terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Netuno na 3ª Casa, por Howard Sasportas

Netuno está onde queremos nos ligar novamente com um sentido de totalidade e unidade na vida. Em contrapartida, o tipo de mente normal da 3ª Casa é aquela que analisa, compara, discrimina e observa a relação de uma coisa com a outra. Enquanto Netuno na 3ª Casa pode (quase) fazer isso, a mente também precisa ser usada para outros propósitos "mais elevados", como um veículo ou olho através do qual a alma olha para fora. Em nível mais profundo, quem tem Netuno na 3ª Casa sabe que, divorciada do amor, a mente é como uma tesoura que corta a vida em pedacinhos.

Num determinado plano, Netuno na 3ª Casa pode confundir e dispersar a mente, dando lugar a pensamentos vagos e confusos. No entanto, outras vezes, a mente netuniana mostra um excepcional faro para as correntes invisíveis e as sutilezas do ambiente. Ela sente "mensagens" ou nuances ocultas e significados por trás de tudo o que é dito ou trocado. O que perdem em termos de precisa habilidade analítica, eles ganham sendo capazes de ver o quadro maior mais claramente.

Há alguns perigos que se deve ter em mente. Seu desejo de ver o que é lindo e divino nas redondezas pode produzir um tipo de percepção seletiva na qual apenas o que é bom é visto, enquanto o que não se enquadra nesta categoria não é notado. Eles podem estar tão abertos à mente e à opinião de outros que são capazes de achar que estão pensando seus próprios pensamentos, quando na verdade estão captando o ponto de vista de outra pessoa que se encontra no local. Em alguns casos, eles servem de porta-vozes para outras pessoas. Às vezes acreditam que o conhecimento vai redimi-los e, em conseqüência, podem estudar avidamente e ainda assim nunca achar que sabem o bastante; ou então querem que pessoas venham até eles e digam algo que os inspire.

Netuno na 3ª Casa pode não se sentir bem expressando-se através de canais de comunicação normais. O que eles têm a dizer ou aquilo que vivenciaram pode ser demonstrado mais amplamente através da dança, da poesia, do canto ou do retrato que pintam ou do retrato que fazem com a máquina fotográfica. Muitas vezes, são tímidos nos primeiros anos da escola. Observei este posicionamento em alguns casos de dislexia. Eles podem também ser tão confusos a ponto de ir a encontros no dia errado, tomam nota de números e endereços errados e, invariavelmente, perder-se ou ficar no meio do caminho em viagens curtas. Em casos extremos, pode indicar instabilidade mental, alucinações e paranóia, nas quais imaginam toda espécie de coisas acontecendo "lá fora" que, na verdade, são projeções de seu mundo interior.

Sacrifícios têm de ser feitos no domínio de Netuno e, na 3ª Casa, isso pode vincular uma necessidade de ajuste e de se ter uma extraordinária sensibilidade para com um irmão que, por alguma razão, é um problema ou está em dificuldade. Em certos casos que observei, o fantasma de um irmão morto assombra os pais, e a criança que está viva fica confusa com aquele passamento. Se um irmão ou uma irmã morreu, quem tem Netuno na 3ª Casa pode carregar um sentimento de culpa, imaginando ser parcialmente responsável pela sua morte. (Netuno confunde os limites entre o self e os outros, e, na 3ª Casa, a pessoa pode sentir que ele ou ela é responsável por tudo o que acontece no seu meio ambiente.) Os pais podem ajudar o filho com Netuno na 3ª Casa respeitando sua imaginação e também falando da forma mais honesta e clara possível, tendo em mente o que é apropriado para cada idade.

Tenho visto também Netuno na 3ª Casa e mapas de crianças sem irmãos que anseiam pela companhia do irmão ou da irmã que nunca tiveram. Alguns tentam suavizar a solidão e sentir-se mais completos inventando amiguinhos imaginários. Em alguns casos de crianças adotadas, Netuno encontra-se na 3ª, como se elas não tivessem muita certeza de estar ou pertencer verdadeiramente àquele lugar. Em alguns exemplos desse posicionamento, sacrifícios precisam ser feitos na área da educação. Pessoas com esta posição podem ser obrigadas a deixar a escola para trabalhar para a família, ou o dinheiro era pouco e um irmão ou uma irmã mais velhos tiveram que fazer isso.

Algumas pessoas que conheço com Netuno na 3ª Casa mostram grande habilidade como professores — especialmente ao trabalharem com crianças com problemas de aprendizado. Encontram meios de se comunicar e de entender a criança que outros professores não conseguem compreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário