sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Urano na 12ª Casa, por Howard Sasportas

A 12ª Casa representa o mar coletivo do qual todos emergimos. Quem tem Urano na 12ª Casa precisa tomar uma respiração profunda e mergulhar nele, não esquecendo de levar consigo seu melhor equipamento de mergulho e seus aparelhos de pesquisas. Através da exploração do inconsciente é possível que ganhem novamente um sentido de continuidade com processos evolucionários e históricos, vislumbrando os modelos vigentes nos quais baseiam suas vidas. Isso não vale para todo mundo, mas, esteja Urano na casa que estiver, temos de nos arriscar e ser diferentes.

Pessoas com Urano na 12ª Casa podem abordar o reino do inconsciente de uma maneira inventiva, original e intuitiva. Eles têm acesso ao depósito da sabedoria ancestral da mente — experiências ocorridas no passado e herdadas através das gerações anteriores. Alguns encontram a chave para abrir este tesouro através das drogas, outros através da meditação ou de qualquer forma de expressão artística que lhes permita "sintonizar" esses antigos discos de experiência.

A filosofia e a psicologia radical de R. D. Laing formam uma das mais claras exposições a respeito do que significa um Urano na 12ª Casa. Laing, que nasceu com Urano em Áries na 12ª, regente de Aquário na cúspide da 12ª escreveu que "a necessidade de saber quem se é parece ser a mais profundamente arraigada na humanidade" .4 Cético sobre quase todas as instituições sociais existentes (a família inclusive), ele acredita que o estado místico de consciência é a única salvação possível para a pessoa oprimida. Ele enfatiza que, se as pessoas pudessem ir fundo em suas psicoses inconscientes, por seus próprios meios e medindo seus passos, elas eventualmente retornariam de suas regressões recompensadas e mais íntegras. Nesta base, estabeleceu suas próprias casas de repouso (Urano em Áries na 12ª) - nas quais as pessoas podem sair numa "viagem para dentro do self.

O dr. Arthur Janov, nascido com Urano em Peixes na 12ª Casa, regente de Aquário na cúspide da 11ª Casa, é outro famoso e controvertido psicólogo. Como Laing, ele também estabeleceu suas próprias casas de repouso (clínicas). No Janov's Primai Therapy Institute de Los Angeles, as pessoas são encorajadas a mergulhar fundo em seus inconscientes (12ª) e a livrarem-se das penosas experiências da primeira infância. Durante a terapia primordial, os pacientes são ajudados a sentir aquilo que estavam assustados demais para sentir quando da primeira experiência. Ao ligar novamente e ao descarregar a dor armazenada na psique, eles tentam se libertar de tensões e sintomas que carregaram consigo durante muitos anos. Novamente, como Laing, o princípio é que, liberando o que está inconsciente (Urano na 12ª), a pessoa pode ser renovada e libertada.

Urano na 12ª Casa também pode propiciar uma forte harmonização em relação a movimentos dentro da coletividade, muitas vezes antes que se manifestem verdadeiramente (a 12ª Casa contém a semente do futuro, bem como os resíduos do passado). Numa coleção de seus ensaios sobre os planetas exteriores e seus ciclos, Liz Greene afirma que Urano nesta casa muitas vezes tem "um enorme interesse em movimentos políticos e ideologias, mas de modo quase compulsivo como oposição ao reflexivo".6 Adolf Hitler, nascido com Urano em Libra na 12ª Casa regente de Aquário na cúspide da 4ª (a pátria natal) é um dos casos apontados. Sua visão não era racional nem logicamente pensada, mas "apareceu na sua mente com força total".7 Urano ouve um ruído surdo de algo antes mesmo que ele ocorra.

Do que tenho observado, se Urano está bem aspectado na 12ª Casa, estas pessoas têm um monte de bons conselhos para oferecer aos outros, como se o insigth e o conhecimento estivessem sempre à mão. No entanto, se Urano tem muitos maus aspectos, então sua visão às vezes é prejudicada por suas próprias neuroses e complexos pessoais. Estes terão que ser "limpados" antes que os benefícios positivos desse posicionamento sejam sentidos. Eles também estão sujeitos a serem tirados de seu curso por sentimentos negativos na atmosfera. Sem levar em conta os aspectos de Urano, há, muitas vezes, um interesse pela parapsicologia e pelo espiritualismo.

Uma profunda relutância em abandonar a própria independência pode tornar difícil para eles o estabelecer-se e criar raízes. Uma parte deles pode querer desesperadamente conseguir intimidade e segurança mas, de algum modo, dão um jeito para que isso não aconteça. Explorar as próprias motivações inconscientes pode libertá-los desse enigma e ajuda a aliviar um enorme sentimento de solidão e isolamento.

Alguns ingressam em sociedades secretas ou se engajam em trabalhos "por trás dos bastidores" para grupos. Eles podem se afiliar a instituições de natureza progressista ou pouco comum. Atuando como canais através dos quais novas idéias e tendências são estabelecidas, podem revolucionar ou romper os trabalhos de qualquer instituição com que estejam envolvidos.

Períodos de confinamento ou de carceragem tendem a produzir efeitos surpreendentes. Nos poucos casos que vi, eles não tinham notado uma necessidade temporária de se retirar da vida e conseqüentemente, atraíram "acidentes" ou doenças que os forçaram a fazê-lo. Súbitos revezes de destino são possíveis: algo que parece agourento ou ameaçador pode ser completamente diferente daquilo que esperam e vice-versa.

Poderia ser proveitoso perguntar se algo estranho talvez tenha acontecido à mãe durante o período de gestação; de alguma maneira, isso pode ter sido impresso na psique do embrião em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário