segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Vênus na 12ª Casa, por Howard Sasportas

Conforme o mito grego, Afrodite teve um começo de vida inusitado. Saturno castrou seu pai, Urano, e arremessou o falo ao mar. Os genitais decepados flutuaram nas águas e produziram uma espuma branca da qual surgiu Afrodite. Primeiro, parece-nos muito estranho que a deusa da beleza e do amor tenha nascido do resultado de tão macabro e vil conflito, mas esta é a face de Vênus que se evidencia na 129 Casa. Muitas vezes é através da dor, dos ferimentos, do sofrimento e da perda que crescemos e nos tornamos mais bonitos, ternos, ponderados e amorosos.

Navegando pela 12ª Casa está a necessidade de transcender a separação e de emergir com algo maior que o self. Vênus nesta casa sugere um amor abandonado, um self deixado à mercê de algo ilimitado e divino (Platão disse que "o amor é a procura do todo"). Vênus, na 12ª Casa anseia por um imensurável e indefinível tipo de beleza, algo que ofereça realização total ou talvez a lembrança de uma bem-aventurança distante, no passado.

Tentando acalmar esta sede pela procura de um tipo de amor e beleza com outras pessoas, quem tem Vênus na 12ª anseia por entregar-se a um amante como se fosse um deus ou uma deusa. Além de ter muito a solicitar dos outros, algo muito profundo dentro deles ainda insiste em que a adoração de uma só pessoa não é o suficiente. Com Vênus na 12ª Casa, é necessário um amor que não conheça limites. Roberto Assagioli, o fundador da Psicossíntese, disse algo que poderia fazer uma Vênus na 12ª sair deste dilema: "Se você gosta de tudo, você continua livre." Neste caso, se você perde alguém ou não é a oportunidade certa para ter aquilo que ama, existe sempre outra coisa qualquer com que possa se alegrar. Talvez seja esta a tarefa de Vênus na casa natural de Netuno e Peixes — amar tudo.

Vênus na 12ª também sugere o amor a tudo o que é sutil, oculto, intangível ou difícil de conseguir. Passar uma tarde chuvosa ouvindo Debussy (Vênus em Leão na 12ª) lhe dará uma idéia de algo da natureza deste posicionamento. Alguns literalmente se apaixonam por uma pessoa que não é livre e, na verdadeira acepção da 12ª Casa, esse relacionamento deverá ser mantido em segredo, vivido com restrições ou, no pior dos casos, abandonado. (Na 12ª Casa, Vênus adora fazer sacrifícios por amor.) Vênus na 12ª também mostra amor por aquilo que as pessoas rejeitam; amor pelos desabrigados e menos favorecidos, pelos aleijados e os criminosos que, na verdade, têm um coração de ouro e são pessoas que ninguém entende etc.

Em nível mais mundano, Vênus nesta casa favorece a associação com instituições. Alguns podem trabalhar em galerias de arte ou museus, enquanto outros administram os menos afortunados em hospitais. Em dois casos de Vênus na 12ª que verifiquei, um deles trabalhava com terapia artística e outro com terapia dramática (um com as mãos e outro com o corpo todo) ajudando pessoas a se recuperarem de profundos abalos nervosos. Em outro caso, fiz o mapa de uma mulher com Vênus na 12ª Casa que disse que os três anos que passou se recuperando numa instituição para doentes mentais foram os mais felizes de sua vida. Por vezes, dentro do confinamento das paredes de uma prisão, as pessoas descobrem seu talento para pintar, escrever ou esculpir. Vênus na 12ª também pode trabalhar "atrás dos panos", desenhando figurinos ou cenários, ou então fazendo a maquilagem dos personagens.

Qualquer energia na 12ª Casa está em equilíbrio - a forma pela qual usamos este princípio pode determinar o grau de alegria ou de tristeza que vamos ter na vida. Se Touro se encontra na cúspide da 12ª Casa, ser materialista ou teimoso demais pode causar problemas, mas falta de praticidade ou um senso comum muito terra a terra também poderia ser um defeito trágico. Libra na 12ª Casa sugere que uma supersensibilidade para com outras pessoas pode trazer aborrecimentos, porém não tomar em consideração as necessidades e os pontos de vista dos outros também é um perigo. Se Touro na 12ª Casa pode aprender rapidamente quando segurar e quando largar no momento exato, uma importante lição de vida pode ser aprendida. Da mesma maneira, Libra na 12ª Casa tem necessidade de aprender a amar e de incluir os outros e ao mesmo tempo manter suas emoções equilibradas e um pouco de espaço para si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário