas. Excelente em tudo aquilo que diz respeito ao intangível: religião, psiquismo, arte etc. Dotado de percepção clara e de uma intuição bastante desenvolvida, eleva qualquer característica a um nível artístico e possui uma habilidade natural para sentir, experimentar e manejar o abstrato. Trata-se do sonhador capaz de transportar seu sonho para a realidade, do visionário que também age.

Amante da justiça, o indivíduo é um libertador que luta contra tudo aquilo que desumaniza, degrada ou oprime o homem; esse ideal de justiça é manifestado em todos os domínios em que age.

Romântico e sonhador, ele pode, na melhor das hipóteses, transformar a fantasia em arte e a sensibilidade em compaixão.

Em sentido contrário, sua sensibilidade e sua fantasia se tornam intoxicantes e o indivíduo é capaz de fanatizar-se por qualquer coisa; dessa forma, passa a confundir seus sonhos com a realidade, vive numa ilusão constante; irresponsável e volúvel, apresenta uma forte tendência a mergulhar em si mesmo, a desaparecer do "mundo", a eliminar sua parte mais "real" e a viver numa espécie de vida dupla, dentro de um sonho.

Capaz de grandes sacrifícios, o indivíduo mostra paixão pela pompa e pelo cerimonioso, tendência ao martírio, à purificação interior, ao autocastigo, à autodisciplina e também à autopiedade.

Caso expresse a sua pior parte, tende a ser astucioso, decepcionante, falso, malicioso, portador de absurdas ideias utópicas, de escassa moral e exagerado; nesse caso, pode ocorrer também que facilmente sucumba às drogas, narcóticos e venenos, ou que comercie com eles, podendo ainda manifestar tendências criminais e inclinação para o suicídio.

De modo geral, o indivíduo mostra interesse — e tem aptidões para tal assunto — pelo sobrenatural, podendo chegar a ser mago, clarividente e médium, que luta pela liberdade do homem. Ou, pelo contrário, pode transformar-se em praticante da magia negra. De qualquer modo, nunca sendo compreendido pelos outros, tende a sentir-se só ou abandonado.

Aspectos Plutão — Urano, por Puiggros

Urano separa e Plutão destrói. Seria possível imaginar que, juntas, estas duas características não poderiam oferecer nada de bom; no entanto, não ocorre dessa maneira. A separação uraniana tem o objetivo de diferenciar, de ver com clareza uma situação, de tomar consciência da própria opinião. Em outras palavras, Urano separa para individualizar, enquanto Plutão vincula o velho com o novo e destrói o obsoleto para que algo novo possa surgir. E, vista em profundidade, sua ação consiste em unir num novo nível; para que isso ocorra, Plutão deve primeiramente destruir. Ambos os planetas, à sua maneira, são construtores. Urano individualiza e Plutão outorga consciência, inclusive consciência social.

Esse aspecto incrementa a autoconsciência. Voluntarioso, determinado e resistente, esse indivíduo tem na mudança seu conceito-chave. A centelha intuitiva uraniana torna-o apto a distinguir novas e melhores soluções para qualquer tipo de problema, assim como a maneira de consegui-lo; dotado de talento técnico e inventivo, volta imediatamente seu interesse — uma vez conseguido o que deseja — para outro objetivo e mais uma vez persiste até atingi-lo. A orientação individualista de sua vida e o radicalismo nas mudanças de estruturas lhe conferem uma postura e às vezes uma ação revolucionárias.

Um inquebrantável desejo de independência e de liberdade conduz esse indivíduo a ser diferente dos outros, a desenvolver seu próprio caminho e a não seguir a massa. Inconformista, criativo, inquieto e impulsivo, tem novas e progressistas ideias, bem como soluções originais para os problemas; trata-se de um reformador da sociedade. Compreende e respeita o princípio da fraternidade e entende o amor como um conceito universal que une os homens em causas comuns.

Esse aspecto favorece os estudos científicos, a interesse pela metafísica, e certas capacidades de clarividência.

Guiando-se pelo fazer e deixar fazer, esse indivíduo tem uma vida muito variada e excitante, mantém-se à margem da corrente geral e precisa estar livre porque está aprendendo a manejar a liberdade. Não se ajusta à norma e, se participa, o faz em atividades marginais.

Os aspectos conflituosos indicam problemas de identidade, de relação, de inserção em seu próprio grupo. Muito impulsivo, tende às explosões de caráter, às atitudes de raiva, aos ódios, ao fanatismo, à excentricidade, a um sentido exagerado do pessoal e a manifestações antissociais. Pode mostrar-se precipitado, violento, rude, rebelde, licencioso, pervertido, crítico e aguerrido.

Problemas no sistema nervoso, paralisia, acidentes repentinos, tendência ao suicídio e morte súbita.



Aspectos Plutão — Saturno, por Puiggros

O indivíduo que apresenta esse aspecto se questiona de modo completo e profundo e aparece envolto numa aura de seriedade.

Manifestando sentido do dever e sendo capaz de assumir as maiores responsabilidades, o indivíduo é um trabalhador perseverante, autodisciplinado e paciente, que concebe, planeja e obtém o que deseja, ainda que isso demore anos.

Tenaz, metódico e persistente, busca a perfeição, valoriza muito os detalhes e repudia o superficial.

Integridade, honestidade e bom senso, métodos claros e ações justas são qualidades desse aspecto, que muitas vezes é encontrado naqueles que cuidam dos recursos dos outros, particularmente banqueiros. Essas pessoas quase sempre chegam a posições de autoridade, através do trabalho lento e da disciplina. É possível confiar neles.

Passam períodos de -sua vida marcados por uma extrema autodisciplina e, algumas vezes, pela autonegação. Pode ocorrer também uma exclusão, voluntária ou não, de todas as comodidades modernas, assim como um retorno a uma maneira mais natural de viver. Capacidade de abnegação e de resignação, que levam facilmente o indivíduo a um estado de ascetismo. Estóico e taciturno, acumula poder por meio do silêncio. Trata-se do filósofo, daquele que pensa com sobriedade, do pesquisador científico, daquele que tem um profundo conhecimento do ser.

Dotado de uma calma e de uma paciência inacreditáveis, o indivíduo sabe, de modo instintivo, que qualquer coisa que tenha valor e que seja duradoura é construída devagar e cuidadosamente.

Os aspectos desarmônicos entre essas duas energias indicam uma situação de obrigatoriedade, de dever. A pressão e a necessidade de Saturno, unidas à intensidade, ao poder de regeneração de Plutão, impelem o indivíduo a defrontar-se com seus problemas e a livrar-se deles. Está aprendendo lições de responsabilidade e de paciência através de um trabalho duro.

Esse aspecto, que inclui tal tipo de provas, nunca é encontrado em horóscopos de pessoas fracas.

Ambição pessoal, desejo de poder e de autoridade, moral rígida e pouco liberal são manifestações dessa relação planetária. O mau uso de tal força pode manifestar-se sob a forma de egoísmo, sadismo, impaciência, contradição, brutalidade, traição, falsidade, fraude, violência, extorsão, ciúme, luxúria, sexualidade exacerbada, tendências criminosas, magia negra e vampirismo.

Inclinação ao suicídio.

Aspectos Plutão — Júpiter, por Puiggros

Boa disposição, otimismo, oportunidades e facilidades para obter tudo o que torna a vida agradável.

Alegria de viver, entusiasmo, emoções exuberantes, exageros e um intenso desejo de liberdade.

Esse aspecto pode manifestar-se como algum tipo de "proteção" vinda do exterior ou então indica que o indivíduo sabe proteger-se.

A abundância jupiteriana tende a transcender a esfera do comum, chegando a extremos inacreditáveis, ou, pelo contrário, pode ser ultrapassada pelo contato de Plutão.

Sentido de honra, dignidade, orgulho, ambição, humor (às vezes ferino), muitos e variados interesses e, entre estes, algum tipo de esporte ou exercício físico. Tendências ao cerimonioso.

Percepção precisa e um julgamento adequado, quase instantâneo. Sabedoria.

Trata-se de um aspecto revitalizador, rejuvenescedor e regenerador.

Capacidade para superar os obstáculos, tanto pessoais como externos. Tal coisa, aliada à sua vitalidade e ao seu carisma, leva frequentemente o indivíduo a ser eleito líder do grupo a que pertence.

Pode mostrar qualidades de uma elevada evolução espiritual. Sua tendência a buscar as causas que subjazem às aparências projeta-o para além das crenças aceitas pela religião organizada.

Apresentando um insaciável desejo de compreender, o indivíduo é um incansável perseguidor da verdade e se interessa pela filosofia, pela metafísica e por tudo o que se oculta por trás dos fatos da vida.

Provavelmente teve acesso a uma educação esmerada, bem como a oportunidade de ler muitos livros e de viajar para lugares suscetíveis de ampliar sua aprendizagem.

É possível que se sinta atraído pelos diferentes iogas e sistemas de meditação enquanto veículos que o auxiliem a conseguir o autodomínio através de sua própria regeneração.

Sua sensibilidade e habilidade investigadora, assim como sua ambição espiritual e o desejo de ensinar e de chefiar o grupo, transformam-no, de modo quase matemático, num líder espiritual e, na realidade, esse aspecto é encontrado na maioria deles.

Quase sempre alegre, otimista e generoso, costuma apresentar grande discernimento acerca dos negócios e é geralmente acompanhado pelo êxito financeiro, em particular com bons aspectos de Vênus.

As más relações entre esses dois planetas podem implicar exagero, prodigalidade, sensualidade, arrogância, fanatismo, extravagância e voracidade.

Tendência a confundir sua própria lei com "A lei", a impressionar as outras pessoas com a "importância" de suas ideias filosóficas e de seus conceitos religiosos e a erigir-se em líder, professor ou guru. Grandes ideias que, na maioria das vezes, não chega a concretizar. A opinião sobre si mesmo oscila do excesso de confiança à dúvida mais angustiosa, do ideal mais elevado ao mais primitivo de seus instintos animais.

Mentira, corrupção, autoritarismo, verbosidade, megalomania, duplicidade. Esse aspecto é frequentemente encontrado nos especuladores, apostadores, psicólogos, astrólogos, ocultistas, médiuns, advogados e juízes.


Aspectos Plutão — Marte, por Puiggros

Esse aspecto, como o de Vênus, está ligado à sexualidade, mas, enquanto este apresenta um erotismo agradável e amoroso — já que envolve a expressão de ambos —, o marciano exerce a expressão de poder de um sobre o outro, procedimento que, em certa medida, se assemelha a um rapto. Envolve o conceito de sobrevivência, o sentido que o homem dá à sua capacidade de autodeterminação. A confiança — ou a ausência dela — em si mesmo, na própria força.

A energia representada por Marte se manifesta na extroversão; o indivíduo procura satisfazer seus desejos e impulsos em seu ambiente material mais próximo. Marte é a energia que usamos no mundo e Plutão simboliza a energia que utilizamos para trabalhar no inframundo, isto é, em nossa estrutura psíquica mais profunda. Ambos estão, por assim dizer, mais envolvidos com a Terra e com o inferno que com o céu.

Desse modo, é fácil compreender que existe um profundo medo das urgências primitivas simbolizadas pelos aspectos entre esses dois planetas. Contudo, essas forças primitivas possuem em si mesmas um grande cabedal de sabedoria acerca da fertilidade e da sobrevivência, tanto biológica como psíquica.

A violência e a paixão de Marte — Plutão assustam o homem civilizado; há uma conexão entre o erótico e o sangrento, a excitação sexual e a brutalidade, e não é fácil nem cômodo confrontar-se com isso. Esse indivíduo intelectualizado sente uma aversão por suas raízes, por seus desejos mais corpóreos, e tende a enterrar esses impulsos no mais fundo de si mesmo; em outras palavras, ele os reprime.

Esta rejeição de sua parte mais primitiva desemboca frequentemente numa sensação de impotência, castração e falta de poder. Tal aspecto representa a mais dinâmica e intensa combinação de energia que pode ser encontrada no tema natal e tende a expressar-se da maneira mais radical possível.

A pessoa que possui essa imensa quantidade de energia aprecia chegar ao fundo das coisas. A presença de uma vontade poderosa, de coragem e de sentido da autodeterminação lhe permite superar todos os obstáculos com que se depara em seu caminho. Capacidade para tomar decisões e rapidez de resposta em casos de emergência.

De modo frequente, a vontade de dominar e o amor pelo poder se fazem acompanhar por certa crueldade. Tende-se a entender a força como a capacidade de conseguir o que se deseja; a parte mais animalizada da pessoa é muito forte. Por tudo isso, a própria escala de valores é muito importante, já que guia e controla a expressão do poder.

De maneira geral, esse indivíduo não se ajusta às regras da sociedade, pouco importando que use a energia de forma positiva ou negativa, que seja um destruidor ou um reformador. Ambos compartilham o descontentamento com o status quo.

Mas, se está integrado na sociedade e tem interesse em participar ativamente de seu desenvolvimento, o indivíduo está apto a canalizar essas energias, a tomar as decisões oportunas e a realizar as ações pertinentes, que muitas pessoas desejam mas que poucas podem levar a cabo.

Sua grande capacidade de autodisciplina lhe permite dedicar toda a sua força de vontade na transformação de si mesmo e dos outros. Neste caso, o aspecto regenerativo de Plutão age sobre a natureza de desejos de Marte.

Pelo contrário, se esse poder não é manejado com extremo cuidado, o indivíduo se torna prepotente e sente um compulsivo desejo de "ganhar" a qualquer preço, desejo esse que o obriga a justificar para si próprio todas as suas atitudes e condutas. Rege-se pela lei do mais forte e menospreza qualquer código moral ou ético. Deseja impor sempre a sua vontade, a sua força, e fazer o que bem entende; entretanto, como é impelido por forças compulsivas, por impulsos racionais descontrolados, poucas vezes sabe o que verdadeiramente deseja.

Na melhor das hipóteses, manifesta uma grande compreensão do que significam a luta e a violência. Plutão empresta consciência à força bruta de Marte e, em caso de luta e agressão, essa força é inteligente e velada.

Autoconfiança, ambição, capacidade de trabalho, constância e uma energia quase ilimitada lhe permitem conseguir o que deseja. Esse personagem nunca se rende. Persistência. Com outros fatores favoráveis, longevidade.

Exige demasiado de si mesmo. Quando atinge um objetivo, o indivíduo estabelece para si outro mais longínquo, já que precisa superar constantemente suas próprias conquistas, fator que gera nele uma grande tensão interna e um alto nível de frustração, caso não consiga seu propósito tão rapidamente quanto esperava. Esse indivíduo cria, de modo contínuo, suas próprias frustrações.

Tendência a usar a força e táticas de guerrilha para atingir seus objetivos. Obsessão de vencer. Desgaste inútil de energia. Atitude antissocial. Afligido por Saturno, tendências sádicas. Impaciência, cólera. Em alguns casos, indica pouca vitalidade física. É também símbolo de morte violenta.

Aspectos Plutão — Vênus, por Puigross

A pessoa que apresenta esse aspecto sente a iniludível necessidade de manter relações de caráter íntimo, de experimentar algum tipo de satisfação emocional.

Sua proximidade e implicação em relação a todas as manifestações do emocional são intensas, e o desejo de aprofundar-se ao máximo na relação afetiva se torna urgente e às vezes compulsivo. Necessidade de desvelar os mistérios do sexo, do amor, de transgredir as convenções existentes nesse domínio e de exercer, impor, todo o seu poder emocional e sexual. Possui magnetismo, carisma e atração.

Se esses dois planetas permutam suas energias de forma harmoniosa, o amor flui livremente, da ternura à paixão. Inspirado, profundo, pleno e rico, o êxtase amoroso pode ser a chave da transformação do indivíduo.

Em sua expressão mais elevada, esse aspecto simboliza o amor universal, o princípio que transcende todas as barreiras, quer sejam étnicas, raciais, culturais ou sociais.

A graça e a gentileza de Vênus, bem como sua capacidade criativa, se contrapõem à força criadora e à habilidade para a adaptação aos propósitos secretos de Plutão. A capacidade de amar se conjuga com a sexualidade. Não há dúvida de que esse aspecto pode mostrar o lado mais belo do amor, mas também é certo que nunca é simples, persistindo sempre um sentimento de fatalidade diante do qual não se admitem comportamentos ingênuos. Grande fascínio pessoal, erotismo intenso, sensibilidade, hedonismo e desejo de manifestar-se através da harmonia, do afeto e da fruição de prazer.

Pode proporcionar grandes dotes criativos nas diferentes manifestações da arte. Amor pelo belo e por tudo o que torna a vida agradável. Vênus oferece certa proteção nas circunstâncias difíceis provocadas por Plutão.

As relações construídas sobre a utilização adequada desse aspecto se baseiam na igualdade e na aceitação dos valores de cada um e são suficientemente fortes para durar por toda a vida. Quando ama, o indivíduo adora o ser amado, é fiel e leal e não complica sua vida com trivialidades e amores passageiros.

Se outros aspectos não o impedem, possui uma personalidade harmoniosa, sociável, relacionando-se com todos de modo indiferenciado. Busca a bondade e a beleza nos outros e se identifica com seus problemas, procurando dar-lhes uma solução. Vênus rege tanto as relações como o conforto material, tanto a casa sete como a casa dois, e é comum dizer-se que existe um forte vínculo entre o amor e o dinheiro: "Quanto mais uma pessoa ama, mais abundância tem em todos os níveis".

A relação entre esses dois planetas se reveste de muitas aparências e nem todas são harmoniosas: algumas são francamente desagradáveis e até trágicas. Entre outras coisas, ostenta a merecida fama de romper casamentos.

Orgulhoso, apaixonado, pouco leal, a intensidade de sua paixão acarreta, de modo paralelo, fortes doses de rancor, vingança, traição e a revelação do potencial que o próprio indivíduo possui para destruir aquilo que mais ama.

Propensão para triângulos amorosos, os quais provocam em seus participantes um sofrimento considerável.

Forte poder para procriar; possessivo e ciumento, o indivíduo mostra uma paixão obsessiva. A autoindulgência e o amor pelo prazer podem levá-lo facilmente para a trilha da depravação. De modo frequente, esse aspecto se manifesta sob a forma de problemas sexuais, físicos ou psíquicos. Geralmente há uma incompatibilidade nas relações; também é comum a inclinação à homossexualidade e à bissexualidade. Até mesmo pessoas cuja conduta é inteiramente heterossexual experimentam uma sensação de atração-repulsão em relação a um dos dois sexos, uma dualidade muito típica de Plutão. Favorece a propensão para a luxúria, cobiça, ansiedade, avareza e voracidade no comportamento e, em outra ordem de coisas, estimula o comércio sexual. Desenganos na vida emocional e, caso não se modifique a característica do aspecto, sérios problemas nas relações amorosas e rupturas que, com Plutão, perduram para sempre.

Outra das características de Plutão, a morte, às vezes se concretiza na perda do ser amado, que ocorre quando dele mais se necessita.

Plutão nos priva daquilo que mais desejamos ou necessitamos, amputa algo pessoal, elimina nossas muletas e nos obriga a andar.

Plutão representa uma parte tão vital do indivíduo que este não pode fugir, não pode escapar a ela, tampouco reprimi-la; só lhe resta a alternativa de enfrentar a experiência plutoniana a partir de seu próprio nível, entendê-la como uma fase necessária do processo de desenvolvimento da própria pessoa.

Emocionalmente insaciável, tem múltiplas aventuras eróticas e mostra tendência para a ninfomania. Trata-se do aspecto dos símbolos sexuais.

A relação Vênus — Plutão simboliza as provas e a oportunidade para reorientar e refinar a natureza amorosa e dos relacionamentos. E a vida proporciona ao indivíduo as situações nas quais ele tem possibilidade de praticar essa arte. Esse indivíduo está aprendendo a ser gentil, não para conseguir objetivos pessoais, mas porque isso torna a vida mais agradável para todos.

Está transformando seus valores nessa área e refinando o sentido que para ele têm os conceitos de "prazer", "felicidade" e "amor". Enquanto esses valores não são regenerados, o indivíduo tem urna vida emocional insatisfatória e uma grande dificuldade em experimentar a sensação de amar e ser amado.

No caso específico da oposição, inverte-se a situação: os outros, seus companheiros, apresentam o problema mencionado, e o indivíduo sofre os seus efeitos.

Aspectos Plutão-Mercúrio, por Puiggros

Na essência de Plutão, está a ânsia de saber, de desvelar o oculto, e Mercúrio é o instrumento que permite a relação, a conexão do interior com o exterior, favorecendo a comunicação. Quando essas duas forças trabalham em conjunto, uma parte oculta do conhecimento aflora na superfície e pode ser comunicada e compartilhada.

Esse aspecto tende a proporcionar uma mentalidade ágil, lógica, racional e argumentativa, sensível e intensa, embora, ao mesmo tempo, secreta e pouco confidente. Poder de concentração, de observação e de aprofundamento; nada escapa ao olhar plutoniano.

Capta com facilidade qualquer situação e é mentalmente muito rápido para modificar seu ponto de vista, caso tal coisa seja exigida pelo aparecimento de um fato novo ou imprevisto. Plutão o torna apto a obter de forma direta — sem precisar percorrer todo o "processo" do pensamento — o resultado final.

Falar é uma atividade que pode agradar-lhe ou não e, embora sempre tenha algo a dizer acerca de qualquer assunto, prefere fazê-lo sobre temas profundos e de interesse universal; pode também optar por permanecer em silêncio.

A habilidade para expor suas ideias e seu poder de sugestão parecem tão lógicos que as outras pessoas aceitam as suas opiniões — que naturalmente têm substância e peso — de forma subconsciente, sem averiguar se correspondem ou não à exposição que delas faz o indivíduo. Na verdade, essa aceitação é causada pelo poder que permanece subjacente às palavras. O indivíduo expressa a ideia com tanta força e convicção que leva os outros a pensar que deve ser necessariamente válida e significativa em si mesma.

Esse indivíduo pode produzir determinada sugestão hipnótica, não obrigatoriamente de forma consciente, por meio dos gestos de suas mãos e de suas expressões faciais. Mentalmente agressivo, tem capacidade para utilizar essas habilidades para dominar a mente dos outros, através de uma sutil manipulação.

Quando o aspecto é conflituoso, o indivíduo sente uma forte tensão mental. A contínua necessidade de transcender os resultados já obtidos e de atingir graus mais elevados cria nele uma sutil e constante insatisfação. Essa tensão pode chegar a exercer tal dominação que sua mente se dispersa em múltiplas direções, perde o rigor e não aceita nenhum tipo de autocensura. Passando por constantes mudanças de projetos e sofrendo de uma falta de adaptabilidade, o indivíduo se torna impaciente com as pessoas perceptivamente lentas e não considera as ideias dos outros.

Dogmático e obstinado, a obsessão por suas ideias o conduz facilmente ao fanatismo. Pode manifestar espírito de contradição,. curiosidades doentias, críticas e sátira, malícia, insolência, impudicícia, tendência à ofensa e sadismo mental.

Muito aflito, tende a indicar perturbações mentais mais ou menos graves e até mesmo uma inibição da expressão verbal.

Aspectos Plutão — Lua, por Puiggros



Grande sensibilidade e extremismo emocional são características típicas desses aspectos, especialmente em signos de Água. As oscilações emocionais são uma constante.

A Lua simboliza aquilo que uma pessoa sente acerca de si mesma e, em combinação com Plutão, pode expressar uma forte insatisfação e a necessidade de remodelar-se continuamente para melhorar a própria imagem.

A face destrutiva de Plutão obriga o indivíduo a eliminar hábitos e padrões de comportamento; as atividades rotineiras se tornam insuportáveis e a inércia do conhecido, estéril e decepcionante.

Tormentos sentimentais e períodos em que a inclinação a destruir a própria imagem é tão forte que pode chegar, em casos muito aflitos, a estimular a tendência ao suicídio. As pessoas que apresentam esse aspecto no mínimo "pensaram" nessa possibilidade.

Esses tormentos internos, de grande intensidade, excedem em muito as perturbações habituais.

Não obstante — e muito embora possam deixar marcas profundas —, essas ocorrências lunares costumam ter pouca duração. Tal coisa, unida à tendência plutoniana de descobrir aquilo que transcende os fatos, de investigar os mistérios ocultos por trás de qualquer atitude, desenvolve a capacidade de controlar essas situações, excetuando-se os momentos culminantes da crise. Muitas vezes, essa pessoa adota uma aparência de frieza, tendendo à estabilidade, ao controle e à compostura; no entanto, isso não passa de uma estratégia de sobrevivência — estratégia muito conhecida por esse tipo de pessoa, já que Plutão a capacita a ressurgir das mais tremendas crises emocionais. Padrões herdados de seus pais e do ambiente de sua primeira infância a condicionam fortemente, mas, ao mesmo tempo, ela manifesta o profundo desejo, e possui a capacidade, de. romper com esses esquemas familiares e tradicionais.

Capacidade de esforço e autodisciplina. Quando estabelece um objetivo para si, o indivíduo se entrega de forma total; sua dedicação e sua vontade são inquebrantáveis. Embora seja, às vezes, intermitente e oscile de acordo com a situação da Lua, sabe claramente o que quer e não há qualquer coisa exterior a ele que possa modificar seus sentimentos ou seu propósito.

O segredo acerca de sua intimidade e um elevado sentido do privado transformam-no num ser difícil de entender.

Em certas ocasiões, Plutão representa a mãe (por sua relação com as entranhas da Terra) e, em aspecto com a Lua — o símbolo materno por excelência —, essa qualidade se enfatiza, se manifesta como uma espécie de complexo materno, como certa tendência a nutrir, desenvolvendo o papel de mãe de família, seja em organizações, grupos de pessoas ou escolas, seja na qualidade de Madre Superiora de um convento.

Em temas femininos, esse aspecto pode impelir a ter muitos filhos, como prova evidente do "poder" de gerar. De qualquer maneira, a figura de Mãe, quer se trate de uma mãe real ou simbólica, tem uma grande importância. A relação Plutão — Lua simboliza de modo perfeito o arquétipo de mãe terrível que é encontrado em várias tradições, como, por exemplo, a deusa hindu Kali. O poder de, por um lado, nutrir os seus filhos e, por outro, devorá-los constitui uma imagem muito significativa. Trata-se do poder de dar e de tirar a vida.

O impulso de "proteger" os outros pode transformar esse indivíduo num ser dominador. Possui habilidade tanto para auxiliar como para aproveitar-se, nas situações problemáticas, das outras pessoas.

Pode desenvolver uma sensibilidade extrema e despertar suas faculdades psíquicas. Exposto a essas influências, o indivíduo pode apresentar tendência à mediunidade, sonhos proféticos e premonições. Muita curiosidade, imaginação e interesse em relação a tudo o que representa poder de modificação e regeneração. De modo geral, não hesita em aplicar todas essas habilidades aos assuntos diários e em estimular suas relações pessoais.

Com frequência, esse indivíduo rompe os vínculos que o ligam ao lar e à família — e especialmente à mãe —, com a finalidade de encontrar sua própria identidade.

Capacidade para aceitar as mudanças que a vida lhe proporciona e para usá-las em seu próprio benefício.

O indivíduo costuma estar atento, acumula saber e o guarda. A capacidade de intuir e a facilidade de separar o joio do trigo, aliadas a uma forte subjetividade, levam-no a tender para o oportunismo e para o controle e domínio das situações, seja mediante sedução, fascínio pessoal, seja através de uma persistente persuasão. Genialidade para adaptar-se às variações de humor ou às oscilações emocionais de uma determinada situação, tornando o indivíduo um estrategista rápido e intuitivo. Essa relação Lua—Plutão é definitivamente donjuanesca e tem a seu alcance a possibilidade de uma vida social ampla e profunda. No entanto, se trabalha com o mais elevado de si mesmo — e isso costuma ocorrer numa segunda etapa da vida —, o indivíduo se torna desprendido e impessoal, visando auxiliar os outros, ou seja, ser um canal por onde fluam forças úteis para todos.

O mau uso desses aspectos pode conduzir a situações de forte irracionalidade e falta de controle.

O indivíduo deverá aprender importantes ensinamentos no que diz respeito às relações humanas, uma vez que geralmente se encontra em situações ou atividades nas quais precisa lidar com o público. Em contrapartida, esse aspecto define também o tipo de pessoa que se isola, que se autoimpõe uma solidão que limita as suas oportunidades.

O uso excessivo de suas emoções, em lugar de seu intelecto, conduz o indivíduo a oscilações constantes.

Muito aflitos, esses dois planetas se reprimem mutuamente, entravando tanto a emotividade como a sensualidade e a capacidade de criar. Tornam-se estéreis em vários níveis ou, pelo contrário, se descontrolam em atitudes e em atividades impulsivas e desmedidas, que também conduzem, por meio da dissipação inútil das forças, à esterilidade.

No caso da oposição, um tende a absorver o outro ou a ser absorvido por ele. De qualquer forma, é destruído o sentido de identidade distinta.

No aspecto físico, podem ter problemas nos órgãos do aparelho reprodutor. Em alguns casos, de tipo hereditário.

Aspectos Plutão — Sol, por Puiggros


Em todos os aspectos entre esses dois planetas, encontra-se implicado o princípio de poder, que se faz sentir no plano pessoal e que se manifesta das maneiras mais variadas. Todos os símbolos de autoridade, particularmente o do pai, entram nessa relação.

O uso controlado desse poder desenvolve a autoconfiança, fator que confere ao indivíduo valor e força interior; ele tem capacidade de liderança e geralmente assume essa responsabilidade. Seguro de suas metas, esse indivíduo sabe o que quer e busca seu objetivo com convicção, talvez de forma indireta e pouco manifesta, mas com uma sutil agressividade.

As opiniões dos outros e os acontecimentos ou circunstâncias externas o afetam pouco, ou nada, em termos de sua realidade mais íntima.

Sereno e imperturbável, sua calma interna prevalece em qualquer circunstância.

Não se modifica facilmente e, caso sofra uma forte pressão, na maioria das vezes simplesmente se imobiliza.

Apresenta instinto de lutador e seu forte desejo de progresso se conjuga com uma apreciável habilidade para eliminar antigos padrões de comportamento passíveis de retardar esse progresso.

Deseja o poder e a autoridade, mas também o reconhecimento de seus contemporâneos.

Dotado não somente de magnetismo pessoal, intuição e habilidade criativa, como também de ambição, determinação, espírito aventureiro e paixão pelo perigo, esse indivíduo manifesta a urgente necessidade de remodelar-se, de regenerar-se. Está em constante processo de transformação pessoal. Dirige-se, na maioria das vezes de forma inconsciente, para um objetivo que, embora nada tenha de claro, fatalmente o atrai de modo obsessivo.

Vontade poderosa, sentimentos intensos e um halo de segredo no que se refere às suas motivações e a seus desejos, os quais, caso não tenha feito um profundo exame de si mesmo, o indivíduo não sabe definir.

O misterioso o atrai e ele experimenta curiosas conexões e "coincidências" com pessoas e circunstâncias; ainda que não revelem uma explicação racional aparente, essas conexões e coincidências são captadas e de certa maneira compreendidas pelo indivíduo, já que se amoldam perfeitamente a seu padrão de comportamento.

Passa periodicamente por fortes crises de identidade, que se manifestam em mudanças radicais do conceito que faz de si mesmo e da forma como age. Essa pessoa se vê forçada a fazer essas mudanças, intui que deve efetuá-las ou, pelo menos, sente a necessidade imperiosa de levá-las a efeito; em contrapartida, as pessoas que a rodeiam são incapazes até mesmo de tecer conjecturas acerca de alguma das razões ocultas dessas modificações, fato que provoca situações de grande tensão, quando não de ruptura absoluta.

Com o aspecto Plutão — Sol, essa pessoa se encontra basicamente voltada para sua própria transformação e para a expressão adequada do princípio de poder; ela está aprendendo que o poder real sempre provém do interior e que as táticas autoritárias e dominadoras não são, de modo geral, as mais apropriadas.

Deve compreender que a autoridade que busca conseguir depende do autodomínio e não do domínio sobre os outros.

Mal expressa, essa energia torna o indivíduo arrogante e rude, desprovido de qualquer tipo de consideração para com os outros. O excesso de autoconfiança o conduz ao egocentrismo e ao egoísmo, criando nele a tendência ao histrionismo, ao exibicionismo e ao perfeccionismo. Temperamento violento, arrogância, irritabilidade e sobrestimação de suas forças.

Contudo, é possível que tais manifestações não passem de uma fachada que oculta um profundo complexo de inferioridade.

Em outra ordem de coisas, se o aspecto é conflituoso, especialmente a quadratura, essa pessoa apresenta grandes dificuldades e problemas em relação à figura do pai, coisa que, no caso de temas femininos, se estende também aos outros homens.

Pai autoritário e rude. Falta de comunicação e de amor, sentimento de ver-se privado dessa figura de autoridade, ressentimento e separação psicológica, quando não a própria perda física do pai. Isso gera cicatrizes psicológicas profundas, que dificultam muito o estabelecimento de uma clara identidade pessoal.

No caso da oposição, há uma tendência a projetar esse problema nas relações com o companheiro e/ou a manifestar-se de forma tirânica e despótica, possessiva e dominadora. Ou, pelo contrário, a pessoa sofre todas essas manifestações da parte do companheiro. De qualquer modo, esse aspecto é absorvente e um dos dois —ou ambos — se consome em favor do outro. Desilusões e congestões emocionais. Possessividade, ciúme e solicitações excessivas e pouco racionais, frequentemente inconscientes, dirigidas às pessoas a quem o indivíduo está intimamente ligado.

O antídoto para essa situação parece ser o progresso pessoal e a prática da objetividade e da generosidade.

Os Aspectos de Plutão, por Puiggros

Os aspectos de Plutão constituem um dos fatores menos previsíveis do tema astrológico; isso ocorre em função da dificuldade de saber em que nível de profundidade está agindo e que manifestação pode ter. Nem todos os elementos importantes se revelam no plano físico, havendo mudanças profundas e transcendentes que se passam em níveis muito internos. No que se refere a isso, Plutão se manifesta como um especialista.

Outra coisa que ocorre com todos os planetas lentos — e Plutão é o mais lento deles — é o fato de a clássica diferenciação entre aspectos bons e maus, harmônicos e desarmônicos, positivos ou negativos, ou como se queira denominá-los, diluir-se até quase desaparecer. Por sua lentidão, são planetas geracionais e os aspectos entre eles são comuns a muitas pessoas. Por essa razão, é possível supor que oferecem os parâmetros energéticos adequados à evolução coletiva de todo esse setor geracional, ou seja, que esses aspectos são os adequados. Por conseguinte, em si mesmos, eles não são nem bons nem maus, mas simplesmente os aspectos necessários a essa estrutura evolutiva.

As modificações ocorrem no nível da abordagem que cada indivíduo faz dessa energia. E isso depende tanto da situação e dos aspectos de seus planetas pessoais — os rápidos — como da filosofia com que esse indivíduo encara a vida.

Se aceitamos que os aspectos são parâmetros energéticos, isto é, padrões de comportamento, e que não estão situados dessa maneira por pura casualidade — a astrologia não admite a casualidade —, é fácil deduzir que a posição em que se encontram tem uma causa e um propósito. E, como parece lógico, é possível pensar também que o parâmetro planetário com o qual nascemos se relaciona com aquilo que somos. Esse é o ponto até onde chegamos. Desse ponto de vista, os aspectos nos ajudariam a descobrir esses hábitos de conduta —tanto os que apreciamos como os que repudiamos —e, por conseguinte, nos facilitariam a compreensão de quais hábitos devemos modificar e de quais precisamos incrementar, a fim de adequar-nos ao propósito implícito no mapa astral. Entendido dessa forma, nenhum aspecto é mau; eles simplesmente mostram o que somos, mas depende de nós conhecer-nos a nós mesmos e, a partir desse momento, dirigirmos nossa vida na direção adequada ao nosso objetivo.

A mudança consiste em deixar de entender os aspectos planetários como condicionamentos pouco menos que insuperáveis e passar a considerá-los como guia e oportunidade. Em mudanças dessa natureza, situa-se a maior ou menor liberdade do indivíduo.

Plutão é o planeta da regeneração e seus aspectos, especialmente o Sol e a Lua, nos mostram como flui e como podemos usar essa energia. Pode parecer fácil ou difícil — depende do fato de os aspectos serem harmônicos ou não —, mas, se uma pessoa os aceita e compreende como parte integrante de sua experiência, pode fazer as modificações e as adequações pertinentes e necessárias para seu desenvolvimento mais rápido e, por conseguinte, acelerar o processo de aproximação do estado no qual o indivíduo pode considerar-se "acima das estrelas".

Plutão aumenta o grau de consciência e seus aspectos, particularmente com os planetas pessoais, assinalam a parte da própria pessoa — simbolizada pelo planeta aspectado — em que esse fenômeno se realiza e onde deve efetuar-se esse renascimento. A casa em que esse planeta se situa mostra a área da vida em que se produz a ação. A dificuldade consiste no fato de que a pressão de Plutão movimenta molas internas e a pessoa geralmente não percebe essa influência. Ela se sente impelida a introduzir mudanças em sua vida ou em seu ambiente, às vezes sem conhecer a causa desse desejo, e tal coisa provoca nela transtornos mais ou menos compulsivos. A pessoa deverá procurar identificar esses impulsos por meio de um honesto exame de si mesma.

Um trígono ou um sextil não indicam que a energia flui de modo harmônico; indicam apenas que flui com facilidade, e, se uma pessoa não tomou anteriormente a precaução de retocar, refinar ou purificar essa energia, ocorre-lhe de manifestar facilmente sua pior parte.

Um "bom aspecto" nem sempre é bom. Acontece também que os aspectos de Plutão nos relacionam com o inframundo, com o subconsciente e, em função de sua categoria de planeta geracional, com o inconsciente coletivo. Como consequência, defrontamo-nos com uma série de fantasmas e de "tabus", que são nossos apenas de forma parcial e, se não estivermos atentos — caso não tenhamos exercitado um certo controle sobre nossas emoções e motivações —, poderemos pagar o preço de nos sentir culpados de algo que não nos diz respeito. Em casos exagerados, é possível até mesmo que o indivíduo se sinta culpado do "pecado" que nossos primeiros pais cometeram há tanto tempo atrás. O medo e o sentimento de culpa nos aproximam perigosamente da paranoia.

Nesses casos, nada pior que a tendência a reprimir tudo isso, que evidentemente nos desagrada. A missão de Plutão é trazer à luz aquilo que está oculto, para poder vê-lo com clareza e para efetuar as mudanças pertinentes.

Transformação é a palavra-chave e aquilo que já temos — nem mais, nem menos — é o que se submete à transformação.

Dois planetas em aspecto estão "trabalhando" juntos e, quando tem Plutão como companheiro, o indivíduo se vê diante de algo irrevogável, iniludível, que deve ser conhecido e de alguma forma solucionado.

Essa característica de inevitabilidade nos vincula, em certa medida, ao destino. Isso é mais claro em aspectos poderosos como a conjunção e a oposição e, em menor grau, a quadratura, acentuando-se na proporção do fechamento do orbe do aspecto e tornando-se especialmente notório quando os planetas estão perto dos ângulos.

Algo é eliminado para que em seu lugar possa desenvolver-se uma possibilidade nova e mais atualizada. Esse é o lado positivo do aspecto destrutivo de Plutão. Um indivíduo que apresente esse planeta muito poderoso em seu mapa natal pode assumir a carga de redimir alguma coisa para a sociedade. Dessa maneira, a fatalidade coletiva se introduz na vida dessa pessoa e exige dela sacrifício e esforço. Plutão vincula-a pessoalmente à miríade de interações dos outros, torna-a participe do ordenamento cósmico e, em troca, pede-lhe que veja o mundo com olhos diferentes e que faça com satisfação o que deve fazer.

Os aspectos de Plutão com os outros planetas, arrolados em seguida, não pretendem absolutamente esgotar as por definição inesgotáveis interpretações que deles podem ser feitas; pretendem somente assinalar uma relação dos efeitos mais óbvios e conhecidos de um planeta tão inescrutável como é Plutão.

Não os separo em aspectos bons e maus; tampouco especifico, com exceção de casos particulares, o tipo de aspecto, conjunção, trígono etc., mas procuro mostrar as duas faces dessa energia.

O uso construtivo ou destrutivo dessa energia não depende tanto do aspecto em si quanto da abordagem, feita por cada pessoa, da totalidade da experiência plutoniana. E, para isso, é preciso fazer uma análise da complexa totalidade do tema astral do indivíduo.

Regentes da Terceira Casa, por Marion March & Joan McEvers


Como a terceira Casa é naturalmente regida por Mercúrio e seu signo natural é Gêmeos, ela é considerada a Casa da comunicação, a área onde você precisa expressar suas ideias e pensamentos oralmente ou por escrito. Enquanto a primeira Casa é "eu" ou "meu corpo", a segunda Casa é "meu" e "b que me pertence", a terceira dá um passo adiante em direção ao "aqui" ou ao meio ambiente imediato. Como Casa de relacionamentos, ela abrange os parentes próximos, principalmente os irmãos e irmãs (se houver), e descreve como nos relacionamos com eles e com as pessoas próximas. Nos últimos tempos, a inquietação de Gêmeos assumiu novas formas de expressão nos meios de transporte e deslocamento a curta distância, como carros, trens, ônibus ou bicicletas. A terceira Casa é cadente e indica a adaptabilidade de sua mente (Mercúrio) ao aprendizado de novas ideias; na prática, mostra a educação primária.

Regente da terceira na primeira: Você é o tipo de pessoa que deve expressar suas opiniões, atitudes e ideias. Se o planeta regente da cúspide for o Sol, Mercúrio ou a Lua e estiver bem integrado no mapa, você nunca se atrapalha com as palavras. Se o regente for Urano, você verbaliza suas ideias e opiniões de um jeito só seu. Esse posicionamento às vezes pode levar à fofoca e à tagarelice, principalmente se o regente fizer quadratura com um planeta na terceira Casa. Muitas vezes a sua conversa se centraliza em tomo da política local,  dos irmãos ou conhecidos, e raramente se embaraça quanto ao seu modo de se expressar. Em outro nível, você pode gostar de viagens ou de trabalhos artesanais. Acima de tudo, você precisa falar sobre si mesmo e cria oportunidades para isso.

Regente da terceira na segunda: Você pode ter necessidade de verbalizar seu sistema de valores, e em geral é bastante intransigente a respeito de suas teorias e crenças. Muitas vezes sente necessidade de falar sobre dinheiro e posses, não para se gabar, mas como uma autoridade. Pode ser que você seja muito prático; esse posicionamento pode proporcionar uma voz agradável e a capacidade de projetá-la.

Regente da terceira na terceira: Muitos escritores de destaque têm esse posicionamento, que sem dúvida proporciona facilidade com as palavras, tanto escritas como faladas. Você precisa exprimir suas ideias e tem opiniões e crenças bastante assertivas; dependendo dos aspectos ao planeta, pode ser que você precise aprender a controlar a tendência a ser muito franco ou dogmático. Geralmente o seu senso de direção é bom e você é muito sintonizado com o aqui e o agora. Se o regente for Marte ou Urano, pode ser que o início da sua vida tenha sido caótico, com muitas mudanças de residência e de escola.

Regente da terceira na quarta: Indica, com frequência, um irmão que faz as vezes de pai ou vice-versa — você pode ter se tornado uma figura paterna para algum de seus irmãos. O lar é onde você se sente mais à vontade, pois precisa de uma certa privacidade. Há um bom canal de comunicação com um dos genitores, se o planeta estiver bem aspectado; mas, se não estiver, pode indicar falta de entendimento com um dos genitores ou com os dois. Muitas pessoas que lidam com vendas de imóveis têm esse posicionamento, e para elas é fácil falar a respeito de terras e imóveis, pois têm um interesse verdadeiro em colocar os clientes certos nas moradias certas. Pessoas que têm necessidade de trabalhar em casa, são bons exemplos.

Regente da terceira na quinta: Você pode ser a pessoa mais romanticamente expressiva do mundo, se usar bem o regente. Se não, pode ser que tenha que vencer uma tendência ao exagero e uma necessidade de chamar a atenção através de uma conduta bizarra. Pode ser que você seja muito criativo. Geralmente há interesse por algum tipo de esporte, principalmente se o planeta envolvido for Marte ou Urano. E, claro, ensinar — principalmente ensinar crianças — pode ser o seu forte, se houver confirmação de outros fatores do mapa.

Regente da terceira na sexta: Se você não tomar cuidado, vai aborrecer os outros com sua conversa sobre o seu emprego, a sua dieta ou os seus hábitos. Em geral você fica muito feliz quando o seu trabalho, que é importante para você, envolve algum tipo de comunicação. Algumas vezes esse posicionamento indica a oportunidade de trabalhar com algum irmão ou irmã. É possível que seu trabalho envolva automóveis. Um emprego que requeira viagens, como caixeiro-viajante ou de vendedor com entrega pelo correio, pode ser atraente para você, porque lhe permite movimentar-se. Se houver aspectos muito desafiadores ou mau emprego das energias, a sua saúde pode ser afetada, ou então você pode pular de um serviço para outro, não conseguindo a satisfação de que necessita.

Regente da terceira na sétima: Se o planeta tiver aspectos pressionantes, você precisa tomar cuidado para não deixar que os outros influenciem indevidamente as suas opiniões. Geralmente tem facilidade para conversar e trocar ideias e opiniões com os outros. Isso é bom para a política; com aspectos fluentes, é possível que você seja um orador muito persuasivo. Você tem necessidade de um parceiro que o estimule intelectualmente, alguém com quem você possa discutir e debater ideias, conceitos e teorias. A sua postura descontraída em público muitas vezes cria oportunidades para que você lide com os outros.

Regente da terceira na oitava: Com aspectos desafiadores, esta pode ser uma indicação da morte prematura de um dos irmãos. Em geral você tem curiosidade a respeito das questões da vida e da morte, e muitas vezes se engaja em pesquisas bastante profundas. É possível que você se interesse pelo ocultismo; se não, pode ser capaz de contar uma piada suja no melhor estilo de vestiário. No dia-a-dia, pode ser que você seja um pouco lacônico, pois não gosta de conversas vazias e prefere discussões profundas e significativas, principalmente se estiverem envolvidos Mercúrio, Saturno ou Plutão. Às vezes você prefere um jogo desafiador, como xadrez ou gamão, a participar do que considera uma conversa maçante.

Regente da terceira na nona: A sua imaginação não tem fronteiras, e você tem a mente aberta a novas idéias e impressões; em geral é capaz de dar uma expressão prática a seus sonhos. Essa é, mais uma vez, uma indicação da capacidade de escrever, principalmente ficção. As viagens o fascinam, assim como a filosofia e a religião, assuntos em que você se sente muito à vontade. É quase certo que tenha facilidade para aprender línguas. É possível que você e algum parente próximo se separem, principalmente por causa da sua dificuldade em ficar preso a algum lugar durante muito tempo. Provavelmente a religião foi um fator importante da sua educação quando criança. A aplicação inadequada de sua energia pode causar inércia e impedir a realização de suas idéias e seus sonhos.

Regente da terceira na décima: Como é caso dos que têm o regente da terceira na primeira, você tem grande necessidade de ser ouvido e verbalizar seus pensamentos e idéias; mas é possível que se sinta melhor fazendo isso num palco. Essa necessidade de auto-expressão toma-se uma projeção de seu ego, e geralmente o lança, de alguma forma, para baixo da luz dos refletores. Você é notado pelo público mais pelo que diz ou escreve do que pelo que faz. Se o planeta regente receber aspectos desafiadores, você pode estar à procura de notoriedade. É possível que você tenha muito a dizer, mas que fique gelado quando tem de fazê-lo em público. Se Júpiter ou Sagitário estiverem envolvidos, você é o supervendedor do zodíaco.

Regente da terceira na décima primeira: Você pode usar a sua capacidade de comunicação em benefício da humanidade. Ou pode ser que você usa a sua eloqüência para arrebatar seus eleitores ou para abalar todo um país com uma falsa mensagem de Marte, como Orson Welles. Em geral você se comunica melhor em grupo. Se o regente tiver aspectos desfavoráveis, olhe sempre onde pisa, já que você pode ter propensão a se acidentar, principalmente quando o planeta regente é Marte ou Urano. Com aspectos fluentes, os amigos desempenham um papel importante no seu dia-a-dia e muitas vezes os vizinhos se tornam amigos chegados. É possível que você seja o melhor correspondente do mundo, mantendo assim a comunicação com amigos e conhecidos por toda a vida.

Regente da terceira na décima segunda: Esse parece ser um bom posicionamento para as pessoas que tem a capacidade de fazer rir. Quem tem esse posicionamento é capaz de ver o lado engraçado da vida, mas pode vivenciar uma tragédia, talvez envolvendo um dos irmãos, principalmente se houver problemas na integração do planeta e de seus aspectos. Você é capaz de se comunicar nos bastidores, através de um parceiro bem-sucedido, como "eminência parda" ou escritor que escreve em nome de outros. Atuar e dirigir podem proporcionar canais de auto-expressão, da mesma forma que a coreografia. Com aspectos fluentes, tato e diplomacia são naturais em você.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Regentes da Segunda Casa, por Marion March & Joan McEvers

No mapa plano, a segunda Casa é Touro e o seu regente natural é Vênus. Se a primeira Casa é "eu", meu corpo, a segunda é "meu", o que me pertence. minhas posses, abrangendo a frase-chave "eu tenho", que sempre é usada em relação a Touro. Também incorpora o senso de valores do seu regente natural, Vênus, e descreve a sua atitude em relação aos seus pertences, assim como em relação ao que você valoriza em termos mais abstratos da sua personalidade, como o seu valor próprio.

A segunda Casa é sucedente e é uma Casa de bens materiais, representando alguns dos aspectos tangíveis da vida. Sua abordagem terrena mostra a maneira como você ganha dinheiro. Sua abordagem venusiana ou criativa mostra os seus talentos e recursos internos e externos. A astróloga Isabel Hickey costumava chamá-la a Casa da liberdade, porque se você usar bem os seus recursos, vai ter liberdade para ser o que é.

Regente da segunda na primeira: Você tem um senso de valores muito pessoal, baseado mais nas suas experiências de vida do que na sua formação. Seus rendimentos são fruto do seu próprio esforço; os aspectos formados pelo regente determinam a facilidade ou a dificuldade para obtê-los. Se o regente não estiver muito pressionado, você vai estabelecer o seu senso de autovalia mais ou menos cedo na vida; se estiver pressionado, é possível que, desde pequeno, o mundo exterior determine os seus valores e a sua autoavaliação.

Regente da segunda na segunda: A sua segurança, em grande parte, tem uma relação direta com seus talentos e seus recursos. Quanto mais cedo você perceber que as posses materiais não resolvem nenhum problema que surja, mais facilidade terá em estabelecer um sistema de valores saudável. É capaz de ganhar dinheiro usando seus próprios recursos, o que poderá ocorrer durante grande parte de sua vida. Você tem os pés firmemente forcados no chão e, por mais dispersivo ou idealista que seja em outras áreas da vida, quando se trata de dinheiro você sabe o que fazer.

Regente da segunda na terceira: Você precisa, de alguma forma, comunicar os seus valores. A sua renda pode vir de um emprego ou carreira que envolva comunicação, a palavra escrita ou falada, as artes, a política ou a atuação. Os parentes, principalmente os irmãos, se houver, podem ajudá-lo a ganhar dinheiro. Pode ser que, para ganhar a vida, você precise viajar ou se deslocar frequentemente a trabalho.

Regente da segunda na quarta: É possível que você ganhe dinheiro trabalhando em seu próprio lar. Muitos líderes políticos, como Indira Gandhi  e Charles de Gaulle, têm esse posicionamento, pois geralmente vivem e trabalham numa residência ou palácio governamental. Também pode ser que você se envolva com empreendimentos imobiliários, ou que seja um decorador de interiores, para citar duas possibilidades. Os seus valores são moldados pelos de seus pais; um deles pode exercer forte influência sobre você durante grande parte de sua vida. Ter uma casa própria é muito importante para você e contribui para o estabelecimento de sua identidade.

Regente da segunda na quinta: É claro que muitos atores e escritores têm o regente da segunda na quinta e usam a criatividade para ganhar a vida. O romance é uma parte importante do seu sistema de valores; se Vênus estiver envolvido, os prazeres sociais desempenham um papel fundamental na avaliação do seu próprio valor.  Se o resto do mapa confirmar, pode ser que você ganhe dinheiro com especulações, ou que tenha os investimentos como uma de suas fontes de renda.

Regente da segunda na sexta: Você provavelmente vai ganhar a vida trabalhando em algo que não precisa ser, necessariamente, sua carreira foral. Uma de nossas clientes, por exemplo, ganha a vida vendendo imóveis. Ela é escritora, mas é realista o suficiente para saber que, devido à flutuação das vendas de seus livros, é melhor ter outra fonte de renda para comer e pagar o aluguel. Pode ser que muitos dos seus valores dependam de algum tipo de serviço que você queira prestar; você pode ganhar dinheiro nas áreas de saúde, higiene ou nutrição. Como muitos políticos acreditam que prestam um serviço à nação ou aos eleitores, você vai encontrar muitos senadores e deputados com esse posicionamento.

Regente da segunda na sétima: A sua capacidade de ganhar dinheiro pode ser aumentada ou prejudicada por um parceiro. O público pode desempenhar um papel importante na sua capacidade de ganho, e portanto o campo das vendas pode ser bom para você. A sua autovalorização depende muito do seu relacionamento com o parceiro. À medida que aprende a estabelecer um relacionamento a dois ou a compreender as necessidades dos outros, você vai entender melhor a sua própria necessidade de segurança e descobrir os seus próprios valores e prioridades. A forma como ganha a vida pode envolver questões legais, como contratos e acordos.

Regente da segunda na oitava: A fonte de seus rendimentos pode ser bancos, ações, seguros ou política — áreas nas quais você lida com os recursos dos outros, e onde precisa do apoio dos outros para atingir seus objetivos de segurança. O sexo também pode ser um dos meios usados para ganhar a vida, ou, ainda, o sexo pode se tomar um fator importante na conquista da sua segurança ou no estabelecimento de seus valores. É possível que você receba urna herança, principalmente no caso de o planeta ser Vênus ou Júpiter. Porém, se o regente receber muitos aspectos desafiadores, é possível que você não receba uma herança. Pode ser que você descubra que seu sistema de valores muda quando você utiliza o regente da oitava Casa para a transformação e não para o ganho material. A própria visão de seus recursos se torna mais clara e suas prioridades mudam à medida que você adquire compreensão da vida em relação à morte e do valor de se manter por si mesmo em vez de deixar que um parceiro tome conta de você.

Regente da segunda na nona: Filosofia, religião, idéias e ideais fazem parte dos seus valores. A educação superior pode ser uma necessidade, caso você queira aproveitar ao máximo seus talentos e recursos. Você pode ganhar a vida em áreas como publicações, ensino universitário, trabalho em bibliotecas ou difusão religiosa. É possível que as viagens a lugares distantes desempenhem um papel importante na sua forma de ganhar dinheiro, ou que transformem os seus valores. O comércio exterior também pode ser uma das áreas que lhe possibilitem aumentar sua renda. A família de seu cônjuge pode estimular a sua autovalorização, ou prejudicá-lo, se os aspectos ao regente forem muito desfavoráveis e geradores de tensão.

Regente da segunda na décima: O sucesso na profissão, a descoberta de sua própria identidade e a satisfação das necessidades do seu ego são da máxima importância para que você estabeleça seu sistema de valores. Sem sentir que está realizando alguma coisa, você logo se sente perdido e duvida de seu valor. Pode ser que os esforços de um de seus genitores contribuam para aumentar a sua renda; em geral trata-se do pai, como no caso da princesa Caroline de Mônaco. É possível que você ganhe a vida através de algum cargo governamental, ou de urna carreira ou profissão; o status que você atinge determina até que ponto se sente ou não livre.

Regente da segunda na décima primeira: Muitas vezes os seus valores estão intimamente associados aos de seus amigos, ou ao seu sucesso ou fracasso social. A quantidade de amor que você recebe pode influenciar a sua autovalorização. A sua renda tanto pode depender da influência de amigos e conhecidos quanto vir de algum negócio próprio. Enquanto não definir seus desejos e expectativas, vai ser difícil chegar a um acordo com seus recursos interiores e determinar o uso que você quer fazer deles.

Regente da segunda na décima segunda. É possível que você ganhe a vida agindo nos bastidores ou num ambiente reservado. A sua renda pode vir de uma instituição como um hospital; assim, é possível que você seja enfermeiro ou médico. Seus valores se formam através do verdadeiro e profundo exame de seu subconsciente, ou da solidão prolongada. É possível que você descubra o seu próprio valor depois de algum tipo de psicanálise ou autoanálise. É preciso que você compreenda suas forças e fraquezas interiores para poder descobrir seus valores reais. Com esse objetivo, um pouco de isolamento pode ser bom.

Astrologia e os 4 Elementos: O Elemento Ar no Mapa Natal , por Stephen Arroyo

Excesso do Elemento Ar

Quem tem uma ênfase excessiva no elemento ar, possui uma mente por demais ativa, que deve ser guiada e controlada. Esse é o tipo de pessoa que "vive dentro de sua cabeça", e poderá mexer amadoristicamente em  todos os tipos de curiosidades, sem chegar a muitos resultados ou sem desenvolver muita profundidade em si. Essas pessoas podem fazer qualquer coisa sem reflexão prévia, o que leva, em casos extremos, a uma paralisia da vontade e a graves desordens psicológicas. A mente pode fazê-las fugir da realidade, às vezes levando-as para um mundo de imaginação e de esplendor conceitual, outras para um senso de "realidade" totalmente fora de contato com o que é possível. Com uma disciplina mental adequada, este tipo de pessoa pode trazer muitas inovações no mundo do pensamento. Amiúde apresenta-se uma habilidade especial para coordenar atividades com diversos tipos de pessoas.

Fisicamente, tal espécie de pessoa pode estar tão fora de contato com seu corpo que deixa que a mente arrebate até chegar a um ponto de exaustão total. O sistema nervoso é altamente ativado e extremamente sensível, mas essas pessoas esgotam a sua energia nervosa muito mais depressa que as outras, uma vez que a consomem mais. Um repousante período de recuperação ou de meditação é necessário para que o sistema nervoso possa recarregar e para impedir que a mente arraste para um estado de exaustão psíquica. Para essas pessoas é necessário haver uma mudança periódica de cenário, um afastamento do trabalho costumeiro e dos deveres domésticos, para que assim a mente possa sair da sua absorvente rota de preocupações, reconsiderações e planos sem fim.


Falta do Elemento Ar

O ar é o elemento do intelecto e da razão, objetividade e ideias. A deficiência do elemento ar no Mapa Natal, mostra que pode existir uma certa inabilidade para pensar claramente ou razoavelmente. Pode haver dificuldade para destacar e colocar o seu ponto de vista. Torna também muito mais difíceis as comunicações com outras pessoas.

Segundo Stephen Arroyo: "Aqueles que têm pouca ênfase no elemento ar, raramente percebem o quanto isso é grave, porque estão demais envolvidos nas ações, nas sensações e nas preocupações materiais, para poderem considerar as implicações de seus envolvimentos. Todavia, justamente esta falta de percepção, de capacidade para refletir sobre a vida e o próprio eu, é que cria problemas para essas pessoas. Há muita dificuldade para desligar-se das ações pessoais, disso ressaltando que frequentemente essas pessoas carregam o fardo de envolvimentos que não foram suficientemente analisados de antemão, ou de insatisfações nos relacionamentos íntimos, originados por falta de habilidade para cooperar de maneira decisiva. O elemento ar é uma qualidade unificadora e capacita as pessoas a se ajustar, fácil e rapidamente a ideias novas e a diferentes tipos de pessoas. Aqueles a quem falta esta afinação têm, naturalmente, dificuldade para se adaptar às ideias novas e, consequentemente, a novas pessoas. Isso pode levá-los a desconfiar de qualquer outro que pareça muito `intelectual'. Em outras palavras, essas pessoas frequentemente desconfiam das outras que parecem pensar demais."

Regentes da Primeira Casa, por Marion March & Joan McEvers



Esta é uma Casa muito especial, e para entender a força do seu regente, também chamado o REGENTE DO MAPA, você precisa compreender o princípio envolvido. A primeira Casa, como o nome implica, é o começo — o seu começo como pessoa neste mundo, como um corpo com forma e aspecto. A cúspide da primeira Casa, chamada ASCENDENTE, só pode ser calculada quando é conhecida a hora exata de nascimento. O signo e o grau mostram o horizonte leste no momento do nascimento, ou, simbolicamente, o momento em que o dia nascia. Todos os outros planetas do mapa são expressos através do signo do Ascendente, de modo que você pode ver como é importante entender perfeitamente esta Casa.

A primeira Casa é considerada angular, ou seja, é ativa, dinâmica e iniciadora. É a primeira das Casas da vida, e como tal representa o aspecto físico das Casas pessoais, o corpo. (Das outras Casas da vida, a quinta é considerada a alma e a nona, a mente ou espírito.) Como esta é a Casa onde emerge o seu corpo físico, ela descreve a sua aparência e a sua personalidade exterior. Também descreve a maneira como você deseja aparecer, a face que você deseja mostrar ao mundo e a forma como você decide embalar ou vender a si mesmo.

Áries é o signo natural da primeira Casa, e Marte é o seu regente natural; assim, a despeito do signo do Ascendente, a sensação do "eu" e "mim" é inata a esta Casa. No começo, o recém-nascido só consegue pensar em si mesmo e nas suas necessidades básicas de sobrevivência. Esse sentimento básico é canalizado pelo regente e acentuado ou diminuído de acordo com o signo e a Casa envolvidos. Ao lado dessa orientação egocêntrica, básica, existe um maravilhoso sentimento de novidade, de exploração e de entusiasmo que é sempre uma parte automática de tudo que é o primeiro. A colocação por Casa do regente do Ascendente é onde você realmente deseja estar.

Regente da primeira na primeira: Como a primeira Casa tem a ver com aparência, postura, atitudes e, basicamente, com o eu, a pessoa que tem o regente do Ascendente nela é muito automotivada, interessada em si mesma e às vezes um pouco egoísta, dependendo, é claro, dos aspectos a esse planeta. A sua aparência é importante e você dá atenção à elegância, à maneira de se vestir e de se apresentar. Seus próprios desejos e ideias são prioritários, o que muitas vezes se traduz numa atitude de "eu primeiro". Geralmente você cria suas próprias condições, boas ou más, e se a energia for adequadamente manejada, tem vida longa, usufruída em condições agradáveis. É possível que a infância seja relativamente feliz e que você desfrute de um bom relacionamento com a família. Se os aspectos não forem bem manejados, por outro lado, vai ser preciso superar alguns problemas de comportamento antes de poder alcançar a felicidade e o contentamento.



Regente da primeira na segunda: Você é quem estabelece seu sistema de valores, selecionando e escolhendo os canais que acha apropriados, desprezando muitas vezes as convenções e o que se espera de você, principalmente se o regente for Marte ou Urano. E possível que tenha uma forte motivação financeira e direcione muito do seu tempo e energia no sentido de ganhar a vida. O dinheiro e o que ele representa são importantes; esse posicionamento indica, muitas vezes, as pessoas que ganham a vida trabalhando na área financeira. Se o regente estiver bem aspectado, o fluxo financeiro é tranquilo, o sistema de valores é coerente e elevado, e existe muita capacidade de ganhar dinheiro. Se houver aspectos desfavoráveis a esse planeta, pode haver dificuldades financeiras, ausência de valores adequados e desperdício de talentos inatos.


Regente da primeira na terceira: A comunicação das ideias — as suas ideias — é muito importante. Você tem pontos de vista definidos a respeito de tudo, e tem um interesse fundamental em comunicá-los. Gosta realmente de viajar: é possível que as viagens façam parte de sua carreira. Com frequência, envolve-se nos assuntos de seus irmãos - pode trabalhar com eles ou, se forem mais jovens, sentir-se responsável por eles. Se as energias não forem usadas corretamente, é possível que haja atrasos ou obstáculos em sua educação, mas você sente necessidade de aprender e em geral é um leitor aplicado. Muitas vezes dotado de senso de humor, é capaz de rir de si mesmo e essa capacidade faz com que tenha um jeito descontraído de abordar a vida.


Regente da primeira na quarta: O lar e a família são o ponto focal de sua vida; pode haver uma ligação muito forte com um dos genitores, provavelmente a mãe. Esse relacionamento pode ser amoroso e gratificante, se o planeta tiver aspectos fluentes; mas se a energia não for corretamente usada, é possível que você tenha muito a aprender a respeito do relacionamento familiar. Muitas vezes o genitor indicado é forte, dominador e lhe dá apoio, e você pode seguir os seus passos. O lar, para você, representa segurança; mesmo que não tenha a sua própria casa (o que seria de surpreender), você transforma qualquer lugar em que esteja no seu lar, com todas as pequenas coisas que você precisa para viver de um modo confortável.


Regente da primeira na quinta: Os pintores Paul Cézanne e Vincent van Gogh  têm esse posicionamento criativo. Você é amante do prazer, generoso e dramático, gosta de pintura e de música, é bastante liberal e vaidoso e pode deixar-se levar pelo turbilhão da vida social. Em outro nível, é possível que você seja aventureiro, esportista e ousado, disposto a assumir riscos na vida e no amor. Provavelmente os filhos vão desempenhar um papel importante na sua vida. Se não tiver filhos, as outras crianças vão se sentir atraídas por você, e vice-versa. É um romântico nato, atraído pelo amor e toda a sua parafernália; os aspectos vão determinar se a sua vida amorosa vai ser tranquila ou cheia de altos e baixos. Em outras palavras, você está apaixonado pelo amor.

Regente da primeira na sexta: O nome do seu passatempo é trabalho. Se o planeta estiver bem aspectado, você trabalha de bom grado e com afabilidade. Pode ser que você se interesse por dieta, saúde e higiene, e seja ou incrivelmente amimado e bem organizado ou terrivelmente bagunceiro. Surpreendentemente, muitas pessoas voltadas para o esporte têm essa colocação. Você é uma criatura de hábitos e, contanto que os outros respeitem essa faceta, é de fácil convívio.Quando há aspectos desafiadores ao seu regente, pode ser que você tenha que lidar com problemas de saúde relacionados com ó planeta e o signo, mas se, em vez disso, você usar as energias no trabalho, não vai ter tempo de ficar doente.

Regente da primeira na sétima: Você é sociável e precisa da estima e da aprovação dos outros para se sentir completo. Se as energias não forem usadas adequadamente, é possível que você seja muito competitivo, briguento e mesmo difícil de conviver. Mas quando integra esse planeta no mapa de forma positiva, é um bom vendedor, mediador ou relações públicas. Você gosta das pessoas, e a recíproca é verdadeira. É raro vê-lo sozinho. Deseja e precisa de companhia; com o apoio de outros fatores do mapa, esta é uma boa indicação de um casamento precoce. Sem um par, você se sente incompleto. Com aspectos desfavoráveis, pode ser que você tenha medo de transtornos constantes num relacionamento e prefira ficar solteiro.

Regente da primeira na oitava: Seus interesses se centralizam em todos os assuntos da oitava Casa e, dependendo do planeta que rege o Ascendente, é possível que você tenha aptidão para matemática ou boa capacidade de ganhar dinheiro. O sexo ou o ocultismo podem atraí-lo. Entre nossos clientes, encontramos muitos médicos com esse posicionamento. Muitas vezes você tem muito carisma e sex appeal; pode se sobressair em gerência financeira, contabilidade ou na área bancária. Qualquer que seja o signo do Sol ou do Ascendente, é possível que você exiba a discrição, a integridade e a eficácia de um Escorpião. Profundo e reservado, se outros fatores do mapa confirmarem, tem um senso de humor cáustico. Sem dúvida se sente atraído pelo lado sério da vida.


Regente da primeira na nona: Um sonhador de sonhos possíveis, eis o que você é, principalmente quando a energia é conduzida de forma positiva. Filósofo e romântico nato, você tem uma visão alegre, esperançosa e otimista da vida. A nona é a Casa da aspiração, e esta é a sua palavra-chave. Você acha que pode conseguir tudo que deseja, e só se houver aspectos muito desfavoráveis não atingirá seus elevados ideais. Pode ser que as viagens e os assuntos legais desempenhem um papel muito importante na sua vida, mas o resultado só pode ser avaliado a partir do planeta envolvido, de seu signo e de seus aspectos.


Regente da primeira na décima: Dificilmente você vai ocupar o banco de trás. Se o seu negócio não for a política, com certeza você vai ser um ator, um intérprete ou estar de alguma forma no comando. Você gosta de ser notado e tem uma necessidade inerente de reconhecimento. Esse impulso pode causar algum escândalo, se o planeta estiver mal aspectado. Em geral você é o tipo de pessoa que se encarrega das coisas, a quem os outros recorrem em busca de soluções. Com este posicionamento, um dos genitores pode ter muita importância na sua vida.

Regente da primeira na décima primeira: Você pode ser um bocado aventureiro e até ousado; se o seu regente receber aspectos desafiadores, você pode tirar prazer de empresas arriscadas. Pode até ser vítima de circunstâncias que o conduzam a áreas mais ou menos perigosas.  Aqui existe a necessidade de adquirir um bom discernimento no trato com os outros, porque o que eles pensam pode ser importante para você. Os amigos são um fator significativo para a sua autocompreensão; é recomendável escolhê-los cuidadosamente. Este é, muitas vezes, o posicionamento dos verdadeiros humanitários, que atuam em grandes organizações no sentido de ajudar os outros e mostrar-lhes o caminho.

Regente da primeira na décima segunda: Você é um pouco retraído e tímido na juventude, mas aprende a confiar em sua força interior à medida que amadurece. Muitas vezes esse posicionamento leva a uma carreira na área de shows, ou como escritor, detetive, embaixador ou especialista em relações públicas, por causa de sua grande capacidade de manipulação nos bastidores. Você não é exatamente uma "tímida violeta", mas sabe quando deve guardar para si a própria opinião, dando, assim, a impressão de ter grande sabedoria. Não tem medo de ficar sozinho; na verdade, gosta da sua própria companhia. Com aspectos desfavoráveis, é preciso tomar cuidado para não se retirar muito do mundo e esquecer de voltar.


quarta-feira, 25 de maio de 2016

A DÉCIMA SEGUNDA CASA, por Howard Sasportas



Se as portas da percepção fossem desobstruídas, tudo apareceria ao homem
como é: infinito.


William Blake


Começando pela 1ª Casa, o crescimento assegurou que nos distinguíssemos da ilimitada e universal matriz de vida da qual primeiro emergimos. No entanto, como vimos na 11ª Casa, a distinção entre nós mesmos e os outros é desafiada pelo entendimento de que cada passo de um sistema é ligado e inter-relacionado com as outras partes. Tanto místicos quanto cientistas nos dizem que, afinal, não somos tão diferentes. Quem somos é influenciado pelos outros e os outros são influenciados pelo que somos. Nossas mentes estão ligadas e são diretamente afetadas umas pelas outras. A noção de que existimos como entidades isoladas está rapidamente perdendo espaço para um sentido mais amplo e coletivo do self. Na 12ª Casa, o duplo processo da dissolução do ego individual e a fusão com algo maior que é o self, é sentido e vivenciado, não via mente ou intelecto, como na 1ª Casa, mas com o nosso coração e a nossa alma. Como diz Chistopher Fry: "O coração humano pode ter a amplitude de Deus."

O poeta Walter de la Mare escreveu que "nossos sonhos são contos, narrados num paraíso nublado". Em nível mais profundo, a 12ª Casa, naturalmente associada com Água, Peixes e o planeta Netuno, representa a pressa de dissolução que existe em cada um de nós, uma ansiedade para voltar às águas indiferenciadas do útero materno, para o estado original de unidade. Freud, Jung, Piaget, Klein e um grande número de outros psicólogos modernos estão de acordo em afirmar que a primeira estrutura de consciência da criança é pré-pessoa/objeto, ignorando limites, espaço e tempo. Lembranças precoces ferem mais profundamente em nível muito profundo. Todo indivíduo intui que sua natureza mais profunda é ilimitada, infinita e eterna. A redescoberta dessa totalidade é a nossa maior necessidade e nosso maior desejo. De uma perspectiva psicológica reducionista, o desejo de religação com o original sentido de totalidade perdido pode ser entendido como uma regressão para o estado anterior ao nascimento, mas em termos espirituais esta mesma ansiedade se transforma num desejo místico de união com nossa fonte e numa experiência direta de fazer parte de algo maior do que nós mesmos. Este é um tipo de saudade divina.

De certo modo, a proposta de um retorno a este estado encantador e cheio de paz, soa como uma glória. E ainda, algo mais dentro de nós, o desejo do ego de se preservar e o medo de sua própria morte concorre para esse sentimento. O ego batalhou muito para ganhar uma fatia de vida para si mesmo. Por que deveria ele renunciar a isso? No símbolo de Peixes, o signo associado com a 12ª Casa, dois Peixes nadam em direções opostas. Os seres humanos se defrontam com um dilema fundamental com dois impulsos contrastantes. Todos querem perder seu sentido de isolamento e transcender sua separação individual, e ainda assim ficam aterrorizados com a desintegração e temem a perda do self separado. Essa dupla ligação existencial — querer a totalidade, temendo e resistindo a ela — este é o maior compromisso da 12ª Casa.

Por ser tão assustadora a dissolução da identidade do ego, as pessoas procuram gratificações substitutivas numa tentativa de satisfazer a ansiedade de autotranscendência. Uma das estratégias para a religação com a unidade é através do sexo e do amor: "Se eu sou amado, possuído ou faço parte de algo, consigo ir além do meu isolamento." Outra maneira para ganhar novamente o sentido perdido de onipotência e onipresença é através do domínio do poder e do
prestígio. Se posso estender meu território de influência sobre muitas coisas, o resto da vida está ligado a mim. O mergulho em álcool ou em drogas é outra maneira de quebrar barreiras. Tentativas de suicídio e várias outras formas de comportamento autodestrutivo ocultam muitas vezes o desejo de retornar a um estado de bem-aventurança de ser não-diferenciado. Outros procuram a transcendência mais diretamente através da meditação, da prece e da devoção a Deus. A 12ª Casa pode fazer aparecer qualquer uma destas saídas.

No entanto, é provável que a 12ª Casa desestrutura, engolfe, absorva ou infle a identidade individual. Esquecer o paradigma do "eu aqui dentro" ver sus o "você lá fora" significa que os limites entre nós e os outros se mesclaram. Por esta razão, uma forte ênfase nesta casa pode indicar pessoas que tenham grande dificuldade em formar claramente identidades definidas. Elas são influenciadas por qualquer coisa que esteja por perto ou seja lá com quem for que entrem em contato. Outras distorcem dramaticamente suas identidades pessoais fora de proporção. Antes de sacrificar o ego a ligar-se a algo caro e divino, a pessoa pode tentar embeber o ego com tais qualidades. Em vez de procurar se religar com Deus, a pessoa tenta bancar Deus — uma forma de arrogância relativa ao que Abraham Maslow chamou de "grande desvio superior".

Junto com esta confusão da 12ª Casa sobre quem somos, muitas vezes vem uma total falta de direcionamento de vida. Em algum nível pode haver a sensação de que uma vez que tudo é mesmo igual, qual é a diferença? Tão logo distingue-se uma clara identidade ou uma estrutura é imposta à vida, algo acontece que puxa o tapete debaixo dos pés e a nebulosidade reina suprema novamente. Assim que o indivíduo pensa que capturou algo em que pendurar o sentido do Eu este algo escorrega ou desaparece. A capacidade de manter as coisas unidas ou facilitar seus próprios fins pessoais é de algum modo servil a um poder de dissolução muito maior sobre o qual há muito pouco controle.

O obscurecimento de limites entre o self e os outros pode criar confusão a respeito de onde nós começamos e de onde terminam os outros, mas ao mesmo tempo confere um maior grau de simpatia e compaixão por aqueles com quem compartilhamos a Terra. Assim oprimidas pelo sofrimento ao seu redor, algumas pessoas com uma 12ª Casa forte vão procurar quaisquer meios de escape ou afastamento do mundo como um todo. Outras que sentem a dor "lá de fora" como sua própria, vão naturalmente trabalhar de modo a amenizar esta dor. Em vários graus, a 12ª Casa descreve o auxiliar, o "ordenador", o libertador, o mártir ou salvador, que "toma sobre si" as necessidades e as causas de outrem.

O significado original da palavra sacrifício é "tornar sagrado". Algo que foi tornado sagrado ao ser oferecido aos deuses ou a forças superiores. Passando através de todos os graus de significado da 12ª Casa está a suposição de que o indivíduo é redimido através do autossacrifício, através do oferecimento do self a algo maior. Isto é verdadeiro na medida em que temos, de alguma maneira, que deixar um sentido de self autônomo e separado para entrar no abraço maior do todo.

Enquanto o sacrifício e o sofrimento muitas vezes servem para aliviar o ego e dar vazão a uma maior simpatia e conhecimento espiritual, o valor da dor e a natureza do sacrifício são muito facilmente distorcidos em "Eu tenho de sofrer para encontrar a Deus" ou "Tudo o que possa se constituir numa satisfação pessoal deve ser abandonado". No entanto, talvez não sejam as coisas em si que devam ser sacrificadas mas, mais precisamente, o nosso vínculo com elas. No momento em que derivamos nossa identidade ou realização de tais coisas como relacionamentos, propriedades, ideologias ou sistemas de crença, perdemos o contato com a nossa natureza mais
profunda e básica com a nossa natureza ilimitada.

Algumas pessoas podem até tentar alcançar ou realizar seus sonhos e desejos da 11ª Casa apenas para descobrir, na 12ª que ainda se sentem enganadas por não terem a felicidade completa. Aquilo que pensavam que lhes daria a maior satisfação já não é suficiente, ou então mostrou não ser tudo. Os romanos tinham um ditado: Quod hoc ad aeternitatem? (que significa: O que é isso comparado com a eternidade?). Do mesmo modo, a 12ª Casa nos lembra  constantemente que todas as alegrias desejam ser infinitas.

A 12ª Casa (junto com as outras casas de Água, a 4ª e a 82) tradicionalmente revela padrões, anseios, instâncias e compulsões que operam em níveis abaixo do conhecimento consciente, e mesmo assim influenciam significativamente nossas escolhas, atitudes e diretrizes na vida. Empilhadas em nossa memória inconsciente, experiências passadas colorem a maneira como vemos e achamos o mundo. Mas a que distância para trás estas influências do passado se originam?

Em alguns casos, os planetas e os signos na 12ª Casa podem contar com o que os psicólogos chamam de "o efeito umbilical". Segundo esse conceito, o embrião em desenvolvimento é receptivo, não só a substâncias físicas que a mãe ingere mas é também afetado pelo seu estado psicológico geral durante o período de gestação. Suas atitudes e experiências são transmitidas através do cordão umbilical ao feto, dentro do útero. A natureza do que é transmitido à criança desta maneira é mostrada pelos posicionamentos da 12ª Casa. Se Plutão se encontra aí, a mãe pode ter sofrido alguma experiência traumática durante a gravidez. A criança nasce então com uma sensação de perigo de vida e uma incômoda apreensão de que a condenação está logo ali, virando a esquina. Não existe memória consciente da origem dessa atitude; existe apenas a vaga impressão do que é esta vida. Por exemplo, recentemente acompanhei o caso de uma mãe grávida com um diagnóstico de tumor no cérebro. Sua filha nasceu com Plutão na 12ª Casa e a mãe morreu logo depois de seu nascimento.

E o que aconteceu antes do útero materno? Muitos astrólogos se referem à 12ª Casa como a "casa do carma". Os reencarnacionistas acreditam que a imortal alma humana encontra-se num caminho de aperfeiçoamento e de retorno à sua origem que não pode ser completado no curto espaço de uma vida. Leis definitivas, em vez do acaso, operam para determinar as circunstâncias de cada tempo de vida ou de cada estágio de nossa residência provisória. Em cada nova encarnação trazemos conosco aquilo que colhemos em experiências de vidas anteriores, bem como as capacidades latentes que aguardam desenvolvimento. Causas colocadas em movimento em existências anteriores afetam aquilo que encontramos na presente. A alma escolhe um determinado tempo para nascer, pois as normas astrológicas estabelecem as experiências necessárias para o presente estágio de crescimento. Neste sentido, todo o mapa representa o nosso carma — tanto o que provém do resultado de nossas ações passadas como o que é necessário despertar em nós para continuar. Mais especificamente, a 12ª Casa mostra o que estamos "trazendo" do passado que vai operar nesta vida seja como débito ou como crédito em nossa conta.

Difíceis posicionamentos de 12ª Casa podem indicar antigos "pontos fracos" e energias mal utilizadas em vidas anteriores, e que ainda temos de aprender a usar sabiamente na atual. Posicionamentos positivos nesta casa sugerem qualidades entranhadas que nos servirão vantajosamente nesta vida como resultado de "trabalho" feito sobre elas no passado. Com relação a esta teoria, alguns astrólogos chamam a 12ª Casa de "autossustentação ou autodestruição". Por exemplo, um Marte ou Áries nesta posição, poderia significar que o egoísmo, a impulsividade ou a pressa tenham sido um problema no passado e a continuação de tal comportamento poderia ser a causa de uma "queda" nesta vida. Por outro lado, numa 12ª Casa bem aspectada, Marte sugere que as qualidades positivas dele, tais como coragem, força e franqueza, já foram aprendidas e que sustentarão o nativo em tempos difíceis, aparecendo justamente quando são mais necessárias. Aspectos mistos a posicionamentos na 12ª Casa mostram que o efeito deste planeta ou desta energia fica, de algum modo, em suspenso como que sendo testado para ver como manipulamos este princípio. Se o usamos sabiamente, seremos premiados; se desgastamos o planeta ou o signo em questão, as consequências tendem a ser bastante severas.

Referindo-nos ao "efeito umbilical" ou à teoria do carma e da reencarnação, os posicionamentos da 12ª Casa descrevem influências que recaem sobre nós de causas e origens que obviamente não podemos lembrar ou ver. Através da 4ª Casa de Água herdamos ou retemos vestígios de nossa ancestralidade. Na 12ª Casa, é possível que sejamos receptivos a uma combinação ou memória ainda maiores — aquilo que Jung chamou de "inconsciente coletivo": a memória inteira de toda a raça humana. Jung definiu o inconsciente coletivo como "a precondição de cada psique individual, do mesmo modo que o mar é o transportador da onda individual". De alguma maneira, como é mostrado na 12ª Casa, cada um de nós está ligado ao passado, trazendo registros de experiências muito anteriores àquelas que conhecemos pessoalmente.

Além do resíduo do passado, no entanto, o inconsciente coletivo é também um reservatório de potenciais latentes à espera de serem extraídos. Colin Wilson escreve que "a mente inconsciente pode incluir todo o passado do homem, mas inclui também o seu futuro". A mente inconsciente é mais do que um mero reservatório de ideias, impulsos e desejos reprimidos ou queimados; é também a fonte de "potencialidades de conhecimento e experiência" que o indivíduo ainda quer contactar. A 12ª Casa, em outras palavras, contém tanto o nosso futuro como o nosso passado.

Algumas pessoas com posicionamentos na 12ª Casa atuam como mediadoras e transmissoras de imagens universais, míticas e arquetípicas que giram no nível do inconsciente coletivo. Em vários níveis, artistas, escritores, compositores, atores, líderes religiosos, curandeiros, místicos e profetas atuais tocam este reino e se tornam os veículos de inspiração para outros. Com aquilo que eles sintonizaram, tocam o acorde certo, que então ressoa dentro de nós, tornando-nos capazes de compartilhar de sua experiência. Inúmeros exemplos de mapas com
posicionamentos na 12ª Casa ilustram este fenômeno: o compositor Claude Debussy com a sensual Vênus em Leão na 12ª Casa; William Blake com a imaginativa e sensível Lua em Câncer nesta casa; o poeta Byron — cuja maneira expansiva e jocosa de usar a palavra, a rima e a forma, revigorou todo o movimento romântico — tinha Júpiter em Gêmeos na 12ª Casa; e o visionário Pierre Teilhard de Chardin com Sol, Netuno, Vênus, Plutão e a Lua todos na 12ª Casa são apenas alguns casos explicativos.

É como se as energias da 12ª Casa não tivessem de ser usadas somente para fins pessoais. É possível que nos seja pedido expressar este princípio pelo bem dos outros, não só para nós. Por exemplo, se Marte se encontra nesta posição, podemos fazer o papel de batalhadores da causa de outros. Neste sentido, anulamos o nosso Marte ou o oferecemos aos outros. Mercúrio na 12ª Casa entende as preocupações dos outros ou serve de porta-voz a eles.

Algumas pessoas, através dos posicionamentos da 12ª Casa, levam o que pode ser chamado de "vidas simbólicas". Seu modo de vida individual reflete as tendências ou os dilemas numa atmosfera coletiva. Por exemplo, Mahatma Gandhi com Sol em Libra na 12ª Casa tornou-se o pensamento vivo do princípio libriano de coexistência pacifica para milhões de pessoas. Urano na 12ª Casa do mapa de Hitler tornou-o excepcionalmente aberto a ideologias que pairavam no ar naquele tempo.

Bob Dylan tem Sagitário na cúspide da 12ª Casa e seu regente, Júpiter, na 5ª, a área do mapa relativa à expressão criativa; através de sua música ele foi a boca e a inspiração de muitas das tendências de contra-cultura dos anos 60. Uma mulher negra com Urano em Câncer na 12ª nasceu e cresceu numa parte da Inglaterra em que praticamente só havia brancos. Tendo de integrar-se na vida da cidade, ela não estava lidando somente com seu próprio dilema pessoal, mas também lutando pela causa de muitos outros negros.

A 12ª Casa tem sido chamada de a casa dos "inimigos secretos" e das "atividades por baixo do pano". Isso pode significar literalmente pessoas que intrigam ou conspiram contra nós. No entanto, mais parecem ser fraquezas ocultas ou forças dentro de nós mesmos que minam a realização de nossos objetivos e metas conscientes. Enfim, impulsos inconscientes como mostrados pelos posicionamentos da 12ª Casa são também capazes de impedir a realização de nossas aspirações conscientes. Por exemplo, se um homem tem a Lua e Vênus na 7ª Casa existe uma forte ansiedade por estar junto a outra pessoa em relacionamento íntimo; por outro lado, se este homem tem também Urano na 12ª, isso sugere que inconscientemente pode haver um tão forte desejo por liberdade e independência que ele vai sabotar de algum modo qualquer tentativa de estreitar laços afetivos. Em geral, em qualquer luta entre aspirações conscientes e inconscientes, o inconsciente vence. Neste caso, o indivíduo pode ser costumeiramente atraído por mulheres que não são livres para casar ou que, por alguma razão, não retribuem seus avanços. Desta maneira, o impulso de continuar independente (Urano na 12ª) mantém-se vitorioso sobre as necessidades conscientes. Se existem pressões morais conscientes dentro de nós, podemos fazer algo para regulá-las e alterá-las, caso assim o desejamos. Se não estivermos conscientes de certos impulsos e regras, estes abrem caminho para nos dominar e controlar. Aquilo que é inconsciente dentro de nós tem uma habilidade de vir por trás e nos atingir na cabeça. Por este motivo, não importa o quanto tentemos, algumas metas conscientes são continuamente bloqueadas e precisamos examinar a 12ª Casa para encontrar uma pista da razão pela qual isso acontece.

A ligação da 12ª Casa com instituições tem sentido à luz das várias conotações desta casa já discutidas até agora. A 12ª Casa mostra o que está escondido ou o que se encontra por trás das coisas, como hospitais e prisões são, em parte, lugares onde determinadas pessoas vivem segregadas da sociedade.

Aqueles que têm difíceis posicionamentos da 12ª Casa podem desmoronar sob a pressão da vida ou cair sob a presa de poderosos complexos inconscientes que irrompem na superfície, resultando numa necessidade de serem assistidos e contidos. Outros são postos de lado por serem considerados perigosos ao bem estar da sociedade. Em qualquer desses casos, a vontade de uma autoridade maior é forçada sobre eles conforme o princípio da 12ª Casa de submissão individual a algo maior do que o self. Uma hospitalização ou um período de afastamento da vida pode ser necessário para restabelecer o equilíbrio psicológico e físico, tornando a pessoa novamente inteira — outro princípio da 12ª Casa. Experiências em orfanatos, hospícios e tratamento de deficientes também aparecem via 12ª Casa.

Não é estranho encontrar pessoas com posicionamentos nesta casa trabalhando em tais instituições. Servir a outros menos afortunados que eles é a expressão prática da compaixão e da simpatia que a 12ª Casa confere. A Igreja, certas obras de caridade ou a vida monástica são outras esferas que absorvem a pessoa que sente ser este o seu chamado para sacrificar ou dedicar a vida a Deus ou ao bem-estar dos outros. Os reencarnacionistas acreditam que um mau carma passado pode ser redimido através de boa vontade e serviços desse tipo. Como já mencionamos, a 12ª Casa dá acesso ao arquivo coletivo de experiências passadas de geração em geração. Por isso, não é de surpreender que os guardiões deste armazém, aqueles que trabalham em museus ou bibliotecas, tenham muitas vezes posicionamentos próprios da 12ª Casa.

Não seria correto discutir a 12ª Casa sem mencionar mais uma vez a pesquisa feita por Michel e Françoise Gauquelin.6 Eles analisaram as carreiras de esportistas vitoriosos e encontraram uma correlação de Marte na 12ª Casa.

Cientistas e médicos também tendem a ter Saturno nesta posição. Escritores têm a Lua, e atores, Júpiter. Baseados em seus estudos, tudo indica que planetas na 12ª (e até certo ponto na 9ª, 6ª e 3ª casas) determinam significativamente o caráter e a profissão do nativo. Isso surpreendeu muitos astrólogos que achavam que posicionamentos na ls ou 10ª Casa deveriam ser
mais fortes neste aspecto.

No entanto, será que tais descobertas são tão estranhas do ponto de vista que entendemos ser o da 12ª Casa? Se existe uma ânsia de "dar" tudo o que está na 12ª a outras pessoas, segue-se que poderíamos fazer carreira com base nos princípios ali contidos. E mais: se a 12ª Casa indica energias na atmosfera coletiva, às quais somos sensíveis, é provável que nosso caráter e expressão reflitam isso. Esportistas captam a ansiedade coletiva de competir e chegar primeiro (Marte). Escritores sintonizam a imaginação coletiva (Lua) e cientistas servem à necessidade coletiva para classificar e estruturar (Saturno).

Uma vez que a 12ª Casa tem relação com a religação a algo caro e divino, um indivíduo pode vivenciar um planeta nesta posição com a chave ou a passagem para a grandeza e a autotranscendência. Naturalmente, a pessoa gostaria de desenvolvê-la.

Em algum nível, ela pode acreditar que as portas do paraíso são abertas através da superação de qualquer princípio da 12ª Casa. A profunda ânsia, totalidade e imortalidade que existe em todos nós é a incitação que motiva a realização através dos planetas da 12ª Casa.

Para algumas pessoas, uma ênfase na 12ª Casa contribui para a falta de uma clara identidade, uma nebulosidade, vidas sem diretrizes, sacrifícios, sensação de opressão por parte de impulsos inconscientes ou subjacentes soltos na atmosfera, e um falso senso do valor do sofrimento e do auto-sacriffcio. Por outro lado, o conceito da 12ª Casa de entregar-se ao sentimento de ser um self separado, dá vida à verdadeira simpatia e compaixão, a serviços altruístas, inspiração artística e, finalmente, à capacidade de estar num todo maior.

Na 11ª Casa teorizamos sobre a unidade e a falta de conexão de toda a vida. Em princípio isso é reconhecido. Na 12ª Casa, o mistério da nossa unidade com o resto da criação é percebido diretamente com todas as células do corpo. Toda a existência é sentida como parte de nós mesmos, do mesmo modo como as partes do nosso corpo são partes de nós. Com tal conhecimento, seria difícil ferir inadvertidamente outra pessoa como o seria cortar fora um de nossos dedos.

Consequentemente, achamos que aquilo que deve servir ao nosso bem-estar individual servirá invariavelmente para o bem do todo.

Uma antiga história ilustra o lado positivo da 12ª Casa. Um homem tem permissão para visitar o paraíso e o inferno. No inferno ele vê uma grande reunião de pessoas sentadas em volta de uma longa mesa posta, com comida farta e gostosa; no entanto, as pessoas são pobres e esfomeadas. Ele logo percebe que a razão de se encontrarem em estado desesperador é que as facas e os garfos servidos são maiores que os braços dos comensais. Como resultado disso, eles são incapazes de levar a comida à boca e de se alimentar. Depois, mostra-se ao homem o paraíso. Ele encontra a mesma mesa posta ali com os mesmos longos talheres. No paraíso, porém, em vez de as pessoas estarem somente preocupadas em se alimentar, cada uma usa seus talheres para alimentar ao próximo. Todas elas estavam bem alimentadas e felizes.

Enquanto não perdermos totalmente nossa própria identidade pessoal ou o sentido de nossa individualidade única, temos de vivenciar, tomar conhecimento, honrar e nos ligar aquela parte de nós que é universal e ilimitada. Afinal, o truque é nadar nas águas da 12ª Casa sem afundar.

Emergimos da matriz universal da vida, nos estabelecemos como entidades individuais e, depois de tudo, achamos que somos realmente uma coisa só com a criação. Quer nossa conexão com o todo maior seja vivenciada conscientemente quer não, através da 12ª Casa é inevitável que nosso corpo físico morra e se desintegre. Quando o corpo morre, morre também o sentido de termos uma existência física separada. De um modo ou de outro, retornamos ao solo coletivo do qual viemos. O que havia no começo há no fim. Voltamos ao Ascendente para recomeçar uma nova volta da espiral.