quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Saturno na 4ª Casa (Capricórnio no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas

A 4ª Casa representa a base de operações a partir da qual conhecemos a vida; isso normalmente significa o nosso lar, mas também pode se aplicar ao ambiente familiar, raízes e raça. Saturno nesta casa implica em dificuldades e restrições que dizem respeito a estas áreas.

E possível que a criança com Saturno na 4ª Casa tenha vivenciado seu ambiente de primeira infância como não muito favorável, e a atmosfera dentro do lar tenha parecido fria, sem amor e de algum modo deprimente. Em alguns casos que vi, a família de origem empobreceu ou passou por dificuldades materiais enquanto a criança crescia. Em outros casos, o dinheiro não era problema, mas havia falta de intimidade emocional na família que obscurecia o sentido de integração e de bem-estar da criança.

De qualquer maneira, crianças com esse posicionamento podem se sentir rejeitadas ou que a vida não é para elas. Alguns requisitos básicos de amor e de segurança não foram encontrados e, conseqüentemente, elas começam a se perguntar o que há de errado com elas. Estão famintas e não são alimentadas, ou querem colo e carinho mas parece que ninguém está junto a elas quando mais precisam. Elas começam a se achar inadequadas, defeituosas ou que falharam de alguma maneira, e seus sentimentos de "quem sou eu?" acabam se colorindo com essas desconfianças. O "eu" que reside dentro dos que têm Saturno na 4ª Casa é um "não é bastante bom para mim".

Enfim, para crianças com esse posicionamento, o sentido de segurança e de "tudo bem" não é facilmente encontrado fora delas. Em vez disso, elas terão de encontrar sua própria força, solidez, sustentação e amabilidade dentro de si mesmas. Se conseguirem isso, então, Saturno na 4ª Casa, é verdadeiramente uma bênção em matéria de disfarces pois, uma vez estabelecido nosso sentido de valor vindo de dentro, o mundo exterior nunca mais vai poder tirar isso de nós. Este é o precioso presente que um Saturno da 4ª Casa nos dá.

Em geral, isso é um problema com o pai. Às vezes, ele nunca está presente. Outras, encontra-se fisicamente presente mas está psicologicamente ausente. Ele pode ser sentido como frio, convencional, crítico, materialista e rígido, ou um fardo e uma responsabilidade devido a uma doença, a problemas pessoais etc. Crianças com este posicionamento podem sentir que de alguma maneira falharam com o pai ou, o que é pior, que transgrediram não só com ele, mas com toda a família, com toda a raça, com o ambiente e, até mesmo com Deus. Elas crescem não só com um incômodo sentimento de culpa de que não são boas o bastante, mas também com muita raiva guardada e com um ressentimento dirigido aos que acham que não gostam delas ou que as julgam. Desatar este tipo de nó nunca é fácil e leva muito tempo, se é que pode ser conseguido algum dia. Um grande passo é dado quando elas perguntam a si mesmas: "Do que é que eu realmente preciso?" Elas podem achar que isso não é tão diferente daquilo que pensavam que o pai severo estava tentando enfiar-lhes goela abaixo. Ou, quando descobrem aquilo de que necessitam, começam a construí-lo ou a providenciá-lo para si mesmas e deixam o pai deprimente, ou quem quer que seja, de lado, por não lhes ter dado o que queriam. Falando positivamente, um bem aspectado Saturno na 4ª Casa poderia indicar um pai que mostra qualidades de força, profundidade, paciência e adaptação ao senso comum, aos rigores e às alegrias do mundo material.

Quem tem Saturno na 4ª Casa fica numa posição duvidosa. Muitas vezes, eles se sentem inteiramente inadequados e desconfiam dos outros, e ainda assim anseiam por algo permanente e estável em suas vidas. Alguns podem compensar esse sentimento de insegurança adquirindo terras e propriedades. Em nível mais mundano, Saturno na 4ª Casa sugere deveres e responsabilidades na esfera doméstica e problemas para estabelecer um lar. Como sempre, onde se encontra Saturno, trabalho duro, persistência e fazer o máximo de situações limitadas acaba sendo um bom negócio.

Pessoas com este posicionamento podem levar muito tempo para conseguir sua identidade e força interior; mas, uma vez encontradas, são sólidas e duram muito. Ao fazer os mapas de pessoas idosas com Saturno nesta casa, observei que na segunda metade de suas vidas elas muitas vezes descobrem aquilo que sentem que é seu verdadeiro trabalho ou missão, e se dedicam a um projeto ou a um estudo com grande afinco
.
Capricórnio no Fundo-do-Céu é semelhante em muitas coisas a Saturno na 4ª Casa. A vida é construída com uma profunda necessidade de estabilidade e com a busca de um autêntico sentido do próprio valor, de propósito e de validade. Procurar essas coisas pelo lado de fora pode provar-se incerto e desapontador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário