terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Saturno na 2ª Casa, por Howard Sasportas

O posicionamento de Saturno num mapa indica onde há expectativa de dificuldades, limitações e testes. Na 2ª Casa, insegurança e sentimentos de inadequação são vividos na esfera do dinheiro, das posses, dos valores e dos recursos materiais. Acreditando que seu senso de valor ou segurança não pode ser fornecido por outros, eles têm uma "necessidade premente" de fazê-lo por si mesmos. Mesmo quando casam com dinheiro ou o herdam, ainda assim têm maior satisfação naquilo que ganham por si mesmos. Como no caso do príncipe Charles, com Saturno em Virgem na 2ª, alguns podem nascer em meio ao dinheiro e mesmo assim se sentirem "observados" ou testados no que diz respeito à sua administração, isto é, com que conhecimento e eficácia aplicam o dinheiro.

A quebra financeira não é, de fato, uma situação muito agradável, servindo, às vezes, como impulso para forçar as pessoas a desenvolverem mais suas habilidades e potencialidades se o dinheiro não for problema. Também vi casos em que pessoas com Saturno na 2ª Casa acumularam um enorme volume de dinheiro e posses, mas ainda assim se sentiam ansiosos e ameaçados em sua segurança. Por isso, esta posição de Saturno pode indicar "o acumulador" - tudo tem que ser guardado e escondido em cavernas, por medo de que seja roubado.

Em nível mais profundo, quem tem Saturno na 2ª Casa não é muito seguro de seu próprio valor inato, ou falta-lhes confiança em sua habilidade para lidar efetivamente com o mundo material. Alguns podem compensar isso esforçando-se por provarem a si próprios seu valor, através de sinais convencionais externos de sucesso: "Eu preciso estar bem. Comprei uma boa casa num determinado bairro e tenho dois carros na garagem." Outros disfarçam essas preocupações menosprezando a importância do dinheiro e da esfera material da vida em geral.

Os recursos internos de Saturno na 2ª Casa são os de cautela planejada, tato, perseverança e paciência. Desenvolver estas qualidades provará sua produtividade. Não importa onde Saturno esteja num mapa, é ali que temos a capacidade de transformar dificuldades em forças. Encarando os desafios do mundo material e encontrando seu próprio valor dessa maneira, quem tem Saturno na 2ª Casa é estimulado a maiores realizações e a uma mais profunda avaliação da vida em geral.

Um exemplo desse posicionamento é o guru Maharaji que, com a idade de quatorze anos, veio da Índia para os Estados Unidos. Saturno está em Sagitário na 2ª Casa e ele ganhou dinheiro ensinando sua religião e filosofia num país estrangeiro (Sagitário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário