segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Mercúrio na 4ª Casa (Gêmeos e Virgem no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas

Mercúrio na 4ª Casa tende a indicar um ambiente familiar intelectual ou acadêmico, em que a ênfase é ser sensível e racional talvez às custas dos sentimentos, do calor humano e do físico. A inteligência pode ser herdada da linha da família. Se a 4ª Casa é tomada pelo pai, este, de alguma maneira, vai ter de suportar a projeção de Mercúrio: ele pode ter vivido de uma forma expressiva, articulada, crítica, ou talvez enganosa e evasiva, como alguém que está sempre "indo e vindo". Atitudes mentais poderiam ser misturadas com as do pai. É possível inclusive haver mais de um pai — o pai verdadeiro e um padrasto ou outra figura qualquer que preencha a figura de um pai.

Mudanças de residência nos primeiros anos de vida podem trazer à tona qualidades ocultas de flexibilidade e adaptabilidade. Algumas pessoas com esse posicionamento tendem a preferir um tipo de vida nômade. Se Mercúrio recebe aspectos difíceis na 4ª Casa é possível haver mais alterações do que normalmente, brigas e amarguras no lar dos primeiros anos de vida e também no ambiente de outros lares mais adiante na vida. Atividades mentais e educativas podem acontecer dentro de casa. Estando bem na segunda metade de sua vida, a pessoa se beneficiaria em continuar aprendendo e estudando.

Gêmeos no Fundo-do-Céu descreve uma alma curiosa e incansável, muitas vezes com uma natureza dual. Dane Rudhyar compara este posicionamento com uma palmeira ou uma sequóia que tem muitas raízes mas nenhuma delas fica muito longe da superfície.5 A pessoa poderia perder o self numa teia ou num emaranhado de idéias, pensamentos ou numa massa de pequenos fragmentos de informações inconseqüentes e contraditórios. Falando de forma positiva, existe uma premente persistência em ordenar e entender o self e o ambiente ao redor. O lar pode ser usado como local em que se trocam idéias e se congregam os vizinhos. Às vezes, há dois lares, um na cidade e outro no campo.

Virgem no Fundo-do-Céu indica uma natureza profundamente autocrítica. Um desejo de aprimorar ou de melhorar o self é a base sobre a qual a vida é construída. Isto se exterioriza por uma preocupação com benfeitorias no lar e com uma casa que funcione com eficiência. Virgem na cúspide da 4ª Casa pode usar o lar como base de operações para trabalhar. Deve-se ter um cuidado especial com problemas de saúde na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário