terça-feira, 4 de julho de 2017

Signos, por Benjamin Dykes

Você pode achar estranho que até mesmo os signos poderiam ser tratados de forma diferente na astrologia tradicional, mas é verdade. As duas principais diferenças que vejo são estas: primeiro, os signos não são tradicionalmente vistos em termos psicológicos, principalmente; em segundo lugar, existe uma variedade grande e rica de categorias para os signos que são usados ​​em determinadas circunstâncias. Antes de dizer mais alguma coisa, deixe-me mostrar-lhe três breves descrições de Capricórnio de textos tradicionais:

"O signo de Capricórnio é um domicílio de Saturno, mas está na exaltação de Marte em seu Vigésimo Oitavo grau, mas na queda de Júpiter na décima-quinto grau. No entanto, o sua primeira face [é] de Júpiter, a segunda é de Marte, a terceira é do Sol. A sua natureza: frio e seco, da terra, melancólica, um sabor ácido, feminino, noturno, cardinal, invernal, no seu início começa a aumentar o período do dia, de uma forma corpórea redonda, ciumento; de duas vontades e naturezas (para a primeira parte [é] terroso e seco, por vezes ferais poderosos e [homens] estéreis, a segunda parte aquosa, que flui (como uma cachoeira), de muitos filhos, sórdido); significa uma terra gramada e o que é como a grama; de uma boa vida, uma voz medíocre, tendendo a raiva, cauteloso, assustado, triste, libidinoso, [sombrio]. Em um homem, os joelhos. Em terras, Etiópia e nas margens do Indus, [Makran, Sind, Omã e Bahrain] e Hind até o Hijaz ".
"Sobre regiões, Capricórnio representa a Etiópia e Makran e Sind, e o rio de Makran, e a costa do Mar que segue nessas regiões, e Omã, e os dois mares (Bahrain) até Hind, as suas fronteiras até Sind, e de Ahwaz, e os limites da terra dos romanos. E sobre lugares ele significa palácios e portais e portões e jardins, e todo lugar irrigado, também rios e corredeiras de rios, e canais de irrigação e de antigas cisternas e as margens de rio acima nas quais há árvores, e da costa em que existem plantações e locais que há cães e raposas, animais selvagens e animais predadores presentes, e o alojamento-lugares ou locais de estrangeiros e escravos residem, e lugares em que os incêndios estão acesos "
"E isso significa um homem que sabe como levar uma vida boa, e um fácil de raiva, e quem sabe bem como cuidar e fornecer seus próprios assuntos, e até mesmo as dos outros. E eu vou saber bem como aconselhar Aqueles que procuram conselho dele; e um homem inteligente em coisas boas e ruins, se eu quisesse; e também um homem que está triste muitas vezes e com facilidade. "
Não parece muito familiar, não é? É verdade que há elementos e indicações de gênero e alguns traços de personalidade. (Traços de personalidade de Bonatti são provavelmente baseados em Capricórnio Ascendente: como sendo a regência de Saturno dá praticidade, aconselhamento sóbrio e tristeza, e como sendo a exaltação de Marte mostra-se com explosivos acessos de raiva), mas depois há outras coisas como geografia, arquitetura e tipos de grama, considerações astronômicas como a duração do dia, animais, partes do corpo, fertilidade, gostos, e assim por diante. O que está acontecendo aqui?

O que está acontecendo é isso. Embora algumas características dos signos sejam tiradas diretamente de coisas como a forma do animal do zodíaco (tais como Leâo indicando feral) ou a partir da posição do signo cardinal. Quando Áries ascende (tal como Capricórnio sendo um signo do sul), os signos são principalmente pano de fundo e estruturas básicas para os planetas que neles estão e da casa que ocupam. Às vezes o signo, desta maneira, indica um lugar físico, que é útil em horária e astrologia mundana; às vezes ele se refere ao estilo global de energia pela qual as casas e planetas vão operar, o que é útil em todos os ramos. Aqui estão o que eu consideraria as quatro principais formas tradicionais de se aproximar dos signos:

1. Eles agem como locais de dignidade para certos planetas.

2. Eles indicam qualidades elementares (triplicidades) e estilos de suas energias (os quadruplicidades). Estas podem ser traduzidas em características psicológicas em determinadas situações. Vou mencionar isso abaixo.

3. Eles têm especificado indicações que são relevantes, muitas vezes, apenas para circunstâncias específicas: sendo quadrúpedes, sendo real, sendo de voz plena, "prolífico" ou ter muitos filhos, sendo do norte, e assim por diante. Eu vou omitir outros significados, porque nos levaria muito longe em técnicas interpretativas.

4. Como eles ascendem e provêm uma estrutura para certas técnicas preditivas como tempos ascensioniais e direções primárias.

Para dar alguns exemplos rápidos, um planeta em Capricórnio pode ou não pode estar em uma de suas próprias dignidades; em um mapa horário para analisar um conflito que pode ser importante que Capricórnio seja um signo cardinal; e para um objeto perdido é um signo de terra ou indica certos locais físicos; em questões de fertilidade, importa que não é um dos signos prolíficos; ao interpretar um eclipse ou cometa em Capricórnio, sua relação com certas regiões do mundo será de importante. Só às vezes que os traços de personalidade de Capricórnio tornam-se relevantes, especialmente quando está no Ascendente.

Um ponto interessante a se notar é os astrólogos antigos que não usam as triplicidades (os elementos) tão frequentemente como nós fazemos para uma delineação padrão, embora isso tenha mudado um pouco na Renascença e início dos períodos modernos. Em vez disso, as quadruplicidades são geralmente enfatizadas (hoje chamado de "modos"). Dê uma olhada nas seguintes citações de Ibn Ezra e Sahl:

As quadruplicidades

"Se um planeta está em um signo fixo, denota tudo fixo [e] estável. E se estiver em um cardinal, é que vai ser transformado. E se fosse em um um signo mutável, significa uma coisa em parte estável e em parte mutável ". (Ibn Exra)

"Se planetas estão em signos fixos, eles significam fixidez, isto é, a firmeza e estabilidade da pergunta em assuntos relativos ao que vem a ser. E se eles estavam em signos mutáveis, eles significam assuntos desprendidos e oscilações, e outras coisas poderão ser anexadas a esse assunto (ou alguma outra coisa). E se eles estavam em signos cardinais, significarão rapidez nas conversões ou mudanças nas matérias seja no bom ou no mau sentido." (Sahal bin Bishr)

Um pequeno ponto sobre vocabulário: o que nós normalmente chamamos signos cardeais hoje foram chamados de "móveis, conversíveis, mutantes", e assim por diante, porque eles mostram mudanças e movimentos rápidos. Os signos fixos foram chamados às vezes como "firmes" ou signos "sólidos". O que chamamos de signos mutáveis, normalmente, são os signos "bicorpóreos", "comuns" ou, signos que mostram uma porque essas duas qualidades são compartilhadas em comum realizadas em conjunto pelo signo. Ptolomeu deu uma explicação inicial do isso com base nas estações do ano: o primeiro mês de uma estação (cardinal) mostra uma mudança mais dramática do anterior, o segundo mês (fixo) mostra uma intensificação e solidificação do tempo e temperaturas que são típicas da estação, e o último mês (mutável) oscila para trás e para frente entre a atual estação, e dá dicas de uma nova.

Então, geralmente, as quadruplicidades são usadas para mostrar um tipo de estilo estrutural da energia dentro de cada elemento e para cada planeta. Isto foi usado por astrólogos tradicionais para falar sobre se a vida de um nativo implica em mais mudanças, estabilidade ou vai vacilar. Por exemplo, se os planetas e principais posicionamentos em um mapa natal (o Ascendente, luminares, regente do Ascendente, planetas angulares, talvez) estão em signos mutáveis, isso pode mostrar alguém cuja vida encontra um monte de oscilações, indo e voltando, indecisão (talvez porque eles podem ver as coisas de diferentes perspectivas), e assim por diante. Vou dar exemplos neste meu estudo de caso (Capítulo 14).



Capítulo 7
Benjamin Dykes, in Traditional Astrology for Today - An Introduction, Cazimi Press, Minneapolis, Minessota, EUA, 2011. Tradução de Claudio Fagundes.

O livro está à venda aqui:
https://www.amazon.com/Traditional-Astrology-Today-Benjamin-Dykes/dp/1934586226/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1497110339&sr=8-4&keywords=benjamin+dykes