sábado, 31 de dezembro de 2016

Júpiter na 12ª Casa, por Howard Sasportas

O poeta Hölderlin escreveu que "onde existe a escuridão, o poder salvador também nasce". Esta é uma das mais importantes ramificações de Júpiter na 12ª Casa: justamente quando as coisas parecem mais negras e sem esperança, Júpiter aparece não se sabe de onde e salva a situação. Quem tem este posicionamento pode sentir como se tivesse um anjo da guarda que aparece de relance com uma linda surpresa.

Mas será que poderíamos dizer que isso se deve à boa sorte ou às fadas-madrinhas? O que realmente sustenta e salva as pessoas com Júpiter na 12ª é uma profunda fé na benevolência e no significado da vida, e uma abertura e uma disposição para receber qualquer coisa que lhes é trazida. Em qualquer casa em que se encontre, Júpiter está procurando um significado na vida; porém, na 12ª Casa este significado não é encontrado a não ser em algum evento ou realidade externos, mas existe em estado nascente dentro do self. Através do sentido e do significado que eles escolhem para dar a um acontecimento, quem tem Júpiter na 12ª Casa pode transformar experiências negativas em positivas e obstáculos em bênçãos.

A casa de Júpiter é onde procuramos a verdade. Na 2ª Casa isso pode ser pensado em termos de valores, de dinheiro e posses, e na 7ª Casa através de relacionamentos; mas na 12ª Casa a verdade é encontrada dentro do self em nível de mente inconsciente. Uma espontaneidade para virar a atenção 180 graus e explorar o reino da imaginação interior de sonhos e símbolos vai ajudar aos que têm Júpiter na 12ª Casa a encontrar o tipo de verdade que estão buscando e contactar a "pessoa sábia" interior que existe em cada um e em todos eles. A liberalidade e o raio de ação do infinito, aquele quadro maior que Júpiter deseja ver ardentemente, pode ser encontrado no interior do vasto âmago da psique — um mundo além do tempo, do espaço e de qualquer limitação. Meditação, tranqüilidade, preces, retiros, música ou artes podem ser a passagem para esse mundo. Imaginem a alegria de Júpiter quando finalmente chega lá.

Correndo desesperadamente atrás de sua alegria em todas as outras direções, muitas pessoas com este posicionamento buscam em qualquer outro lugar, menos dentro de si, a realização. Um comportamento temerário, auto-indulgência em álcool e drogas, teatralidade maníaca, hipocrisia, imprudência em geral e outros traços negativos como esses podem resultar no "auto-esfacelamento" de um Júpiter de 12ª Casa.

Júpiter na 12ª Casa tende a ser o canal através do qual passam a inspiração e o dom da cura; por isso, quem tem esse posicionamento tem muito a oferecer trabalhando em hospitais, prisões e instituições de caridade. A visão ampliada que assoma em tempos de dificuldade não só traz esperança e inspiração para si mesmos como também guia outros através das suas dificuldades. Eu vi este posicionamento nos mapas de um bom número de advogados, médicos e curadores bem-dotados. Aspectos dinâmicos de Júpiter na 12ª Casa também são bons presságios para os que são internados por alguma razão. Beneficiados pelos cuidados e pela proteção que recebem, eles podem transformar esta experiência em algo positivo, ou então não precisarão ficar confinados mais tempo do que o necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário