quinta-feira, 6 de julho de 2017

A Criação [de Filhos], por Abu Ali Al-Khayyat

Antes de tudo, é necessário saber o conhecimento da criação, para o qual você deve considerar os senhores da triplicidade (1) do ASC, e os senhores da triplicidade do Sol de dia, [e os senhores da triplicidade da Lua pela noite] (2) e os senhores da triplicidade do Sol de dia [ou da lua de noite] do signo da Lua nova ou da Lua cheia (3) que ocorreu antes da natividade, também Júpiter e Vênus, e os planetas diurnos se a natividade for diurna e os planetas noturnos se a natividade for noturna.

(1) Segundo Dorotheus, os senhores das triplicidades são os seguintes. Fogo: de dia, Sol, Júpiter e Saturno; de noite, Júpiter, Sol e Saturno. Terra: de dia, Vênus, Lua e Marte; de noite, a Lua, Vênus e Marte. Ar: de dia, Saturno, Mercúrio e Júpiter; de noite, Mercúrio, Saturno e Júpiter. Água: de dia, Vênus, Marte e Lua; de noite, Marte, Vênus e  Lua. 
2. Este e o seguinte complemento são solicitados, uma vez que fazem parte das regras especificadas nos terceiro e quinto parágrafos abaixo.
3. O texto latino tem consistentemente coniunctio "conjunção" e praeventio 'antecipação' para a conjunção e oposição do Sol e Lua. Para tornar a tradução inglesa mais compreensível, usei os termos familiares "Lua Nova" e "Lua cheia".

E você começará os estudos com os senhores da triplicidade do ASC, isto é, o primeiro e o segundo senhores. E se um deles estiver em no ASC, ou o MC, ou o 11ª casa, ou na 4ª casa, (4) livre de impedimentos e de estrelas maléficas, significa boa criação, se Deus estiver disposto.

Mas, se ambos são cadentes e impedidos pelo maligno [estrelas] (5), "olhe para os senhores da triplicidade do Sol, se é uma natividade diurna, ou os senhores da triplicidade da Lua, se é um Natividade noturna. Se eles estão em bons signos, livres de impedimentos e dos [aspectos] com as infortunas [maléficos], eles significam uma boa criação.

(4) O latim tem loco 'lugar', que foi o termo original para um dos doze segmentos do horóscopo, mas a terminologia moderna exige "casa".
(5) O latim geralmente usa os adjetivos "ruim" ou "bom" sem expressar o substantivo "estrelas" (ou seja, 'planetas'). Este uso é restrito em inglês, então eu adicionei o substantivo apropriado em colchetes.
Mas se estes estão impedidos e em casas ruins, olhe para os senhores da triplicidade da Parte da Fortuna.(6) Se eles estão em boas casas, [livres] de impedimentos e fizerem aspectos com o Sol e a Parte da Fortuna em nasceres diurnos, ou [com] a Lua nas natividades noturnas, significam boa criação.

(6) Abu 'Ali assume que o leitor sabe como calcular esta Parte. A fórmula é Lua - Sol + ASC para nascimentos diurnos e Sol - Lua + ASC para nascimentos noturnos.

Mas se estes são impedidos e estão em casas malévolas, considere os senhores da triplicidade do signo da Lua Nova, se, obviamente, a natividade for uma natividade [precedida pela] Lua Nova; ou [os senhores] do signo da Lua Cheia, se a Lua Cheia precedesse [a natividade]. Se eles estão em ângulos ou em [casas] sucedentes dos ângulos, [e não estiverem] atacados por nenhum impedimento ou raio [aspecto] dos maléficos, eles significam boa criação.

Mas se eles estão impedidos e em casas malignas, olhe para Júpiter ou para Vênus, porque se um deles estiver em um ângulo ou [uma casa] sucedente de um ângulo, livre de [aspectos de] más [estrelas] e de impedimentos, significa boa criação.

Mas se ambos são impedidos e em casas malignas, olhe para a Lua. Se é livre de maléficos e impedimentos, e há um planeta diurno no ASC ou no MC em nasceres diurnos ou um planeta noturno nas natividades noturnas, significa boa criação.

E se você encontrar a Lua impedida ou localizada em uma casa inadequada, considere qual planeta tem a maior significação entre os senhores da triplicidade do ASC e da triplicidade do Sol de dia ou da Lua de noite, e a triplicidade da
Parte da Fortuna, e a triplicidade do signo da Lua Nova ou da Lua cheia [a que precede imediatamente à natividade]. Se eles estão em ângulos ou {casa] sucedentes de ângulos, livres de [os aspectos das] estrelas [planetas] do mal e impedimentos, isso significa boa criação. E se eles são impedidos e em casas malignas, eles significam má criação e impedimento, e um breve período de vida.

E o nativo viverá enquanto o número de graus que existem entre o planeta Almuten (7) do nativo e as maléficas [estrelas, planetas] em dias, meses ou anos. Em suma, de forma semelhante, se o Almuten sobre o nativo é cadente, e o grau do ASC e da Lua são aplicados (8) aos maléficos, o nativo viverá de acordo com o número de grau que há entre o grau de ASC e o maléfico [tantos] dias, meses ou anos.

(7) O texto latino é aliutez, o que é quase correto (a palavra árabe é al-iubtazz "que melhorou alguém"), mas a alusão corrompida Almuten se tornou estabelecida na literatura. O Almuten é o planeta mais forte e, portanto, o governante sobre o que for especificado.

(8) Ou talvez, "perto de"

Da mesma forma, se o grau do Sol ou da Lua [estiver] em conjunção, ou em quadratura, ou oposição a uma infortuna [maléfico], e há poucos graus entre eles, o nativo viverá [tantos] dias, meses ou anos de acordo com o número de graus que há entre eles. Da mesma forma, se o Senhor do Tempo, ou seja, o luminar, na seita (9), é encontrado em conjunção, ou quadratura, ou oposição às porções, significa uma vida breve, a menos que uma forte fortuna a aspecte.

(9) Mais comumente chamado de "Luz do Tempo" [luminar da natividade diurna (Sol) ou da noturna (Lua)].

E se a Lua for sitiada entre dois maléficos, dos quais um está no ASC e o outro - está na 7ª casa do céu, e, especialmente, quando há um maléfico perto de um dos ângulos, e a Lua está impedida em um dos ângulos, significa um curto espaço de tempo. Além disso, quando os senhores da triplicidade do ASC, do Sol, da Lua, da Parte da Fortuna e dos signo do Lua Nova, ou da Lua cheia [imediatamente anterior à natividade] estão impedidos de alguma maneira, além de serem cadentes dos ângulos, significam boa criação, mas não sem trabalho árduo e dificuldades.

E quando o primeiro e o segundo senhores da triplicidade do ASC estão cadentes dos ângulos e também estão impedidos, significam uma curta duração do nativo, especialmente se Saturno estiver em ângulo nas natividades noturnas ou Marte nas diurnas [Natividades]. Mas se a Lua está em recepção, significa bondade de criação e benevolência dos homens para com ele, e muitos irmãos e aliados e amigos. E se não estiver em recepção, significa o contrário. Além disso, quando a Parte da Fortuna está com a Lua, e [sob] os aspectos de Vênus nas natividades noturnas ou de Júpiter nas natividades diurnas, significa boa criação, e especialmente se a Parte estiver em uma boa casa.

E assim, quando o planeta que significa criar está oriental e, em um signo masculino e em natividades diurnas, ou ocidental e em um signo feminino em uma natividade noturna, sua força será maior e seu testemunho quanto à boa criação é mais veraz. E quando o ASC e seu senhor são impedidos, e a Lua e seu senhor, isso significa vida breve e fugaz e morte rápida. E isso ocorrerá especialmente naquele momento em que, em um ano [particular], a profecção do ano (10) chega a um ângulo dentro da metade orbe [moieties].

(10) Um antigo método de previsão estabelecido, por exemplo, por Paulo de Alexandria no sua "Introduction to Astrology", Cap. 31. Veja também "Astrologia Cristã" de William Lilly, pp. 715-733. A profecção anual começa com o ASC e avança no zodíaco 30° por ano, realizando uma revolução em 12 anos. Consulte as fontes que acabamos de mencionar para obter detalhes técnicos sobre o uso.

Mas se o nativo emerge de seu primeiro ano, e você vê [que ele tem] uma natividade que significa ter uma curta duração de vida, você direcionará o signo ascendente para a conjunção, ou quadratura ou a oposição das estrelas desfavoráveis [planetas maléficos], dando a cada signo um mês; e se desta vez também for passado um ano, então será o signo da morte. E faça por si mesmo um testemunho da qualidade da comida e da criação do quinto signo e do seu senhor, e do lugar da Lua no terceiro dia e no sétimo dia da natividade. (11) Pela boa fortuna ou impedimento destes [testemunhos] sabe-se a bondade ou a destruição da criação, e o seu aumento ou diminuição, se Deus quiser.

(11) Ou, como diríamos, no 2º e 6º dias após o nascimento. (Os antigos contaram cada aniversário como 1, no dia seguinte como 2, etc.)


Abu Ali Al-Khayyat, in The Judgments of Nativities. Tradução de Claudio Fagundes (sujeita a revisão permanente)

O livro pode ser adquirido aqui:
https://www.amazon.com/gp/product/0866903399/ref=oh_aui_detailpage_o05_s00?ie=UTF8&psc=1


.