quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O Sol na 5ª Casa, por Howard Sasportas



O Sol é muito forte na 5ª Casa, seu domínio natural. Para quem tem este posicionamento, um sentido de identidade, poder e propósitos de vida é alcançado por um total engajamento em atividades que os façam sentir-se bem estando vivos. A necessidade de expressar o self é vital para sua saúde física e psicológica e essas pessoas ficam doentes e deprimidas quando não têm razões para viver. É claro que também ficam doentes se exigem demais de si mesmas. Não é o caso de quanto um Sol de 5ª Casa pode fazer, mas é antes a qualidade do envolvimento e o grau de satisfação que se obtém dele.

É recomendada alguma forma de expressão artística não necessariamente para se tornar um novo Mozart (Sol em Aquário na 5ª) ou um Matisse (Sol em Capricórnio na 5ª), mas muito mais para ajudar à libertação do espírito, colocar emoções e sentimentos para fora e ter a oportunidade de criar dentro de si mesmo. A riqueza da vida também é engrandecida por hobbies, eventos esportivos, recreações, incursões em teatros, galerias de arte etc.

A "criança brincalhona" está viva e bem disposta em alguém com um Sol de 5ª Casa e brigando para ser livre. Não importa quão criativas as pessoas com este posicionamento possam parecer aos outros: elas sempre acham que poderiam ser melhores naquilo que estão fazendo. O Sol, por natureza, é expansivo e na 5ª Casa tenta se expressar mais e mais, continuamente aumentando seu campo de influência. Um bom exemplo do espírito do Sol na 5ª Casa é Sir Richard Burton, o explorador inglês muito estudado nas escolas, que escreveu a respeito de suas aventuras em países exóticos. Sua 5ª Casa, onde se encontra o Sol, rege a 9ª e a 10ª, as casas das grandes viagens e da carreira.

Para quem tem o Sol na 5ª, casos amorosos e romances realçam seu senso de participação na vida, bem como embelezam seus sentimentos de serem especiais. Gerar filhos é outra maneira com que podem reforçar seu sentido de identidade, bem como estender seu poder e influência. Existe porém o perigo de um dos pais com esse posicionamento tentar vivenciar em demasia sua vida através do filho, projetando nele todas as suas necessidades de fama e glória não alcançadas. A criança pode ser exibida como uma obra de arte na esperança de que aquilo que "foi produzido" seja elogiado.

A necessidade de ser o centro das atenções é muito forte num Sol de 5ª Casa, e essas pessoas podem ser incapazes de tolerar situações em que todas as atenções não estejam voltadas para elas. Um aspecto difícil ao Sol nesta casa pode derivar para modos manipulativos, desregrados ou exagerados de chamar a atenção: Mesmo um "golpe" negativo é melhor do que "golpe nenhum".

_______________________________________________________________
Extraído do livro As Doze Casas, de Howard Sasportas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário