quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Astrologia e Sexualidade: Plutão na Casa 5 Natal


Quando Plutão está colocado na Casa 5 do Mapa de Nascimento, a expressão física da sexualidade é especialmente importante e completamente intensa, mas talvez não seja possível encontrar uma regularidade sexual. Por causa deste problema, as pressões internas podem ser tão intensas que toda vez que a pessoa encontra uma oportunidade para a liberação sexual a experiência pode ser considerada opressiva pelo outro lado.

Tentar não exercer pressão sobre o foco do desejo pode criar problemas e dificuldades. Pode fazer com que o(a) parceiro(a) numa situação sexual não esteja pronto(a). Corre-se o risco de arruinar o relacionamento negando ao outro lado o fôlego necessário.

Quando encontra a oportunidade para a expressão sexual, será feliz com quem possa compartilhar da profundidade e da intensidade da experiência como é para si. Tal parceria levará a uma compreensão das profundidades mútuas e uma participação, um dentro do outro, de forma intensa.

O cuidado para o balanceamento dos ritmos entre os partners é completamente importante. Desta maneira a pressão edifício e a liberação propiciarão um encontro e ninguém sentirá a frustração de estar fora da sincronia.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Aquário


Aquele que apresenta o Sol em Aquário em seu Mapa de Nascimento é um amante muito compreensivo, com uma habilidade especial de ser útil quando o outro está tendo dificuldades emocionais. Sua simpatia e tolerância para com as manias do outro podem até mesmo parecer excessivas em algumas pessoas. Mas ele estabelece uma linha de tolerância e quando um partner a ultrapassa, encontrará problemas para continuar obtendo tais benevolências.

Aquele que tem tal configuração pode apreciar uma grande variedade de experiências sexuais, caso se limite a um único parceiro, tal pessoa deve apreciar o amor como uma aventura continuamente em mudança, não apenas como uma série de repetições, mesmo que estas sejam realizadas de modo afetuoso.

Não é o tipo de pessoa que possa ser submetida intelectual ou emocionalmente, assim, deve ter um parceiro que respeite sua liberdade, e esse respeito aproximará do seu amante. A liberdade e a igualdade verdadeiras fazem uma aproximação, uma comunhão da mente e do corpo que não podem ser alcançados em nenhuma outra maneira no caso da pessoa com esta configuração.

Conseguir o nível de comunicação que deseja exige um contato em muitos outros níveis com seu parceiro, assim que uma relação torna-se estreita com o tempo. Uma vez estabelecido tal vínculo, terá uma boa duração e será forte o bastante para suportar os sobressaltos mais pesados do cotidiano.

Embora busque o sexo por porque satisfaz naturalmente, Sol Natal em Aquário é capaz de continuar um romance sem nenhum contato sexual de todo. Pode transmitir a mesma comunhão profunda e amor através de outros canais da expressão. Assim é a essência do amor para tal pessoa.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Áries


Sua movimentação interna impetuosa faz a força da motivação em todo o relacionamento. Tende a ter tanta energia física e sexual que você pode despertar toda a sorte dos sentimentos em seu parceiro, mesmo que os sentimentos estejam por muito tempo adormecidos.

Seria uma boa idéia, entretanto, depositar seus fogos aos poucos. Se transbordar com energia excessiva, seu parceiro pode cansar-se mais rapidamente, fisicamente e emocionalmente. Isso deve ser levado em consideração. Uma aproximação mais calma seria uma para todos os lados, porque seu apetite para a experiência é voraz; e é essa voracidade que impede saborear cada momento valioso de um romance.

É sábio ler sobre a técnica sexual ou aprender melhor o começo e os complementos dos atos sexuais, porque o entusiasmo ansioso deixa de lado frequentemente detalhes importantes dos momentos de amor. Encontrará a riqueza do prazer no sexo se conseguir retardar e degustar cada etapa, mesmo que a alta energia estejam empurrando para ir mais rapidamente ao fim. Esse calor de alta intensidade interna pode aumentar os detalhes de amor se há domínio sobre ele.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Touro


Uma pessoa que observa o amor em termos de consistência, posse e resistência. O amor é algo como parcelas de bom tamanho a serem recolhidas e guardadas para si.

Um coração generoso com o parceiro que irá ao longo do relacionamento oferecer favores esperando um retorno em termos mais de lealdade ou consistência do que de generosidade física, embora prefira desfilar com alguém fisicamente chamativo.

Escolheria bem a um amante que fosse emocionalmente adaptável, porque não é uma pessoa de ceder muito; quando encasqueta com uma coisa, permanece nisso. Dois teimosos fazem um relacionamento controverso.

O parceiro ideal seria alguém que aprecia a variação sexual, alguém que pode o introduzir aspectos novos e emocionantes do lovemaking. Geralmente esta configuração indica uma grande capacidade para a apreciação sexual, mas não é do seu estilo iniciar experiências. Será mais feliz se a iniciativa vier do outro.

Raramente cai na armadilha da inveja. Avalia os sentimentos do seu amante sobre você pela ótica da castidade e fidelidade, acima da técnica amorosa. Por este motivo, seria interessante uma pessoa descontraída ao lado.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Gêmeos


Aqui tem o potencial para uma variedade larga de experiências sexuais; certamente, não haverá verdadeira satisfação com a repetição de estilos, o mesmo tipo de coisa repetidamente. Isto não significa que exige um número de amantes considerável para tal variedade, mas dentro de um relacionamento precisa a estimulação da mudança de modo a evitar o enfado sexual. Seria sábio escolher um parceiro que apreciasse a experimentação constantemente ou fosse disposto a aprender e tentar descobrir o que este aqui deseja em meio aos seus delírios explicativos.

Entretanto, o sexo não é a forma mais importante da expressão de Sol em Gêmeos. Este deveria evitar os amantes que consideram importante, como tantos consideram, que a intensidade sexual seja o indicador do sucesso em um relacionamento. Para Sol Natal em Gêmeos, o sexo é recreação antes de tudo e precisa um parceiro com uma aproximação rápida que se torne envolvente em outras maneiras também, além de sexo.

Não é importante que o amante seja amigo, porque não importam muito os laços dessa natureza para dividir a cama. O que realmente importa que sexo sozinho não é bom. Precisa desesperadamente de alguém que seja sujeito e objeto do desejo para uma busca de uma unidade mesmo que efêmera e ilusória. Um rápido momento de encontro de delírios e isso nunca pode acontecer sem a sensação do toque profundo que não pode acontecer no quarto sozinho.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Câncer


Tendência a ser auto-protetor em seus relacionamentos ou, se motivado, pode procurar as complicações apenas em sentidos altruístas, às vezes demasiado complexo em suas complicações emocionais.

Provavelmente manterá seus relacionamentos significativos completamente confidenciais ou não assumidos, de modo que o mundo exterior seja pouco susceptível de saber o que está acontecendo realmente em sua vida emocional. A vantagem é que ninguém poderá interferir em seus casos pessoais, mas igualmente não pode haver nenhuma ajuda quando precisar do auxílio ou a simpatia emocional.

O cuidado e o bem estar físico de seu parceiro são muito importantes, e Sol Natal em Câncer pode ser generoso ao ponto pródigo, embora tente não deixar sua generosidade parecer demasiado aparatosa. O que quer é fazer um bom efeito em seu parceiro, para não mostrar o seu reconhecimento.

Com Sol Natal em Câncer a pessoa quer cercar e envolver um amante, assim que encontrar alguém que não é demasiado independente, alguém que não se sinta irritado por seus símbolos constantes de afeição (seus totens), que alguns poderão considerar demasiado se aderir ao possessivo. Certamente, os símbolos ou as lembranças físicas de um amor do passado pode tornar-se simbolicamente importantes para você (um paradigma amoroso), que pode desencadear em algum feiticismo emocional não admitido.

É muito importante equilibrar com cuidado sua vida emocional, de modo que seja, nem demasiado fechado, nem aberto em demasiado. A intimidade fechada, que às vezes beira o doentio, não quer seus desejos e sentimentos expostos ao público. Sua personalidade pode ser comparada ao símbolo animal deste signo: o caranguejo.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Leão


Leo é o signo dos amantes, e o Sol aqui dá sua benevolência, generosidade e encanto à personalidade. Sol em Leo dá e recebe o amor livremente, cerca seu parceiro com ternura e afeição.

Quem tem esta configuração deve estar especialmente ciente das atenções que seu amante gosta e as que desagradam. Sua tendência inata é dar afeição, que pode impulsionar ou oprimir. Pode exagerar ao oferecer uma boa coisa e não esperar seu amante retornar suas afeições. Mesmo o amor o mais profundo pode ser expresso de maneiras diferentes, que Sol em Leo nem sempre entende o que é, pois considera que tudo sabe sobre o amor. Poucas pessoas são tão abertas e diretas como sol em Leo e, assim, será necessário encontrar uma sintonia de comunicação com a outra pessoa.

Embora não possa ser o parceiro dominante em todos os relacionamentos, dará ao parceiro abundância em todos os sentidos. Não poderá ser confinado ou restrito em suas ações. Trata-se aqui de uma pessoa muito leal, contanto que tenha liberdade de ser. Sol em Leo deve igualmente conceder o mesmo direito a seu amante e evitar a possessividade ou a inveja. A lealdade vem do coração, e Sol em Leo saberá dos sentimentos um pouco mais do que das ações.

Sempre que Sol em Leo tem problemas em um relacionamento, irá analisá-los com seus sentimentos, não com sua mente. Então seu esplendor interno pode dissipar as nuvens emocionais mais escuras.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Sagitário


É muito importante para Sol em Sagitarius tornar-se envolvido com um amante. A longo prazo, o sexo ocasional não terá muito interesse nem recompensa porque, para Sol em Sagitarius, o sexo físico é uma expressão da estagnação e da comunicação, não apenas a satisfação de um apetite físico, não importa quão forte seja o impulso. Conseqüentemente será mais feliz se puder compartilhar interesses intelectuais com seu parceiro em um relacionamento durável.

Certamente, o crescimento e uma comunicação de continuidade tomam a precedência sobre relações físicas em uma parceria. Sol em Sagitarius não pode derivar a apreciação completa do sexo quando não está realmente sintonizado com seu amante. Mas quando sente próximo de seu parceiro, o desejo sexual é aumentado consideravelmente.

Sol em Sagitarius deve procurar um parceiro que não tome o sexo demasiado a sério, alguém que vê nele um amigo. Não gosta de ser pressionado com relação ao sexo quando sua mente está em algo mais além. Sol em Sagitarius apreciaria um amante com quem possa passar o tempo, trabalhando, jogando, pesquisando, aprendendo. Sagitário é o signo do conhecimento e o Sola aqui conduz o “Eu Sou” para um aprendizado constante e contínuo.

A palavra chave sobre sua atitude para o amor é “compartilhar” mais perto, mais caro e mais íntimo, enquanto amigável em seu relacionamento de amor, mais feliz ele será.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Virgem


De todos os signos solares, Sol em Virgo é o perito no cuidado e na alimentação de um amante. Ele irá em grandes proporções e o mais perfeitamente encontrar e fornecer o que quer que satisfaz seu sócio.

Sol em Virgo igualmente depositará um elevado valor sobre um amante que esteja ciente do que o satisfaz. Deve, entretanto, fazer uma tentativa particular de deixar seu amante saber apenas ele o faz feliz, porque outras pessoas não serão tão observadoras quanto Sol em Virgo.

O que Sol em Virgo considera uma negligência pode apenas ser um descuido. Não esperará seu amante tropeçar acidentalmente em sua tara favorita; deixará seus gostos e desejos conhecidos desde o começo.

Sol em Virgo procurará encontrar um amante que seja muito meticuloso em ser fisicamente leal. Ter mais de um caso simultâneo seria difícil para Sol em Virgo, porque ele quer dar a cada um a tal atenção detalhada. Consequentemente Sol em Virgo ficará mais confortável com um caso de longo prazo que lhe dê a abundância de oportunidades para estruturar o relacionamento.

Para Sol em Virgo, uma parceria é como uma casa. Quanto mais cuidadosa é a habilidade de construir o edifício ele, mais agradável é a recompensa de viver dentro dessa construção.

Dar e receber presentes, particular presentes feitos à mão; ou objetos únicos e/ou desejados secretamente, que podem ser a oportunidade de uma expressão muito poderosa do amor para ele.

Sol em Virgo prefere encontrar o tipo de comunicação seu parceiro prefere e dirigir suas energias de amor por ali.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Capricórnio


É um parceiro muito constante e de confiança em um relacionamento de amor. Quando assume um compromisso, pretende fazer de tudo por ele. Mas não se compromete apressadamente; um amante potencial terá que persuadi-lo está pronto para um envolvimento amoroso.

Quando é, enfim, quer viver até suas expectativas, porque está disposto a dar completamente de si.

Não é um parceiro descontraído. Demanda muito do outro, tanto quanto de si mesmo. Ninguém é tão consistente ou forte, entretanto, leva em conta as manias e fraquezas humanas antes de julgar seu parceiro.

Para a felicidade no longo prazo, seria bom encontrar um amante cujos estilo e a personalidade fosse completamente diferente da própria, para injetar continuamente o frescor e a originalidade no relacionamento. Poderá ser um fator de estabilização e uma base emocional para tal parceiro. Assim seu amante poderá permitir maior expressão emocional dentro do relacionamento.

Tende a sustentar nos sentimentos o que gostaria de comunicar, assim precisa de um companheiro sensível que possa explorar as profundidades de sua personalidade sem pisar em áreas delicadas que não estão prontas para compartilhar.

Apesar da vulnerabilidade interna, deve permanecer dono de seus sentimentos a fim de dar arte ao relacionamento.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Libra


O que quer em um relacionamento é um crescimento e um desenvolvimento contínuos. Se as modalidades de uma comunicação e da expressão entre os amantes não mudam e não evoluem continuamente, Sol em Libra tornar-se frustrado com o relacionamento.

Conseqüentemente, deve evitar um amante que queira um relacionamento morno, confiável, seguro. O é desejo para a mudança. Deverá procurar uma pessoa mais aventurosa que esteja procurando sempre coisas novas para tornar a relação mais picante e mantê-la em movimento.

Não deve desapontar-se se alguns relacionamentos vão por água abaixo por causa deste impulso para a mudança. O melhor teste para um relacionamento feliz é quando cada um dos pares pode equilibrar entre evolução e estabilidade.

Se conseguir tal equilíbrio será certamente uma exploração no reino das emoções e da comunicação interpessoal, e aprenderão muito mais do que a maioria das pessoas sobre o que faz um relacionamento bom ou mau. Por causa deste conhecimento, poderá guiar seu parceiro nas áreas que compreende tão bem. Nesse caso deve sutil em sua aproximação, especialmente se seu amante não responde facilmente ao sentido.

Se os amantes são criativos e mutuamente responsivos dentro de seu relacionamento, o amor será uma aventura continuamente emocionante.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Escorpião


De todos os signos solares Scorpio é o mais identificado com a sexualidade. Sente a vida intensa e precisa expressar suas paixões em tudo que faz. Em um relacionamento do amor quer tudo ou nada. Não quer saber de posição intermediária.

Sua movimentação é para o poder, tem habilidade para manipular o outro de maneiras menos do que óbvias. Será tentado a usar seu magnetismo sexual para ganhar a vantagem material ou psicológica sobre seu amante. Por este motivo você pode atrair os sócios menos sofisticado cuja ingenuidade permite que esteja no comando. Mas logo cansará do jogo e procurará por algo mais significativo a longo prazo

Normalmente é muito claro sobre o que deseja, e sabe que vale a pena esperar muito tempo para conseguir o que satisfaça. Isto pode parecer frio para aqueles que querem conhecê-lo mas não consegue entender a sua natureza reservada. Poderia explicar para essas pessoas que simplesmente precisa estar só muita vezes. Esta pequena cortesia pequena dar muito suporte a partir de outros que podem ajudar.

Amadurecendo, os interesses tornar-se-ão mais ferventes em alguma área que você focar.

Tende a imergir-se em um relacionamento, a seguir uma transformação por este relacionamento, e torna-se finalmente completamente destacado dele.

Astrologia e Sexualidade: Sol Natal em Peixes


Peixes é o mais empático e psiquicamente afinado amante. Por amor fará qualquer sacrifício.

Mas deve ter limites para ajudar ou cooperar com seu amante, pois poderá considerar-se um capacho. Deverá fazer um esforço especial para determinar os limites de personalidade do seu companheiro como também o seu próprio limite, para com seu naturalmente psíquico e empático talento, pode misturar-se com seu companheiro tanto que poderá perde seu próprio sentido de ser.

Tende a idealizar o amor e o amante. A importância da unidade com o amor pode exceder em valor a comunicação sexual ou intelectual.

Deve procurar por um companheiro cujos pés estão realmente no chão, o que fornecerá uma firme fundação para levar adiante o seu amor.

Aqui sexo é um caminho para atingir o espírito do seu amante. E uma relação nunca termina pode ser capaz de continuar uma relação mesmo em estado platônico.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Áries


É uma pessoa altamente responsiva que tende a tomar decisão relâmpago em assuntos do coração. Não é provável perder um amante por compor sua mente demais lentamente, mas a pressa pode levar a fazer coisas que deveriam ser evitadas. Não dói nada olhar antes de pular.

Não existe graduação aqui. Tudo começa com força total e continua assim até o fim. Aprecia envolvimento sentimental ininterrupto, Mas seria bom aprender a compassar melhor as coisas. Seu amante pode não ter tanta energia e poder perder o seu ritmo depois de um tempo. Também, uma relação muito intensa pode virar obsessiva ou prematuramente queimar. Lembrar que tem o resto de sua vida para apreciar seus prazeres.

Tem um apetite forte para qualquer coisa nova e que excita um relacionamento, tem um talento especial para manter o espírito de um caso recente. Tenta qualquer coisa para dar fôlego nesse romance novo, não necessariamente porque é difícil, mas simplesmente porque é novo, e porque não tentar? Isto pode conduzir às aventuras infinitas, mas cuidado para não deixar para trás seu amante, ainda tentando respirar a sua última experiência.

Um líder natural no amor que tem sempre maneiras novas e interessantes de expressar suas afeições. Apenas deve estar certo que o amante pode acompanhar seu passo.

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Touro


Uma pessoa de grande substância emocional; fornece um ombro excelente para um amante. Não é irritado facilmente ou rapidamente, mas uma vez que seu ira é despertada, torna-se um antagonista formidável com uma memória longa e larga para queixas e culpas.

Conseqüentemente é uma boa idéia arejar imediatamente todas as diferenças com seu amante, porque de outra maneira elas podem pesar no relacionamento mais tarde.

Não se apressa em um romance, preferindo construí-lo em estágios cuidadosos. Então, mesmo depois que o caso se acaba, uma amizade morna e durável continuará.

Sua preferência é para a simplicidade direta em um relacionamento. Os rituais de cortejo elaborados não são do seu estilo, porque apenas parecem confundir a situação.

Não pode insistir na fidelidade total, mas quer seu parceiro dizer a verdade todas as vezes, assim sabe direitinho onde está. Em retorno, Lua em Touro é escrupulosamente honesto com seu amante, mesmo quando isso é maléfico, porque acredita que um relacionamento duradouro deve ser baseado na honestidade.

Em um relacionamento é o sal da terra, um amigo e o amante, seu parceiro, pode sempre depender de Lua em Touro, mesmo em épocas difíceis. Lua em Touro não se compromete levemente e, quando você dá sua palavra, esta é um compromisso dado no amor.

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Aquário


Embora seu temperamento seja razoavelmente uniforme, há potencial para uma variedade ilimitada em suas respostas a um amante, dependendo de seu parceiro e da posição que se encontram.

Não vai simplesmente junto com o que seu parceiro pede, entretanto, em cada situação é verdadeiramente criativo e responsivo, um parceiro muito bom na inventiva emocional e sexual do relacionamento.

Prefere um parceiro seja um desafio. Não gosta do ‘prato-feito’. Se tudo é predeterminado, sentirá tudo demasiado espasmódico. Estará mais feliz se puser elaborar os problemas em conjunto. Lua em Aquário é um jogador que cria os papéis do jogo ao invés de submeter-se aos papéis criados pelas pessoas.

Um amante verbal e inteligente seria o ideal. Se os dois puderem analisar o caso em algum detalhe, compreenderá e apreciará mais o relacionamento. Sua resposta sexual está filtrada pela mente e se algo está na obscuridade não terá paridade sexual.

Estará mais feliz em um relacionamento que tenha a abundância da hora que se deseja. Nos casos do coração, o tempo está a seu lado.

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Gêmeos


É muito flexível e adaptável sexualmente; participa feliz em qualquer forma de amar e isso satisfaz seu parceiro. Poderia transformar-se um perito em técnica sexual.

Não deve deixar os elementos físicos sexuais interferir superar o lado emocional do amor. Uma comunicação às vezes mais profunda começa perdida nas complexidades de um desempenho sexual pirotécnico, e para essa razão pode ser melhor mantê-la simples e sincera.

Ao falar sobre sexo, não encontra problema em discuti-lo abertamente na busca de como melhor satisfazer. Seu parceiro deve ter senso de humor, porque se vier alguém que toma o sexo muito seriamente e só raramente disposto falar muito sobre os assuntos sexuais, estranhará bastante.

Deve escolher um parceiro que não seja demasiado possessivo, porque Lua em Gêmeos tem necessidade de liberdade.. Deverá ter cuidado com relação o futuro compromisso pessoal, porque um amante pode levar mais a sério um relacionamento do que realmente é e isso pode causar problemas. Dar tempo ao tempo farão o relacionamento ir mais facilmente.

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Câncer


Tem uma natureza muito simpática, sempre disposto escutar problemas e amarguras.

Durante a juventude pode ser muito com pessoas com dificuldades emocionais, que podem ser um grande dreno de sua força pessoal. Com a idade, aprende evitar tais pessoas, mesmo quando atraído. A melhor maneira de evitar tal problema é tomar o caminho do meio, se possível.

Sentirá grande satisfação em ajudar consolando um amante incomodado. Isso estará muito bem enquanto é possível contornar os problemas que trazem para si, que podem tomar conta de si. Em um relacionamento equilibrado, poderá servir de refúgio para seu parceiro sem ser um capacho.

Poderá estar envolvido em vários relacionamentos simultâneos. Não porque quer a variedade, mas porque não consegue terminar seus relacionamentos.

Os amantes antigos tendem a continuar vivendo em sua imaginação. Uma vez que estabeleceu um relacionamento, embora a qualidade e a natureza de seu amor possam flutuar consideravelmente, tal relacionamento nunca morrerá.

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Leão


uito aberto e maduro para parceiro. É entusiástico e que parte do amor como princípio. Certamente, deverá muitas vezes moderar a força de suas reações naturalmente apaixonadas, porque podem ser mais veementes do pretende ou que seu amante espera.

Seu parceiro deverá apreciar recolhimentos sociais, porque Lua em Leão floresce na companhia e se sente não realizado quando sozinho por muito tempo. Precisa a estimulação e a atenção de outro a fim manter-se em um ritmo criativo.

Geralmente é um otimista, o que ajuda o lado físico de um relacionamento. Mas seu otimismo pode fazer com que prolongue um caso que não pode controlar, na premissa que algo virá resolver a situação de um modo feliz.

Fisicamente e emocionalmente, aprecia a presença e o amor de muitas pessoas diferentes, mas confiará sua lealdade e o amor verdadeiramente sentido a uma pessoa somente. Para esta sorte do relacionamento, seu parceiro especial deverá compreender como Lua em Leão sente e minimizar todos os sentimentos da inveja mesquinha. Nesse caso terá a certeza de um relacionamento longo e profundo.

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Virgem


Estabelece padrões bastante específicos do que deseja de um amante. Tende a ser cauteloso em suas escolhas. Uma vez que encontra uma pessoa adequada, a história provavelmente correrá conforme se espera.

Preocupa-se muito com o ambiente em que faz amor. Não se sente confortável em qualquer lugar e a qualquer hora. Para o prazer fluir, deverá estar em um lugar em que esteja bem à vontade.

Deveria tentar não ser por demais possessivo, quando encontra alguém dedicado e fiel para si.

Sempre será muito específico em suas demandas e expectativas. Detalhista extremado, higiênico em tudo que faz. E isso se manifesta desde os primórdios da sua vida sexual. Que o parceiro não se descuide desses cuidados e exigências.

Tem muita facilidade em ajudar o parceiro nos seus problemas de natureza pessoal. Aconselhador realista em como cumprir as metas traçadas. Mas nada dará resultado se o parceiro tiver ouvidos de mercador.

Será mais feliz com um amante que sustente todos os arranjos planejados para o ato sexual.

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Libra


Tem um talento especial para resolver os problemas dos outros, porque consegue ver ambos os lados de uma situação claramente. A participação freqüente nas vidas emocionais de outros igualmente dá uma escala maior da experiência para tratar seus próprios problemas.

Em um relacionamento, pode estar em uma campanha contínua da melhoria. Cada caso pode ser melhorado, mas no interesse da harmonia. Consegue concentrar-se nas dificuldades objetivas que estão atrapalhando o relacionamento.

Aprimora o ambiente à volta rearranjando tanto os objetos físicos como as situações de natureza social. Deve ser cuidadoso respeitar os limites dos outros, porque algumas pessoas não gostariam de mudar nada, mesmo que não seja perfeita.

O mundo será um desafio interessante, particularmente se encontrar um parceiro disposto a confrontar a verdade e tratá-la diretamente e claramente.

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Escorpião


É um especialista em focar o que é importante em uma situação, particularmente quando esta diz respeito a um relacionamento de longo prazo, e na própria atuação neste.

Aprendeu, naturalmente, que o que lhe é óbvio não é sempre óbvio a outro; conseqüentemente você deve ser discreto em expressar suas opiniões até que esteja certo de opiniões do seu parceiro. Esta habilidade poderá ser útil a longo prazo, mas pode fazer com que perca algumas oportunidades enquanto espera por muito tempo por um amante potencial se abrir. Enquanto espera poderá superlotar o parceiro com muitas demandas.

Deve escolher um parceiro que não leve a vida tão a sério, alguém que dará apreciação e alegrias diárias e o deixará segurar os problemas maiores.

A sexualidade é muito intensa e profunda em sua expressão e comunicação, quando demonstra grande afeição para com seu parceiro. Em um relacionamento ideal, Lua em Escorpião pode transcender sua personalidade na consumação sexual, numa experiência quase religiosa. Se isto não acontece, entretanto, é porque o outro não pode participar ao seu nível de intensidade. Quando o tempo e as circunstâncias favorecerem, a experiência será mais satisfatória.

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Sagitário


O traço mais distintivo pode bem ser o seu sentido de humor. Mesmo em cenas que causariam - nos outros - um certo bode ou desânimo, Lua em Sagitário pode encontrar uma faísca de riso que ilumina a situação e a faz mais agradável.

Isso pode ser um problema somente se houver exagero. As pessoas que levam a vida demasiado a sério podem não apreciar que suas pequenas tragédias sejam observadas de maneira bem humorada.

Provavelmente leva uma vida cheia de fantasias e algumas pessoas podem considerar muito cheia de exageros. Mas a Lua em Sagitário cria fantasia para si mesma e aprecia criá-las tanto quanto cumpri-las. As fantasias sexuais geralmente são bens desejadas, mas podem ser incômodas em certas circunstâncias.

No longo prazo, seu estilo do amor está mais no espírito morno, amigável em um anoitecer: alegre, consolando, a essência da camaradagem feliz. Como o bom vinho, seu relacionamento de amor crescerá mais maduro e mais pleno com a idade.

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Capricórnio


Não tem pressa em ter um relacionamento, mas não se desembaraça facilmente, quando já existe. Prefere mesmo é um estilo comedido da resposta emocional. As pessoas respeitá-lo-ão como um amante e um amigo.

Estará feliz com alguém sincero e leal. Detesta jogadores. Não significa que quer um amante maçante. Prosperará melhor com o desafio apresentado por um amante com um estilo mais temporário e variável. O que quer é um parceiro que lhe seja comedido, assim sabe que está trabalhando com o algo real e durável.

O aspecto o mais importante da expressão sexual é a sinceridade, se muitas exigências de aptidão física ou realização técnica. As tentativas forçadas na variedade sexual podem simplesmente começar na maneira de uma comunicação pessoal significativa.

Há uma habilidade significativa de sublimar a sexualidade em outros tipos da afeição. Pode encontrar muita satisfação emocional com seu parceiro em aspectos que não são fisicamente sexuais: presentes, favores, refeições e suporte financeiro, por exemplo.

Quando expressa a afeição é firme. O melhor relacionamento é duradouro de modo que ambos os amantes tenham oportunidades amplas de expressar o amor em um longo período de tempo.

Astrologia e Sexualidade: Lua Natal em Peixes


As emoções são muito intensas e finamente ajustadas. Pode ver no coração do outro mais rapidamente do que qualquer um.

Mas os flashes de introspecção não são constantes. Lua em Peixes terá indecisões e mudanças de rumo consideráveis – dentro de um relacionamento - até que este se estabeleça durante um longo período. Somente o tempo pode dar sua definição mais concreta.

Por essa razão, Lua em Peixes deve encontrar um amante que seja mais estável do que Lua em Peixes. Tal parceiro perceberá sua queda para a irrealidade e não será jogado fora por suas inconsistências.

Porque Lua em Peixes é estado relacionado mais com valores internos do amor do que com sua expressão externa, outro pode pensar que seus amigos e amantes não combinam. Mas Lua em Peixes está ciente de toda a inconsistência, porque Lua em Peixes vê diretamente ao coração de uma pessoa, ignorando as armadilhas externas, que o outro pode trazer.

Lua em Peixes é pouco prático. Seria bom ter um parceiro que pudesse segurar os detalhes mesquinhos e aborrecidos da existência de modo que Lua em Peixes pudesse então atender aos aspectos mais significativos na vida sem problemas. Sob tais circunstâncias, Lua em Peixes pode transformar o amor em uma abertura, um veículo puro para a compreensão pessoal e a revelação, para Lua em Peixes e para seu amante.

Como Descobrir Qual é o Seu Signo Dominante? Por Sementovski-Kurilo


Trata-se de um cálculo baseado em pesos que são atribuídos para cada planeta de acordo com o signo que eles se encontram em seu Mapa Natal.

Sim, é um cálculo que se baseia em pesos que são atribuídos pelo analista para cada planeta (+ luminares + ascendente) tem no Mapa Natal de uma pessoa.

A atribuição do peso é tudo e vai muito da intuição. Há astólogos que simplemente contam o número de planetas nos signos e o que tiver mais planetas considera este como signo dominante. Acho isso muito frágil, porque o Sol, no Mapa Natal, conta mais que qualquer planeta.

Há astrólogos que levam em conta até os aspectos que atuam, a dignidade de cada astro, a relação com o Ascendente e o MC etc.

Enfim, não há uma regra certa e rígida, mas é uma contagem de pontos por qualidade (cardeal, fixo e mutável) e elemento (terra, ar, fogo e água). No final há uma qualidade dominante e um elemento dominante. Esse elemento e essa qualidade determinam um signo. É esse o signo dominante!

Mas veja que há casos em que essa determinação é bem complexa. Já cheguei a apontar dois signos dominantes em muitas pessoas. Ou até três.

Não é simplesmente o signo que tem mais planetas. Porque no meu entender a presença do Sol, da Lua e do Ascendente conta mais que a presença de Mercúrio, Vênus e Marte; e esses últimos mais que Júpiter e Saturno; e esses últimos mais que Urano, Netuno e Plutão.

Se um planeta está em seu signo, isso conta mais também. Se um planeta está em um signo que o enfraquece, conta menos. Se o planeta está na orbe do Ascendente, do Descendente (cúspide da Casa 7), do Meio do Céu (Zenite - Cúspide da Casa 10)), ou do Fundo do Céu (Nadir - cúspide da Casa 4) este planeta conta mais.

Se o planeta recebe muitos aspectos harmônicos (trígonos -sextis) conta mais; se recebe muitos aspectos desafiadores (oposição, quadratura, quincúncio) conta menos. A conjunção depende dos planetas e lugar que acontece para determinar se é harmônica ou desafiadora.

Enfim, não é muito simples essa determinação. É muita coisa para ser analisada na hora de terminar o peso de cada planeta ou luminar.

Mas posso dizer uma coisa se a pessoa tem Lua, Sol e Ascendente no mesmo signo, esse terá de ser o Signo Dominante obrigatoriamente. Se tiver dois desses no mesmo signo (mesmo que o Sol não seja um dos dois) teria que haver um posicionamento muito específico dos demais planetas para mudar o signo dominante para outro signo.

Como se vê, não é nada simples determinar o signo dominante. Mas a gente pode intuir qual é. Um astrólogo experiente dificilmente erra isso, mesmo que não conheça a pessoa,

A descoberta do Signo Dominante, segundo o astrólogo russo Sementovski-Kurilo, é um primeiro passo para um bom horóscopo. A partir disso muita coisa pode mudar na análise astrológica.

Astrologia e os 4 Elementos: O Elemento Fogo no Mapa Natal. por Stephen Arroyo


Excesso do Elemento Fogo

A ênfase exagerada no fogo raramente é sentida como um problema, pelo indivíduo, até que se torne tarde demais para fazer alguma coisa a respeito. Numa das manifestações desta ênfase, a pessoa poderá se "consumir" no fogo de sua própria atividade, deixando uma concha humana vazia, especialmente quando há abuso de drogas e bebidas.

Essas pessoas tendem a ser por demais ativas e inquietas, exageradamente preocupadas em fazer com que alguma coisa aconteça no mundo. Fogo em demasia também pode levar a problemas no trato com os outros, pois a impulsividade, o egocentrismo e o desejo sem freios de agir diretamente, a qualquer custo, podem dar origem a uma maneira extremamente insensível e rude de abordar as outras pessoas. Em alguns casos a força fica descontrolada e faz com que aqueles que estão sob sua influência sejam selvagens, turbulentos, dados a extravagâncias e a exageros, apaixonados e intranqüilos, excessivamente confiantes e autoindulgentes.

Pode observar-se, também, características primitivas e marcantes tendências para a exaltação do ego, a autovalorização, a vaidade e o amor à pompa e à grandeza. No melhor dos casos, aquele que estão fortemente afinados com o fogo são pessoas dinâmicas e automotivadas, e amiúde iniciam e promovem, com sucesso, empreendimentos novos, projetos e aventuras idealistas, que exigem tremenda dedicação, coragem e energia.

Falta do Elemento Fogo

Quando se tem pouca ênfase no elemento fogo, a energia ígnea está faltando e provavelmente a digestão será deficiente. A falta do fogo normalmente se manifesta com a falta de ânimo e como uma tendência para não confiar na própria vida. Muitas vezes a alegria de viver está acentuadamente ausente e a pessoa amiúde é destituída de fé e de otimismo. A autoconfiança também poderá ser pouca, além de que se manifesta, freqüentemente, uma tendência ao desalento, não havendo entusiasmo para enfrentar as exigências da vida. Os desafios amiúde assustam e qualquer problema grave, que surge na vida, leva muito tempo para ser superado, pois os efeitos psicológicos residuais tendem a se alongar até muito depois da experiência já ter alcançado o seu ponto máximo. A falta de fogo quase sempre indica um problema mais sério na maneira da pessoa abordar a vida. O exercício físico vigoroso tende a estimular a energia ígnea e é altamente recomendado para esse tipo de pessoa. A dieta alimentar também precisa ser cuidadosamente observada, especialmente quando a pessoa também tem carência do elemento terra, pois então não terá força digestiva para queimar comidas pesadas e concentradas. Tudo, inclusive os exercícios e os hábitos alimentares, deverá ser feito com moderação, para que a pessoa não esgote a energia que tem.

Astrologia e os 4 Elementos: O Elemento Terra no Mapa Natal, por Stephen Arroyo


Excesso do Elemento Terra

Aqueles que têm ênfase excessiva sobre o elemento terra tendem a confiar demais nas coisas conforme elas são ou aparentam ser.

Pode haver uma estreiteza de visão, uma preocupação obsessiva com aquilo que "dá resultado", melhor do que com aqueles ideais que ela deveriam ter em mente.

Com freqüência, pode haver uma acentuada falta de imaginação. Há preocupação exagerada na eficiência prática e nas preocupações materiais, em prejuízo dos princípios teóricos e éticos. Para essas pessoas é fácil perder a perspectiva das próprias ações e das implicações finais de seus métodos de operação.

Naturalmente é comum dar uma notável demonstração de força e eficiência, dirigindo suas energias para um trabalho específico que as desafie. Contudo, o mundo do trabalho e das questões práticas muitas vezes tende a dominar a vida de tais pessoas, com o resultado eventual que todo o senso de valor próprio é ameaçado quando ocorre uma mudança imprevista nas atividades vocacionais.

É comum a presença de um cinismo peculiar e de um ceticismo nessas pessoas - qualidades da mente que surgem, inevitavelmente, quando o indivíduo não tem um ideal ou uma inspiração que possa dar significado à sua vida.


Falta do Elemento Terra

Quem tem pouca ênfase no elemento terra não está naturalmente sintonizado com o mundo físico, com o corpo físico ou com as limitações e as exigências para a sobrevivência no plano material. Conseqüentemente, pode "lançar-se no espaço", uma vez que não há alicerces na compreensão, no aqui e agora, e na dependência de coisas materiais como alimento, dinheiro, abrigo e outros motivos práticos. Muitas vezes, a pessoa é capaz de ignorar os requisitos de sobrevivência no mundo material e tende a lutar contra o fato de "crescer" e ter de adaptar-se às duras necessidades, até que as exigências da realidade, que prefere ignorar, obriguem a fazer isso. Esta falta de contato com o mundo material e com a dimensão física da realidade pode levar a pessoa a se sentir totalmente deslocada neste mundo, sem qualquer chão físico ou base que possa dar-lhe apoio e firmeza nos seus esforços para se expressar. Amiúde, sente-se como se não tivesse nenhum lugar para ficar, não se enquadra em nenhum nicho da estrutura da sociedade e freqüentemente acha difícil encontrar um trabalho, na vida, que satisfaça. Esta sensação de deslocamento no mundo sempre leva a procurar uma experiência mais direta com alguma dimensão da vida que lhe pareça mais real, tal como ter uma vida ativa no mundo da imaginação, ou dedicar-se a uma busca espiritual para transcender, de uma vez por todas, as limitações do mundo material. Em outras palavras, esta falta do elemento terra pode ter alguns efeitos muito benéficos, pois a pessoa não aceita limites para aquilo que é possível, quer espiritualmente, quer nos seus esforços criativos. A imaginação pode ficar num estado de turbulência e isso às vezes pode levar a resultados frutíferos, mas somente se a pessoa puder, pelo menos, aprender a aceitar as exigências básicas da vida terrena.

A falta do elemento terra pode também fazer com que a pessoa ignore as exigências do corpo físico. Para essas pessoas, as necessidades físicas parecem ser bastante secundárias, isto quando merecem alguma consideração; por essa razão, às vezes, se esquece de comer, de fazer exercício e de repousar em intervalos regulares. Amiúde encontra-se na pessoa um aspecto doentio, o que indica que a energia vital não está vivificando fortemente o veículo físico. Quem tem falta do elemento terra pode ter benefícios pelo cultivo consciente de um horário regular em sua vida, separando períodos definidos para comer relaxadamente, para se exercitar com moderação e para ter um repouso suficiente. Em outras palavras, aceitando conscientemente as limitações do mundo físico, pode dominar esse mundo e utilizar o poder sustentador da terra.

Astrologia e os 4 Elementos: O Elemento Água no Mapa Natal, por Stephen Arroyo


Excesso do elemento Água

Aqueles que têm uma ênfase mais forte no elemento água podem sentir como se estivessem à deriva num mar aberto, num pequeno bote, sem leme, vela, remo, e bússola. De modo geral, qualquer vento que sopre pode influenciá-los facilmente, tornando-os por demais impressionáveis e colocando-os, às vezes, à mercê de configurações emocionais sobre as quais não tem controle.

Quase todas as pessoas que têm esse desequilíbrio são extremamente sensíveis a qualquer experiência o que pode levar a uma intuição profundamente penetrante ou uma reação exagerada ao mais leve estímulo. Se as emoções estão fora de controle e se a pessoa funciona, habitualmente, num estado de autoproteção apreensiva, ela pode ser desvitalizada com muita facilidade pelo temor, pelos padrões de reação negativos e pela timidez. Ser esmagado pelas emoções na forma de experiência cotidiana é algo que, no fim, acaba desgastando qualquer um, e o fato de que estas pessoas amiúde não são capazes de lutar contra a tensão do confronto com o mundo exterior o que pode obrigá-las a retirar-se para a vida interior ou a fugir dos desafios da vida.

Tais pessoas, de fato, podem ficar "encharcadas" de emoções e de sentimentos contraditórios, um estado de coisas que pode muito bem acontecer quando não usam a sensibilidade de sentimentos e a sua empatia num movimento ativo com os outros. No melhor dos casos, uma vez que a autoabsorção tenha sido dominada, estas pessoas são capazes de desenvolver uma auto-suficiência emocional que terá como base uma rica vida interior de dedicação a um ideal.

Freqüentemente, essas pessoas, têm acentuada capacidade imaginativa e uma sintonia natural com as realidades espirituais e ocultas. Sua dedicação, aparentemente absoluta, a uma vida de autosacrifício é quase sempre genuína; mas, em alguns casos, essa atitude é simplesmente um disfarce que esconde o egoísmo absoluto e um padrão compulsivo de imperiosa necessidade de que os outros preencham o seu vazio interior. Não há qualquer possibilidade de se entender essas pessoas, a menos que se compreenda que são motivadas principalmente por anseios profundos e insegurança que elas dificilmente podem identificar. A menos que esses anseios sejam esclarecidos à plena luz da consciência, essas pessoas não podem deixar de ser bastante compulsivas em seu comportamento. E até que os anseios sejam identificados como desejos da alma por libertação e suprema serenidade, o indivíduo não poderá fazer uso eficiente da sua maior força.

Mais do que com as pessoas que apresentam ênfase em qualquer outro elemento, aqueles que têm muita força no elemento água tendem a ir para extremos de comportamento, portanto, é difícil fazer generalizações que se apliquem a todas as pessoas desta categoria. Mas parece que os que apresentam esta combinação em seus mapas, também têm potencial para uma expressão plena das mais elevadas qualidades espirituais: amor, compaixão, devoção e prestatividade compassiva. Todavia, aqueles que alcançaram tal nível de autoexpressão são minoria.

No nível físico, uma grande ênfase no elemento água indica que o corpo está sempre processando a eliminação de venenos, tanto toxinas físicas quanto resíduos emocionais. Contudo, a eficiência desse processo de limpeza depende do grau de percepção que a pessoa tem das própria necessidades emocionais.

Falta do Elemento Água

A pouca ênfase sobre o elemento água pode manifestar-se como uma extensa variedade de problemas psicológicos, emocionais e físicos. A maioria das pessoas que carecem dessa afinação com a água tem grande dificuldade para penetrar nos sentimentos dos outros com empatia e compaixão, assim como para se colocar em contato com os seus próprios sentimentos e necessidades emocionais. Isso não significa que sejam, em todos os casos, destituídas de sensibilidade, mas sempre têm problemas quando lidam com seus próprios sentimentos; para elas, o mundo das emoções parece ser uma terra estranha e cheia de grandes perigos, que pode ser mais perturbadora do que benéfica. Em casos extremos, podemos encontrar pessoas com tal desequilíbrio, que são frias, desapaixonadas e insensíveis. Tais indivíduos são notados por sua falta de simpatia e raramente têm um bom relacionamento emocional com os outros. Tendem a desprezar os sentimentos dos outros, considerando-os sem importância, e são incapazes de ver neles aquilo que não podem aceitar em si próprios. Nos seus esforços para alcançar a auto-suficiência emocional negam, ao mesmo tempo, sua própria natureza emocional, o que pode levar a uma dependência particularmente inconsciente dos que expressam sentimentos.

A falta do elemento água se manifesta como uma desconfiança inata no conhecimento intuitivo. Em alguns casos, o principal problema emocional dessas pessoas é que não confiam nem um pouco em si mesmas, uma vez que desprezam prontamente os próprios sentimentos como se fossem coisas incômodas e sem importância. Contudo, conforme Jung assinalou em sua obra, sempre que é negado o acesso consciente a alguma coisa, de qualquer modo isso continua a influenciar o indivíduo através de processos inconscientes. Com muita freqüência, as pessoas que têm falta do elemento água resistem a todos os esforços feitos para tirá-las do seu vácuo emocional, ao mesmo tempo que tateiam procurando apoio e fazem gestos semiconscientes na direção dos outros, gestos que revelam sua solidão, seu medo e sua infelicidade interior. Aqueles que têm tal desequilíbrio em seus mapas podem alcançar uma certa medida de estabilidade emocional deixando que o aparentemente infindável lago de sentimentos venha até a superfície, libertando, desse modo, a dor e os sofrimentos acumulados, que negaram por tão longo tempo. Essas pessoas parecem ter um medo fanático da dor e disso resulta num desprezo por suas próprias necessidades emocionais, o que lhes assegura que elas experimentarão mais dor.

No nível físico, a falta do elemento água quase sempre se manifesta como uma perturbação física bastante grave, geralmente devida, a toxidez excessiva. O elemento água é a energia que limpa, cura, purifica, e aqueles que carecem dele deixam-se envenenar lentamente pela acumulação simultânea de produtos residuais emocionais e físicos. Uma tal condição tóxica pode-se expressar através de uma interminável variedade de sintomas, mas a terapia requerida geralmente é a mesma para todos eles: uma purificação completa, física e emocional. Aqueles que não têm o elemento água operando com eficiência, são particularmente sujeitos a sintomas físicos de doença. O fato de que a energia do elemento água é a força que limpa e cura evidencia-se na grande predominância de água nos mapas dos curadores mais naturais. A dieta daqueles que carecem do elemento água deve ser cuidadosamente observada, e eles podem alcançar grandes benefícios por meio de dietas purificadoras periódicas ou de jejuns moderados. Em outras palavras, quando essas pessoas trabalham, conscientemente, para intensificar a função de limpeza nos níveis emocional e físico, são capazes de superar muitos desses problemas e evitar a maioria das perturbações graves às quais um tal estado tóxico eventualmente levaria.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Os Planetas: Plutão


Plutão foi descoberto em 1930 e demora 246 anos a percorrer seu trajeto em volta do Sol. Apesar de ser muito pequeno, a influência que exerce é fora de proporção com as suas dimensões. Ele acarreta transformações totais. Fazendo emergir profundas questões psicológicas do fundo do inconsciente, tem uma função purgativa. Sua influência se concentra sobre o poder e o uso incorreto do poder, ou sobre sentimentos de alienação.

Plutão tem uma órbita muito irregular e pode permanecer em cada um dos Signos desde quatorze anos (como agora, no século XX), até mais de trinta. Sua influência em um Signo é sentida mais a nível coletivo do que pessoal. A posição do Signo de Plutão mostra em que área da sociedade ocorrem as transformações totais, muitas vezes com consequências bastante catastróficas. Plutão erradica os desequilíbrios básicos, substituindo a corrupção por algo totalmente novo. Traz consigo um processo de morte e renascimento.

A posição da Casa de Plutão mostra em que área específica da sua vida você se concentra com excessiva intensidade e tem um impulso corrupto ou fanático para exercer total controle. Esta área mostra onde você experimentou um trauma e também que, em algum ponto de sua vida, terá lugar uma transformação total em cima desse trauma. Também nesta área se abrirão as portas do seu inconsciente.

Os aspectos formados por Plutão mostram os impulsos psicológicos mais intensos de sua personalidade. É nessas áreas da sua personalidade que você é mais magnético e dominador. Isso tem origem em uma necessidade inconsciente de controle, a qual provém, por sua vez, do medo profundo de ser impotente. Vão surgir crises e modificações nessas áreas.

Os Planetas: Netuno


Netuno foi descoberto em 1846. É opinião geral que representa as influências não materiais, como os sonhos e as ilusões. Traz consigo a dissolução das estruturas e representa os impulsos idealistas, tanto a nível social quanto espiritual. Netuno abre a porta ao divino, deixando um descontentamento residual acerca da existência mundana.

Como Netuno demora 165 anos para descrever sua órbita em torno do Sol, este planeta permanecerá em cada um dos signos por um período de cerca de quatorze anos. Sua influência é, portanto, experimentada com maior intensidade na forma de mudanças coletivas de longo prazo. A posição do signo de Netuno mostra a necessidade coletiva de transcender a vida de todos os dias através da mídia, de filmes e de ideais visionários.

A posição da Casa de Netuno mostra especificamente em que áreas você sentirá a necessidade de se transcender. A área desta Casa mostra onde são construídos os sonhos, onde se dissolvem, e em qual área da sua vida você ganha entendimento espiritual através da aceitação de que todas as coisas são transitórias.

Os aspectos de Netuno mostram traços de personalidade que são intensamente afetados pelos sonhos e pelo idealismo. Esses aspectos indicam as áreas em que você tem expectativas pouco realistas e onde vai experimentar desilusões, até que consiga refinar sua natureza através de introspecção espiritual.

Os Planetas: Urano


Urano foi descoberto em 1781 e é, com freqüência, associado a revoluções. Representa o impulso para ser único, para chocar e surpreender. Traz até nós acontecimentos repentinos e imprevisíveis. Sua influência é exercida no sentido de despertar a consciência pessoal. É eletrizante e rápido como o relâmpago em seu efeito.

Como Urano demora 84 anos para percorrer sua trajetória em volta do Sol, ficará em qualquer dos signos durante sete anos. Por essa razão seu efeito se exerce a nível coletivo, influenciando sucessivas gerações. A sua posição no Signo mostra em qual área psicológica da humanidade terão lugar mudanças revolucionárias.

A Casa em que está Urano mostra em qual área específica da sua vida terão lugar mudanças revolucionárias. Mostra também as áreas em que você é mais original e aquelas onde ocorrências inesperadas irão elevar seu nível de consciência.

Os aspectos formados por Urano mostram qual a parte de sua personalidade que tem maior necessidade de se libertar e de agir do modo mais individual e único. Estes aspectos indicam traços de caráter extremistas, pelos quais você pode querer chocar os outros, ou inspirá-los a se modificarem.

Os Planetas: Saturno


Saturno é o planeta mais distante do sistema solar que ainda é visível a olho nu. Como tal, representa limite. Saturno no horóscopo mostra onde podem ser encontrados os maiores desafios e onde podem ser aprendidas as lições mais difíceis. Este planeta mostra onde os sistemas rígidos restringem o crescimento. É ligado com os pais, as autoridades e as regras. Saturno nos traz a força através da auto-limitação, da disciplina e do planejamento.
Como Saturno leva quase trinta anos para percorrer sua trajetória em volta do Sol, estará em qualquer dos Signos durante um período de cerca de dois anos e meio. Saturno em um Signo representa, portanto, influências culturais e autoritárias e tendências da sociedade. Mostra a influência da sociedade no indivíduo e onde, na sociedade, são feitos os maiores esforços para construir estruturas duradouras.
A posição da Casa de Saturno mostra em especial aonde você vai experimentar os maiores desafios e limitações. Esta é uma área que vai absorver parte importante do seu tempo. Não importa quanto você faça para tentar evitar compromissos nessa área, será obrigado pelas circunstâncias a superar seus medos e a se tornar um especialista no campo indicado.
Os aspectos de Saturno mostram áreas da personalidade em que você sentirá falta de confiança. Em tais áreas você será tímido, reprimido, desesperado por reconhecimento, frustrado. Em geral, você atinge a autoconfiança e a independência, na área do seu caráter afetada por Saturno, depois de cerca de trinta anos.

Os Planetas: Júpiter


Júpiter é o maior planeta do sistema solar e mantém seu próprio cosmos de luas em sua órbita. Representa o impulso para a introspecção a nível intelectual, filosófico e religioso. Diz-se que traz grande sorte e fortuna e sua influência faz expandir o efeito de todas as coisas com as quais entra em contato. Júpiter tem relação com a lei e a autoridade moral, bem como com a nossa atitude em relação a esses assuntos. Produz grande desejo de entender e a tendência para ter opiniões e convicções firmes.

Como Júpiter leva doze anos para descrever sua órbita em volta do Sol, permanece um ano em cada Signo. Portanto, sua influência no horóscopo é mais coletiva do que pessoal. O Signo em que está Júpiter representa as influências culturais e os impulsos sociais de expansão e de enriquecimento mental.

A Casa em que Júpiter está mostra onde estarão a fortuna e a expansão na sua vida pessoal. Esta posição da Casa indica a área específica da vida na qual você poderá ganhar introspecção e aumentar seu entendimento. Essa área lhe trará geralmente muito boa sorte.

Os aspectos formados por Júpiter mostram uma identidade psicológica característica, em que a necessidade de expansão, influência e entendimento são de primeira importância. Esses aspectos mostram os impulsos pessoais específicos em que a busca da sabedoria é mais intensa.

Os Planetas: Marte


Marte representa impulso e masculinidade, bem como os assuntos ligados a sexualidade e a poder. Indica o trabalho que escolhemos e o modo como o realizamos. É fortemente associado com a experiência de irmãos, pai e homens em geral. Onde estiver Marte, existem com certeza problemas. Mas há, também, o instinto lutador que permite progredir na vida. Marte mostra desafios e a capacidade de os enfrentar com bravura. Tem ligação com o sistema muscular.

O Signo em que Marte estiver representa a área psicológica particular na qual expressamos nossa energia. Marte leva dois anos para percorrer sua trajetória em volta do Sol, uma vez que permanece cerca de dois meses em cada signo. Em um horóscopo de mulher, representa o tipo de homens pelos quais ela se sente atraída; em um horóscopo de homem, sua própria atitude em relação aos outros homens, à competitividade e à masculinidade.

A Casa em que está Marte mostra a área específica na qual se deseja investir energia. Essa casa também mostrará onde se é mais dinâmico e onde se entra em confronto com assuntos de poder. Esta é a área onde são travadas as batalhas.

Os Aspectos de Marte mostram as atrações específicas dos homens, ou suas preferências sexuais específicas. Mostram a maneira como usamos nossa energia e talentos especiais para espécies particulares de trabalho.

Os Planetas: Vênus


Vênus mostra os nossos valores e a nossa necessidade e capacidade de amor. Este planeta mostra as preferências estéticas e a atração natural que sentimos pelas pessoas e pelas coisas. Vênus representa a necessidade de harmonia e equilíbrio interior e exterior. É o planeta associado com os sentimentos íntimos que experimentamos quando comparamos e quando fazemos julgamentos.

Vênus também representa as irmãs e outras mulheres de influência, bem como a nossa experiência da harmonia emocional entre os nossos pais.

O Signo em que está Vênus indica a tonalidade dos nossos valores e quais os estilos estéticos específicos que adotamos. As escolhas de parceiro ou parceira são fortemente influenciadas pela posição deste Signo. O planeta Vênus é sempre encontrado perto do Sol no horóscopo - quer no mesmo signo, quer em um dos dois signos situados ao lado do Sol.

A Casa em que está Vênus mostra em que área particular da vida encontramos o amor, o companheirismo e a parceria interpessoal e onde temos os contatos emocionais mais fortes e mais gratificantes. Essa Casa mostra o que valorizamos especificamente e onde podemos ser enriquecidos tanto do ponto de vista emocional quanto financeiro.

Os Aspectos de Vênus indicam experiências específicas nos relacionamentos de amor e as necessidades psicológicas individuais que caracterizam nosso julgamento quando fazemos escolhas.

Os Luminares: Lua


A Lua representa as nossas emoções e a nossa necessidade de segurança. Ela representa o nosso ambiente na infância e, em particular, o modo como experimentamos a influência de nossa mãe. Mostra a nossa capacidade de sermos sensíveis ao ambiente e de dar e receber a emoção. A Lua está relacionada com os instintos e é conectada em profundidade ao inconsciente pessoal e a todo o comportamento habitual que está entregue ao cuidado dessa parte misteriosa de nós mesmos. A Lua mostra como reagimos através do instinto para nos protegermos a nós mesmos e aos outros.

O Signo em que está a Lua mostra o modo específico como nós reagimos e o gênero de necessidades emocionais que temos. A Lua percorre todos os doze Signos em um mês. A influência do signo da Lua é pelo menos tão poderosa quanto a do Sol, mostrando as necessidades específicas habituais e ambientais, bem como o estilo das reações que temos enraizadas em nós.

A Casa em que a Lua está mostra a área particular da vida atual à qual nos tornamos ligados para aumentar nossos sentimentos de segurança. Essa área é aquela em que somos mais vulneráveis e defensivos. No entanto, é também nessa área que experimentamos o maior crescimento e onde mostramos o maior interesse e preocupação pelos outros.

Os Aspectos da Lua mostram experiências emocionais específicas que afetam a nossa composição psicológica. Estes aspectos estão integrados em nossa natureza emocional para fornecer os padrões e hábitos de reação específicos.

Os Luminares: Sol


Como centro do Sistema Solar, o Sol também simboliza aquilo que é mais importante para nós, ou seja, a nossa identidade. Do ponto de vista psicológico, representa a nossa experiência do pai e sua influência ou falta de influência na formação do nosso caráter e na capacidade de nos expressarmos como indivíduos. Simboliza ainda o impulso criativo e a necessidade de sermos visíveis. O esforço para concretizar as qualidades que o Sol representa em nosso horóscopo se traduz em um processo de individuação ao longo da vida de cada um. Este processo de auto-realização é o nosso objetivo mais elevado.

O Signo onde está o Sol mostra a direção em que nos esforçamos por nos realizar. O Sol muda de signo a cada mês. As qualidades deste signo são como adjetivos que dão cor à nossa auto-expressão. Precisamos de desenvolver e aperfeiçoar essas qualidades para de fato nos encontrarmos.

A Casa em que está o Sol indica a área específica do mundo material na qual manifestamos nossa identidade. É muito forte a nossa identificação com as questões práticas representadas por esta Casa. A auto-realização virá através das matérias ligadas a esta mesma Casa.

Os Aspectos do Sol em nosso horóscopo mostram influências psicológicas sobre nossa identidade que, de algum modo, têm que ser integradas. Os Aspectos indicam efeitos específicos que modificam a expressão da nossa identidade e nos tornam indivíduos únicos. Os Aspectos podem também mostrar com muita precisão como experimentamos a influência do pai e de que maneira isso modifica nossas tentativas para nos revelarmos como indivíduos.

Os Planetas: Mercúrio


Mercúrio está relacionado com nossa aptidão para nos comunicarmos e com nosso desejo de conhecimento. Tem conexão com os contatos com irmãos, amigos e pessoas que freqüentaram a escola conosco. Mercúrio representa os nossos pensamentos e a atividade constante que se desenvolve em nossas cabeças. É ligado ao sistema nervoso e à coordenação.

O Signo em que está Mercúrio mostra a forma como nos comunicamos e as áreas psicológicas nas quais se localizam nossos talentos mentais. Mercúrio é o mais rápido de todos os planetas e se encosta ao Sol, quer ficando no mesmo Signo que o Sol, quer em um dos Signos de cada lado do Sol.

A Casa em que está Mercúrio mostra a área particular na qual os nossos talentos mentais são postos em uso prático. É essa a área na qual concretizamos nossa necessidade de fazer contato e aumentamos nossos conhecimentos.

Os Aspectos de Mercúrio mostram talentos mentais e estilos de comunicação de um modo muito específico. Indicam os nossos interesses e capacidades individuais.

As Casas Terrestres: O Ser no Mundo



As Casas Terrestres no Mapa Natal representam áreas da vida mundana onde o indivíduo desenvolve as suas experiências e vivências no mundo dos homens. Para os espiritualistas representa os desafios kármicos desta encarnação, aquilo que o indivíduo precisa desenvolver nesta vida. Os Signos Celestes estão ligados à essência do ser no Universo: são do Espírito, portanto. As Casas Terrestre é o Ser no Mundo, com as pessoas e as coisas: diz respeito, portanto, ao mundo material.
Vejamos o que significam essas áreas da vida mundana que são as Casas Terrestres.

Casa 1 - O Ego
A Primeira Casa está ligada à projeção do caráter pessoal no mundo exterior. Tem estreita conexão com a aparência pessoal e, em especial, com a cabeça. A Primeira Casa dá intensa autoconsciência e concentração em si próprio. Os planetas colocados nesta casa desempenham um papel primordial no caráter da pessoa e têm grande visibilidade. O indivíduo se identifica fortemente com eles, para o bem ou para o mal. Esta casa está ligada ao processo real do nascimento e a cúspide da Primeira Casa, isto é, o Ascendente, é o ponto de transição do não-ser para o ser. Esta casa pode ser considerada como a pura expressão da identidade e a projeção do ser.

Casa 2 - Os Valores
A Segunda Casa está ligada à exploração dos aspectos materiais do mundo físico. Os planetas aqui colocados estão relacionados com nossas qualidades pessoais e nosso sentido do próprio valor. Esta casa está ligada de forma íntima às finanças e à renda pessoal, além de ter conexão com os talentos pessoais diretamente ligados à capacidade de ganhar dinheiro. Colocações planetárias difíceis nesta casa abalam o sentimento de auto-estima e criam fixações quanto à segurança financeira.

Casa 3 - A Comunicação
A Terceira Casa descreve as capacidades mentais e as experiências de vida ligadas ao aprendizado e à comunicação. São mostrados aqui os irmãos e irmãs, bem como os primeiros anos escolares. A maioria dos assuntos relacionados com a educação durante a infância estão ligados a esta casa. A Terceira Casa é também ligada à rede que interliga os vizinhos no meio ambiente em que vivem, e aos meios de comunicação. Carros, trens, bicicletas, cartas, telefones e experiências a eles ligadas são reflexos das posições planetárias desta casa.

Casa 4: As Origens
A Quarta Casa está ligada ao ambiente íntimo. Isso se refere de forma especial aos pais e à atmosfera emocional em casa. Os planetas irão descrever aqui a espécie de lar que gostaríamos de ter e o tipo de atividades que ali têm lugar. Esta Casa tem também conexão com a ancestralidade pessoal, normalmente por parte de pai. Os planetas se expressam aqui de maneira privada e íntima, mostrando os vínculos familiares mais discretos. Colocações planetárias difíceis nesta casa irão revelar os problemas que se levantam em assuntos domésticos. A Quarta Casa mostra a identificação emocional e a sensação de fazer parte de algo. Isso pode ultrapassar a segurança das quatro paredes do lar e se estender às fronteiras maiores da nação a que se pertence.

Casa 5: O Prazer
A Quinta Casa está ligada à auto-expressão criativa e à estruturação de um sentido de segurança da própria identidade através da confiança em si mesmo. Os planetas refletem aqui a trajetória do autodesenvolvimento na infância, a capacidade de brincar e de ser espontâneo e a exposição da identidade pessoal. Mais tarde, no decorrer da existência, tudo isso se reflete nos filhos que decidimos ter, na atividade criativa, no enlevo romântico, nos prazeres eróticos e nos casos de amor. Por outras palavras, em qualquer atividade na qual a identidade esteja refletida aos olhos do mundo. Esta casa é também ligada à capacidade de correr riscos através de pura alegria de viver.

Casa 6: O Cotidiano
A Sexta Casa está ligada à integração do indivíduo no ambiente de trabalho. Tarefas e rotinas diárias e todos os deveres necessários à vida estão refletidos nesta casa. Os planetas aqui colocados mostram o tipo de vantagens ou de dificuldades que se experimentam nas relações de trabalho. Esta casa mostra também o estado das funções corporais, quer dizer, a nível físico está ligada à saúde. Os planetas na Sexta Casa irão mostrar o tipo de trabalho com que a pessoa está envolvida, além dos colegas de trabalho com quem nos relacionamos. A um nível mais genérico, a Sexta Casa tem relação com empregados e com burocracia.

Casa 7: As Associações
A Sétima Casa está ligada aos relacionamentos sociais e aos contatos diários com outras pessoas a nível social. Enquanto que a Primeira Casa representa o Eu, a Sétima representa os Outros. Os planetas mostram aqui o gênero de pessoas a quem escolhemos para nos relacionarmos com elas de forma compatível e, em particular, o parceiro ou parceira do casamento. Na realidade, os planetas na Sétima Casa mostram qualidades que negamos ter e que projetamos sobre as outras pessoas. Tanto os inimigos como os entes queridos são indicados pela casa, uma vez que todos têm conexão com o fenômeno da projeção.

Casa 8: As Transformações
A Oitava Casa está ligada aos relacionamentos íntimos com outras pessoas. É a casa do quarto de dormir, onde somos confrontados com as emoções contidas, as que foram reprimidas no decorrer do dia. Assim sendo, a Oitava Casa tem relação com a capacidade de mostrar intimidade sexual. Os planetas aqui colocados vão mostrar a facilidade ou a dificuldade de baixar as defesas emocionais. Existe muita ansiedade emocional e traumas ligados a esta casa. Os planetas aqui colocados estarão escondidos em sua expressão e vão refletir questões emocionais por resolver. A Oitava Casa reflete as emoções provocadas nos outros. Esta casa tem também relação com os poderes ocultos da sociedade ligados a finanças, tais como bancos e autoridades ligadas a impostos, bem como heranças e dinheiro das outras pessoas. Tem ainda relação com os poderes ocultos e psicológicos, com a morte e com os estados para além da morte.

Casa 9: O Conhecimento
A Nona Casa está ligada à necessidade de ganhar introspecção e compreensão da vida. Se refere à experiência ou à falta de experiência pessoal que o indivíduo tem de Deus ou do seu significado filosófico. É também conectado com a educação superior, com as convicções intelectuais e com a influência mental sobre os outros. A Nona Casa mostra a necessidade de se expandir os horizontes pessoais através da educação ou de viagens. Os planetas aqui colocados irão mostrar a natureza e a forma da introspecção que nos dará o despertar espiritual durante o curso da nossa vida e a atitude que temos em relação às autoridades espirituais e intelectuais.

Casa 10: A Realização
A Décima Casa está ligada às realizações profissionais concretas durante a vida. Quando jovens, esta casa reflete o efeito da vida profissional dos nossos pais, bem como suas expectativas acerca das nossas ambições pessoais. Os planetas aqui colocados vão mostrar que espécie de relacionamento temos com as pessoas de autoridade e o tipo de talento executivo que possuímos. Esta é uma casa poderosa e a sua expressão planetária acarretará proeminência pública e um certo grau de sucesso profissional.

Casa 11: A Amizade
A Décima Primeira Casa está ligada às amizades, aos grupos e a outros gêneros de relações sociais. Mostra a necessidade de criar uma vida social segura. É também relacionada com os ideais sociais. A energia planetária será aqui com freqüência complementada, dos pontos de vista social e político, por algum tipo de envolvimento de grupo. Esta casa representa as esperanças e os sonhos que temos para o futuro, não apenas para nós mesmos, mas para as pessoas em geral. Os planetas aqui colocados vão mostrar a facilidade ou a dificuldade de integração social, em primeiro lugar na escola, mais tarde nos círculos sociais que decidirmos freqüentar. A Décima Primeira Casa pode também indicar relacionamentos com crianças com as quais não temos parentesco de sangue.

Casa 12: A Transcendência
A Décima Segunda Casa é a mais sutil de todas as casas e a energia planetária é aqui expressa de maneira invisível e privada. É o mundo interior da psique que é importante nesta casa. Os planetas se expressam aqui a um nível mais espiritual, criando um mundo de sonhos, fantasia e imaginação. Há, ligada a esta casa, uma comunhão estreita com a Natureza ou com Deus. Os planetas têm aqui uma qualidade semelhante à do camaleão, tomando a cor apropriada a cada situação, seja ela qual for. Aqui todas as coisas se dissolvem e submergem os interesses mundanos. Esta casa representa a dissolução das coisas materiais e a comunhão com o cosmos. É também ligada à doença e a instituições isoladas.

Saturno em conjunção com Saturno Natal - A Volta de Saturno



Este trânsito marca o ciclo de Saturno de 29 anos, aproximadamente, e uma grande transformação tem lugar. Esta transformação pode ser no trabalho ou na profissão porque se considera, por distintas razões, que se encontra sob pressão, se não está assim pode ser uma mudança de residência ou de condições familiares porque as relações ou se transformam ou finalizam.

Como Saturno tem relação, entre outras coisas, com o sentido de si, como um ser diferente e isolado, é muito provável que afete a suas relações, dependendo logicamente de muitas condições descritas no Mapa Natal. O casamento, inclusive, se não for harmônico, pode agora acabar. Aparecem sérias responsabilidades que necessitam ser assumidas e necessitam de reflexão, precaução e amadurecimento.

Existe um desejo de trabalhar, porém com objetivos de longo prazo, junto com outras ambições, não só na profissão. Também é verdade que muitos dos grandes progressos ou de obstáculos que aparecem nesta época são o resultado do que ocorreu no passado.

Se a pessoa trata agora seus assuntos com total responsabilidade e é realista, terá suficiente liberdade para começar importantes atividades na sua vida. Se as ambições são muito egoístas é possível que possa ser usada ou enganada pelos outros.

Também existe uma tendência a contrair dívidas, ter problemas no trabalho ou sentir que a reputação se ressente. Agora se apresentam opções importantes e é necessário saber eleger aquelas coisas ou experiências que lhe sirvam ou sejam valiosas para desenvolver.

Esta é uma época onde existe a tendência de suprimir ou eliminar aquelas coisas que não servem mais, inúteis, ou que perderam o seu valor e que sem dúvida, através dos anos, trouxeram nervosismo e excitação. Se a pessoa não está consciente desse processo, experimentará um sentido de perda daquilo que agora está chegando ao fim.

Este é um período de cristalização e o começo de uma nova etapa de atividade. Este trânsito pode dar uma conexão com qualquer atividade relacionada com a matemática, ciência ou política.

O contato ocorre geralmente duas vezes na vida. Aos 28 ou 29 anos de idade, indica que o indivíduo assume completamente as responsabilidades como adulto. Aos 58 ou 59 anos, marca o ponto máximo na carreira do indivíduo e a partir daí começa a declinar de alguma maneira. Porém sempre embala uma grande transformação. Se a pessoa soube assumir as responsabilidades que lhe couberam, durante os anos que durou o ciclo, é possível que a mudança não produza um grande impacto.

Não obstante, existe um "sentimento de limitação" como disse Stephan Arroyo e outro de "liberdade interior"; o primeiro porque toma-se consciência de nosso destino e portanto com o que tem-se que fazer daqui por diante; e o segundo porque já se está livre de certos temores, inseguranças ou obrigações internas que antes sujeitavam o passado.

A Primeira Volta de Saturno


A primeira volta de Saturno à posição Natal é uma vivência dura. Acontece entre os 27 e os 32 anos e significa ao que chamamos de entrada na "Idade da Razão". Uma dureza.

Começa aí o domínio do Ascendente (persona) sobre o Eu Sou (aqui que se é em essência e de espírito). Dominio que perdurará durante quase toda a nossa vida mundana, de trabalho, de relações, até que a gente retoma o estado de ser criança. Ou seja, voltamos a ser nós mesmos, quando não precisamos mais tanto do mundo.

Saturno é cirúgico: vai no ponto certo e nos chama para um mundo de "realidade racional" e somos obrigados a ceder - sob pena - os nossos princípios e convicções juvenis e passamos a ser coaptadores dos princípios mundanos: corrida para a fama e o dinheiro. Uma luta árdua que jamais nos saciará.

Enfim, mais tarde, com a sobrevivência saciada, percebemos isso e retomamos a essência do que somos depois de muito apanhar da vida e abrir mão de nós mesmos.


O Signo Ascendente, por Howard Sasportas


O Signo Ascendente é a constelação do zodíaco que está ascendendo no horizonte na hora do nascimento. Em outras palavras é o signo que está no nascente no momento em que a pessoa nasce. Signo Descendente, ao contrário, é o que está no poente, ou seja o signo que está descendendo na hora do nascimento.

Em termos de significado astrológico, o Signo Ascendente informa a personalidade do ser. A forma com que a pessoas se expressa no mundo e a forma com que é vista pelas demais pessoas.
Vejamos o diferentes tipos de personalidades mundanas informada pelo Signo Ascendente.

Ascendente: Áries

Com Áries no Ascendente, a pessoa deveria encarar a vida de maneira direta e enérgica. Há necessidade de ser decidido, de agir e ter o poder de criar e dirigir a vida. A essência de Áries Ascendente é encontrar este poder criativo dentro de si, e não ficar esperando que as coisas aconteçam. A vida apresenta-se como uma aventura, uma busca, um desafio. Se os demais posicionamentos no mapa indicam uma natureza calma e retraída, haverá maior esforço para desenvolver as qualidades arianas. Quando a expressão de Áries Ascendente é negada, a frustração interior acumulada pode explodir periodicamente como doenças, explosões dramáticas e ferozes, ataques de raiva ou quaisquer outras formas de comportamento auto-destrutivo.
Se Áries está ascendendo, o signo oposto, Libra, vai estar no Descendente, avisando a pessoa para equilibrar sua autonomia desenfreada com um pouco de consideração pelo próximo. No entanto, se os que têm este Ascendente precisam escolher entre um extremo e outro, é provavelmente mais prudente que eles errem a favor da auto-afirmação e audácia em vez de conter-se demais com o objetivo de manter a paz ou se adaptar às exigências dos outros. Depois de terem encontrado o próprio poder e liberarem a coragem de serem eles mesmos, aí então podem aprender a regular, ajustar e dispor de sua natureza conforme suas necessidades. Finalmente, as qualidades de Libra, de graça, previdência e consideração pelo ponto de vista das outras pessoas terão de ser incluídas.

Ascendente: Touro

A pessoa que tem Touro, um signo fixo de terra, no Ascendente, deve encarar a vida com mais vagar e estabilidade. Em vez de se precipitar para as coisas, Touro Ascendente deveria planejar, estruturar e trabalhar de modo sistemático para as suas metas. A fixidez desse signo no Ascendente sugere que a pessoa precisa aderir ou continuar numa fase de experiência por muito mais tempo que as outras. O perigo consiste na pessoa ficar preguiçosa ou indolente demais e continuar com algo simplesmente por hábito, fidelidade e segurança, quando determinada coisa já foi ultrapassada em seu propósito e serventia. É necessário para Touro Ascendente aprender quando segurar e quando soltar.
A pessoa com Touro Ascendente também tem necessidade de se sentir confortável na parte material e terrestre da vida, e de ver resultados concretos e palpáveis para seu esforço. Uma boa consideração para com o corpo e suas necessidades deveria ser desenvolvida. O ideal seria não ser demasiadamente impelida ou governada pelos instintos; no entanto, dissociar o "self" da natureza básica dos instintos também não é uma situação recomendável.

Quando Touro se encontra no Ascendente, Escorpião está no Descendente. Isso significa que emoções fortes e intensas serão sentidas na esfera dos relacionamentos. Ciúmes e possessividade podem ser a base de muitos problemas com os outros, e aqueles com Touro no Ascendente terão que enfrentar, examinar e desenvolver maior domínio sobre a parte destrutiva de sua natureza emocional. Em outras palavras, Escorpião no Descendente forçará a olhar para dentro de si, sondar motivações ocultas e causas secretas para transformar a maneira como usa o poder. O Descendente Escorpião não permite encarar a vida como ela se apresenta à primeira vista. Por causa de problemas interpessoais, é sacudido de sua letargia e obrigado, periodicamente, a limpar e eliminar o que tem guardado dentro de si, modificando velhos padrões de comportamento que não servem mais.

Ascendente: Gêmeos

Gêmeos Ascendente encara a vida como uma curiosidade e desejo de compreender como funcionam e pessoas e coisas. Versatilidade e adaptabilidade são duas características para um bom êxito, mas podem contribuir para despertar outros interesses e tão diversos que se manifesta a síndrome do "pau para toda obra, mestre de nenhuma". Gêmeos Ascendente detesta perder alternativas e se entregar a uma única coisa, o que significaria excluir outras tantas.

Desenvolver a capacidade de se comunicar por intermédio da escrita, da fala ou qualquer outra forma de trocar idéias contribui para o seu senso de identidade, bem como aumenta o seu impacto junto ao meio ambiente. De certo modo, pessoas assim estão destinadas a distribuir informações e colher certas idéias e atitudes num lugar e depois depositá-las ou aplicá-las em outras áreas.
Se Gêmeos está no Ascendente, Sagitário está no Descendente. Através de um relacionamento, Gêmeos Ascendente entra em contato com o ponto de vista de outras pessoas, pelo qual pode compreender, explorar e interpretar a vida. O melhor parceiro é o que pode anular a tendência de se perder num labirinto de idéias ou numa teia de inconseqüências.. A visão mais ampla e as aspirações de Sagitário Descendente ajudam a manter um sentido de direção e uma meta em vez de diversificar constantemente. Em outras palavras, outras pessoas muitas vezes fornecem o sentido de propósito geral que Gêmeos Ascendente não consegue encontrar sozinho.

Gêmeos Ascendente tem mãos hábeis e "duas mentes", que em muitas situações podem aparentar ser pessoas diferentes em situações diferentes. É perito em personificar os outros.

Ascendente: Câncer

Com Câncer no Ascendente consegue-se uma maior realização por intermédio de uma sofisticada harmonização com os sentimentos. Algumas pessoas que têm Câncer no Ascendente são de tal maneira emocionalmente vulneráveis e expostas que aprendem a proteger-se, desenvolvendo uma rígida carcaça externa. A sua principal tarefa é encontrar meios de usar sua própria sensibilidade em vez de serem esmagados por ela. Outras pessoas com Câncer Ascendente podem ignorar o que existe por baixo da superfície calma e disciplinada. Estas pessoas atrairão experiências que dão ênfase à necessidade de reconhecer, respeitar e liberar os sentimentos.

O caranguejo fornece a descrição apropriada do Câncer Ascendente. Além de colocar-se pronto para esconder-se em sua concha, o caranguejo tem um jeito específico de se aproximar de situações a partir de uma posição lateral. O caranguejo não se sente bem na água o tempo todo, então arrisca-se na terra; em seguida, porém, retira-se de novo para a água. Mostra também a dança de fluxo das marés: dois passos para a frente, um passo para trás. Câncer Ascendente deveria aprender a respeitar e aceitar o sentido interno e orgânico de seu próprio ritmo e cadência. Neste sentido é capaz de entrar em sintonia com a natureza clínica da vida. Há também a grande tenacidade de Câncer. Suas garras não soltam facilmente o que seguram. Câncer Ascendente agarra-se aos seus sentimentos, sejam eles de alegria ou de dor, e não os abandonam facilmente, até que sentimento mais forte apareça. Explicações, discussões e racionalizações não terão sucesso com o caranguejo.

O signo de Câncer é associado ao útero e aos seios. Os seios fornecem o alimento para sustentar uma nova vida, e o útero é o meio ambiente perfeito onde alguma coisa pode crescer. Se Câncer está no Ascendente, a pessoa cresce em auto-conhecimento, desenvolvendo qualidades de alimentar e cuidar. Seja cuidando da família, de um negócio ou de uma causa fortemente sentida.

Quando Câncer está no Ascendente, Capricórnio está no Descendente e evoca as qualidades que põem em equilíbrio os extremos de Câncer. As pessoas com Câncer Ascendente podem ser inundadas e assoladas por ondas de emoções e sentimentos, mas para manter um relacionamento é necessário que façam uma clara distinção entre as emoções apropriadas e úteis e aquelas que devem ser filtradas ou controladas. Através do relacionamento constrói-se uma estrutura para a qual os diversos sentimentos desagregados e caóticos de Câncer possam fluir. É possível que representem suas próprias necessidades para conseguir realizar-se na vida através da ajuda a outra pessoa para que esta se torne um sucesso e consiga se estabelecer. Com este posicionamento espera-se um parceiro que ofereça segurança, força e estabilidade. Entretanto. em certo momento, Câncer Ascendente vai ter que encontrar essas qualidades dentro de si e não ficar à espera que os outros lhas tragam.
As pessoas com Câncer Ascendente são muito sensíveis e ligadas ao ambiente familiar. Por serem muito cuidadosas preferem realizar mudanças lentamente. Quando conhecem uma pessoa mostram-se amigáveis mas preferem não tocar em assuntos mais íntimos até que conheça essa pessoa muito bem. Entretanto quando passa a acreditar em alguém o faz inteiramente. Por essa razão os amigos da juventude costumar acompanhar a pessoa ao longo de toda a vida.

Para quem tem Câncer no Ascendente a casa, o lar, é muito importante e isso se manifesta desde a mais tenra infância. Quando a pessoa cresce e muda-se da casa paterna, mas preferirá ficar por perto.
Quando a pessoa que apresenta no Mapa Natal Câncer Ascendente está segura e autoconfiante, pode ser uma pessoa generosa. Especialmente adora proteger pessoas desprotegidas. É sensível ao sentimento dos outros e sabe como que as palavras podem ferir facilmente os seus sentimentos.
Nas áreas onde falta autoconfiança a pessoa encontra sérios problemas. A sensibilidade torna difícil aceitar críticas principalmente das pessoas que ama. Quando os sentimentos são feridos, a tendência é retirar-se e evitar os outros.

Se encontra um lar paterno instável durante a infância haverá um sentimento de que falta alguma coisa na vida. É importante ter segurança emocional desde o começo.

A necessidade de segurança e integridade reflete-se também na vida sexual. Quando envolve-se num relacionamento não é para ser uma coisa rápida e superficial: espera que tenha uma longa duração. Tende até a aceitar uma série de tribulações para levar adiante o "affair" ao longo do tempo. A supersensibilidade, a tendência de levar tudo a sério demais, são problemas que afetam os relacionamentos afetivos. Dá para resolver isto, em parte, escolhendo cuidadosamente as companhias. A pessoa escolhida deve atentar para as reações emocionais e discriminar aquilo que vem realmente do coração.

As desilusões podem ser muito traumáticas porque a pessoa com Câncer Ascendente tende a ser muito leal no amor e um ato de deslealdade da pessoa amada traz muita amargura. Deve ser evitado desejo de posse física; a lealdade vem mais do coração que do corpo. Com este cuidado evita-se muita injúria emocional.

Fisicamente expressa sua sexualidade com amor e devoção. Para a felicidade e o sentimento de plenitude, sexo e amor devem ser sinônimos.

Ascendente: Leão

Leão Ascendente cria um mundo no qual é necessário desenvolver o poder, a autoridade e a criatividade de expressão, requisitos básicos para se conseguir um sentido de individualidade.
No entanto, em alguns casos, Leão Ascendente ser eficiente confunde-se um pouco com ser afetivo. No caso de Leão, autopromoção, vontade de aparecer e gestos amplos são feitos por uma premente necessidade de ser alguém e de se sentir importante. Qualquer coisa é melhor do que simplesmente ser. Quem tem Leão Ascendente está sistematicamente preocupado com algo com que todos se preocupam vez ou outra: aparecer como indivíduo em seu próprio direito.

Existe, porém, o perigo de que enfrentem o mundo com orgulho exagerado. Alguns nascem querendo ser tratados com realeza; no entanto, devem estar preparados para fazer um esforço que lhes permita conseguir o desejado respeito e o status em vez de se retirar com raiva e depressa quando a glória não é despejada sobre eles de modo inquestionável. Algumas vezes tais pessoas ficam temerosas ou hesitam em tentar algumas provas só para não vivenciar a sensação do erro. Os que não tentam desenvolver uma maneira saudável de dar vazão a seu poder pessoal e à sua criatividade se tornam, às vezes, amargurados e cínicos perante o mundo, por não terem seus gênios reconhecidos.

Leão associa-se ao coração, o centro do corpo, e este signo tem muito amor para dar. Deixando de lado os grandes gestos, Leão Ascendente, assim como o Sol, pode irradiar calor generoso, cura e energia vital para aqueles que o recebem. No entanto, Leão Ascendente em geral espera algo em troca, algum tipo de gratidão e reconhecimento por tudo que fez. Um ponto decisivo é alcançado quando Leão Ascendente pode dar sem pedir nada em troca.

Enquanto é primordial para quem tem Leão Ascendente desenvolver um saudável sentido de seu próprio poder, autoridade e valor, Aquário Descendente significa que estas pessoas serão confrontadas com outras ou por situações que obrigam ver a vida a partir de uma outra perspectiva que não a do seu próprio ser. O indivíduo ainda pode ser respeitado mas tem que considerar as exigências de um sistema mais amplo do qual faz parte. Aquário na Casa das Relações Contratuais sugere que relacionamentos com uma só pessoa se constituem em treino para compartilhar e alcançar metas comuns, neutralizando dessa maneira as possíveis autocentradas e egoístas inclinações de Leão Ascendente. Para se manter um relacionamento duradouro no qual a personalidade de nenhuma das partes seja reprimida, o fogo e a paixão de Leão Ascendente devem ser esfriados e contidos (não extintos) pela arejada objetividade e justiça de Aquário.

Ascendente: Virgem

Com Virgem no Ascendente, o nascimento da individualidade se faz através da análise mental, da discriminação, da autocrítica e do processo cada vez mais específico do self. Isso muitas vezes significa desenvolver maior habilidade e competência no campo de trabalho e na área criativa escolhidos. Como signo do elemento terra, existe a necessidade de empregar os conhecimentos tendo em vista um propósito: ser útil e produtivo.

Virgem no Ascendente chama a atenção para o corpo físico e a preocupação com o seu bom funcionamento. O tratamento prático das necessidades comuns do dia-a-dia também é a manifestação deste Ascendente.

Virgem nesta posição pode ser associado ao que se poderia chamar de "a correta assimilação da experiência". A experiência, como a comida, tem que ser mastigada para depois ser engolida e digerida. Processos catabólicos dentro do corpo separam aquilo que tem valor, e que deve ser integrado, daquilo que é tóxico e venenoso. Virgem Ascendente deveria usar este processo para a digestão da experiência da vida. Analisando o self e a vida em geral, é possível extrair da experiência tudo o que é mais conveniente e reconhecido, e, no final, o que deve ser limpo e/ou eliminado. Ater-se a sentimentos tais como a negatividade e o ressentimento, durante muito tempo, significa que a psique e, mais cedo ou mais tarde, o corpo ficam obstruídos, enfraquecidos, envenenados.

Com Virgem Ascendente, existe o perigo de se tornar tão obsessivo com a ordem, a correção e a precisão que a pessoa perde a espontaneidade e a fluidez. Neste caso, Virgem se enquadra demais tornando-se fechado e rígido. Peixes aparece, de alguma forma para dizer: relaxe, deixe rolar, afrouxe o controle e seja indulgente, ocasionalmente. Peixes no Descendente encoraja Virgem Ascendente a se relacionar com os outros de uma maneira mais compassiva e com um certo grau de sacrifício e aceitação, em vez de ser sempre o juiz, o crítico. Através de Peixes Descendente, Virgem Ascendente ganha um tipo de entendimento que invade o coração quando este está aberto e receptivo. Há mais vida na vida do que aquela que pode ser medida, enquadrada e testada.

Ascendente: Libra

Libra Ascendente requer deliberação e ação cuidadosamente escolhidas, com base numa constatação objetiva e justa de qualquer situação. Em outras palavras, tudo o que os outros precisam ou querem, tem que ser levado em consideração. Um julgamento reflexivo é a tônica deste Ascendente: várias alternativas são pesadas na balança e a maneira mais apropriada de ser ou agir será selecionada. No entanto, esta capacidade de perceber o ponto de vista dos outros, bem como a habilidade de analisar uma situação por todos os seus lados, pode tornar difícil a ação. Daí a reputação de Libra Ascendente de vacilante, indeciso e de estar sempre "em cima do muro". As escolhas são bem mais fáceis de serem feitas quando se tem um sistema de valores no qual basear-se. A responsabilidade de estabelecer um conjunto de valores, padrões e idéias, sobre os quais se possa fundamentar uma ação pesa demais sobre os ombros de Libra Ascendente. Seria tão fácil deixar outra pessoa decidir por eles! E mesmo quando Libra Ascendente baseia suas ações naquilo que parece verdadeiro e justo, será que existe uma garantia de que a coisa vai dar certo até o fim? Libra Ascendente também significa tentar equilibrar o lado masculino e o lado feminino da vida, as necessidades místicas e as noções práticas entre cabeça e coração, intuição e lógica e, o mais importante entre o que queremos e precisamos e o que os outros precisam e querem. Libra Ascendente busca o relacionamento perfeito, a filosofia ideal e por isso tudo o que é harmonioso e agradável. Muitas vezes existe um interesse em artes e uma atração por sistemas abstratos, como a política ou a matemática, que lhe oferecem simetria e conceitos perfeitos. Alguns dos ideais e das crenças de Libra Ascendente podem estar muito além das relações mais básicas das realidades da vida. No entanto, ao mesmo tempo, este Ascendente pode ser bastante crítico quando alguma coisa não acontece como o desejado ou esperado. Todos que têm este posicionamento podem ser assim: "Em nome da harmonia é melhor que as coisas sejam do meu jeito, tá!". (Será que é Áries aparecendo?).

Os relacionamentos são importantes para Libra Ascendente e também necessários para a sua evolução e crescimento pessoais. Se Libra está no Ascendente, Áries está no Descendente. De certo modo, Áries na esfera da vida associada com um parceiro faz surgirem qualidades librianas. Se um parceiro é terrivelmente egocêntrico e dogmático (um tipo ariano), o Ascendente Libra vai ter que aprender a se ajustar e a fazer concessões. No entanto, se a outra pessoa se torna injusta demais, enérgica e exigente, Libra Ascendente aprende a intervir em favor de seu "self" e a exigir traços librianos de igualdade e equilíbrio. Os opostos têm uma maneira toda sua de entrar uns nos outros. Se o Ascendente Libra não gosta da maneira como você conduz as situações, logo você irá ficar sabendo.

A maioria dos livros de astrologia atribuem a Libra muito charme pessoal e um corpo bem proporcionado, porém com a tendência de engordar devido à preguiça e à autoindulgência. Os signo do Ar quando no Ascendente têm, em geral, uma visão muito primitiva delas.

Ascendente: Escorpião

Escorpião Ascendente está relacionado ao oitavo trabalho de Hércules. O herói tem que achar e destruir a Hidra, um monstro de nove cabeças que vive numa caverna no fundo de um pântano tenebroso. Primeiro ele tenta matar a besta enquanto ela ainda está na água, mas toda vez que lhe corta uma cabeça aparecem mais três em seu lugar. Finalmente Hércules lembra dos conselhos de seu mestre: "Nós nos elevamos ajoelhando-nos, conquistamos nos rendendo e ganhamos, desistindo". Hércules então ajoelhou no pântano e levantou a Hidra por uma de suas cabeças tirando-a da água (emoções) para o ar (intelecto). Afastada da água, a Hidra imediatamente começa a perder seu poder e sua agressividade. Hércules corta todas as cabeças mas aí aparece uma décima, na forma de uma jóia preciosa que ele enterra debaixo de uma rocha.

Essa história liga-se estritamente com a dinâmica de Escorpião Ascendente. De alguma maneira, quem tem Escorpião Ascendente tem que confrontar e combater o que é obscuro, tabu, oculto ou destrutivo. Alguns enxergarão a besta externamente e lutarão com o que é obscuro e maligno "lá fora". Para outros, a Hidra se esconde no fundo de suas próprias psiques, simbolizando emoções destruidoras tais como ciúme, inveja, avareza, luxúria ou ânsia de poder.

Hércules teve sucesso ao destruir a Hidra tirando-a do pântano e levantando-a no ar. Da mesma maneira, Escorpião Ascendente precisa levar para a luz da consciência aquilo que é obscuro e oculto dentro de si. Se a energia de Escorpião é reprimida, ela fervilha por baixo, envenenando a psique e produzindo um mau cheiro que impregna a atmosfera entre as pessoas. No entanto, quando a força total dessas emoções é liberada de forma desregrada, seu poder de destruição pode não ser suportado.
Existe uma terceira alternativa: em vez de reprimir o lado Escorpião da natureza, ou soltá-lo integralmente, é possível reconhecer os sentimentos envolvidos e depois transformá-los ou canalizá-los de maneira construtiva. Como a jóia que aparece quando a Hidra é destruída, os complexos negativos podem ser transformados em algo precioso. Muitos artistas produziram seus melhores trabalhos reestruturando suas paixões, iras ou desacertos em alternativas criativas.

A cobra muda de pele quando, crescida, a pressão interior torna a pele velha pequena demais. O vulcânico Escorpião Ascendente acumula a pressão interior até ocorrer uma explosão liberante e renovadora. Seja por livre escolha ou por coerção, Escorpião Ascendente derruba e remove velhas formas e estruturas, de modo que novas possam ser edificadas.

Existe uma profundidade no Escorpião Ascendente que compele os que têm este posicionamento a ocultar as origens de uma estratégia para tentar camuflar sentidos e motivações. Nada é tomado pelo seu valor aparente. Como a mulher do Barba Azul, existem portas que seria melhor deixar fechadas. Por si só o Escorpião Ascendente infere Touro no Descendente. Enquanto Escorpião tem que desafiar, atacar, destruir e modificar, Touro é paciente, estável, terra-a-terra e conservador. Touro está equipado para resistir às investidas de um Escorpião Ascendente e replicar com muita calma: "Tudo bem, mas não se esqueça de escovar os dentes." Os que têm Escorpião Ascendente sentem a necessidade de desenvolver estas qualidades taurinas nos relacionamentos como forma de equilibrar os excessos de seus fortes e turbulentos impulsos passionais.

O mais óbvio sinal físico de Escorpião Ascendente manifesta-se sob a forma de um intenso e penetrante olhar por baixo das sobrancelhas que chamam a atenção.

Ascendente: Sagitário

O símbolo de Sagitário é o arqueiro ou o centauro, normalmente descrita como uma criatura meio homem meio cavalo. A parte superior mostra o dorso humano apontando uma flecha para o Céu, enquanto a parte inferior, o cavalo, tem seus cascos firmemente apoiados no chão ou empinando de forma arredia. Precariamente equilibrado entre a besta e os deuses, Sagitário Ascendente evidencia este fundamental dilema na sua forma de encarar a vida. Uma parte de sua natureza aspira a grandes alturas, nobres ideais e elevadas realizações, enquanto o outro é dirigido por necessidades mais básicas e pelo instinto animal. Pode o lado animal rivalizar com uma visão maior? A lacuna entre o que é e o que poderia ser é algo muitas vezes penoso de agüentar para um Sagitário Ascendente: torna-se imprescindível encontrar maneiras criativas para resolver esta diferença.

Outra imagem associada a Sagitário é a do investigador - sempre existe mais um caminho, sempre algo novo a explorar e seguir. Em Sagitário Ascendente, a vida é encarada bem mais como uma jornada ou uma peregrinação. Às vezes, a jornada por si só é bem melhor que a chegada. Como um velho lema do signo: "Vejo a meta, alcanço a meta e vejo outra".

Como signo de fogo situado numa casa angular, Sagitário Ascendente gera calor e precisa de uma abertura ou visão para expressar sua energia e entusiasmo. Contanto que não ponha pessoas do lado fazendo propaganda de si, Sagitário Ascendente tem um jeito especial de inspirar os outros. Tem também a habilidade de empregar os acontecimentos da vida com significados de importância simbólica. Por isso nada é visto como existindo isoladamente, mas é analisado com relação a uma verdade ou a um princípio maior.

O perigo pode ser a arrogância, o abuso e a extravagância. Como Ícaro, Sagitário Ascendente pode voar alto demais para depois, em seguida, desabar no chão. Alguns normalmente vivem além das suas posses, outros vivem demais no mundo das possibilidades e nunca conseguem baixar suas visões para termos concretos.

Gêmeos no Descendente é o contraposto necessário a Sagitário no Ascendente. Quanto aos relacionamentos, quem tem Sagitário Ascendente pode observar de perto as leis básicas e os padrões de existência que intuíram. O tipo geminiano é o parceiro ideal para eles. A mente geminiana encontra as palavras certas para expressar os mais amplos conceitos e sentimentos sagitarianos. Gêmeos é capaz de analisar e questionar as conclusões de Sagitário e, desta maneira, forçá-lo a pensar mais atentamente. Gêmeos fornece a Sagitário os passos práticos imediatos que podem ser tomados para realizar as metas e aspirações. Sagitário decide que vai sair de férias, porém é o lado geminiano do self que pega a lista telefônica e procura o número do agente de viagens. As qualidades do Descendente podem ser importadas de outra pessoa ou desenvolvidas dentro do self na busca da totalidade.

Ascendente: Capricórnio

Saturno, o regente de Capricórnio, tem na mitologia uma personalidade fracionada. Por um lado, ouvimos que ele castrou o pai e comia seus filhos. Neste sentido, ele representa um princípio repressivo, crítico, frio e rígido. Por outro lado, no entanto, na mitologia romana ele regeu a "idade do ouro". A Saturnália era um festival de licenciosidade, de sensualidade, de abundância e indulgência: o tempo da Cornucópia.

As qualidades de Capricórnio no Ascendente refletem a natureza dual de Saturno. Lembrando o princípio geral de que nos encontramos através do desenvolvimento das qualidades do Ascendente, Capricórnio nesta posição sugere a necessidade de uma apreciação desses dois lados da vida.
O primeiro lado de Capricórnio é bem documentado. Com este signo ascendendo, tem-se muitas vezes a impressão de um severo pai observando tudo e esperando obediência a certas realizações de seus filhos. A energia e o entusiasmo devem ser usados de forma prática e produtiva, e dentro de limites definidos. Eles não podem fluir ou boiar com qualquer coisa que apareça; nem tampouco pode-se permitir que sejam soterrados por qualquer capricho ou paixão. A fim de atender às exigências do "pai dentro de si mesmo", Capricórnio Ascendente precisa planejar com cautela a sua vida e estruturá-la, construindo-a lógica e calmamente conforme suas metas e ambições. A energia tem de ser medida com muito cuidado, e isso exige disciplina e controle. Capricórnio rege os joelhos, e cedo ou tarde os que têm este Ascendente terão de se curvar em submissão a uma autoridade maior - interior ou exterior - que espera algo deles. Como Jó, é muitas vezes através de grande carga de trabalho e frustrações que Capricórnio Ascendente é humilhado e aprende a aceitar certas leis, limites e estruturas. Como Cristo, pode, no último minuto, haver dúvidas sobre a validade de seu sacrifício.
Em poucas palavras, Capricórnio Ascendente tem necessidade de fazer algo do "self" e alcançar certo valor e respeito coletivos. Ele pode se rebelar ou tentar escapar de lições e responsabilidades, mas normalmente acontece que ele simplesmente se sente melhor encarando suas obrigações tanto diante de si mesmo como dos outros.

E o outro lado de Saturno - a divindade que reinou durante o a Idade do Ouro? Como signo cardeal da terra, Capricórnio tem a capacidade de lidar com eficiência no mundo material. É desenvolvendo seu conhecimento em potencial para lidar com assuntos práticos e organizá-los que Capricórnio Ascendente vive um sentido de realização e consumação. Junto com Virgem, não existe ascendente mais capaz de pôr ordem num caos do que Capricórnio, nem que tenha maior visão de possibilidades e de torná-las realidade. Também não podemos esquecer o lado Sátiro ou Pan do terrestre Capricórnio - a capacidade de apreciar sentidos físicos e o mundo natural. Talvez porque Capricórnio Ascendente está tão consciente das mais duas realidades da vida é que ele pode, por contraste, desfrutar de tudo o que é sensual e bonito.

Capricórnio Ascendente tem o sensível e aquático signo de Câncer no Descendente. A imagem de Câncer, não-agressiva, carnuda e redonda opõe-se com naturalidade à rigidez e à inflexibilidade de Capricórnio e as modera. Capricórnio Ascendente, tão intratável para o mundo, corre muitas vezes para sua casa a fim de ser mimado e acalentado pela pessoa companheira. Apesar da rigidez interior, ou da falta de confiança em si mesmo, quem tem Capricórnio Ascendente é singularmente sensível aos sentimentos dos que o cerca e muitas vezes se adapta para ir de encontro das necessidades dos parceiros. O pai severo e duro é contrabalançado pela mãe protetora, que tudo aceita. Se numa das esferas da vida vai longe demais numa só direção, a vida o compensa em outros lugares.
Muitos astrólogos acreditam que Capricórnio Ascendente, como um bom vinho, amadurece e se aperfeiçoa ficando melhor e mais feliz com o tempo.

Ascendente: Aquário

Ironicamente, os que têm Aquário Ascendente (Ascendente: Ponto do Conhecimento) recebem uma sentido mais claro de sua única e particular identidade, ficando para trás e tendo uma visão objetiva e impessoal da vida. Apreciar os acontecimentos, as pessoas, as circunstâncias e mesmo eles próprios de uma perspectiva mais afastada, permite-lhes uma imagem mais global ou completa dos planos das coisas. Um conhecimento maior do grupo, e um mais amplo sentido do contexto social em que funcionam, substitui um quadro de referência puramente subjetivo ou pessoal.

Aquário é corregido por Saturno e Urano. O lado Saturno de Aquário Ascendente pode parecer a um grupo uma melhora no seu próprio sentido de identidade e importância. Junto com isso surgem dúvidas; por exemplo, como "estar no grupo certo", como "fazer o que é certo" etc. O lado mais uraniano de Aquário Ascendente, no entanto, pode julgar inapropriado conduzir a vida somente para aumentar ou sustentar a segurança ou o poder pessoal. Algo maior que o "self" individual deve ser levado em consideração.

Com base nisso, mais do que qualquer outro signo ascendente, Aquário pode agir de acordo com aquilo que sente que vai sustentar ou melhorar o funcionamento de um todo maior. O signo de aquário tem sido associado ao mito de Prometeu. Acreditando que a humanidade poderia ser melhor do que era, Prometeu roubou o fogo dos deuses e o deu ao homem. Do mesmo modo, Aquário Ascendente consegue se encontrar melhor na vida com um sentido de esperança e de visão de um novo futuro: uma crença de que aplicando as teorias e os conceitos certos, as circunstâncias poderiam ser melhoradas; porém, do mesmo modo que Prometeu é punido pelos poderes existentes por seu feito desafiador, alguns prometeanos modernos podem ser condenados, maltratados ou mesmo aprisionados por teorias ou ações que transgridam ou que destratem a autoridade estabelecida. E mais: é da natureza da vida que velhas estruturas ou paradigmas, quando apenas sobrevivem ou já ultrapassaram a sua utilidade, abram caminho para novos padrões e idéias. Aquário Ascendente muitas vezes está sintonizado com as últimas tendências e as novas idéias que pairam no ar.
Normalmente, os ideais associados com Aquário Ascendente são igualitários: fraternidade, solidariedade, justiça e igualdade para todos. Por tudo isso, Aquário no Ascendente pode assumir a causa de segmentos da sociedade que o sistema existente condena ou oprime. Às vezes, a visão deste ascendente é idealista demais e subestima a força da mais insaciável, terrena e aquisitiva natureza das pessoas. Do mesmo modo, quem tem este signo ascendente fica irritado com as emoções irracionais e centradas em si mesmo e nos outros, que entrem em conflito com suas teorias nobres e utópicas.
Leão no Descendente é o lado sombrio de Aquário no Ascendente. Sob a fria objetividade e os ideais igualitários de Aquário pode manifestar-se o anseio leonino por poder pessoal e reconhecimento. Quem tem Aquário Ascendente, com todo o seu amor à igualdade e à liberdade, é muitas vezes atraído por pessoas de grande prestígio e influência. Pode mesmo haver uma tendência a usar os outros no sentido de conseguir força, poder e importância. Por toda essa falta de egocentrismo, Aquário Ascendente é capaz de aborrecer alguém durante horas se esse alguém o fizer de bobo (a pessoa irá ficar um bom período na geladeira). Leão Descendente é um apaixonado e usa o seu próprio sentido de "self", de honra e de prestígio como primeira base de referência. Para evitar qualquer investida de Leão Descendente, seja ela interior ou exterior, O Aquário Ascendente fica alerta para não obscurecer demais a visão que Leão tem da vida. Com Aquário, existe o perigo de da necessidade de um sistema altamente funcional tomar a dianteira da singularidade, humanitarismo e da individualidade criativa dos que têm que se adequar a eles. Exemplificando com extremos, o sonho aquariano poderia facilmente transformar-se em um pesadelo orwelliano (de George Orwell, autor do livro "1984").

Ascendente: Peixes

Peixes no Ascendente pode englobar qualquer uma das muitas manifestações associadas com este signo complexo e evasivo. Da mesma forma que dois peixes nadando em direções opostas, como aparece no símbolo do signo, a necessidade de formar um sentido sólido e concreto de autoidentidade entra em conflito com aquelas forças que provocam a dissolução e a transcendência das autolimitações. A solução desse dilema requer da pessoa com Peixes Ascendente o desenvolvimento de uma identidade que não exclua a consciência de que ela faz parte de algo maior do que o "self". Uma personalidade rígida demais tornaria isso impossível e uma identidade por demais difusa criaria dificuldades na hora de se lidar de maneira eficiente com a vida. Na primeira situação, nada do que está além das autolimitações poderia entrar no conhecimento, enquanto, no segundo caso, a pessoa fica completamente tomada pela sua sensibilidade e abertura. Os perigos são, de um lado, a inflexibilidade e, de outro, o caos e a desintegração.

Peixes Ascendente pode manifestar-se em qualquer um dos três planos tradicionalmente associados a esse signo: a vítima, o artista ou o curandeiro/salvador. A vítima não enfrenta bem as mais difíceis realidades do mundo e tenta uma via de escape ou busca de apoio, voltando-se para as drogas e o alcoolismo como uma forma de alívio. Vago e confuso, Peixes Ascendente pode seguir em frente apesar de tudo o que está acontecendo, deixando para os outros a escolha do que eles deveriam fazer. Alguns podem tentar escapar da rede do tédio e das armadilhas diárias da sociedade tradicional entrando para o submundo do crime e do comportamento aviltante. No entanto, outra expressão deste signo no Ascendente é o tipo artístico. Inspirado no mundo imaginário da psique, o artista canaliza suas percepções através de alguma mediunidade. O terceiro plano, o curandeiro ou salvador, dedica a sua vida a servir os outros, esforçando-se por tornar real uma visão da vida vislumbrada num mais amplo estado de consciência. A dor do mundo é sentida como a sua própria dor. Nos três planos, com algumas variações, este Ascendente é assimilado por algo que suprime ou invalida uma existência mais mundana ou uma limitada visão da vida.

Uma tônica para Peixes Ascendente é o sacrifício da vontade pessoal. No entanto, quando levado a extremos, quem tem este Ascendente vai repetidamente armar situações nas quais os outros tendem a levar vantagem. Além de serem pisoteados como o proverbial capacho, a falta de corretas proibições e limites muitas vezes significa abandonar o "self" a emoções e apetites que, a longo prazo, são excessivos e autodestrutivos.

Virgem no Descendente oferece os princípios de discriminação que proporcionarão o equilíbrio, o senso comum e um saudável cuidado com precauções e limites. Outros sentem necessidade de transmitir essas qualidades a eles, mas na verdade quem tem Peixes no Ascendente só consegue sentir-se bem melhor se puder encontrar dentro de si mesmo esses traços. Alguns com esta configuração estarão tão absorvidos em êxtases espirituais ou missões muito elevadas que terão necessidade de parceiros para cuidar das necessidades mais triviais e mundanas do seu dia-a-dia. Algumas vezes, o tipo Peixes é tão idealista e romântico que inconscientemente condena os outros e é muito crítico (Virgem Descendente) por eles não vivenciarem suas expectativas. Outros, com Peixes Ascendente, conseguem suas identidades somente através da salvação ou do servir aos outros.
Fisicamente, Peixes no Ascendente pode ter uma aparência sonhadora, romântica ou misteriosa. É possível que os olhos sejam grandes e pareçam quase-líquidos. Em suas maneiras, eles exalam uma receptividade e uma vontade de agradar que encanta e seduz os outros. Algumas vezes exibem tanta franqueza que outros se inspiram para salvá-los.