quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Netuno na 12ª Casa, por Howard Sasportas

Netuno é forte em sua própria casa, onde as melhores e as piores qualidades deste planeta podem se manifestar. Os que têm este posicionamento vão ser extremamente sensíveis a tendências, movimentos e forças ocultas na atmosfera. Às vezes eles têm mais conhecimento nesses níveis do que sobre o que está acontecendo na vida normal. Pierre Teilhard de Chardin (Netuno na 12ª Casa em Touro), o padre jesuíta que inspirou muitas pessoas com sua visão mística de toda a vida, culminando num ponto "ômega" de união espiritual, escreveu que o saber pode retornar ao ponto "em que as raízes da matéria desaparecem de vista".4 Por vezes, suas fantásticas visões podem ser confusas: eles vêem ou lhes é contado algo; no entanto, sentem ou pressentem que alguma coisa muito diferente está acontecendo.

Alguns podem ser vítimas de seu próprio inconsciente, isto é, são periodicamente inundados e sufocados por emoções e sentimentos que outros conseguem manter controlados bem mais facilmente. Montgomery Clift nasceu com Netuno na 12ª Casa. Ele tinha um talento netuniano de ator e todo o glamour que lhe é próprio, mas também sofria de muita culpa e de depressões que não conseguia controlar; em conseqüência disso, voltou-se para a bebida e para as drogas como via de escape. Poucas pessoas que conheço com este posicionamento me contaram experiências nas quais sentiam suas fronteiras do ego se dissolvendo e suas maneiras naturais de encarar a vida safam de foco. Para algumas, isso era bem-vindo como uma experiência mística ou como o máximo; mas para outras a experiência era acompanhada de sensações frustrantes e de medo de invasão e do caos.

Se Netuno não estiver muito mal aspectado, a mente inconsciente pode servir como base para guiar-se e para inspiração, permitindo acesso à "pessoa interior, sábia". Há uma abertura para a memória arcaica ou para formas primitivas de evolução e eles podem chegar a essa reserva de informações com efeitos surpreendentes, como se tivessem a sabedoria e o discernimento em experiências das quais não tiveram conhecimento prévio. Pode haver interesse pela filosofia do carma e da reencarnação e possivelmente acreditam que estejam em contato com algumas de suas vidas anteriores. Devidamente entendido, isso poderia ajudá-los a encontrar mais significado na vida presente. No entanto, para alguns com este posicionamento, remexer em vidas passadas poderia ser uma maneira de evitar encarar aquilo que atualmente se encontra à sua frente. Fantasiar sobre quando eram Cleópatra ou Joana D'Arc também pode acrescentar um pouco de glamour a esta embotada existência, mas resta ver para que fins construtivos eles expõem tais crenças.

Netuno na 12ª Casa pode mostrar fortes tendências escapistas; sonhar acordado ou fantasiar podem devorá-los inteiramente, e eles tendem a abdicar da vida criando seus próprios pequenos mundos, nos quais vivem. Para a maioria das pessoas com este posicionamento, tempos de reclusão e de afastamento serão necessários a fim de se recentrarem e se limparem da "poeira psíquica", absorvida e acumulada pelo contato com os outros.

Um dos extremos de Netuno na 12ª Casa pode ser sentir que não têm controle sobre não importa o que aconteça a eles (o que alguns psicólogos chamam de "falta exterior de controle"). Enquanto Netuno nos pede para tomar conhecimento de uma autoridade maior do que nós mesmos, uma total negação de poder e responsabilidade pessoais não é uma situação saudável, e o melhor a fazer é conferir onde este planeta está posicionado. Estudos ligam as depressões e várias outras formas de psicopatologia com pessoas que sentem terem perdido a influência para dirigir as próprias vidas.

Semelhante a Vênus na 12ª Casa, quem tem Netuno aqui sofre porque o mundo nem sempre vive suas expectativas do que poderia ser. Como ficam magoados pela falta de beleza no mundo, é também possível que suas sensibilidades para com a beleza possam significar sua própria cura. A beleza tem um efeito regenerador sobre a psique. Se eles conseguem arrumar tempo para assistir calmamente a um pôr-do-sol, para estar numa praia à noite olhando as estrelas, para meditar numa capela quando a luz começa a entrar pelos vitrais ou para ir a uma galeria de arte ver sua pintura favorita, então eles muitas vezes podem revitalizar suas próprias psiques cansadas deste mundo. Como escreveu Piero Ferrucci em What We May Be ["O que podemos ser"], nesses momentos acontece uma vitória "sobre a falta de coragem, uma positiva afirmação contra o resignarmo-nos ao processo de cristalização e de morte".6 Em outras palavras, as pessoas com Netuno na 12ª Casa têm uma escolha: Ver ou não ver a beleza.

A beleza é também um poder de autotranscendência e de importância, abrindo o Netuno de 12ª Casa para novos mundos e possibilidades que outros não são capazes de perceber. Responsabilizar-se em colocar mais beleza na vida não vai apagar miraculosamente todos os seus problemas, mas pode aliviar seus pesos e equilibrar a tendência de cair para o lado da insatisfação. Teilhard de Chardin (Netuno em Touro na 12ª Casa) também escreveu que a busca de evolução "tem olhos cada vez mais perfeitos num mundo onde há sempre mais para ver".

Prestar serviços é outra maneira de liberar o self da dor e da infelicidade, dando sentido à vida. Novamente, o senso comum é solicitado; alguns com este posicionamento podem atirar-se totalmente na vida de outras pessoas como meio de evitar suas próprias vidas. No entanto, Netuno na 12ª Casa poderia ser muito eficiente trabalhando em hospitais e instituições públicas. Outros podem ser encontrados como empregados de museus, bibliotecas e galerias de arte, que protegem e preservam a sabedoria, a beleza e as riquezas do passado e do presente.

Quem tem Netuno na 12ª Casa tende a meditar sobre a idéia de Jung de que certos problemas na vida "nunca podem ser resolvidos, mas somente ultrapassados". Algum novo interesse ou visão nasce e, ampliando-se a visão, os problemas insolúveis perdem sua urgência. Num certo plano, somos envolvidos por uma tempestade mas, visto de outro plano, nossa perspectiva muda; é como estar no alto de uma montanha e ver a tempestade no vale. O vendaval ainda existe e ainda tem importância, porém agora estamos acima dele.8 Quem tem Netuno na 12ª Casa precisa aprender a aceitar o bom com o ruim, o perfeito com o imperfeito e a beleza com a feiúra. Vale lembrar e refletir sobre o que é conhecido como o ditado de Wittgenstein: "A solução para o problema da vida é vista com o desaparecimento do problema."