quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Netuno na 5ª Casa, por Howard Sasportas

Na 5ª Casa, Netuno ganha um pouco e perde um pouco. Por um lado, este posicionamento confere uma imaginação rica e viva, gosto criativo e uma habilidade natural para exteriorizar os sentimentos de maneira grandiosa e exuberante. Por outro lado, as circunstâncias que ele atrai para a sua vida podem requerer que dê e receba o que os outros querem e necessitam, em vez de ser ou fazer aquilo que ele mesmo quer. Mas quando isso coincide — isto é, quando o que ele quer dar é aquilo que os outros querem e precisam receber — então, provavelmente, nada mais no mapa vai igualar a alegria e a realização prometidas por esse posicionamento.

Voltemos ao tanque de areia. O primeiro problema é se o pequeno Netuno está livre para sair e ir brincar. "Coitada da mamãe, trabalha tanto em casa! Eu deveria ficar aqui e ajudá-la." "Não, não pense em mim", diz a pobre mãe. "Vai ser bom para você sair com seus amiguinhos; eu não me incomodo mesmo (suspiro)." De um modo culpado, mas excitante, Netuno flutua no ar e vai brincar no playground, delirando já com toda a alegria que vai ter. Mas o que é isso? ninguém está lá: "Estranho, onde será que eles foram? (pausa) O que será que estou perdendo? Bem, também posso brincar sozinho." Ele entra no tanque de areia cheio de inspiração para os castelos que tem em mente, quando Mercúrio aparece. "Desculpe Netuno, mas sua mãe me mandou. Ela precisa de você em casa. Você pode me emprestar sua pazinha?"

Às vezes, por mais que quem tenha Netuno na 5ª Casa (ou Peixes) procure o prazer, mais ele se esquiva. Não é sempre tão desolador — mas ele muitas vezes é chamado a fazer sacrifícios nesta área de criatividade. Alguns podem deixar de lado uma carreira nas artes por uma existência mais estável ou rotineira; outros podem abrir mão de uma existência mais estável e rotineira por uma carreira nas artes. Mas, seja esta uma carreira pensada neste campo ou não, eles se beneficiarão de qualquer idéia criativa que apareça num momento de folga que lhes dê a oportunidade de expressar seus sentimentos, suas emoções e sua esplêndida imaginação.

No amor, são normalmente muito ardorosos, enchendo o ser amado de qualidades divinas; assim, embarcam no maior romance de todos os tempos. O escritor F. Scott Fitzgerald nasceu com Marte conjunção Netuno na 5ª Casa, e seu relacionamento com Zelda foi o Grande Romance Americano da época. Além de demonstrar seus sentimentos de maneira criativa, ele também ostentava abertamente (5ª) seu prazer de beber (Netuno). (Nos mesmos moldes, o atorcantor-comediante Dean Martin também tem um Netuno de 5ª Casa.) Como Scotty e Zelda (neste caso ela se mostrou um pouco netuniana demais), Netuno nesta casa pode trazer complicações ao amor. Uma das versões é apaixonar-se por uma pessoa inatingível. Sendo assim, o bem-amado pode ser idealizado e idolatrado à distância, ou devidamente sacrificado com um talento apenas superado pela nossa Dama das Camélias. Muitas vezes eles identificam o amor com uma causa: "Esta pessoa necessita de mim para salvá-la ou fazer com que se realize." Ou, ao contrário: "O amado vai me salvar e me redimir." Pensando mais positivamente, pessoas com Netuno na 5ª Casa possuem, pela expansividade e pelo número de seus amores, um dom natural para ajudar e curar os outros.

Sacrifícios podem ter de ser feitos por crianças. Se há aspectos difíceis, os que têm essa posição podem se sentir martirizados pela paternidade: "Se não fossem os filhos, eu poderia ter feito..." Eles podem idealizar um filho ou fazer do filho a sua fonte de salvação. "Se o filho me ama apesar de tudo, se o filho é maravilhoso e tem muito sucesso, então minha vida foi redimida." Obviamente, tem de haver boa vontade por parte do pai com este posicionamento para libertar o filho a fim de deixá-lo viver sua própria vida. O filho pode refletir as qualidades netunianas ou piscianas — no sentido de possuir excepcionais habilidades criativas ou artísticas, ou a mais desafiante das manifestações deste planeta ou signo — incapacidade mental, física ou emocional. O importante é o "crescimento espiritual" recebido através da experiência com crianças. Não importa em que esfera da vida esteja posicionado, Netuno pode indicar uma espécie de sofrimento que tem o efeito de aliviar o indivíduo. Invariavelmente, o pai que perde ou tem de deixar o filho vai ser profundamente afetado e alterado através daquilo que Netuno tem a ensinar. Algumas pessoas com Netuno na 5ª Casa trabalham bem com crianças perturbadas ou incapacitadas, e com adolescentes.

Obviamente, se Netuno estiver mal aspectado, eles terão de ter muito cuidado com jogos e especulações. Por natureza, Netuno não dá nenhuma garantia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário