sábado, 10 de dezembro de 2016

Marte na 4ª Casa (Áries no Fundo-do-Céu), por Howard Sasportas

Qualquer coisa na 4ª Casa pode ser escondida da vista. Porém, mais cedo ou mais tarde, a ânsia de expressar o self latente de um Marte na 4ª Casa não consegue mais ficar reprimida. E, como tudo que fica muito tempo trancado no porão, pode não estar muito bonito nem ser muito lindo à hora que você for tirá-lo de lá. Este posicionamento sugere uma agressividade oculta e uma raiva que é preciso levar à superfície para ser analisada, reintegrada à personalidade e conscientemente dirigida para fins construtivos. À primeira vista, Marte pode parecer como uma fúria e uma raiva intensas, irrompendo vulcanicamente por toda parte, surpreendendo tanto a quem o está expelindo como a todos os que estão por perto. Uma vez libertado este Marte, quem tem este posicionamento eventualmente cresce, torna-se mais apto e gracioso ao se expressar e aprecia tudo o que se passa dentro de si — tanto as partes desagradáveis, como as boas. Voltando ao Marte de 4ª Casa, como beber uma cerveja de boa marca, estimula partes que os outros planetas não alcançam. Uma espécie de vitalidade aquosa que não estava presente antes, penetra mais a vida.

Quando a maioria das pessoas volta para casa a fim de descansar depois de um duro dia de trabalho, eles apenas querem tirar os sapatos, preparar um drinque, levantar as pernas e ver televisão. Mas para quem tem Marte na 4ª, é depois de batido o ponto de saída que começa o seu dia. No lar e em sua vida pessoal eles são mais capazes d© revelar maior ansiedade e empreendimento, isso para não mencionar seus traços de domínio e agressividade. A este respeito, são muito parecidos com uma criatura chamada de "peixe bravo". Este peixe guerreiro precisa de outros peixes nos quais descarregar sua agressividade. Se um par deles for isolado num tanque que não contenha outros peixes, o macho vai dirigir sua agressividade contra sua própria fêmea e criar sua prole. De maneira semelhante, quem tem Marte na 4ª Casa pode deslocar a raiva que sente latente dentro de si não nas outras pessoas mas nos inocentes que estão esperando por eles em casa. Bem-comportados e dóceis no trabalho, podem voltar para casa doidos por uma briga. No entanto, essa agressão pode ser desviada de outro modo: trabalhando no jardim, aumentando a área da casa, provocando alguém para que fique com raiva deles, caindo das escadas, e assim por diante.

O pai (ou o antepassado oculto) pode ser vivenciado como poderoso e dominador ou como implicante, briguento, potencial e sexualmente violento. Quem tem este posicionamento vai ter de lutar com o pai para conseguir seu próprio senso de autonomia e liberdade de expressão. É possível que não tenham sucesso nisso até que estabeleçam seu próprio lar, e, normalmente, existe uma forte ansiedade para fazê-lo. Muitas vezes eles descendem de um ambiente de "sobreviventes", e também possuem uma poderosa elasticidade — na verdade, só podem ser mantidos tranqüilos por algum tempo antes de voltarem a brigar.

Com Áries no Fundo-do-Céu ou na 4ª Casa, existe uma profunda necessidade de encontrar o self em seu próprio direito, em vez de confiar na tradição ou no padrão da família de origem. Quanto mais quem tem Marte ou Áries no nadir explore dentro de si mesmo, mais irá encontrar reservas de energia soltas e criatividade ansiando por uma saída intencional. Muitas vezes, e só mais tarde, na segunda metade de suas vidas, eles estarão bastante livres de laços e restrições para atingir inteiramente a pergunta: "Mas, afinal, o que Eu quero?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário